Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - terça-feira, 24 de setembro de 2024

Mural

Jornalismo exercido pela própria população

Deixe sua notícia neste Mural, clique aqui para enviar
<< Próxima Página

Mensagem N°66912
De: Píndaro Data: Segunda 21/3/2011 08:47:32
Cidade: Montes Claros

O dia veio com sol, hoje, em M. Claros, depois de cerca de duas semanas de chuva - alternada, mas chuva de alguma maneira. Pela previsão de agora cedo, a chuva desta semana nos montes claros será residual, em torno de 5 milímetros. O costume entre nós é que o período chuvoso, ou das águas, a "invernada", que não é no Inverno, mas na Primavera e no Verão, só termine depois da Semana Santa. A Quinta-Feira da Paixão cairá num 21 de Abril, feriado de Tiradentes. São os presságios do Tempo.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66911
De: Cássia Data: Segunda 21/3/2011 08:08:13
Cidade: Montes Claros

A população de Montes Claros, ao contrário do que se pensa, está muito bem informada, graças a sites eficientes e imparciais como é o montes claros.com e a redes de TV locais, assim como todos os outros tipos de comunicação. Apesar de que não precisa ser bem ou mal informado para saber que Montes Claros precisa de medidas urgentes nas vias públicas e na saúde, por exemplo. É só andar pelas ruas como pedestre ou como motorista para saber o caos que enfrentamos, são crateras que trazem risco à vida das pessoas. Não são necessárias obras grandiosas, pelo menos a correção das crateras que estão pelas ruas e o caos da saúde que qualquer um pode ver. Os bem informados sabem por exemplo que não foram dois anos de planejamento, mas sim de gastos em prol das eleições estaduais(...).

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66910
De: Carlos A. Data: Segunda 21/3/2011 08:06:34
Cidade: Montes Claros

ontem(domingo)por volta das 15:30h,estava em um supermercado proximo do aeroporto um carro oficial da prefeitura de pirapora fazendo compras.o carro placa hmn 9234,fiquei indignado com tal acontecimento,nós contribuintes não merecemos isso,fazer compras com carros da prefeitura de pirapora,que vergonha.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66909
De: Jr. Data: Segunda 21/3/2011 08:04:16
Cidade: Montes Claros

A área no entorno da Santa Casa foi sacudida por um carro usina de som às três e meia da madrugada de hoje. O carro estacionou nas proximidades daquele posto, colocou o barulho no último volume e o manteve por cerca de uma hora. Depois, abaixou o som e permaneceu no local, sem ser incomodado. Parece até que as leis o protegem, quando é exatamente o contrário. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66908
De: Efemérides - Nelson Vianna Data: Segunda 21/3/2011 08:11:26
Cidade: Montes Claros/MG

(Durante anos, o escritor e agrimensor Nelson Vianna, nascido em Curvelo e apaixonado por M. Claros, desde que aqui chegou, pesquisou a história da cidade. Foi a arquivos, jornais, revistas e livros, entrevistou pessoas, vasculhou correspondências – enfim, buscou em toda parte fontes que permitissem levantar a história do município de M. Claros. Conseguiu. Processou sua longa procura e publicou "Efemérides Montesclarenses", que cobrem o período de 1707 a 1962, revelando o que - neste período - aconteceu de mais importantes no cotidiano de nossas vidas. Nelson Vianna, apaixonado por M. Claros, reconhecido ao historiador Hermes de Paula, mais novo do que ele, mas seu auxiliar no trabalho, prestou - prestaram os dois, é preciso gritar isto - uma das mais notáveis contribuições à civilização dita montesclarina. Morreu pobre, materialmente pobre, mas o seu legado espiritual cresce a cada dia, embora ainda não seja suficientemente reverenciado. O tempo, sempre ele, também fará esta reparação. Republicar a resenha histórica pacientemente ajuntada pode ser um começo. Pelo calendário do dia, sairá publicado aqui, desde este 12 de janeiro de 2011, o que ele conseguiu desvendar no vasto tempo de 255 anos - entre 1707 e 1962, de uma Montes Claros nascente, criança e juvenil. Ajudará a cidade a se localizar. Talvez, a se achar. E haverá sempre um preito de gratidão a estes dois - Nelson Vianna e Hermes de Paula, e a muitos outros que, no silêncio, onde Deus fala aos Homens, recolhem o aplauso geral):

21 de março

1879 – É criada a Escola Normal de Montes Claros pelo Regulamento 84.
“O Presidente da Província autorizado pelo parágrafo 8º do artigo 3º, da lei n.2.476, de 9 de novembro de 1878, determina que sobre o ensino público e particular da Província se observe o seguinte:
............................................................................................
CAPÍTULO 7º
Das Escolas Normais
Art. 97 _ As Escolas Normais ora existentes continuarão anexas ao Liceu Mineiro e aos Externatos de Campanha e Diamantina e haverá mais uma na cidade de Montes Claros e outa na de Paracatú.
Art. 98 __ O curso de estudos nestas será de dois anos e compreenderá as seguintes matérias:
1º ano
Exercícios diários de caligrafia e ortografia na escola prática.
Gramática portuguesa, leitura, análise gramatical de prosadores e poetas, exercícios da construção.
Aritmética.
Instrução moral e religiosa: história sagrada.
Pedagogia.
2º ano
Gramática portuguesa: análise filológica, exercício de redação (3 lições por semana).
Aritmética: aplicações, exercícios práticos (2 lições por semana).
Noções de geometria e desenho linear.
Noções de geografia geral e geografia do Brasil (3 lições por semana).
História do Brasil (3 lições por semana).
Haverá também uma aula de música.”
Publicada na Secretaria da Presidência a 21 de março de 1879.
Secretário, Camillo Augusto Maia de Britto.
Presidente da Província, dr. Manoel José Rabello Horta.”
Criada a Escola, foram nomeados seus professores:
José Rodrigues Prates Júnior, para professor da cadeira de Instrução Moral e Religiosa, Pedagogia e História Sagrada.
Camilo Philinto Prates, para a de Aritmética.
João Antônio Gonçalves Chaves, para a de Gramática Portuguêsa.
Antônio dos Santos Pereira, para a de Noções Práticas de Geometria e Desenho Linear.
Pedro Augusto Teixeira Guimarães, para a de História e Geografia do Brasil
Justino Serafim Teixeira Guimarães, para a aula de Música, percebendo a gratificação anual de 500$000.
Padre Maximiano da Silva Pimentel, para a Aula Prática, cadeira do sexo masculino.
Dona Maria Augusta de Andrade Câmara, para a Aula Prática, cadeira do sexo feminino.
Para primeiro Diretor da Escola Normal Oficial de Montes Claros, foi nomeado o dr. Antônio Gonçalves Chaves Júnior; e para Secretário, o prof. José Rodrigues Prates Júnior.
Essa primeira Escola Normal de Montes Claros foi instalada, no dia 2 de fevereiro de 1880, no prédio n.46 da rua Justino Câmara, esquina com a rua Justino Câmara, esquina com a rua José de Alencar, nomes esses oficializados posteriormente. O prédio pertencia ao advogado Justino de Andrade Câmara e ali permaneceu até o dia 12 de março de 1888, quando se transferiu para o chalé situado na praça Dr. Carlos, esquina com a rua Dr. Santos, construído por Manoel Alves Sarmento para aquela finalidade.
Verificou-se depois que era de área exígua e não dispunha de acomodações suficientes e adequadas para que nêle funcionasssem as aulas da Escola Normal e lá se instalassem as respectivas repartições próprias do estabelecimento. Assim, o Governo do Estado alugou, em 1896, o sobrado n.75 da atual rua Cel. Celestino, pertencente ao cel. José Antônio Versiani, e para lá se transferiu a Escola Normal, ali funcionando até que foi suprimida pelo decreto n. 1.788, de 31 de janeiro de 1905.
A primeira turma por ela diplomada constava de alunos de ambos os sexos: Antônio Pereira dos Anjos, Carlos Catão Prates, Antônio Orsini e Castro, Cesário Gabriel Prates, dona Christina Vitalina Santos, dona Maria da Glória Gomes Lagoeiro, dona Cláudia Josefina de Araújo e dona Gabriela Serrafina Teixeira Guimarães.
Como Diretores da Escola Normal, seguiram-se ao dr. Antônio Gonçalves Chaves Júnior, pela ordem: padre Augusto Prudêncio da Silva, dr. Carlos José Versiani, prof. José Rodrigues Prates Júnior, Farmacêuico Joaquim Chaves Teixeira de Queiroga, farmacêutico Carlos Sá Júnior e, finalmente, o prof. Pedro Augusto Teixeira Guimarães, que era o seu Diretor quando foi suprimida.
1893 – Sob a presidência do cel. Celestino Soares da Cruz, presta juramento e toma posse do cargo de vereador à Câmara Municipal de Montes Claros o cap. Camilo Cândito de Lélis, eleito pelo distrito de Morrinhos.
1909 – Procedendo-se à eleição da nova Diretoria da União Operária e Patriótica de Montes Claros, é reeleito Presidente Joaquim Ferreira dos Santos.
1913 – Nasce em Itaúna, Minas, o dr. Sinval Soares Nogueira, filho do cel. José Soares Nogueira e dona Augusta Soares Nogueira. Fez o curso primário no Colégio Arnaldo, de Belo Horizonte, o secundário, em Ouro Preto e Belo Horizonte, diplomando-se em medicina pela U.M.G. da capital mineira, a 8 de dezembro de 1938. Exerce a medicina na cidade de Montes Claros, onde é proprietário de uma drogaria.
1927 – Reaparece o jornalzinho humorístico e noticioso “Tró-ló-ló”, em sua nova fase, sob a direção de Ataliba Machado.
1948 – Falece Antônio Marins de Freitas aos 92 anos de idade. Foi agricultor no distrito da cidade de Montes Claros e casado com dona Maria Salgado Freitas.
1956 – Falece Luiz Pereira de Sousa aos 55 anos de idade. Nasceu em São João da Ponte, era fazendeiro no município de Montes Claros. Casou-se, em segundas núpcias, com dona Francisca Dias de Sousa.
1960 – Falece, em São Paulo, Hégio Sarmento. Nasceu em Montes Claros, filho do major Honor Sarmento e dona Hermelinda Silva Sarmento. Foi Redator de “A Noite”; era funcionário do Serviço de Trânsito da Capital Paulista e casado com dona Ina Sarmento.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66907
De: Hoje em Dia Data: Segunda 21/3/2011 07:24:51
Cidade: Belo Horizonte / Mg

Câmara de Montes Claros debate horário do comércio - Girleno Alencar - A Câmara Municipal de Montes Claros apreciará amanhã a possibilidade de o comércio local funcionar aos domingos e feriados. Se aprovado, o Projeto de Lei 19/2011, do vereador Alfredo Ramos (PT), que é assessor jurídico do Sindicato dos Empregados no Comércio de Montes Claros, vai afetar os 18 mil trabalhadores do ramo. A Central Única dos Trabalhadores (CUT) condena a iniciativa por entender que haverá prejuízo para a categoria. O projeto de lei autoriza a mudança desde que a empresa negocie com o Sindicato dos Empregados, seguindo as normas previstas na legislação trabalhista. O repouso semanal remunerado deverá coincidir, pelo menos uma vez no período máximo de três semanas, com o domingo. Alfredo Ramos acredita que o projeto fortalece os sindicatos e retira do poder público qualquer decisão sobre o assunto. Mas para o conselheiro da CUT no Norte de Minas, José Geraldo Kojak, ele é um retrocesso, já que a classe trabalhadora quer ficar com a família aos domingos. “A CUT aceita conversar até mesmo sobre os feriados, mas os domingos, em hipótese nenhuma. No máximo em datas especiais, como Dia das Mães e dos Pais”. O presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Montes Claros, Ozanan Gonçalves Santos, apoia a aprovação da lei por acreditar que ela permitirá à entidade negociar o número de domingos a serem trabalhados, sendo um por mês, e a compensação financeira, em índice ainda a ser definido. Hoje, no feriado, o comerciante paga o dia dobrado e dá uma folga durante a semana. “Na cidade, somente os supermercados fizeram acordo e têm acatado as normas para funcionar aos domingos”. Para o presidente do Sindicato do Comércio Varejista, Glenn Andrade, a abertura do comércio aos domingos terá baixa adesão. Ele lembra que na época da aprovação da lei federal, muitos comerciantes avaliaram que o movimento seria pequeno e que se perderia o trabalhador em um dia da semana, quando há maior frequência de consumidores. Andrade descarta qualquer possibilidade de pagamento de adicional pelo domingo trabalhado. “A empresa tem de fazer a compensação do domingo trabalhado no máximo em 15 dias, sem qualquer outra remuneração ou compensação”. Economista da Universidade Estadual de Montes Claros, Geraldo Matos Guedes afirma que esta lei apresentará impactos variados. Mas considera como o mais interessante a atração de consumidores de outras cidades do Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha e até Sudoeste da Bahia, um público de dois milhões de pessoas, permitindo a geração de empregos. Ele lembra que estas pessoas não compram no comércio da cidade por falta de oportunidade de visitá-lo durante a semana. E acredita que setores como de roupas, brinquedos e joias aproveitarão a lei municipal para abrir aos domingos. O economista também observa que o comércio paga um salário fixo mais comissões, e, por isto, os trabalhadores devem ver a possibilidade de aumentarem seu ganho com os consumidores de fim de semana. Ele diz que esteve recentemente na cidade de Manga e afirma que observou como o comércio dali funciona aos domingos, até as 14 horas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66906
De: carmen Data: Segunda 21/3/2011 07:09:59
Cidade: MONTES CLAROS

Faleceu ontem domingo dia 20 03 2011 o Decorador e empresario Rogerio Amaral, esta sendo velado na santa casa de montes claros

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66905
De: Luiz Fernando Data: Domingo 20/3/2011 23:12:48
Cidade: MONTES CLAROS  País: Brasil

Boa noite gente, só passei para avisar a interessados que faleceu hoje em Montes Claros o decorador e Diretor da Minas Brasil Rogério Amaral, não tenho maiores informações, mais me parece que foi de parada cardíaca.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66904
De: LEILA MARINHO FERRO Data: Domingo 20/3/2011 22:51:01
Cidade: MONTES CLAROS-MG  País: BRASIL

Saudades...saudades.....saudades e a unica palavra que consigo falar sobre Rogerio Amaral. Amigo,Irmão,conselheiro, que a Paz esteja sempre com voce. Te Amo Leilinha.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66903
De: Luiz Tadeu Leite Data: Domingo 20/3/2011 22:12:54
Cidade: Montes Claros

Quero agradecer a presença de mais de mil lideranças, autoridades, imprensa e companheiros de caminhada política que participaram, nesta quinta-feira, do lançamento das obras e serviços prioritários da prefeitura de Montes Claros para 2011 e 2012. O rol, chamado pacote do bem, contém o resultado de dois anos de planejamento, solução dos problemas financeiros e administrativos encontrados e busca de recursos. Contém obras já sabidas (reforma do mercado, asfaltamento das três grandes obras inacabadas que recebemos e de ruas e avenidas nos bairros, além de capeamento de ruas centrais) como outras novidades, como os parques das Mangueiras, do Canelas e o Norte, o corredor cultural na parte antiga da cidade, o projeto de Jaime Lerner de um anfiteatro em armazém da rede ferroviária e o teatro municipal, cuja construção começa nos próximos dias. Não tenho melhor resposta para conter o ódio de alguns mal-intencionados que se juntaram a outros mal-informados, tudo para tentarem criar turbulência política, do que fazer obras necessárias, realizar e melhorar serviços essenciais, como a limpeza pública, a saúde e a educação de qualidade. Não tenho, como prefeito, tempo para contraditar estas manifestações que parecem apostar no "quanto pior, melhor". Quem gosta de Montes Claros exige do seu prefeito uma cidade cada vez melhor. E esta é minha decisão e minha prioridade!
Luiz Tadeu Leite, prefeito de Montes Claros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66902
De: Marta Data: Domingo 20/3/2011 22:00:30
Cidade: Montes Claros

Faleceu hoje o decorador ROGÉRIO AMARAL devido problemas pulmonares...uma grande perda!!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66901
De: Márcia Data: Domingo 20/3/2011 22:04:29
Cidade: Moc

Faleceu nesta noite o decorador Rogério Amaral, um dos mais queridos e talentosos profissionais do ramo, na cidade. A informação é de que ele estava no supermercado Superkilo, quando começou a passar e foi levado para o hospital, mas não resisitu. O velório deve acontecer daqui a poucom na Santa Casa.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66899
De: Sandra Data: Domingo 20/3/2011 18:03:32
Cidade: Montes Claros

Agora faz certo frio em M. Claros, para os padrões locais. Com o céu nublado, pela segunda noite seremos privados da Super Lua Cheia. A chuva que veio foi chuva de pingos, até agora.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66898
De: Fernando Data: Domingo 20/3/2011 10:18:12
Cidade: Moc

Versos, atuais, parciais, para a seção Ao Domingo Distrair:
"Outra vez te revejo,/ Cidade da minha infância, pavorosamente perdida.../Cidade triste e alegre, outra vez sonho aqui.../ Eu? Mas sou eu o mesmo que aqui vivi, e aqui voltei,/ E aqui tornei a voltar, e a voltar./E aqui de novo tornei a voltar?/ Ou somos, todos os Eu que estive aqui ou estiveram,/ Uma série de contas-entes ligadas por um fio-memória,/ Uma série de sonhos de mim de alguém de fora de mim?/ Outra vez te revejo,/Com o coração mais longínquo, a alma menos minha./ Outra vez te revejo (...)/ Transeunte inútil de ti e de mim, / Estrangeiro aqui como em toda a parte,/ Casual na vida como na alma,/ Fantasma a errar em salas de recordações,/ Ao ruído dos ratos e das tábuas que rangem"
(...)
Sabem o nome do autor? Vai escrito acima, por presuposto e começo, mais de 80 anos depois.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66897
De: Jair Data: Domingo 20/3/2011 09:30:27
Cidade: Brasília DF

Resumindo: parte considerável da imprensa ianque acha que a vinda de Obama ao Brasil e a outros países da América do Sul (saltando Argentina e Colômbia, este o maior aliado) "é uma espécie de férias na região e uma tentativa de fugir dos problemas urgentes internos, como a crise com o orçamento, o risco de acidente nuclear grave no Japão e a crise na Líbia". A imprensa de lá achou "inoportuna" a vinda, inclusive porque o Brasil subiu no muro e se absteve na última votação da ONU sobre os ataques das superpotências à Líbia. De qualquer forma, passeando ou não, o xerife do mundo - desta vez, afrodescendente - acompanha as ações militares de perto, uma vez que a ponta dos serviços de segurança viaja com ele, colado, e o super avião presidencial, assim como os helicóteros da Marinha, são uma réplica da Casa Branca em matéria de comunicação. O governo brasileiro é que não gostou muito, pois que a explosão da guerra, quando Obama estava em Brasília, roubou a cena e pouco, pouquíssimo se fala da vinda do "chefe" ao Brasil nos noticiários do Norte.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66896
De: Hernani Data: Domingo 20/3/2011 08:50:21
Cidade: Montes Claros

A Mega-Sena acumulou e vai pagar 33 milhões de reais na próxima quarta-feira.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66895
De: Píndaro Data: Domingo 20/3/2011 08:46:11
Cidade: Moc

A Super Lua Cheia - que ontem não pode visitar M. Claros, por causa das nuvens, permanecendo como espectro no céu tomado - roubou a cena no Rio de Janeiro, onde chegou ontem à noite o presidente Obama. O governador do Rio, o prefeito e o homem mais poderoso do mundo se detiveram por um momento para saudar a lua mais bela a cada 18 anos. As chances de a Super Lua Cheia ser vista em M. Claros, hoje, é igual à chance de ontem, e a mesma até quarta-feira - quando pode chover 10 milímetros por dia. Não é verdade, pois, que a Lua seja sempre a mesma, prisioneira dos céus, grão disperso no Cosmos. Depende dos olhos que vêem. Que o diga o homem mais poderoso do mundo e todo o seu séquito belicoso.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66894
De: Ruth Tupinambá Data: Domingo 20/3/2011 08:38:43
Cidade: Montes Claros

S.O.S para o nosso Carnaval

Ruth Tupinambá

Gente o carnaval passou e não vimos nem notícias pelo jornal. Num silêncio profundo ele desapareceu. A cidade ficou vazia e triste. Nossos foliões foram todos procurar distração nas cidades vizinhas, pois ninguém é de ferro.
Temos que jogar fora os aborrecimentos, desopilar o fígado, dar basta ao “estresse”. O carnaval é festa universal é a festa de todos e sempre existia. É a festa em que todos se misturam: pretos e brancos sem distinção de castas, pobres e ricos, jovens e velhos, crianças e adultos, cujo único objetivo é pular, dançar, cantar, se distrair botando para fora todos os aborrecimentos, recalques, preocupações, resultados da luta pela sobrevivência, que hoje não está fácil.
Para afogar minhas mágoas, liguei a televisão e fiquei admirada! As cidades vizinhas todas tiveram o seu carnaval animado. Desde a mais simples, menores e mais pobres cujos cofres deixam muito a desejar, mas têm uma administração consciente e um povo que sabe o que quer e luta para consegui-lo.
O ano passado o nosso carnaval vivia. Estava fraco mas ainda “respirava”... mantido apenas pelo fôlego da população. As verbas destinadas para este fim desaparecem... mas elas existem.
Finalmente este ano conseguiram enterrar o nosso carnaval. A nossa cidade está em crise. Ela que começou no Arraial de Formigas e se transformou numa rainha!
Cuidado montesclarenses e responsáveis pela sua administração. Não deixem a “coroa” cair.
Não deixem que, o Aedes Aegypti (mosquito da dengue) se aloje para sempre no coração da nossa Rainha.
Que a violência cresça mais e os bárbaros assassinatos se multipliquem.
Que o nosso folclore tão lindo, admirado e respeitado se enfraqueça.
Que a cidade da cultura e rainha do Norte de Minas se transforme em “Rainha do lixo”. Ressuscitem também o nosso carnaval para alegria do povo.
Cristo não ressuscitou Lázaro?
O carnaval sempre existiu e graças a ele com sua alegria muito beneficiou seus foliões.
Eu me lembro ainda do meu tempo de jovem o carnaval era a festa mais esperada na década de 20, 30. e até 40 ...
A cidade era pequena, pobre, comunicação difícil, os cofres da administração não recebia verbas avultadas mas existia calor humano e verdadeiros foliões e o carnaval era um sucesso. O povo se distraía e era feliz. A nossa cidade foi durante muitos anos dividida e governada por dois partidos políticos; o dos moradores das ruas de Cima e o dos moradores das ruas de Baixo. Eram os Estrepes e os Pelados. A rivalidade entre eles era notória se refletindo em todas as nossas celebrações sociais, políticas e religiosas. Era tudo separado, “cada macaco em seu galho” como diziam eles. Quando a folia do Rei Momo se aproximava começavam as animosidades entre os partidos. Cada qual queria mostrar mais o seu prestígio e o seu potencial mas no fim todos se misturavam e nada atrapalhava as festas do Rei Momo.
Formavam-se os blocos, os de Cima e os de Baixo e os foliões começavam agir. Os ensaios eram animadíssimos, cada partido fazia sua própria música. Os foliões de Baixo sob o comando das famílias: Prates, Costa, Novaes, Oliveira, Fróes, Teixeira, Mendonça, Maurício, Guimarães, Tupinambá e outras.; tendo a frente Ary de Oliveira (irmão do saudoso Jair de Oliveira) com grande experiência das Capitais, arranjando e decorando os carros alegóricos, bolando canções e fantasias.
Do lado de Cima também tinha os seus animadores destacando-se as famílias: Ribeiro, Veloso, Anjos, Labonorte Vale, Alves, Maurício, Viana, Miranda, Peres, Sarmento, Fernandes, Pimenta, Ferreira de Paula e outras.
A entrega da chave da cidade ao Rei Momo era um acontecimento, e ele, com muito orgulho, tomava conta da cidade carnavalesca, nos 3 dias. O comércio e as escolas fechavam-se para que todos pudessem tomar parte. Os Pierrôs e as Colombianas se multiplicavam. Durante o dia os blocos e os Corsos carnavalescos, com suas alegorias e fantasias interessantes, num bonito desfile, nas principais ruas da cidade coloridas pelos confetes e serpentinas e o lança perfume excitantes embriagava os foliões. Havia concurso dos blocos fantasias, músicas e carros alegóricos. A disputa era forte, mas nesta hora, nada de política, o juiz era imparcial.
Ainda me lembro dos nomes de alguns blocos; os Malandros, Palhaçada, Morena Fogosa, os Marechais, Calça Furada, Balança mais não cai. Os mais famosos e com carros mais bonitos eram: Mulher engraçada e adorada (dos de Cima) e Eu vou se você for (dos de Baixo) e a disputa era tremenda.
Havia também no desfile, fantasias interessantes, extravagantes. Palhaços estilizados exibindo piruetas e malabarismos, outros com máscaras, dando largas aos recalques nos gestos e trejeitos pornográficos.
Naquele tempo não se viam gays e travestis, se realmente existiam, eram muito discretos e escondidos. Mas imitando o carnaval das grandes capitais, alguns mais audaciosos se vestiam de mulher mostrando as pernas cabeludas, num saldo alto, a peitaria postiça aparecendo num “soutien” improvisado, balançado-se ao som da música, rebolando um bumbum desajeitado. Era uma admiração e um escândalo!...
As betas se escandalizavam fechavam as janelas faziam o sinal da cruz. Mas não adiantava, os foliões queriam se distrair e a folia continuava quente. À noite os bailes à fantasia aconteciam prologavam-se até o amanhecer. Com aplausos, gritos e muita euforia elegiam a rainha do carnaval que muito emocionada recebia a faixa e a coroa das mãos da sua antecessora. O Rei Momo depositava na mesa da comissão apuradora, a chave da cidade, que no ano seguinte cairia nas mãos de quem governaria a cidade carnavalesca.
Quarta-feira de Cinzas tudo acabado. Mas ao raiar do dia, se ouvia ainda pelos cantos das ruas no meio dos confetes e serpentinas (retratos de um fim de Carnaval) num resto de pileque, as vozes roucas de pierrôs frustrados pela traição das “maldosas colombianas”, nos delírios carnavalescos:
Um pierrô apaixonado
Que vivia só cantando
Por causa de uma colombiana
Acabou chorando, acabou chorando...
É isto aí! Montes Claros já teve o seu carnaval durante muitos anos e bom demais.

(N. da Redação: Ruth Tupinambá Graça, de 94 anos, é atualmente a mais importante memorialista de M. Claros. Nasceu aqui, viveu aqui, e conta as histórias da cidade com uma leveza que a distingue de todos, ao mesmo tempo em que é reconhecida pelo rigor e pela qualidade da sua memória. Mantém-se extraordinariamente ativa, viajando por toda parte, cuidando de filhos, netos e bisnetos, sem descuidar dos escritos que invariavelmente contemplam a sua cidade de criança, um burgo de não mais que 3 mil habitantes, no início do século passado. É merecidamente reverenciada por muitos como a Cora Coralina de Montes Claros, pelo alto, limpo e espontâneo lirismo de suas narrativas).

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66893
De: Efemérides - Nelson Vianna Data: Domingo 20/3/2011 08:37:10
Cidade: Montes Claros

(Durante anos, o escritor e agrimensor Nelson Vianna, nascido em Curvelo e apaixonado por M. Claros, desde que aqui chegou, pesquisou a história da cidade. Foi a arquivos, jornais, revistas e livros, entrevistou pessoas, vasculhou correspondências – enfim, buscou em toda parte fontes que permitissem levantar a história do município de M. Claros. Conseguiu. Processou sua longa procura e publicou "Efemérides Montesclarenses", que cobrem o período de 1707 a 1962, revelando o que - neste período - aconteceu de mais importantes no cotidiano de nossas vidas. Nelson Vianna, apaixonado por M. Claros, reconhecido ao historiador Hermes de Paula, mais novo do que ele, mas seu auxiliar no trabalho, prestou - prestaram os dois, é preciso gritar isto - uma das mais notáveis contribuições à civilização dita montesclarina. Morreu pobre, materialmente pobre, mas o seu legado espiritual cresce a cada dia, embora ainda não seja suficientemente reverenciado. O tempo, sempre ele, também fará esta reparação. Republicar a resenha histórica pacientemente ajuntada pode ser um começo. Pelo calendário do dia, sairá publicado aqui, desde este 12 de janeiro de 2011, o que ele conseguiu desvendar no vasto tempo de 255 anos - entre 1707 e 1962, de uma Montes Claros nascente, criança e juvenil. Ajudará a cidade a se localizar. Talvez, a se achar. E haverá sempre um preito de gratidão a estes dois - Nelson Vianna e Hermes de Paula, e a muitos outros que, no silêncio, onde Deus fala aos Homens, recolhem o aplauso geral):

20 de março

1901 – O cidadão Luiz Augusto Durães é provido na serventia vitalícia do Ofício de Partidor-Distribuidor do Juízo da Comarca de Montes Claros, na forma da lei, por ato do Governo do Estado.
1909 – “A Verdade” desta data noticia que foi exonerado, a pedido, do cargo de Agente Postal de Montes Claros, Hermenegildo Demófilo Prates, sendo nomeado para substitui-lo naquelas funções, Antônio Dias do Nascimento.
1931 - Pelo decreto n. 9897, é convertida em Posto de Higiene Municipal, a Delegacia de Higiene de Montes Claros.
1936 – Falece dona Salvina Soares de Miranda, espôsa do cap. Antônio Soares de Miranda, antigo fazendeiro e negociante do município de Montes Claros.
1958 – Inaugura-se o Grupo Escolar Simeão Ribeiro dos Santos, no bairro Roxo Verde, em Montes Claros Ao ato compareceram o dr. Geraldo Athayde, Prefeito Municipal de Montes Claros em exercício, Deputado Teóphilo Ribeiro Pires, padre Agostinho Beckauser, farmacêutico Mário Versiani Velloso, Inspetor Escolar, alunos, professores e diversas outas pessoas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66892
De: Marcos Osório Data: Sábado 19/3/2011 23:22:08
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Enquanto a população reclama querendo prevalecer a lei do silêncio em nossa "cidade", o barulho e gritaria corre solto , agora nos fundos do parque de exposição, show em local que era rua de alto trafégo de veículos, agora transformada em palco para shows. É o fim , cadê nossos direitos, o pessoal está ganhando dinheiro em cima da população, e ao mesmo tempo descumprimndo a lei do silêncio, até quando???

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66891
De: Juliano Data: Sábado 19/3/2011 21:23:04
Cidade: Montes Claros

Já passa das 21 horas, e o batuque pagodeiro aqui no Bairro Jardim Saõ Luiz não para. E advinhem onde se localiza esse novo pagode, que tomara, termine hoje: em frente à inoperante Secretaria de Meio Ambiente,(...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66890
De: José Geraldo Data: Sábado 19/3/2011 21:02:44
Cidade: Montes Claros

(...) É preciso que a PM também faça a sua parte. Há pelo menos uma semana que os moradores próximos do "triângulo da impunidade" notam uma significativa diminuição do barulho - barulho que escapa do telhado de uma boate que não tem proteção acústica e barulho dos carros usinas de som. No sentido contrário, aumentou a presença de pessoas - quem sabe sob efeito de drogas - que passam a noite fazendo arruaças. É delito tipificado em lei e cabe à Polícia Militar, tão louvada ao longo da sua história bicentenária, atuar, em nome da sociedade, pois é dela a guarda ostensiva, cheia de méritos. M. Claros tem dois batalhões da PM e eles precisam cuidar disso, em nome da coletividade. Que, reconhecida, agradecerá. Não se pede muito. Apenas o cumprimento das leis que obriga a todos - autoridades e cidadãos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66889
De: Giselle Data: Sábado 19/3/2011 20:28:03
Cidade: Montes Claros

Praça do Major Prates, palco de mais uma violencia na cidade. Dois rapazes baleados...

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66888
De: Ernesto Data: Sábado 19/3/2011 20:52:53
Cidade: Montes Claros

Agora às 20h30 se completaram 15 dias do tremor de terra em Montes Claros, de magnitude de 3,2 graus. O Observatório Sismológico da Universidade de Brasília segue informando que foi o último terremoto acontecido no Brasil. Há duas semanas, neste horário, a cidade toda se perguntava o que havia acontecido para justificar aquele trovão rouco, contido e longo, que intrigou toda uma cidade. A narrativa mais comum era de que um acidente de veículos, de grande proporção havia, ocorrido em cada esquina mais próxima. As pessoas estavam justificadamente apreensivas com o tremor de maior magnitude já sentido aqui. O Observatório explicou que o barulho foi causado pela baixa profundidade do terremoto, a cerca de 3 kms da superfiície, quando terremotos - por exemplo, no Chile - acordam as profundezas a 600 quilômetros da crosta adentro. Aos poucos, a cidade foi se esquecendo do medo e, hoje, decorrido duas semanas, é possível que as medidas necessárias tenham novamente caído no esquecimento. Não é o melhor caminho.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66887
De: Raul Data: Sábado 19/3/2011 18:39:54
Cidade: Moc

É uma pena. A super lua cheia não é visível neste começo de noite em Montes Claros. O tempo prossegue nublado. Mas, ela virá. Na hora própria, as nuvens se dissiparão - e ela vira, senhora da noite.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66886
De: Alcides Data: Sábado 19/3/2011 12:51:09
Cidade: Rio de Janeiro - RJ

Duas informações que circulam em Brasília:
1) O cancelamento do discurso de Obama na Cinelândia, Rio, foi atribuído ao iminente início de combates na Líbia, por aviões do Ocidente, e à comoção pela tragédia no Japão. Contudo, o motivo que mais pesou teriam sido protestos em preparação pelo PSOL e PSTU, na Cinelândia.
2- No Rio,o cerimonial norte-amedricano teria vetado a presença do governador Sérgio Cabral e do prefeito do Rio ao lado do homem mais poderoso do mundo, na visita ao Cristo Redentor. Obama irá com a mulher e as duas filhas, sem papagaios de pirata. Os governantes aguardarão sentadinhos na sede da Central Única de Favelas, onde Obama fará um discurso.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66885
De: Gissele Niza - Jornalista Data: Sábado 19/3/2011 10:27:40
Cidade: Montes Claros

Sobre a notícia é preciso esclarecer que: "Assassino confesso da secretária Janinha reconstitui o crime, lendo "Gabriela, Cravo e Canela"; livro teria sido presente da "direção do presídio" O assassino confesso de Janinha Pereira de Freitas, Danillo Ederson Fernandez, participou da reconstituição do crime ontem algemado e sob forte esquema de segurança, não levava consigo nenhum objeto, muito menos um livro.E a título de informação: o livro que ele está lendo “Expresso da Meia Noite” é o quarto desde que foi preso - foi repassado a Danilo pela assistente social que o acompanha, uma vez que ele está em uma cela isolado – por questões de segurança - sem qualquer meio de comunicação (TV ou rádio). A informações foi dada pelo próprio Danilo ao ser questionado sobre como eram seus dias na prisão. Porém não confirmada pela Polícia Civil e pela direção do Presídio.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66884
De: Márcia Data: Sábado 19/3/2011 09:15:56
Cidade: Moc

Notícia: "Assassino confesso da secretária Janinha reconstitui o crime, lendo "Gabriela, Cravo e Canela"; livro teria sido presente da "direção do presídio" - diz jornal.

Ficou parecendo que no momento da reconstituição,o assassino confesso teria rumado ao local carregando o livro. Não é bem assim. No presídio, o Danilo tem lido, e no momento, o livro é este. A direção do presídio realmente deu o livro, a pedido dele, mas isso a delegada não sabia, nem os peritos. A repórter que faz assessoria da polícia, tinha essa informação e relatou a uma outra repórter e a um cinegrafista, casualmente. Já o repórter que deu esta notícia no EM, assistiu apenas ao final da pergunta feita ao Danilo, sobre o assunto e fez uma pequena confusão.É só a título de informação mesmo.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66883
De: O tempo Data: Sábado 19/3/2011 08:07:23
Cidade: Belo Horizonte / Mg

Polícia faz reconstituição da morte de secretária - A Polícia Civil de Montes Claros, no Norte de Minas, realizou ontem a reconstituição do assassinato da secretária e estudante de psicologia Janinha Pereira de Freitas, 38, morta no último dia 14 de fevereiro. O acusado é Danilo Éder dos Santos, que conheceu Janinha por meio de um site de relacionamentos. Além da reconstituição, a delegada Karla Marques pediu a prorrogação da prisão temporária do suspeito porque o laudo que vai apontar a causa da morte da secretária ainda não foi concluído. Durante a reconstituição, o assassino confesso mostrou um fio de telefone branco que teria sido usado para enforcá-la. Ele também deu mais detalhes de sua versão do assassinato, ocorrido três dias depois de ele ter viajado para Montes Claros para conhecer pessoalmente a secretária. Mesmo com a confissão do suspeito, a polícia ainda investiga a motivação do crime e do relacionamento entre os dois. "Ainda não temos certeza se ela foi estuprada ou se teria tido uma relação sexual consentida com o suspeito. Acreditamos que ela tenha sido morta porque ele teria tido ciúme de um telefonema que ela teria recebido", afirmou. Indignação. A reconstituição foi acompanhada de perto pela população da cidade, que demonstrou indignação pelo crime. Viaturas da Polícia Civil tiveram que cercar o local para evitar interferências. O suspeito foi preso no último dia 23, em uma lan house, no centro de São Paulo. De acordo com informações da Polícia Civil, o corpo de Janinha foi encontrado dentro de casa e tinha marcas de violência. O local estava revirado e alguns objetos pessoais da vítima, como celular, dinheiro e o notebook usado para se comunicar com Santos, também haviam desaparecido.
Cautela. A Delegacia de Crimes Cibernéticos da Divisão de Crimes contra o Patrimônio de Belo Horizonte recomenda aos usuários de sites de relacionamento não adicionarem pessoas desconhecidas. Antes de adicionar alguém, a polícia aconselha os internautas a procurar, nos sites, informações sobre quem solicita o relacionamento.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66882
De: Estado de Minas Data: Sábado 19/3/2011 08:10:10
Cidade: Belo Horizonte / Mg

Polícia reconstitui morte da mulher assassinada por homem que conheceu pela internet - Luiz Ribeiro - A polícia realizou nesta sexta-feira, em Montes Claros, no Norte de Minas, a reconstituição da morte da secretária Janinha Pereira de Freitas, de 37 anos, que, conforme as investigações, foi assassinada por Danilo Éderson Fernandes, de 28. Eles tinham se conhecido pela internet duas semanas antes do crime, ocorrido na madrugada de 14 de fevereiro. A reconstituição,que durou cerca de duas horas, atraiu dezenas de pessoas que se concentraram em frente a casa da mulher.Os populares demonstraram muita revolta e dirigiram palavras de ordem contra Danilo, com gritos de “assassino! Assassino!”. Os trabalhos foram comandados pela delegada Karla Silveira Marques, responsável pelo caso. Ela disse que a constituição foi feita com base nas informações fornecidas pelo assassino confesso, que colaborou com as investigações e manteve a versão do depoimento, detalhando e simulando toda a dinâmica do crime. “Mas, surgiram algumas divergências entre o que ele falou e a reconstituição que ainda vamos esclarecer”, disse a delegada, sem enumerar que dúvidas seriam estas. Porém, a policial adiantou que Danilo deverá ser indiciado por homicídio qualificado, já que, mesmo com ele tendo levado um notebook, uma impressora, dinheiro e outros pertences da vítima, não ficou configurado crime de latrocínio (roubo seguido de morte). Segundo Karla Silveira, ao que tudo indica, o que ocorreu foi que e Danilo “demonstrou ter ficado com ciúmes por causa de uma ligação que Janinha recebeu. Por causa disso, eles iniciaram uma discussão que resultou na morte da secretária. O assassino confesso chegou ao local sob um forte esquema de segurança, usando um colete a prova de balas, da Policia Civil. No percurso entre o presídio, localizado no Bairro Vilage do Lago II, e casa da vítima, no Bairro Alto São João, ele carregou o livro “Gabriela, Cravo e Canela”, romance de Jorge Amado. Ele teria ganhado o livro da direção do presídio de Montes Claros. Durante a reconstituição, Danilo se manteve calmo o tempo todo e revelou todos os detalhes da morte. Segundo a delegada, ele demonstrou estar arrependido. Foi feita a reconstituição de todas as cenas do crime, incluindo a simulação da chegada e da saída de uma prima de Janinha, que juntamente com o namorado dela, esteve na casa horas antes do assassinato.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66881
De: Efemérides - Nelson Vianna Data: Sábado 19/3/2011 08:29:48
Cidade: Montes Claros-MG

(Durante anos, o escritor e agrimensor Nelson Vianna, nascido em Curvelo e apaixonado por M. Claros, desde que aqui chegou, pesquisou a história da cidade. Foi a arquivos, jornais, revistas e livros, entrevistou pessoas, vasculhou correspondências – enfim, buscou em toda parte fontes que permitissem levantar a história do município de M. Claros. Conseguiu. Processou sua longa procura e publicou "Efemérides Montesclarenses", que cobrem o período de 1707 a 1962, revelando o que - neste período - aconteceu de mais importantes no cotidiano de nossas vidas. Nelson Vianna, apaixonado por M. Claros, reconhecido ao historiador Hermes de Paula, mais novo do que ele, mas seu auxiliar no trabalho, prestou - prestaram os dois, é preciso gritar isto - uma das mais notáveis contribuições à civilização dita montesclarina. Morreu pobre, materialmente pobre, mas o seu legado espiritual cresce a cada dia, embora ainda não seja suficientemente reverenciado. O tempo, sempre ele, também fará esta reparação. Republicar a resenha histórica pacientemente ajuntada pode ser um começo. Pelo calendário do dia, sairá publicado aqui, desde este 12 de janeiro de 2011, o que ele conseguiu desvendar no vasto tempo de 255 anos - entre 1707 e 1962, de uma Montes Claros nascente, criança e juvenil. Ajudará a cidade a se localizar. Talvez, a se achar. E haverá sempre um preito de gratidão a estes dois - Nelson Vianna e Hermes de Paula, e a muitos outros que, no silêncio, onde Deus fala aos Homens, recolhem o aplauso geral):

19 de março

1866 — Sob a presidência do alferes José Fernandes Pereira Corrêa, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Mortes Claros, é empossado no cargo de Juiz Municipal de Montes Claros de Órfãos do Têrmo o dr. Antônio Gonçalves Chaves Júnior, por seu procurador Cesário José da Mota.
1894 — Nasce em Montes Claros José Joaquim Pereira Dé, filho de Antônio Joaquim Pereira e dona Joaquina Antônia Pereira. E’ comerciante nesta cidade e foi vereador à Câmara Municipal de Montes Claros, empossado a 1.° de janeiro de 1948.
1900 — Em sessão da Câmara Municipal de Montes Claros, sob a presidência do major Simeão Ribeiro dos Santos, são aprovadas as contas relativas ao exercício de 1899 da Câmara Municipal, cuja arrecadação foi de .... 40:482$745 e a despesa, de 40:050$300.
1931 — Por portaria do Juiz de Direito da Comarca de Montes Claros, Athos Braga é nomeado para o cargo de Promotor de Justiça dêste Têrmo, em substituição a João dos Anjos Fróis, falecido por atropelamento de autc— móvel em Belo Horizonte, a 13 de março de 1931.
1937 — E’ inaugurado o Grande Hotel São José, localizado na praça Cel. Ribeiro, esquina com a Bocaiúva, hoje rua Dr. Santos, em Montes Claros, de propriedade de José Dias de Sá. O edifício, que é de dois pavimentos tem 70 quartos, vários salões e as dependências necessárias. A bênção do prédio foi oficiada por S. Excia Revma. Dom João Antônio Pimenta, Bispo de Mortes Claros, auxiliado pelo Bispo Coadjutor, Dom Aristes Porto. O ato, que teve numerosa assistência, foi paraninfado pelo Prefeito Municipal de Montes Claros, engenheiro José Antônio Saraiva, e pelo dr. Alfreu Gonçalves de Quadros, Presidente da Câmara Municipal de Montes Claros.
1940 __É inaugurada, às 16 horas, “A Imperial”, casa de modas e armarinho, situada na esquina das ruas Lafetá e Simeão Ribeiro, em Montes Claros, de propriedade e sob a direção de dona Maria Mercês Prates Corrêa. A benção das instalações e do edifício foi oficiada pelo cônego Marcos Van In, contando com a presença do Prefeito Municipal de Montes Claros e de pessoas amigas.
1945 __ Inaugura-se, às 16 horas, a fábrica de banha e frigorífico São José, em Montes Claros, de propriedade da firma Mota & Cia., composta dos sócios dr. Carlos Gomes da Mota e José Dias de Sá. A organização contém maquinaria constante de batedeiras para 300 quilos em duas horas, fabricação de mortadelas, salsichas, salames, presuntos e demais produtos congêneres, mantendo frigorífico com grande capacidade de produção, achando-se instalada no bairro Santo Expedito. Ao ato compareceram o Prefeito Municipal de Montes Claros, dr. Alfeu Gonçalves de Quadros, o dr. Ciro dos Anjos, Presidente do Conselho Administrativo do Estado de Minas, e várias outras pessoas.
1956 __ Falece dona Jacina Soares de Sá, aos 88 anos de idade. Nasceu em Grão Mogol, filha de Domingos Soares de Sá e dona Felisberta da Costa Sá. Casou-se a 13 de fevereiro de 1886 com o professor Carlos Catão Prates que, por muitos anos, foi Diretor do Grupo Escolar Gonçalves Chaves, de Montes Claros.
1958 __ É solenamente inaugurada a sede social do Circulo Operário, em Montes Claros. A festa foi precedida de uma novena em louvor de São José, padroeiro dos operários. Às 18 horas celebrou-se missa no recinto da sede. Às 19,30 horas, foram expostos os retratos de Dom Antônio Almeida Morais Júnior, criador do Círculo Operário, e de Oliveira Barbosa, atual dirigente da entidade. Dom José Alves Trindade, Bispo de Montes Claros, presidiu a sessão solene, em que discursaram vários oradores.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66880
De: Paulo Sousa Lima Data: Sexta 18/3/2011 22:33:23
Cidade: BH

É Monteiro (mens. 66062) a música das pastorinhas repecute saudades em muitos de nós. Algumas semanas atrás acordei com uma musica reboando em minha mente:
"Viemos adorar, viemos adorar
Viemos de tão longe para o Deus-menino adorar.
De Jacó nasceu a vara,
da vara, nasceu a flor,
da flor nasceu Maria,
de Maria o Salvador..."
Viemos adorar..."

E me lembrei na sequência de uma outra que dizia:
"Pastoras, vamos embora
que a madrugada já vem,
a procura de nossa cabana
que lá não ficou ninguem.

Adeus Deus-menino, nascido em Belém
adeus meus amigos, adeus nosso Bem.
Alegres viemos, contentes voltamos,
pois do Deus-menino saudades levamos"

Eram outros tempos nesta Monsclaros das Sapucaias.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66879
De: Carmen Netto Data: Sexta 18/3/2011 22:45:38
Cidade: Bhte

Precursoras

“Ser mulher é... como bem definiu Cora Coralina é fazer a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores”.
Ventos perfumados no ar. Dia 1º de Janeiro de 2011 a posse da Dilma Roussef, a primeira presidente mulher do País. Numa sociedade machista como a nossa, no poder mais alto da República, temos agora uma mulher. Sexo frágil coisa nenhuma. Mulheres são guerreiras, sobrevivem aos trancos e barrancos, trabalham para ser independentes financeiramente e também para construir um mundo melhor.
Lembrei-me de mulheres montesclarenses de nascimento ou de coração, mulheres com luz própria, que pensavam com sua própria cabeça.
Nas décadas 40/50 as mulheres pertenciam tradicionalmente à casa e os homens às ruas. Naquela época algumas mulheres viveram em “feminino prático”, escolheram suas próprias batalhas dentro de suas vivências.
Numa cidade sem tradição de carnaval, D. Afra, baiana de nascimento, alegrava a rua Presidente Vargas com sua fantasia de baiana. Dançava com a dignidade de uma rainha, tinha o respeito e admiração dos montesclarenses.
Alice Aquino Netto saiu de Januária para estudar em Diamantina. Não existiam estradas. Viajava de vapor até Pirapora, de lá continuava a cavalo, atravessava as escarpas da Serra do Espinhaço para estudar no Colégio N. Srª das Dores. Foram anos de sacrifícios, mas o sonho se concretizou no Instituto Dom Bosco, onde desenvolveu a pedagogia do amor, aliada a métodos de ensino revolucionários da época.
Fernanda Ramos chegou à nossa cidade quase uma menina, casada com o Sr. Arthur Ramos. Mulher inteligente, bonita, empreendedora, empresária, conciliou seu papel de esposa e mãe criando uma família exemplar com muitos filhos. Exerce até hoje grande liderança participando ativamente dos acontecimentos da cidade.
Heloisa Veloso Sarmento, minha inesquecível professora de história no Colégio Diocesano. Depois de casada, já morando em Montes Claros fez no Instituto de Educação em BH, curso superior, o que hoje corresponde à Pedagogia. Diretora da E. E. Dom João Pimenta, transformou aquele educandário em uma escola-modelo onde realmente se educava. Delegada de Ensino, com seu trabalho honrou o nome de Montes Claros e do Norte de Minas junto à Secretaria de Educação.
Josefina Mendonça, mulher muito à frente do seu tempo. Jogava tênis, pouco praticado naquela época. Alta, elegante, parecia uma americana. Usava bermuda, calça comprida, moda proibitiva nas décadas de 40 / 50. Mas o que mais admirava em D. Josefina era o senso estético. Fazia belos jardins; fez o projeto paisagístico da Praça Dr. João Alves, pois se preocupava com aridez da cidade. Cuidou dos canteiros da Av. Francisco Sá onde residia. Hoje seria uma ecologista de grande porte.
Judithe Alves era chamada de Juju aviadora. Pilotando um avião teco-teco, fazia piruetas nos céus montesclarenses. Foi a nossa Amélia Eharth que em 35/36, foi a primeira americana a cruzar o Atlântico em vôo solo. Muito bonita, usava macacão de aviador, encantava a criançada com aqueles óculos imensos, usado para voar. Foi também locutora da Rádio ZYD-7.
Maria Vasconcelos Câmara – Lica – minha querida mãe de leite. Mulher com M maiúsculo. Irreverente, dinâmica, destemida, contadora de piadas. Frequentava os estádios de futebol, onde torcia apaixonadamente. Mulher de garra participava da política local e era super respeitada. Conheceu seu marido Evandro Câmara na Escola Normal onde ambos estudavam. Troca de olhares, namoro escondido. Um dia, namorando atrás da Igrejinha do Rosário, aconteceu o primeiro beijo. Ela assustou, emocionou e adorou! Veio o segundo e nesse momento passa D. Maria Flora Bicalho, presidente da Pia-União das filhas de Maria. Resultado: Lica foi expulsa, mas não se importou. Foi por uma boa causa...
Natália Peixoto não era só costureira, modista, era uma estilista! Achar uma vaga com ela era difícil, pois tinha clientela cativa na cidade e também em todas as cidades do Norte de Minas. Foi exemplar mãe e amiga. Seu atelier era famoso e de lá saíam “Tailleur”, vestidos de casamento, “blaser” e qualquer moda que Paris lançava. Trabalhou até o fim de seus dias e foi-se, deixando exemplo de mulher-guerreira e mãe-coragem.
D. Marina Fernandez Silva chega à cidade. Carioca, simples, simpática e cheia de sonhos, plantou a semente do Conservatório Lorenzo Fernandez. A semente germinou, floresceu e hoje é um Jequitibá onde o vento espalha suas sementes de cultura para a cidade, o Estado e o País.
Zezé Colares Moreira criou o Banzé, Conjunto Folclórico que resgatou a cultura de Montes Claros, levando-a ao exterior e ao Brasil. Muita pesquisa, muita luta, valeu a pena e hoje o Banzé é respeitado, aplaudido onde se apresenta.
Essas grandes mulheres semearam sementes, transformaram sonhos em realidade, analisaram, refletiram para mudar. Reuniram em vida características de ousadia. Essas mulheres casaram com o mundo!

Carmen Netto

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66878
De: Sergio Data: Sexta 18/3/2011 18:18:00
Cidade: Montes Claros

Ei-la, linda, esplêndida! A super-Lua Cheia. Veio antes que o fio negro da noite substitua a linha branca do que resta do dia. A lua está 6 mil quilômetros mais perto de todos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66877
De: Pessoa Data: Sexta 18/3/2011 16:30:53
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Reconstituição do assassinato de Janinha segue ainda na residência. A rua está cheia de transeuntes e curiosos, muitos a gritar "assassino, assassino"....

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66876
De: Luci Data: Sexta 18/3/2011 15:28:31
Cidade: Montes Claros/MG

Sinal dos tempos. Posto de gasolina que fica ao lado do Batalhão da PM, na avenida Deputado Plinio Ribeiro, foi assaltado. O frentista deu uma "gravata" no assaltante e o derrubou da moto. Depois, chamou a PM e entregou o ladrão.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66875
De: Waldyr Senna Data: Sexta 18/3/2011 14:08:09
Cidade: Montes Claros/MG

Marola e tsunami

Waldyr Senna Batista

Uma coisa parece fora de dúvida: a “marolinha” não se transformará em “tisunami”. Pode se tornar, no máximo, em tremor de terra, como o registrado há dias, que passou despercebido à maioria da população da cidade e, na escala “Richter”, foi de magnitude reduzida. Aliás, nem os próprios organizadores do movimento “fora Tadeu” parece alimentar a pretensão de mobilizar multidões. Quando muito, esperam fugir da classificação de “meia dúzia de gatos pingados”. Para isso, vão insistir com novas passeatas, agitando faixas, gritando palavras de ordem e tentando ampliar o desgaste político do prefeito. Para este sabado, estava programada mais uma manifestação, da série que se estenderá até a eleição do próximo ano. Esta , sim, para valer e com números para avaliação do possível estrago provocado pelos manifestantes. Para o prefeito Luiz Tadeu Leite o campo de manobra é estreito. Cabe-lhe fazer de conta que não é com ele, defendendo burocraticamente o legítimo direito de livre manifestação de opinião ou procurando mexer-se para injetar algum entusiasmo na sua administração, que ainda não decolou. O pacote de obras por ele anunciado ontem pode contribuir nesse sentido, embora tenha se limitado a pequenas obras ou à repetição de itens que já figuraram em praticamente todas as propostas dos últimos prefeitos, como é o caso da retificação do córrego do Cintra. Faltou o “Mocão”, cujo buraco está completando quarenta anos... A lista mais pareceu plano de ação de administração que vai começar quando, passados 27 meses do mandato de 48, seria o caso de estar sendo feita prestação de contas de obras realizadas. E, pela extensão do pacote, há dúvidas quanto à sua viabilidade. O tempo é curto, o desgaste tem sido grande e a campanha para a sucessão já está nas ruas. O pacote foi anunciado como “Obras e serviços prioritários a serem realizados em 2011 e 2012”, mas, na prática, não são dois anos. Quando muito restam doze meses, pois de 2011 já se foi a quarta parte e 2012 “termina” em abril, por causa da eleição. Outras medidas por ele adotadas podem ser catalogadas como visando a eleição, como a recomposição do secretariado, que não teve a amplitude anunciada, limitando-se a remanejamento de pessoas, efetivação de interinos e o retorno de antigos auxiliares. Pelo menos dois dos novos secretários são ligados a grupos que não integram a administração, mas não consta que tenham sido a ela agregados com o objetivo de ampliar sua base de sustentação. Equivale dizer que a dança de cadeiras efetuada não pode ser tida como preparatória da campanha. O grande transtorno da atual administração foi a admissão (“a várias mãos”) em massa de servidores, que tiveram de ser demitidos, levando à deterioração do clima político. Esses servidores afastados é que estão, em grande parte, reforçando o bloco “fora Tadeu”, que não pretende dar trégua ao prefeito tão cedo. Para reduzir os efeitos deletérios dele, a única arma é a realização de obras, como pretende o pacote dado agora à divulgação. Mas não basta publicar lista de boas intenções. O que importa é executar o que está no papel. Para isso, é necessário muito dinheiro, que foge à capacidade financeira da Prefeitura. Teria ela segurança de que o Estado e a União lhe darão o suporte necessário?

(Waldyr Senna é o mais antigo e categorizado analista de política em Montes Claros. Durante décadas, assinou a "Coluna do Secretário", n "O Jornal de M. Claros", publicação antológica que editava na companhia de Oswaldo Antunes. É mestre reverenciado de uma geração de jornalistas mineiros, com vasto conhecimento de política e da história política contemporânea do Brasil)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66874
De: Sileide Data: Sexta 18/3/2011 12:59:42
Cidade: M. Claros

Quem precisa de internet navegando realmente em banda larga coça a cabeça em M.Claros. E paga horrores. Um mega de velocidade, em regime dedicado, isto é, com entrega real de 1 mega, custa 700 reais. Outros planos, mais baratos,prometem um mega e entregam dez por cento do valor vendido. M. Claros é uma das cidades mais penalizadas nos serviços de banda larga. Bandalarga real, criteriosa, não a imaginária e falaciosa. Até quando abusarão da paciência nossa ??

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66873
De: Camargo Data: Sexta 18/3/2011 12:26:04
Cidade: BH

Os investimentos publicos anunciados para Uberaba,ontem,com a presença da presidente Dilma, somam 3 bilhões de reais. Quanto a M. Claros...

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66872
De: Juliana Data: Sexta 18/3/2011 10:34:39
Cidade: Montes Claros

(...) Os carros de propaganda nas ruas, que baixaram o som por alguns dias, em tardia obediência às leis, estão voltando com tudo, vitaminados. Da mesma forma, voltam a se multiplicar os aparelhos de som na porta das lojas, atuando aos berros contra quem passa ou trabalha por perto. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66871
De: Norberto F. Prates Data: Sexta 18/3/2011 10:16:08
Cidade: Montes Claros  País: BRASIL

Com relação à mensagem nº 66869, para o BMG Montes Claros, qualquer que fosse o resultado, a classificação seria a mesma. Então o técnico poupou alguns jogadores para as quartas de final, que serão contra o Minas Tênis Clube. E apenas para complementar, o nome do outro time é SADA e não cruzeiro, que apena empresta o nome.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66870
De: Píndaro Data: Sexta 18/3/2011 09:37:22
Cidade: Moc

Qui 17/03/11 - 16h49 - Sábado será noite da "Super Lua"; ela virá 6.530 quilômetros mais perto de nós
Costumeiramente, as redes de TV chamam de tempo ruim aquilo que acreditamos ser tempo "ótimo": a chuva. Ela sempre é bem vinda entre nós, pois que estamos numa região de secas crônicas. Com esta visita, da lua cheia mais bonita entre todas, marcada para este sábado, é impossível não torcer, desta vez, contra a chuva, ainda que pedindo m il desculpas. Não é demais torcer, esperar, por um céu de brigadeiro nos albores do domingo, no livor da noite, para ver o esplendor da lua vertendo luz sobre os montes claros. (Contudo, há a previsão de 14, 5 e 16 milímetros de chuva, em M. Claros, hoje, sábado e domingo. A noite e tarde de sábado têm mesmo previsão de "pancadas de chuva". Veremos. Mas, vindo o que vier, agradeceremos)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66869
De: Fagundes Data: Sexta 18/3/2011 07:10:15
Cidade: Moc/MG  País: BRASIL

O Cruzeiro dependia mais que nunca do BMG Montes Claros para encerrar a fase de classificação da Superliga Masculina em segundo lugar. Só que o time que precisava vencer o Cimed Florianópolis para dar uma ‘ajudinha’ aos celestes, não fez a sua parte. Apático, foi totalmente dominado pelos catarinenses e perdeu por 3 sets a 0, nesta quinta-feira, no Capoeirão, em Santa Catarina.O Cimed ratificou a vice-liderança e ganhou com tranquilidade em casa. As parciais foram de 25 a 22, 25 a 19 e 25 a 22.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66868
De: Efemérides - Nelson Vianna Data: Sexta 18/3/2011 08:16:20
Cidade: Montes Claros/MG

(Durante anos, o escritor e agrimensor Nelson Vianna, nascido em Curvelo e apaixonado por M. Claros, desde que aqui chegou, pesquisou a história da cidade. Foi a arquivos, jornais, revistas e livros, entrevistou pessoas, vasculhou correspondências – enfim, buscou em toda parte fontes que permitissem levantar a história do município de M. Claros. Conseguiu. Processou sua longa procura e publicou "Efemérides Montesclarenses", que cobrem o período de 1707 a 1962, revelando o que - neste período - aconteceu de mais importantes no cotidiano de nossas vidas. Nelson Vianna, apaixonado por M. Claros, reconhecido ao historiador Hermes de Paula, mais novo do que ele, mas seu auxiliar no trabalho, prestou - prestaram os dois, é preciso gritar isto - uma das mais notáveis contribuições à civilização dita montesclarina. Morreu pobre, materialmente pobre, mas o seu legado espiritual cresce a cada dia, embora ainda não seja suficientemente reverenciado. O tempo, sempre ele, também fará esta reparação. Republicar a resenha histórica pacientemente ajuntada pode ser um começo. Pelo calendário do dia, sairá publicado aqui, desde este 12 de janeiro de 2011, o que ele conseguiu desvendar no vasto tempo de 255 anos - entre 1707 e 1962, de uma Montes Claros nascente, criança e juvenil. Ajudará a cidade a se localizar. Talvez, a se achar. E haverá sempre um preito de gratidão a estes dois - Nelson Vianna e Hermes de Paula, e a muitos outros que, no silêncio, onde Deus fala aos Homens, recolhem o aplauso geral):

18 de março

1850 — É pôsto em hasta pública o velho edifício em que funcionavam o júri e as sessões da Câmara Municide Montes Claros de Formigas, já todo em ruína.Localizava-se próximo ao nôvo prédio edificado para mesmas finalidades do antigo, ora em leilão. Tendo do avaliado em 80$000, o Vigário Antônio Gonçalves Chaves por parte da Igreja Matriz, ofereceu cem réis acima do maior lance. Como, porém, não aparecesse licitante, foi conferida a arrematação pela quantia certa de 80$100, de acôrdo com a proposta do Vigário Chaves. A quantia foi imediatamente paga e destinada para a nova obra em construção, a qual, executada morosamente, só foi concluída em 1864.
— E’ apresentado em sessão da Câmara Municipal de Montes Claros de Formigas o orçamento desta para o ano de 1850 a 1851, importando em 600$000, assim distribuídos: “com o Secretário e o Porteiro, 440$000; com a iluminação e o asseio da Cadeia, 2O$OOO; com eleições políticas, 40$000; com obras públicas, 50$0O0, com o expediente da Secretaria, 30$000; com eventuais, 20$000”.
1890— O bacharel José Tomás de Oliveira é nomeado, por ato do Govêrno, para o cargo de Juiz Substituto da Comarca de Montes Claros, em substituição ao dr Sócrates Roque de Lima Borborema, assassinado a 10 de março de 1898.
1909 — Por ato do Chefe de Polícia, datado de 17 de março de 1909, toma posse e entra em exercício do cargo de Delegado de Polícia Especial da Circunscrição de Montes Claros o alferes Horácio de Oliveira Christo, em substituição ao alferes Cesário Maldonado Gama, afastado do cargo em virtude do conflito verificado na noite de 2 de fevereiro de 1909.
1931__ E’ adquirido ao farmacêutico Mário Versiani Velloso o terreno situado na esquina da rua Dr. Velloso com a Dom João Pimenta, em Montes Claros, com 37 metros de frente por 87 metros de fundos, para a construção do Sanatório Santa Teresinha. A aquisição foi feita pela quantia de 10:000$000.
1933 — O Centro de Saúde de Montes Claros inaugura o serviço anti-rábico.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66867
De: Cássia Data: Sexta 18/3/2011 02:14:04
Cidade: M. Claros

Choveu forte depois da meia noite em M. Claros. Vinha chovendo mansinho desde que anoiteceu.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66866
De: Gissele Niza Data: Quinta 17/3/2011 16:59:14
Cidade: M. Claros

A reconstituição do assassinato de Janinha Pereira de Freitas será realizada amanhã, às14h, na Avenida Geraldo Ataíde, Bairro Alto São João.A delegada titular da Aips 98, Karla Silveira Marques, que preside o inquérito coordenará os trabalhos e em seguida concederá entrevista a imprensa.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66865
De: Carlos Data: Quinta 17/3/2011 16:26:33
Cidade: Brasília

Agora complicou de vez. O Supremo Tribunal Federal, em decisões isoladas dos seus diferentes ministros, vinha definindo que a vaga de suplentes nas casas legislativas pertence antes aos partidos políticos do que às coligações. Foi assim no caso do deputado Humberto Souto, que tem uma liminar, à espera de cumprimento, para ficar com a vaga ora preenchida por seu conterrâneo Jairo Ataíde. Humberto é o primeiro suplente do partido. Jairo, da coligação. A liminar da ministra Carmen Lúcia mandou que a Câmara Federal chame Humberto para o lugar de Ataíde, mas a Câmara - decorridas semanas - não atendeu e diz que dá prazos de defesa para o ocupante do carrgo. Acresce que nem todos os partidos têm suplente, o que levaria a Câmara Federal à situação absurda de ter vagas abertas, não preenchidas. Para completar, hoje um ministro do Supremo, não por acaso presidente do Tribunal Superior Eleitoral, decidiu em outra direção. E disse que mudar o critério que vem sendo adotado é colocar o Supremo legislando, usurpando atribuição exclusiva do Poder Legislativo. Veja a notícia que acaba de sair do forno:

"G 1- Rio - Ministro do STF decide que vaga de suplente é da coligação - Supremo vinha decidindo a favor dos suplentes dos partidos. Lewandowski diz que mudar regra seria fazer ‘reforma política’ via Judiciário. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, decidiu nesta quinta-feira (17) que a vaga de deputado federal licenciado deve ser preenchida pelo suplente da coligação e não do partido, como outros ministro da Corte haviam determinado. Esta é a primeira vez que um integrante do STF decide dessa forma. Desde dezembro, cinco liminares foram expedidas pela Corte garantindo vagas a suplentes dos partidos. Até a semana passada, 14 mandados de segurança foram protocolados no Supremo sobre o assunto. O presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), tem mantido o entendimento da Casa de dar preferência a suplentes de coligações, ao contrário das determinações do STF até agora. “Vamos continuar cumprindo a lei. E a lei determina a posse do suplente da coligação. A Câmara vai continuar com entendimento de que o que vale é a coligação”, afirmou Maia no início de fevereiro.Na decisão desta quinta, Lewandowski negou o pedido feito por Wagner da Silva Guimarães (PMDB-GO), que concorreu ao cargo de deputado federal nas eleições de 2010 como segundo suplente da coligação e primeiro do partido.
Guimarães pretendia ocupar a vaga deixada pelo deputado Thiago Peixoto (PMDB-GO), que se licenciou para assumir a Secretaria de Estado da Educação de Goiás. O ministro afirma que o sistema de eleições proporcionais adotado no Brasil assegura o direito dos candidatos mais votados e da lista de suplentes apresentada pelos partidos. Para ele, ignorar essa lista seria mudar as regras, o que não compete ao Judiciário.“Qualquer alteração no sistema proporcional eleitoral brasileiro, a meu ver, implica reforma política cuja competência estabelecida na Constituição e na legislação eleitoral é exclusiva do Congresso Nacional”, afirmou o ministro.
Lewandowski rebate argumentos apresentados nas decisões anteriores ao dizer que a regra de fidelidade partidária não pode ser aplicada à convocação de suplentes.
“Nos casos de investidura em cargos do Executivo, o parlamentar faz uma opção política sem nenhum prejuízo para a legenda que consentiu e é beneficiaria do cargo”, argumentou Lewandowski."

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66864
De: Cristina Data: Quinta 17/3/2011 16:03:25
Cidade: Montes Claros

Sábado, dia 19, os brasileiros terão a oportunidade de ver o fenômeno conhecido por “Super Lua”. Na data, a Lua cheia parecerá maior do que o normal. Isso porque ela estará na distância mais próxima da Terra dos últimos 18 anos,. Devido à proximidade, as marés deverão se alterar. A Lua iluminará o céu a apenas 356.574 quilômetros daqui - 6.530 quilômetros mais perto do que o habitual. Esse ponto de proximidade se chama “Perigeu Lunar”. O fenômeno acontece apenas quando é Lua cheia e porque a órbita do satélite é elíptica - sua distância da Terra é variável - e não circular.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66863
De: José Prates Data: Quinta 17/3/2011 14:35:34
Cidade: Rio de Janeiro - RJ

O lamento de Macedo

José Prates

O comentário de Macedo (Msg 66857) se fosse verbal, a sua voz estaria embargada pela emoção que o ciúme provoca, em muitas ocasiões. Isto, porém, é uma prova eloqüente de que o amor à terra natal cria desabafos como esse, quando a sentem preterida na concessão de benefícios ou na premiação com altos investimentos. A terra é dele; ele é a sua população. Quando ele diz que Uberaba “já foi equiparada a Montes Claros e hoje está anos luz na frente”, deixa transbordar a mágoa pelo descaso e abandono de sua cidade, sentimento natural no filho que ama a mãe e a vê relegada a segundo plano no conjunto da família. Quem pode dizer que esse comentário é uma reclamação contra os dirigentes da cidade. Ninguém, porque ele é o desabafo lacrimal de um filho que vê a terra-mãe desprotegida, largada à própria sorte, num crescimento desordenado.É um grito contra todos, contra ele próprio, talvez. Uberaba não está à frente em extensão ou numero de habitantes, mas, em riqueza e civilização, porque os seus filhos souberam lutar por ela, uma luta sem egoísmo, pensando no desenvolvimento capaz de beneficiar a todos, porque todos são irmãos, filhos do mesmo lugar. Pensaram e agiram ao contrário de Montes Claros, que desde o seu inicio, foi cada um por si e Deus, somente Deus, por todos
. “Querem ver o tamanho da diferença, visitem a moderna, limpa e civilizada Uberaba, onde as leis são cumpridas” não é um convite, mas, também um lamento contra os próprios irmãos que fizeram o lugar crescer, sem pensar nele, mas, em si como pessoas ou família. “Uma andorinha só, não faz verão”, diziam os antigos, na bela filosofia dos seus adágios. Não é Macedo que vai mudar a cidade com seu choro, com seus lamentos; não é, também, com lamentos que se pode mudar o lugar, mas, com trabalho e principalmente amor. Não é o grito de Macedo que vai despertar as autoridades municipais para pensarem no desenvolvimento cultural da cidade, ao lado do crescimento econômico. Não é o choro dos Macedos de Montes Claros que vai educar o povo, mas, medidas governamentais, até mesmo com algumas punições, que vão dizer aos relaxados que isto ou aquilo é contra a cidade e sua população. Nós cremos que um lamento como esse do Macedo, se lido e interpretado como um sentimento puro de amor à terra, pode despertar aqueles que têm obrigação para com a cidade e o seu povo, promovendo e fazendo a grande obra educacional do povo, inclusive com exemplos. Hoje, os meios de comunicação estão ai, avançados e eficientes, pedindo para serem usados. Montes Claros cresceu, desenvolveu-se economicamente, mas, a educação popular ficou lá atrás. Devia ter crescido junto.
Quando lemos a mensagem do Macedo, veio à nossa mente a Montes Claros de cinqüenta anos passados, sem a ganância do capitalismo. Era cidade grande, capital do sertão, de comércio vasto, poética e romântica. Ruas estreitas sem o vai-e-vem de carros, onde todo mundo saudava todo mundo, irando-lhes o chapéu em sinal de reverência. Era gente da terra, que nasceu na terra ou que a terra adotou como filho. Depois, a luz chegou; o comercio cresceu; a industria se instalou e mais gente e mais gente foi chegando e até favelas apareceram, coisa de cidade grande. Hoje, ninguém saúda mais ninguém ao se cruzarem na rua. Nem alguém usando chapéu, a gente vê mais. as universidades chegaram, o ensino multipliou-se, mas, a educação para a vida em comunidade, não houve. A ânsia do desenvolvimento capitalista fez cada um lutar por si próprio; os carros encheram as ruas; o vizinho que era como um parente, tornou-se um estranho que ninguém sabe, sequer, o nome de batismo. Pois é; Essa é a Montes Claros dos Macedos que choram de ciúmes de uma Uberaba que cresceu com o povo e para o povo. Eu estou longe, bem distante, mas, também, choro a Montes Claros que me adotou como filho e que amo ardentemente, mas, que, talvez, nem saiba quem eu sou.


(José Prates, 84 anos, é jornalista e Oficial da Marinha Mercante. Como tal percorreu os cinco continentes em 20 anos embarcado. Residiu em Montes Claros, de 1945 a 1958, quando foi removido para o Rio de Janeiro, onde reside com a familia. É funcionário ativo da Vale do Rio Doce, estando atualmente cedido ao Sindicato dos Oficiais da Marinha Mercante, onde é um dos diretores)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°66862
De: Monteiro Data: Quinta 17/3/2011 11:14:29
Cidade: M. Claros

"Qua 16/03/11 - 12h25 - Hoje espremido e ignorado, o palacete da "Gazeta do Norte" recebeu a distinção (naqueles dias de guerra) de espalhar o primeiro sinal de rádio"

Acho que hoje é véspera de Natal. Acho que estou, digamos, um pouco fugido de casa, ali perto. É noite. Vou pela rua 15, que já se chama Presidente Vargas, mas que todos chamam de rua Quin-ze. Este sobrado tem escadas e do alto das escadas descem sons. Os sons me encantam, chamam-me. Subo. Há um homem, forte, por trás de um vidro, e ele fala num aparelho. Crianças cantam. Cantam - cantam músicas de Natal. Colo o rosto no vidro, para ver e ouvir melhor, e embaço o vidro. São Pastorinhas, reconheço. Desconfio que cheguei a um lugar perto do Céu, pouquinho antes de o Menino nascer. Há alguém comigo, e quer ir embora. Decido ficar. O homem chama-se Zé Lambique, ou Alambique, não sei, ele não diz direito. Sei que esta música - que o rádio faz cantar - cantará em mim o resto da vida. Tenho 6 anos e a alegria que sinto seja para todos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Página Anterior >>>

Abra aqui as mensagens anteriores: