Mais de 800 pessoas morreram no Brasil, nos últimos 10 anos, atingidas por raios. Há registros de 3.262 mortes no rebanho bovino
Domingo 26/11/23 - 8h10Entre 2013 e 2022, foram registradas 835 mortes, com os estados do Pará e Amazonas liderando as estatísticas, totalizando 88 e 78 óbitos, respectivamente.
O número de mortes relacionadas a raios está ligado principalmente a três fatores: a incidência mais alta de raios na região, maior população e maior conscientização da população sobre os perigos das descargas elétricas.
As vítimas mais comuns são pessoas em áreas abertas na zona rural (27%) e aquelas dentro de casa, em contato com objetos conectados à rede elétrica ou telefônica (24%).
Apesar do ano de 2022 ter registrado o menor número de mortes durante a última década, o Brasil ainda está no topo do ranking mundial, sendo o segundo na América Latina em mortes causadas por raios.
O país enfrenta um aumento nas descargas elétricas atmosféricas, registrando cerca de 78 milhões por ano.
O Brasil é considerado o sétimo país com mais casos de mortes por raios no mundo.
Além das vítimas humanas, o levantamento do Inpe também destaca as mortes de gado causadas por raios, totalizando 3.262 casos na última década.
O Mato Grosso lidera o ranking, seguido por São Paulo e Mato Grosso do Sul.
***
A partir de agora, as notícias enviadas através do WhatsApp serão atualizadas apenas pelo canal abaixo 👇🏻.
Inscreva-se tocando abaixo
Acesse aqui