Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - quarta-feira, 25 de setembro de 2024

Mural

Jornalismo exercido pela própria população

Deixe sua notícia neste Mural, clique aqui para enviar
<< Próxima Página

Mensagem N°80005
De: BBC/ Londres Data: Quarta 27/5/2015 07:30:05
Cidade: Londres/Inglaterra

A polêmica ferrovia que a China quer construir na América do Sul - Gerardo Lissardy - Uma ferrovia que começa no Rio de Janeiro banhada pelo Oceano Atlântico, atravessa a Floresta Amazônica e a Cordilheira dos Andes e termina na costa peruana em pleno Oceano Pacífico: este é o ambicioso plano que a China quer consolidar na América do Sul.
O projeto ganhou novo impulso com a recente visita do primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, à região, visitando Brasil, Colômbia, Peru e Chile.
Em Brasília, Li Keqiang se encontrou com a presidente Dilma Rousseff. Na ocasião, foram assinados 35 acordos de cooperação entre os dois países, englobando áreas como planejamento estratégico, transportes, infraestrutura, energia e agricultura.
Durante o encontro, a presidente Dilma declarou que Brasil, China e Peru iniciaram os estudos de viabilidade da conexão ferroviária entre o Atlântico e o Pacífico.
"Trata-se da ferrovia transcontinental que vai cruzar o nosso país no sentido leste oeste cortando o continente sul-americano", disse a presidente que, logo depois, em conversa com repórteres, classificou a ferrovia como "estratégica para o Brasil".
Ferrovia
Com o projeto da ferrovia, Pequim pretende aumentar sua presença econômica no continente e facilitar o acesso a matérias-primas, o que também gera interesse do Brasil e do Peru.
Em declaração no início da tarde desta terça-feira durante o encontro com Li Keqiang, a presidente Dilma Rousseff afirmou que, com a ferrovia, "um novo caminho para a Ásia se abrirá para o Brasil, reduzindo distâncias e custos".
Especialistas acreditam que a construção da estrada de ferro marcaria uma nova fase na relação da China com a região. No entanto, para que o projeto saia do papel, será necessário superar grandes desafios de engenharia, ambientais e políticos, dizem analistas ouvidos pela BBC.
"Seria uma grande conquista e uma peça-chave da relação da China com a América do Sul, se esse projeto realmente sair do papel", diz Kevin Gallagher, professor da Universidade de Boston e autor de estudos sobre a relação China-América Latina.
"Todo o projeto é uma grande promessa, mas deve ser bem feito ou pode se tornar um pesadelo", ressalva.
A região deve crescer menos de 1% neste ano, de acordo com o FMI (Fundo Monetário Internacional), em parte por causa de uma atividade econômica mais fraca no Brasil. E a falta de infraestrutura continua a ser um dos principais problemas do país.
A China, por sua vez, necessita de recursos naturais para sustentar sua expansão econômica e tem interesse primordial na construção de projetos ferroviários em outras regiões do globo.
"Próximo passo"
Com a popularidade em baixa e abalada por escândalos de corrupção, Dilma prepara um programa de concessões de infraestrutura previsto para ser lançado em junho.
Segundo informações do jornal Folha de S.Paulo, trechos da ferrovia até a fronteira com o Peru estariam contemplados na segunda etapa das licitações.
Estudos técnicos já foram iniciados em solo brasileiro para ligar o porto de Açu, no Rio de Janeiro, a Porto Velho, na bacia amazônica.
A ligação da capital de Rondônia ao Pacífico daria a produtores brasileiros uma alternativa sobre o Atlântico e o Canal do Panamá para enviar matérias-primas para a China.
"Há uma lógica econômica por trás do projeto", disse João Augusto Castro Neves, analista para América Latina da consultoria Eurasia Group.
Nos últimos anos, a relação entre a China e o Brasil é muito focada no aspecto comercial, com o aumento das exportações de produtos como soja e ferro para o gigante asiático.
Mas, segundo Castro Neves, obras como a da Ferrovia Transoceânica poderiam agregar valor a esse vínculo. "É o próximo passo no relacionamento", diz ele à BBC.
Protestos
O projeto exacerbou as já tensas relações entre o Peru e a Bolívia, cujo presidente, Evo Morales, protestou ao saber que a estrada de ferro passaria por fora do território boliviano.
"Não sei se o Peru está jogando sujo", disse Morales em outubro. Segundo ele, a ferrovia seria "mais curta, mais barata" se passasse pela Bolívia.
No entanto, o presidente peruano Ollanta Humala descartou essa possibilidade em novembro, comentando sobre um acordo com a China para iniciar os estudos do projeto.
O trem vai passar "pelo norte do Peru, por razões de interesse nacional", disse Humala.
Juan Carlos Zevallos, economista que presidiu a agência reguladora de transportes peruana OSITRAN argumenta que a região apresenta "desenvolvimento consolidado" de infraestrutura para explorar a estrada de ferro, incluindo o porto de Paita, ponto de chegada da ferrovia.
Na opinião de Zevallos, o projeto facilitaria a entrada de produtos peruanos no Brasil, o maior mercado regional. "Esse é o interesse", disse ele à BBC.
Especialistas antecipam possíveis problemas com grupos indígenas e defensores do meio ambiente, dada a possibilidade de que o trem passe por áreas consideradas sensíveis.
"Uma estrada no meio da Amazônia para atender ao mercado chinês (...) seria uma ilusão acreditar que não vai haver impacto", critica Paulo Adario, diretor da Campanha Amazônia do Greenpeace.
Adario observou, contudo, que "a ferrovia tem menor impacto do que a rodovia para o escoamento da produção" e defendeu que sejam feitos estudos para medir o impacto socioambiental da obra.
Também há desafios de engenharia e custos para a construção de um trem que cruze a Cordilheira dos Andes e desemboque no Pacífico.
Castro Neves alertou que, se não houver planejamento adequado, o projeto pode terminar paralisado, como outras grandes promessas de investimentos na infraestrutura da região.
"A questão não é apenas injetar dinheiro", diz ele.
Gallagher disse que o projeto vai representar "um verdadeiro teste para a relação" entre Pequim e da região.
"Se conseguir construir um trem de alta velocidade que funcione e facilite o comércio com a América Latina, de modo inclusivo e sem prejudicar o meio ambiente, a China tem tudo para se tornar a nova `queridinha` da América Latina", conclui.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80004
De: Marisa Pereira Data: Terça 26/5/2015 18:47:20
Cidade: Montes Claros

Fede muito nesse exato momento aqui no bairro Edgar Pereira. Acabei de mudar para cá é realmente fede muito. Um bairro central é com esse fedor não dá alguma coisa tem que ser feito.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80003
De: Azul Linhas Aéreas Data: Terça 26/5/2015 15:31:50
Cidade: São Paulo

(...) A Azul Linhas Aéreas Brasileiras expandirá sua malha no interior de Minas Gerais com a estreia, na próxima segunda-feira (1º/06), do quarto voo diário e sem escalas entre Belo Horizonte (Confins) e Montes Claros. A nova frequência será operada pelos modernos turboélices ATR 72, com capacidade para transportar até 70 Clientes.(...) Com a frequência adicional, a Azul terá mais de 800 novos assentos ofertados e aproximadamente 20 ligações semanais entre Confins e Montes Claros. Será o primeiro voo que parte do aeroporto mineiro para o destino do interior no fim da tarde e faz o trajeto inverso à noite.
Os Clientes que partem de Montes Claros poderão chegar aos Estados Unidos com apenas uma parada em Confins a partir de 16 de novembro, quando a Azul estreará um voo inédito na história da aviação brasileira, sem escalas, entre a capital mineira e Orlando, na Flórida. Ainda, a partir do terminal mineiro, a Azul oferece voos diretos para mais de 30 destinos domésticos.
Azul em Belo Horizonte (Confins) (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80002
De: César Data: Terça 26/5/2015 12:19:37
Cidade: M. Claros

Confirmado: o 4G de uma única companhia telefônica, a Claro, já está funcionando em algumas torres de Montes Claros. Hoje ainda, 3 novas torres receberão o serviço 4G. Com isto, a empresa mexicana do homem mais rico do mundo ultrapassa a Vivo, que vinha liderando a modernidade dos serviços em M. Claros. A tecnologia 4G acelera a transmissão de dados. Infelizmente, o 4G chega a M. Claros muito tempo depois de ser levado a outros lugares, inclusive a cidades menos importantes economicamente. O motivo do atraso, um deles, foi o governo privilegiar as cidades sedes dos jogos da Copa do Mundo, de triste lembrança.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80001
De: Estado de Minas Data: Terça 26/5/2015 11:43:26
Cidade: Belo Horizonte

Vice confessa ter mandado matar prefeito no Norte de Minas - Informação foi confirmada pela Polícia Civil. Segundo delegado, vice entrou em acordo de delação premiada - O vice-prefeito da cidade de Ibiracatu, José Neto Soares Coutinho (PT), assumiu ser o mandante da tentativa de homicídio contra o prefeito Joel Ferreira de Lima (PT). A informação é da Polícia Civil de Minas Gerais. O político foi baleado durante uma festa religiosa no dia 18 de abril, na zona rural da cidade. Um dos disparos atingiu o olho esquerdo do prefeito, que sobreviveu ao atentado.
Por meio da assessoria de imprensa da Polícia Civil, o delegado regional de Januária, Raimundo Nonato, informou que o vice-prefeito caiu em contradição em depoimento. A informação foi levada à Justiça. Coutinho acabou confessando o crime por meio do esquema de delação premiada, uma ação entre o Ministério Público, poder judiciário e o cidadão para contribuir com as investigações, em troca da redução da pena. Caso o beneficiado minta ou omita algum fato durante as apurações, a delação deixa de existir e ele é preso.
De acordo com a Polícia Civil, o delegado disse que a motivação do crime é política, pois Coutinho queria assumir o cargo de Lima. Ele disse que pagaria R$ 20 mil para que matassem o prefeito, mas o valor não teria sido repassado. A pessoa que fez a intermediação entre o vice-prefeito e o executor está presa, mas Raimundo Nonato preferiu não divulgar o nome do suspeito para não prejudicar as investigações. O autor dos disparos ainda não foi localizado.
Nesta terça-feira, o gabinete da prefeitura de Ibiracatu informou que o Executivo não vai se pronunciar sobre o caso. O advogado do vice-prefeito da cidade não foi localizado.

***

O Tempo - Prefeito diz que perdoa mandante de atentado, mas quer justiça - Joel Ferreira de Lima (PT) foi vítima de tentativa de homicídio a mando do vice-prefeito; ele garante que continua levando sua vida normalmente e não quer vingança - SANDRA NASCIMENTO - O prefeito de Ibiracatu, no Norte de Minas Joel Ferreira de Lima (PT) afirmou que perdoa o mandante da tentativa de assassinato contra ele, o vice José Neto Soares Coutinho (PT). "Eu o perdoo. Quero apenas que se faça justiça e pague pelo crime que cometeu na cadeia". afirmou, do seu gabinete, onde mantém sua rotina regularmente, após ter escapado do atentado.
"Eu estou bem, venho me recuperando e continuo trabalhando normalmente". diz o prefeito. Lima conta que ficou muito surpreso quando soube da autoria da tentativa de homicídio. "Nós nos dávamos bem, nunca tivemos problema. Inclusive fui eu quem o filiou ao partido", lembra. " Só pode ter sido a sedução do poder", arrisca o prefeito, que garante não querer vingança.
Aos 50 anos, casado há mais de 20 anos, pai de cinco filhos entre 22 e 06 meses de idade, Joel Ferreira de Lima diz que continua levando sua vida ao lado da família e administrando a cidade e aguardando o andamento da Justiça. Diz que ninguém deve assumir o cargo de vice-prefeito. "O presidente da Câmara até poderia assumir, respeito o cargo, mas na verdade, o vice não tem muita função", conclui.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80000
De: Prof. Junior Zuba Data: Terça 26/5/2015 10:57:35
Cidade: Montes Claros/MG

Como assim não houve tremor? O tremor aconteceu, isto é óbvio. A questão é que não foi de ordem natural e sim induzido. Os sismos podem ser classificados em induzidos a partir de atividades antrópicas, como a partir das atividades mineradoras, caso específico da cidade de Montes Claros a partir da exploração do calcário e as constantes dinamitações para extração do mesmo.

Prof. Junior Zuba Graduado em Geografia - Especialista em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional - Mestrando em Geografia - Unimontes.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79999
De: José Ponciano Neto Data: Terça 26/5/2015 09:47:11
Cidade: Montes Claros - MG  País: Brasil

Tremores provocados pela a Lafarge começam a preocupar:
As explosões não estão sendo divulgadas previamente de forma a prevenir a população. Após as detonações ficam as dúvidas: Foram naturais ou artificiais?
A Defesa Civil informou que foi uma explosão prevista, porém, a informação só veio após o acontecimento. Quando trabalhei na Construtora Cowan (há 34 anos), éramos orientados a informar previamente a população próxima a bancada o dia e a hora das detonações. O Plano de fogo tinha que ser observado e aprovado pela Defesa Civil da cidade e/ou pelo o exército, como também a concentração de explosivo; a seguência de fogo, tudo para evitar que as vibrações e os arremessos não atingissem os locais mais próximos (casas e edifícios). Enfim, o planejamento das bancadas eram fiscalizadas.
E aqui em Montes Claros? - Como é definida a geometria final da bancada com a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros ou Exército? Quem irá arcar com os prejuízos que as trincas provocam às casas próximas a detonações (caso as foram provocadas pelas explosões descomunais). Não posso duvidar da seriedade dos técnicos da Lafarge, pois, não conheço a razão de carregamento nas bancadas das jazidas da empresa. Mas, que nestes últimos dias as explosões estão fazendo sacudir toda a cidade... não temos como esconder.
Tem gente pensando assim: - Como o escriba é conselheiro no Copam e vem questionando sobre? A título de informação; não votei a favor da nova lavra da Lafarge. Vejo que as coisas não são fiscalizadas como deveriam ser. Não sou contra a mineração do calcário. - Somos refém do cimento, que é o principal ingrediente da argamassa. Mas, não sou “ambienteiro”, que é aquele que se diz ambientalista e vive em enganar os empreendedores e autoridades, mas que na verdade, muitos, estão por detrás dos morros articulando a favor dos predadores.
Sou a favor das coisas certas e que tenham os métodos que comungam a natureza com o meio ambiente urbano.
(*) José Ponciano Neto é Conselheiro do COPAM-NM e Tec. Meio Ambiente Natural e Urbano

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79998
De: Defesa Civil Data: Segunda 25/5/2015 17:52:38
Cidade: montes claros

Informamos que não houve tremor, e sim uma detonação da empresa Lafarge na Bancada 2 que ja estava prevista desde o dia 23. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79997
De: marize Data: Segunda 25/5/2015 17:42:21
Cidade: montes claros mg

tremeu aqui na vila exposição também as 17:21

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79996
De: Evania Data: Segunda 25/5/2015 17:23:33
Cidade: Montes Claros MG  País: Brasil

tremeu aqui no bairro edgar pereira agora - 17:21

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79995
De: Moradora Data: Segunda 25/5/2015 17:34:40
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Senti um forte tremor aqui no Panorama II, agora pouco.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79994
De: Inês Sobrinha Data: Segunda 25/5/2015 17:28:56
Cidade: Montes claros

Houve tremor agora as 17:21 ?? Parece que tremeu aqui no São José

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79993
De: nanda Data: Segunda 25/5/2015 17:27:35
Cidade: santa rita

Senti um tremor aq no santa rita.alguém mais sentiu..

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79992
De: WEDER MENDES Data: Segunda 25/5/2015 17:23:19
Cidade: Montes Claros

Terremoto agora no Vila Regina.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79991
De: Moradora Data: Segunda 25/5/2015 17:21:57
Cidade: Montes Claros

Acaba de acontecer (17:20h) tremor na região central de Montes Claros, próximo a igreja Matriz.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79990
De: Augusto Vieira Data: Segunda 25/5/2015 15:50:39
Cidade: Montes Claros

(...) Essa mulher, filha de meu primo Alpheu Gonçalves de Quadros e de "Dindinha" Helena Prates, quando minha aldeia não tinha sequer paralelepípedos, fumava seu cigarrinho, em público, como faziam as grandes atrizes de Hollywood. Quando nenhuma mulher dirigia carros, lá vinha ela, tomando suas aulas de direção, com Alcebíades, num aero-willys vermelho, novinho. Quando nenhuma mulher assumia uma gravidez fora do matrimônio ela o fez com a maior dignidade. Quando havia um tremendo preconceito contra mulheres estudarem direito, lá estava ela, na Faculdade de Direito da UFMG, destacando-se nos cursos de Bacharelado e Doutorado. Quando não era comum as mulheres se inscreverem em concursos públicos de provas e títulos, lá estava ela, sendo aprovada no de Procuradora do antigo INPS, atividade que exerceu com incrível competência, até aposentar-se. De volta a Montes Claros, especialista em Finanças Públicas, ainda foi, por longos anos, titular da cadeira de Direito Financeiro, na Faculdade de Direito do Norte de Minas. E como era querida pelos colegas de magistério, pelos estudantes e pelos funcionários da faculdade! (...) (Clique aqui para ler toda a mensagem na seção Colunistas)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79988
De: Norberto F. Prates Data: Segunda 25/5/2015 14:46:23
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Com pesar, comunico o falecimento de Suzana Tereza Prates Gonçalves de Quadros, Procuradora Federal aposentada e filha do ex-prefeito de Montes Claros Claros, Alpheu Gonçalves de Quadros e Helena Prates de Quadros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79987
De: Lúcia Data: Segunda 25/5/2015 13:59:05
Cidade: M. Claros

Muita gente continua sem internet por via de fibra ótica. Ela foi restabelecida por volta de 10h, caiu por volta das 12h20m e está fora até agora, 2h da tarde.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79986
De: Jaime N. Caires Data: Segunda 25/5/2015 13:46:55
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Quase duas horas da tarde e a Cemig ainda nao conseguiu restabelecer a energia elétrica no bairro São Luiz, partes do Melo e Todos os Santos. Um bêbado irresponsável bateu o carro em um poste em uma avenida reta e causou transtorno para metade da cidade.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79985
De: M. Antônio Data: Segunda 25/5/2015 10:02:37
Cidade: M. Claros

Sustentado por gerador, o serviço de internet de uma das empresas que opera por fibra ótica em M. Claros foi restabelecido agora. Alívio para todos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79984
De: Sargento Levy Castilho Data: Segunda 25/5/2015 09:49:55
Cidade: MOC  País: Brasil

"Juscelino Kubitscheck desapareceu?..."

Informo a todos que a imagem do saudoso Juscelino Kubitscheck foi derrubada por vândalos, que tentaram "surrupiá-la" para vender o material (bronze). Eu, juntamente com os funcionários da Secretaria de Obras de MOC, recolhemos a estátua, que foi entregue no setor daquela secretaria, situado no bairro Ibituruna, ao lado da AMAMS, para reparos (a mesma quebrou a perna)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79983
De: Evair Bastos Data: Segunda 25/5/2015 09:40:37
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

A pane na Internet esta sendo ocasionada por um acidente em que um honda civic atingiu e destruiu um poste no bairro São Luiz.A cemig ate agora não compareceu ao local para adoção das providencias.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79982
De: M. Antônio Data: Segunda 25/5/2015 08:33:13
Cidade: Montes Claros

Segunda-feira difícil em M. Claros, para quem usa internet, e todo mundo hoje usa. O serviço de uma das fornecedoras de internet via fibra ótica está em pane. Milhares de pontos que dependem desta rede estão parados, nesta manhã, inclusive importantes serviços. Um acidente de trânsito teria sido a causa na interrupção generalizada do serviço. O retorno está previsto para as 10h.

PS - O acidente teria afetado a rede de energia da Cemig e, por consequência, tirado o sistema de fornecimento de energia do ar.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79981
De: Montes Claros Shopping Data: Domingo 24/5/2015 14:05:48
Cidade: Montes Claros

Na noite de sexta-feira, dia 22, após o fechamento do empreendimento houveram furtos no interior do empreendimento. O circuito interno de segurança flagrou a ação e as imagens já estão com a polícia, que investiga o caso.

Maria Fernanda Ruas - Assessoria de Comunicação Montes Claros Shopping

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79980
De: Josiane Sena Data: Domingo 24/5/2015 10:54:35
Cidade: Montes Claros MG

Na noite do dia 22 de maio, houve um roubo a duas lojas de um shopping na cidade de Montes Claros, uma franquia de calçados e um quiosque de aparelhos celulares, com prejuízos estimados em cinquenta e sessenta mil reais, respectivamente, em produtos de estoque. As lojas tiveram suas fechaduras arrombadas à chave de fenda, por volta das 22:53h, por três mulheres, segundo imagens das câmeras de segurança do shopping. O furto duplamente qualificado, por arrombamento e concurso de pessoas, deixa os cidadãos montes-clarenses com uma sensação de revolta e indignação muito grande, principalmente porque o shopping deveria ser um local de extrema segurança. Espera-se que através das imagens as meliantes sejam rapidamente identificadas e que o shopping tome as providências cabíveis o mais rápido possível de forma a amenizar os prejuízos materiais e morais dos condôminos lesados.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79979
De: Helder Veloso Data: Sábado 23/5/2015 21:41:53
Cidade: M. Claros

Titulo da notícia: O Tempo: "Passageiros de um voo (...) que sairia do aeroporto de Montes Claros (...) passaram por momentos de tensão após a aeronave (...) apresentar problemas técnicos e o piloto retornar à pista após duas tentativas de decolar (...)

O fato ocorrido aqui em Montes Claros quanto ao vôo para Belo Horizonte voltou a ocorrer na quinta feira.Estávamos na aeronave que decolaria as 15:20 de BH para Moc quanto da mesma forma na hora da decolagem fomos surpreendidos com a notícia de falha técnica, após retorno e assistencia mecanica ainda com os passageiros à bordo a aeronave foi liberada para decolage e pela 2a. vez sem exito, quando houve a substituição da aeronave. Assim somente por volta das 18:30 pousamos aqui em Moc, tendo permanecido por 3:30 hs dentro de aeronave. Penso que há que ser visto com mais cuidado essa questão da manutenção.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79978
De: PM Data: Sábado 23/5/2015 11:01:39
Cidade: Montes Claros

Policiais Militares ontem, 22, por volta das 23h20min, compareceram na Rua Lagoa Itapeva, Bairro Interlagos, nesta cidade, onde, segundo as vítimas foram abordadas por 02 (dois) indivíduos, um deles armado com 01 (uma) arma de fogo, sob ameaças roubaram 01 (um) aparelho celular e 01 (um) cordão de ouro e, logo após, evadiram. De posse das informações, durante rastreamento, depararam com os indivíduos, identificaram como policiais militares e tentaram efetuar a abordagem, quando os indivíduos desobedeceram as ordens, resistiram e efetuaram disparos contra os militares, que revidaram. O indivíduo V. B. F., 27 anos, foi atingido na perna esquerda, na altura do fêmur, caiu ao solo e foi socorrido por equipe do SAMU, escoltado por policiais militares ao HPS, onde foi assistido pelo médico de plantão e encontra-se em observação, sob escolta policial. O seu comparsa conhecido por “Fernando do Casarão”, que também estava armado, evadiu, em direção a um matagal, efetuando disparos de arma de fogo em direção aos policiais militares, e ainda não foi localizado. Foi apreendida 01 (uma) arma curta, de fabricação artesanal, sem calibre definido, que estava em poder de V. B. F.. Também foram apreendidas as armas e munições utilizadas pelos policiais militares, que foram presos e conduzidos ao Quartel do 10º BPM para providências de Polícia Judiciária.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79976
De: Junior Madureira Data: Sábado 23/5/2015 20:56:09
Cidade: M. Claros

Neste sábado, 23, pela manhã, funcionários da Escola Municipal Maria de Lourdes Pinheiro, no bairro Independência, depararam com uma cena chocante. O vigilante Leandro Martins Lima, de 28 anos, foi encontrado morto. (...)

Pai de família, rapaz novo cheio de sonhos,alegre excelente funcionário e ótimo colega de trabalho. Que JESUS conforte a família e colegas de trabalho....

***

Marina Cardoso Barbosa- Montes Claros/MG - Eu, assim como todos os meus colegas de trabalho, estamos chocados com tamanha violência. Léo era um rapaz muito bom, prestativo e já trabalhava na nossa escola há um certo.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79974
De: Marcelo Eduardo Freitas Data: Sábado 23/5/2015 11:59:09
Cidade: Montes Claros

(...) É preciso corrigir rumos! Imediatamente! Como ensina-nos Ayn Rand, filósofa norte-americana de origem judaico-russa, "quando você perceber que, para produzir precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho; que as leis não nos protegem deles mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada e a honestidade se converte em auto-sacrifício, então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada". E aí? Algo semelhante com o Brasil? (...) (Clique aqui para ler toda a mensagem na seção Colunistas)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79973
De: Prefeitura Data: Sábado 23/5/2015 09:45:54
Cidade: Montes Claros

Neste sábado, 23, pela manhã, funcionários da Escola Municipal Maria de Lourdes Pinheiro, no bairro Independência, depararam com uma cena chocante. O vigilante Leandro Martins Lima, de 28 anos, foi encontrado morto. Imediatamente o fato foi comunicado às autoridades policiais, tendo a Perícia Técnica da Polícia Civil comparecido ao local, colhido todas as informações e materiais que ajudem na elucidação do crime e removido o corpo para o IML. Também a Polícia Militar esteve presente para registrar o Boletim de Ocorrência. As primeiras verificações conduzem à hipótese de latrocínio, roubo seguido de morte. Os responsáveis pelo crime - foram mais de um -, entraram na escola depois das 23 horas de ontem, renderam e mataram o vigilante, subtraíram televisor, retroprojetor e outros objetos e fugiram no veículo da vítima.A Prefeitura de Montes Claros repudia este ato de barbárie e através da Secretaria de Defesa Social está empenhada em acompanhar as investigações, oferecendo, desde o primeiro momento, total apoio à família do vigilante assassinado.

***
Estado de Minas - Assaltantes matam vigia de escola em Montes Claros e fogem no carro da vítima - O corpo do homem foi encontrado por outros funcionários da unidade de ensino ao chegaram ao local na manhã deste sábado - Um vigia foi encontrado morto dentro da escola em que trabalhava na manhã deste sábado, em Montes Claros, no Norte de Minas. Ao chegar ao local, funcionários da Escola Municipal Maria de Lourdes Pinheiro, localizada no Bairro Independência, se depararam com o homem, identificado como Leandro Martins Lima, de 28 anos, já morto. Vários objetos da unidade de ensino foram levados pelos bandidos, que fugiram no carro da vítima.
De acordo com informações do boletim de ocorrência, divulgados pela Prefeitura de Montes Claros, os assaltantes entraram na escola depois das 23h e, após render e matar o Leandro, levaram televisor, retrovisor, retroprojetor e outros objetos. A polícia trabalha inicialmente com a hipótese de latrocínio, roubo seguido de morte. Mais de uma pessoa teria envolvimento no crime.
Apesar de existir um batalhão da Polícia Militar ao lado da escola, nenhum policial percebeu a movimentação. Ainda de acordo com informações da PM, nos quatro primeiros meses deste ano foram registrados mais de mil crimes violentos. Em todo o ano passado, segundo a corporação, foram registrados casos 2.400
Em nota, a Prefeitura de Montes Claros afirma que “repudia o ato de barbaridade” e que vai acompanhar as investigações para identificar e punir os autores. A administração municipal ainda afirmou que está prestando apoio à família do vigilante morto

***
PM - 24/5 - 9h12m - POLÍCIA MILITAR BUSCA MAIS INFORMAÇÕES QUE POSSAM LEVAR
À LOCALIZAÇÃO E PRISÃO DE AUTOR(ES) DE LATROCÍNIO - Policiais Militares ontem, 23, por volta das 05h30min, compareceram na Rua Portugal, Bairro Independência, nesta cidade, onde, segundo a solicitante, ao chegar na E. M. Professora Maria de Lourdes Pinheiro, deparou com a vítima, L. M. L., 29 anos, vigilante do educandário, caída ao solo da secretária, amordaçado, com as mãos amarradas para trás e com um trauma na testa, momento que acionou a PM e o SAMU; Equipe do SAMU compareceu ao local e constatou o óbito. Perícia compareceu ao local, realizou os trabalhos de praxe, constatando que a vitima possivelmente possa ter sido estrangulada, e liberou o corpo ao serviço funerário. Segundo informações foram subtraídos da Escola 01 (um) aparelho TV 42"; 01 (uma) furadeira; 01 (um) aparelho DVD; 01 (um) aparelho data Show; 02 (dois) notebook; 07 (sete) aparelhos Micro System; 01 (um) cartucho Toner para impressora. Da vítima foram subtraídos 01 (um) aparelho celular; 01 (um) par de tênis; e o veículo GM Corsa, cor verde, placa JFW-1076, o qual, durante o rastreamento, foi localizado na Rua Nilo Peçanha, Bairro Vera Cruz, nesta cidade. No local foi apreendida uma uma bicicleta, cor verde.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79972
De: Carlos Data: Sábado 23/5/2015 03:43:06
Cidade: M. Claros

Vinte para as 4h da madrugada, saio para trabalhar e passo na Avenida Sanitária, fundos da Santa Casa. Um carro tunado está parado no posto de gasolina, nos fundos da Santa Casa, com o som de toda altura. Pobre população indefesa! Agora sei porque M. Claros se tornou uma cidade sem lei. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79971
De: Ana Data: Sexta 22/5/2015 19:45:32
Cidade: Montes Claros

Juscelino Kubitscheck desapareceu! Quem sabe o que aconteceu com a estátua de Juscelino que embelezava a pequena pracinha, na Av. Mestra Fininha, em frente ao heliponto Jatobás? Será que está no mesmo lugar da Sandália da Praça do Aeroporto?

O ``Chinelão do tropeiro`` como é conhecida a sandália da Praça do Aeroporto, está na empresa Pavisan, foi recolhido na Praça do Aeroporto, onde foi depredado e por este motivo, foi restaurado pelo Dr. Jamil Curi. Porém, a mesma só pode voltar a praça, quando esta, for revitalizada. Isso já foi noticiado na imprensa, já devia ser sabido por todos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79970
De: El País Data: Sexta 22/5/2015 17:17:22
Cidade: Espanha/ Sucursal São Paulo

Blogueiro é assassinado e decapitado no Vale do Jequitinhonha, em Minas - Raquel Seco - Bem-vindo a Padre Paraíso. As regras e leis só incomodam. Aqui não temos isso”. Dias depois de publicar essa frase, o blogueiro brasileiro Evany José Metzker foi agredido e decapitado com crueldade. Seu corpo foi encontrado na segunda-feira nas imediações de Padre Paraíso, uma cidade de 19.000 habitantes no Estado de Minas Gerais (sudeste do Brasil). O repórter, de 67 anos, estava desaparecido desde o dia 14.
Metzker era o autor do site de notícias Coruja do Vale, um blogue cheio de anúncios de pequenos negócios locais (um restaurante de comida caseira, uma loja de informática, um hostel) e conteúdo igualmente variado: informações de acidentes de trânsito, shows de música, casos de corrupção, crimes... um dia antes de desaparecer publicou pela última vez, um texto que falava sobre a renúncia de um prefeito.
O blogueiro, que vivia na cidade vizinha de Medina, estava há três meses hospedado em um hostel de Padre Paraíso. O Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais afirmou que ele apurava na cidade uma reportagem sobre redes de prostituição infantil e apontou um possível vínculo de seu assassinato com essa investigação, mas a polícia não descarta outros motivos para o crime. Valseque Bonfim, outro blogueiro que trabalha na região, jantou com ele um dia antes do desaparecimento. Bonfim não sabe exatamente qual assunto Metzker investigava, afirma que não percebeu se ele estava nervoso e não falaram sobre ameaças. O presidente do Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais, Kerison Lopes, insistiu na necessidade de ser a Polícia Federal a investigar os crimes contra jornalistas, já que “quase sempre o poder local está envolvido nesse tipo de caso”.
Em 2013, duas mortes violentas de jornalistas abalaram Minas Gerais. O repórter Rodrigo Neto e o fotógrafo Walgney Assis Carvalho investigavam crimes policiais em Ipatinga, no interior do Estado. No intervalo de um mês, ambos foram baleados por pessoas em motos. Um policial foi condenado a 12 anos de prisão pelos assassinatos.
O assassinato de Metzker é a segunda morte violenta de um jornalista em 2015 no Brasil, segundo a organização Repórteres sem Fronteiras (RSF), ainda que os números de homicídios variem dependendo da fonte. Em março, dois homens balearam Gerardo Ceferino Servian Coronel, um radiojornalista, em Ponta Porã, uma pequena cidade na fronteira com o Paraguai. Servian, que trabalhou em várias emissoras locais, apresentava um programa de notícias em uma rádio comunitária desde o começo de 2015. Em dezembro, o blogueiro Marcos de Barros Leopoldo Guerra foi morto a tiros no litoral de São Paulo. Denunciava casos de corrupção.
O Brasil é o terceiro país mais perigoso da América Latina para os jornalistas, depois do México e da Colômbia, segundo os dados da RSF. Em 2012 chegou a superar o México. No barômetro da liberdade de imprensa de 2015 feito pela RSF, o país está no 99° lugar entre 180 países.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79969
De: Hildebrando Data: Sexta 22/5/2015 14:32:47
Cidade: M. Claros

"Ex-vice-prefeito Ucho Ribeiro: "O mau cheiro insuportável empesta há muito os bairros Santos Reis, Jardim Brasil, Renascença, Edgar Pereira, Alice Maia. Infecta inclusive o Todos Santos II, passa pela Nova Morada e vai até o Eldorado"

Tão importante como identificar e punir a empresa responsável pela fabrica do mau cheiro, que empesta grande parte da cidade, é apurar responsabilidades. Quem autorizou a instalação desta usina, tão malfeita, em área central, trazendo mais prejuízos do que benefícios? A Câmara Municipal, o Ministério Público, entre outros, poderiam ajudar a população no exame das responsabilidades, graves, neste caso. (...) Quem aprovou o projeto? Quem autorizou as obras? Em que época?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79968
De: Jorge Data: Sexta 22/5/2015 13:17:33
Cidade: Montes Claros

Estamos passando por um período de crise que compreende a econômica, a social e a moral. Um período de vacas magras onde uns sofrem a falta dos bens e outros se aproveitam desse momento para aumentar os seus valores amoedados quando deveriam utilizar o que já tem para promover a caridade e a diminuição do sofrimento alheio. Neste diapasão, estamos observando comerciantes inescrupulosos se arvorando em banqueiros e endividando ainda mais os já endividados clientes. Explico: Tem comerciantes que estão emprestando dinheiro a juros que vão de 30 a 100 por cento utilizando as famosas “maquininhas de cartão”, nas quais eles forjam uma venda de mercadoria quando na verdade fazem o débito no cartão e entregam dinheiro para os clientes. Fazem por exemplo um débito de R$ 300,00 e entregam apenas R$ 150,00 ao cliente. Esta é uma prática no mínimo desumana pois leva a pessoa à doce ilusão do crédito fácil, sem burocracia, sem se dar conta de que aquele valor debitado tem que ser pago. Como o grau de endividamento dessas pessoas se torna muito alto, elas acabam tendo que vender seus pertences como carro, casa, etc além de causarem um grande rombo no sistema financeiro já que, em última instância, quem acaba no prejuízo são as operadoras de crédito ou as seguradoras. Infelizmente o futuro do nosso país a curto e médio prazos não é dos melhores.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79967
De: Polícia Militar Data: Sexta 22/5/2015 09:30:13
Cidade: Montes Claros

A Polícia Militar está atendendo neste momento uma ocorrência de Tentativa de Homicídio no posto de combustível Via Dupla, no bairro Todos os Santos em Montes Claros. Equipe de militares está no local. Outras informações seguirão oportunamente.
***
Ainda em relação à ocorrência de tentativa de homicídio ocorrido no posto via dupla em Montes Claros, a Polícia Militar informa que a vítima é um homem, 21 anos, possui uma passagem por homicídio. Ele foi alvejado por 3 disparos (um no abdômen e dois no braço) e já foi socorrido ao HPS.
***
PM - 13h02m - Retificando a mensagem de tentativa de homicídio anterior, a vítima tem 35 anos.
A informação anterior foi dada por testemunhas que estavam no local

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79966
De: Nilo Pinto Data: Sexta 22/5/2015 08:58:28
Cidade: Montes Claros/MG  País: BR

Juscelino Kubitscheck desapareceu! Quem sabe o que aconteceu com a estátua de Juscelino que embelezava a pequena pracinha, na Av. Mestra Fininha, em frente ao heliponto Jatobás? Será que está no mesmo lugar da Sandália da Praça do Aeroporto?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79965
De: Ucho Ribeiro Data: Quinta 21/5/2015 17:00:04
Cidade: Montes Claros

O mau cheiro insuportável empesta há muito os bairros Santos Reis, Jardim Brasil, Renascença, Edgar Pereira, Alice Maia. Infecta inclusive o Todos Santos II, passa pela Nova Morada e vai até o Eldorado. Catinga das mais fedorentas. E isto já tem anos e mais anos. Fedentina generalizada.
A Secretaria do Meio Ambiente sempre se silenciou. Surda e muda. A Copasa por sua vez, ignora o esperneio e a gritaria da população. Continua calada, omissa, e não se defende quando a sua Estação de Tratamento de Esgoto é acusada de emitir o putrefato cheiro.
Uns culpam a ETE, outros acusam as descargas residuais das fábricas do distrito industrial emitidas na calada da noite ou nos finais de semana, quando não há fiscalização ambiental. Se é que existe?
A Secretaria de Meio Ambiente deveria se manifestar de forma clara, objetiva e informar categoricamente de onde vem o fedor. Declarar se já aplicou alguma multa ou se já estabeleceu prazo para findar o mau cheiro.
Quais foram as efetivas medidas adotadas pela prefeitura para sanear este terrível fedor?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79964
De: Prefeitura Data: Quinta 21/5/2015 11:36:45
Cidade: Montes Claros

(...) Solenidade na manhã desta quinta-feira (21), na sala de reuniões do gabinete do prefeito, marcou a assinatura do contrato de compra do imóvel por parte da Prefeitura junto à empresa Coteminas. O documento foi assinado pelo prefeito Ruy Muniz e pelo empresário Josué Gomes da Silva (...) A previsão é de que até março de 2016 todos os serviços administrativos do município estejam funcionando no referido local. (...) O terreno foi adquirido pelo valor de R$ 48 milhões, enquanto outros R$ 18 milhões serão gastos na reforma e mais R$ 12 milhões na compra de móveis e equipamentos. (...) o terreno, que tem 162 mil metros quadrados, terá parte dele (cerca de 80 mil metros quadrados) vendido para a iniciativa privada, que irá construir no local diversos estabelecimentos (bancos, restaurantes, lanchonetes, despachantes, cartórios, entre outros) para atender, principalmente, aos cerca de seis mil servidores públicos municipais. Com isso, o município estima que irá arrecadar, com a venda de parte do terreno, pelo menos R$ 80 milhões. Além disso, já estão avançadas as negociações para que a Prefeitura também possa obter financiamento junto ao BNDES, através do PMAT (Programa de Modernização da Administração Tributária), para adequar e agilizar os serviços oferecidos à população. Na Cidade Administrativa de Montes Claros deverão trabalhar cerca de 1,8 mil servidores, distribuídos em oito secretarias, além dos gabinetes do prefeito e do vice-prefeito e seus respectivos órgãos assistentes. (...) Em seu discurso, o empresário Josué Gomes lembrou que o imóvel adquirido pela municipalidade irá gerar economia para os cofres públicos, já que a estrutura física existente se adequa à legislação arquitetônica e de segurança atual, necessitando apenas de algumas adaptações de baixo custo. “Pouca coisa precisará ser mudada”, disse. O prefeito Ruy Muniz revelou que, com a implantação da Cidade Administrativa, o prédio que atualmente abriga a sede da Prefeitura irá se transformar no primeiro Centro de Especialidades Médicas do interior de Minas. No local, a população fará consultas de diversas especialidades, como cardiologia, neurologia e oftalmologia, além de realizar exames especializados, como de tomografia, endoscopia e ultrassonografia, além de cirurgias eletivas.Ruy Muniz também aproveitou a presença da maioria dos vereadores à solenidade para pedir-lhes que votem, em regime de urgência, projeto que imortalizará o nome do empresário José Gomes da Silva, uma vez que a Cidade Administrativa levará o seu nome. A fábrica da Coteminas, onde a partir do ano que vem será sede da Prefeitura de Montes Claros, foi fundada por José Alencar, em 1969, em parceria com o também empresário Luiz de Paula Ferreira.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79963
De: Sérgio Mourão Data: Quarta 20/5/2015 21:16:01
Cidade: BH

Jornalista é degolado - Crime ocorreu em Padre Paraíso, no Jequitinhonha. Profissional investigava suposto tráfico de mulheres em Catuji, mas polícia também não descarta motivação passional - Landercy Hemerson - A polícia vai investigar os autores do assassinato do jornalista Evany José Metzker, de 67 anos. O corpo dele foi encontrado ontem à tarde em uma área rural do município Padre Paraíso, no Vale do Jequitinhonha, a 546 quilômetros da capital. Há duas linhas de investigação: queima de arquivo, devido aos levantamentos que ele vinha fazendo de uma organização criminosa; ou passional, praticado por vingança, diante de um suposto envolvimento íntimo da vítima com uma pessoa da cidade. (...).

O Metzker era muito conhecido na cidade de Montes Claros. Foi sócio da empresa (...) e dava manutenção em computadores, quando esses começaram a ser usados em jornais. Era artefinalista e diagramador. Por muitos anos viveu em Montes Claros e no Norte de Minas, fazendo guias e outras artes para empresas. De temperamento muito agressivo e arrogante, que segundo ele, fora adquirido nos tempos em que trabalhou como militar, na polícia militar de Minas Gerais. Segundo ele, era capitão reformado. Informação nunca confirmada por todos que com ele convivia.

***

Estado de Minas - 21/5/2015 -Jornalista assassinado era uma pessoa tranquila, diz colega de trabalho - Luiz Ribeiro - O jornalista Evany José Metkzer, de 67 anos que foi assassinado em Padre Paraíso, no Vale do Jequitinhonha, era uma pessoa tranquila e, aparentemente, não tinha inimigos. A informação é do empresário Pedro Ramos Pereira, dono de uma empresa de comunicação visual em Montes Claros (Norte de Minas), onde Metkzer trabalhou durante cerca de quatro anos, antes se mudar para Medina (também no Jequitinhonha), cidade que ele mantinha o blog "Coruja do Vale".
"O Metzker era uma pessoa tranquila e um profissional aplicado, que não tinha problemas com ninguém. Fiquei surpreso quando fiquei sabendo da morte dele, diz Pedro Ramos. “O problema que ele foi mexer com jornalismo investigativo numa região perigosa”, acrescentou. Ele disse que o jornalista trabalhou em sua empresa como design gráfico. Além disso, dava aulas sobre programas de computação gráfica.
Evany José Metzker deixou como viúva a professora Hilma Chaves Silva Borges, de 51, com quem viveu durante 11 anos, em Medina. Antes, quando morou em Montes Claros, ele foi casado com uma outra mulher, com quem teve um filho, hoje com 17 anos e continua morando na cidade do Norte de Minas. De acordo com Pedro Ramos, mesmo depois de ter mudado para o Vale do Jequitinhonha, sempre Metkzer viajava até Montes Claros, para a impressão de um jornal de circulação mensal que ele produzia.
O corpo do jornalista foi encontrado decapitado à beira de uma estrada, num local isolado, de pouca movimentação de pessoas, na zona rural do município, na última segunda-feira. A policia tem com linha de investigação a queima de arquivo, devido ao trabalho de jornalismo investigativo, além de considerar a hipótese de crime passional.
Na quarta-feira, foi enviada para Padre Paraíso, a fim de investigar a morte de Evany José Metzker uma uma equipe do Departamento de Investigação de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), coordenada pelo delegado Emerson Morais, o mesmo policial que comandou a apuração dos assassinatos dos jornalistas Rodrigo Neto, de 38; e Wagney Carvalho, de 44, ocorridos em Ipatinga e Coronel Fabriciano, no Vale do Aço, no início de 2013. A equipe do DHPP foi designada pelo Governo do Estado para a nova investigação após cobrança do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais de uma força-tarefa para apurar o caso

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79962
De: Darci Data: Quarta 20/5/2015 17:54:35
Cidade: CAMPO GRANDE/ms

olá por favor somos de campo grande e houve um acidente hj com meu irmão nesta cidade de montes claros e não temos noticia alguma, somente que o caminhao dele tombou e que ele estava no hospital da cidade... será que a rádio tem alguma informação sobre este acidente obrigada!!! estamos muito preocupados, seu nome é joão roberto da silva e transporta frios

***
21/5/2015 - JONH SMITH E-mail: [email protected] - ola passei pelo acidente ele foi por volta das 12:00 as 13:00 pelo estado em que o caminhão/carreta se encontrava acredito que seu irmão não tenha se machucado muito porque o caminhão apenas estava deitado de lado não houve capotamento e nem batidas com outros veiculos .. espero ter ajudado e que o irmão de voces esteja bem.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79961
De: Iara Tribuzi Data: Quarta 20/5/2015 14:23:07
Cidade: Belo Horizonte/MG

O acolhimento de Itacambira Manoel Hygino - Hoje em Dia Itacambira, norte de Minas, é cidade pequena, simples e acolhedora. Fui lá conferir enfrentando a estrada sem pavimentação, conhecendo a igrejinha de Santo Antônio, construída no princípio dos anos 1700, o que dá ideia da importância do templo, abraçado pelas duas ruas do lugar. Fernando Dias Paes Leme andou por ali, procurando esmeraldas da Serra Resplandecente e a Lagoa Vapabuçu. (...)

Oi, Manoel Hygino, encantaram-me suas informações sobre a casa das moças em Chapada do Norte. Até o antigo nome é precioso,fico imaginando se também aprendiam a ler e escrever, e alguns rudimentos do latim. Irei até lá, quando puder. Um abraço.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79960
De: Wanderlino Arruda Data: Quarta 20/5/2015 11:35:11
Cidade: Montes Claros/MG

O acolhimento de Itacambira Manoel Hygino - Hoje em Dia Itacambira, norte de Minas, é cidade pequena, simples e acolhedora. Fui lá conferir enfrentando a estrada sem pavimentação, conhecendo a igrejinha de Santo Antônio, construída no princípio dos anos 1700, o que dá ideia da importância do templo, abraçado pelas duas ruas do lugar. Fernando Dias Paes Leme andou por ali, procurando esmeraldas da Serra Resplandecente e a Lagoa Vapabuçu. (...)

Prezado Manoel Hygino, Foi publicado recentemente um livro do historiador Dário Teixeira Cotrim - Ensaios Históricos de Itacambira - conteúdo no site do nosso Instituto Histórico e Geográficos de Montes Claros - http://www.ihgmc.art.br/Livro_Itacambira.htm - trabalho que acompanhei do início até depois do lançamento. Uma curiosidade: a rodovia Montes Claros- Itacambira está asfaltada e com ótima qualidade. A viagem é de pouco mais de uma hora. Tudo muito bonito, daqui até lá. Um abraço do Wanderlino.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79959
De: Ambientalista Data: Quarta 20/5/2015 14:54:15
Cidade: Montes Claros

Mensagem: Copasa obtém licença para duplicar a Estação de Tratamento de Esgoto de Montes Claros - Com investimento de R$ 35 milhões a ETE atenderá 600 mil habitantes - A Copasa obteve aprovação de licença para ampliar a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Montes Claros. Com investimentos de R$ 35 milhões, a obra possibilitará à Companhia aumentar de 500 para 750 litros por segundo a capacidade da ETE tratar o esgoto da maior cidade do Norte de Minas. A aprovação ocorreu terça-feira, dia 12, em reunião do Conselho de Política Ambiental do Norte de Minas (Copam Norte). O gerente do Distrito Verde Grande da Copasa, Antônio Carlos Câmara Júnior, destaca a importância do empreendimento diante do crescente aumento populacional do município. "A Copasa hoje atende a mais de 400 mil habitantes com tratamento de esgoto e terá condições de ampliar esse número para 600 mil pessoas. Com a concessão do licenciamento ambiental, a Companhia já tem condições de emitir a ordem de serviço para início das obras", ressalta. (...)

A ETE nova foi Licenciada para a sua CONSTRUÇÃO, ou seja, obteve LI. Isto não significa que já está pronta. E mesmo assim com 20 CONDICIONANTES, DENTRE ELAS ELIMINAR O MAU CHEIRO!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79958
De: Moradora Data: Quarta 20/5/2015 11:05:21
Cidade: MONTES CLAROS

é jonh, o fedor é da ete da copasa, eles deveriam ter usado uma brita especial e um queimador de gases(filtro) importado o que não acontece, dizem que esse filtro foi quebrado durante a construção da ete ai fica a briga de quem vai pagar pela quebra e enquanto isso a população paga pela fedor.mais absurdo ainda é a noticia da ampliação dessa merda da ete.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79957
De: Iara Tribuzzi Data: Quarta 20/5/2015 10:28:18
Cidade: Belo Horizonte / MG

Casas Amáveis

Nossa antiga casa da Avenida Francisco Sá é agora fogo morto, e a grande touceira das damas da noite do jardim parece entristecida. Suas paredes jazem quietas, impregnadas dos comandos do meu pai, das cantigas da minha mãe, das cadências rezadas pelas tias Silvinha e Tereza, da eloqüência da Tia Heloisa. Temerosa, não ouso entrar.

Há laços de amizade que nunca se enfraquecem, apesar do tempo e da distância. Somos amigos do casal Fábio e Madeleine Rebello há mais de 55 anos, quando éramos todos solteiros. Nossas histórias fluem paralelas, sempre nos visitamos, cúmplices nas alegrias e perdas.

Junto deles passamos a mais alegre e proveitosa das tardes, trocando livros e ideias.

Júnia, a filha mais velha, ficou um pouco espantada ao encontrar sua mãe e eu recitando juntas a primeira estrofe de um antigo poema:

“Quando nasceu a menina
seu deus pai dono do mundo
e sua mãe de espinha curva
decretaram seu destino

Serás flor amordaçada
cama e mesa de marido
terra de frutos futuros
e depois canteiro murcho”

Explicamos que a velhice nos deixa impressos desencantos e desencontros, dores nem sempre esmaecidas. Assim, gostamos de enfatizar nossos clamores registrados no livro Mulher pela autora mineira Yone Gianetti Fonseca, antiga aluna de Tio Cyro dos Anjos.

Não conseguimos convencê-la, e ela nos convocou para fotos que serão agregadas aos registros já colecionados para comemoração dos 90 anos de Hernani Tribuzi.

Iara Tribuzzi
Outono de 2015

*Yone Gianetti Fonseca reside em São Paulo, é mãe do Filósofo e Economista Eduardo Gianetti Fonseca, autor de livros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79956
De: O Tempo Data: Quarta 20/5/2015 08:13:38
Cidade: Belo Horizonte

Voo é cancelado após duas tentativas de decolar em Montes Claros - Passageiros viveram tensão após segunda tentativa, quando luzes de aeronave se apagaram de repente; Azul lamentou o ocorrido - Camila Kifer/Bruna Carmona - Passageiros de um voo da Azul Linhas Aéreas, que sairia do aeroporto de Montes Claros, no Norte de Minas, com destino a Belo Horizonte, no fim da tarde desta terça-feira (19), passaram por momentos de tensão após a aeronave em que eles estavam apresentar problemas técnicos e o piloto retornar à pista após duas tentativas de decolar. Na segunda tentativa, de acordo com passageiros que estavam no voo, as luzes do avião se apagaram de repente.
"O voo estava previsto para às 17h. Antes do embarque, fomos informados de que iria ter um atraso. Dentro da aeronave, demoramos mais 30 minutos para decolar. Em seguida, o piloto explicou que estava havendo um problema técnico e que iria retornar para resolver o problema", relatou a engenheira Gabriela Brant, de 25 anos, que estava na aeronave.
"Os passageiros foram acionados novamente pela empresa para o embarque às 19h30. Eles garantiram que o problema havia sido resolvido. Após o embarque, quando a aeronave havia se dirigido para a pista de decolagem, as luzes desligaram. A partir daí, aguardamos e o comandante explicou que devíamos desembarcar definitivamente e que o voo tinha sido cancelado", contou a passageira.
Solução
A Azul, responsável pelo voo, tenta reacomodar os passageiros em um voo para capital ainda nesta terça. "Eles informaram que há uma aeronave que irá chegar ao aeroporto às 23h e que talvez poderíamos retornar ainda hoje. Caso contrário, quem preferir voltar de avião para BH só terá voo disponível para a próxima quinta-feira (21)", explicou Gabriela.
A outra opção para os passageiros é retornar para a capital ainda nesta terça em um ônibus de viagem. "A empresa já começou a classificar os passageiros de acordo com a opção deles", disse a engenheira.
Cancelado
Em nota, a Azul confirmou que houve um problema técnico na aeronave e lamentou o ocorrido. "Os Clientes estão recebendo toda a assistência necessária de acordo com a resolução 141 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e serão reacomodados em outros voos da empresa. A companhia lamenta o ocorrido e ressalta que ações como essa são necessárias para conferir a segurança de suas operações", diz o comunicado.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79955
De: Manoel Hygino Data: Quarta 20/5/2015 09:32:52
Cidade: Belo Horizonte

O acolhimento de Itacambira

Manoel Hygino - Hoje em Dia

Itacambira, norte de Minas, é cidade pequena, simples e acolhedora. Fui lá conferir enfrentando a estrada sem pavimentação, conhecendo a igrejinha de Santo Antônio, construída no princípio dos anos 1700, o que dá ideia da importância do templo, abraçado pelas duas ruas do lugar.
Fernando Dias Paes Leme andou por ali, procurando esmeraldas da Serra Resplandecente e a Lagoa Vapabuçu.
Sob as tábuas do templo, encontraram-se corpos mumificados, que mereceram reportagens nas maiores revistas do mundo. Lá, poderia ter sido batizada aquela que, na ficção de Guimarães Rosa, foi Diadorim. A arquitetura interna é única e recebeu menções elogiosas de autoridades no assunto. Tudo isso, não evitou a voracidade dos caçadores de peças sacras, que lhe surrupiaram cinco imagens, sem retorno, em 2012.
Chamou-me especialmente atenção o registro de João Camillo de Oliveira Torres, historiador respeitável, sobre a existência em Itacambira de um acolhimento/educandário para moças, não constante da crônica regional. Seguindo a pista, solicitei ajuda ao Instituto Cultural Amilcar Martins, que detém um dos mais completos acervos bibliográficos do Estado, sempre ampliado pelo entusiasmo e amor aos livros de seu diretor, Amilcar Vianna Martins, filho do cientista homenageado com o nome da instituição.
Na biblioteca, localizamos “Clero Mineiro”, de Furtado de Menezes, em dois volumes, edição de 1933, que aclara a questão. Diz o autor que, na freguesia de Itacambira, a quatro léguas da vila de Minas Novas, nas margens meridionais do rio Araçuaí, o padre Manoel dos Santos fundou, em 1756, uma casa para abrigo de moças sob o título de Casa de Oração do Vale de Lágrimas.
As primeiras que chegaram foram as irmãs Izabel e Quitéria, seguidas de outras que elas se uniram “para entregarem-se ao serviço de Deus”. A fundação foi aprovada pelo arcebispo da Bahia, D. João Botelho de Matos e, logo protegida pelo seu sucessor, frei Manuel de Santa Inês. As acolhidas viviam de esmolas, das costuras que faziam e do cultivo agrícola por escravos que lhes foram dados.
Em 1785, o governador Martinho de Mello Castro, por ordem de Lisboa, procurou saber da vida do instituto junto à comarca de Serro Frio. A resposta foi plenamente satisfatória, embora o local fosse “doentio, ermo e inabitável, principalmente no tempo de chuvas. “Assim, o acolhimento foi transferido para Chapada do Norte, medida aprovada pelo governador. O comandante do destacamento, revelou: “É uma casa de oração secular, sem voto algum, utilíssima aos povos deste paíz; porque ali mandam alguns Pais de Família ensinar suas filhas, tendo-as recolhidas por alguns anos, de d’ahi costumam sahir não só provectas em artes liberaes mas também no Santo amor e temor de Deus”.
Restaria perguntar: nada restou do instituto em Itacambira ou Chapada do Norte? Ana Cristina Pereira Lage, com doutorado em Educação pela UFMG e professora universitária, focaliza o problema em profundidade, mas não indica a localização geográfica da primeira instituição nem o nome de Itacambira. Mas vamos seguir as pegadas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79954
De: Jonh Data: Terça 19/5/2015 19:11:43
Cidade: M.claros

Mensagem: De fato ninguém suporta o mau cheiro que assola a região do Grande Renascença, é terrível mesmo, a tortura começa as 22 horas e vai até alta madrugada.(...)

Quem dera se começasse as 22:00 infelismente passo por ali voltando do trabalho as 07:50 e mesmo com o vidro do carro fechado se nota muito mal cheiro. alguem sabe de onde seria este odor??

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°79953
De: Observador Data: Terça 19/5/2015 15:42:02
Cidade: Moc/MG

Há exatos 3 anos ocorria o mais forte tremor de terra em Montes Claros, já registrado. Às 10h42m de 19/5/2012, de intensidade 4,2 graus Richter, conforme dados abaixo reproduzidos do site do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília, embora tenha até sido corrigido em 24/5/2012 para 4,5 graus Richter, conforme a mensagem 71815, deste Mural. Foi sentido também em Mirabela, Lagoinha, São João do Pacuí e outras localidades.
"Data: 19 de maio de 2012 (140);
Hora origem (local): 10:42:02,419;
Localização epicentral: Lat. -16,7298°, Long. -43,9811º (Erro ± 0,1529º);
Epicentro: Montes Claros (MG);
± 50 km de Francisco Sá (MG);
± 83 km de Brasília de Minas (MG);
± 147 km de Januária (MG);
± 182 km de Itacarabi (MG);
Magnitude (média): 4,2 mR;
Intensidade: V - forte (Escala Mercalli Modificada).

Observação: moradores da cidade de Montes Claros (MG) relataram que ouviram um estrondo e uma vibração do solo. Houve relatos de rachaduras em construções, quedas de objetos e alguns locais chegaram a ser evacuados."

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Página Anterior >>>

Abra aqui as mensagens anteriores: