Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - quinta-feira, 28 de março de 2024

Rapazes se perdem na mata fechada, a caminho da Gruta dos Anjos. Andam sem rumo, pedem ajuda, e são achados pelos bombeiros, já de noite, com sede

Quarta 11/01/23 - 8h09

Divulgado pelos Bombeiros:



Por volta das 20h20 min da última terça-feira (10), o 8° Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar em Januária, foi acionado para atendimento de ocorrência de Busca terrestre de pessoas perdidas na região do Brejo do Amparo, distrito da cidade de Januaria.

Segundo informações repassadas ao Corpo de Bombeiros por uma das vitimas, C.B.A de 17 anos, ele e mais 3 amigos, sendo dois de 18 anos e um de 20, sairam da cidade de Januária por volta das 16 horas para fazerem uma trilha que dá acesso a um local conhecido como Gruta dos Anjos, que fica em uma região de Mata próximo ao distrito do Brejo do Amparo, cerca de 03 Km de Januária.

De acordo com a vítima, ao anoitecer, eles perderam o senso de localização e acabaram adentrando na mata, vindo a se perderem. Após longo período andando sem rumo, conseguiram sinal de rede telefone e acionaram o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Imediatamente, munida das informações coletadas e materiais de rastreamento terrestre, uma guarnição de salvamento deslocou para a área de busca. Após, estudo de situação no local e delemitaçao da área, os militares deram início ao rastreamento passo a passo, seguindo rastros e sinais de passagem do grupo pelo terreno.

Depois de aproximadamente 01 hora de varredura mata a dentro, a equipe com o uso de forma conjunta de técnicas e equipamentos de rastreamento, orientação geográfica, sinais sonoros e luminosos, conseguiu localizar o grupo de jovens.

Os 04 jovens estavam conscientes e orientados e não apresentavam ferimentos. O grupo, que estava em uma área de mata fechada, terreno irregular, formado por ribanceiras e fendas rochosas, recebeu hidratação e em seguida foram resgatados em segurança pela equipe de bombeiros.

O Corpo de Bombeiros orienta que, para um passeio ao ar livre de forma segura, deve-se buscar conhecer antes a sua trilha, leve mapas, GPS, telefone celular, lanternas, água e alimentação, e sempre informe alguém da família sobre o passeio e o horário previsto de retorno. E caso ocorra alguma emergência, mantenha a calma e acione imediatamente o Corpo de Bombeiros, o Amigo Certo Nas Horas Incertas.

***

Jornal O Tempo, de BH:

Jovens ficam perdidos em trilha e são resgatados no Brejo do Amparo, em MG

Um adolescentes e três jovens ficaram perdidos durante o passeio; eles foram socorridos com sintomas de desidratação
Rayllan Oliveira

Um adolescente, de 17 anos, e três jovens, sendo dois de 18 anos e um de 20, ficaram perdidos durante uma trilha em uma mata na região do Brejo do Amparo, no distrito da cidade de Januária, na região Norte de Minas Gerais. O grupo não conseguiu deixar o local e precisou mobilizar os bombeiros durante a noite de terça-feira (10). Eles foram resgatados conscientes e com sintomas de desidratação.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o grupo perdeu o senso e localização e entrou na mata, vindo a se perder durante a noite. Eles ficaram sem o sinal de rede de telefone e tiveram que andar por vários quilômetros para conseguir informar os bombeiros que haviam se perdido.

Os militares foram até a região informada por eles e após uma hora de varredura conseguiram encontrar o grupo. Foram necessárias técnicas específicas, com sinais sonoros e luminosos, para descobrir o local em que eles estavam. A região era de mata fechada, com terreno irregular, formado por ribanceiras e fendas rochosas.

O adolescentes e os jovens estavam conscientes, porém precisaram ser hidratados. Logo após o atendimento, eles foram retirados da mata pelos bombeiros e orientados. Em casos como este, a recomendação é que antes do passeio "deve-se buscar conhecer a trilha, levar mapas, GPS, telefone celular, lanternas, água e alimentação, e sempre informar para alguém da família sobre o passeio e o horário previsto de retorno", indica o Corpo de Bombeiros.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais