Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 21 - quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Pandemia abate costume tricentenário de M. Claros, rezar ao Bom Jesus da Lapa, todo mês de agosto, na mais antiga romaria do Brasil

Quinta 30/07/20 - 10h34

Uma tradição do Norte de Minas, que se confunde até com a história de M. Claros, está sendo interrompida este ano, e também por causa da pandemia.
ROMARIA
A romaria ao Bom Jesus da Lapa, que consta como a mais antiga romaria do Brasil, com registro de 328 anos, começou (no calendário) terça-feira e iria até 6 de agosto, mas este ano não tem público.
COSTUME
Os devotos poderão acompanhar o costume de fé apenas on-line, mesmo que os mais resistentes estejam deixando regiões remotas do Brasil e rumando para a Lapa, que fica a 545 km de M. Claros.
BOMBARDEIRO
A data é , e foi, tao importante para o calendário de M. Claros que a Real Linhas Aéreas, depois sucedida pela Varig, fazia descer os seus aviões DC-3 Douglas, um antigo bombardeiro adaptado para voos comerciais, na Lapa, em especial nos dias da novena.
CATIVOS
Nos anos 50, muitos moradores de M. Claros eram cativos nesse voo e, de tão frequentes na cidade de Bom Jesus da Lapa, eram até tidos como cidadãos locais, com grande relacionamento.
PAU-DE-ARARA
Contudo, o meio de transporte mais comum era o caminhão pau-de-arara, dezenas deles, que rumavam para a Bahia, sempre que chegava agosto.