Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 23 - segunda-feira, 4 de julho de 2022

Erupção de vulcão na Guatemala deixa pelo menos 25 mortos e 300 feridos

Segunda 04/06/18 - 7h

Pelo menos 25 pessoas morreram e 300 ficaram feridas após a erupção do Vulcão de Fogo, na Guatemala, ontem, que provocou nuvem de pequenas pedras e cinzas que cobriu a região da capital do país.
CINZAS
A lava avançou por 8 km desde a cratera, que fica a 3.763 metros de altitude. As nuvens de fumaça e cinzas chegaram aos 10 mil metros de altura nos momentos mais intensos.
QUEIMADA
A maioria das vítimas morreu queimada devido aos rios de lava e à avalanche de detritos que chegaram a temperaturas próximas aos 700°C no vilarejo de El Rodeo, o mais próximo do vulcão. Houve mortes também nos municípios de Alotenango e San Miguel Los Lotes.
DESAPARECIDOS
Mais de 3.100 pessoas tiveram que deixar suas casas. Ainda há desaparecidos. Esta é a pior erupção dos últimos 40 anos do Vulcão de Fogo.
QUEM É
O Vulcão de Fogo, com 3.763 metros de altura, é “extremamente ativo e se caracteriza pela liberação de gases em altas temperaturas”. É velho conhecido dos guatemaltecos. Há registro de erupções desde a chegada do conquistador espanhol, mas desde 1974 não se comportava com agressividade. A montanha está praticamente descoberta de vegetação a partir dos 1.300 metros de altura, e daí para cima só há lava solidificada.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais