Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 23 - sexta-feira, 20 de maio de 2022

Há exatos 100 anos, no dia de hoje, morria no exílio, aos 75 anos, a princesa Isabel, que libertou os escravos e perdeu o trono do Brasil

Domingo 14/11/21 - 8h48

(...)

Princesa Isabel

Há 100 anos, no dia 14 de novembro, morria a princesa Isabel. Filha do Imperador Dom Pedro II e da Imperatriz Tereza Cristina, Isabel tornou-se a herdeira do trono brasileiro após a morte prematura do irmão mais velho. A princesa chegou a ser a regente do Império em três ocasiões, sempre durante as viagens de Dom Pedro II à Europa, e assinou durante esse período a Lei do Ventre Livre, que tornava livre os filhos de escravos, e a Lei Áurea que aboliu a escravidão no Brasil.

A lei conta com apenas dois artigos, que foram aprovados com rapidez, pois a proposta era considerada urgente e um anseio nacional dos senadores da época. Em 2019, o programa Revista Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), entrevistou o trineto da princesa sobre os 131 anos da Lei Áurea. Além disso, em 2018, o História Hoje lembrava os 97 anos de morte da princesa regente.

O nascimento da República
A Proclamação da República ocorreu um ano e meio após a abolição da escravatura. No dia 15 de novembro de 1889, o marechal Deodoro da Fonseca saiu de sua casa no centro do Rio de Janeiro, próximo à Central do Brasil, para proclamar a República acompanhado por uma tropa de cerca de mil militares. (Agência Brasil)

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais