Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - quarta-feira, 17 de abril de 2024

Perseguição policial e tiroteio em M. Claros, ontem: PM confirma que homens entraram na Avenida Vicente Guimarães atirando. 2 têm passagens criminais e um deixou a prisão em 2 de setembro

Quinta 21/09/23 - 8h28

Divulgação da PM:

A Polícia Militar de Minas Gerais, por meio de sua 11ª RPM, durante patrulhamento, na tarde dessa quarta-feira (20), deparou-se, na Rua Hélio Newton Pereira, Bairro Morada do Sol, em Montes Claros, com um veículo Celta, usando placa Mercosul, mas com alfanumérica de placa antiga, além de apresentar pintura estranha na cor preta e o teto na cor vermelha e com três ocupantes.

Diante de informações de um roubo em data pretérita, quando fora tomado de assalto um Celta, o Grupamento Especializado em Recobrimento (GER), da 11ª Cia PM Ind PE/11ª RPM iniciou o acompanhamento do veículo para proceder a abordagem. Ao perceber que estava sendo acompanhado, o veículo suspeito empreendeu fuga e um dos ocupantes passou a efetuar disparos de arma de fogo em direção à guarnição, vindo a atingir o pneu da viatura.

Neste momento, a fim de repelir a iminente e injusta agressão, os militares efetuaram disparos em direção ao carro.

O veículo suspeito, ao acessar a Av. Vicente Guimarães, invadiu a contramão de direção, enquanto os seus ocupantes continuavam a atirar.

O veículo perseguido diminuiu a velocidade, os militares desembarcaram e foram em direção a ele para realizar a abordagem.

Neste momento, foi visualizado que o seu condutor estava de arma em punho. Foi dada ordem para que ele largasse a arma e se entregasse, não sendo a ordem acatada, tendo os militares efetuado disparos de arma de fogo em direção aos ocupantes do veículo.

Em seguida, o motorista do carro desembarcou e caiu no chão.
Após os trabalhos periciais, a viatura foi removida para o quartel da 11ª Cia PM Ind PE.

Os três ocupantes do veículo foram identificados. Eles têm 19, 24 (motorista) e 31 anos.

Ambos foram alvejados durante a troca de tiros e, como encontravam-se com sinais vitais, foram prontamente socorridos pelos policiais militares. O de 24 anos e o de 31 anos foram levados para o Hospital Universitário Clemente de Faria. (O mais velho deu entrada sem vida na Unidade de Saúde). O outro ficou em atendimento e sob escolta policial. O jovem, de 19 anos, foi conduzido até o Hospital Santa Casa, onde o óbito foi constatado.

Um revólver calibre .38, com numeração suprimida, foi recolhido próximo ao abordado de 24 anos. Próximo ao de 19 anos, foi encontrado um revólver calibre .32. E, no banco da frente do veículo, ficou um revólver calibre .38, que foi apreendido pela perícia da Polícia Civil.

No local do fato, foi possível certificar que o veículo usado pelos autores tratava-se de um Chevrolet Celta, sendo a placa original do município de Francisco Sá, veículo este tomado de assalto. Foi constatado também que a maior parte do carro havia sido pintada com tinta spray na cor preta e que a letra “C” da placa havia sido adulterada com fita isolante para o número 0.

Durante os levantamentos, os militares identificaram um local frequentado pelo autor, de 24 anos, na Rua Imaculada Marques, Bairro Esplanada, em Montes Claros. Em contato com os moradores, eles autorizaram buscas no imóvel, e os policias localizaram objetos roubados no dia 16/09/2023.

O responsável pelo imóvel, de 24 anos, foi preso por receptação e conduzido à Delegacia. Em seguida, os policiais foram a um imóvel recentemente alugado pelo autor (de 24 anos, que estava no carro) e por comparsas na Rua George Washington, Bairro Santos Dumont, onde, após buscas, foi encontrada uma mochila contendo pertences e documentos pessoais dele e um telefone celular.

Após consulta, os militares constataram que o jovem, de 24 anos, e o homem, de 31 anos, têm passagens criminais e que o mais velho encontrava-se em prisão domiciliar, tendo sido colocado em liberdade em 02/09/2023.

A perícia da Polícia Civil realizou os trabalhos de praxe e recolheu no local da troca de tiros cápsulas de munições, além de um facão, um telefone celular e uma arma de fogo, revólver calibre .38, que se encontravam dentro do carro Celta.

As armas de fogo dos militares foram apreendidas e providências de Polícia Judiciária Militar pertinentes ao fato estão sendo adotadas.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais