Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 21 - segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Secretário-geral da ONU menciona "incêndios devastadores em todo o planeta no último ano"

Sexta 11/09/20 - 6h30

O ex-primeiro-ministro de Portugal, António Guterres (foto), atual secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), fez ontem declarações sobre a pandemia e sobre a Amazônia:
JOELHOS
- A Covid-19 deixou o mundo de joelhos. Nessa situação de fragilidade é preciso entender que se cada país tentar resolver seu problema, não vamos a lugar nenhum”.
RESPOSTA
- Entendo que é preciso respeitar a soberania dos países, porém ela não impede a cooperação. Precisamos de um multilateralismo mais forte. Desafios globais precisam de resposta global.”
AMAZONIA
- Se fala muito de incêndios na Amazônia, mas tivemos incêndios devastadores em todo o planeta no último ano. Vivemos um fenômeno mundial em que é preciso esforço coletivo para evitar perdas e reflorestar.”
DEVASTADOR
- O homem tem estado em guerra contra a natureza. É um conflito suicida, porque a natureza responde com agressividade. Temos que parar essa guerra, conter as emissões, atingir a neutralidade de carbono até 2050. Se não fizermos isso, as consequências, que já são devastadoras, ficarão caóticas.”