Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 26 - domingo, 14 de dezembro de 2025

Faustão estava em segundo lugar para receber o transplante. O paciente em primeiro lugar recusou a oferta do órgão

Segunda 28/08/23 - 6h59

O caso Faustão, que ontem recebeu um novo coração, em S. Paulo


- Ontem, domingo, o apresentador Faustão realizou transplante cardíaco após ocupar a segunda posição na fila de espera por um coração, de acordo com a Central de Transplantes do Estado de São Paulo.

- A oferta do órgão foi inicialmente recusada pelo paciente em primeiro lugar, levando à oferta ao segundo paciente na lista, que era Faustão.

- A priorização na lista de espera considera a gravidade do estado de saúde do paciente, um critério crucial no caso de transplantes de coração.

- A Central de Transplantes explicou que a seleção para o órgão foi feita por um sistema informatizado, considerando 12 pacientes elegíveis, dos quais quatro estavam em prioridade.

- Faustão estava na segunda posição dentre esses pacientes.

- O apresentador, com tipo sanguíneo B, enfrentaria uma espera estimada de 1 a 3 meses para um coração compatível.

- A cirurgia foi conduzida com sucesso no Hospital Albert Einstein, onde Faustão estava internado desde 5 de agosto.

- O boletim médico informou que ele permanecia na UTI para monitorar a adaptação do órgão e prevenir rejeições.

- O processo de fila de transplantes do SUS segue uma ordem cronológica de cadastro, com prioridade para pacientes que requerem internação constante devido à gravidade do quadro de saúde.

- O tipo sanguíneo, porte físico e distância geográfica entre doador e receptor também são fatores considerados.

A lista é gerenciada pela Secretaria Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde, e o tempo de isquemia, a duração que o órgão pode ficar fora do corpo, influencia o transporte para o transplante, cujos custos podem ser cobertos pelo SUS.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais