Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - terça-feira, 12 de novembro de 2024

Mural

Jornalismo exercido pela própria população

Deixe sua notícia neste Mural, clique aqui para enviar
<< Próxima Página

Mensagem N°66211
De: Felipe Data: Sexta 18/2/2011 16:23:10
Cidade: Montes Claros

Sobre a mensagem 66194 Talvez a causa da aeronave da Gol dar tantas voltas na cidade até conseguir pousar seja a falta de adaptação dos pilotos com o aeroporto... só pode ser isso porque as condições meteorológicas são ótimas.. lembrando que os pilotos da TRIP pousam os ATR`s de primeira, e na época da extinta OceanAir o pouso também era feito com apenas uma volta com os aviões MK-28(Fokker 100) que tinha o mesmo porte do Boeing da Gol.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66210
De: O tempo Data: Sábado 19/2/2011 07:46:59
Cidade: Belo Horizonte / Mg

Polícia divulga nome e foto do assassino de secretária - A Polícia Civil divulgou, no fim da tarde de ontem, o nome verdadeiro e uma foto do suspeito de ter matado a secretária e estudante de psicologia Janinha Pereira de Freitas, 27, na última segunda-feira, em Montes Claros, no Norte de Minas. De acordo com a polícia, Danilo Éderson Fernandez se apresentou com o nome falso de Danilo Fernando na internet e manteve a identidade durante as semanas em que cultivou o relacionamento virtual com a secretária. O suspeito completou 28 anos, ontem, e ficou preso de setembro a dezembro do ano passado. Nascido no Estado do Tocantins, ele tinha passagens por furto e estelionato. Segundo a polícia, ele agia em vários Estados e atraía as vítimas sempre pela internet. Em coletiva de imprensa realizada ontem, a delegada Karla Marques Boaventura, responsável pelo caso, afirmou que a polícia está mais perto de obter dados mais concretos sobre Fernandez, mas não revelou detalhes. De acordo com informações divulgadas pela assessoria de imprensa da Polícia Civil, Janinha estava terminando a faculdade de psicologia e desenvolvia seu trabalho de conclusão de curso justamente sobre os perigos dos relacionamentos mantidos pela internet. Além disso, parentes da vítima afirmaram, em depoimento à polícia, que ela tinha comprado um computador há pouco tempo e também tinha se registrado em um site de relacionamentos, onde mantinha contato com Fernandez há três semanas.
Perícia
Ainda de acordo com a polícia, a perícia do notebook de Janinha, considerado peça-chave para desvendar o crime, não tinha ficado pronta até o fim da tarde de ontem.
Segundo a delegada, o resultado da perícia no computador pode detalhar como foram as conversas e troca de informações pessoais entre o suspeito e Janinha, o que poderá levar a polícia a mais pistas do suposto assassino. Anteontem, a polícia já tinha divulgado imagens de um circuito de TV de uma padaria onde ele aparece com a vítima, comprando picolé. As imagens são do último sábado, dois dias antes de Janinha ser assassinada.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66209
De: G1 Data: Sábado 19/2/2011 07:55:57
Cidade: Belo Horizonte / Mg

Suspeito de matar mulher em MG vive de aplicar golpes, diz delegada - A Polícia Civil em Montes Claros, no Norte de Minas, anunciou nesta sexta-feira (18) que já identificou o suspeito de matar uma mulher de 37 anos, após o casal se conhecer pela internet. Segundo as investigações, o homem tem 28 anos, é natural do Tocantins e vivia em São Paulo. De acordo com a delegada responsável pelo caso, Karla Silveira Marques, um mandado de prisão temporária de 30 dias já foi expedido. Haveria ainda contra ele, um outro mandado de preventiva por furto em São Paulo. Karla afirmou ao G1 que o objetivo da polícia agora é localizar e capturar o suspeito. “A gente pretende, com a prisão dele, também, evitar que ele continue a praticar crimes, a fazer novas vítimas. Já que a gente conseguiu vislumbrar que trata-se de um modo de vida,” disse. De acordo com a polícia, não existem outros casos em que o suspeito teria violentado ou matado as vítimas. Além de Minas Gerais, o homem pode ter feito vítimas, segundo as investigações, no Rio de Janeiro, em São Paulo, na Bahia e no Piauí. Segundo a delegada, o homem não teria um perfil de mulher para aplicar golpes. “Há vítimas com filhos, vitimas solteiras, vítimas com um filho só. Casos em que ele conhece a família, namora por um mês, caso que ele conhece por um final de semana”, explicou. As investigações apontam também que o suspeito não agia apenas pela internet. Karla citou dois exemplos de vítimas que o homem teria conhecido em um terminal rodoviário de São Paulo e um restaurante. O suspeito teria ficado preso por furto e roubo de setembro a dezembro de 2010 em São Paulo, de acordo com a delegada. Até agora a polícia não tem pistas do homem.
O crime
Segundo as investigações da Polícia Civil, a mulher morreu em casa na madrugada de segunda-feira (14), em Montes Claros, no Norte de MG. O corpo foi encontrado sobre a cama na manhã de segunda-feira. O principal suspeito é um homem que ela teria conhecido pela internet. O homem teria saído de São Paulo para encontrar a mulher na sexta-feira (11). A vítima, de 37 anos, teria apresentado o suspeito para os amigos, segundo a polícia. O corpo da vítima foi encontrado com várias marcas de violência, segundo a polícia. A casa da mulher teria sido revirada e vários arquivos apagados do computador. O homem teria fugido da casa durante a madrugada. Segundo a polícia, foram recolhidas no local do crime amostras de sangue e esperma. A mulher morta era estudante de psicologia. Segundo a polícia, ela preparava uma monografia de conclusão de curso sobre relacionamentos na internet.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66208
De: Efemérides - Nelson Vianna Data: Sábado 19/2/2011 07:34:04
Cidade: Montes Claros

(Durante anos, o escritor e agrimensor Nelson Vianna, nascido em Curvelo e apaixonado por M. Claros, desde que aqui chegou, pesquisou a história da cidade. Foi a arquivos, jornais, revistas e livros, entrevistou pessoas, vasculhou correspondências – enfim, buscou em toda parte fontes que permitissem levantar a história do município de M. Claros. Conseguiu. Processou sua longa procura e publicou "Efemérides Montesclarenses", que cobrem o período de 1707 a 1962, revelando o que - neste período - aconteceu de mais importantes no cotidiano de nossas vidas. Nelson Vianna, apaixonado por M. Claros, reconhecido ao historiador Hermes de Paula, mais novo do que ele, mas seu auxiliar no trabalho, prestou - prestaram os dois, é preciso gritar isto - uma das mais notáveis contribuições à civilização dita montesclarina. Morreu pobre, materialmente pobre, mas o seu legado espiritual cresce a cada dia, embora ainda não seja suficientemente reverenciado. O tempo, sempre ele, também fará esta reparação. Republicar a resenha histórica pacientemente ajuntada pode ser um começo. Pelo calendário do dia, sairá publicado aqui, desde este 12 de janeiro de 2011, o que ele conseguiu desvendar no vasto tempo de 255 anos - entre 1707 e 1962, de uma Montes Claros nascente, criança e juvenil. Ajudará a cidade a se localizar. Talvez, a se achar. E haverá sempre um preito de gratidão a estes dois - Nelson Vianna e Hermes de Paula, e a muitos outros que, no silêncio, onde Deus fala aos Homens, recolhem o aplauso geral):

19 de fevereiro

1877 - Em sessão ordinária da Câmara Municipal de Montes Claros, o Presidente Antônio José Domingues, deixando a cadeira presidencial, propõe que se oficie ao Revmo. Bispo da Diocese, chamando-lhe a atenção sôbre a idade avançada do atual Pároco da Freguesia de Montes Claros e seu estado valetudinário que, “apesar de sua boa vontade, o proibem de ministrar o Sacramento, deixando muitas Domingas de dizer missa na Matriz, não acudindo a desobrigas e confissões por Lora e lembra a necessidade de um outro sacerdote que o auxilie”. Levada a proposta em discussão, o vereador João Luiz Procópio dá-se por suspeito, por ser afilhado do Vigário, e alega que “tal providência iria tirar-lhe o pão o que seria uma espécie de ingratidão a quem, em sua mocidade e vigor, prestou tantos serviços”. Posta em discussão, decidiu-se oficiar ao Bispo, expondo simplesmente as necessidades alegadas e deixando ao alvitre do mesmo remediar como lhe parecesse.
Dali a pouco mais de cinco meses, a 27 de julho de 1877, falecia o Pároco em questão, isto é, o Vigário Antônio Gonçalves Chaves.
1910 - Nasce, em Montes Claros, o dr. Raul Durães Peres, filho do cel. Francisco Peres de Sousa e dona Regína Aurora Durães Peres. Fêz o curso primário em sua terra natal, o secundário, em Ouro Prêto, diplomando-se em medicina pela U. M. G. a 8 dezembro de 1938. E’ médico do Centro de Saúde de Montes Claros, Tesoureiro-Secretário da Cooperativa Agro-Pecuária de Montes Claros e Presidente do Clube Montes Claros.
1927- Chega a Montes Claros o dr. Oscar de Oliveira Lima, nomeado para o cargo de Delegado Regional da 18.ª Circunscrição, sediada em Montes Claros, de que fazem parte êste município e os de Grão Mogol, Inconfidência, Brejo das Almas e Bocaiúva.
1956 - E’ inaugurada, às 7,30 horas, a sede própria da Irmandade de Nossa Senhora de Fátima, à rua Dom João Pimenta, em Montes Claros, próxima à Capela de Nossa Senhora Aparecida, sendo celebrada missa por S. Excia. Revma. Dom Luiz Vietor Sartori, Bispo Diocesano.
1959 - Falece dona Helena de Paula Fraga aos 45 anos de idade. Nasceu em Montes Claros, filha do cap. Basilio de Paula Ferreira e dona Joaquina Mendonça de Paula. Era esposa do industrial Antônio de Oliveira Fraga, com quem se casou a 6 de dezembro de 1933.
1961 - Iniciam-se as obras de construção e terraplenagem do nôvo Aeroporto de Mentes Claros e respectivo asfaltamento, a fim de permitir a aterrissagem de aviões de grande porte, inclusive a jato, O ato foi presidido pelo dr. Vicente de Paulo Pimenta, Juiz de Direito da 2.ª Vara, tendo usado da palavra o dr. João Valle Maurício, Presidente da Câmara Municipal de Montes Claros. As obras estão confiadas à firma Construtora Guaianases Ltda., vencedora da concorrência. A nova pista terá 1.800 metros de comprimento por 45 metros de largura. As cabeceiras serão revestidas de concreto a fim de suportarem o calor das turbinas dos jatos. A parte central, compreendida entre as duas cabeceiras, será de asfalto. Haverá uma pista de rolamento, conhecida como “taxi”, um pátio e uma Estação de passageiros.
— Com a presença do engenheiro Simeão Ribeiro Pires, Prefeito Municipal de Montes Claros, dr. João Vaile Maurício, Presidente da Câmara Municipal, e várias outras pessoas, inaugura-se a Escola Rural Dr. Marciano Maurício, na Estação de Toledo, da E. F. C. B.. distrito da cidade.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66207
De: Carmen Netto Data: Sábado 19/2/2011 01:44:07
Cidade: BH

ELES DEIXARAM SAUDADES

Montes Claros, cidade que estou atrelada para sempre. A saudade aflora, e a vejo com os olhos da infância, junto com os sonhos de menina-moça. Tudo levado na voragem do tempo... Pessoas que se foram, a cidade acolhedora e amiga. As ingênuas recordações. Em cada esquina uma lembrança, em cada rosto uma saudade.
Toda cidade tem suas histórias escondidas nas ruas e praças “onde o urbano não vive sem o humano”. E vou perambulando no passado. Voltar a Montes Claros, tendo aqui nascido, é sempre um momento delicado, e é cada vez mais delicado, quanto mais se vive. Existe uma Montes Claros dentro e uma fora de mim. Tento conciliar aquilo que a vida apartou e só o afeto pode reunir.
A fantasia infantil é imprevisível. Circulava pelas ruas, encontrava pessoas e a imaginação era generosa. Na verdade, essa é uma crônica sobre o cotidiano, a vida: momentos, pessoas, fragmentos, figuras que marcaram meus verdes anos.
Entrego-me a essas lembranças, e na Praça Matriz, o Dr. Nelson Viana e D. Julieta andam de braços dados ao entardecer. Dr. Nelson, muito alto e o semblante severo. Durante o dia usava uma calça-culote, botas até o joelho, chapéu de explorador africano, como o Dr. Livingstone, ou chapéu Chile branco. Era uma figura que chamava atenção. Sua casa ficava escondida por uma sebe de fícus, me parecia tão misteriosa quanto o dono. Tornou-se um personagem, uma lenda.
Subindo a rua Dr. Santos, em frente ao palacete do Sr. Domingos Braga, morava um casal de idosos: Sr Anselmo José dos Santos e sua esposa D. Aleixina. Sempre sentados em cadeiras de vime, num pequeno alpendre. Ele usando um paletó de pijama, listrado. Como não tiveram descendentes, construiu em vida um túmulo no Cemitério Bonfim. Na lápide os nomes do casal e ao lado da cruz molduras para colocar os retratos. Este fato me impressionava a ponto de sentir a leveza que o casal convivia com a morte.
Na esquina da Presidente Vargas com Simeão Ribeiro a famosa loteria do Sr. Donato Quintino era o “point” dos idosos. Entre muitos que assinavam o ponto diariamente, lá estavam o Sr. Arthur Valle, sempre trajando um terno de linho azul-acinzentado, usando aqueles óculos leves – marca registrada dos presidentes americanos – lencinho no bolso, sorridente e sempre falante. Ao seu lado o Sr. João Félix, com seu terno branco S120. Na mão um anel de brilhante, imenso, de um quilate que não sei calcular. Elegante, usava nos cabelos a brilhantina Royal Briar e também o perfume do mesmo nome. Quando caminhava recendia esse perfume que era o mais famoso daqueles tempos.
Subindo a rua Presidente Vargas, dois cavaleiros se destacavam com seus cavalos belamente arreados. José Figueiredo – ainda vivo - bonitão, parecia com os cowboys Charles Starret – o Durango Kid – e o inesquecível John Wayne. Ele devia saber disso e suas roupas eram semelhantes aos heróis do oeste americano. “Seu” Virgínio Preto, famoso comprador de gado, galopava num cavalo branco, parava no Bar Sibéria onde suas gargalhadas enchiam o ar de alegria. Outra lembrança inesquecível: “Seu” Mathias Peixoto. Quando chegávamos de Trem na estação da Central, sua carroça já esperava pelas malas, que ele entregava na residência de cada proprietário. Os viajantes desciam a pé; a cidade era pequena e ele conhecia cada recanto dela. No Clube Montes Claros, seu irmão Sr Cezário Peixoto, cara fechada, fiscalizava quem entrava e saía. Se algum sócio se excedia na bebida era “convidado” a se retirar. No quesito elegância, educação e finesse, dois moradores me encantavam: Sr. Cecílio Barbosa e Sr. Ataliba Machado. O primeiro eu via sempre em sua alfaiataria. Sereno, amável, confeccionando ternos para os casamentos, formaturas e demais acontecimentos sociais. Sr Ataliba Machado, jornalista brilhante, fundador da revista “Encontro”. Revista que era respeitada nos grandes centros e era orgulho da nossa exemplar imprensa. Homem educadíssimo, ético, cumprimentava desde crianças, adolescentes e adultos. Essa lembrança emerge porque sempre me cumprimentava com tanta atenção, que eu me sentia tão importante!
Sr. Joaquim Calixto, além de ser gerente do Banco Comércio e Indústria, era um exímio pianista e ensinou gerações de montesclarenses a tocar piano. Homem ameno, sensível e discreto, enriqueceu a cultura de nossa cidade.
Montes Claros teve pouco afluxo de imigrantes. Impossível esquecer o senhor Leon Shoutz, homenageado pelo programa da Rádio Nacional – Obrigado Doutor – por ser o maior doador de sangue do Brasil! Era russo, imenso, vermelhão, sua solidariedade salvou milhares de vidas. Outro estrangeiro que me lembro era o senhor Louzada. Era espanhol e consertava sombrinhas num quartinho da rua Dr. Santos. Época de chuva, eu me oferecia para levar as sombrinhas da família para consertar. Como gostava de ouvir seu “portunhol” rascante.
Todas essas pessoas deixaram seu quinhão de trabalho e muitas saudades. Tempos bons, tudo e todos permanecem bem vivos em mim.

Carmen Netto
FEV/2011

Esta crônica é para Haroldo Lívio e Maria do Carmo Oliveira

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66205
De: Maurício Data: Sábado 19/2/2011 01:33:33
Cidade: Montes Claros

Estou aqui para me desdizer. Infelizmente, pelo que constato agora, nada mudou no triângulo da impunidade. Os carros usinas de som estão perturbando por muitos quarteirões, agora, quase duas horas da madrugada. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66204
De: Amigos Data: Sexta 18/2/2011 19:48:44
Cidade: Montes Claros

Foi enterrado no final da tarde de hoje o comerciante Aroldo, que perdeu sua vida em um assalto ao seu local de trabalho. Aroldo deixa esposa e duas filhas. Aos seus familiares meus mais profundos sentimentos. Desejo que a mão de Deus esteja estendida para essa família e lhes dê a paz que tanto precisam nesse momento. E que a policia perda logo esses bandidos para que mais vidas não sejam levadas pelo desejo do ódio e por ganância material.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66203
De: FSizilio Data: Sexta 18/2/2011 18:07:09
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Parabéns Ismael pela iniciativa, e concordo plenamente na sua observação. Vamos utilizar da mesma arma que esse "animal" utilizou e capturá-lo o mais rápido possivél. Convocação de internautas do MontesClaros.com divulgarem as fotos pelos amigos e parentes Brasil á fora. Não é admissivél que um crime como esse fique impune. Temos irmãs, filhas, mães, amigas queridas ... e essa fatalidade poderia ser sentida dentro de nossas famílias!!! A de Janinha, sinceros sentimentos!!!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66202
De: João Carlos Data: Sexta 18/2/2011 18:03:47
Cidade: Montes Claros - MG  País: Brasil

Publicação da Justiça de São Paulo -
O(A) Doutor(a) Marcos Fleury Silveira de Alvarenga, MM(ª) Juiz de Direito Auxiliar da 12ª. Vara Criminal - de São Paulo - , FAZ SABER a todos quanto o presente edital virem ou dele conhecimento tiverem, especialmente Réu DANILLO EDERSON FERNANDES, RG 37.245.072, filho(a) de n/c. e MARGARIDA FERNANDES DE OLIVEIRA, brasileiro(a), nascido(a) em 18/02/1983, Solteiro, grau de instrução: 2º Grau, sexo Masculino, cor Branca, natural de Ji-parana - RO, profissão: Estampador(a), com endereço(s) Residencial: AV DR MORATO , 283 - VILA REZENDE - Piracicaba - SP Residencial: RUA GUAPORÉ, 463 ou 493 - AP. 32 ou 36 - BOM RETIRO - São Paulo - SP Comercial: AV CELSO GARCIA, 331 - F. 2181-5398/2081-3261 - BRAS - São Paulo - SP por infração ao(s) artigo(s): 155, Parágrafo: 4º, II (por duas vezes) c.c. artigo 71 do(a) Código Penal e que atualmente encontra(m)-se em local incerto e não sabido, que por este Juízo e respectivo cartório tramitam os autos da Ação Penal nº 050.07.029925-0/00 (contr. 636/07), que lhe(s) move a Justiça Pública, ficando pelo presente edital CITADO(A) e INTIMADO(A), a constituir novo defensor no prazo de 10(dez) dias, sob pena de nomeação de advogado dativo. E como não tenha(m) sido encontrado(a)(s) expediu-se o presente edital, com o prazo de 5 Dias, que será publicado e afixado na forma da lei. São Paulo - , 15 de janeiro de 2009. Processo nº 050.07.029925-0/00 e controle nº 636/2007. 13ª Vara Criminal 13ª. Vara Criminal - /SP.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66201
De: ismael Data: Sexta 18/2/2011 17:48:51
Cidade: são paulo

fico feliz que o responsavel pelo assassinato da Janinha, tenha sido identificado. agradeço as pessoas que me enviaram o contato para que eu pudesse passar as informações. Graças ao trabalho competente da Dra Karla, que de posse das informações, prosseguiu nas investigações , de forma a poder identificar e ai sim , divulgar a foto do meliante.Vamos usar a mesma ferramente usada por este marginal e faer rodar essa imagem pelo Brasil, pega-lo agora será uma questão de tempo. Sei que a prisão dele não trará a Janinha de volta, mas ao menso serivirá de consolo e saberemos que com ele preso , evitaremos outras vitimas. A familia meus sentimentos.

CONTATO
E-mail: [email protected]
Data:Qua 16/2/2011 02:11:34
De: Ismael de Assis
Mensagem: por favor preciso entrar em contato com a delegada responsavel pelo caso do homicidio da Janina, acho que sei quem é o cara, um golpista daqui de são paulo, reconheci na imagem, por favor me enviem o telefone ou e-mail da delegacia, o mais breve possivel
Cidade: sp
País:
E-mail: [email protected]

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66200
De: Esther Moraes Data: Sexta 18/2/2011 16:33:49
Cidade: Moc

Publicação Oficial do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Lei Federal nº 11.419 /06 , art. 4 º
Disponibilização: Sexta-feira, 22 de Outubro de 2010 Diário da Justiça Eletrônico - Caderno Judicial - 1 ª Instância - Capital São Paulo, Ano IV - Edição 820 1144
CLASSE :CRIME DE FURTO (ARTS. 155 E 156 , CP)
IP :590 /2010 - 28 º DP - São Paulo
AUTORA :JUSTIÇA PÚBLICA
INDICIADO :DANILO EDERSON FERNANDES

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66199
De: Waldyr Senna Data: Sexta 18/2/2011 14:50:16
Cidade: Montes Claros/MG

Quem são os incompetentes ?

Waldyr Senna Batista

Os adeptos do prefeito Luiz Tadeu Leite, repetindo o que ele dissera no decorrer da semana – copiando Lula -, diriam que não passou de “marola”; os adversários dele responderiam que os recentes acontecimentos do Egito - cujos símbolos eles copiaram - , que levaram à derrubada da ditadura de 30 anos, começaram com pequena manifestação popular em praça da cidade do Cairo, alastrou-se por outros países árabes e persas e duram até hoje, fazendo tremer nas bases ditaduras poderosas. A manifestação de pequeno porte na manhã de hoje, na praça Dr. Carlos, com desfile por ruas centrais e concentração em frente à Prefeitura, além de buzinaço, foguetório, faixas, cartazes e até vuvuzelas, por ter sido pouco numerosa, não significa que deva ser ignorada pelo prefeito, cuja administração vem tendo desempenho sofrível, estando na segunda metade do mandato sem ter conseguido decolar. O próprio prefeito reconhece isso, a se julgar por mensagem que inseridu no “twitter”, em que promete que “Agora nossa gestão vai andar a passos largos”, porque, diz, “Os incompetentes não estão mais por perto” – o que constitui tentativa de transferir culpas, sem chegar a identificar quem seriam essas pessoas que ele próprio designou para o exercício das funções. Porém, ele assegura ter resolvido os problemas da saúde no município e promete que “vamos atuar em várias frentes”. Por fim, garante: “Logo logo vou anuncair o pacote de asfalto nos bairros”. A mensagem do prefeito suscita mais interrogações do que esclarecimentos, especialmente por deixar de nomear os incompetentes de que ele teria se livrado: seriam ex-componentes do primeiro escalão,aqueles anunciados como “as melhores cabeças” ao serem convocados, ou estariam entre as centenas de anônimos contratados sem concurso admitidos no início do governo? Quanto ao “pacote de asfalto nos bairros”, ele vem sendo anunciado há várias semanas, e não deverá ser muito diferente do que sempre se viu na cidade, toda vez que se aproxima ano eleitoral, como agora. O “pacote” será viabilizado com recursos de financiamento de R$ 24 milhões firmado pela Prefeitura, para pagamento a longo prazo, devendo os serviços abranger mais de mil ruas, “nos bairros”, o que provoca certa apreensão, já que a área central, tomada pelos buracos e pelos remendos mal feitos, mereceria atenção especial. E teme-se que o serviço, por ser tão abrangente, deixe de atender aos padrões técnicos indispensáveis. Afinal, o empréstimo será pago por futuras administrações. Fica claro que o atual prefeito vai tentar fazer, nos 22 meses que lhe restam, o que não fez nos 26 que já se foram. Ele fala em “várias frentes” de trabalho, certamente sem ignorar que, nesse curto período, haverá turbulências que podem comprometer seu propósito de reeleição. Uma delas, o reajuste do IPTU, em índices que alcançam até 100%. Os avisos de cobrança começarão a ser distribuídos em março. Tanto essa tentativa de melhorar o desempenho administrativo, como a manifestação de impaciência popular, prendem-se ao processo sucessório do próximo ano. Nele, é pouco provável que o pequeno grupo que saiu às ruas venha a ter assento à mesa, quando as conversas forem para valer, porque não representa força eleitoral convencional. Mas, será um erro ignorá-lo, pois, a exemplo dos árabes e dos persas, pode estar aí o início de uma rebelião.

(Waldyr Senna é o mais antigo e categorizado analista de política em Montes Claros. Durante décadas, assinou a "Coluna do Secretário", n "O Jornal de M. Claros", publicação antológica que editava na companhia de Oswaldo Antunes. É mestre reverenciado de uma geração de jornalistas mineiros, com vasto conhecimento de política e da história política contemporânea do Brasil)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66198
De: José Augusto Data: Sexta 18/2/2011 12:20:46
Cidade: BH

A publicação aqui de "Efemérides",de Nelson Viana, está sendo da maior importância. Ensina a todos que temos História, muita História,e da melhor qualidade. Este transe de cidade violenta, com drogas, crimes, execuções, violência de toda ordem, barulho, desrespeito às leis, ausência de autoridades, vazio na atuação parlamentar e política, etc., este transe é um capítulo que deve ser superado, para que a Montes Claros autentica, vigorosa, cheia de exemplos, possa subir à tona.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66197
De: Vanessa Data: Sexta 18/2/2011 10:07:16
Cidade: Moc

Mais uma vitima fatal da violencia em Montes Claros... Homem que foi baleado sabado passado em seu trabalho por bandidos acaba de falecer... (...) Ate quando teremos que conviver com tanta violencia? ate quando teremos que viver trancafiados dentro de nossas proprias casas? Pois nem sair para trabalhar podemos mais... (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66196
De: Fátima Data: Sexta 18/2/2011 12:12:25
Cidade: M. Claros

A Polícia Civil chamou para entrevista coletiva à imprensa, hoje às 15h. Deve dicvulgar o nome verdadeiro do assassino da secretária Janinha, crime que comove Montes Claros. Pode até anunciar, quem sabe, que está perto, ou até prendeu, ou pode prender nas próximas horas, o falso "Danilo", que tem crimes em outras cidades.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66195
De: Marion Data: Sexta 18/2/2011 12:06:21
Cidade: Brasília DF

Acaba de ser publicado aqui em Brasília, DF:
"O corregedor da Câmara, Eduardo da Fonte (PP-PE), comunicou nesta sexta-feira (18), ter recebido a intimação do Supremo Tribunal Federal (STF) para cumprir decisão sobre a posse de suplente.
No comunicado, publicado no Diário Oficial da União, Fonte abre o prazo de cinco dias úteis para o deputado Jairo Ataíde (DEM-MG) se defender.
Ataíde tomou posse com base no entendimento da Câmara de que no caso de afastamento de deputado titular quem deve tomar posse é o suplente da coligação.
Ele assumiu no lugar do deputado eleito Alexandre Silveira (PPS-MG) convidado para comandar a Secretaria Extraordinária de Gestão Metropolitana de Minas Gerais.
No início do mês, a ministra do Supremo, Cármen Lúcia, decidiu, no entanto, que quem tem que tomar posse é o suplente do partido e não o da coligação.
Dessa forma, quem deve assumir a cadeira deixada por Silveira é o deputado Humberto Souto (PPS-MG)."

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66194
De: paulo Data: Sexta 18/2/2011 00:11:51
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

(...):moro nas proximidades do aeroporto por que que quando esta chovendo a aeronave da Gol demora pra pousar será aquardando uma "janela" e agora mesmo não havendo chuva o avião demora do mesmo jeito??? (...) ele passa varias vezes até por volta da meia noite ele conseque pousar.sou leigo no assunto alguem poderia responder.grato !

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66193
De: Píndaro Data: Sexta 18/2/2011 09:07:39
Cidade: Moc

Chance de chuva em M. Claros só existe para a próxima quarta-feira. Palavra do serviço meteorológico.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66192
De: Efemérides - Nelson Vianna Data: Sexta 18/2/2011 08:36:47
Cidade: Montes Claros - MG

(Durante anos, o escritor e agrimensor Nelson Vianna, nascido em Curvelo e apaixonado por M. Claros, desde que aqui chegou, pesquisou a história da cidade. Foi a arquivos, jornais, revistas e livros, entrevistou pessoas, vasculhou correspondências – enfim, buscou em toda parte fontes que permitissem levantar a história do município de M. Claros. Conseguiu. Processou sua longa procura e publicou "Efemérides Montesclarenses", que cobrem o período de 1707 a 1962, revelando o que - neste período - aconteceu de mais importantes no cotidiano de nossas vidas. Nelson Vianna, apaixonado por M. Claros, reconhecido ao historiador Hermes de Paula, mais novo do que ele, mas seu auxiliar no trabalho, prestou - prestaram os dois, é preciso gritar isto - uma das mais notáveis contribuições à civilização dita montesclarina. Morreu pobre, materialmente pobre, mas o seu legado espiritual cresce a cada dia, embora ainda não seja suficientemente reverenciado. O tempo, sempre ele, também fará esta reparação. Republicar a resenha histórica pacientemente ajuntada pode ser um começo. Pelo calendário do dia, sairá publicado aqui, desde este 12 de janeiro de 2011, o que ele conseguiu desvendar no vasto tempo de 255 anos - entre 1707 e 1962, de uma Montes Claros nascente, criança e juvenil. Ajudará a cidade a se localizar. Talvez, a se achar. E haverá sempre um preito de gratidão a estes dois - Nelson Vianna e Hermes de Paula, e a muitos outros que, no silêncio, onde Deus fala aos Homens, recolhem o aplauso geral):

18 de fevereiro

1839 – O dr. Jerônimo de Oliveira e Castro, Juiz de Direito de Montes Claros de Formigas, é removido para a Comarca de Jequitinhonha. Não aceita. Pelos edis formiguenses, é dirigido ao Governo da Província um requerimento pedindo a permanência do magistrado por ser “um Juiz imparcial, ilustrado”... “o que tem sabido conservar a comarca em paz e tranqüilidade, com o qual se acham os habitantes satisfeitos”; foi atendido o requerimento e o dr. Jerônimo reconduzido para Formigas a 8 de maio de 1839.
1889 – Procede-se à eleição para Presidente e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Montes Claros, sendo reeleito para a Presidência, Victor Quirino de Sousa, e eleito para Vice-Presidente, Alberto Cassimiro de Azevedo Pereira.
1908 – É apresentado na Câmara Municipal de Montes Claros o projeto de desapropriação da chamada Chácara do dr. Carlos, ao Sul da cidade, pertencente aos herdeiros do dr. Carlos José Versiani, na parte alta da urbe montesclarense, tendo como justificativa ser de tal natureza a posição dos terrenos, que ficará interceptado o prolongamento de três das principais artérias citadinas. O projeto é aprovado e a desapropriação efetuada pela quantia de quatro contos de réis.
1920 – Nasce em Brasília, Minas, o dr. Oswaldo Felicíssimo, filho do dr. Chrispim Felicíssimo e dona Maria Amélia Parrela Felicíssimo. Fez o curso primário nas Escolas Anexas à Escola Normal de Montes Claros, secundário, no ginásio desta cidade, diplomando-se em 1952 pela Escola de Minas de Ouro Preto e Escola Nacional de Engenharia. Tem exercido os seguintes cargos: topográfico da PDF, posteriormente Engenheiro da PDF, na Companhia Auxiliar de Viação e Obras; Engenheiro-Chefe das Obras; Aeroportos de Salvador e Paraíba, Piauí, da estrada BR 4, do Rio-Bahia.
1928 – Pelo decreto n. 8245 são criados as escolas Normais de 1º grau em várias cidades do estado de Minas, inclusive em Montes Claros, com o nome de Escola Normal Oficial de Montes Claros, em substituição à antiga denominação de Escola Normal Mello Viana. Foram feitas as seguintes nomeações para escola Normal Oficial de Montes Claros:

Diretor, Luiz Gonzaga Pereira da Fonseca;
Professores de:
Português, farmacêutica Lília Andrade Câmara.
Geografia e Corografia do Brasil, normalista Pedro Augusto Teixeira Guimarães.
Aritmética e Geometria, normalista João de Andrade Câmara.
Ciências Naturais, dr. Plínio Ribeiro dos Santos.
Psicologia Infantil e Higiene Escolar, Luiz Gonzaga Pereira da Fonseca.
Música e Canto Coral, normalista Dulce Sarmento.
Desenho Figurado, dona Antonieta Versiani, dos Anjos Velloso.
História do Brasil, dr. José Tomás de Oliveira.
Educação Física, dona Geraldina Alves.
Inspetora de Alunos, dona Eponina Pimenta de Carvalho.
Auxiliar de Inspetora de Alunos, dona Maria Isolina Prates.
Porteiro, Lindolfo Quinteiro.
- Pelo decreto n. 8266 são criados sete escolas Rurais Mistas no município de Montes Claros, localizadas nos povoados de Campo Grande, Pinheiro, Mato Verde, da Serra dos Fonseca, São Geraldo do Vieira, Estão de Antônio Olintho, Rebentão dos Ferros e Retiro.
1948 – Comete-se na cidade de Montes Claros um verdadeiro ato de vandalismo com a derrubada da bela e tradicional palmeira que aformoseava a praça Dr. Chaves, e dominava com seu vulto esbelto e sobranceiro.
Ficava em frente a antiga redação da “Gazeta do Norte” e de modo algum embaraçava o trânsito. Segundo reza a tradição foi ela ali plantada a 25 de novembro de 1872, dia em que nasceu o major Antônio Prates Sobrinho. O poeta montesclarense João Chaves, que lhe consagrava verdadeira afeição, vinculada a ternas recordações da infância, dedicou à velha palmeira inspirada poesia de fundo essencialmente sentimental que abaixo vai transcrita:

PALMEIRA ANTIGA

Tombaste. E a brisa, tua doce amiga,
com quem, entre caricias, conviveste,
ao crepúsculo modula uma cantiga
de tristeza e amargor, porque morreste.

Os corações de todos nós que amamos,
mesmo extinto, o teu porte sedutor,
tocam agora – enquanto nós choramos –
a triste marcha fúnebre da dor.

Os pássaros, minúsculos cantores,
desferiam por entre as tuas palmas,
à tardinha ou à hora dos albores,
canções que comoviam nossas almas.

Tu me viste em meu tempo de criança;
tu me viste crescer e envelhecer...
Embalaste os meus sonhos de esperança...
E quantos sonhos meus vistes morrer?!

E agora tu dirias se pudesses:
_Tendo morrido tanto gente amada,
eu mesma é quem pedia, em minhas preces,
que fosse posta ao chão e exterminada.

E dirias também:
_ Quantos pesares
soluçam aqui perto , à minha beira?!
Que fizeram dos donos desses lares?!
Que fizeram do VELHO DA PALMEIRA?!

Supus que, quando a morte me levasse,
ainda - forte e esbelta – viverias;
e que um fatal destino te tocasse
de ver, em minha vida, o fim dos dias.

Alço de novo a minha velha lira,
aquela que vibrei na mocidade,
que em seus acordes tanta vez suspira,
p’ra render-te este preito de saudade.
Cidade: Montes Claros

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66191
De: O tempo Data: Sexta 18/2/2011 07:28:00
Cidade: Belo Horizonte / Mg

Polícia identifica assassino de secretária - Jaqueline Araujo - A Polícia Civil de Montes Claros, na região do Norte de Minas, já identificou o assassino da secretária Janinha Pereira de Freitas, 37, estrangulada até a morte na última segunda-feira, depois de passar o fim de semana com o homem que conheceu pela internet. De acordo com os policiais, o suspeito usava o nome falso de Danilo Fernando, mas sua identidade verdadeira já foi descoberta. O nome do assassino será mantido em sigilo para preservar as investigações. Término. A polícia ouviu ontem o irmão e uma amiga de Janinha. A moça contou que a vítima tinha a intenção de terminar o relacionamento com seu assassino. Segundo ela, a secretária estava empolgada com o namoro até conhecer o homem pessoalmente, mas depois teria se decepcionado. A vítima teria dito à amiga que ele havia mudado muito. "Ele era mais romântico pela internet, mas quando ela o conheceu pessoalmente, tudo mudou", contou a mulher. As duas testemunhas teriam dado detalhes de como o corpo de Janinha foi encontrado na casa. A perícia técnica da Polícia Civil constatou que a secretária morreu por estrangulamento e também sofreu violência sexual. Segundo a delegada Karla Silveira, as investigações apontam que o suspeito teria saído de São Paulo para se encontrar com a secretária na última sexta-feira. Para auxiliar nas investigações, a policial informou que conta com as imagens de circuito interno de uma padaria que mostra Janinha acompanha de um homem e com laudos técnicos da pericia que devem ficar prontos em breve. Outras vítimas. Questionada sobre outras vítimas do suspeito, a delegada explicou que elas ainda não foram intimadas, mas que todas serão ouvidas para esclarecer outros possíveis crimes. De acordo com a delegada, em informações preliminares, as mulheres contaram que também conheceram o rapaz pela internet e disseram que tiveram objetos e dinheiro roubados pelo suspeito.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66190
De: Jr Data: Sexta 18/2/2011 02:07:47
Cidade: M. cLAROS

Depois da mensagem de Maurício, a banda da boate no triângulo da impunidade começou a tocar. Era já depois da meia-noite. Continua a tocar, e ouço a quarteirões de distância. O que mudou? (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66189
De: Maurício Data: Quinta 17/2/2011 22:33:41
Cidade: Montes Claros

Venho aqui, agradecido e reconhecido, dizer que há quatro dias, desde o final da noite de domingo último, não temos barulho aqui na área do triângulo da impunidade. Esperamos que o mau passado tenha passado, e que realmente este nosso sagrado direito ao sossego esteja nos sendo devolvido, de maneira definitiva. Está uma paz indescritível, nesta noite de luar. Que Deus olhe por nós. Parabéns às autoridades, que afinal agiram no cumprimento das leis.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66188
De: Lucilene Data: Quinta 17/2/2011 18:15:03
Cidade: Montes Claros/MG

O suspeito de matar Janinha já possui uma condenação e é foragido da Justiça de S. Paulo.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66187
De: Cristina Data: Quinta 17/2/2011 18:20:18
Cidade: montes claros

A policia instalou varios cameras no bairro conferencia Cristo Reis (feijao Sameado) com o objetivo de reduzir a violencia no bairro, que faz hoje seis dias que nao param de atirar é toda hora seja noite ou dia agora é toda hora.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66186
De: Heleno Souto Data: Quinta 17/2/2011 15:53:59
Cidade: Montes Claros-MG

Tentativa de assassinato agora a pouco na praça do bairro Vera Cruz.Por sorte , nenhum dos 4 tiros disparados acertou a possivel vitima.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66185
De: Luci Data: Quinta 17/2/2011 15:55:25
Cidade: Montes Claros/MG

A meteorologia anuncia chuva. Não chove. A meteorologia anuncia pouca ou quase nenhuma chuva, pinga. Foi o que aconteceu há pouco, em alguns pontos de M.Claros. O último boletim da meteorologia de fato aumentou de 2 para 5 milímetros a chuva que eventualmente pode cair no município de Montes Claros, hoje.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66184
De: Prefeitura Data: Quinta 17/2/2011 16:10:08
Cidade: Montes Claros/MG

(...) A Prefeitura de Montes Claros marcou para esta sexta-feira, 18, às 8h30m, no Espaço OAB, à Rua Walter Ferreira Barreto, 154, Bairro Ibituruna, a posse de 255 candidatos classificados nas áreas de Educação e Saúde, aprovados no concurso público realizado ano passado. Entre aqueles que tomam posse nesta sexta-feira estão professores da educação básica, níveis I e II, e médicos do trabalho. Nova convocação será feita na semana que vem, quando serão empossados mais 130 profissionais da área de Educação – auxiliares de secretaria básica e monitores de informática. Na semana seguinte haverá uma terceira convocação, para posse de mais 177 profissionais, também da área de Educação. Entre eles, psicopedagogos e intérpretes de libras (a língua brasileira de sinais), que atuarão pela primeira vez nas escolas públicas municipais, reforçando o aprendizado de alunos surdos-mudos.(...) outras convocações serão anunciadas oportunamente, na medida em que forem criadas as condições legais para o preenchimento das vagas. No total, segundo Martha, foram aprovados 2.227 candidatos. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66183
De: José Prates Data: Quinta 17/2/2011 16:18:54
Cidade: Rio de Janeiro - RJ

Patrulha do Silêncio

José Prates

Quando recebemos a notícia de que a Prefeitura, a Polícia e o Ministério público iniciaram diligências contra o barulho que atormenta o cidadão montesclarense, ficamos contentes porque esse acontecimento pode ser o sinal de solução ou inicio da solução desse angustiante problema. Particularmente, não podemos dizer que fomos afetados em nosso sono ou em nosso sossego pelos carros de som nem pelas boates no triangulo da impunidade, porque, fisicamente, não estávamos lá. Afetou a nossa sensibilidade quando, no Mural, líamos dezenas de reclamações de pessoas que estavam sofrendo os horrores de uma barulheira que impedia o descanso de todo mundo, sem que houvesse qualquer sinal de atenção das autoridades, Não precisa estar na cena do desmando para sentir os seus efeitos: o grito desesperado das vitimas ecoava no mundo inteiro, levando a dor a todos os montesclarenses, onde quer que estivessem. Esse é o grande mérito de montesclaros noticias que corre o mundo levando noticias do que ocorre na terra que todos amam. Cansados de ouvir reclamações, sem nenhuma resposta, chegamos a dizer que o povo pregava no deserto. Depois disso veio a patrulha do silêncio, que ficou mesmo no silencio enquanto o barulho aumentava e a pressão do povo subia. Agora, segundo as noticias, houve a patrulha e os carros de som fugiram.
Segundo afirmativa dos responsáveis pela patrulha, foi, apenas, um patrulhamento de advertência para alertar os infratores. As próximas serão repressoras, com punição aos infratores. O que aconteceu para ativar essa patrulha do silencio e fazê-la agir, foi, sem dúvida. o clamor popular que não veio para sensibilizar os responsáveis pela segurança do cidadão, mas, para pressioná-los a agir. A ação foi pequena, sem alarde, mas, mostrou que alguém está disposto a agir. O pior, porem, é que já anunciam a nova operação e isso vai alertar os infratores que evitarão o confronto. Muitos são contra essa advertência, mas, pode ser útil para evitar confrontos desagradáveis. Agora, pelo menos, houve uma ação repressora, o que antes não havia. É sinal de que alguma coisa veio despertar os encarregados da repressão e colocá-los em ação.
No nosso entender, o povo deve continuar alerta, pronto para nova campanha de reclamações se o barulho continuar. Sabemos que as autoridades têm condições de atacar o problema e farão, com certeza, se o povo exigir.


(José Prates, 84 anos, é jornalista e Oficial da Marinha Mercante. Como tal percorreu os cinco continentes em 20 anos embarcado. Residiu em Montes Claros, de 1945 a 1958, quando foi removido para o Rio de Janeiro, onde reside com a familia. É funcionário ativo da Vale do Rio Doce, estando atualmente cedido ao Sindicato dos Oficiais da Marinha Mercante, onde é um dos diretores)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66182
De: montesclaros.com Data: Quinta 17/2/2011 10:47:32
Cidade: Montes Claros

Detalhe que revela o impacto da morte da secretária Janinha, assassinada por homem que veio pela internet: o noticiário do caso no nomontesclaros.com acaba de atingir o maior número de visitas entre todas as notícias veiculadas aqui, ao longo de 12 anos. Antes, a notícia (local) que mais atraiu a atenção foi a morte do técnico em eletrônica Paixão, na queda de um avião que vinha de Belo Horizonte.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66181
De: Reinaldo Data: Quinta 17/2/2011 10:28:32
Cidade: M. Claros

Triste, muito triste, o espetáculo dos "calouros" da Unimontes mendigando ontem nas principais esquinas da cidade, sob as ordens de "veteranos" e "veteranas" em papel sádico. Não sabem que o tempo da barbarie é passado? (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66180
De: Augusto Vieira Data: Quinta 17/2/2011 02:41:32
Cidade: Belo Horizonte

DR. HERMES

Em minhas últimas férias levei o livro “Hermes de Paula – Passado e Presente”, organizado e escrito por Amelina Chaves, e o curti durante vinte dias. Prazerosos, todos eles, iluminados pela presença deste inesquecível montes-clarense em minha mente. Quem, em minha aldeia, não tem uma história dele pra contar?
Eu o conheci quando tinha sete anos, porque minha família se mudara da Varginha (sítio onde vivi toda minha primeira infância) para a cidade e meu pai alugou uma casa, vizinha à dele, que, me parece, ainda estava em construção, na Avenida Coronel Prates. E fiquei amigo Virgílio, seu filho, que me convidava para nadar na piscina. Naquele tempo, ter piscina em casa era um luxo. Eu vibrava com os convites e largava tudo para atendê-los. Esta sua casa, onde até hoje residem sua esposa, D. Fina, e sua filha Virgínia, era uma espécie de centro cultural da cidade. Os marujos e catopês ali iniciavam suas alegres caminhadas. As vitórias do Cassimiro de Abreu eram ali comemoradas. Dr. Hermes foi presidente do “Mais Querido”, certamente pelo fato de o time levar o nome de um parente de D. Fina. Depois ganhou um genro, Mauro, esposo de sua filha Valéria, que era festejado craque cassimirense. Quase todas as pessoas importantes que vinham à cidade ou se hospedavam em sua casa ou passavam por lá para visitá-lo.
Meu pai e ele eram amigos fraternos e depois que nos mudamos para o casarão da Presidente Vargas ele tornou-se assíduo frequentador de nossos serões noturnos, no passeio público, regados a cafezinhos, pães de queijo e biscoitos de fofão, emoldurados pelo lindo céu estrelado e pela beleza inigualável dos luares de Montes Claros. Sua grande obra literária, “Montes Claros, sua História, sua Gente e seus Costumes”, passou a ser uma espécie de bíblia lá de casa. Meus irmãos e eu sabíamos, de cor, várias partes do livro, especialmente as adivinhações e trovinhas, que recitávamos naqueles serões. Quando ele nos ouvia, na sua costumeira humildade, apenas esboçava um grato sorriso, certamente orgulhoso pelo fato de se ver lido e cantado, em verso e prosa, até pelos meninos da terra que adotou como sua e pela qual foi adotado como cidadão benemérito.
Quando resolveu construir o Pentáurea, chamou meu pai para visitar o terreno. Fui com eles, no carro de Nonô. Acho que Dr. Hermes não dirigia veículos, pois nunca o vi ao volante de um carro. Ele sempre pedia a meu pai para opinar sobre as coisas do Clube e eles iam lá, frequentemente, durante as obras. Eu, já grandinho, os acompanhava. Foi aí que passou a me chamar de Augustão, tratamento carinhoso que me dedicou até sua morte.
Depois que fui estudar em Belo Horizonte perdi um pouco o contato com ele. Mas a partir de 1970, trabalhando com Mauricinho na implantação da então Fundação Norte-Mineira de Ensino Superior, de cujo Conselho Diretor ele era membro, retomei essa saudável convivência. Ele, sob a batuta de Mauricinho, foi um dos esteios da construção de uma universidade que, hoje, nos orgulha a todos.
O conjunto de serestas que Dr. Hermes fundou e manteve até sua morte – e que ainda continua graças aos esforços de D. Fina –, ainda é um dos mais significativos cartões de visita de Montes Claros. Ganhou fama nacional e internacional. Coroava os grandes acontecimentos sociais e políticos com músicas nossas e de outros rincões, no estilo serenata, tocadas e cantadas pelos mais competentes artistas da terra. Esse seu conjunto fez com que a cidade se tornasse mais conhecida ainda por este nosso imenso Brasilzão afora. Eu ficava impressionado com sua energia e seu bom astral. Podia estar extenuado pelo exercício da profissão de médico, mas ainda encontrava forças para viajar, em finais de semana, para os mais distantes lugares, com a maior alegria, animando todo mundo com suas espirituosas brincadeiras. Nunca o ouvi proferir maledicências, nem o vi ofender alguém. Discutia calmamente as idéias, sem ferir pessoas. Um exemplo, para todos nós, de respeito à dignidade humana.
Dr. Hermes foi um dos maiores homens que conheci em minha vida. Um grande escritor e pesquisador, um competente cientista e médico, um extremoso amante da arte, um homem extremamente bondoso e um honrado cidadão que nunca deixava morrer a eterna criança que lhe habitava o ser.
Que Deus o guarde, grandioso Hermes Augusto de Paula, ao lado de João Walmor e de Virgílio!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66179
De: Efemérides - Nelson Vianna Data: Quinta 17/2/2011 08:19:31
Cidade: Montes Claros - MG

(Durante anos, o escritor e agrimensor Nelson Vianna, nascido em Curvelo e apaixonado por M. Claros, desde que aqui chegou, pesquisou a história da cidade. Foi a arquivos, jornais, revistas e livros, entrevistou pessoas, vasculhou correspondências – enfim, buscou em toda parte fontes que permitissem levantar a história do município de M. Claros. Conseguiu. Processou sua longa procura e publicou "Efemérides Montesclarenses", que cobrem o período de 1707 a 1962, revelando o que - neste período - aconteceu de mais importantes no cotidiano de nossas vidas. Nelson Vianna, apaixonado por M. Claros, reconhecido ao historiador Hermes de Paula, mais novo do que ele, mas seu auxiliar no trabalho, prestou - prestaram os dois, é preciso gritar isto - uma das mais notáveis contribuições à civilização dita montesclarina. Morreu pobre, materialmente pobre, mas o seu legado espiritual cresce a cada dia, embora ainda não seja suficientemente reverenciado. O tempo, sempre ele, também fará esta reparação. Republicar a resenha histórica pacientemente ajuntada pode ser um começo. Pelo calendário do dia, sairá publicado aqui, desde este 12 de janeiro de 2011, o que ele conseguiu desvendar no vasto tempo de 255 anos - entre 1707 e 1962, de uma Montes Claros nascente, criança e juvenil. Ajudará a cidade a se localizar. Talvez, a se achar. E haverá sempre um preito de gratidão a estes dois - Nelson Vianna e Hermes de Paula, e a muitos outros que, no silêncio, onde Deus fala aos Homens, recolhem o aplauso geral):

17 de fevereiro

1902 - E’ lavrado no cartório do 1º Tabelião de Notas de Belo Horizonte o contrato de arrendamento da fábrica de tecidos do Cedro, pertencente à firma Rodrigues, Soares, Bittencourt, Velloso & Cia., a João Martins da Silva Maia e Juvêncio Silva, que formariam a firma Silva, Maia & Cia., pela quantia de 126: 000$000.
1928— Nasce em Januária, Minas, José Linhares Frota Machado, filho de José Lucas Machado e dona Maria Linhares Frota Machado. E’ comerciante em Montes Claros, serviu de vereador à Câmara Municipal de Montes Claros, elegendo-se ainda para o referido cargo nas eleições de 7 de outubro de 1962 para o quatriênio de 1963 a 1967.
1931 — Falece dona Luiza Antoniana Chaves e Prates. Nasceu em Montes Claros a 14 de julho de 1850, filha de Antônio Gonçalves Chaves e dona Maria Florência da Assunção. Era viúva do prof. José Rodrigues Prates Júnior, primeiro Diretor do Grupo Escolar Gonçalves Chaves, desta cidade, e um dos Diretores da antiga Escola Normal Oficial de Montes Claros.
1961 — Realiza-se às 17 horas a bênção das novas instalações da Joalheria Coelho, oficiada pelo cônego Quirino Queiroga. A Joalheria é de propriedade de Rufino Coelho e acha-se instalada à rua Simeão Ribeiro, 163, na cidade de Montes Claros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66178
De: O tempo Data: Quinta 17/2/2011 07:23:22
Cidade: Belo Horizonte / Mg

Suspeito de matar secretária é alvo de novas denúncias - A Polícia Civil de Montes Claros, no norte de Minas, começou a investigar novas denúncias contra o homem identificado apenas como Danilo Fernando, suspeito de matar a secretária e estudante de psicologia Janinha Pereira de Freitas, 37, no último sábado, após tê-la conhecido pela internet. A polícia divulgou a fotografia do suspeito e iniciou buscas, mas ele ainda não foi encontrado. De acordo com a delegada Karla Boaventura, diversas denúncias por telefone começaram a surgiu após a divulgação do caso. Durante todo o dia ontem, a Polícia Civil da cidade colheu relatos de mulheres de todo o Brasil que disseram ter sido roubadas e agredidas por um homem com as mesmas características do suspeito. Todas as mulheres que procuraram a polícia contaram que também conhecerem Fernando pela internet. A suposta relação entre os casos e o assassinato de Janinha ainda será apurada pelos investigadores. "Algumas denúncias apresentam vários aspectos semelhantes ao caso. Estamos analisando os fatos para verificarmos se existe mesmo alguma ligação", informou a delegada. A Polícia Civil de Montes Claros também obteve, na tarde de ontem, imagens do circuito interno de segurança de uma padaria da cidade que comprovam que Fernando e Janinha se conheciam e andavam juntos. O vídeo mostra o suspeito chegando ao estabelecimento acompanhado da vítima, vestido com uma camiseta do Palmeiras - eles compram picolés e permanecem poucos minutos no local. De acordo com os investigadores, as imagens podem ajudar a identificar características do suspeito e confirmar as informadas anteriormente por familiares e amigos da vítima. Policiais estiveram ontem na casa da vítima e recolheram roupas e objetos pessoais que pertenceriam ao suspeito. A delegada Karla Boaventura informou que uma equipe de policiais irá a São Paulo (SP) para procurar pistas que possam auxiliar na prisão de Fernando - segundo parentes da vítima, ele dizia trabalhar em uma estamparia na capital paulista. Relacionamento. Janinha conhecia Fernando havia apenas duas semanas e mantinha conversas com ele por meio de um programa de mensagens instantâneas e de um site de relacionamentos. Eles combinaram o encontro e o suspeito viajou de São Paulo para Montes Claros, onde ela foi morta.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66177
De: Estado de Minas Data: Quarta 16/2/2011 22:36:42
Cidade: BH

Seis mulheres afirmam terem sido vítimas do homem que matou estudante em Montes Claros A estudante Janinha Pereira de Freitas, de 35 anos, foi morta pelo suspeito na segunda-feira. Eles se conheceram pela internet - Seis mulheres de estados diferentes confirmaram à Polícia Civil de Minas já terem sido roubadas pelo mesmo homem acusado de matar a psicóloga Janinha Pereira de Freitas, de 35 anos, em Montes Claros. Ela foi assassinada, supostamente violentada, e teve vários de seus pertences roubados.As vítimas, da Bahia, Maranhão e São Paulo, não relataram violência sexual.O principal suspeito de ter cometido o crime é um rapaz identificado por "Danilo Fernando", que a estudante conheceu pela internet há duas semanas. As supostas vítimas disseram a polícia que o suspeito usava a mesma tática, se apresentando como ‘Danilo Fernando’, pela internet.Uma vizinha da estudante confirmou a polícia ter ouvido gritos na madrugada de segunda-feira, dia em que ela foi morta. Janinha foi encontrada em casa, enforcada. A delegada Karla Silveira, responsável pela investigação, disse que está em poder da policia a filmagem de uma padaria em que aparece a imagem do suspeito. Ele esteve no estabelecimento domingo de manhã.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66176
De: leda da sereia Data: Quarta 16/2/2011 15:54:27
Cidade: curral de dentro mg  País: brasil

As vezes é triste ver tantas noticias que nos deixam abalados mas parabenizo este site por deixar postados os fatos acontecidos onde fica registrado tantas senas eu tambem sou mae de um filho que morreu de acidente . estou passando exemplo de forca para muitos que sofre como eu da perda de um ente querido .DEUS é o nosso consolador . nao sou masoquista mas curo a minha dor em cima da mesma dor . chore se for preciso pois as lágrimas banha a alma de cada ser lamento tantas tragédias jesus é contigo . busca força nas igrejas nao importa a placa o importante é a oraçao . ela é a porta de saida para todos os problemas . eu faço isso sempre . que saudade do meu unico filho ANTONIO PABLO . faleceçeu 1 de maio de 2008 . ninguem nunca morre quando permaneçe vivo no coraçao de alguem.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66175
De: Lucilene Data: Quarta 16/2/2011 12:02:12
Cidade: Montes Claros - MG

Sobre o vídeo acima,exibido ontem à noite em rede nacional de tv, pela Globo: a secretaria Janinha e" Danilo Fernando", que ela conheceu pela internet, aparecem no vídeo, na tarde de sábado, antevéspera de sua morte, entrando na padaria S. JOão, que fica na Praça Itapetinga, a um quarteirão da casa dela, na avenida Geraldo Athayde, no Alto de S. João. As câmeras registraram o horário: 17h45. Os dois ficaram no local por 2 minutos e logo saíram, ela de short e camista branca e ele vestindo uma camiseta do Palmeiras e bermuda listrada. A polícia já sabe que Janinha foi estrangulada com um fio de antena de tv e selvagemente abusada sexualmente. A roupa que ele estava usando no momento do crime, uma camiseta listrada e uma bermuda cor creme, ficou suja de sangue e foi encaminhada à perícia. Uma testemunha disse que ouviu um grito no início da madrugada. A Polícia Civil hoje confirmou que o suspeito levou tudo achado na casa que armazenava provas contra ele, como computador e máquinas fotográficas. "Danilo" seria uma identidade falsa, mais uma, e o suspeito já teria cometido outros crimes - aproveitando as facilidades involuntárias criadas por suas próprias vítimas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66174
De: G1 Data: Quarta 16/2/2011 11:18:04
Cidade: são paulo/sp

Homem é suspeito de matar namorada que conheceu pela internet - A polícia procura por um homem suspeito de matar a namorada dentro da casa dela nesta segunda-feira (14), em Montes Claros, na Região Norte de Minas Gerais. De acordo com a polícia, as investigações mostram que o casal teria começado o relacionamento pela internet. O homem teria saído de São Paulo para encontrar a mulher na sexta-feira (11). A vítima, de 35 anos, teria apresentado o suspeito para os amigos, segundo a polícia. Ainda de acordo com a polícia, o casal teria se conhecido pessoalmente há três dias. A casa da mulher teria sido revirada e um notebook roubado. A polícia informou que o corpo da vítima foi encontrado em casa com várias marcas de violência. Ela teria, ainda, sido estrangulada por um fio de telefone, segundo informações da polícia.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66173
De: NENE Data: Quarta 16/2/2011 11:01:21
Cidade: Montes claros  País: brasil

É revoltante a crescente violência em Montes Claros e a apatia por parte das autoridades que parecem assistir a tudo de camarote.Semana passada, um pai de família foi baleado numa tentativa de roubo na sua loja, quando trabalhava, na frente da própria filha.E o que aconteceu? Bem, ele está entre a vida e a morte, enquanto, o bandido está solto por aí para fazer novas vítimas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66172
De: Sulamita Braga Data: Quarta 16/2/2011 11:01:43
Cidade: Montes Clatos - MG

O caso do assasinato brutal de Janinha está repercutindo em todo o país. Prova disso é a cobertura que o globo.com está dando ao caso, e já está como umas das notícias mais acessadas. Agora cadê o assasino? Ele não pode estar tão longe.A polícia tem que se empenhar mais. Tem fotos, fitas, e muitas outras informaçoes para encontrar esse criminoso e colocá-lo atrás das grades. O Brasil espera justiça!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66171
De: Edileu Santana Costa Data: Quarta 16/2/2011 10:14:30
Cidade: Pelotas - RS

Apesar de estarmos distantes, estamos sempre atentos ao que acontece em nossa cidade sempre acessando o nosso site.(...)A internet nos dá o poder de quase sermos onicientes, de sabermos de tudo, de interagirmos com tudo, de conhecermos a tudo e a todos.É certo que o conhecimento virtual é muitas vezes fictício. Tornamo-nos atores e representamos aquilo que a outra pessoa deseja que sejamos.Assim pode ter acontecido com o caso de nossa querida JANINHA. Com certeza, encontrou um "príncipe encantado" que na verdade não era mais do que um sapo. Apesar de não a termos como amiga no orkut, acessamos seu perfil daqui onde estamos, Pelotas - RS, e vemos sua foto, bela, ingênua, de amplo sorriso.Vimos os seus amigos, alguns. Não há como ler mensagens, nem depoimentos, nem nos tornarmos mais seus amigos virtuais agora.Lamentamos profundamente o acontecido e gostariamos de poder manifestar os nossos pêsames aos seus pais, bastante conhecidos no Alto São João, de onde sou filho. (...) As autoridades judiciais podem, com certeza, solicitar ao GOOGLE, detentora do orkut, os dados referente a conta de JANINHA; podem solicitar a operadora de celular a qual ela tinha o seu fone a quebra de seu sigilo telefonico para assim conseguir sucesso nessa captura. (....)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66170
De: O tempo Data: Quarta 16/2/2011 09:35:41
Cidade: Belo Horizonte / Mg

Trio é preso com 328 pedras de crack em Montes Claros - Felipe Rezende - Três homens, com idades entre 19 e 26 anos, foram presos nessa terça-feira (15) suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas em Montes Claros, no Norte de Minas. Segundo informações da Polícia Militar, o trio foi abordado em uma casa do bairro Jardim Alvorada após denúncia anônima. De acordo com a PM, no local foram encontradas 328 pedras de crack, um celular, uma faca e R$ 25 em dinheiro. Uma motocicleta que estava na residência também foi apreendida. Todos os envolvidos, que já tinham passagem pela polícia, foram presos em flagrante e levados para a Delegacia da cidade.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66169
De: Professor Odair Data: Quarta 16/2/2011 10:01:08
Cidade: Moc/Mg

Saudades eternas...Fiquei pasmo com o que aconteceu a Janinha. Fomos colegas no primário, no antigo grupão do Filomeno Ribeiro,Praça Itapetinga no Alto São João.Tenho lembranças daquela menina linda,meiga inteligente e prestativa...Não merecia esse fim!Esse "ser" que cometeu essa selvageria tem que ser preso. Clamamos Justiça...Justiça...Justiça...Meus sinceros sentimentos à família da Janinha e que o Senhor Deus possa confortá-los.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66168
De: Sebastião Data: Quarta 16/2/2011 09:17:39
Cidade: Montes Claros

(...) Toda a cidade aplaude a prisão de uma quadrilha que roubou cinco dezenas de residências em Montes Claros. Aplaude. Mas espera, torce, pede para que as prisões também ocorram quando as vítimas são as pessoas comuns. A tal quadrilha, exibida como troféu nos noticiários, foi apanhada depois de, por último, assaltar a casa de um competente policial federal, e de ser filmada na ação. Foi decisiva a atuação dos policiais federais. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66167
De: Efemérides - Nelson Vianna Data: Quarta 16/2/2011 08:19:41
Cidade: Montes Claros - MG

(Durante anos, o escritor e agrimensor Nelson Vianna, nascido em Curvelo e apaixonado por M. Claros, desde que aqui chegou, pesquisou a história da cidade. Foi a arquivos, jornais, revistas e livros, entrevistou pessoas, vasculhou correspondências – enfim, buscou em toda parte fontes que permitissem levantar a história do município de M. Claros. Conseguiu. Processou sua longa procura e publicou "Efemérides Montesclarenses", que cobrem o período de 1707 a 1962, revelando o que - neste período - aconteceu de mais importantes no cotidiano de nossas vidas. Nelson Vianna, apaixonado por M. Claros, reconhecido ao historiador Hermes de Paula, mais novo do que ele, mas seu auxiliar no trabalho, prestou - prestaram os dois, é preciso gritar isto - uma das mais notáveis contribuições à civilização dita montesclarina. Morreu pobre, materialmente pobre, mas o seu legado espiritual cresce a cada dia, embora ainda não seja suficientemente reverenciado. O tempo, sempre ele, também fará esta reparação. Republicar a resenha histórica pacientemente ajuntada pode ser um começo. Pelo calendário do dia, sairá publicado aqui, desde este 12 de janeiro de 2011, o que ele conseguiu desvendar no vasto tempo de 255 anos - entre 1707 e 1962, de uma Montes Claros nascente, criança e juvenil. Ajudará a cidade a se localizar. Talvez, a se achar. E haverá sempre um preito de gratidão a estes dois - Nelson Vianna e Hermes de Paula, e a muitos outros que, no silêncio, onde Deus fala aos Homens, recolhem o aplauso geral):

16 de fevereiro

1843 — A Câmara Municipal de Montes Claros de Formigas determina que se conserte a estrada para a Lagoa do Boi, a fim de que por ela passe o missionário Padre Mestre Espíndola.
1894 — Falece dona Ernestina Maria dos Santos Spyer aos 27 anos de idade. Era filha de Vicente Pereira dos Santos e dona Ana Maria dos Santos Pereira, tendo-se casado com Antônio Augusto Spyer a 22 de dezeno de 1886. Exercia as funções de professôra pública.
1908 — Nasce em Juramento, distrito de Montes Claros, o João F. Pimenta, filho do cap. Lázaro Pimenta e Minervina Hygino Pimenta. Fêz o curso primário sua terra natal, o secundário em Belo Horizonte, diplomando-se a 25 de dezembro de 1932. Tem desempenhado as seguintes funções: Diretor da Sociedade Labor Ltda., de 1943 a 1952; Diretor-Gerente do Curtume Montes Claros S. A., de 1953 a 1958; vereador à Câmara Municipal de Montes Claros, eleito a 3 de outubro de 1945 e reeleito em 1949; a 3 de outubro de 1954 foi eleito Vice-Prefeito de Montes Claros, exercido o cargo de Prefeito de 4 de janeiro de 1955 a 1957. Foi Presidente do Clube Montes Claros de 1955 a 1956 e nomeado Presidente do Montes Claros Tênis Clube de 1955 a 1957. E’ o atual Prefeito Municipal de Juramento, cargo para o qual foi eleito em 1958. E’ Presidente da Associação Rural de Juramento e Presidente do Partido Social Democrático daquele município, desde 1950.
1923 — Por ato do Govêrno do Estado, o cel. Arthur Gustavo Rodrigues Valle é provido na serventia vitalícia de Oficial do Registro Geral e de Hipotecas do Têrmo de Montes Claros.
1946 – Falece Augusto Fernandes Barbosa (Candieiro), antigo negociante em Montes Claros e elemento de destaque da banda de música Euterpe Montesclarense. Era casado com dona Maria Ramos Barbosa.
1956 – A “Gazeta do Norte” desta data noticia que foi inaugurada uma linha de ônibus Montes Claros-Belo Horizonte, de propriedade de Darcy Almeida Mendonça.
1957— É assinado o contrato entre a Siemens do Brasil e a Companhia Telefônica Montesclarense, para a construção do nôvo serviço telefônico da cidade de Montes Claros, ato que se realizou às 20 horas no salão nobre da Associação Comercial de Montes Claros.
1959— Falece dona Balduina de Azevedo Maia (Badu), aos 65 anos de idade. Era filha de Vicente Nunes de Azevedo e dona Maria Celestina de Almeida, e viúva de Antônio da Silva Maia, fazendeiro no município de Montes Claros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66166
De: João Carlos Data: Quarta 16/2/2011 07:56:13
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Delegacia de Polícia Civil Avenida Professor Vicente Guimarães, 381 Morada Sol - Montes Claros - MG - CEP: 39403-212 Telefone: (38) 3221-6655

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66165
De: O tempo Data: Quarta 16/2/2011 07:24:20
Cidade: Belo Horizonte / Mg

Empresária pode ter morrido com gripe suína - Foi enterrada ontem, em Montes Claros, no Norte de Minas, uma empresária de 50 anos que pode ter sido vítima de gripe suína. Ela morreu anteontem, depois de ficar uma semana internada com uma doença pulmonar. Caso o diagnóstico se confirme, esta será a primeira morte pela doença neste ano em Minas Gerais. Segundo a assessoria de imprensa do Hospital Aroldo Tourinho, ela deu entrada no dia 7 de fevereiro com quadro de doença pulmonar. Durante a semana em que permaneceu internada, a paciente passou por diversos exames, mas, ainda de acordo com a equipe do hospital, nada foi confirmado, apenas uma infecção nos pulmões.Ainda na última segunda-feira, já com o quadro de infecção bastante avançado, a empresária não resistiu e faleceu.Ainda segundo o Hospital Aroldo Tourinho, um dos exames aos quais a empresária foi submetida foi encaminhado para a Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte. Um teste vai confirmar ou descartar a morte pelo vírus Influenza A, e o resultado deve sair em 30 dias. Pandemia. Os primeiros casos de gripe suína foram detectados em 2009 e deixaram diversos países em estado de alerta. No Brasil, o número de casos da doença chegou a superar os da gripe comum. (MR)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66164
De: Píndaro Data: Quarta 16/2/2011 07:54:59
Cidade: M. Claros

Dos 12 milímetros que a meteorologia anunciou, ontem, para M. Claros, vieram pingos na área central, nesta madrugada. E a previsão caiu: 5 milímetros hoje, 5mm para sábado e 5mm para domingo. A boa chance de chuva para a semana que vem esvaneceu-se nesta última previsão, que acaba de sair do forno, e da qual dou notícia rápida.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66163
De: kennia Data: Quarta 16/2/2011 07:48:11
Cidade: montes claros  País: mg

reposta da mensagem 66157. o nome da delegada é carla silveira,os telefones sao:38-32216655/32222777.agradeço se tive alguma pista

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66162
De: Estado de Minas Data: Quarta 16/2/2011 07:27:02
Cidade: Belo Horizonte / Mg

Corpo de estudante morta por homem que conheceu na internet é enterrado - Luiz Ribeiro - A secretária e estudante de psicologia Janinha Pereira de Freitas, de 37 anos, encontrada morta, na manhã de segunda-feira, na casa onde morava, no Bairro São João, em Montes Claros, Região Norte de Minas, foi enterrada nesta terça-feira, sob forte comoção de familiares e amigos.O principal suspeito de ter cometido o crime é um rapaz, identificado por "Danilo Fernando", que a vítima conheceu, pela internet, há duas semanas. Ele ficou na casa dela no fim de semana e continua sendo procurado pela policia. A delegada Carla Silveira, responsável pela investigação, disse ao Estado de Minas que está em poder da policia a filmagem de uma padaria em que aparece a imagem do suspeito. Ele esteve no estabelecimento domingo de manhã. Na segunda-feira, foi divulgada uma foto do suspeito. A polícia tem outro elemento considerado de fundamental importância para a localização de "Danilo". O número de um telefone que ele teria repassado a Janinha, na semana passada, para que ela fizesse a reserva em um hotel na cidade. A delegada revelou que já foi confirmado que o telefone existe. Agora, será averiguado de onde é o número, que poderá contribuir muito para saber a origem do suposto assassino. De acordo com parentes da secretária, ele apresentava sotaque do interior paulista, mas não deu nenhuma pista sobre a sua cidade natal. Para o irmão de Janinha, o comerciante Valdeir Pereira de Freitas, sua irmã foi vítima de um matador em serie. "Ele é um serial killer, pois agiu com muita frieza e premeditou o crime. Queremos que a policia possa prendê-lo logo para impedir que ele faça outras vítimas", afirma Valdeir. A delegada Carla Silveira admite que a secretária pode ter sido vítima de um matador em série, considerando a frieza do criminoso. Além disso, na necropsia, foi constado que a mulher sofreu violência sexual.
QUARTOS SEPARADOS
Polícia suspeita de maníaco - Luiz Ribeiro - Uma fita de vídeo do sistema de segurança de uma padaria pode ser a peça-chave para a identificação e localização do suspeito do assassinato da secretária e estudante de psicologia Janinha Pereira de Freitas, de 37 anos. Ela foi encontrada morta na manhã de segunda-feira, em cima da cama, em casa, no Bairro São João, em Montes Claros, no Norte de Minas. O principal suspeito é um rapaz, identificado como Danilo Fernando, que a vítima conheceu pela internet há duas semanas do crime e que ficou hospedado na casa dela no fim de semana. O corpo da secretária foi sepultado ontem à tarde no Cemitério Parque Jardim da Esperança, em Montes Claros, em clima de comoção. Amigos dela cantaram as músicas Amigos para sempre e Canção da América. Ontem à tarde, a delegada Carla Silveira, responsável pela investigação, disse que está em poder da policia o filme com a imagem do suspeito. Ele esteve na padaria na manhã de domingo. Anteontem, já havia sido divulgada uma foto de Danilo Fernando. A polícia tem outra pista considerada fundamental para a localização do acusado: o número de um telefone que ele teria repassado a Janinha para que fizesse a reserva em um hotel. A polícia verifica de onde é o número que poderá contribuir para saber a origem do assassino. De acordo com parentes da secretária, ele apresentava sotaque do interior paulista, mas não deu nenhuma pista sobre a cidade natal. Para o irmão de Janinha, o comerciante Valdeir Pereira de Freitas, ela foi vítima de um maníaco. “Ele é um serial killer, pois agiu com muita frieza e premeditou o crime. Queremos que a polícia possa prendê-lo logo para impedir que ele faça outras vítimas”, afirma Valdeir. A delegada Carla Silveira admite que a secretária pode ter sido vítima de um matador em série, considerando a frieza do criminoso.
Além disso, na necropsia foi constado que a mulher sofreu violência sexual. “Ele é o principal suspeito e não sabemos ainda qual foi a motivação do crime”, assinalou a policial. Conforme combinação pela internet no último fim de semana, Danilo Fernando viajou até Montes Claros para visitar a secretária. A princípio, ele ficaria em um hotel, mas acabou se hospedando na casa de Janinha. No sábado à noite, ela e o visitante estiveram numa casa de shows em companhia de um casal amigo da secretária. No domingo pela manhã, também estiveram no Mercado Municipal e numa feira de artes na Praça da Matriz, no Centro. Danilo teria comunicado a Janinha que viajaria para Montes Claros no fim de semana e até solicitado a ela que fizesse uma reserva em um hotel perto do Bairro São João, onde ela morava sozinha. Como ela não conseguiu fazer a reserva, o visitante acabou se hospedando na casa da vítima, que trabalhava numa faculdade. Segundo Valdeir Freitas, a irmã e Danilo Fernando dormiram em quartos separados. Na manhã de domingo, a secretária foi encontrada morta. Foi constado que, além de violência física e sexual, ela foi estrangulada. O visitante desapareceu. Valdeir disse que uma testemunha teria visto a chegada dele em um carro, que ficou estacionado perto da casa da vítima. Mas, a delegada Carla Silveira afirma que recebeu a informação de que ele chegou e saiu da cidade de ônibus. A polícia chegou interceptar ônibus que saíram da cidade em direção a Belo Horizonte e São Paulo na manhã de segunda-feira, mas não teve êxito.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66161
De: junior Data: Quarta 16/2/2011 00:14:29
Cidade: montes claros

Cade a foto do maniaco que ninguem vê, assim fica dificil encontrar o suposto assassino de vaninha, estao esperando o cara fugir pra depois divulgar, ai nao dá, acorda polícia montes clarence. O caso já esta sendo divulgado em âmbito nacional, e seria uma honra para a policia local capturar este sanguinario, espero que ele nao faça mas nenhuma vitima antes de ser capturado.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Página Anterior >>>

Abra aqui as mensagens anteriores: