Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 23 - terça-feira, 24 de maio de 2022

Veja o que é real: percorra este balanço do Corpo de Bombeiros sobre as chuvas em M. Claros e no Norte de Minas, com destaque para Salinas, Rio Pardo e Porteirinha

Quarta 29/12/21 - 6h48

NORTE DE MINAS - RELEASE SOBRE OS ATENDIMENTOS DAS OCORRÊNCIAS RELACIONADAS ÀS CHUVAS NO NORTE DE MINAS

Em decorrência do longo período chuvoso que atinge o Norte do estado de Minas Gerais, o 7º Batalhão do Corpo de Bombeiros recebeu diversas solicitações através do telefone 193 para os atendimentos de ocorrências.

MONTES CLAROS:
Foram atendidas 11 ocorrências de alagamentos e inundação nos bairros Planalto, Renascença, Tancredo Neves, Vila Antônio Narciso, Monte Carmelo, Vila Campos, São Judas Tadeu; 01 vistoria em barragem de água no município de Glaucilândia; 01 ocorrência de corte de árvore e 01 desabamento de casa sem vítima no bairro Vila Itatiaia. No último imóvel citado, apenas 01 pessoa residia no local, porém não se encontrava no momento do desabamento. O local foi isolado pelos Bombeiros e a Defesa Civil acionada.

Não há registro de vítimas feridas ou fatais nem de pessoas desalojadas e desabrigadas no município.

SALINAS:
O município decretou situação de emergência em virtude da inundação e alagamento de vários bairros da cidade.

O Corpo de Bombeiros juntamente com a Defesa Civil, Polícia Militar e a Prefeitura, trabalham em conjunto numa força tarefa para salvamento das pessoas que tiveram suas casas alagadas.

Na segunda-feira (27) trinta e oito idosos de um asilo precisaram ser realocados para o Instituto Federal do Norte de Minas - IFNMG, considerando que o local teve suas instalações alagadas.

Cinco famílias foram desabrigadas e destinadas para abrigos provisórios montados pela prefeitura.

Aproximadamente 70 pontos comerciais, 236 residências, além do mercado municipal também foram atingidos pelos alagamentos e inundação. Alguns povoados da zona rural ficaram sem acesso por terra.

Até o momento não há pessoas ilhadas nem em risco.

Para amanhã (29), há a previsão de continuidade dos trabalhos, com a realização de vistorias nas áreas de risco e em residências com risco de desabamento.


RIO PARDO DE MINAS:

Uma força tarefa formada pelo Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Cemig, Defesa Civil Estadual e Municipal, atuam em conjunto devido parte da cidade ter sofrido inundação provocada pelo transbordamento do Rio Pardo que margeia o município de mesmo nome.

Moradores que estavam ilhados foram retirados de suas residências para locais seguros onde estão recebendo assistência por parte do poder público.

Foi instalado o Sistema de Comando em Operações (SCO) no gabinete do prefeito municipal para gerenciamento das ocorrências.

Até o momento 06 pessoas estão desabrigadas, 02 desalojadas e 08 casas foram interditadas. Não há registro de mortes nem feridos.

Devido ao mau tempo, o acesso a algumas comunidades ficou prejudicado, mesmo para veículos de grande porte.

Amanhã (29), as equipes receberão o apoio de dois caminhões do Exército Brasileiro e o apoio de dez militares do Batalhão de Emergências Ambientais e Desastres ( BEMAD ) do Corpo de Bombeiros Militar, vindos de Belo Horizonte.

Militares especializados em ocorrências de desastres, que reforçarão as equipes que já se encontram no local.

As ações se concentrarão em resgatar os moradores da zona rural com necessidade de atendimento médico-hospitalar, envio de recursos como água potável, alimentação e continuidade na realização de vistorias em áreas de risco.


PORTEIRINHA:

Os Bombeiros de Janaúba foram empenhados em Porteirinha em virtude do aumento do volume da água do Rio Mosquito que inundou parte do centro e alguns bairros da cidade.

Algumas famílias foram retiradas de suas residências pelos Bombeiros, pela Defesa Civil de Porteirinha e foram realocadas em casas de parentes ou abrigos provisórios.

As equipes permanecem na cidade realizando vistorias e monitoramentos das áreas de risco. Não há registro de vítimas feridas, nem fatais.


DOAÇÕES:

As doações podem ser direcionadas a qualquer quartel do Corpo de Bombeiros da região.
Em relação aos materiais, esclarecemos que basicamente 05 itens são importantes nesse momento.
1- Kit de higiene pessoal: Creme dental, sabonete, escova de dente, etc.
2- Kit dormitório: Colchão, travesseiro, roupa de cama, etc.
3- Kit de limpeza: Água sanitária, desinfetante, rodo, vassoura, sabão, etc.
4- Água mineral.
5- Alimentos não perecíveis.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais