Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 26 - sábado, 18 de janeiro de 2025

Mural

Jornalismo exercido pela própria população

Deixe sua notícia neste Mural, clique aqui para enviar
<< Próxima Página

Mensagem N°51835
De: Luiz Data: Sexta 6/11/2009 16:14:50
Cidade: Montes Claros

06/11/09 - 15h51 - "Esta chuva (...) teve inicio (...) próximo a Buriti do Campo Santo (...), saltou a Serra Ibituruna, seguiu para o sudoeste e sul de M. Claros, atingindo as cabeceiras dos córregos Palmital, Vieira, Porcos e Gameleira (...). Daí, seguiu para as bacias dos rios: do Peixe, Cruzeiro, Verde Grande e finalmente (...) o rio das Pedras, (...), o que causou a enchente (...) entre 80 milímetros a 134mm..."

É uma explicação, cheia de dados verossímeis. Contudo, espero por novas chuvas, que confirmarão ou negarão esta hipótese. Isto porque já é observado que o trecho inicial da avenida Correia Machado passou a suportar cheias com chuvas não muito intensas na parte sul da cidade. Esta respeitável hipótese agora levantada, e que aplaudo, será confrontada com a outra, a segunda hipótese. Basta que esperemos as novas chuvas – e não há necessidade de ser chuva torrencial, excepcional. Este trecho do rio, entre a praça dos Jatobás e a entrada do bairro ibituruna, passou a apresentar inundações de um ano para cá. Antes, não havia chuva em M. Claros? – Mas a explicação do Sr. Ponciano é muito benfazeja. Espero que ele esteja certo, para tranquilizar os agora intranquilos moradores daquela região da cidade, especialmente os habitantes do bairro Morada do Sol, que mais sofreram.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°51834
De: José Ponciano Neto Data: Sexta 6/11/2009 15:39:43
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Lendo a mensagem nº 51831, já fiquei sem entender a preocupação de tantos em saber de onde veio a tromba d’água que causou as inundações tão faladas.Esta chuva que caiu teve inicio (às 18:30 + ou - ) próximo a Buriti do Campo Santo comunidade que fica do lado Oeste do Parque Lapa Grande, saltou a Serra Ibituruna seguiu para o Sudoeste e Sul de Montes Claros atingindo as Cabeceiras dos Córregos Palmital, Vieira, Porcos e Gameleira, este ultimo sua bacia fica entre São Geraldo II e a BR 135, todos contribuíram com as inundações
Daí, ela (a chuva), seguiu para as Bacias Hidrográficas dos Rios: do Peixe, Cruzeiro, Verde Grande e finalmente a Cabeceira do rio das Pedras (às 20:30), que causou a enchente citada na minha mensagem nº 51794, as precipitações variaram entre 80 mm(milímetros) à 134mm, que são consideradas altas para a curta duração. Espero ter tirado duvidas de alguns, e tenho absoluta certeza que a Barragem existente à montante do rio Vieiras que foi motivo da solicitação de um estudo através da Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec), não contribuiu com as enchentes, pelo contrário, serviu de bacia de amortecimento.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°51832
De: Waldyr Senna Data: Sexta 6/11/2009 14:46:40
Cidade: Montes Claros

A maldição dos buracos

Waldyr Senna Batista

Na primeira trégua concedida pelas chuvas, lá veio a Prefeitura tapando buracos no asfalto, reabertos e multiplicados pelas chuvas torrenciais. E assim deverá acontecer ao longo dos próximos meses.
São os buracos de sempre, tapados dezenas de vezes e que ressurgirão indefinidamente enquanto perdurar esse duro castigo, que lembra o personagem da mitologia grega, Sisifo, condenado a levar imensa rocha ao cume da montanha, mas sendo sempre obrigado a retornar à base. Assim são os prefeitos de Montes Claros, submetidos à faina inglória. Ou seria uma maldição?
Como a maturação do asfalto a frio é de pelo menos 15 dias, e considerando que, nessa época, as chuvas se repetem a períodos inferiores à quinzena, a Prefeitura terá de manter sua patrulha de plantão. E ela terá de assim proceder, certa da inutilidade de seu esforço, porque, quando oposição, o atual prefeito criticava seu antecessor, acusando-o de não atuar com a devida competência.
É lamentável que, na atualidade, a eficiência das administrações seja aferida com base na recomposição da buraqueira das ruas. Anteriormente, o bom prefeito era aquele que pavimentava ruas com produto de boa qualidade, atendidos os requisitos técnicos, como instalação de meio-fio, implantação de redes de água e esgoto, construção de galerias de águas pluviais, além da realização de base e sub-base, com compactação adequada.
Esses cuidados têm garantido o asfalto que aí está, embora remendado e mal conservado, depois de superada em muito a média de vida útil que tecnicamente se prevê(20 anos). Basta lembrar que a primeira rua de Montes Claros a receber asfalto foi a Cel. Joaquim Costa, no trecho onde se localizava o mercado municipal. Em fins de 1967, há portanto 42 anos, o então prefeito Antônio Lafetá Rebello asfaltou aquele quarteirão, como componente da solenidade de inauguração do mercado.
Dali, seguiu asfaltando ruas do centro da cidade, com exceção das que já tinham calçamento, de pé-de-moleque ou paralelepípedos. Para isso, lançou mão da chamada “contribuição de melhoria”, pela qual os proprietários de imóveis pagavam dois terços do custo da obra, cabendo à Prefeitura um terço, representado pela infraestrutura. Esse sistema era constitucionalmente discutível, porque podia configurar bitributação, mas foi suportado sem protestos graças à credibilidade do então prefeito, eleito como candidato único.
Tempos depois, a demagogia eleitoreira levou à substituição desse critério, passando a Prefeitura a assumir o custo total do empreendimento, que começava a chegar aos bairros populares. Surgiu então o chamado “asfalto-sabão”, que priorizava a quantidade em detrimento da qualidade. Ele era aplicado, literalmente, na terra, sem o atendimento dos requisitos garantidores de vida útil.
O resultado é esse que aí está. A atual administração, que não conseguiu zerar nem os buracos que herdou há dez meses, está agora obrigada a tapar as crateras de sempre, que renasceram das águas, e mais os filhotes delas. Os prefeitos Jairo Ataíde e Athos Avelino, justiça seja feita, tiveram o mérito de recuperar consideráveis extensões em ruas de acesso aos bairros Todos os Santos, Morada do Parque, entorno da Praça de Esportes, rua Belo Horizonte e avenida Ovídio de Abreu. O atual, Luiz Tadeu Leite, ainda não teve tempo de mostrar serviço e nem anunciou planos nessa modalidade.
A quantidade de recursos públicos gastos na inglória operação tapaburacos, ao longo de décadas, provavelmente daria para asfaltar, de novo, mais do que o total da área pavimentada existente. Mas prefeito algum concentraria esforços nesse tipo de obra, porque ela não rende votos. Eleitoralmente, é mais conveniente continuar asfaltando ruas “no pó”, para alegria do “povão”, e enterrando dinheiro do contribuinte nos buracos irrigados pelas chuvas.

(Waldyr Senna é o mais antigo e categorizado analista de política em Montes Claros. Durante décadas, assinou a "Coluna do Secretário", n "O Jornal de M. Claros", publicação antológica que editava na companhia de Oswaldo Antunes. É mestre reverenciado de uma geração de jornalistas mineiros, com vasto conhecimento de política e da história política contemporânea do Brasil)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°51831
De: Hoje em Dia Data: Sexta 6/11/2009 13:04:37
Cidade: Belo Horizonte

Defesa Civil pede estudos de barragem - A Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec) solicitou estudos sobre uma barragem localizada na Região Sul de Montes Claros, para verificar se há ligação com a tromba d’água que ocorreu na madrugada de segunda-feira, na cidade, e afetou 1.600 pessoas. Segundo o presidente do órgão, Madson Malveira, o levantamento técnico foi pedido à Secretaria Municipal de Meio Ambiente. “A princípio, não vejo conexão entre o barramento e a inundação, pois acredito que o local também foi afetado pelas chuvas”, alega Malveira. Ele está elaborando o laudo técnico para ser encaminhado à Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, que definirá as ações de socorro aos flagelados. De acordo com Malveira, os indícios são de que ocorreu uma forte chuva na Serra do Ibituruna e em bairros da Região Sul. Ele alega que não foi possível verificar o nível das precipitações registradas no local, “pois não há estação meteorológica nas imediações”. ”A tromba d’água ocorreu apenas naquele ponto. Nenhuma das estações da cidade teria condições de informar o volume, pois não estão na área”.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°51830
De: Vieira Data: Sexta 6/11/2009 12:30:02
Cidade: Brasília DF

Aqui em Brasília, o tititi na polítca é em torno da declaração do ex-presidente FHC. Em artigo no último fim de semana, o ex-presidente escreveu, com todas as letras, que o governo de Lula está criando no Brasil um "sub-peronismo". Traduzindo: estaria em curso um projeto piorado do peronismo portenho no Brasil, onde os partidos políticos e demais representações nada valeriam. Todo o poder seria do líder messiânico - o Pèron brasileiro, no caso, ele, Lula. Corre a informação que, agindo assim, FHC quer criar uma cunha entre a classse média e o governo, e entre os pensadores e o governo. Tititi vasto.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°51827
De: Ruth Tupinambá Data: Sexta 6/11/2009 11:40:22
Cidade: Montes Claros

Bendito Casarão da Fafil

Ruth Tupinambá Graça

Há momentos em nossa vida que não encontramos palavras para traduzirem o que sentimos e o que vai em nosso coração. Foi o que realmente me aconteceu na reinauguração do centenário Casarão da Fafil.
A escada para o segundo pavimento de madeira de lei e o corrimão artisticamente trabalhado (cópia perfeita do antigo) eu fiquei emocionada, recordando-me das milhares de vezes que eu subia e descia aquela escada correndo numa alegria e curiosidade infantil procurando descobrir o que se passava lá em cima nos enormes salões.
Confesso que senti muita saudade. A Fely do meu lado percebeu a minha emoção e perguntou-me: “Dona Ruth a senhora quer ir lá em cima, para matar a saudade?”
Apesar dos meus 93 anos, eu aceitei o convite só que subi muito devagar, degrau por degrau, (as pernas já não são as mesmas) mas a alegria de rever aqueles lugares tão queridos e que tantas recordações me traziam, deram-me forças e consegui.
Percorri todos os cantinhos (e foram tantos) e as lembranças afloraram no meu velho coração, que quase chorei com saudades do que ali passei na várias fases da minha vida.
A minha infância dos 7 aos 14 anos, quando a vida se abria para mim, iniciando ali o meu curso primário no Grupo Escolar Gonçalves Chaves que ali se instalara, até sua mudança para prédio próprio na Praça Dr. João Alves onde funciona até hoje.
Esta foi a primeira etapa da minha vida de estudante e estudante. Eu era apenas uma criança sem maldade, inexperiente, deixando, pela primeira vez, a casa, a família, os brinquedos, para enfrentar uma nova vida, cheia de responsabilidades. Eu estava assustada, insegura. Mas este Casarão acolheu-me, como uma Galinha de longas asas, agasalhando-me, protegendo-me e naquele ambiente tão agradável eu me adaptei logo. Foi um tempo feliz. Tive professores responsáveis, dedicadas, carinhosas. Quando eu já estava na terceira série, (eu me lembro) a minha professora Dona Eponina Pimenta convidava-me para tomar um cafezinho gostoso acompanhando de biscoitos.
Caseiros que a empregada trazia-lhe todos os dias. Naquela época não existia a merenda nas escolas como hoje, então eu adorava aquele convite. Estas lembranças jamais esquecerei, em qualquer parte que eu esteja, ou melhor, que eu viva”!
Fiz um primário bem feito, que me deu base para prosseguir, com sucesso, as outras etapas.
Os anos passaram. A Escola Normal Oficial de Montes Claros foi criada funcionando no mesmo Casarão chegando então a minha vez de fazer o Curso Normal (magistério) era o que a nossa cidade podia oferecer a juventude nos “anos 30”.
Foi o melhor tempo da minha vida. Eu era alegre, sonhadora e tudo me divertia. Recordo-me com saudade das minhas colegas, as conversas no recreio, os segredinhos sobre as conquistas e os namoricos os sucessos e as decepções, todas no auge da juventude e o coração cheio de sonhos e esperanças. E os “Bailes” em benefício da Caixa Escolar eram freqüentes nos grandes salões do Casarão (não havia Clube Social em nossa cidade) eram esperados com a maior ansiedade pois era a única oportunidade de se encontrar com o namorado e dançar de “rosto coladinho” pois, naquele tempo em que tudo era proibido e “pegava mal” às donzelas, isto era uma grande aventura, pois os pais eram muito severos.
Mas muitos namoros começados nos Bailes do Casarão floresceram e realizaram-se em casamentos formando as tradicionais famílias da nossa cidade, das quais existem hoje muitos netos e bisnetos. Eu mesma conheci o meu “Príncipe” num deste bailes, naqueles momentos alegres e românticos.
Hoje fecho os olhos, e procuro me recordar sempre do nosso primeiro encontro. Estas sacadas tão bonitas que vi reconstruídas foram testemunhas das nossas juras e do nosso amor. Nos casamos, mudamos para Belo Horizonte onde moramos dez anos. O destino trouxe-nos novamente para nossa terra. Nestas alturas a Faculdade de Ciências e Letras de Montes Claros estava inaugurada e funcionando no velho Casarão. Cheia de entusiasmo resolvi fazer faculdade. Foi o meu terceiro contato com este Sobradão maravilhoso onde passei minha infância, parte da minha juventude e finalmente o período mais gratificante da minha, já com 56 anos.
No dia da minha formatura em 1976 com 60 anos, ao lado do meu marido, rodeada pelos filhos e netos recebi o diploma de Pedagogia.
Acredite quem quiser, mas eu tenho razão de “paparicar” esse Casarão, ele fez parte da minha vida.
Estou realizada, vendo-o agora lindo, maravilhoso (como conheci no passado) e espero que nele se instale logo o Museu Regional do Norte de Minas, para que eu possa, mais uma vez, usufruir do seu convívio e dele receber as melhores informações.

(N. da Redação: Ruth Tupinambá Graça, de 94 anos, é atualmente a mais importante memorialista de M. Claros. Nasceu aqui, viveu aqui, e conta as histórias da cidade com uma leveza que a distingue de todos, ao mesmo tempo em que é reconhecida pelo rigor e pela qualidade da sua memória. Mantém-se extraordinariamente ativa, viajando por toda parte, cuidando de filhos, netos e bisnetos, sem descuidar dos escritos que invariavelmente contemplam a sua cidade de criança, um burgo de não mais que 3 mil habitantes, no início do século passado. É merecidamente reverenciada por muitos como a Cora Coralina de Montes Claros, pelo alto, limpo e espontâneo lirismo de suas narrativas).

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°51825
De: Marcos Paulo Data: Sexta 6/11/2009 11:17:42
Cidade: Montes Claros

A situação dessa enchente já foi esclarecida. Como já foi colocado aqui, realmente, o que ocorreu foi uma tromba d`água (denominação originalmente dada para aqueles tornados que se formam encima de lagos, rios e no mar, mas passou a ser usada para essas chuvas fortes e rápidas).
Geralmente, ocorre "em pontos mais altos, nas cabeceiras de rios, é constituído por gigantesca massa de água que cai de uma só vez e concentrada num ponto. Seu volume e força podem abrir grande cratera no local, razão pela qual geraria tragédia de proporções inimagináveis, se a ocorrência fosse dentro de aglomerado urbano". Imaginem uma bacia cheia de água sendo virada de uma vez contra o chão, e não simplesmente virada aos poucos.
O volume de água é muito grande para rios pequenos, verdadeiros córregos, que abastecem o Vieiras. Aliás, a região do Rio São Lamberto já é famosa por tragédias que ocorreram em razão de trombas d`água.
O resultado será sempre este que vimos. Contra a natureza não tem técnico, especialista que dê jeito. A natureza responde da mesma forma que nos a tratamos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°51824
De: Alberto Hospital da Baleia Data: Sexta 6/11/2009 09:43:18
Cidade: belo Horizonte/MG

Titulo da notícia: Acidentes no feriadão mataram 20 pessoas nas estradas de Minas; o mais grave foi na BR 040
Jorge ,Cinara Davdsom pelo seu irmão sempre lembraremos de vcs ,que Deus o tenham,e que as familias tenham força para superar as perdas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°51823
De: Contribuinte Data: Sexta 6/11/2009 09:27:43
Cidade: M. Claros

Mesmo com a possibilidade de escassez da água a nível mundial, e os apelos freqüentes para economizarmos tal recurso, ainda deparamos com desperdícios absurdos. Por ex.: no canal do Rio Vieira em frente à FACIT tem um cano de muitas polegadas jorrando água diuturnamente. Será que nenhum Órgão "Competente" tomou ciência desse esbanjamento. Por favor, tomem providências. A Humanidade agradece.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°51822
De: roberto Data: Sexta 6/11/2009 09:03:58
Cidade: montes claros  País: brasil

pluviômetro instalado em sitio na região de santa barbara próximo ao posto barral derrama e registra mais de 130 milímetros na noite de enchente em montes claros.com certeza veio dessa região a chuva q causou tanto prejuízo

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°51821
De: ARTHUR DUARTE PINTO NETO Data: Sexta 6/11/2009 02:42:16
Cidade: SALVADOR

Quando saí de Montes Claros...
Quando saí de Montes Claros para trabalhar fora do estado de Minas, tinha 22 anos, na noite, véspera de minha saída, que se deu pela manhã por volta das dez horas, meu pai (Ruy Pinto) passou a noite em claro, andando pelo pequeno corredor da casa, era o 2º filho a sair de casa para lutar pela vida, creio que meu pai vivia naquele momento a certeza de que mais um filho ganhava o mundo e não retornaria jamais. Nunca me esqueço do olhar de minha mãe, acompanhada de minha avó paterna, acenando para mim enquanto eu entrava para o interior do ônibus, ansioso e cheio de incertezas, porém com a vida e o mundo pela frente, eram sentimentos intensos, rápidos e contraditórios, havia um desejo e uma felicidade enormes ao mesmo tempo em que era tomado por um medo abissal. O olhar de mãe se perdia naquele adeus, que me contornava como os montes claros que até então circundavam minha vida.
Deixava uma cidade, parecida comigo, pequena no gesto de viver e grandiosa na ambição de se desenvolver, naquela época, reportávamos às pessoas referenciadas pelos seus sobrenomes, era assim que chamávamos D. Maria Nobre, de D. Maria de Juarez (Juarez Nobre), D. Maria Macêdo, de Maria de Sidney (Dr. Sidney Chaves), D. Zélia de seu Raul (Raul Pereira), D. Noeme de seu Pedro, D. Tunica de Toni (Antônio Pereira), D.Zelita de seu Nonô (Nonô Pereira), D. Joana de seu Merilo, D. Nenzinha de seu Joaquim... e por aí ia.
... Ainda ecoavam em meus ouvidos a batida dos catopês, que se misturavam com o ruído permanente e estável do motor do ônibus, confundindo minha audição , contudo, jamais a memória, por uma estrada longa que parecia não terminar nunca, como, de alguma forma imaginamos nossa trajetória de vida.
Vivi esses anos com ânsia e intensidade, e sem que me percebesse me transformei tanto...Montes Claros se transformou tanto, conquistou seu diploma urbano: inchou, diversificou, o espaço geográfico expandiu-se, a economia também diversificou e aqueceu, seduziu novos moradores, acolheu forasteiros, ampliou sua rede de serviços , e com isso vieram as mazelas típicas de um grande centro. Hoje, quando acesso o Montes Claros.com, e leio as mensagens dos conterrâneos, entendo que em cada uma tem um grito, uma luta contra a perda do sentimento de pertencimento da cidade, dos seus cantos, lugares, dos conhecidos, da rotina de uma acalorada cidade contida pela circunferência montanhosa, que fez do povo a generosidade dos seus limites.
Há de se pensar que Montes claros transbordou, se derramou pelas montanhas afora... Hoje passeio pelas ruas de Montes Claros nas memórias de seus tradutores, como Raquel Chaves, encontrando com tanta gente que nem existe mais por essas terras quentes... E o olhar de minha mãe para sempre se misturou àquele adeus, naquela manhã...

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°51820
De: Carlos Eduardo Martins Data: Sexta 6/11/2009 01:58:07
Cidade: Montes claros  País: MG

Não há mistério em relação a enchente causada no rio Vieira, já é sabido que ocorreu uma tromba d’ água na região do São Geraldo 2 onde tem cabeceiras de pequenos rios afluentes do Vieira . E só perguntar quem tem sítio ou mora na região sobre a chuva torrencial que caiu naquela tarde/noite de domingo.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°51811
De: Rennê Barbosa Data: Quinta 5/11/2009 16:55:47
Cidade: São Francisco - MG

Enquanto o mundo clama por água, nós aqui em São Francisco temos mêdo de chuva.Os prefeitos aqui nunca se preocuparam com infraestrutura na cidade e quando vêm as chuvas não encontram galerias pluviais para escoamento e drenagem da água que acaba virando lama e durrubando muros, invadindo casas e causando prejuízos. Há 04 dias choveu copiosamente em São Francisco e acabou com parte da cidade e a lama está espalhada por 80% das ruas, mas ontem a prefeitura já deu festa no centro da ciade e hoje tem mais.(...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°51809
De: Raquel Data: Quinta 5/11/2009 15:15:31
Cidade: Montes Claros

Reynaldo Velloso Souto lança amanhã em Brasilia -DF os seus livros:Montes Claros histórias do Rey e Montes Claros histórias do Rey - Edição do sesquecentenário. Às 20 horas, no Restaurante Carpe Diem.Todos lá !

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°51808
De: Soares Data: Quinta 5/11/2009 14:51:34
Cidade: M Claros

Marcada para amanhã, às 9 horas, a inauguração de mais uma loja da Drogaria Minas-Brasil. Fica no supermercado Villefort. O número de unidades já ultrapassa de uma dúzia. Não demora, e a população do entorno do Max-Min Clube espera receber também sua farmácia, anexa ao clube que a Minas-Brasil constrói ali.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°51807
De: Fernando Data: Quinta 5/11/2009 14:46:25
Cidade: Montes Claros

Houve atraso no cronograma para inauguração da rede norte-americana Walmart, em Montes Claros. Inicialmente programado para o início deste mês, o funcionamento foi remarcado para o dia 15 de novembro. O pessoal em treinamento trabalha com esta data. Concorrente da holandeza Makro, instalada na avenida Magalhães Pinto, bairro Planalto, a rede norte-americana modificou toda a estrutura do prédio onde durante anos funcionou a fábrica de óculos Sion, fundada e comandada pelos saudosos irmãos Décio e José Corrêa Machado. Basicamente ficaram os paredões, pois tudo o mais foi alterado. Parece que não está resolvida a questão de acesso. Vai ser o calcanhar de aquiles, pois ali existe uma rotatória na avenida deputado Plínio Ribeiro que será muito exigida. Agora, a cidade espera a chegada da francesa Carrefour. As três empresas - Makro, Carrefour e Walmar - praticamente disputam em todas as praças. Basta que uma chegue para que as outras se instalem. As duas primeiras estão aí.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°51805
De: Eliane Freitas Data: Quinta 5/11/2009 14:18:35
Cidade: Montes Claros

Até agora as causas da enchente que assustou moradores da cidade não foram bem explicadas. Aqui no bairro Morada do Sol, a hipótese de ser apenas chuva não é bem aceita.Quem vivenciou o dramacomo eu, sabe que foi algo mais forte. Por isso provid~encias precisam ser tomadas, para que o occoriddio nãovolte a acontecer.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°51799
De: Aluízio Data: Quinta 5/11/2009 12:29:42
Cidade: Montes Claros

Mais mistério sobre as causas da enchente na madrugada de Finados em M. Claros: o serviço de medição dee chuva da Unimontes detectou, naquele dia, apenas 7 milímetros. Esta quantidade não causa enchente em lugar nenhum. Afinal, de onde veio aquela grande inundação? Esta é a questão vital para encaminhar qualquer diagnóstico. O mistério só faz crescer. (Outras medições tomadas na cidade também não indicam uma chuva anormal, naquela tarde/noite/madrugada de Finados)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°51794
De: José Ponciano Neto Data: Quinta 5/11/2009 08:34:05
Cidade: Montes claros -MG  País: Brasil

O Rio Verde Grande também mostrou sua fúria, na enchente que ocorreu no feriadão levou árvores, pedras, animais suínos, bovinos e bombas de irrigações e etc. mais.Depois da tempestade, não veio a bonança, ficou um verdadeiro cenário de guerra e a recuperação dos estragos não vai ser fácil.É a natureza agindo da mesma forma que é tratada.

Foto: José Ponciano Neto

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°51788
De: denise Data: Quinta 5/11/2009 01:51:42
Cidade: belo horizonte

Titulo da notícia: Acidentes no feriadão mataram 20 pessoas nas estradas de Minas; o mais grave foi na BR 040
foi terrivel este acidente pois a familia de uma das vitimas que conheço estão arrazados,que possamos lembrar de orar pelas familias pois essa dor que esta no coração deles e muito forte,sinara era um exemplo de filha,esposa e mãe,amiga e mulher de Deus,por favor lembre-se de orar para Deus dar forças a essa familia, meus sinceros sentimentos a sr valdir e familia aos outros que tambem sofre hoje essa grande perda...dos seus entis amados queridos,que Deus lhe de muita força em nome de jesus

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°51771
De: Wanderlino Arruda Data: Quarta 4/11/2009 13:04:26
Cidade: Montes Claros/MG

ENCANTADORA A POESIA DE EVANY

Wanderlino Arruda

Somente a sabedoria nos coloca em situação de ver além das aparências, seja esta dos fatos, seja esta dos sonhos. Só a sabedoria remete-nos direto ao significado verdadeiro de cada acontecimento, de cada nesga ou lance de vida. Somente a sabedoria nos faz ver uma legítima dimensão poética e a função quase divina de quem pensa e de quem faz o verso e o ritmo do verso, melhor dizendo, de quem é e de quem se sente poeta. Digo mais: só a minha experiência - não muito nova no campo do saber literário - me remete à interpretação do muito bonito e encantador texto de Evany Cavalcante Brito Calábria, ao mesmo tempo história e marca de família, ao mesmo tempo estórias e causos mineiros, entreouvidos e sentidos com a marca existencial da menina, sempre linda e criativa. Leitor atento de todos os poemas deste INFÂNCIA VERDE, confesso que faço minha a conhecida posição de Ferreira Gullar em relação ao fazer poético e a esse universo que não conseguimos aprender no todo, porque nascido conosco no modo até mais do que pessoal. Somos seres do grafar e do laborar palavras e sentimentos. Temos o talento e a inspiração que chegam como relâmpagos e por caminhos de sonhos, tudo dividido ou multiplicado, tempo-espaço do ser, do viver e do conviver. Só ao poeta a necessidade de espanto com as coisas e com os acontecimentos, flor e fruto da motivação que leva ao poema e à poesia, algo muito mais do céu do que da terra. Em poesia o saber, o saber fazer e o querer fazer não são suficientes, porque de nada adianta a técnica quando não há inspiração e/ou marcas de sentimentos. Mesmo para seres privilegiados por Deus para entregar ao mundo a ordenação lógica das palavras, só uma vivência encantada nos permite construir - versos depois de versos - textos com cadência e musicalidade, haja ou não rimas de dentro ou de fora. Para o poeta a epopéia ou o lirismo, querendo ou não querendo um modo diferente de lidar com idéias, um superar limites racionais, quase sempre sem o controle da razão. Sinto-me feliz e prazeroso com os muitos textos de Evany, bonitos e elegantes do começo ao fim, tudo gramaticalmente limpo e perfeito, resgate da infância que o tempo não desviou em momento algum, sempre vida bem vivida em saudades do passado e em vôos de esperança e de futuro. Na idéia de D. Olga, mãe e conselheira, em Evany a poesia é um eterno querer bem, um dizer sim para todas as belezas do corpo e do espírito. Por mais que essa poesia se esquive de suas mãos, Evany fugir ou fingir não pode, porque ela inteirinha é um colorido momento de saudades, sempre e sempre uma pura alegria, cenário de sonhos, princesa e rainha vestida e revestida de amor. Sobre isso, a própria Evany faz relembranças: "Eu tinha doze anos e uma vida inteira". Tinha e tem, digo eu, prefaciador do seu primeiro livro. Não somente de imagens e de idéias, não somente arco-íris de beleza, Evany é mulher decidida e incrivelmente organizada, sempre afeita ao trabalho de cada dia. A ela, por isso, posso atribuir em parte e com pequenas modificações, os versos de Camões que dizem não aprender somente na fantasia, sonhando, imaginando ou estudando, senão vendo, tratando e pelejando. Afinal, o mundo vitorioso está nas mãos das pessoas que têm coragem de sonhar e laborar, pessoas capazes de correr risco para viver todos os seus sonhos. Feliz de quem atravessa a vida tendo mil razões para viver. Um charmoso jogo de amor! Desejo a Evany todo o sucesso do mundo, certo de que a sua lavra poética está entre as dez mais bem aquinhoadas de nossa Montes Claros. Conscientemente hábil nos raciocínios e nos sonhos, Evany pode dizer como disse o poeta Manuel Bandeira: "Não faço poesia quando quero e sim quando ela, poesia, quer." E como Cora Coralina: "Nunca escreverei uma palavra para lamentar a vida. Meu verso é água corrente, é tronco, é fronde, é folha, é semente, é vida". Evany - ser especial - é água, fogo, brisa e vento... Telúrica ainda menina, telúrica moça, telúrica mulher. É espaço, terra e tempo... É uma trajetória do pensar e do viver com alegria, vereda fértil de amor e de carinho, uma imensa vontade de caminhar... ir e vir ao mesmo tempo. Este INFÂNCIA VERDE, publicado em nosso Consórcio Literário da Secretaria de Cultura, não é apenas o seu primeiro livro, é pedra angular de muitos outros. O segundo e o terceiro já estão pertinho da editora... Academia Montesclarense de Letras

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°51769
De: Globo Online Data: Domingo 01/11/2009
Cidade: Rio de Janeiro

Durou mais de 15 horas o julgamento de 22 policiais militares pela Justiça Militar, nessa terça-feira, em Belo Horizonte. Eles foram julgados por suspeita de envolvimento com a chamada máfia do carvão e receberam penas que variam de dois anos e seis meses a nove anos de prisão. O grupo de acusados era inicialmente de 25 PMs. Um deles morreu. Cinco policiais foram absolvidos. Os advogados de dois não compareceram e por isso eles não foram julgados nesta terça-feira. De acordo com denúncia do Ministério Público Estadual, o grupo teria recebido propina, durante dois anos, para facilitar a liberação de caminhões carregados de carvão vegetal irregular no posto de fiscalização de Montes Claros, no norte de Minas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°51768
De: Estado de Minas Data: Quarta 4/11/2009 12:45:25
Cidade: Belo Horiozonte

Dos 25 oficiais da Polícia Militar Rodoviária que estavam envolvidos na Máfia do Carvão, denunciada em 1999, apenas 22 compareceram ao julgamento nessa terça-feira, na 1ª Auditoria da Justiça Militar de Minas Gerais. Dentre os três militares que não compareceram, um morreu e os outros dois não foram nem enviaram seus advogados. Estes policiais não foram julgados. Dos 22 militares presentes, a Justiça Militar condenou 17 e absolveu cinco. A sentença foi dada na madrugada desta quarta-feira. Segundo a denúncia, os policiais integravam uma quadrilha que atuava em um posto rodoviário em Montes Claros, no Norte de Minas. Eles cobravam propina de caminhoneiros que transportavam carvão na região e, em troca, não apresentavam documentação da carga, o que facilitava a sonegação de impostos. O esquema permitia que os caminhoneiros lucrassem mais com a venda de carvão para usinas siderúrgicas. Com informações de Karina Novy/TV Alterosa e Priscila Robini/Portal Uai

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°51759
De: André Data: Quarta 4/11/2009 09:48:51
Cidade: M. Claros

A chuva (em M. Claros) praticamente desapareceu da previsão da meteorologia até o próximo domingo. Talvez 1 milímetro hoje. Em compensação, vem aí tempo quente - de até 36 graus.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°51744
De: Deusdeth Data: Terça 3/11/2009 22:19:43
Cidade: M.Claros

E a Copasa, não tem nada a comentar sobre a enchente do Vieira? As canalizações na parte sul da cidade são feitas com verbas repassadas pela Copasa. Ela examinou os projetos? Examinou a qualidade das obras? Avaliou as consequências? A Copasa precisa dizer alguma coisa. A Copasa aplica dinheiro público, que deve trazer benefícios para a população. E não inundação. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°51742
De: Magela Data: Terça 3/11/2009 21:43:42
Cidade: Montes Claros

O prefeito decretou emergência em M. Claros. Muito bem. Mais do que dispensar licitações para obras emergenciais, é preciso definir - e fazer - o que for necessário para afastar imediatamente o risco de novas enchentes no terço inicial do rio Vieira, entre a Praça do Jatobá e a entrada do bairro Ibituruna, e entre a Praça dos Jatobás e a avenida Cula Mangabeira, no trecho da destroçada avenida Vicente Guimarães (aquela que acabou antes que o município completasse o pagamento do financiamento de suas obras...). Estes trechos, está visto,não suportam a quantidade de água que passou a ser lançada ali. Fizeram canalizações a montante e não avaliaram se a calha suporta toda água coletada. Esta visto - e foi avisado com antecedência, aqui mesmo, uma semana antes - que qualquer chuva mais intensa provocaria enchente. Provocou. Se providências urgentes não forem tomadas, haverá novas enchentes. E isto não é exercício de profecia. É que os erros cometidos são gritantes. É preciso corrigi-los, com urgência, e apurar responsabilidades. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°51736
De: Eliane braga Data: Terça 3/11/2009 18:54:34
Cidade: Moc- mg

Buracolândia Pagamos o pato, as rodas, os pneus e as operações tapa- buracos que vão por água abaixo todos os anos também. Até quando?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°51734
De: artur Data: Terça 3/11/2009 18:50:00
Cidade: montes claros

Onde quer que Toninho Rebello esteja agradeço o carinho com o qual tratou Montes Claros-MG.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°51733
De: Rubens Pereira Data: Terça 3/11/2009 18:41:49
Cidade: Montes Claros

Segundo a Prefeitura de Montes Claros, em nota oficial, "Diante do ocorrido ontem o técnico Alexandre Picarlli Oliveira e o engenheiro Antônio Gontijo, especialista em drenagem, já estão se deslocando para Montes Claros para coordenar ações que evitem novas inundações. Segundo Alexandre Oliveira os problemas registrados em Moc ocorreram em consequência de uma sobrecarga na bacia do rio Vieiras, que não suportou o grande fluxo de água ocasionado pelo excesso de chuva.
Ele explica que a bacia do Vieiras acumula a água de uma extensa região, que vai desde a serra de Pirapora. Com o lençol freático carregado em decorrência da sequência das chuvas, a impermeabilização do terreno aumenta o fluxo da água. A solução deste problema passa pelo alargamento do canal no ponto onde ele recebe a maior parte da água decorrente da chuva, o que já está previsto no projeto entregue ao ministério das cidades."
Não entendi bem o que os "especialisras" pretendem fazem. Alargar o Vieira como? No Parque Guimaães Rosa, criando um novo canal? Demolir a obra do canal no encontro do Vargem Grande com o Vieira, onde sucedeu o estrangulamento? Demolir 1,5 de canal e refazer a sua seção?Parece que os técnicos não conhecem o problema. Pelo o que entendi, eles estão misturando os assuntos. Eles devem estar falando da Vicente Guimarães (Vargem Grande). Na minha modesta opinião, estão equivocado. Parece que trabalham na lógica antiga (encaixotar rios). A solução está na melhoria da capacidade da bacia de retenção de água, como disse um muralista abaixo. Alguém disse no próprio Montesclaros.com que os técnicos ambientais já tinha aconselhado a ão realizar interveções desse tipo, em 1999. Será que vão continuar a insistir nesse tese?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°51726
De: Santos Data: Terça 3/11/2009 15:50:06
Cidade: M Claros

Pasmem todos. O trecho da chamada avenida Sanitária, construído pelo prefeito Toninho Rebello, suportou com galhardia todo o volume de água que veio dos canais anteriores. O trecho construído por Toninho vai do começo da avenida José Correia Machado até o conjunto Castanheiras. Ali não houve enchente. A enchente ocorreu no trecho inicial, que por ser inicial recebeu menor quantidade de água. Por esta observação, pode-se examinar a qualidade das obras. A comandada por Toninho Rebello acaba de completar 30 anos. O trecho que transbordou tem cerca de um terço desta idade. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°51717
De: Adalberto Prates Data: Terça 3/11/2009 12:50:12
Cidade: Montes Claros

Caros muralistas, com estas inundações, podemos comparar a qualidade dos serviços feitos na Avenida José Correa Machado, com a Avenida Deputado Esteves Rodrigues. Na José Correa Machado, boa parte das pedras que servem para segurar o leito do rio, foram arrancadas, já na Deputado Esteves Rodrigues, todãs estão onde sempre estiveram. A "Sanitária" já passou por várias enchentes, porém, sua estrutura segura firme! Já a "Avenida Nova", não é tão firme assim...

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°51716
De: Nestor Abreu Data: Terça 3/11/2009 12:33:21
Cidade: Montes Claros

Considerando que a maior parte das várzeas dos rios Vieira, Bicano e Vargem GBrande já forma loteadas, e as mesmas estão urbanizadas, com a construção de casas (algumas delas irregular, como no Parque Guimarães Rosa, que por sinal, continuam a sererm construídas - tem 7 barracões sendo levantados hoje, é só a fiscalização da prefeitura ir lá agora)sem a preocupação ambiental, acredito que a solução para a amenizar as próximas enchente é a construção de bacias de amortecimento desses rios na área fora do perímetro urbano dessas bacias. Uma delas é a famosa barragem do carrapato, que poderia atenuar a força do rio vieira, além de beneficiar a cidade no período de estiagem, com a chamada vazão ecológica.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°51715
De: Eva Data: Terça 3/11/2009 12:31:41
Cidade: Montes Claros

É com profundo pesar que informamos o falecimento de Lea Santana Borges, Oficiala do 2º Registro de Imóveis de Montes Claros, esposa do Advogado e Professor Danilo Borges. O corpo está sendo velado em Belo Horizonte e ainda não se sabe onde será o sepultamento.Ao Dr. Danilo e filhos, nossos sentimentos e profundas lamentações. Que Deus a tenha!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°51714
De: Luiz de Paula Data: Terça 3/11/2009 12:30:35
Cidade: Montes Claros

CHUVA

Luiz de Paula

Começava com a cantiga da rãzinha rapa-cuia, no mormaço. Dia após dia. Depois o tempo escurecia e os trovões rolavam de um lado ao outro do céu. Era a chuva que estava chegando. Os urubus, em bandos, em vôo baixo, seguidos de um ou outro retardatário, procuravam o abrigo das árvores copadas. As andorinhas, quais pequenas procelárias, enxameavam, tontas, no ar, à aproximação das primeiras bátegas que levantavam poeira na secura do chão.
A chegada da chuva era uma festa.
Hoje, quando a cena se repete e a chuva chega, escurecendo o céu, tenho saudades daquele tempo em que eu sabia aproveitar uma chuva, misturar-me com ela, ser parte dela.
Calça arregaçada, peito nu, revejo-me a catar granizos no chão molhado ou recolhendo filhotes de passarinhos derrubados dos ninhos pela ventania . Ou a opor barragens de terra às enxurradas e a fazer “olho de boi” no chão, com o calcanhar e o dedão do pé, quando a chuva começava a passar da conta. Sempre a saltar, aqui e acolá, até entrar no raio de ação da voz materna a chamar-me:
- Venha pra casa, menino! Venha enxugar a cabeça! Vestir uma camisa! Você vai apanhar uma pneumonia!
Coitadinha da pneumonia. Nunca achou entrada em um corpo curado pelo sol e acostumado a mergulhar nas águas dos rios e dos riachos.
Hoje, vivendo na cidade, devo preocupar-me com qualquer aragenzinha mais fresca que me pegue desabrigado.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°51713
De: Antônio Eustáquio Freitas Tolentino Data: Terça 3/11/2009 12:21:28
Cidade: Montes Claros (MG)

O tristemente aprisionado Rio Vieira resolveu se rebelar e jogar os seus tentáculos para fora do seu leito, inundando várias ruas, avenidas, praças, casas e até uma igreja. A Igreja da Rosa Mística, assim como a praça e várias casas próximas, foi totalmente invadida pelas águas da enchente, que deixou muita lama por onde passou. Os estragos causados pela revolta do rio podem ser vistos em algumas fotos enviadas à redação do montesclaros.com nesta data.

Caros editores, envio algumas fotos que mostram os estragos
causados pela enchente do Rio Vieira, ontem, na Praça e na
Igreja da Rosa Mística.
Um abraço.
Antônio Eustáquio Freitas Tolentino

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°51709
De: Raphael Reys Data: Terça 3/11/2009 11:17:27
Cidade: M Claros

OS PERSONAGENS DOS MORRINHOS
(série MeloViana)

Os personagens que fizeram à história desse exótico bairro foram os empresários Miltão da Pedreira, filantropo, que guardava dinheiro em espécie dentro das marmitas. Leonel Beirão, empresário de funerária, propagandista comercial e lobista político, criador da mítica Boneca de Leonel, ícone da nossa infância.
Dona Linda do Bar Destak, sede da escola de samba Destak e ponto de capoeiristas, gente de bem, malandragem e cabos eleitorais de plantão. Zé Idálio, policial militar, lendário investigador criminal, agente do Juizado de Menores, criador de cavalos e canários de raça.
Manoel do Bandeira 2, hoteleiro, pecuarista, proprietário do diuturno bar, restaurante e casa noturna Bandeira 2, sede da rapaziada esperta. Escola de cobras criadas. Manoel Quatrocentos, o homem da ferrada, o lenhador de Buenos Aires.
Zé Coco, dono de cabaré que tomou o seu nome, personagem da noite. Do folclore e de crônicas policiais. Não podia ver muita grana que endoidava.
A mais antiga personagem viva é dona Regina, entre nós há 90 anos e Dona Tionília que por aqui viveu cem anos. As mais populares eram a Belmira Rezadeira, mestra em tirar quebranto e ziquizira, Dona Lozinha que lia a sorte em uma bola de cristal.
O ex-jogador do Botafogo Onofre Carne Preta zelador da funerária e como o Zé do Caixão, dormia dentro de um esquife!
Dona Nila, o empresário Levi Pimenta, os Macaúbas do salão de barbeiro, dona Adélia Carvalho, Nelson Pinto, Zé Zoião, Ceci, Estelita, que foi a mais bela do morro. O capoeirista Negão Torresmo, da academia de karaté e do bloco caricato Hong Kong, líder da extinta gangue do Desaba.
Zé Fernandes, considerado um dos mais categorizados pais de santo do Brasil, seu Antonio de dona Olindina, comerciante, enfermeiro, dentista prático, que anestesiava o paciente com benzeção e dona Zefíra, que desmancha e colocava qualquer reza brava ou mandinga.
Tem mestre Zanza e os seus dançantes, e a sede dos catopés de Montes Claros, representante da nossa cultura folclórica e Neguinho e Requebra que sumiu sem deixar rastro. Foi levado por um disco voador! Além do poeta Haroldo Pereira, o curador e menestrel do Psíu Poético e o capoeirista Gera Moleque.
A carioca, o dançarino Paulo Bocão, o saudoso cantor Simonal Cor Morena. Júlio do Ipê e Télcio, que morreram de tanto comer tira-gosto de buchada quente, no Destak. Zeca do bar, que quando incorpora espírito tem que tomar um coro de espada de São Jorge, para desincorporar.
Na relação das cobras criadas: Padeirinho do Relógio Micha, Pai Haroldo das Mirindibas que incorpora Pomba Gira e salta muro, Nilsinho, símbolo do gay em Montes Claros. Requebra Que Eu Te Dô Um Doce, os saudosos mestre Leopoldo cozinheiro, viveu os noventa anos, Bahia Môi, seu Ernesto da bengala. Pelé e Pinga.
Mila Doida, Wal Kariba e sua peruca loura, e o poeta Matusalém. Roy com a percussão sonora, carpideiras de plantão, e Vivi Peixe Galo, Zezinho da barbearia dos Macaúbas, as duas cobras mais do que criadas do pedaço.
Tem muito 1.7.l. leve, aplicador, João Sem Braço, Agamemnom, trizidela, contra agá, malacos e malandros light. Roberto Mestre de obras, o homem que nunca mentiu, tem as escolas de capoeira, de samba, buracos quentes, loura gelada, apitos e cuícas para animar os carnavais, as rodas de samba e de fundos de quintal. Tem também Rumi e Lê, tambores para chamar as forças!
Resta esclarecer que a malandragem veio com os forasteiros, o povo que aqui mora é ordeiro e trabalhador!
Aí, para escapar, só o Homem vestido de branco! Aqui, nem reza brava dá jeito, está tudo e estão todos, sob a proteção do Divino, que habita na Igrejinha dos Morrinhos, lá no alto e zela de leve até pela malandragem.
Por aqui, malandro também é filho de Deus! E viva o morro!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°51706
De: José Martins Ramalho Data: Terça 3/11/2009 10:45:23
Cidade: M Claros

Um laudo técnico sobre os projetos de Engenharia das canalizações dos córregos em Montes Claros revelará absurdos, que empresas mercenárias da Engenharia,vindas da capital,comandadas por empresários lobistas aliados a políticos inescrupulosos ofereceram ao povo de Montes Claros. O sub-dimensionamento das Seções de escoamento sob as pontes dos canais foi vergonhoso.Isso dará muito pano para manga. O certo é que em regime de urgência urgentíssima deve ser completado a limpeza dos córregos, como também construir o máximo possível de pequenas barragens de contenção e terraços, a montante do Anel Rodoviário, e no Bairro Ibituruna. Ao Longo dos canais toda área vazias na bacia deve ser utilizada como descompressor com o rebaixamento criando piscinões. É o que podemos fazer por enquanto para amenizar. O Projeto definitivo devia ser objeto de concurso em regime de urgência, possibilitando a Engenharia Local participar, afinal já temos Faculdades de Engenharia e competência para não cometermos os erros que outros técnicos de outras regiões julgam normais. Sabemos como são elaborados os Projetos Publicos e é aí a razão de tudo isto que está acontecendo. Um chega oferecendo um recurso, e para tanto providencia o mais rápido possivel um projeto que assegure os recursos, sem se atentar para qualidade do projeto. Depois vem outra empresa que ganha a concorrencia, distribui os trechos com os gatos, e nem quer saber de responsabilidade quanto ao projeto. Tem uma Placa no cánal do Vargem Grande com os nomes dos responsáveis. É bom o Prefeito ficar alerta, pois Ele de fato não tem culpa quanto a estes erros e deve cobrar responsabilidades.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°51703
De: Carlos Alves Data: Terça 3/11/2009 10:15:47
Cidade: Montes Claros

Interessante observar, no episódio das inundações, que é a primeira vez que se registram alagamentos nas igrejas Rosa Mística e Santa Clara (Morada do Sol). Pode parecer coincidência, mas as praças das respectivas igrejas foram construídas às pressas no ano passado, na boca do período eleitoral, e com qualidade arquitetônica duvidosa, conforme denunciou à época este próprio mural. Será que, além dos defeitos arquitetônicos, estas obras também apresentam vícios de engenharia? O motivo maior de vergonha, no entanto, é a avenida Vicente Guimarães, a pior obra já feita em Montes Claros. Até quando ela ficará neste estado lastimável? (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°51702
De: Walter J Pereira Data: Terça 3/11/2009 09:48:49
Cidade: Montes Claros - MG

Para servir de paramêtro, para justificar a enchente que houve no Rio Vieira, que inundou parte do bairro Morada do Sol, por consequência a casa do meu amigo, Luiz Ribeiro.No dia 01/11/2009, entre as 20:30 e 21:00, vinha de um sítio da região do Pentáurea, quando me deparei com uma tromba d´agua, na altura do posto da Policia Rodoviária Federal. Chovia torrencialmente, como jamais vir em toda minha vida. Parei a moto no referido posto policial, pois não conseguia enxergar um metro a minha frente. Subir na cancela que existe lá próximo. Como no local e mais alto, olhava em direção ao bairro São Geraldo II e fiquei assustado mais uma vez, com o volume de chuva.Acredito como a região do São Geraldo, seja a cabeceira dos Rios que cortam, Montes Claros, acredito que foi esse o motivo das inundações ocorridas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°51699
De: Vera Lima Data: Terça 3/11/2009 09:22:34
Cidade: MONTES CLAROS

Pessoal...o jogador do FUNADEM Thiago Brendle também é argentino.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°51698
De: V. Rita Data: Terça 3/11/2009 09:08:59
Cidade: Moc

Depois de uma semana de temperaturas amenas, M. Claros vai ter hoje calor em torno (e acima) de 30 graus. A previsão de chuva nesta terça-feira caiu para 13 milímetros. 1 e 2 milímetros, amanhã e depois.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°51694
De: Ednelson Data: Terça 3/11/2009 07:06:06
Cidade: Moc-MG

Choveu muito na região serrana nas proximidades do São Geraldo II, precisamente uns 5 km do aterro sanitário, a direita da BR de quem vai de Moc para Pirapora.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°51682
De: Beraldo Data: Segunda 2/11/2009 21:49:59
Cidade: M.Claros

Também trago minha contribuição a este apanhado de notícias sobre a enchente na noite do Dia de Todos os Santos: descia a avenida João Chaves, para a casa da namorada, quando vi que bombeiros atendiam pessoas usando um bote. Perguntei aos bombeiros:
- Vocês só retiram pessoas das casas alagadas, ou também fazem o transporte para lá?
(A casa da minha namorada estava alagada. Abaixo do prédio do Conservatório de Músicas Lorenzo Fernandez tudo estava tomado pelas águas. Voltei)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°51681
De: Murta Data: Segunda 2/11/2009 20:59:13
Cidade: Moc

Ouço cânticos que da Igreja da Rosa Mística sobem aos céus. Os homens se reconciliaram com Deus - depois do Vendaval.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°51679
De: J. Lúcio Data: Segunda 2/11/2009 20:13:37
Cidade: Montes Claros

Quase 24 horas depois, ainda não se sabe - com segurança - o que causou a enchente do rio Vieira, na sua primeira parte. Está descartada a hipótese de rompimento de alguma barragem. O mais provável é que choveu na parte sul, região do Carrapato, que funciona como uma banheira coletora de água. Tromba dágua, algo assim. A enorme quantidade de água chegou desorientada ali na região da profana Praça dos Jatobás. Tanto que a força do Vieira fez voltar para trás o caudal que vinha da região do Bicano, e que desce pela avenida Vicente Guimarães. Fui ao local desse encontro de águas. Há sinais de estupendo enxurro. O colosso desceu por ali, depois de desabrigar pessoas no bairro Morada do Sol.
Tão importante como esclarecer o que houve, é prevenir. Boa parte da cidade não dormirá toda vez que o céu se toldar, buscando chuva. A propósito: há, neste momento, belíssimo clarão de lua cheia, pelo lado do levante, por onde costuma vir a lua; nuvens escuram toldam o lado oposto. Oxalá venha chuva, mansa e criadeira. (Como foi a chuva mansa e criadeira dos últimos dias, com exceção talvez desta alegada tromba dágua, que ninguém viu, mas que teria caído na região do bairro São Geraldo. A enchente, contudo, nas suas consequências, parece mesmo coisa dos homens , brincando de Deus).

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°51675
De: Regynaldo Arruda Sampaio Data: Segunda 2/11/2009 19:45:57
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Nós moradores do Parque Morada do Sol continuamos no aguardo do anúncio de medidas mais consistentes do Sr. Prefeito Tadeu Leite em relação ao drama recenetemente vivido neste bairro. Providências em "breves meses" realmente não condiz com a urgência que requer a situação. Neste período chuvoso, que apenas se inicia, certamente ficaremos noites e noites acordados, para não sermos surpreendidos com a água invadindo as nossas casas. Faço um apelo para que a população cobre informações mais detalhadas sobre as providências que serão tomadas em caráter emergencial.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°51669
De: Jornalista Luiz Ribeiro Data: Segunda 2/11/2009 17:53:19
Cidade: Montes Claros/MG

Como fui citado neste espaço como um dos atingidos pela inundação no bairro Morada do Sol, relato aqui a minha própria versão.
Não sei ao certo o horário. Mas, passava da meia noite. Já estava dormindo. De repente, minha mulher, Cida, me questionou sobre um barulho. Imaginei que pudesse ser da chuva. Esperei mais um pouco. Assim que levantei, senti os seus pés frios. Acendi a luz: o nível da água dentro do quarto ultrapassava os meus tornozelos.
Imaginei que pudesse ser um cano estourado no banheiro ao lado ou algum entupimento da rede de esgoto. Quando abrir a porta do quarto, notei que a água tomava conta de toda casa e não parava de chegar. No quintal, o nível da água alcançava meio metro.
Minha mulher entrou em desespero. Tentei acalma-la como pude, pensando logo em nossos filhos pequenos.
Já acostumado a acompanhar tantos dramas, em muitos deles me envolvo e sofro, na missão de registra-lo. Mas, de repente, me dei conta que naquele momento, a minha condição não era simente para registrar um acontecimento. Junto com a condição de ser repórter, eu me tornara personagem. E quando isso acontece é sinal de alguma coisa anormal. Foi a primeira vez que vivi tal experiênca. Eu vivia o próprio drama. Teria que sair rápido com minha família, pois cada vez chegava mais água. Deveria levar meus filhos pequenos para um lugar seguro. Este lugar existia. Era o segundo pavimento da casa de um casal, Magda e Jason (aos quais ficamos eternamente gratos). Só que a casa ficava do outro lado e tínhamos que atravessarmos a rua, onde a correnteza representava perigo. Assim, saímos rápido, confiantes da força de Deus.
Quando voltei para tentar “salvar alguma coisa’, me deu arrepio de ver algo que me lembrou cenas dentro do navio Titanic, ver boiando caixas de som, roupas, CDs, álbuns de fotografias, sapatos e uma boneca da minha filha Cecília.
O susto passou. Estamos todos, sãs e salvos. Só escrevi isso para agradecer a Deus e aproveita esse espaço para agradecer as manifestações de solidariedade de todos os amigos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°51661
De: Tânia Pinto Data: Segunda 2/11/2009 16:49:37
Cidade: MOC

Em resposta ao Celso, da msg 51648:Os jogadores do Funadem são: Ezinho (ex-seleção brasileira), Rodriguinho, Fabrício Lorena, Salsa, Acácio, Thiago Brendle, David, Cristóvão, Leozão, Diogo, Piá, Renato e Rodrigo canhoto.O argentino do time é o técnico Marcelo Mendez.O time tem apenas três meses de "vida" e já é campeão da taça GLOBO MINAS e agora o MINEIRO 2009.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°51656
De: Norberto F. Prates Data: Segunda 2/11/2009 16:35:31
Cidade: Montes Claros  País: BRASIL

Para Celso, de BH.O time realmente é da cidade.O time de volei é o Funadem/Montes Claros.Nova força do volei brasileiro. Somente o técnico Marcelo Mendez é argentino.Nossa cidade está sendo falada, e bem, em toda Minas Gerais e no Brasil, além de mais de 5.000 sites em todo o mundo.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°51655
De: Paulo A. Alessandretti Data: Segunda 2/11/2009 16:34:35
Cidade: Montes Claros/MG  País: BRASIL

Enchentes seguem causando prejuízos maateriais. E daí?
A quase tragédia geológica que, a propósito de chuvas, se abateu sobre parte da população de Montes Claros, 01/11/2009 - atinge a sociedade montesclarense tanto pelas percas materiais, mas também como pungente peça acusatória pela histórica e acomodada omissão dos agentes sociais públicos e privados que a poderiam ter evitado.
Impossível não ficar a impressão que as autoridades e a mídia, e talvez uma boa parte da sociedade, já assimilaram como fatos naturais de destino da população enchentes que anualmente fazem dezenas de vítimas nessas épocas de chuvas mais intensas. Diluem-se assim comodamente nesse cenário de pretenso destino compulsório as responsabilidades públicas e privadas, na verdade responsáveis por tantas perdas materiais.
A tipologia desses acidentes é sobejamente conhecida e invariavelmente associada à ocupação habitacional.
A questão essencial é que estão sendo ocupadas pela urbanização, à vista e com o beneplácito oficial, áreas que por suas condições geológicas jamais poderiam ser utilizadas para tal fim. Pior, estão sendo ocupadas utilizando-se de expedientes técnicos (cortes, aterros, disposição viária)totalmente contra indicados para tais situações.
Desta vez, os fatos atigiram a população de uma classe média alta,- (não foram os pobres os atengidos) - portanto, os locais atingidos tem evidente legalidade urbanística.
Diante da situação, fica assim criada a conjunção que coloca claramente ás autoridades responsáveis a indispensável aplicação combinada de duas ações públicas: gestão geológica do uso do solo e um programa emergencial de defesa civil.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Página Anterior >>>

Abra aqui as mensagens anteriores: