Leia a nota oficial do Google, ao desativar temporariamente o sistema de alerta de terremotos. Em Minas, usuários também receberam alerta para perigo inexistente, nesta madrugada
Sexta 14/02/25 - 18h42![](https://montesclaros.com/img/fotos/google 15.gif)
Em resposta ao erro, o Google desativou temporariamente o sistema de alertas de terremotos no Brasil e afirmou que investiga as causas do alarme falso.
A empresa se desculpou e disse que o sistema Android de Alertas de Terremoto é uma ferramenta complementar, sem relação com os avisos enviados pela Defesa Civil por meio do sistema da Anatel.
Leia a nota do Google, na íntegra:
"O Sistema Android de Alertas de Terremoto é um sistema complementar que usa celulares Android para rapidamente estimar vibrações de terremotos e oferecer alertas para as pessoas. Ele não foi desenhado para substituir nenhum outro sistema de alerta oficial. Em 14 de fevereiro, nosso sistema detectou sinais de celulares em localização próxima ao litoral de São Paulo e disparou um alerta de terremoto aos usuários na região. Nós desativamos prontamente o sistema de alerta no Brasil e estamos investigando o ocorrido. Pedimos desculpas aos nossos usuários pelo inconveniente e seguimos comprometidos em aprimorar nossas ferramentas."