Aprenda a identificar a dengue comum da temida dengue hemorrágica: a distinção fica mais fácil entre o terceiro e o sétimo dia da doença
Sábado 17/02/24 - 6h43Enquanto a dengue clássica é geralmente autolimitada e tratável com medidas simples, a dengue hemorrágica exige intervenção médica imediata e cuidados intensivos para evitar complicações graves.
Os sinais de alerta incluem febre súbita acompanhada por dor de cabeça, fadiga, dores musculares ou articulares e dor nos olhos.
A distinção entre os dois tipos de dengue geralmente ocorre entre o terceiro e o sétimo dia da doença.
A dengue grave pode se manifestar com sinais como petéquias na pele, sangramentos espontâneos em diferentes partes do corpo, dor abdominal intensa, náuseas, vômitos persistentes, convulsões, irritabilidade, insuficiência cardíaca e problemas respiratórios.
O choque circulatório é a principal causa de morte associada à dengue hemorrágica.
A infecção secundária por um sorotipo diferente do vírus aumenta o risco de desenvolver a forma grave da doença.
O tratamento concentra-se no alívio dos sintomas e na reposição de líquidos, sendo a administração de soro intravenoso fundamental para evitar a perda excessiva de sangue e líquidos.
Medidas de controle do vetor, como eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, são essenciais para prevenir a propagação da doença.
Vacinas também estão disponíveis para proteção contra a dengue, tanto no sistema público quanto no privado, e o uso de repelentes é recomendado como medida preventiva.
***
✅ Clique para seguir o canal da 98FM/montesclaros.com no WhatsApp👇🏻
Acesse aqui