Voo de Recife para S. Paulo desceu em M. Claros para que criança de 5 meses recebesse atendimento de emergência. Ela se engasgou com o leite materno e o socorro começou com médico a bordo
Quarta 18/06/25 - 16h08Por volta das 08h35 desta quarta-feira, a AENA (marcar) acionou o Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV) após receber a declaração de emergência médica a bordo, em um voo procedente de Recife com destino a São Paulo.
A bordo, uma criança com apenas 5 meses de vida, apresentava um quadro de Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho (OVACE).
A equipe do SAAV, composta por integrantes do SAMU e do CBMMG, realizou o primeiro atendimento ainda dentro da aeronave, imediatamente após o pouso, que ocorreu com o apoio da infraestrutura e da coordenação da AENA.
Posteriormente, a criança foi transportada até a Santa Casa de Montes Claros, em condição estável.
Os protocolos de segurança da AENA em Montes Claros foram classificados como nível “A” em resposta a emergências, segundo a ANAC.
Emergências médicas em aeronaves evidenciam a importância da integração entre a operação aeroportuária e o atendimento especializado.
A sinergia entre a AENA, Corpo de Bombeiros Militar e SAMU comprovam que a segurança das pessoas está sempre em primeiro lugar.
***
16h15m, quarta-feira, do Samu:
Socorristas do SAMU atendem bebê que se engasgou em avião
A equipe do Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV), composta pelo SAMU e Corpo de Bombeiros, prestou atendimento a um bebê de apenas cinco meses de vida, após a criança se engasgar dentro de um avião, na manhã desta quarta-feira (18). A aeronave seguia de Recife para São Paulo, quando o bebê se engasgou com o leite materno, após a mãe amamentá-lo.
Percebendo que a criança havia passado mal, a mãe pediu ajuda e um médico que também estava a bordo da aeronave iniciou as manobras de desobstrução de vias aéreas. O avião foi direcionado para o aeroporto mais próximo, sendo este o Aeroporto Mário Ribeiro de Montes Claros.
A equipe médica do SAAV ficou de prontidão, aguardando o avião chegar para, imediatamente, dar continuidade ao atendimento da criança. Assim que o avião pousou, o pediatra do SAMU, juntamente com a enfermeira, prestaram atendimento ao bebê que apresentava esforço respiratório e estava um pouco cianótico.
A criança foi medicada, estabilizada e, logo após, conduzida para a Santa Casa de Montes Claros.
***
17h36m, quarta-feira, do jornal O Tempo, de BH:
Bebê se engasga durante voo e é salvo após avião fazer pouso de emergência em aeroporto de Montes Claros
Segundo o Corpo de Bombeiros, a criança, de apenas 5 meses de vida, sofreu engasgo enquanto estava a bordo de voo que saiu de Recife com destino a São Paulo.
Um bebê, de apenas cinco meses de vida, que se engasgou durante voo de Recife para São Paulo, foi salvo após o avião em que estava realizar um pouso de emergência no Aeroporto Mário Ribeiro da Silveira, em Montes Claros, no Norte de Minas Gerais, nesta quarta-feira (18).
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a empresa espanhola AENA, responsável pela gestão do aeroporto, acionou o Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV), por volta das 8h35, ao receber a declaração de emergência médica a bordo, em voo que partiu de Recife com destino a São Paulo.
Segundo o comunidado emitido aos bombeiros, o bebê apresentava um quadro de Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho (OVACE).
A equipe do SAAV, se deslocou até o aeroporto de Montes Claros e quando chegou ao local, assim que o aeronave pousou, realizou os primeiros atendimentos à vítima ainda no interior do avião. A cordenação da AENA prestou apoio na infraestrutura do salvamento.
Após a criança ser estabilizada, a equipe do Samu e dos bombeiros realizaram o transporte dela até a Santa Casa de Montes Claros. O quadro de saúde era estável.
Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), os protocolos de segurança do Aeroporto de Montes Claros foram classificados como nível “A” em resposta a emergências.
Segundo informações divulgadas pelas autoridades, é importante a integração entre a operação aeroportuária e o atendimento especializado para atender a emergências médicas durante voos.
A sintonia entre a AENA, Corpo de Bombeiros e Samu foram importantes para que o salvamento fosse feito de forma rápida e segura.