Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Forte explosão em usina nuclear japonesa deixa 4 feridos; governo confirma vazamento radioativo

Sábado 12/03/11 - 8h

Uma forte explosão deixou quatro feridos neste sábado na usina nuclear de Fukushima, onde o nível de radiação aumentou de forma alarmante após o terremoto que sacudiu o Japão na sexta-feira. Segundo a imprensa japonesa, a explosão aconteceu às 3h36 da madrugada, no horário de Brasília, aparentemente quando uma equipe tentava esfriar um reator nuclear da usina número 1. A imprensa japonesa assegura que o teto e as paredes do edifício que abrigava o reator desabaram. O governo assegurou que os níveis de radioatividade na usina estão dentro do aceitável.O terremoto que atingiu a região ontem havia danificado o sistema de refrigeração da central, que paralisou suas atividades, sem que isso impedisse o aumento da pressão no reator nuclear. O governo ordenou hoje a evacuação de 45 mil habitantes em um raio de 10 km ao redor das instalações nucleares, enquanto já havia evacuado na sexta-feira três mil pessoas em um raio de três quilômetros. O terremoto de ontem fez com que fossem paralisadas as 11 usinas nucleares situadas nas zonas mais afetadas, como estabelecem as normas japonesas diante de casos como este.
NÍVEL 4
O acidente nuclear ocorrido na central de Fukushima 1, no nordeste do Japão, foi avaliado no nível 4 numa escala que vai até 7, anunciou a Agência de Segurança Nuclear e Industrial do Japão. Na escala, o nível 0 corresponde à ausência de anomalias, e o 7, a um acidente grave. No nível 4, o evento já pode ser considerado um "acidente".
RADIAÇÃO
Ao menos três japoneses moradores de uma cidade próxima à usina foram expostos à radiação. Eles faziam parte de um grupo de cerca de 90 pacientes internados em um hospital da cidade de Futaba-machi e foram escolhidos aleatoriamente por médicos para serem submetidos a testes, após o incidente nuclear. A Organização Mundial de Saúde afirmou hoje, que o risco para a saúde pública oferecido pelo vazamento de radiação de uma usina nuclear na província de Fukushima, no Japão, parece ser "muito baixo".

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais