Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - quinta-feira, 30 de maio de 2024

Empresários (do setor financeiro) mortos tinham ligações econômicas e familiares no Norte de Minas, especialmente em Janaúba e Salinas

Domingo 28/01/24 - 22h06

Jornal Estado de Minas, de BH:

Sete mortes
Empresários mineiros e familiares são vítimas de acidente aéreo em Itapeva

Sócios em uma empresa financeira e seus familiares eram passageiros de avião que partiu de Campinas e caiu em Itapeva, no Sul de Minas
LR
Luiz Ribeiro

Dois empresários mineiros e seus familiares eram os passageiros da aeronave que caiu na manhã deste domingo (28/1) em Itapeva, no Sul de Minas.

Natural de Janaúba, na Região Norte do estado, Marcílio Franco da Silveira estava no avião junto da mulher Raquel e um filho do casal, Antônio.

O sócio dele, André Rodrigues do Amaral, de Carmópolis de Minas, na Região Oeste, também estava no voo, assim como sua companheira, Fernanda.

Todos morreram no acidente, incluindo o piloto e o copiloto, identificados como Geberson e Gabriel, somando sete vítimas.

André e Marcílio eram sócios na financeira Credfranco, que atua com correspondentes bancários e empréstimos consignados para aposentados, servidores públicos e outras categorias.

A informação sobre o falecimento dos tripulantes foi confirmada à reportagem por familiares das vítimas e a empresa emitiu nota de pesar (veja íntegra no fim da matéria).

Marcilio Franco da Silveira ainda era presidente da Associação Nacional de Empresas Correspondentes Bancárias (Anec), da qual foi um dos fundadores. André Amaral também pertencia ao conselho da entidade.

A Anec divulgou nota de pesar pelo falecimento dos dois empresários em decorrência da tragédia com o avião.

No texto, a entidade salienta que "Marcílio Franco teve um papel importante à frente da Anec nos últimos 4 meses, como presidente, tendo contribuído com o crescimento da associação e o fortalecimento do mercado de correspondentes bancários (Corbans).

A esposa de Marcílio também é do Norte de Minas, com família originária da cidade de Salinas.

A aeronave, um monomotor de prefixo Piper PA-46-350P Malibu Mirage/Jetprop DLX, decolou do Aeroporto Estadual de Campos dos Amarais, em Campinas, no interior paulista, na manhã deste domingo (28/1).

O avião se partiu em pleno ar e dois pedaços despencaram em uma área desmatada em Itapeva, divisa com o estado de São Paulo.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) já foi acionado e fica a cargo da investigação das causas para a queda do avião.

Segundo o órgão, os primeiros trabalhos são feitos a partir da coleta e confirmação de dados, a preservação dos elementos da investigação e a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave.

Leia a nota emitida pela Credfranco:

É com profundo pesar e consternação que a CREDFRANCO comunica o falecimento dos nossos estimados empresários André Amaral, Marcílio Franco e familiares, ocorrido em 28/01/24, deixando um legado de empreendedorismo, liderança e humanidade.

André Amaral e Marcílio Franco foram pilares fundamentais na fundação e crescimento da CREDFRANCO, dedicando suas vidas ao desenvolvimento de soluções inovadoras e ao fortalecimento das relações comerciais e comunitárias. Suas visões e esforços não apenas impulsionaram a nossa empresa, mas também contribuíram significativamente para o avanço do setor.

Neste momento de luto, expressamos nossas mais sinceras condolências e solidariedade à família, amigos e a todos que compartilham conosco este momento de tristeza e reflexão.

A CREDFRANCO está comprometida em honrar a memória e continuar o legado de André e Marcílio, mantendo os valores e princípios que eles tanto prezavam.

Os detalhes sobre as cerimônias de homenagem e sepultamento serão informados oportunamente. A empresa prestará todo o apoio necessário aos familiares e colaboradores neste período difícil.

Com respeito e saudade.




***


Jornal O Tempo, de BH:

Saiba quem são as vítimas de queda de avião em Itapeva, no Sul de Minas

Os empresários Marcílio Franco e André Amaral estão entre os mortos
Juliana Siqueira.

Os empresários Marcílio Franco e André Amaral estão entre as vítimas da queda de um avião em Itapeva, no Sul de Minas, neste domingo (28 de janeiro).

Conforme a Polícia Civil de Minas Gerais, outros dois homens, duas mulheres e uma criança do sexo masculino também morreram no acidente. A aeronave teria saído de Campinas (SP) com destino a Belo Horizonte.

Marcílio Franco era presidente da Associação Nacional de Empresas Correspondentes Bancárias (Anec). Ele também era fundador e presidente da CredFranco. Em nota, a Anec lamentou a morte do empresário e lembrou a trajetória dele.

“Marcílio Franco deixa um legado de trabalho e dedicação que será sempre lembrado por todos que tiveram a oportunidade de conhecê-lo”, ressaltou a organização.

André Amaral era sócio de Marcílio Franco na Credfranco e ainda compunha o conselho da ANEC desde a fundação.

Chuva
Em nota, a Credfranco também lamentou a morte da dupla e afirmou que familiares dos dois estão entre as vítimas do acidente. A Polícia Civil ainda não divulgação a identificação oficial.

Conforme o Corpo de Bombeiros, o acidente ocorreu por volta das 10h30. No entanto, antes de cair, a aeronave teria se despedaçado no ar. Destroços foram encontrados distantes do local da queda.

O avião não tinha autorização para realizar táxi aéreo e podia fazer apenas para serviços privados. A aeronave foi fabricada em 1996 pela Piper Aircraft.

No entanto, conforme informações da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a situação de navegabilidade do avião estava normal.

Em nota, a Polícia Civil de Minas Gerais informou que uma equipe de perícia está no local do acidente.

“A PCMG esclarece que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) foi acionado e deverá conduzir os trabalhos. A ocorrência encontra-se em andamento. Tão logo seja possível, novas informações poderão ser divulgadas”, afirmou.




***


✅ Clique para seguir o canal da 98FM/montesclaros.com no WhatsApp👇🏻
Acesse aqui

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais