Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - terça-feira, 24 de setembro de 2024

Diário Oficial vai publicar hoje a lei que regulamenta os serviços de mototaxista e motoboy; 19 morrem por dia, na atividade, que vai dobrar

Quinta 30/07/09 - 8h

O presidente Lula sancionou a lei que regulamenta as profissões de mototaxista e de motoboy no Brasil. O projeto polêmico, que foi alvo de alerta do Ministério da Saúde, deve ser publicado hoje no "Diário Oficial da União", com um único veto. Foi retirado do projeto o parágrafo que tratava do serviço comunitário de motoseguranças. O projeto que regulamenta o mototáxi foi aprovado no Congresso no início do mês. Na ocasião, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, qualificou-o como preocupante devido aos altos índices de mortes por acidentes de moto - 19 por dia, segundo os dados mais recentes. "Moto é um problema. Vamos ter de nos debruçar e reforçar as campanhas de informação e de educação", disse o ministro, ontem.
FORTES RESTRIÇÕES
No Brasil, rodam hoje 500 mil mototaxis em 3.500 municípios, número que deverá dobrar com a regulamentação. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, qualificou a regulamentação como preocupante, devido aos altos índices de mortes por acidentes de moto - cerca de 19 por dia. "Moto é um problema. Vamos ter de nos debruçar e reforçar as campanhas de informação e de educação" disse o ministro, ontem. O setor da saúde, acrescentou, como sempre, é que vai ter de enfrentar essa situação. "É uma nova profissão que surge; por outro lado, o cuidado deve ser redobrado em relação à prevenção". Já Flávio Emir Adura, presidente da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, a lei está "na contramão da vida", pois o número de mortes no trânsito envolvendo motocicletas deverá duplicar. "Causa profunda preocupação a regulamentação da profissão. A morbidade e a mortalidade são o que mais assusta quem trabalha com segurança no trânsito."

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais