Um olhar sobre o que é notícia em toda parte
Uma janela para Montes Claros
(38) 3229-9800
 
Conheça-nos
Principal
Mural
Eu te procuro
Clamor & Broncas
Músicas de M. Claros
Hoje na história
 de M. Claros
Montes Claros
 era assim...
História
Chuvas em M. Claros,
  mês a mês,
 de 1905 a 2012
Memorial de
 João Chaves
Memorial de
 Fialho Pacheco
Reportagens
Concursos
Colunistas Convidados
Notícias por e-mail
Notícias no seu site
Fale conosco
 
Anuncie na 98 FM
Ouça e veja a 98 FM
Conheça a 98 FM
Peça sua música
Fale com a Rádio
Seja repórter da 98
Previsão do tempo
 
Anuncie na 93 FM
Ouça a 93 FM
Peça sua música
Fale com a Rádio
Seja repórter da 93
Publicidade
 
Alberto Sena
Augusto Vieira
Avay Miranda
Carmen Netto
Dário Cotrim
Davidson Caldeira
Edes Barbosa
Efemérides - Nelson Vianna
Enoque Alves
Flavio Pinto
Genival Tourinho
Gustavo Mameluque
Haroldo Lívio
Haroldo Santos
Haroldo Tourinho Filho
Hoje em Dia
Iara Tribuzzi
Isaías
Isaias Caldeira
Ivana Rebello
João Carlos Sobreira
Jorge Silveira
José Ponciano Neto
José Prates
Luiz de Paula
Manoel Hygino
Marcelo Eduardo Freitas
Marden Carvalho
Maria Luiza Silveira Teles
Maria Ribeiro Pires
Mário Genival Tourinho
Oswaldo Antunes
Paulo Braga
Paulo Narciso
Petronio Braz
Raphael Reys
Raquel Chaves
Roberto Elísio
Ruth Tupinambá
Saulo
Ucho Ribeiro
Virginia de Paula
Waldyr Senna
Walter Abreu
Wanderlino Arruda
Web - Chorografia
Web Outros
Yvonne Silveira
 
Atuais
Panorâmicas
Antigas
Pinturas
Catopês
Obtidas por satélite
No Tempo de Lazinho
Estrada Real Sertão
Mapa de M. Claros
 

10/9/2014 -"...teve até o desfile de um mendigo novo, supostamente drogado, que andou pelo centro, o quarteirão fechado da rua Simeão Ribeiro, completamente nu, exibindo-se". A crescente degradação da Praça da Matriz e vizinhança pede:

»1 - Policiamento mais rigoroso
»2 - Redefinição do uso da praça que é o marco zero da cidade
»3 - Outra reforma física
»4 - Maior empenho das autoridades no cumprimento das leis
»5 - Uma recuperação em todos os sentidos

» Ver resultados «




Buscar no Site


Previsão do tempo

Digite uma cidade:

Busca no



 
 



Jornalismo exercido pela própria população



Deixe sua notícia neste Mural, clique aqui para enviar.
(Seja objetivo e escreva no menor espaço possível. Se preferir, coloque seu e-mail; se desejar, coloque também endereço e telefone. As mensagens - preferencialmente de inspiração noticiosa - serão publicadas a critério da redação. Textos que ferem as leis serão sumariamente descartados, assim como mensagens agressivas ou que pretendam apenas criar polêmica e discussão estéril.Pede-se, com empenho, que as mensagens não sejam redigidas em letra de caixa-alta (letras maiúsculas), que em linguagem de internet equivalem a falar gritando. As mensagens aqui postadas não representam a opinião do montesclaros.com; a responsabilidade pertence ao autor da mensagem).



Ir para mensagem N°:
Por data:

Mensagem N° 81607
De: Alberto Sena Data: Seg 30/5/2016 09:38:20
Cidade: Grão Mogol
TRILEMA

Alberto Sena

Aconteceram de duas uma: ou a terra tremeu outra vez ou foi uma ocorrência sobrenatural, porque justificativa plausível para o estalo na parede do apartamento do hotel onde nos hospedamos, em Montes Claros, não havia, pelo menos naquele momento.
Concomitante ao estalo, o quadro pendurado na parede assinado por Márcia Nascimento, mulher do dono do hotel, inclinou para um dos lados. E o celular de Sílvia Batista oscilou como se tivesse sob interferência. A luz do apartamento piscou três vezes.
Diante das circuntâncias, não pensamos duas vezes: “Pode ser um tremor de terra”. Montes Claros deu para isso nas últimas décadas. A terra passou a tremer ou alguma ação antrópica provoca os abalos. De duas uma. Ou as duas.
Entreolhamos-nos e sugeri abandonarmos o apartamento. “Imediatamente”. Sílvia fez menção de retornar para apanhar o celular e desaconselhei. Numa situação anormal, ao voltar para buscar alguma coisa pode ser fatal.
“Vamos descer pelas escadas”. Numa hora dessa, embora nunca tivéssemos vivido nada igual, não se deve tomar o elevador. Enquanto descíamos as escadas não notamos nada de anormal, mas ainda assim fomos até a portaria e como tudo parecia normal, concluímos ter sido uma ocorrência sobrenatural.
Mas assombração não existe, pelo menos do tipo fantasmagórico como líamos quando crianças nas revistas em quadrinhos. Relutamos um pouco se devíamos ou não falar com os atendentes da portaria do hotel. “Melhor falarmos”, concluímos.
- Com qual frequência acontece tremor de terra em Montes Claros? – Perguntei e Cláudio, um dos funcionários do hotel respondeu:
- Há muito tempo não temos notícia de nenhuma ocorrência por aqui. Recentemente ocorreu na região de Belo Horizonte – ele disse.
- Sim. Mas, pergunto porque ouvimos um estalo e em seguida o quadro pendurado na parede do apartamento inclinou para um dos lados – disse a ele.
Cláudio olhou-nos com olhos inquiridores e respondeu em seguida:
- Deve ser a pressão do gás – concluiu.
Naquele momento o hotel era reabastecido de gás. Devia ser 8h. O caminhão estava nas dependências do hotel. Segundo o funcionário, o estalo pode ter sido causado pela pressão do gás no início da operação de reabastecimento.
Cláudio podia ter razão. Ou pelo menos a conclusão dele parecia ter certa lógica. Retornamos ao apartamento e deixamos o quadro inclinado na parede, da maneira como ficou após ouvirmos o estalo, como sinal de que algo de anormal aconteceu.
Se antes havia um dilema, ao final nos deparamos com um trilema: teria sido abalo de terra, algo sobrenatural ou pressão do gás?
Por acaso, a televisão estava ligada baixinho nos assombrosos acontecimentos políticos lá de Brasília, relacionados às gravações de Sérgio Machado.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 81606
De: José Ponciano Neto Data: Sáb 28/5/2016 11:40:49
Cidade: Montes Claros/MG  País: Brasil
Olimpíada do Rio e Cientistas Internacionais “aloprados”.
Prestem atenção em uma coisa. Sempre que as pessoas são incapazes de solucionar uma devida pendência, recorre aos holofotes da mídia - Isso é indubitável!
Convivemos isso na política, no futebol, na criminalidade e nas epidemias.
Vamos começar sobre o vírus ZICA.
Desde 1947 (conforme a literatura), ano que o vírus apareceu em Uganda na África – exatamente na floresta ZICA – daí o nome do vírus – através da muriçoca “albopictus” - que os cientistas vêm monitorando os macacos e humanos da Ásia e da África. – Monitoramento sem solução não resolve.
Pois bem! Até hoje os cientistas internacionais não descobriram um método cientifico para estancar a epidemia do vírus (que não é natural do Brasil) que chegou aqui por volta 2007 e, hoje é transmitido pelo Aedes aegypti.
Como se tratava do Brasil; África e parte da Ásia; pouco interessava aos Cientistas internacionais o “impeachment” do avanço do vírus que pega carona com o nosso clima tropical na “cacunda” da muriçoca maléfica vinda do Egito.
Mas, agora que a Zica; Chikungunya e a Dengue estão virando uma ameaça global, deixando a América (Estados Unidos), Canadá e Europa vulneráveis a microcefalia ou a antecipação das doenças neurológicas no pré-natalício, vêem estes cientistas (que já demonstram a incapacidade de conter os vírus), por meio de uma carta da Organização Mundial da Saúde - OMS, sugerir que a Olimpíada do Rio de Janeiro seja transferida ou adiada. - Ora!
Isso é procurando holofotes. Bem sabem, que, milhões e milhões ($) foram gastos ao longo dos quatro anos para construir as estruturas do Parque Olímpico; organizações com a segurança; combate aos patógenos; ensaios com os grupos de danças; treinamentos com os voluntários; envolvimento da PF, Marinha, Exército, Aeronáutica; imprensa nacional e internacional; seguranças internacionais antiterror e os planos “A”, “B “e “C” para garantir o Bem-estar dos atletas e turistas.
- Sim! Existe turbulência na política e na governança do Brasil. Mas, isto é outra coisa.
Na próxima eleição os eleitores saberão combater os vírus e cupins políticos da nossa terra Brasil, sem esquecer que muitos outros corruptos querem entrar.
Considero esta dos 100 cientistas internacionais uma Olim”piada” de mau gosto. Estão querendo aparecer para o mundo, mas, na verdade, desde 1947 são incapazes no controle das muriçocas (mosquitos).
São antiéticos e inabilitados para interferirem desta maneira neste evento que é super organizado pelo Brasil e pelos países e patrocinadores do mundo inteiro.
Sempre é bom lembrar que as Olimpíadas estimulam ao esporte e, “Esporte é Saúde” e tira muitos jovens das drogas e do mundo marginal.
Cada um cuida da sua área.

(*) José Ponciano Neto é Tec. Meio Ambiente Natural e Urbano.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 81605
De: Luiz Ortiga Data: Sex 27/5/2016 19:40:57
Cidade: Brasília DF
E-mail: ortigaluiz@ig.com.br
Quantos assuntos interessantes são abordados aqui neste MURAL. O assunto sobre o Grupo Escolar Gonçalves Chaves me retornou à década de quarenta. Em 45 fiz o primeiro ano do curso primário. A praça em frente ao prédio era deserta, tinha nas laterais duas mangueiras. Os carreiros de bois, usavam a praça para descanso dos animais, após rodarem a cidade vendendo lenha. Numa dessas, um grupo de alunos tomou um carro de bois e saiu pela praça, dando uma volta. Na realidade era uma simples reinação de crianças, mas um grande perigo com aqueles animais enormes e de difícil comando e controle. A diretora, quando viu a cena, entrou em pânico. Colocou a molecada em fila indiana e à medida que entravam no portão, a diretora aplicava uma pancada com a ponta do lápis nas cabeças de cada um. Um ato covarde que não compensava a traquinagem dos colegas de então. Essa cena me ficou na memória traumatizada. Sempre ao passar pela praça, me vem à memória aquela diretora incompetente. O aprendizado era bom. No ano seguinte fui matriculado numa escola de BH e me saí bem. Mas a dor da ponta do lápis na cabeça me vem `memória quando passo pela praça.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 81604
De: Alberto Sena Data: Sex 27/5/2016 09:37:19
Cidade: Grão Mogol
VOLTA AO PARAFUSO

Alberto Sena

Por esses dias encontrei-me diante da Escola Estadual Gonçalves Chaves, em Montes Claros, na Praça João Alves, nem sei quantas décadas depois de sair a última vez pelo seu portão. Recordei-me então de quando menino de sete anos de idade entrei a primeira vez no prédio, por esse mesmo portão. Naquela época, ano de 1956, a nomenclatura era Grupo Escolar Gonçalves Chaves, e o curso era chamado “Primário”.
A família morava na Rua São Francisco, quase esquina de Rua Corrêa Machado. Por determinação expressa de dona Elvira, minha mãe querida, Lúcia, uma das minhas seis irmãs levou-me à presença da diretora do grupo, dona Maria Celestina Almeida.
A diretora me conduziu a uma sala e me submeteu a um teste de seleção. Do teste recordo-me de uma figura apresentada por ela. Era uma casa de portas e janelas azuis. Fincada no chão e apoiada no telhado da casa havia uma escada de madeira. E no telhado, por incrível possa parecer, havia um porquinho. A pergunta era: “Como o porquinho chegou ao telhado?” Respondi na bucha: “Subindo pela escada”.
Selecionado para a sala da professora dona Bernadete Costa, mãe do ainda futuro jornalista Robson Costa, que aos 17 anos encontrei no O Jornal de Montes Claros, e mais tarde, com 22 anos, com ele convivi na redação do jornal Estado de Minas, em Belo Horizonte – depois Robson foi para o Estadão/Jornal da Tarde, São Paulo, onde faleceu aos 38 anos.
Dona Bernadete era professora rigorosa e eficiente. Com ela aprendi a ler e a escrever. Era uma mulher pequena, magra. Tinha voz cheia de autoridade. Quem não cumpria à risca com as obrigações “cortava doze” com ela.
Toda segunda-feira, os alunos devidamente enfileirados diante das escadas do prédio cantavam o Hino Nacional com hasteamento da Bandeira Nacional. Em seguida, os alunos selecionados declamavam poesia de Olavo Bilac, Cecília Meirelles, Casimiro de Abreu, entre outros.
Por esses dias, em Montes Claros, com Lúcio Bemquerer, a fim de apresentar o Presépio Natural Mãos de Deus aos integrantes do grupo de oração São Pedro, no condomínio Vila Rica, onde mora dona Milene Maurício, que organizou tudo, pude recordar daquela época em que Montes Claros esbanjava sossego. De vez em quando passava uma sedan preta, carro de praça chamada.
O prédio da Escola Estadual Gonçalves Chaves ainda conserva algumas das suas caraterísticas originais. Pelo menos na fachada. A grade do muro parece a mesma, mas escondida por uma tira de latão de fora a fora, que não deixa ver o lado de dentro.
Na área do lado direito do prédio, na parte externa, onde havia enorme cruzeiro em um pedestal de cimento, cruzeiro encontrado enterrado quando do início da sua construção, simplesmente desapareceu. A área tornou-se um estacionamento de carros.
O relógio estava a caminho do meio-dia. Vários jovens chegavam ao prédio para o início de mais um dia de aula. Não havia ninguém na entrada para nos dar informações. E como não queríamos – Sílvia e eu – chamar a atenção dos alunos e parecer estarmos invadindo o colégio, preferimos nos conformar com a visão externa do prédio.
Mas a intenção era entrar e rever as salas de aula. E, principalmente, o pátio no centro do prédio. Para chegar ao pátio era preciso descer alguns degraus de escada. Pelo que pude apurar depois, o pátio já não existe. Tudo foi nivelado e ocupado.
Uma avalanche de lembranças perpassou-me a cabeça. No curso primário antigo sempre fui bom aluno. Tanto que só fiz prova final uma vez em todo o período para terminar a quarta série primária. Fazia parte do grupo de alunos com notas suficientes para ser aprovado sem precisar fazer provas finais.

Ser aprovado com antecedência, entrar em férias antes do restante da turma redundava numa alegria sem tamanho. Ao receber a notícia de que poderia ir para casa gozar férias antecipadas, ao sair do portão da escola arremeçava a pasta ao alto com os cadernos e caixa de lápis de cor e gritava a todo pulmões: “Estou de férias, passei de ano”.
Era quando tinha o dia inteirinhozinho para viver a trabalheira de jogar bolinha de gude e finca porque a essa altura do calendário chegara o período das águas. A terra estava úmida e as ferramentas necessárias afiadas para traçarem linhas no chão como quem risca e rabisca sonhos.
Ali na Praça João Alves diante do prédio da Escola Estadual Gonçalves Chaves, décadas depois, por um momento pareceu-me ouvir o vozerio dos colegas de então, na hora do recreio, chutando bola de meia em meio à poeira vermelha do pátio externo, hoje todo ocupado.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 81603
De: Alzemar Data: Qui 26/5/2016 22:20:51
Cidade: Montes Claros  País: Brasil
E-mail: alzemarvel@yahoo.com.br
Nesta quinta-feira, 26 de maio - feriado de Corpus Christi a aluna Yasmim da E. E. Professor Plínio Ribeiro que conquistou nesta dia pela manha o 2º lugar - XADREZ na etapa dos jogos do JEMG - Jogos escolares de Minas Gerais foi assaltada por volta das 19:00 horas na Praça do Rotary no bairro Jardim São Luis. Foi furtado uma bolsa marrom contendo celular e a medalha que recebeu pela manhã após os jogos do JEMG. Também foi roubado outro celular do amigo de yasmim. O local não é seguro e é alvo de constantes assaltos e presença de usuários de drogas. A praça Wanderley Fagundes no bairro Todos Santos encontra-se sem iluminação. Fica a sugestão de implantação de Olho Vivo para melhor monitoramento destes locais.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 81602
De: Marlene Data: Qui 26/5/2016 11:46:00
Cidade: Belo Horizonte/MG
Do jornal O Tempo, aqui de BH, hoje:

"O número de gestantes diagnosticadas com o zika vírus em Minas Gerais neste ano já chega a 222. O dado foi divulgado ontem em um boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES). Em uma semana, foi confirmada a presença da doença em mais 46 mulheres, sendo que no último boletim eram registrados 176 casos. (...) O boletim aponta que Montes Claros, no Norte do Estado, é o município com maior número de registros (41), seguido por Belo Horizonte (27). As cidades de Ipatinga, no Vale do Aço, e Sete Lagoas, na região Central, também estão no topo do ranking com 25 pacientes, com a doença cada uma.(...)
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 81601
De: Polícia Militar Data: Qui 26/5/2016 10:47:23
Cidade: Montes Claros
No dia 25 de maio, por volta das 23h, na rua Antônio Fiuza dos Santos, bairro Alto da Boa Vista em Montes Claros, a Polícia Militar registrou um homicídio tentado.Segundo informações, indivíduos passaram pelo local numa motocicleta e efetuaram vários disparos de arma de fogo, atingindo algumas pessoas. Militares compareceram ao local e encontraram as vítimas, uma mulher de 43 anos e um homem de 29 anos, que estavam feridas e caídas no solo. O SAMU compareceu no local e prestou socorro às vítimas. A mulher apresentava ferimento na cabeça, proveniente de disparo de arma de fogo, e foi conduzida para o hospital, ficando sob os cuidados médicos. Já o homem, apresentava três perfurações, sendo um no punho esquerdo, um na canela esquerda e um no pé direito, e foi conduzido também para o hospital onde ficou sob os cuidados médicos. Conforme testemunhas, o autor que estava na garupa de uma motocicleta de cor preta, efetuou vários disparos em direção às vítimas; e que o alvo seria outro indivíduo, que é traficante da área e genro de uma das vítimas. Compareceu ao endereço do fato, a perícia técnica que realizou os trabalhos de praxe. A Polícia Militar realiza intenso rastreamento em busca dos autores.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:





Mensagem N° 81600
De: Copasa Data: Qui 26/5/2016 9:59:06
Cidade: BH
A Copasa informa que o abastecimento em Montes Claros será interrompido neste domingo (29/05) a partir das 5 horas para manutenção preventiva nos decantadores do sistema Verde Grande. A normalização do abastecimento ocorrerá, de forma gradativa, no decorrer da madrugada de segunda-feira (30).
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 81599
De: Carlos Data: Qui 26/5/2016 08:24:14
Cidade: Montes Claros
Qui 26/05/16 - 8h16 - "Quando Bemquerer chegou, acompanhado de Wilma Nunes, às 18h em ponto, uma hora antes da apresentação, conforme dona Milene recomendara, tudo já estava pronto. As cadeiras brancas..."
Pois bem. O excelente Lúcio de Benquerer, de quem todos gostam muito, Lúcio falou às senhoras montesclarenses segunda-feira à noite. Ontem, quarta, estava hospitalizado em M. Claros. Nada grave. Lúcio, 78 anos, enfrenta, com galhardia, um quadro de Mal de Parkinson, e de tempos em tempos baixa ao hospital para um revigoramento.
A propósito: caravana de BH que queria visitá-lo hoje em Grão Mogol, o que é frequente, teve que dar meia-volta. Foi abraçá-lo na Santa Casa, projetando nova data para a visita alpestre, alpina.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 81598
De: C. Castelo Data: Qui 26/5/2016 07:49:32
Cidade: Brasília DF
São cada dia maiores as chances de uma montesclarina, ou montesclarense - de nascimento, que seja - assumir a presidência da República.

A partir de setembro, ela - a ministra Carmen Lúcia - será a presidente do Supremo Tribunal Federal e, portanto, substituta do presidente da República, já que o substituto primeiro, imediato, seria o presidente da Câmara Federal, deputado Cunha, que está afastado - e afastado pelo próprio STF.

Um detalhe: agravando-se a crise, se Temer não persistir na presidência e se Dilma não voltar, se o impasse ocorrer ainda este ano, haverá eleição direta para presidente.

Se o tormentoso impasse ingressar mesmo no ano que vem, transbordando de ano, a escolha presidencial será então pelo Congresso, em eleição indireta.

Quem estará na presidência da República?

A montesclarense Carmen, originária de família de Espinosa, mas que nasceu na Santa Casa, na Avenida do Jatobá, posterior Avenida da Estrela, atual e destroçada Avenida Coronel Prates, em Montes Claros.

O destino. Mais uma vez, o destino. Presidência da República é destino - não se cansam de repetir os áulicos, de todos os tempos

Agora, leiam - entre aspas - o que diz hoje importante colunista carioca. A provável futura presidente da República, num momento dramático da vida nacional, está hoje em sua terra de criação, Espinosa:



"Ministra Cármen Lúcia dá gargalhadas com transcrição do grampo de Sérgio Machado - POR ANCELMO GOIS - 26/05/2016 07:01

Quando setembro vier

Antes de enfrentar 924 km de estrada para visitar o pai, em Espinosa, Minas Gerais, a ministra Cármen Lúcia, ontem, deu umas boas gargalhadas ao ler a transcrição do grampo onde Sérgio Machado diz que nunca viu um “Supremo tão merda” e “com essa mulher vai ser pior ainda”.

“Essa mulher” é a ministra Cármen, que assume a presidência do STF em setembro e não vai facilitar a vida do PL (Partido da Lava-Jato)."
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 81597
De: Wanderlino Arruda Data: Qua 25/5/2016 08:10:46
Cidade: Montes Claros
UMA PARTE DA HISTÓRIA DA ACADEMIA

Wanderlino Arruda

Vinte e sete de novembro de 1969, sob a presidência do professor José Raimundo Neto, a décima primeira reunião da Academia na sala da Biblioteca do Clube Montes Claros. O primeiro assunto, logo depois da leitura da Ata: leitura de correspondência do dr. Simeão Ribeiro Pires, pedindo desculpas por não poder tomar posse naquele dia. Em seguida, o acadêmico Hermes de Paula apresentou os nomes sugeridos para patronos das quarenta cadeiras: Carlos Versiani, Mário Versiani Veloso, Antônio Gonçalves Chaves, Hermenegildo Chaves, João Antônio Gonçalves Chaves, Honorato José Alves, João José Alves, Camilo Filinto Prates, Hermenegildo Prates, Carlos Catão Prates, Benício Alves Prates, João de Freitas Neto, Artur Gustavo Rodrigues Vale, Eliseu Laborne Vale, Justino de Andrade Câmara, Antônio Teixeira de Carvalho, Antônio Augusto Teixeira, Ezequias Teixeira de Carvalho, Artur Lobo, Pedro Fernandes Pereira Correia, Urbino de Souza Viana, Cícero Pereira, Herculino Pereira de Sousa, Alfredo Coutinho, Geraldo Ataíde, Francisco Versiani Ataíde, José Tomás de Oliveira, Ari de Oliveira, Jair de Oliveira, Desembargador Veloso, Plínio Ribeiro dos Santos, Francisco Ribeiro dos Santos, Pedro Augusto Teixeira Guimarães, Dom João Antônio Pimenta, João Pimenta de Carvalho, José Correia Machado, João Martins da Silva Ma ia, padre Augusto Prudêncio da Silva, Honor Sarmento, Antônio Ferreira de Oliveira, Antônio Augusto Spyer, Francisco Sá, Antônio dos Anjos, Ângelo de Quadros Bittencourt. Nove de dezembro de 1968, quase atmosfera de Natal, a Academia, em convênio com o Conservatório Lorenzo Fernandez, patrocinou o lançamento do livro "Basílio", do escritor e político Oscar Dias Correa, mesma noite da sua posse como membro honorário da Academia. Ao ensejo, o grande jurista foi saudado pelo médico João Valle Maurício. A homenagem à professora Diva Correa, esposa do autor, foi proferida pela acadêmica Yvonne de Oliveira Silveira, cujo discurso sensibilizou a homenageada e a todos os acadêmicos e convidados. No final da sessão, o dr. Oscar Dias Correa, homem público de fama em toda Minas Gerais, fez o agradecimento em seu nome e no de sua esposa, dizendo que a ideia de escrever o seu livro nasceu em Montes Claros, depois da leitura de "Grotão", do dr. Maurício, e "Brejo das Almas", de Olyntho e Yvonne Silveira, as duas publicações, fonte de inspiração. Como sempre, as festividades foram concluídas com muitos cumprimentos e um coquetel temático baseado no tempo-espaço de Natal e Ano Bom. 3 Vinte e um de fevereiro, ano da graça de 1969, noite de festas para receber mais três membros importantes: professor Athos Braga - Cadeira nº 21, Patrono Pedro Augusto Teixeira Guimarães, dr. Abelardo Teixeira Nunes - Cadeira nº 22, Patrono Antônio Gonçalves Chaves, e dr. Júlio César de Melo Franco - Cadeira nº 23, Patrono Herculino Teixeira de Souza, os três saudados pelo acadêmico Joaquim Cesário dos Santos Macedo, que os considerou "três nomes de destaque na intelectualidade montes-clarense". Com estas posses, o quadro social passou a contar com vinte e um membros efetivos. Os agradecimentos foram individuais, em discursos bastante aplaudidos, pois muitos os méritos de cada um: Athos Braga, o notável professor e orador, um dos fundadores da Loja Maçônica Deus e Liberdade e do Instituto Norte Mineiro de Educação; Abelardo Teixeira Nunes, promotor de Justiça, o poeta do Piauí; Júlio de Melo Franco, o ilustre jornalista, famoso pela fome de leitura e pela inteligência privilegiada.

Academias Montes-clarense de Letras e Maçônica de Letras do Norte de Minas
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 81596
De: Alberto Sena Data: Qua 25/5/2016 08:09:28
Cidade: Grão Mogol
BEM QUERER EXPÕE PRESÉPIO NO VILA RICA

Alberto Sena

Por momentos, perpassou o interior do salão de festas do Edifício Vila Rica, em Montes Claros – Avenida Mestra Fininha, 536, ao lado da Santa Casa – a sensação da presença de anjos e querubins se elevando acima das cabeças de cerca de 40 pessoas do grupo de oração São Pedro, ali sentadas na expectativa de ouvir o empresário grãomogolense, Lúcio Bemquerer falar do Presépio Natural Mãos de Deus, de Grão Mogol.
Antes de tudo, necessário se faz contar, dona Milene Antonieta Coutinho Maurício, viúva do médico João Valle Maurício, residente no edifício teve a ideia de convidar Bemquerer para fazer a exposição sobre a sua obra. Ela organizou tudo: fez cartazes (ver fotos) com o presépio e afixou-os na parede ao lado de um lindo altar com um oratório centenário e representações da Sagrada Família e dos Reis Magos.
Tudo leva a crer, os anjos e os querubins surgiram a partir do altar, escapados do oratório. Ou teria sido do interior de cada uma das pessoas que lotaram o salão de festas? Pode ter sido de ambas as partes, tamanha a sensação de paz irradiada, sentida por todos como se existisse um só coração pulsante.
Quando Bemquerer chegou, acompanhado de Wilma Nunes, às 18h em ponto, uma hora antes da apresentação, conforme dona Milene recomendara, tudo já estava pronto. As cadeiras brancas estavam nos devidos lugares à espera dos integrantes do grupo de oração. E o aparelho de televisão instalado pelo neto dela, Artur, filho de Liliane Maurício, esposa de João Carlos.
Toda segunda-feira, há reunião na casa de alguém, do grupo de oração. Na noite deste 23 de maio foi a vez de dona Milene receber o grupo. “Gosto sempre de apresentar algo diferente na minha vez”, disse ela. Cuidadosa, forrou o altar e as mesas com toalhas de linho bordado e engomado. Sobre a mesa maior expôs diversas quitandas e duas sopeiras cheias de vaca atolada, sucos, refrigerantes e café para serem servidos ao final.
Dando início a mais um encontro, dona Milene se encaminhou à frente de todos acompanhada da coordenadora do grupo de oração e ambas abriram a sessão “em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. Entoaram orações e depois de fazer a apresentação rápida de Bemquerer, foi exibido o DVD de cinco minutos com a história resumida do presépio, de quatro anos completos, já visitado por mais de 70 mil pessoas.
Após a exibição, quando abriu espaço para perguntas, Cruz, um dos integrantes do grupo quis saber se Bemquerer “é devoto de São Francisco de Assis” e se a devoção o fizera criar o presépio, “porque foi São Francisco quem fez o primeiro deles”. Bemquerer respondeu não ter sido essa a motivação e confirmou a notícia da criação do primeiro presépio por São Francisco, em 1223, em Creccio, na Itália. “Por isso nós o homenageamos com uma escultura em pedra sabão, no presépio”, disse.
O poeta Wanderlino Arruda, convidado por Milene, amigo de longa data de Bemquerer teceu comentários a respeito dele e do presépio, visitado já faz tempo, deixando-o encantado com a obra única no mundo. Como membro do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros, Wanderlino aproveitou para informar sobre a posse de Bemquerer, em solenidade a ser realizada em Grão Mogol proximamente, como membro do instituto.
Em meio aos circunstantes houve quem dissesse: “Se essa maneira de divulgar o presépio inventada por dona Milene tiver sequência noutros condomínios de Montes Claros, será de grande valia”. A construção do presépio foi todinha com recurso próprio, mas a partir da sua inauguração deixou de ser particular para se integrar ao patrimônio da humanidade, enfatizou Wanderlino.
Ao final, em meio à confraternização, observou-se com evidência maior a manifestação dos anjos e dos querubins. Eles, em uníssono, cantavam loas, numa experiência real de integração dos céus com a terra, tendo em vista apaziguar os espíritos por meio da prática diuturna da certeza da existência de uma irmandade universal.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 81595
De: José Ponciano Neto Data: Seg 23/5/2016 21:16:15
Cidade: Montes Claros/MG  País: Brasil
DADOS DA BARRAGEM DA COPASA EM JURAMENTO - MG: - 23 / Maio/ 2016

Cota: 635,82

Volume acumulado: 27.005.159 m3 (representa 60,0 % do volume total)

Volume Útil Operacional: 24,0 %
Chuva do dia: 0,0 milímetros.

Total de chuva no mês de Maio 24,0 mm : ( região de Juramento)

- O nível está 4,43 metros abaixo da cota de transbordo 640,25 –

Do dia 13/03 a 23/ 05 reduziu 01,08 Mt (08,41%).


Obs: Os mananciais Canoas (secou); Juramento com baixa vazão; o Saracura com vazão normal época.

Chuvas 2016: Janeiro 614,3 – Fevereiro 12,8 – Março 53,6 – Abril 17,6 – Maio 24,0. Total 699,9 milímetros.

Nota: Os rodízios continuarão até recomendações da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário – ARSAE.

Curiosidade: - 23/05/ 1935 — Por ato do Governador do Estado é nomeado o engenheiro José Antônio Saraiva para o cargo de Prefeito Municipal de Montes Claros, sendo concedida a exoneração solicitada, das referidas funções, ao engenheiro Floriano Neiva de Siqueira Tôrres.

(*) José Ponciano Neto Tec. Meio Ambiente e Recursos Hídricos e do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 81594
De: Haroldo Tourinho Filho Data: Seg 23/5/2016 16:31:06
Cidade: Montes Claros/MG
A LEI ROUANET

O ministério da Educação e Cultura sempre disponibilizou recursos para projetos culturais. Cinema era com a Embrafilme, um dos braços do MEC, amputado pelo governo Collor. Verdade que ali havia abusos etc. Não cabe aqui entrar no mérito da questão. Mas outra verdade, e esta incontestável, é que sem apoio oficial a produção cinematográfica, dispendiosa como é, se inviabiliza. Países como França, Inglaterra, Alemanha, Itália e escandinavos, Japão e Irã, Argentina e Brasil até a extinção da Embrafilme historicamente deram suporte à atividade. Do mundo dito comunista não é preciso falar. Encouraçado Potekim o diz. Enfim, onde inexiste algum tipo de apoio governamental não há cinema. Na Europa, abundam produções cinematográficas envolvendo mais de um país. De onde vêm incentivos para essas co-produções? James Bond que o diga. Nos EUA é diferente. Ali, a indústria do cinema é dominada pelo capital judeu. Goldwins e Myers, Warners e Foxes etc. Uma pequena máfia ou cartel, como desejarem. Houve o histórico caso de não submissão a esse esquema quando, revoltados com a exploração, grupo de artistas e amigos fundaram sua própria companhia, a United Artists. Mas mesmo nos EUA, quando de interesse da propaganda imperialista, milhares de filmes foram e são bancados total ou parcialmente pelo governo. Não são poucos os westerns a procurar mascarar o sistemático massacre de nações indígenas e não foram e não são poucos os filmes a enaltecer as qualidades guerreiras daquele povo. Assim, como vimos, sem algum tipo de apoio governamental a arte cinematográfica não decola. Com o fim da Embrafilme o cinema brasileiro acabou. Veio então a Lei de Incentivo à Cultura, também conhecida como Lei Rouanet (Lei nº 8.313 de 23 de dezembro de 1991) sancionada pelo presidente Collor de Mello. Veio para ficar e tem procurado solucionar o problema de captação de recursos para as artes em geral. Assim como O Capital, a Lei Rouanet é criticada pelos que não a leram ou não compreenderam o seu espírito. Essa ignorância leva ao absurdo o alcance de sua aplicação. Que é de uma simplicidade genial. Se você tem uma idéia e não dispõe de recursos financeiros para viabilizá-la, elabore o seu projeto. Faça-o como deve ser feito ou o mesmo poderá ser recusado. Objetivo, cronograma, custos, tudo deverá constar ali. Em seguida, submeta esse projeto à apreciação do ministério da Cultura. Se o projeto for aprovado, o produtor cultural estará autorizado a captar junto às empresas ou aos cidadãos a verba para o projeto. Quem der dinheiro poderá descontar uma parte dessa doação do montante que irá pagar do imposto de renda, até um limite estabelecido. Ou seja, não é todo o valor investido em cultura que será descontado do imposto de renda do patrocinador do projeto. Há, portanto, dois filtros para o projeto obter o dinheiro: a aprovação do Governo e a aceitação do doador, agente privado. A Lei de Incentivo à Cultura é em suma isso. Os que apregoam o contrário o fazem por ignorância ou má fé. Para ilustrar o que dissemos em parágrafo retro, vamos às últimas produções do brilhante cineasta Woody Allen. O judeuzinho é esperto. Vem concebendo películas cujas locações se dão em cenários deslumbrantes. Roma e Paris já foram contempladas. O projeto Rio creio que ainda não saiu do papel. Quem banca esses filmes, total ou parcialmente? Ora, elementar meu caro Watson, as prefeituras dessas cidades. Retorno turístico garantido. Focamos neste artigo basicamente a arte cinematográfica. No entanto, deve ter ficado claro que a Lei Rouanet aí está para dar o devido suporte às manifestações artísticas em geral.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 81593
De: Copasa Data: Seg 23/5/2016 15:47:14
Cidade: Montes Claros
Neste dia 24/05/2016, serão fechados os registros que abastecem os bairros:
REGIÃO 3: De 01h do dia 24/05 às 08h do dia 24/05.
Bairros: Parte alta Planalto, Universitário, Vilage do Lago II, Nova América, parte do Guarujá, parte alta do Bairro Jardim Primavera, Jardim Alegre.
REGIÃO 2: De 08h do dia 24/05 às 18h do dia 24/05
Bairros: Maracanã, Nossa Senhora das Graças, Conj. Habit. Jose Correia Machado, Ciro dos Anjos Conj. Habit. Joaquim Costa Vila Campos, D. Gregória Vila Atlântida, Bela Vista, Jardim Panorama I e II, Vila Oliveira, Barcelona Park, Nova Morada, Melo, Todos os Santos I e II, Edgar Pereira, Vila João Gordo, Cintra, Roxo Verde, Vila Ipiranga, Bairro de Lurdes, Vera Cruz, Esplanada, Santa Laura, Interlagos Monte Alegre, Alcides Rabelo, Monte Carmelo, Santo Amaro, Conj. Habit. Alterosa II, Jardim Palmeiras, Santa Lucia I e II.
REGIÃO 4: De 08h do dia 24/05 às 18h do dia 24/05.
Bairros: Morrinhos, Morada Do Parque, Morada Da Serra, Jardim Liberdade, Augusta Mota, Parque Jardim Morada do Sol, Parte Alta Vila Guilhermina, Cidade Nova, Jardim São Geraldo, Major Prates, Santa Rita I e II e Parte Alta Do Sumaré, São Judas I e II Vila Greicy, Ciro dos Anjos, Conj. Habitacional Joaquim Costa.

***

Neste dia 25/05/2016, serão fechados os registros que abastecem os bairros:
REGIÃO 3: De 01h do dia 25/05 às 08h do dia 25/05.
Bairros: Parte alta Planalto, Universitário, Vilage do Lago II, Nova América, parte do Guarujá, parte alta do Bairro Jardim Primavera, Jardim Alegre.
REGIÃO 1: De 08h do dia 25/05 às 18h do dia 25/05.
Bairros: São Jose, Alto São João, Vila Regina, Renascença, Conjuntos Habitacionais Tancredo Neves, Santa Cecília e floresta, Alice Maia, Vila Exposição, Centro, Vila Anália, Novo Delfino, Belvedere Santo Antônio I e II, Jardim Olímpico, Conj. Havaí, Santos Reis, Vila São Francisco de Assis, Vila Antônio Narciso, Vila Nossa Senhora Aparecida, Vila Áurea, Santa Eugenia, Eldorado, Vila Castelo Branco, Jardim Alvorada, Vila Sumaré, Dr. Antônio Pimenta, Nossa Senhora de Fátima, Delfino Magalhães, Santa Rafaela, Vila Telma, Vila Sion, Alto Da Boa Vista, Conj. Habit. Jose Carlos de Lima, Dr. João Alves, Maria Cândida, Carmelo, Grande Independência e Adjacentes, Jardim São Geraldo II, Mangues, Condomínio Gran Royalle Pirâmide, Residencial Sul Ipês, Amazonas, Jardim Brasil.
REGIÃO 5: De 08h do dia 25/05 às 18h do dia 25/05.
Bairros: Morada do Sol, Santo Expedito, Cândida Câmara, Funcionários, Ibituruna, Vila Guilhermina, Cidade Nova, Jardim São Luiz, Vila Santa Maria.

***

Neste dia 26/05/2016, serão fechados os registros que abastecem os bairros:
REGIÃO 3: De 01h do dia 26/05 às 08h do dia 26/05.
Bairros: Parte alta Planalto, Universitário, Vilage do Lago II, Nova América, parte do Guarujá, parte alta do Bairro Jardim Primavera, Jardim Alegre.
REGIÃO 2: De 08h do dia 26/05 às 18h do dia 26/05
Bairros: Maracanã, Nossa Senhora das Graças, Conj. Habit. Jose Correia Machado, Ciro dos Anjos Conj. Habit. Joaquim Costa Vila Campos, D. Gregória Vila Atlântida, Bela Vista, Jardim Panorama I e II, Vila Oliveira, Barcelona Park, Nova Morada, Melo, Todos os Santos I e II, Edgar Pereira, Vila João Gordo, Cintra, Roxo Verde, Vila Ipiranga, Bairro de Lurdes, Vera Cruz, Esplanada, Santa Laura, Interlagos Monte Alegre, Alcides Rabelo, Monte Carmelo, Santo Amaro, Conj. Habit. Alterosa II, Jardim Palmeiras, Santa Lucia I e II.
REGIÃO 4: De 08h do dia 26/05 às 18h do dia 26/05.
Bairros: Morrinhos, Morada Do Parque, Morada Da Serra, Jardim Liberdade, Augusta Mota, Parque Jardim Morada do Sol, Parte Alta Vila Guilhermina, Cidade Nova, Jardim São Geraldo, Major Prates, Santa Rita I e II e Parte Alta Do Sumaré, São Judas I e II Vila Greicy, Ciro dos Anjos, Conj. Habitacional Joaquim Costa.

***

Neste dia 27/05/2016, serão fechados os registros que abastecem os bairros:
REGIÃO 3: De 01h do dia 27/05 às 08h do dia 27/05.
Bairros: Parte alta Planalto, Universitário, Vilage do Lago II, Nova América, parte do Guarujá, parte alta do Bairro Jardim Primavera, Jardim Alegre.
REGIÃO 1: De 08h do dia 27/05 às 18h do dia 27/05.
Bairros: São Jose, Alto São João, Vila Regina, Renascença, Conjuntos Habitacionais Tancredo Neves, Santa Cecília e floresta, Alice Maia, Vila Exposição, Centro, Vila Anália, Novo Delfino, Belvedere Santo Antônio I e II, Jardim Olímpico, Conj. Havaí, Santos Reis, Vila São Francisco de Assis, Vila Antônio Narciso, Vila Nossa Senhora Aparecida, Vila Áurea, Santa Eugenia, Eldorado, Vila Castelo Branco, Jardim Alvorada, Vila Sumaré, Dr. Antônio Pimenta, Nossa Senhora de Fátima, Delfino Magalhães, Santa Rafaela, Vila Telma, Vila Sion, Alto Da Boa Vista, Conj. Habit. Jose Carlos de Lima, Dr. João Alves, Maria Cândida, Carmelo, Grande Independência e Adjacentes, Jardim São Geraldo II, Mangues, Condomínio Gran Royalle Pirâmide, Residencial Sul Ipês, Amazonas, Jardim Brasil.
REGIÃO 2: De 08h do dia 27/05 às 18h do dia 27/05
Bairros: Maracanã, Nossa Senhora das Graças, Conj. Habit. Jose Correia Machado, Ciro dos Anjos Conj. Habit. Joaquim Costa Vila Campos, D. Gregória Vila Atlântida, Bela Vista, Jardim Panorama I e II, Vila Oliveira, Barcelona Park, Nova Morada, Melo, Todos os Santos I e II, Edgar Pereira, Vila João Gordo, Cintra, Roxo Verde, Vila Ipiranga, Bairro de Lurdes, Vera Cruz, Esplanada, Santa Laura, Interlagos Monte Alegre, Alcides Rabelo, Monte Carmelo, Santo Amaro, Conj. Habit. Alterosa II, Jardim Palmeiras, Santa Lucia I e II.
REGIÃO 5: De 08h do dia 27/05 às 18h do dia 27/05.
Bairros: Morada do Sol, Santo Expedito, Cândida Câmara, Funcionários, Ibituruna, Vila Guilhermina, Cidade Nova, Jardim São Luiz, Vila Santa Maria.

***

Neste dia 28/05/2016, serão fechados os registros que abastecem os bairros:
REGIÃO 3: De 01h do dia 28/05 às 08h do dia 28/05.
Bairros: Parte alta Planalto, Universitário, Vilage do Lago II, Nova América, parte do Guarujá, parte alta do Bairro Jardim Primavera, Jardim Alegre.
REGIÃO 1: De 08h do dia 28/05 às 18h do dia 28/05.
Bairros: São Jose, Alto São João, Vila Regina, Renascença, Conjuntos Habitacionais Tancredo Neves, Santa Cecília e floresta, Alice Maia, Vila Exposição, Centro, Vila Anália, Novo Delfino, Belvedere Santo Antônio I e II, Jardim Olímpico, Conj. Havaí, Santos Reis, Vila São Francisco de Assis, Vila Antônio Narciso, Vila Nossa Senhora Aparecida, Vila Áurea, Santa Eugenia, Eldorado, Vila Castelo Branco, Jardim Alvorada, Vila Sumaré, Dr. Antônio Pimenta, Nossa Senhora de Fátima, Delfino Magalhães, Santa Rafaela, Vila Telma, Vila Sion, Alto Da Boa Vista, Conj. Habit. Jose Carlos de Lima, Dr. João Alves, Maria Cândida, Carmelo, Grande Independência e Adjacentes, Jardim São Geraldo II, Mangues, Condomínio Gran Royalle Pirâmide, Residencial Sul Ipês, Amazonas, Jardim Brasil.
REGIÃO 2: De 08h do dia 28/05 às 18h do dia 28/05
Bairros: Maracanã, Nossa Senhora das Graças, Conj. Habit. Jose Correia Machado, Ciro dos Anjos Conj. Habit. Joaquim Costa Vila Campos, D. Gregória Vila Atlântida, Bela Vista, Jardim Panorama I e II, Vila Oliveira, Barcelona Park, Nova Morada, Melo, Todos os Santos I e II, Edgar Pereira, Vila João Gordo, Cintra, Roxo Verde, Vila Ipiranga, Bairro de Lurdes, Vera Cruz, Esplanada, Santa Laura, Interlagos Monte Alegre, Alcides Rabelo, Monte Carmelo, Santo Amaro, Conj. Habit. Alterosa II, Jardim Palmeiras, Santa Lucia I e II.
REGIÃO 4: De 08h do dia 28/05 às 18h do dia 28/05.
Bairros: Morrinhos, Morada Do Parque, Morada Da Serra, Jardim Liberdade, Augusta Mota, Parque Jardim Morada do Sol, Parte Alta Vila Guilhermina, Cidade Nova, Jardim São Geraldo, Major Prates, Santa Rita I e II e Parte Alta Do Sumaré, São Judas I e II Vila Greicy, Ciro dos Anjos, Conj. Habitacional Joaquim Costa.

***

Neste dia 29/05/2016, serão fechados os registros que abastecem os bairros:
REGIÃO 3: De 01h do dia 29/05 às 08h do dia 29/05.
Bairros: Parte alta Planalto, Universitário, Vilage do Lago II, Nova América, parte do Guarujá, parte alta do Bairro Jardim Primavera, Jardim Alegre.
REGIÃO 1: De 08h do dia 29/05 às 18h do dia 29/05.
Bairros: São Jose, Alto São João, Vila Regina, Renascença, Conjuntos Habitacionais Tancredo Neves, Santa Cecília e floresta, Alice Maia, Vila Exposição, Centro, Vila Anália, Novo Delfino, Belvedere Santo Antônio I e II, Jardim Olímpico, Conj. Havaí, Santos Reis, Vila São Francisco de Assis, Vila Antônio Narciso, Vila Nossa Senhora Aparecida, Vila Áurea, Santa Eugenia, Eldorado, Vila Castelo Branco, Jardim Alvorada, Vila Sumaré, Dr. Antônio Pimenta, Nossa Senhora de Fátima, Delfino Magalhães, Santa Rafaela, Vila Telma, Vila Sion, Alto Da Boa Vista, Conj. Habit. Jose Carlos de Lima, Dr. João Alves, Maria Cândida, Carmelo, Grande Independência e Adjacentes, Jardim São Geraldo II, Mangues, Condomínio Gran Royalle Pirâmide, Residencial Sul Ipês, Amazonas, Jardim Brasil.
REGIÃO 2: De 08h do dia 29/05 às 18h do dia 29/05
Bairros: Maracanã, Nossa Senhora das Graças, Conj. Habit. Jose Correia Machado, Ciro dos Anjos Conj. Habit. Joaquim Costa Vila Campos, D. Gregória Vila Atlântida, Bela Vista, Jardim Panorama I e II, Vila Oliveira, Barcelona Park, Nova Morada, Melo, Todos os Santos I e II, Edgar Pereira, Vila João Gordo, Cintra, Roxo Verde, Vila Ipiranga, Bairro de Lurdes, Vera Cruz, Esplanada, Santa Laura, Interlagos Monte Alegre, Alcides Rabelo, Monte Carmelo, Santo Amaro, Conj. Habit. Alterosa II, Jardim Palmeiras, Santa Lucia I e II.
REGIÃO 5: De 08h do dia 29/05 às 18h do dia 29/05.
Bairros: Morada do Sol, Santo Expedito, Cândida Câmara, Funcionários, Ibituruna, Vila Guilhermina, Cidade Nova, Jardim São Luiz, Vila Santa Maria.

***

Neste dia 30/05/2016, serão fechados os registros que abastecem os bairros:
REGIÃO 3: De 01h do dia 30/05 às 08h do dia 30/05.
Bairros: Parte alta Planalto, Universitário, Vilage do Lago II, Nova América, parte do Guarujá, parte alta do Bairro Jardim Primavera, Jardim Alegre.
REGIÃO 1: De 08h do dia 30/05 às 18h do dia 30/05.
Bairros: São Jose, Alto São João, Vila Regina, Renascença, Conjuntos Habitacionais Tancredo Neves, Santa Cecília e floresta, Alice Maia, Vila Exposição, Centro, Vila Anália, Novo Delfino, Belvedere Santo Antônio I e II, Jardim Olímpico, Conj. Havaí, Santos Reis, Vila São Francisco de Assis, Vila Antônio Narciso, Vila Nossa Senhora Aparecida, Vila Áurea, Santa Eugenia, Eldorado, Vila Castelo Branco, Jardim Alvorada, Vila Sumaré, Dr. Antônio Pimenta, Nossa Senhora de Fátima, Delfino Magalhães, Santa Rafaela, Vila Telma, Vila Sion, Alto Da Boa Vista, Conj. Habit. Jose Carlos de Lima, Dr. João Alves, Maria Cândida, Carmelo, Grande Independência e Adjacentes, Jardim São Geraldo II, Mangues, Condomínio Gran Royalle Pirâmide, Residencial Sul Ipês, Amazonas, Jardim Brasil.
REGIÃO 2: De 08h do dia 30/05 às 18h do dia 30/05
Bairros: Maracanã, Nossa Senhora das Graças, Conj. Habit. Jose Correia Machado, Ciro dos Anjos Conj. Habit. Joaquim Costa Vila Campos, D. Gregória Vila Atlântida, Bela Vista, Jardim Panorama I e II, Vila Oliveira, Barcelona Park, Nova Morada, Melo, Todos os Santos I e II, Edgar Pereira, Vila João Gordo, Cintra, Roxo Verde, Vila Ipiranga, Bairro de Lurdes, Vera Cruz, Esplanada, Santa Laura, Interlagos Monte Alegre, Alcides Rabelo, Monte Carmelo, Santo Amaro, Conj. Habit. Alterosa II, Jardim Palmeiras, Santa Lucia I e II.
REGIÃO 4: De 08h do dia 30/05 às 18h do dia 30/05.
Bairros: Morrinhos, Morada Do Parque, Morada Da Serra, Jardim Liberdade, Augusta Mota, Parque Jardim Morada do Sol, Parte Alta Vila Guilhermina, Cidade Nova, Jardim São Geraldo, Major Prates, Santa Rita I e II e Parte Alta Do Sumaré, São Judas I e II Vila Greicy, Ciro dos Anjos, Conj. Habitacional Joaquim Costa.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:





Mensagem N° 81592
De: Fernando Data: Seg 23/5/2016 11:16:55
Cidade: Uberlândia
Notícia de hoje, aqui em Uberlândia:

23/05/2016 09h37 - Jovem é detido com cerca de 20 quilos de material explosivo em Uberlândia - Rapaz estava em um ônibus clandestino que saiu de Montes Claros - Polícia suspeita que itens seriam usados para explodir caixas. Material estava na mochila do jovem, que ia de Montes Claros para Uberlândia - Um jovem de 27 anos foi detido com cerca de 20 quilos de materiais explosivos em Uberlândia neste domingo (22). A Polícia Militar (PM) suspeita de que o material seria levado para Catalão (GO) e seria usado para explodir caixas eletrônicos.
A PM informou que o rapaz estava em um ônibus clandestino, que saiu de Montes Claros. O rapaz foi encontrado após uma denúncia anônima de que ele estaria com explosivos. O materuial estava na mochila do jovem, entre eles cordão detonante e dinamite. O jovem e o material foram levados para delegacia.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 81591
De: Defesa Civil Data: Seg 23/5/2016 10:49:26
Cidade: Montes Claros/MG  País: Brasil
E-mail: defesacivilmoc@yahoo.com.br
Haverá detonação na bancada 03 Sul - Mina JLX-Mineração, em 23/05/16, às 17:00 h.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 81590
De: Alberto Sena Data: Dom 22/5/2016 10:11:53
Cidade: Grão Mogol
O construtor do Presépio Natural Mãos de Deus, de Grão Mogol, o empresário aposentado Lúcio Bemquerer, cidadão honorário de Montes Claros vai apresentar a sua obra, o presépio, por meio de um vídeo, para cerca de 40 pessoas do condomínio Edifício Vila Rica, na Avenida Mestra Fininha, 539, ao lado da Santa Casa. Será às 19h de amanhã, segunda-feira, 23. A obra completou 4 anos e já foi visitada por mais de 70 mil pessoas daqui e do estrangeiro. Recebeu, inclusive uma carta do Papa Francisco com bênçãos sacerdotais. O presépio é hoje uma das maiores atrações de turismo religioso do Norte de Minas.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 81589
De: Soares Data: Sáb 21/5/2016 15:38:42
Cidade: M. Claros
Montes Claros terá em breve, como um dos seus residentes, um general. Trata-se do general de Divisão, Mario Lucio Alves de Araujo , que de 15 de abril de 2014 a 17 de dezembro de 2015, exerceu o mais alto comando do Exército em Minas, o Comando da 4ª Região Militar, subordinada ao Comando Militar do Leste, antigo 1º Exército, com sede no Rio. O primeiro general a residir em M. Claros, depois de deixar a ativa, é montesclarino da gema. Filho do comerciante José Mário de Araújo, o folclórico e sempre bem lembrado ZéAmaro, do Velho Mercado. O pai, décadas antes, anteviu que o menino seria general. Foi general. M. Claros tem pelo menos 2 ou 3 outros filhos que chegaram ao generalato. Um deles, foi governador do Espírito Santo, o general Punaro Bley.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 81588
De: Polícia Militar Data: Sex 20/5/2016 14:23:51
Cidade: Montes Claros
À av. Deputado Esteves Rodrigues, no bairro Doutor João Alves, foi registrado um roubo à mão armada consumado à transeunte, às 02h55 de hoje, 20 Mai. Segundo relatos da vítima, um homem de 22 anos, transitava em seu veículo quando parou em um sinal, situado no cruzamento da av. Deputado Plínio Ribeiro com Av. Das Américas, momento em que adentraram no carro 02 (dois) travestis, sendo que um deles, de posse de uma faca, ameaçou a vítima de morte caso ela não quisesse ter relações sexuais com ambos. Diante da negativa da vítima, os infratores passaram a agredi-la, subtraindo, ainda, 01 (um) aparelho de telefone celular e uma corrente de ouro A vítima foi socorrida por equipe do SAMU e encaminhado para o Hospital Universitário, onde ficou sob os cuidados médicos.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 81587
De: Wanderson Andrade Data: Sex 20/5/2016 16:04:02
Cidade: Montes Claros-MG  País: Brasil
E-mail: andradewanderson@ymail.com
Bem que a Copasa poderia continuar a nos informar por aqui os dias em que os registros irão ficar fechado, para que nos moradores possamos nós programar melhor diante a falta de água, pois já tem alguns dias que isso não acontece.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 81586
De: Lúcio Data: Sex 20/5/2016 14:36:50
Cidade: M. Claros

Mais detalhes do dia em que Bocaiúva, com a presença do embaixador dos Estados Unidos, entrou para a história científica mundial, com a confirmação, por cientistas estrangeiros, do acerto da Teoria da Relativa de Albert Einstein.

Estes são os relatos da Folha da Noite, 20 de maio de 1947. Portanto, há 69 anos:

"Publicado na Folha da Noite, terça-feira, 20 de maio de 1947- Perfeito o trabalho cientifico realizado em Bocaiuva - A "Fortaleza Voadora B-17" fotografou as varias fases do fenomeno em plena estratosfera - Mostra-se entusiasmado com o resultados das experiencias o embaixador Pawley - Informações transmitidas de Bocaiuva
RIO, 20 (Da sucursal) - Segundo despachos de Bocaiuva, uma "Fortaleza Voadora B-17" do Exercito norte-americano, acompanhou todo o eclipse fotografando-o nas suas varias fases e colhendo resultados inteiramente favoraveis.
Ao terminar o fenomeno do eclipse, quando a lua ia afastar-se do sol, verificou-se verdadeira "explosão" de luz, de vez que os raios solares cairam a um só tempo sobre a terra, tendo um dos tecnicos, no controle de um dos aparelhos registradores, podido observar que todas as valvulas do mesmo ficaram roxas.
O chefe da expedição cientifica norte-americana, sr. Van Briesbeck, acompanhado dos seus auxiliares e em presença do embaixador William Pawley concedeu uma entrevista coletiva à imprensa brasileira e estrangeira, declarando estar satisfeito com os trabalhos de observação das fases eclipticas. Acrescentou, porem, que os resultados das experiencias, que acabam de ser realizadas, só poderão ser conhecidos dentro de alguns dias, com revelação das chapas fotograficas.
Referindo-se à famosa teoria da relatividade de Eisntein, declarou o chefe da expedição cientifica norte-americana acreditar haver obtido um aproveitamento de cem por cento na verificação do que realmente existe sobre a materia.
Outro telegrama revela que um profundo silencio baixou sobre o campo de observação do eclipse, precisamente às 9 horas, 34 minutos e 8 segundos, quando teve inicio o eclipse total do sol, enquanto cientistas concentravam suas observações sobre o fenomeno, que esteve ameaçado por uma tenue nuvem que surgiu inesperadamente.
A lua começou a invadir o disco solar às 8 horas, 20 minutos e 6 segundos, justamente no momento em que a "Fortaleza Voadora" B-17 penetrava na estratosfera, desaparecendo das vistas numa altitude superior a 30 mil pés, para fotografar todas as fases do eclipse e a projeção da luz sobre a terra.
Todas as maquinas fotograficas foram guardadas, já que se proibiu terminantemente o seu uso em virtude do perigo de que estouro das lampadas pudesse comprometer seriamente os trabalhos cientificos em sua fase de escurecimento total. Por essa mesma razão, foi proibido terminantemente que se fumasse no perimetro dos trabalhos.
Às 9 horas , 30 minutos e 1 segundo já se sentia a temperatura bem mais baixa e a escuridão já era quase total, impedindo a visão perfeita à distancia de cinquenta metros. Pouco depois surgiram as primeiras estrelas ante o entusiasmo curioso dos locutores e jornalistas que pela primeira vez puderam observar com uma perfeição indescritivel o espetaculo que a natureza lhes oferecia.
O eclipse total começou às 9 horas, 34 minutos e 8 segundos. O globo solar ficou inteiramente coberto, observando-se sobre o firmamento um resplendor impressionante, como se houvesse um grande luar sobre o horizonte visual. A temperatura no primeiro minuto do eclipse baixou a 19 graus centigrados. A`s 9 horas e 38 minutos começou a clarear rapidamente, notando-se então os contornos dos corpos sobre o solo, à medida que a lua foi baixando. Os astronomos seguiam o fenomeno imoveis nos seus postos de observações.
As primeiras declarações dos sabios americanos e brasileiros que observam a marcha do eclipse foram as seguintes:
"Perfeito o trabalho. Raramente se poderá conseguir um campo de observação com as condições atmosfericas tão propicias como as que predominaram esta manhã em Bocaiuva".
O embaixador dos Estados Unidos, sr. William Pawley, depois de terminado o eclipse total declarou ter sido grande o exito dos trabalhos de hoje. O Brasil foi um grande anfitrião das missões estrangeiras, cujas pesquisas serão de incalculaveis beneficios para a humanidade" - disse o embaixador norte-americano ao terminar sua breve palestra com os jornalistas.
Devido ao mau tempo reinante, o carioca não pode observar o eclipse do sol. Chove desde as primeiras horas da manhã e as nuvens continuam baixas e escuras.

Durou tres minutos

BOCAIUVA, 20 - Foram coroadas do mais completo exito as observações realizadas durante a fase total do eclipse, que durou, precisamente, 3 minutos e 48 segundos.
BOCAIUVA, 20 - Cinco minutos depois de iniciado o eclipse, notava-se ligeira, faixa escura na parte superior do sol, ocupando cerca de 1/4 de decimos da superficie desse astro.

Durou quatro segundos o Eclipse Total

BOCAIUVA, 20 - O eclipse total do sol, que durou quatro segundos, foi notado pouco depois das 9 h 30, registrando-se durante o mesmo uma queda da temperatura para 19 graus centigrados.
Todas as fases do fenomeno foram registradas, não só pelos cientistas, como tambem por cinegrafistas nacionais e estrangeiros. Era grande tambem o numero de locutores de diversas nacionalidades que descrevia para todo o mundo o desenrolar do eclipse quer no seu inicio como em sua plenitude.

As Aves recolheram-se aos ninhos

BOCAIUVA, 20 - O ponto maximo dos trabalhos dos cientistas foi às 9h 34 e 8 segundos, quando então, começou o eclipse total. Às 9 h 37 a sombra da lua começou a abandonar o disco solar, voltando novamente a claridade e aparecendo os passaros que haviam recolhido aos seus ninhos durante o crepusculo.
BOCAIUVA, 20 - Logo que teve inicio o escurecimento nesta cidade, oriundo do eclipse solar, fato interessante foi registrado. As aves, certamente guiadas pelo seu instinto, recolherem-se, constituindo o fato uma nota pitoresca.

Emoção em Bocaiuva

BOCAIUVA, 20 - Esta pequena cidade mineira viveu hoje momentos de grande emoção, em virtude do eclipse total do Sol.
Desde as primeiras horas da manhã, grande era o movimento que se notava nesta localidade, que teve sua vida completamente alterada com a chegada dos observadores do fenomeno.
Despertou curiosidade por parte da população o material trazido pelos cientistas."
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 81585
De: Afonso Data: Sex 20/5/2016 13:55:39
Cidade: Moc/MG
"1947— É observado, com grande curiosidade popular, o eclipse total do sol, que se verificou entre 9,35 e 9,38 horas, na cidade de Montes Claros." Os mais antigos, que testemunharam o evento, diziam que, durante o eclipse, os pássaros procuravam seus locais preferidos para dormir, achando que a noite havia chegado. Bocaiuva foi considerado o melhor ponto de observação desse fenômeno no mundo, tendo deslocado para lá muitos cientistas e estudiosos, do Brasil e outros países, tornando aquela cidade muito mais conhecida do que já era. Vejamos trecho da Wikipedia sobre este assunto: "Em 20 de maio de 1947 ocorreu um eclipse do Sol que teve sua faixa cruzando o território brasileiro. A cidade de Bocaiuva (MG) recebeu diversas expedições científicas para a realização de observações, coleta de dados e posteriores estudos sobre o fenômeno. As circunstâncias do imediato pós-Segunda Guerra Mundial conferiram um grande destaque na imprensa nacional e internacional a este evento, produzindo registros em diferentes mídias, Bocaiuva – cidade que recebeu a maioria das expedições científicas para a observação do fenômeno – e para a auto-afirmação de sua identidade como um local de produção de conhecimento.
Bocaiuva recebeu uma expedição de importantes pesquisadores e cientistas para o estudo do fenômeno, como o engenheiro e físico estadunidense Lyman James Briggs, diretor do National Bureau of Standards e que liderou a equipe do National Geographic Society, e o astrônomo belgo-americano George Van Biesbroeck, que confirmou a Teoria da Relatividade, em 1952.
A vinda do físico Albert Einstein até Bocaiuva, nesse período, é controversa e polêmica."
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:





Mensagem N° 81584
De: Jorge Data: Sex 20/5/2016 09:53:58
Cidade: montes claros/MG
"Por 6 a 4, STF atende médicos e suspende a lei que autorizava o uso da "pílula do câncer"

O lóbi farmacêutico é realmente muito poderoso a ponto de conseguir no STF a proibição de distribuição de uma pílula que já tem efeitos confirmados nos centenas de casos em que pacientes terminais de câncer foram tratados com ela. Tudo isto,porque ela só custa dez centavos a cápsula contra os milhares de reais que custam as quimioterapias, no entanto, este mesmo colegiado permite a venda de cachaça, cigarro, soja transgênica, inseticidas e etc.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 81583
De: Manoel Hygino Data: Sex 20/5/2016 09:36:00
Cidade: Belo Horizonte
Vargas não sofreu impeachment

Manoel Hygino - Hoje em Dia

Os fatos políticos recentes nos fazem retroceder no tempo, alcançando 1954, quando a crise política brasileira de então chegara ao ápice. Na época do atentado a Carlos Lacerda, na rua Tonelero, em Copacabana, Josué Montello admitiu que o cerco estava a fechar-se em torno de Vargas, comparado pelo escritor a um “herói shakespeariano, à porta de um desfecho brutal, como nas tragédias”.
Elmano Cardim, historiador, comentou por telefone com Café Filho, vice-presidente da República: “A situação política está se deteriorando rapidamente. E eu temo que o desfecho da crise seja ruim para o Getúlio”. “Em todo o caso, Café Filho vai ter uma conversa com Vargas. Estamos na linha do imprevisível. Tudo pode acontecer. Ou nada pode acontecer”, observou Cardim.
Procuravam-se culpados e Montello tentou apontá-los: “A crise, na verdade, tem uma origem: a da luta contra o poder emergente de Samuel Wainer, diretor de Última Hora, pessoa ligada a Vargas, e a do atentado da rua Tonelero, em que morreu um major da Aeronáutica. Tudo o mais se insere nessas vertentes, inclusive a desmandos da guarda pessoal de Vargas, com destaque para a pessoa de seu chefe, Gregório Fortunato”.
Naquele instante, a situação parecia ter chegado ao clímax. As paixões chegavam ao nível do forno de Volta Redonda, aceso nas 24 horas do dia. Se não houvesse bom senso, a combustão incendiaria o país. Pretendia-se levar Getúlio ao IPM–Inquérito Policial Militar, aberto no Galeão. Café Filho propôs: que o presidente, Getúlio, e ele o vice, renunciassem simultaneamente a seus cargos, para escolha de um novo presidente em 30 dias.
Começou-se uma campanha em rádio, televisão e jornais exigindo a renúncia. Pensou-se no impeachment, mas foi imediatamente desconsiderado porque a Constituição exigia um quorum que a oposição não conseguiria de maneira alguma. O clima no Congresso Nacional era quase de morte. Um discurso inflamado de Afonso Arinos fazia acusações graves ao presidente. Gustavo Capenama subiu à tribuna para defender Vargas e sofreu uma crise de nervos.
Lacerda, ferido no pé em Tonelero, mantinha-se aceso e escreveu: ”Ninguém ousava, nem os maiores amigos de Getúlio ousavam, subir à tribuna para defendê-lo. O máximo que faziam era calar, ou falar para fora do plenário. Mas mesmo assim, o que não havia era quorum para o impeachment”.
Sem Getúlio admitir a dupla denúncia, sem condições legais para o impedimento, ameaçado por quase todos os lados, ainda que contando com enorme apoio popular, o pai dos pobres – como apelidado – apelou para o sacrifício maior.
Montello meditou: “Mais do que uma figura política, Vargas é uma figura histórica para minha geração. Todo um largo período de vida brasileira o envolve, e é ele quem domina a cena, ainda moço, na Revolução de 1930, para continuar a dominá-la ainda agora, já velho, no derradeiro lance de sua biografia”.
O tempo se encarregou de responder à pergunta: “Qual será a reação do povo, com esta tragédia? Eu próprio, longe da política, me sinto atingido e arrasado. E a verdade é que Vargas, abatido, humilhado, vencido, repentinamente desbaratou todos os seus adversários com o tiro que deu em si mesmo”.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 81582
De: Estado de Minas Data: Sex 20/5/2016 09:00:56
Cidade: Belo Horizonte
Justiça concede prisão domiciliar para prefeito afastado Ruy Muniz - O prefeito afastado de Montes Claros vai acompanhar de casa o processo contra ele, suspeito de prejudicar funcionamento de hospital público, mas usando tornozeleira eletrônica - Iracema Amaral - O prefeito afastado de Montes Claros, Ruy Muniz (PSB), está em prisão domiciliar. Muniz foi preso no último dia 18 de abril, um dia depois de a mulher dele, a deputada Raquel Muniz (PSD), fazer uma homenagem ao marido durante a votação do impeachmet da presidente afastada Dilma Rousseff (PT). Na ocasião , ao justificar o voto, Raquel destacou que o "Brasil tem jeito", para em seguida acrescentar: "o prefeito de Montes Claros (Norte de Minas) mostra isso coma sua gestão". Muniz foi preso por suspeita de prejudicar hospital público de Montes Claros para beneficiar unidade hospital em nome de familiares dele.
O prefeito afastado de Montes Claros conseguiu o benefício da prisão domiciliar a partir dessa quinta-feira (19). De acordo com a o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF), Muniz terá de pagar fiança de R$ 500 mil, além de ser monitorado por meio de uma tornozeleira eletrônica.
O TRF informou também o prefeito afastado terá de entregar o passaporte, não se comunicar com nenhuma pessoa ligada à administração municipal, solicitar à Justiça autorização prévia para realizar consultas ou exames médicos, além de acompanhar os atos do processo.
Hipertensão
Ainda na prisão, no dia 10 de maio, Muniz foi transferido para um hospital após uma crise hipertensiva.

***

O Tempo -20/5/16 - 15h47 - Ruy Muniz pode ir para prisão domiciliar se pagar R$ 500 mil. Ele recebeu o benefício mediante o pagamento de fiança e algumas condições como o uso da tornozeleira eletrônica - O prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz (PSB), recém afastado do cargo após ter sido preso no dia 18 de abril por repasse irregular de cerca de R$ 1 milhão ao seu próprio hospital poderá ter prisão domiciliar. A decisão é do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF). Quem está em seu lugar à frente da administração municipal é o vice Zé Vicente (PMDB). Muniz foi internado no último dia 10 por causa de uma crise de hipertensão.
Segundo o TRF, para receber o benefício da prisão domiciliar o prefeito deve pagar uma fiança de R$ 500 mil, entregar o passaporte e solicitar ao Juiz Federal da 3ª Vara de Montes Claros uma autorização prévia sempre que precisar se deslocar para consultas.
Além disso, Muniz também deve ser monitorado por uma tornozeleira eletrônico e fica proibido de se comunicar com qualquer um dos indiciados e membros da administração pública municipal. Ele também deve manter o endereço atualizado nos autos e acompanhar os atos processuais. O advogado do político, Eugênio Pacelli, confirmou que a fiança será paga e que ele irá para residência ainda nesta sexta.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 81581
De: Gilson Data: Qui 19/5/2016 21:38:37
Cidade: Montes Claros
Caro Alberto Sena,mensagem 81579, me emocionei quando vi a foto da rua Dr.Santos de minha infância. Sou filho do sr.Luiz da lavanderia Estrela, e vivi tudo que foi descrito ,Saudades de um tempo que não volta mais.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 81580
De: Observador Data: Qui 19/5/2016 09:00:07
Cidade: Moc/MG
Há exatos 4 (quatro) anos ocorria em Montes Claros e região o mais intenso tremor de terra registrado pelos sismógrafos das Universidades de Brasília e de São Paulo, conforme dados abaixo. Foram 4,2 graus Richter, às 10h42m de 19/5/2012, o segundo mais intenso já registrado em Minas Gerais, superado somente pelo de Caraibas, distrito de Itacarambi, também no Norte deste Estado, em 9/12/2007, com 4,9 graus Richter. Deus permita que não haja mais tremores por aqui e, se houver, que nem cheguem a esses valores e muito menos ultrapassem.

19-05-2012 - M 4.2 Montes Claros (MG)

Informações

Data: 19 de maio de 2012 (140);
Hora origem (local): 10:42:02,419;
Localização epicentral: Lat. -16,7298°, Long. -43,9811º (Erro ± 0,1529º);
Epicentro: Montes Claros (MG);
± 50 km de Francisco Sá (MG);
± 83 km de Brasília de Minas (MG);
± 147 km de Januária (MG);
± 182 km de Itacarambi (MG);
Magnitude (média): 4,2 mR;
Intensidade: V - forte (Escala Mercalli Modificada).

Observação: moradores da cidade de Montes Claros (MG) relataram que ouviram um estrondo e uma vibração do solo. Houve relatos de rachaduras em construções, quedas de objetos e alguns locais chegaram a ser evacuados.

O Observatório Sismológico agradece à colaboração do Instituto de Astronomia e Geofísica da Universidade de São Paulo (IAG-USP) por ceder os dados das estações BSCB, ITAB, PLTB, PMNB, TRCB e VABB do projeto BRASIS (Petrobras/FUSP/USP). Também agradece à colaboração da UFRN por ceder os dados da estação NBCP do projeto RSISNE (Petrobras/FUNPEC/UFRN). (...)
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 81579
De: Alberto Sena Data: Qui 19/5/2016 08:13:39
Cidade: Grão Mogol

MEMÓRIA DE UMA RUA DESFIGURADA

Alberto Sena

A foto em epígrafe postada por Wagner Gomes, em nome da mãe dele, dona Maria das Dores Gomes Guimarães, de memória viva no meio de nós, espelha com a clareza do Sol montesclarino, a minha, a nossa Montes Claros. Os pronomes possessivos estão no singular e no plural porque gerações de montesclarinos ainda vivos têm essa imagem epigrafada na memória.
A foto retrata a Rua Doutor Santos, trecho compreendente entre as ruas Barão do Rio Branco e Dom João Antônio Pimenta, Centro da cidade. Seria o caso de alguém se interessar em sacar uma foto desse mesmo trecho e ângulo a fim de fazer uma comparação. À exceção da casa onde morou a família de Sinhozinho Batista, tudo hoje está diferente.
Mas, apesar da voracidade do tempo a causar transformações – e não podia ser diferente porque a vida não é estática – a minha, a nossa Montes Claros resiste em meio a metrópole dia a dia desenhada pelos que na cidade ficaram e nela vivem. Talvez quem ficou não perceba o quanto quase tudo mudou.
Enquanto a cidade estava circunscrita às famílias que deram a Montes Claros personalidade marcante, envolta em seus probleminhas corriqueiros, evidentemente, a vida era menos, muito menos estressante comparada aos dias atuais. Os montesclarinos de então tinham tempo suficiente para dar caloroso “bom dia” às pessoas e com elas trocar figurinhas e conversar abobrinhas. Isto foi muito antes do quesito “insegurança pública” influir no comportamento dos cidadãos.
As famílias eram conhecidas por apelidos. Era Fulano, filho de Sicrano, igualzinho ao que ainda vigora em Grão Mogol, onde na lista telefônica consta os apelidos dos assinantes, porque pelos nomes próprios as pessoas não são reconhecidas. Montes Claros perdeu isto e muito mais com o advento da BR-251.
Não se pode negar, a rodovia, há anos clamando duplicação, trouxe benefícios para Montes Claros e região e ao mesmo tempo transporta a produção de bens de toda ordem no seu movimento pendular noite e dia. Mas escancarou a cidade de tal maneira que, sem um plano diretor para pôr ordem na casa, cresceu desembestadamente, e, agora, tem muito a reclamar.
Reclamações à parte, melhor retomar lembranças porque quem tem o que recordar vive muitas vezes a experiência positiva do passado sem necessariamente mergulhar nas águas do saudosismo, mas só pelo prazer de reviver porque possui histórias para contar.
Recordo-me que nesse trecho da Rua Doutor Santos moravam as famílias de Mário Viana, dentista prático; Jair Aminthas, este pai de Aminthas, Marcos e Fátima. Adiante, na esquina, Sinhozinho Batista, pai de Alcebíades Batista, a quem solicito neste momento uma consultoria, por ser ele especialista em matéria relacionada com a famosa rua.
“A primeira casa à direita” – diz ele – “é dos nossos vizinhos, sr. Didi e dona Nonô; depois da casa de meus pais, era a casa de nossa querida amiga, dona Fininha; tinha a barbearia de Osmar e Cachangá, o Bar Guarani, de Vadiolando Moreira, a lavanderia Estrela, a Vidraçaria de Rosental Caldeira, uma pensão, a casa de dona Duca, a Gráfica Orion, a casa de Francisco Peres e outros vizinhos”.
Agradecido pela consultoria do amigo, retomo a narrativa para dizer que do lado esquerdo da rua recordo-me da família do médico Cristiano Borém e do também médico João Valle Maurício/Milene, pai/mãe de Mânia, Nair, Vitória e Liliane. Ao lado moravam Carlos Meira e família. Em frente, do outro lado da rua, Gílson Peres, Gílson Capeta, que fazia jus ao apíteto.
A Rua Doutor Santos era a veia aorta da cidade. Teve várias fases antes de chegar na atual, totalmente modificada e por demais barulhenta, com briga de sons dos comerciantes, cada um querendo fazer mais barulho do que o outro ao expor as suas mercadorias.
Entretanto, agora, no estertor, surge uma luz no final do túnel: a salvação urbanística de Montes Claros pode vir a ser a recente escolha da cidade para estudo internacional sobre planejamento urbano, proposição da Unesco, via professor suíço Jean-Claude Bolay, com a parceria da Unimontes. Esperança sempre haverá.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 81578
De: Wanderlino Arruda Data: Qua 18/5/2016 09:25:17
Cidade: Montes Claros/MG
A JOVEM CICERONE DOS MORRINHOS

Wanderlino Arruda

Quem viveu e trabalhou em Montes Claros algumas décadas atrás teve oportunidade de viver tempos de grande interesse com a chegada de pessoas que queriam conhecer a cidade e - naturalmente - ver vitrines e entrar nas lojas para alguma compra. As mercadorias eram bem diferentes das de hoje, quando eram vendidos chapéus, louças, tecidos, perfumes e até linhas e fitas. A razão dessas andanças feitas a pé era a passagem dos forasteiros que vinham do interior de São Paulo, maioria endinheirada e que queria levar presentes para familiares. O comércio era o maior da região e, como diziam, tinha de um tudo para encher as vistas e provocar alegria. Como trabalhei, por alguns anos, na Imperial e na Casa Elza, sempre soube chegar logo depois das sete, para receber a freguesia que disputava posições no balcão. Montes Claros foi sempre uma terra de curiosidades, de muita coisa para se ver, mesmo não sendo uma cidade turística. Era importante visitar o mercadão, a catedral, a igrejinha do Rosário, o colégio das irmãs, e para quem gostava de andar mais, até o Parque de Exposições, inaugurado em 1957, ano do Centenário. A partir de 1951, com todo o centro já calçado, o caminhar sem poeira era uma glória. O movimento de carros só veio acontecer depois de 1960, quando apareceram os primeiros fuscas, os gordines e daufines. Tudo era festa, um prazer imenso de andar e perambular, até quando sem destino. Os dois primeiros edifícios foram a Ciosa e a Caixa Econômica, ambos no Centro. A Ciosa, construída pelo médico Mário Ribeiro, era uma enormidade na ocupação do solo e na altura, vários andares de lojas, escritórios e apartamentos, além da galeria ligando a praça à Rua Lafetá. Na galeria, o elevador, o primeiro de Montes Claros, sucesso para todas as idades. O prédio da Caixa Econômica, foi de construção mais elaborada, arquitetos de fora, muito mais alto, acabamento mais caprichado. Comercial só o térreo, destinado à agência gerenciada por Chico Pires, tempo ainda de Maria Salomé, Dalva Medeiros e Tone Economiário. Do primeiro andar para cima só residências de classe média alta, destinadas a moradores reconhecidos pelos nomes de família ou pelas profissões de destaque. Os elevadores bem mais modernos, tinham portas automáticas. Tudo que até aqui foi dito é para chegar à história de uma menina nascida em família pobre, criada sem pai, e sustentada com dificuldade por dona Elza, misto de mulher e santa, exemplo de dedicação e carinho. Na casa, o dinheirinho modesto e controlado era só para vestir, comer e pagar o estudo, nada mais. Moravam na rua Melo Viana, pé dos Morrinhos. A jovenzinha, desde criança, era um primor de inteligência e desenvoltura, bonita, elegante e mais do que comunicativa. Na campanha eleitoral de Pedro Santos subiu ao palanque com bastante desenvoltura, pose de candidata. E como tinha boa voz, sua função foi cantar o jingle da campanha. Nome da menina: Tânia Raquel de Queiroz, hoje a querida médica, professora e deputada federal Raquel Muniz, única representante nossa no Congresso Nacional. Como amava sorvetes e cinema, e não tinha recursos, o jeito era esforçar-se para conseguir algum para a sorveteria e também para as matinês. Assim, todas as manhãs, ia para a Estação, aguardando o pessoal que chegava de trem. Como a maioria não sabia andar pelo centro, Raquel oferecia-se como cicerone. Além de levá-los aos consultórios e às lojas, vendia-lhes a oportunidade de andar de elevador, uma grande novidade. Levava-os aos prédios da Ciosa e da Caixa, cobrando pequena taxa ou trocando o serviço por uma ida à sorveteria Cristal, com direito de escolha do sabor. A atividade de guia turística da mocinha Raquel foi um excelente ensinar e aprender, preparo certo e seguro para uma futura liderança, tudo com merecimento do maior sucesso. E com a graça de Deus!

Institutos Históricos e Geográficos de Minas Gerais e de Montes Claros
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 81577
De: Maria Luiza Silveira Teles Data: Ter 17/5/2016 17:12:09
Cidade: Montes Claros - MG  País: Brasil
E-mail: mluizateles@gmail.com
ESTA SOU EU...


Eu sou riso, sou pranto, sou sensível, romântica. Sou Clarice Lispector, Florbela Espanca, Rosamund Pilcher, Vargas Llosa, Saramago, Gabriel Garcia Marquez, Pablo Neruda, Guimarães Rosa, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Ivan Lins, Guilherme Arantes, Tadeu Franco, Chico Buarque. Sou, também, Schubert, Chopin, Vivaldi.
Sou mais noite que dia. Adoro o sol lá fora e eu cá dentro; amo a chuva e seu tamborilar na janela.
Sou mais quiabo com angu do que comida sofisticada.
Sou sincera, franca, simples. Amo chapéus!
Sou mais Salvador que Rio de Janeiro. Sou sertão e sou metrópole. Amo flores, passarinhos e o silêncio.
Gosto de estar só, mas gosto, também, de estar com os amigos. Gosto de surpresas, mas amo planejamentos... Gosto de ler e escrever. Gosto da Martha Medeiros, amava e ainda amo Arthur da Távola.
Adoro casas antigas bem conservadas. Sou mais outono que primavera... Amo viver e não temo a morte.
Sou assim um pouco menina e mulher madura... Sou o Universo e tento ser um pouco de Deus. Amo gente, bichos e plantas. Sou sensual e assexuada, às vezes. Sou muito mulher e um pouquinho homem. Sou fruta suculenta e mais doce do que sal.
Adoro minha companhia e por isso não sinto solidão.
Sofro e choro como qualquer ser humano, mas isto não me impede de amar a vida. Sou uma eterna aprendiz no Caminho. Sou um pouco ingênua e idiota. Prefiro sempre pensar que o outro é bom.
Cultivo o meu jardim, mas, ao mesmo tempo, gosto de ver as plantas crescerem selvagemente em sua pujança. Assim, o jardim parece mais uma floresta. E chama os passarinhos e as borboletas.
Sou inteligente, mas, às vezes, tão burra! Gosto de estar sempre aprendendo, principalmente com as pessoas.
Com a idade já avançada, claudico muitas vezes na memória. Engraçado, não de números, mas principalmente de nomes. Até mesmo nomes de coisas. Que importa, porém? Estou viva! Adoro respirar, caminhar, deslumbrar-me com a beleza, a natureza e as pessoas.
Tenho procurado amar sempre e ser honesta comigo mesma e com os outros. Porém, tenho minhas falhas como qualquer ser humano.
Tento escrever. Entretanto, às vezes, vivo um vazio criativo e nada me vem à cabeça.
Amo poesia! Delicio-me com ela! Coisa incomum, não é verdade? Acho que sou um pouco equilibrada e louca. Voo em torno de meu eixo. Tenho sonhos, ideais e projetos. Acho que, muitas vezes, sou utópica. Não tenho pudores, mas sou também recatada. Amo a liberdade, mas respeito os limites.
Ah, sou cinéfila. Adoro histórias bonitas e que me ensinam sobre a vida e a alma humana. E, cada vez mais, cresce em mim a certeza de que tudo se repete. Tanto em nossa vida pessoal como na História.
Minha casa é pequena e simples, mas nela sou feliz.
Ah, sou observadora. Mais de gente do que de coisas. Não me preocupo com o cotidiano dos outros e nem me importo com seu juízo. Entretanto, estou sempre de mão estendida e coração aberto.
Não sou especial. Sou gente como toda gente. Posso ser esquecida quando chegar a morte. Mas, sou grata pela vida! E, até certo ponto, acho que cumpri o meu papel.
Bem, esta sou eu. Provavelmente, nada de surpresas para aqueles que me conhecem...

Maria Luiza Silveira Teles (presidente da Academia Montes-clarense de Letras)
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 81576
De: José Paulo Araújo Data: Ter 17/5/2016 15:32:22
Cidade: MONTES CLAROS  País: BRASIL
A Loja Maçônica União, Paz e Justiça cumpre o doloroso dever de comunicar o falecimento do seu Venerável Mestre Geraldo Salvador Gomes, ocorrido no inicio da tarde de hoje. Por toda a sua vida, foi exemplo de seriedade, dignidade e respeito, pai de família dedicado, amoroso.Construtor de uma família densa, honesta, fiel a seus princípios e seus fins. Como maçom foi um baluarte da dedicação, incentivador e partícipe da benemerência, fiel e seguidor dos princípios maçônicos. Homem religioso e dono de uma fé cristã fervorosa. Este homem que deixa saudades e lições jamais será esquecido pelos seus irmãos de maçonaria e nem por aqueles que tiveram o privilégio de com ele conviver. Fica a saudade do amigo leal, do trabalhador incansável, do homem que aprendemos todos a admirar e, agora, a cultuar, mesmo que no fundo do nosso coração ele certamente continue vivo a nos mostrar a direção. Que seja recebido com honras pelo Grande Arquiteto do Universo Que Deus dê forças à família, que também transformou-se em amigos intensos e leais que sempre nos deram lições diárias de vida e de amor. Como em toda sua trajetória maçônica, no seu convívio social e no seus ensinamentos pessoais que seus irmãos seguiram, como agora o fazem na dor, fica a certeza de que eternamente o irmão Geraldo Salvador viverá sempre em nós.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 81575
De: Polícia Militar Data: Ter 17/5/2016 10:43:57
Cidade: Montes Claros
Na data de ontem, 16 de maio, por volta das 13h30, na rua Sebastião Andrande, bairro Canelas em Montes Claros, a Polícia Militar registrou um roubo a transeunte vindo a prender/apreender os autores.
Segundo a vítima, quando se encontrava em um ponto de ônibus, dois indivíduos em uma motocicleta de cor vinho, placa OOX-3048, chegaram e exigiram o seu aparelho de telefone celular. De imediato, ela o retirou do bolso traseiro e entregou aos autores que tentaram evadir. No entanto, a prática delituosa estava sendo observada por transeuntes, sendo que um homem que passava pelo local começou a perseguir os indivíduos, assim, outros moradores se juntaram ao cerco. Os autores se sentindo acuados, evadiram em alta velocidade sentido a Av. Antônio Canela direção, fundos da rodoviária da cidade, quando naquele cruzamento, vieram colidir no lado direito de um automóvel Fiat Pálio, que seguia sentido bairro/ centro. Após a colisão, ambos os veículos foram lançados sobre um carro Honda Civic prata que descia na Av. Antonio Canela, cruzamento com a rua Sebastião Ribeiro, sentido centro/bairro. Ainda após a colisão, os dois autores, mesmo machucados devido a violenta colisão, evadiram a pé por duas direções distintas; o primeiro, A.I.M.R., 21 anos, evadiu em direção ao bairro Ciro dos Anjos, e o segundo, um menor de 17 anos, corria sentido fundos da rodoviária. Com o empenho da aeronave e de outras guarniçoes da Polícia Militar, os autores foram preso/apreendido. A motocicleta utilizada na prática delituosa foi apreendida e removida ao pátio. Os autores foram entregues na delegacia.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 81574
De: Estado de Minas Data: Seg 16/5/2016 17:33:38
Cidade: Belo Horizonte
Vice de Ruy Muniz assume prefeitura de Montes Claros
A posse de José Vicente Medeiros (PMDB) foi no final da manhã desta segunda-feira na Câmara Municipal da cidade do Norte de Minas - Luiz Ribeiro - O vice-prefeito de Montes Claros, no Norte de Minas, José Vicente Medeiros (PMDB), tomou posse como prefeito interino nesta segunda-feira. Ele assumiu o cargo, tendo em vista que o titular, Ruy Muniz (PSB), desde 18 de abril, está preso pela Polícia Federal, suspeito de prejudicar o funcionamento de quatro hospitais conveniados pelo SUS no município para beneficiar um hospital de rede educacional de propriedade de sua família. Na semana passada, o desembargador Ney Bello, do Tribunal Regional Federal da Primeira Região, que decidiu pela prisão preventiva, também determinou o afastamento cautelar de Muniz da chefia do Executivo, da qual o prefeito já tinha feito o pedido licença de 60 dias, aprovado pela Câmara de Vereadores.
Ao tomar posse, no final da manhã desta segunda-feira, em cerimônia realizada na Câmara Municipal, José Vicente disse que vai fazer o máximo para “cumprir as metas traçadas pelo prefeito Ruy Muniz” e que vai concluir as obras em andamento como asfaltamento de ruas e avenidas, construção de praças e melhoria da iluminação pública. Lembrou que enquanto muitas outras prefeituras enfrentam sérias dificuldades financeiras, em Montes Claros foram tomadas medidas para garantir o equilíbrio financeiro, citando o corte de gratificações, no início de abril.
Por outro lado, o prefeito em exercício disse que terá diálogo com os diversos segmentos e enfatizou que terá uma relação cordial com o Poder Judiciário, com o Ministério Publico Estadual e com o Ministério Publico Federal, sem citar, nesse contexto, o titular, que teve problemas com a Justiça, por causa da aplicação de recursos na saúde, e acabou sendo preso e afastado do cargo. Ele disse que nos próximos dias vai procurar as instituições do Poder Judiciário, para receber sugestões. “Não vou fazer nada que não tiver de acordo com a legislação”, afirmou o prefeito em exercício.
José Vicente também afirmou que pretende dar “tratamento fraternal” a todos os integrantes da Câmara Municipal, onde Muniz enfrenta a oposição radical de um grupo de sete vereadores. Apesar do prefeito em exercício sinalizar a “aproximação”, nenhum dos oito componentes da bancada da oposição compareceu à cerimônia.
Ruy Muniz foi preso preventivamente na manhã de 18 de agosto, horas depois de a mulher dele, a deputada federal Raquel Muniz (PSD), ter votado a favor do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff (PT) e ter elogiado o marido. Um dos motivos de sua prisão é que ele estaria ameaçando de morte as testemunhas no processo de investigações feitas pela Polícia Federal e pelo Ministério Publico Federal. A defesa nega as acusações e alega perseguição política.
Os advogados de defesa entraram com um pedido de reconsideração da decisão do desembargador Ney Bello, que foi negado pelo TRF. Eles anunciam que vão recorrer ao Tribunal Superior de Justiça (STJ), mas não disseram quando entrar com recurso. A ex-secretária de Saúde do Município, Ana Paula Nascimento, também foi presa, mas já foi liberada.
No último dia 10, Ruy Muniz passou mal no presídio regional de Montes Claros e foi levado o Hospital Prontosocor, em Montes Claros, com quadro de hipertensão, vômito e vertigem. Ele continua internado em área isolada do hospital sob escolta, podendo receber visitas no mesmo modelo do sistema prisional. Segundo os médicos, além de hipertensão, o prefeito preso também apresenta alteração neurológica.
Afastamento e recurso
Terça-feira, passada quando a Câmara de Vereadores já tinha aprovado o pedido de licença, Ruy Muniz foi notificado do afastamento do cargo em medida cautelar do TRF. O desembargador Ney Bello colocou como um dos pontos da decisão a informação de que Ruy Muniz teria continuado despachando de dentro da cadeia. “A permanência do acusado no exercício de cargo de prefeito tem gerado forte instabilidade institucional, verdadeiramente prejudicial ao regular funcionamento da coisa pública", ressaltou.
A informação de que o prefeito estaria despachando dentro da cadeia foi divulgada pelo Estado de Minas em 20 de abril, dois após sua prisão, com base em informação do secretário de Governo, Farley Menezes, de que ele assinou atos de autorização de asfaltamento de ruas, reforma de praças e de concessão de ponto facultativo aos servidores em 22 de abril. No entanto, a defesa de Muniz informou que vai recorrer da decisão e alega que houve “um equívoco” na informação divulgada, uma vez os atos não foram assinados pelo prefeito dentro da unidade prisional e que a comprovação disso é que não ocorreu a publicação dos referidos atos no Diário Oficial do Município após a prisão dele.

***

Prefeitura de M. Claros - 16/5/2016 - 18h05 - O vice-prefeito José Vicente Medeiros, o Zé Vicente, tomou posse nessa segunda feira (16), em cerimônia realizada na Câmara Municipal, como prefeito interino de Montes Claros.
O prefeito interino conclamou a população para apoiá-lo nessa nova empreitada. Com forte influência do campo, Zé Vicente dedicou parte do seu discurso para exaltar o povo dos distritos do município: “tenho um grande respeito pelo homem do campo, e faremos todos os esforços para atendê-lo nas suas demandas”.
“Estamos aqui para dar continuidade a essa administração que está revolucionando nossa cidade. E com o apoio de minha família, dos amigos, faremos uma Montes Claros que amo ainda melhor”, finalizou o prefeito interino.
A cerimônia foi aberta sob a presidência do vereador Marcos Nem. Após a leitura do Termo de Posse, o vice-prefeito de Montes Claros assinou o documento e fez o juramento solene, recebendo a chave das cidades das mãos do empresário Elias Siuffi e de Pedro Narciso, ex-deputado federal. A transferência simbólica da chave foi um pedido do prefeito afastado, Ruy Muniz.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 81573
De: Copasa Data: Seg 16/5/2016 17:11:43
Cidade: Montes Claros
Neste dia 17/05/2016, serão fechados os registros que abastecem os bairros:
REGIÃO 3: De 01h do dia 17/05 às 08h do dia 17/05.
Bairros: Parte alta Planalto, Universitário, Vilage do Lago II, Nova América, parte do Guarujá, parte alta do Bairro Jardim Primavera, Jardim Alegre.
REGIÃO 1: Das 08h do dia 17/05 às 18h do dia 17/05.
Bairros: São Jose, Alto São João, Vila Regina, Renascença, Conjuntos Habitacionais Tancredo Neves, Santa Cecília e floresta, Alice Maia, Vila Exposição, Centro, Vila Anália, Novo Delfino, Belvedere Santo Antônio I e II, Jardim Olímpico, Conj. Havaí, Santos Reis, Vila São Francisco de Assis, Vila Antônio Narciso, Vila Nossa Senhora Aparecida, Vila Áurea, Santa Eugenia, Eldorado, Vila Castelo Branco, Jardim Alvorada, Vila Sumaré, Dr. Antônio Pimenta, Nossa Senhora de Fátima, Delfino Magalhães, Santa Rafaela, Vila Telma, Vila Sion, Alto Da Boa Vista, Conj. Habit. Jose Carlos de Lima, Dr. João Alves, Maria Cândida, Carmelo, Grande Independência e Adjacentes, Jardim São Geraldo II, Mangues, Condomínio Gran Royalle Pirâmide, Residencial Sul Ipês, Amazonas, Jardim Brasil.
REGIÃO 5: Das 08h do dia 17/05 às 18h do dia 17/05.
Bairros: Morada do Sol, Santo Expedito, Cândida Câmara, Funcionários, Ibituruna, Vila Guilhermina, Cidade Nova, Jardim São Luiz, Vila Santa Maria.

***

Neste dia 18/05/2016, serão fechados os registros que abastecem os bairros:
REGIÃO 3: De 01h do dia 18/05 às 08h do dia 18/05.
Bairros: Parte alta Planalto, Universitário, Vilage do Lago II, Nova América, parte do Guarujá, parte alta do Bairro Jardim Primavera, Jardim Alegre.
REGIÃO 2: Das 08h do dia 18/05 às 18h do dia 18/05
Bairros: Maracanã, Nossa Senhora das Graças, Conj. Habit. Jose Correia Machado, Ciro dos Anjos Conj. Habit. Joaquim Costa Vila Campos, D. Gregória Vila Atlântida, Bela Vista, Jardim Panorama I e II, Vila Oliveira, Barcelona Park, Nova Morada, Melo, Todos os Santos I e II, Edgar Pereira, Vila João Gordo, Cintra, Roxo Verde, Vila Ipiranga, Bairro de Lurdes, Vera Cruz, Esplanada, Santa Laura, Interlagos Monte Alegre, Alcides Rabelo, Monte Carmelo, Santo Amaro, Conj. Habit. Alterosa II, Jardim Palmeiras, Santa Lucia I e II.
REGIÃO 4: Das 08h do dia 18/05 às 18h do dia 18/05.
Bairros: Morrinhos, Morada Do Parque, Morada Da Serra, Jardim Liberdade, Augusta Mota, Parque Jardim Morada do Sol, Parte Alta Vila Guilhermina, Cidade Nova, Jardim São Geraldo, Major Prates, Santa Rita I e II e Parte Alta Do Sumaré, São Judas I e II Vila Greicy, Ciro dos Anjos, Conj. Habitacional Joaquim Costa.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 81572
De: Defesa Civil Data: Seg 16/5/2016 11:21:06
Cidade: Montes Claros/MG  País: Brasil
E-mail: defesacivilmoc@yahoo.com.br
Haverá detonação na bancada 03 Oeste - Mina JLX-Mineração, em 16/05/16, às 17:00h.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 81571
De: Marcelo Eduardo Freitas Data: Sáb 14/5/2016 08:50:03
Cidade: Montes Claros  País: Brasil
E-mail: marcelo.mef@dpf.gov.br
E AGORA?

* Marcelo Eduardo Freitas

Após passar pela Câmara dos Deputados, o plenário do Senado Federal aprovou na última quinta-feira (12/05) a abertura de processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff, do PT. Ao todo, foram 55 votos favoráveis e 22 contrários. O placar surpreendeu, inclusive, aos oposicionistas.

A decisão do Senado implica no afastamento da presidente do mandato por até 180 dias, até o julgamento final pela “câmara alta”. Com o afastamento de Dilma, o vice Michel Temer assumiu o cargo de presidente em exercício. Se tudo acabasse por aqui, não obstante os estragos causados, talvez estaríamos um pouco menos descrentes sobre o futuro de nossa república. Mas as disputas persistem e parece que não vão arredar.

A presidente afastada, em discurso recheado de rancor e em diversos pontos contraditórios, afirmou que o processo partiu de uma oposição "inconformada" com o resultado das eleições e que passou a "conspirar abertamente" pelo seu afastamento: "Tenho sido alvo de intensa e incessante sabotagem. O objetivo evidente tem sido me impedir de governar." Acrescentou, ainda, que o maior risco para o país é ser dirigido por um governo "sem voto, que não tem legitimidade”. E arrematou: “A população saberá dizer não ao golpe. Aos brasileiros que são contra o golpe, faço um chamado: mantenham-se mobilizados, unidos e em paz. A luta para democracia não tem data para terminar. E nós vamos vencer." A indagação que se faz é: como se pode pretender lutar estando em paz? O que é mais estarrecedor: “Aluta... não tem data para terminar”!

Lado outro, em seu discurso de posse, bem ou mal, Michel Temer chegou a asseverar: “Minha primeira palavra ao povo brasileiro é a palavra confiança. Confiança nos valores que formam o caráter de nossa gente, na vitalidade da nossa democracia; confiança na recuperação da economia nacional, nos potenciais do nosso país, em suas instituições sociais e políticas e na capacidade de que, unidos, poderemos enfrentar os desafios deste momento que é de grande dificuldade”.

Caro leitor, e agora? Como cidadão, o que fazer no meio desse turbilhão insano e, por vezes, inconseqüente? Pode a política partidária sobrepor-se aos interesses da nação? Como devemos agir?

Tenho dito e aqui reafirmo, uma vez mais: é preciso seguir adiante. O país necessita de reconquistar a confiança de empresários, demonstrar que vai manter o ajuste fiscal, controlar a inflação e reequilibrar as finanças públicas. É preciso voltar ao trabalho, à produção. Basta de proselitismo político. O momento agora é de coesão nacional. Não em favor de um partido, que fique claro, já que essencialmente são muito parecidos, mas de uma causa: o resgate da moralidade e o crescimento econômico imediato.

Vale registrar, a esta altura, que recentemente o diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Azevêdo, afirmou que o país precisa superar o atual momento de “turbulência” e “instabilidade” política para voltar a registrar crescimento econômico. No mesmo sentido foram as palavras da economista do Fundo Monetário Internacional (FMI), Teresa Ter-Minassian, para quem “o Brasil não sai da crise econômica se não resolver a crise política”.

Não ostentamos dúvidas, assim, no sentido de que, para alcançarmos a almejada vitória, é necessário crescimento. Devemos engrandecer a fim de que possamos nutrir forças para encarar os desafios que serão colocados na vida dos brasileiros. E serão muitos! Obviamente, é inevitável crescer sem ao menos sentir uma pequena dor, um certo incômodo. Que fique, deste modo, restrito apenas ao campo partidário, da preferência pela bandeira. Mas deixemos o país avançar, sem barreiras ideológicas deletérias, como as que outrora se viu.

A escritora francesa Anaïs Nin dizia que “a vida é um processo de crescimento, uma combinação de situações que temos de atravessar. As pessoas falham quando querem eleger uma situação e permanecer nela. Esse é um tipo de morte”. A página está virada. É preciso sacudir a poeira e seguir em frente. A desordem e as disputas a qualquer custo pesam, bem mais, nas costas dos menos favorecidos. Pensemos nisso. “Amanhã” será um lindo dia... Um dia! Que seja em breve!

(*) Delegado de Polícia Federal e Professor da Academia Nacional de Polícia
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 81570
De: Câmara Municipal Data: Sex 13/5/2016 11:53:03
Cidade: Montes Claros
(...) Na manhã da próxima segunda-feira (16/5) a Câmara Municipal de Montes Claros realiza solenidade de posse do prefeito José Vicente Medeiros. A mudança acontece após a determinação da Justiça Federal no último dia 10, que decidiu o afastamento de Ruy Muniz de suas funções.
A cerimônia será simples e composta por todos os vereadores, familiares e amigos do prefeito. O presidente da Câmara, o vereador Marcos Nem (PSD), fará a abertura do evento com discurso, e logo então o prefeito fará o seu pronunciamento. Em seguida, será concedida entrevista aos órgãos de imprensa presentes.
Vereador por dois mandatos, Zé Vicente, como é conhecido, iniciou sua carreira política no ano de 1982, sempre filiado ao PMDB. Além disso, ele é radialista e apresentador de programas de TV.
A posse terá início às 10 horas, no Plenário da Câmara, na Rua Urbino Viana, 600, no Bairro Vila Guilhermina.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 81569
De: Geraldo Mauricio Data: Qua 11/5/2016 17:31:11
Cidade: Brasilia - Distrito Federal
Meu amigo Zé.

Realmente não sei por que somente eu, entre seus amigos, o chamo de Zé. Seu nome completo é Jose Francisco Ornelas, filho do saudoso gênio Chico Ornelas. Conheci o Zé e nos aproximamos por volta dos anos 70, em nossa cidade natal, Montes Claros.
Posso, sem resto de dúvidas, afirmar que o meu amigo Zé é um homem notável e preenche todos os requisitos dos adjetivos e qualidades que se seguem: Homem recatado, modesto, comedido, simples, tímido e doce como ninguém, dedicado ao trabalho, afeito às responsabilidades, dono de um raciocínio rápido e lógico de dar inveja, perfeccionista, eficiente, despretensioso, curioso, inventor de rara criatividade, mecânico habilidoso, portador de excepcional bom gosto musical, fiel aos amigos, generoso e bom companheiro.
Entretanto, em função do Zé ser prudentemente discreto, nunca soube dos seguintes particulares: as de bom filho, bom pai, bom esposo e bom amante, que completam um perfil de homem perfeito. Mesmo porque, não me dizem respeito porem, dificilmente acreditaria que ele não seja possuidor destas virtudes. Mais que isto, ponho minha mão no fogo por ele.
Passo a contar dois pequenos casos que compartilhamos no nosso passado e que justificam minhas afirmativas e declaração de amor ao Zé.

O som do Viche

Em 1971, abriu o primeiro barzinho Cult e Glamoroso, em Montes Claros, o Viche!. O bar apresentou pela primeira vez no sertão de Minas, uma primorosa seleção de músicas vinda diretamente das boates da capital e do Rio de Janeiro. As fitas foram trazidas pelo Irineu Torres, rapaz da capital que casara com Oneide Queiroz.
Por causa da pouca grana, a minha prima pediu para ajudá-la a montar um som para seu novo empreendimento. Eu não tinha a menor experiência em montar um som profissional, para cinco ou seis ambientes, internos e externos, do barzinho que estava sendo instalado em uma casa velha e seus jardins, da Rua Quinze, no centro da cidade. Esta foi uma demanda justa e certa para as habilidades do Zé. De pronto convidei-o para me ajudar.
Eu havia comprado em Manaus um modernoso Tape Deck, Tecnics RS 275CU, “made in Japan” de 4 canais de áudio, raridade naquela época. Era a única peça que tínhamos disponível. O Zé pensou, pensou e no outro dia apresentou-me a seguinte solução; nem pensar em comprar um power, um equalizador e mesa de mixagem! Não se tinha grana para isto.
Zé estava consertando, para outro amigo músico, um amplificador caixotão à válvulas, próprio para baixo e guitarras, de uns 2000 Watts, usado por um conjunto de rock. Sugeriu que, durante uns dois meses, usaríamos o equipamento da banda que estaria em viagem e depois daríamos um jeito.
Embutimos uns 10 alto-falantes de 12 polegadas no teto de forro paulista da velha casa. O amplificador possuía, no painel frontal, controles de Gain, Overdrive, Bass, Middle, Treble , vibrato, eco e entrada pra microfone.
Durante um ano, com esse equipamento da banda, o som rolava noite e dia fazendo o maior sucesso com a moçada da cidade. O vibrato e o eco, produziam maravilhosos efeitos sonoros que, somente na atualidade, estão sendo usadas pelos melhores” Disc Jookeys”. Grande inovação do gênio criativo!
Um dia Zé retirou o equipamento e devolveu ao amigo. Aí, Irineu já estava cheio da grana e montou um som só seu para substitui-lo, nos divertimos muito!!!

O laboratório fotográfico

Naquele mesmo tempo, o Zé e eu nos tornamos sócios em um laboratório fotográfico. Os equipamentos foram montados na garagem da casa de Fernando Catedral, na Rua Dr. Santos.
O laboratório foi praticamente montado para produzir propaganda comercial através de “shows de slides” que eram exibidos antes das seções de cinema, divulgando os produtos das lojas locais. Os contratos eram vendidos por mim, aos comerciantes e, os “chromos” eram fotografados e revelados pelo Zé, com uma velha máquina de fole 6 x 9, fabricação francesa nos anos 40.
No nosso laboratório fotográfico confeccionávamos também grandes painéis fotográficos com até 3 metros de altura, para feiras e exposições agropecuárias. Coisa de profissionais. Como não tínhamos equipamentos para produzir peças nestes formatos, o Zé inventou um banho de revelação, onde os produtos químicos eram aplicados com chumaço de algodão, e as lavagens realizadas em uma banheira de louça domestica da mãe do nosso locador. Era uma corrida louca para contar os tempos de exposição dos papéis fotográficos. Mas tudo era válido para fazer algum dinheiro naquela época.
Outra linha de produtos, era os “álbuns de retrato”, serviço árduo e honesto porem menos nobre, que fazíamos a cobertura de festas sociais e desfiles de Miss e rainhas para cidades vizinhas menores.
O Zé sempre foi afeto a ilações filosóficas e me lembro bem uma certa vez, em Coração de Jesus, após uma noite de trabalho na festa de Glamour Girl, passamos o resto da madrugada tentando simular uma manifestação de dimensão extrafísica do fenômeno paranormal de experiência fora-do-corpo. Cada um, deitado em sua cama de hotel, ficou horas esperando uma sensação de saída ou escape do corpo físico, através de técnicas de relaxamento e meditação profunda. No dia seguinte pela manhã, estávamos mortos de sono e ninguém tinha conseguido levantar um só centímetro do colchão e ainda tínhamos que fotografar os álbuns de 60 adolescentes.
Outra vez, era a prática de sessões de reflexões sobre interações interpessoais afetivas com pessoas amigas, na porta da capelinha do morro da Malhada Santos Reis, com apenas as luzes da cidade de Montes Claros ao longe e a nossos pés.
Uma das características da personalidade do Zé, é sua impressionante aptidão em lidar com brincadeiras matemáticas, tal como calcular, em segundos, a quantidade de dias, horas e minutos, vividos por uma pessoa. Ou então, a determinação do dia da semana em que a pessoa nasceu, a partir do conhecimento da data de seu nascimento.
Isto tudo não quer dizer que Zé não seja uma pessoa altamente sofisticada, notadamente pela sua preferência por carros especiais, como o seu Volkswagen SP2 da década de 70 e o Jaguar dos dias de hoje, todos dois na cor azul claro.
Esta sofisticação também é percebida pela qualidade de seus equipamentos fotográficos, seus livros, seus discos e seu som sempre valvulado.
Enfim, este é o Chico Ornelas que eu conheci e acho que ainda conheço.

Q.E.D. Quod erat demonstrandum
Geraldo Mauricio, Nenzão
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 81568
De: WebTerra Data: Qua 11/5/2016 20:31:46
Cidade: SP
11/05/2016 às 18h32min - Prefeito de Montes Claros é afastado do cargo - Vice deve tomar posse nos próximos dias - Vanessa Araújo - Foi determinado na tarde de hoje (11), pelo desembargador federal Ney Bello, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, o afastamento de Ruy Muniz do cargo de prefeito.
Na terça-feira o pedido de vacância do cargo de Muniz, feito pela professora Iara Pimentel, foi recusado pela Câmara Municipal. Entretanto, foi aceito o pedido do político de se licenciar por 60 dias. No mesmo dia Ruy Muniz foi levado do Presídio Regional para o Prontosocor, com suspeita de princípio de infarto. No mesmo dia, já durante a noite, foi divulgada a informação de que a secretária de saúde, Ana Paula Nascimento, que também estava presa desde o dia 18, seria liberada do Presídio Alvorada, com o uso da tornozeleira eletrônica e a proibição de entrar em prédios da Prefeitura. No entanto, hoje foi divulgado que ela seria liberada pela falta do equipamento de segurança.
Em nota, a Prefeitura de Montes Claros informou que "a decisão do Desembargador Ney Bello já havia sido antecipada pelo Prefeito Ruy Muniz, que, ciente de suas responsabilidades públicas, solicitara licença na Câmara de Vereadores, que aprovou o pedido com ampla maioria. Não há, portanto, fato novo na decisão; e nem surpresa daquele que já o fizera antes."

***

O Tempo - 11/05/16 - 19h55 - TRF concede liberdade provisória para secretária de Montes Claros A decisão é do desembargador federal Ney Bello, relator do processo, que determinou uma série de medidas para a liberdade provisória, dentre elas está o uso da tornozeleira para monitoramento eletrônico - NATÁLIA OLIVEIRA - ISABELA MEIRELES - O Tribunal Regional Federal (TRF) expediu nesta terça-feira (10) um alvará de soltura, concedendo liberdade provisória para a secretária de saúde de Montes Claros (MG), Ana Paula Nascimento, presa pela Polícia Federal em abril. A decisão é do desembargador federal Ney Bello, relator do processo, que determinou uma série de medidas para a liberdade provisória, dentre elas está o uso da tornozeleira para monitoramento eletrônico.
Além desta medida, a secretária também fica proibida de se ausentar de Montes Claros, ela tem que comparecer mensalmente ao juízo federal do município para informar e justificar suas atividades, tem por obrigatoriedade que acompanhar os atos processuais, manter seu endereço atualizado e não pode se comunicar, por qualquer meio, com demais integrantes da administração pública da cidade. Se não forem cumpridas as medidas um novo pedido de prisão pode ser expedido.
A reportagem de O TEMPO tentou contato telefônico com a Secretaria de Estado de Defesa Social(Seds) na noite desta quarta-feira (11) para saber mais informações sobre a soltura da secretária e sobre o uso da tornozeleira, porém não conseguiu.
Entenda o caso
A secretária foi presa no dia 18 de abril durante a operação “Máscaras da Sanidade II – Sabotadores da Saúde”, junto com o prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz.
Os dois são acusados de reter dinheiro de hospitais públicos, prejudicando o funcionamento das unidades para beneficiar um hospital particular que é gerido pela família do prefeito.
Ruy Muniz teve um pedido de reconsideração da prisão negado no último dia 4 de maio. Nesta terça-feira (10) ele passou mal foi levado para um hospital da cidade com crise hipertensiva, vômito e vertigem.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 81567
De: Luiz Ortiga Data: Ter 10/5/2016 17:04:55
Cidade: BRASILIA/DF
E-mail: ortigaluiz@ig.com.br
H1N1 -GRIPE - Por causa do risco de transmissão a Arquidiocese de BH recomenda a padres que não peçam a fiéis para trocarem cumprimentos durante as missas. Mesmo nas horas de rezar nas igrejas, todo cuidado é pouco. Durante uma missa, entre o Pai Nosso e a Comunhão, é feita a saudação de paz entre os católicos. Nesse momento é recomendado um momento de silêncio e o recebimento da hóstia(eucaristia) nas mãos.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 81566
De: Maria Luiza Silveira Teles Data: Ter 10/5/2016 17:16:20
Cidade: Montes Claros - MG  País: Brasil
E-mail: mluizateles@gmail.com
AS BONECAS TILDAS

Vocês conhecem as bonecas tildas? Elas não têm boca e têm asas. Sabem por quê? Porque elas falam com o coração e quem fala com o coração são os anjos. Bonita alegoria, não?!
Elas são perfeitas para um teste psicológico não apenas com crianças, mas também com adultos.
Nós somos tão barulhentos! Nosso mundo é cheio de ruídos. Tagarelamos demais. E, no entanto, o silêncio fala tudo. Fala através de um sorriso, de olhos brilhantes e amorosos, gestos de afago, mão estendida, abraços, generosidade, lágrimas sinceras.
Vivemos em uma sociedade em que os alaridos histéricos do mundo exterior, muitas vezes, abafam os espaços internos. Esses barulhos ensurdecedores costumam emudecer os silêncios da natureza, dos olhares, das estrelas, da respiração, dos gestos de ternura. E, o pior, nos ensurdecem às falas de nossa essência, levando-nos a perder o contato conosco, com a natureza.
Somente no silêncio vamos conseguir a relação com o nosso ser mais profundo; é este silêncio que abre as possibilidades da paz interior. É na calmaria e no remanso do silêncio que vamos encontrar aquela fonte inesgotável onde estão e se revelam as energias e potencialidades múltiplas.
É preciso que nos treinemos para ouvir os doces sopros do silêncio, para as escutas mais leves e sutis, pela abertura do coração e da mente em estados de calmaria e serenidade.
O silêncio nos remete ao vazio e este vazio é o objetivo de toda meditação. Quando tudo se cala dentro de nós, Deus se manifesta. Como diz um amigo, o Professor e Doutor Miguel Almir de Araújo, “com sua espessura macia, o silêncio nos mergulha nos oceanos de nossos desvãos mais enigmáticos e vastos”.
O silêncio vivifica e fertiliza. Somente no estado de intenso silêncio, somos capazes de ouvir os mistérios do sagrado e comunicarmo-nos com a beleza do cosmos. Tudo de mais profundo só se revela no silêncio. É no silêncio que se revelam os valores mais nobres da vida: a fraternidade, a solidariedade, a justiça, a humildade, a beleza, a alegria, o amor verdadeiro...
O nosso grande poeta, Tiago de Mello, proclama: ”a couraça das palavras protege nossos silêncios e esconde aquilo que somos”. A melhor maneira de compreender seja lá o que for não é falando e nem ouvindo as palavras, mas auscultando o silêncio.
Lembro aqui, mais uma vez, palavras de nosso amigo, Miguel Almir Araújo: “as janelas do silêncio abrem as portas da escuta, levam à casa da sabedoria. Os silvos do silêncio sibilam canções sagradas nos ermos de meu templo”. Existe uma profunda sabedoria no silêncio.
Arturo Paoli, escritor italiano, escreveu um livro extraordinário sobre a importância do silêncio: “O SILÊNCIO – plenitude da palavra”. O título já diz tudo e remete-nos à sua riqueza.
Vejamos alguns de seus pensamentos preciosos.
Logo no início, ele diz: “O mundo em que vivemos é um mundo contaminado pelos ruídos; se o silêncio é um elemento necessário à espiritualidade, devemos concluir que esta humanidade não é feita para viver espiritualmente”.
É verdade que todo o nosso dia-a-dia é invadido pelos ruídos da televisão, dos carros, das palavras desnecessárias, das pretensas músicas dos rádios e assim por diante.
Entretanto, podemos criar o nosso espaço de silêncio. Se não podemos ter um lugar especial, junto à natureza, acordemos cedo e aquietemos a nossa mente por alguns minutos, esperando que o nosso eu interior nos sussurre o nosso avesso e Deus se comunique, iluminando o nosso dia e a nossa vida. Este é um hábito bastante saudável.
Paoli continua: “A pessoa se constrói no silêncio. (...) Ele é uma disposição interior para ouvir a palavra de Deus: é o símbolo da disponibilidade total. (...) A relação que desfaz todos os nós, que cria uma lembrança gratificante, é silenciosa. (...) O silêncio é ar fresco depois da caminhada no deserto árido, é a harmonia reencontrada, na qual a pessoa se livra daquele mercado ruidoso no qual estamos mergulhados durante o dia”.
O livro é tão lindo, recheado de verdades tão profundas que, se nos deixarmos levar por isto, acabaremos por reescrevê-lo aqui.
Outro livro que nos fala do silêncio, como dos questionamentos da vida moderna, ajudando-nos bastante em nosso processo de crescimento é “Cartas entre amigos”, do Padre Fábio de Melo e o Professor Miguel Challita.
O nosso amado e santo João Paulo II dizia: “Só no silêncio o ser humano consegue escutar no íntimo da consciência a voz de Deus, que verdadeiramente lhe faz livre”.
Pois é, esta a sabedoria a que as bonecas tildas nos remetem. Falar com o coração. Ah, que mundo melhor teríamos se todos falassem com o coração! Se não escondessem através da palavra os seus verdadeiros sentimentos, emoções, pensamentos e intenções...

Maria Luiza Silveira Teles (presidente da Academia Montes-clarense de Letras)
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 81565
De: Câmara Municipal Data: Ter 10/5/2016 14:25:36
Cidade: Montes Claros
Vereadores votam pedido de licença do prefeito Ruy - Na manhã desta terça-feira (10/5) os vereadores apreciaram, na Reunião Ordinária, o pedido de vacância do cargo de prefeito de Montes Claros apresentado pela professora da rede municipal de ensino, Iara Pimentel, e também o pedido de licença de 60 dias solicitado pelo próprio prefeito Ruy Muniz. Além disso, a sessão tinha em pauta dois projetos do Executivo (P.L. nº 33/2016 e P.L. nº 34/2016) para serem analisados, mas esta votação foi suspensa.
O pedido de vacância foi apresentado na última sexta-feira (6) pela professora Iara, filiada ao PT, sob a justificativa de que o gestor municipal está detido há mais de 20 dias, impossibilitando-o de exercer a função de chefe do Executivo. Ainda no pedido, a servidora pública solicitou a instalação de CLI Processante para cassar o mandato do atual prefeito, visto que o mesmo é acusado de irregularidades na administração pública municipal.
Após a correspondência ser lida pelo secretário da Casa, vereador Cláudio Prates (PTB), foi franqueada aos parlamentares a discussão de ambos os pedidos separadamente. Ao final do debate, os requerimentos foram rejeitados por maioria simples.
Em seguida, foi apreciado o pedido de licença do cargo de prefeito solicitado por Ruy Muniz (PSB). O presidente da Câmara, vereador Marcos Nem (PSD), foi questionado por alguns parlamentares tanto sobre a validade do requerimento quanto sobre o seu conteúdo, uma vez que o mesmo encontra-se impossibilitado de despachar documentos oficiais. Marcos, por sua vez afirmou que o pedido era legal e estava em conformidade com o regimento interno da Câmara Municipal.
Com o requerimento aprovado, o vice-prefeito José Vicente de Medeiros (PMDB) será convocado para tomar posse como chefe do Executivo. O vice terá até 10 dias, contados a partir do momento da convocação para aceitar o cargo e ocupará por um prazo de 60 dias, conforme consta na demanda aprovada pelos vereadores.
Entenda o caso
O prefeito Ruy Muniz foi detido preventivamente no dia 18 de abril, acusado de prejudicar o funcionamento dos hospitais públicos da cidade, e com isso favorecer ao hospital privado de uma rede educacional gerida por sua família. Foi presa também a secretária de Saúde, Ana Paula Nascimento. A decisão foi expedida pelo desembargador Ney Bello, do Tribunal Regional Federal da Primeira Região, em Brasília/DF. O chefe do Executivo está recolhido no presídio regional de Montes Claros.

***

O Tempo - 10/05/16 - 12h06 - Câmara de Montes Claros aprova afastamento de Ruy Muniz - A prefeitura informou já ter sido notificada sobre a aprovação do pedido de licença, mas informou que ainda não há uma data prevista para que o vice-prefeito José Vicente Medeiros, o Zé Vicente (PMDB), tome posse - CAMILA KIFER - O pedido de licença de 60 dias do prefeito Ruy Muniz (PSB) foi aprovado nesta terça-feira (10) pela Câmara Municipal. O chefe do Executivo do município foi preso pela Polícia Federal (PF) no dia 18 de abril por repasse ilegal de dinheiro. Segundo a denúncia, o político estaria direcionando de forma ilegal um montante de R$ 1 milhão ao seu próprio hospital.
Ainda não há mais informações sobre as circunstâncias da audiência na Câmara Municipal na qual ocorreu a votação e sobre quantos votos o pedido recebeu para ser validado. A prefeitura informou já ter sido notificada sobre a aprovação do pedido de licença, mas informou que ainda não há uma data prevista para que o vice-prefeito José Vicente Medeiros, o Zé Vicente (PMDB), tome posse.
A solicitação chegou à Câmara Municipal no último sábado (7). Para embasar o pedido, Ruy afirmou que pretende utilizar o tempo para tentar reverter sua prisão e, caso ainda esteja detido ao fim dos dois meses, ela poderá ser renovada. Durante este período ele não receberá o salário.
O chefe do Executivo foi detido pela Polícia Federal um dia após sua mulher, a deputada federal Raquel Muniz (PSD), participar da votação da abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Na ocasião, a deputada elogiou o marido, citando o exemplo de gestão.

***

Estado de Minas - 10/05/2016 13:16 - Mesmo preso, Ruy Muniz consegue impedir cassação de mandato - Prefeito de Montes Claros está preso desde o dia 18 de abril, mas conseguiu aprovar licença do cargo por 60 dias e colocar em seu lugar o vice-prefeito José Vicente Medeiros (PMDB) - Iracema Amaral , Alessandra Mello - O prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz, ganhou um fôlego nesta terça-feira para impedir ter o mandato cassado. Muniz está preso desde o último dia 18 abril passado, suspeito de prejudicar hospital público ao privilegiar unidade hospitalar de propriedade da família dele. Por 14 votos a 8 voto, ele conseguiu aprovar, na Câmara municipal, pedido de licença de 60 dias e, ao mesmo tempo, rejeitar dois pedidos para declarar a vacância do cargo de prefeito e, também, a instalação de uma comissão processante para cassar seu mandato.
Com a licença aprovada, Muniz ganha tempo para evitar a perda do cargo, já que o artigo 68 da Lei Orgânica do município diz que o prefeito perde o cargo caso se ausente da cidade por mais de 20 dias sem autorização dos vereadores.
Revogação
Na semana passada, a defesa do prefeito entrou com um pedido de revogação da prisão, mas ele foi negado pela Justiça Federal. Seus advogados vão recorrer ao Superior Tribunal de Justiça para tentar relaxar sua prisão. Além de Muniz, também foi presa a secretária de Saúde do município, Ana Paula Nascimento. A cidade vem sendo administrada pelo vice-prefeito, José Vicente Medeiros (PMDB). Um dos fundamentos da prisão preventiva é que Muniz estaria ameaçando testemunhas do processo de investigação aberto pelo Ministério Público Federal para investigar as denúncias de irregularidades.
Expulsão
Muniz também deve ser expulso do PSB. A direção nacional do partido solicitou explicações ao PSB em Montes Claros para decidir o destino de Muniz. O partido já queria tomar essa decisão semana passada, mas foi pressionado pela deputada federal Raquel Muniz (PSD), mulher do prefeito, que pediu um prazo. A legenda também quer ouvir a opinião do prefeito de Belo Horizonte e presidente do PSB mineiro, Marcio Lacerda, responsável pela ida de Muniz para a legenda, no começo deste ano. Caso fique sem legenda, Muniz não poderá se candidatar a reeleição.

***

Folha de São Paulo - 10/05/16 - 15h28 - José Marques - Preso há mais de 20 dias, o prefeito de Montes Claros (MG), Ruy Muniz (PSB), foi afastado do cargo nesta terça-feira (10) pela Câmara Municipal. A decisão vale por 60 dias e foi tomada após o próprio Muniz pedir licença. A prisão foi cumprida pela Polícia Federal em 18 de abril, um dia depois de sua mulher, a deputada Raquel Muniz (PSB), afirmar que o marido "mostra que o Brasil tem jeito" ao votar pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff. Dos 23 vereadores da cidade, 14 se manifestaram favoráveis ao afastamento do prefeito e oito, contra. O presidente da Casa não votou. Em até dez dias, o vice­-prefeito João Vicente de Medeiros (PMDB) deve assumir o posto interinamente. Ele foi procurado pela reportagem, mas em nota disse que "só dará entrevista após sua posse, que está sendo programada".
Embora o prefeito afastado esteja no presídio regional de Montes Claros, ele chegou a despachar após a prisão, com nomeações e exonerações publicadas no "Diário Oficial". De acordo com as investigações da PF, Muniz é suspeito de inviabilizar a existência e o funcionamento de hospitais públicos e filantrópicos que atendem pelo SUS ao deixar de prestar serviços pela rede municipal. O objetivo, segundo a apuração, seria favorecer um hospital privado que pertenceria aos seus familiares e ao grupo econômico deles.
A operação foi nomeada "Máscara da Sanidade II ­ Sabotadores da Saúde" e também prendeu a então secretária de Saúde Ana Paula Nascimento. Ambos foram denunciados pelo Ministério Público Federal por suspeita de falsidade ideológica, dispensa indevida de licitação, estelionato, prevaricação e
peculato.
`BRASIL TEM JEITO`
No dia da votação do impeachment, a deputada Raquel Muniz disse em seu voto a favor da abertura de processo que tomava aquela decisão "para dizer que o Brasil tem jeito" e que "o prefeito de Montes Claros mostra isso para todos nós com sua gestão".
"É pelo norte de Minas, é por Montes Claros, é por Minas Gerais, é pelo Brasil", afirmou.
Dois dias depois, ela afirmou nas redes sociais que "não há razão jurídica para a prisão preventiva" por não haver risco à ordem pública, perigo de fuga ou qualquer indício de obstrução da Justiça". "Há, sim, razões de outras ordens, não republicanas, que justificam essa investigação", afirmou.
"O meu marido, ao contrário do que está sendo amplamente noticiado, não teve a prisão decretada por motivos de corrupção e quem teve o senso ético de buscar a verdadeira motivação na decisão judicial pode verificar isto", acrescentou.
Já a Polícia Federal diz que a operação foi iniciada após a votação do impeachment porque houve um lapso do Tribunal Regional Federal, que publicou o mandado de prisão em seu site e o documento foi reproduzido pela imprensa local. "Não foi planejado, nada preparado", disse Marcelo Freitas, chefe da PF no norte mineiro.

***


Estado de Minas - 10/05/2016 16:19 - Muniz passa mal e é levado do presídio para hospital - Prefeito conseguiu hoje autorização para se licenciar do cargo por 60 dias. Ele está preso desde o dia 18 de abriL - Luiz Ribeiro - O prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz (PSB) passou mal e foi levado para um hospital da cidade, sob escolta policial. Detido no Presídio Regional de Montes Claros desde o dia 18 de abril, ele foi internado na manhã desta terça-feira no Prontocor com quadro de hipertensão e vômitos. Hoje de manhã a Câmara Municipal de Montes Claros aprovou o pedido de licença de 60 dias solicitado pelo prefeito por 14 votos a oito. Na mesma sessão, os vereadores rejeitaram pelo mesmo placar, o pedido de vacância do cargo e de instalação de uma comissão processante para investigar as denúncias e cassar o mandato de Muniz, apresentado pela professora Iara Pimentel, militante de movimentos sociais.
Muniz ficará licenciado do cargo por 60 dias e nesse período a prefeitura será comandada pelo vice-prefeito José Vicente Medeiros (PMDB). Muniz está preso preventivamente pela suspeita de prejudicar o funcionamento de hospitais públicos da cidade para favorecer uma instituição privada de propriedade de sua família dele. Um dos motivos de sua prisão é que ele estaria ameaçando de morte as testemunhas no processo de investigações feitas pela Polícia Federal e pelo Ministério Publico Federal. A defesa nega as acusações e alega perseguição política.
Muniz foi preso em Brasilia, horas depois de a mulher dele votar a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff e citar o marido como exemplo de bom gestor. No mesmo dia, ele foi transferido para Montes Claros. Também foi presa a secretária municipal de Saúde, Ana Paula Nascimento. As prisões foram determinadas pelo desembargador Ney Bello, do Tribunal Regional Federal (TRF) da Primeira Região, de Brasilia.
A Lei Orgânica municipal (artigo 68) diz que o chefe do executivo somente é afastado quando se ausentar do território do município por mais de 20 dias. Por isso, como mesmo preso, ele continua no município, a assessoria jurídica da Câmara Municipal entendeu que ele continuava na chefia do executivo. Mas, o problema é que, sem autorização judicial, o prefeito não poderia assinar atos da gestão pública dentro do presídio.
Na semana passada, a defesa de Muniz entrou com um agravo regimental, negando as acusações pedindo a reconsideração da decisão do desembargador Ney Bello. Mas, o pedido foi negado pelo TRF. Os advogados do prefeito licenciado que vão entrar com pedido de habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça (STJ), mas não informaram quando o pedido será protocolado e não se sabe quando será julgado.
A Câmara Municipal informou que, com a licença do titular, o vice-prefeito tem 10 dias para tomar posse. Nesta terça-feira, a reportagem tentou falar com o vice-prefeito José Vicente Medeiros, mas a assessoria dele informou que ele estava para a zona rural do município, fiscalizando obras de reformas de estradas vicinais.

***

O Tempo - 10/05/16 - 19h30 - Crise de hipertensão, Ruy Muniz é levado do presídio para hospital
Preso desde abril, o prefeito passou mal na madrugada desta terça-feira (10) e foi socorrido ao hospital Prontocor pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da unidade prisional - JOSÉ VÍTOR CAMILO - O prefeito licenciado de Montes Claros, Ruy Muniz (PSB), está hospitalizado desde a manhã desta terça-feira (10) em um hospital do município do Norte de Minas. Ele, que estava detido desde o dia 18 de abril no Presídio Regional de Montes Claros, foi socorrido pela unidade prisional e se encontra internado sob escolta policial.
Acusado de repassar ilegalmente um montante de R$ 1 milhão ao seu próprio hospital, o político teria sofrido uma crise de hipertensão. A reportagem de O TEMPO tentou contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Montes Claros e com o Hospital Prontocor, para onde o médico foi levado, porém, ninguém foi localizado para repassar detalhes sobre o estado de saúde de Muniz.
A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) confirma o socorro do político, mas não repassou maiores detalhes sobre o caso. Entretanto, segundo postagem no Facebook da jornalista Fredi Mendes, o prefeito estaria sentindo fortes dores de cabeça e enjoos há cerca de três dias. "Na madrugada de hoje (terça-feira), ele teve uma crise hipertensiva acompanhada de vômitos. Ele foi levado às pressas pelo Samu do Presídio Regional para o Prontocor", disse.
Ainda de acordo com a postagem, Muniz é atendido por um cardiologista e os sintomas seriam associados à problemas no coração e neurológicos, sendo que ele passa por uma bateria de exames. "No local, só é permitida a entrada de médicos. As visitas estão proibidas. Agentes Penitenciários fazem a escolta do quarto e do hospital. A deputada federal Raquel Muniz, que voltaria hoje para Brasília, cancelou a viagem", afirma a jornalista.
Licença
O pedido de licença de 60 dias feito pelo prefeito Ruy Muniz foi aprovado também nesta terça-feira pela Câmara Municipal por 14 votos contra oito. Segundo o presidente da Casa, Marcos Nem (PSD), a sessão ocorreu de forma tranquila e enquanto a oposição fez alguns questionamentos, a base aliada ao prefeito defendeu a licença.
Ainda conforme Nem, a Câmara Municipal tem 23 vereadores e todos votaram, exceto ele, que é o presidente da Casa. Com isso, o vice-prefeito José Vicente Medeiros, o Zé Vicente (PMDB), tem até 10 dias para assumir. "Mas acreditamos que ele deva fazer isso ainda esta semana", disse Nem.
A solicitação da licença não remunerada ao prefeito chegou à Câmara Municipal no último sábado (7). Para embasar o pedido, Ruy afirmou que pretende utilizar o tempo para tentar reverter sua prisão e, caso ainda esteja detido ao fim dos dois meses, a licença poderá ser renovada.
O chefe do Executivo foi detido pela Polícia Federal um dia após sua mulher, a deputada federal Raquel Muniz (PSD), participar da votação da abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Na ocasião, a deputada elogiou o marido, citando-o como exemplo de gestão.

***

UOL/ S. Paulo - 10/05/201618h29 - Preso, prefeito "exemplo" ganha licença de vereadores para evitar sua saída - Rayder Bragon - O prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz (PSB), ganhou fôlego para se manter como chefe do Executivo da cidade mineira ao conseguir aprovação de pedido de licença do cargo por 60 dias.
A permissão foi dada nesta terça-feira (10) após votação na Câmara dos Vereadores do município, que fica a 416 quilômetros de Belo Horizonte.
Muniz está preso, desde o dia 18 do mês passado, acusado de prejudicar o funcionamento de hospitais públicos da cidade para supostamente favorecer hospital gerido pela sua família. Ele ganhou notoriedade ao ser citado como exemplo de bom gestor público pela mulher, a deputada federal Raquel Muniz (PSD), durante votação da admissibilidade do impeachment da presidente Dilma Rousseff, no dia 17 do mês passado, na Câmara dos Deputados.
Muniz foi preso no dia seguinte à votação pela Polícia Federal, pela operação intitulada "Máscara da Sanidade II – Sabotadores da Saúde", em um hotel situado em Brasília.
Por 14 votos favoráveis e oito contrários, os vereadores deram aval hoje à licença de Muniz e ainda rejeitaram pedido de vacância do cargo de prefeito, feito por uma professora da cidade filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT). Pelas leis municipais, a vacância se daria pela ausência de Muniz por mais de 20 dias.
Os parlamentares recusaram também outro pedido da professora, referente à abertura de procedimento para a cassação do atual mandatário.
A vereadora Maria das Graças Corrêa (PT), a Graça do PSF, informou ao UOL que o prefeito licenciado sempre teve maioria na Câmara de Vereadores. Ela, que faz oposição a Muniz, disse ter votado contra o pedido feito por ele para se licenciar.
"Para mim é muito difícil saber que o prefeito de uma cidade do porte de Montes Claros está preso, isso é ruim para o município. Temos a necessidade grande te ter um gestor. Eu acho que deveríamos era ter votado direto a abertura de cassação. Acho que ele deveria ter saído de vez. Uma cidade do porte de Montes Claros não pode ficar sem o seu principal gestor. Não sabemos como vai ser a administração daqui para frente com o vice assumindo`, criticou a petista.
A partir de agora, o vice-prefeito José Vicente de Medeiros (PMDB) assume a prefeitura pelos 60 dias.
Apoio
O presidente da Câmara de Vereadores de Montes Claros, vereador José Marcos Martins de Freitas, o Marcos Nem (PSD), disse ao UOL que Ruy Muniz poderá, ao cabo dos 60 dias, pedir outra licença do cargo. "Eu apoio sua administração".
"Ele [Ruy Muniz] está com os vencimentos cortados. Após os 60 dias, ele pode mandar outro pedido de licença para ser analisado e votado na Câmara. Se ele não tiver resolvido o problema judicial dele, se ele ainda estiver preso, ele pode encaminhar um novo pedido de licença. Porém, tem que ser votado novamente pelos vereadores. Mas se a Justiça o afastar do cargo, não haverá essa possbilidade", explicou.
Nem disse que nesta quarta-feira (10) um ofício será enviado ao vice-prefeito, que tem 10 dias para assumir o cargo de chefe do Executivo municipal.
"A expectativa é que ele possa estar assumindo amanhã ou na quinta-feira (12)", avaliou.
O UOL tentou entrar em contato com o advogado do prefeito, mas não obteve retorno até a publicação dessa reportagem.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 81564
De: Manoel Hygino Data: Ter 10/5/2016 08:25:22
Cidade: Belo Horizonte
Norte de Minas chega ao Planalto

Manoel Hygino - Hoje em Dia

No ambiente político atual, os fatos sucedem com extrema velocidade, mas no fundo e na realidade, tudo aparentemente continua como dantes. Tem-se de cumprir o ritual, mesmo que os ocupantes do poder digam que há um golpe programado e em execução. O clima é de troca de acusações e de denúncias de arrepiar os cabelos.
Os nascidos em Montes Claros, no Norte de Minas, acompanham os acontecimentos e sua evolução, com especial interesse. Gente daquele extenso pedaço do território não chega à chefia do Executivo nacional, pois o que passou mais perto foi Juscelino, nascido em Diamantina, no Alto Jequitinhonha. E fez bonito.
Observa-se que, com a correr dos dias, há analistas que admitem a presidência da República chegar a uma montes-clarense, que não se devota à política partidária. Refiro-me à ministra Carmen Lúcia Antunes, de família de Espinosa, também naquele fundão, mas efetivamente nascida em Montes Claros.
Com 61 anos, solteira, integrou a Comissão de Ética em Pesquisa da Santa Casa de Belo Horizonte (sem remuneração, é bom dizer, antes que inventem uma inverdade). Ministra do Supremo Tribunal Federal por indicação de Itamar Franco, acatada por Lula, ela assumirá a presidência do STF, entrando na linha de sucessão, após Levandoswski, cabendo-lhe convocar eleição presidencial, nos termos da Constituição.
A notícia alegra a região, bem pouco lembrada para altos cargos pelos ocupantes do poder de pessoas, e foi comentada pela jornalista Christina Lemos. O presidente da Câmara, afastado, Eduardo Cunha, está impedido agora de assumir a presidência da República, julgado pelo STF em ações penais. A mesma razão barraria também o presidente do Senado, Renan Calheiros, denunciado no Supremo.
Observe-se: “O impedimento dos dois tem base no artigo 86 da Constituição, parágrafo primeiro, que fixa os casos em que um presidente fica suspenso de suas funções: § 1º _O presidente ficará suspenso de suas funções: I- nas infrações penais comuns, se recebida a denúncia ou queixa-crime pelo Supremo Tribunal Federal; II – nos crimes de responsabilidade, após a instauração do processo pelo Senado”.
De acordo com o rito, o Senado processa e julga o presidente da República, após acusação formulada pela Câmara. Se isso ocorrer a partir de 10 de setembro, quando a ministra Carmen Lúcia substituirá Ricardo Lewandowski na presidência do STF, será ela quem assumirá a presidência da República no impedimento das demais autoridades. Terá prazo de três meses para convocar eleição direta para ocupação do cargo:
“Art. 81. Vagando os cargos de presidente e vice-presidente da República, far-se-á eleição noventa dias depois de aberta a última vaga”.
Os eleitos – presidente e vice-presidente – completarão o atual mandato, inconcluso, – chamado tampão. Alteração do Código Eleitoral (artigo 22) prevê que esta eleição deve ser direta. O pleito indireto ocorre somente se faltarem menos de seis meses para a conclusão do mandato. Todas estas questões se colocam apenas para o caso de impeachment. Há ações no TSE que buscam impugnar a chapa Dilma – Temer. Neste caso, aplica-se código eleitoral, que prevê a realização de novas eleições”.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 81563
De: Copasa Data: Seg 9/5/2016 16:52:45
Cidade: Montes Claros
Neste dia 10/05/2016, serão fechados os registros que abastecem os bairros:
REGIÃO 3: De 01h do dia 10/05 às 08h do dia 10/05.
Bairros: Parte alta Planalto, Universitário, Vilage do Lago II, Nova América, parte do Guarujá, parte alta do Bairro Jardim Primavera, Jardim Alegre.
REGIÃO 2: Das 08h do dia 10/05 às 18h do dia 10/05
Bairros: Maracanã, Nossa Senhora das Graças, Conj. Habit. Jose Correia Machado, Ciro dos Anjos Conj. Habit. Joaquim Costa Vila Campos, D. Gregória Vila Atlântida, Bela Vista, Jardim Panorama I e II, Vila Oliveira, Barcelona Park, Nova Morada, Melo, Todos os Santos I e II, Edgar Pereira, Vila João Gordo, Cintra, Roxo Verde, Vila Ipiranga, Bairro de Lurdes, Vera Cruz, Esplanada, Santa Laura, Interlagos Monte Alegre, Alcides Rabelo, Monte Carmelo, Santo Amaro, Conj. Habit. Alterosa II, Jardim Palmeiras, Santa Lucia I e II.
REGIÃO 4: Das 08h do dia 10/05 às 18h do dia 10/05.
Bairros: Morrinhos, Morada Do Parque, Morada Da Serra, Jardim Liberdade, Augusta Mota, Parque Jardim Morada do Sol, Parte Alta Vila Guilhermina, Cidade Nova, Jardim São Geraldo, Major Prates, Santa Rita I e II e Parte Alta Do Sumaré, São Judas I e II Vila Greicy, Ciro dos Anjos, Conj. Habitacional Joaquim Costa.

***

Neste dia 11/05/2016, serão fechados os registros que abastecem os bairros:
REGIÃO 3: De 01h do dia 11/05 às 08h do dia 11/05.
Bairros: Parte alta Planalto, Universitário, Vilage do Lago II, Nova América, parte do Guarujá, parte alta do Bairro Jardim Primavera, Jardim Alegre.
REGIÃO 1: Das 08h do dia 11/05 às 18h do dia 11/05.
Bairros: São Jose, Alto São João, Vila Regina, Renascença, Conjuntos Habitacionais Tancredo Neves, Santa Cecília e floresta, Alice Maia, Vila Exposição, Centro, Vila Anália, Novo Delfino, Belvedere Santo Antônio I e II, Jardim Olímpico, Conj. Havaí, Santos Reis, Vila São Francisco de Assis, Vila Antônio Narciso, Vila Nossa Senhora Aparecida, Vila Áurea, Santa Eugenia, Eldorado, Vila Castelo Branco, Jardim Alvorada, Vila Sumaré, Dr. Antônio Pimenta, Nossa Senhora de Fátima, Delfino Magalhães, Santa Rafaela, Vila Telma, Vila Sion, Alto Da Boa Vista, Conj. Habit. Jose Carlos de Lima, Dr. João Alves, Maria Cândida, Carmelo, Grande Independência e Adjacentes, Jardim São Geraldo II, Mangues, Condomínio Gran Royalle Pirâmide, Residencial Sul Ipês, Amazonas, Jardim Brasil.
REGIÃO 5: Das 08h do dia 11/05 às 18h do dia 11/05.
Bairros: Morada do Sol, Santo Expedito, Cândida Câmara, Funcionários, Ibituruna, Vila Guilhermina, Cidade Nova, Jardim São Luiz, Vila Santa Maria.

***

Neste dia 12/05/2016, serão fechados os registros que abastecem os bairros:
REGIÃO 3: De 01h do dia 12/05 às 08h do dia 12/05.
Bairros: Parte alta Planalto, Universitário, Vilage do Lago II, Nova América, parte do Guarujá, parte alta do Bairro Jardim Primavera, Jardim Alegre.
REGIÃO 2: Das 08h do dia 12/05 às 18h do dia 12/05
Bairros: Maracanã, Nossa Senhora das Graças, Conj. Habit. Jose Correia Machado, Ciro dos Anjos Conj. Habit. Joaquim Costa Vila Campos, D. Gregória Vila Atlântida, Bela Vista, Jardim Panorama I e II, Vila Oliveira, Barcelona Park, Nova Morada, Melo, Todos os Santos I e II, Edgar Pereira, Vila João Gordo, Cintra, Roxo Verde, Vila Ipiranga, Bairro de Lurdes, Vera Cruz, Esplanada, Santa Laura, Interlagos Monte Alegre, Alcides Rabelo, Monte Carmelo, Santo Amaro, Conj. Habit. Alterosa II, Jardim Palmeiras, Santa Lucia I e II.
REGIÃO 4: Das 08h do dia 12/05 às 18h do dia 12/05.
Bairros: Morrinhos, Morada Do Parque, Morada Da Serra, Jardim Liberdade, Augusta Mota, Parque Jardim Morada do Sol, Parte Alta Vila Guilhermina, Cidade Nova, Jardim São Geraldo, Major Prates, Santa Rita I e II e Parte Alta Do Sumaré, São Judas I e II Vila Greicy, Ciro dos Anjos, Conj. Habitacional Joaquim Costa.

***

Neste dia 13/05/2016, serão fechados os registros que abastecem os bairros:
REGIÃO 3: De 01h do dia 13/05 às 08h do dia 13/05.
Bairros: Parte alta Planalto, Universitário, Vilage do Lago II, Nova América, parte do Guarujá, parte alta do Bairro Jardim Primavera, Jardim Alegre.
REGIÃO 1: Das 08h do dia 13/05 às 18h do dia 13/05.
Bairros: São Jose, Alto São João, Vila Regina, Renascença, Conjuntos Habitacionais Tancredo Neves, Santa Cecília e floresta, Alice Maia, Vila Exposição, Centro, Vila Anália, Novo Delfino, Belvedere Santo Antônio I e II, Jardim Olímpico, Conj. Havaí, Santos Reis, Vila São Francisco de Assis, Vila Antônio Narciso, Vila Nossa Senhora Aparecida, Vila Áurea, Santa Eugenia, Eldorado, Vila Castelo Branco, Jardim Alvorada, Vila Sumaré, Dr. Antônio Pimenta, Nossa Senhora de Fátima, Delfino Magalhães, Santa Rafaela, Vila Telma, Vila Sion, Alto Da Boa Vista, Conj. Habit. Jose Carlos de Lima, Dr. João Alves, Maria Cândida, Carmelo, Grande Independência e Adjacentes, Jardim São Geraldo II, Mangues, Condomínio Gran Royalle Pirâmide, Residencial Sul Ipês, Amazonas, Jardim Brasil.
REGIÃO 2: Das 08h do dia 13/05 às 18h do dia 13/05
Bairros: Maracanã, Nossa Senhora das Graças, Conj. Habit. Jose Correia Machado, Ciro dos Anjos Conj. Habit. Joaquim Costa Vila Campos, D. Gregória Vila Atlântida, Bela Vista, Jardim Panorama I e II, Vila Oliveira, Barcelona Park, Nova Morada, Melo, Todos os Santos I e II, Edgar Pereira, Vila João Gordo, Cintra, Roxo Verde, Vila Ipiranga, Bairro de Lurdes, Vera Cruz, Esplanada, Santa Laura, Interlagos Monte Alegre, Alcides Rabelo, Monte Carmelo, Santo Amaro, Conj. Habit. Alterosa II, Jardim Palmeiras, Santa Lucia I e II.
REGIÃO 5: Das 08h do dia 13/05 às 18h do dia 13/05.
Bairros: Morada do Sol, Santo Expedito, Cândida Câmara, Funcionários, Ibituruna, Vila Guilhermina, Cidade Nova, Jardim São Luiz, Vila Santa Maria.

***

Neste dia 14/05/2016, serão fechados os registros que abastecem os bairros:
REGIÃO 3: De 01h do dia 14/05 às 08h do dia 14/05.
Bairros: Parte alta Planalto, Universitário, Vilage do Lago II, Nova América, parte do Guarujá, parte alta do Bairro Jardim Primavera, Jardim Alegre.
REGIÃO 1: Das 08h do dia 14/05 às 18h do dia 14/05.
Bairros: São Jose, Alto São João, Vila Regina, Renascença, Conjuntos Habitacionais Tancredo Neves, Santa Cecília e floresta, Alice Maia, Vila Exposição, Centro, Vila Anália, Novo Delfino, Belvedere Santo Antônio I e II, Jardim Olímpico, Conj. Havaí, Santos Reis, Vila São Francisco de Assis, Vila Antônio Narciso, Vila Nossa Senhora Aparecida, Vila Áurea, Santa Eugenia, Eldorado, Vila Castelo Branco, Jardim Alvorada, Vila Sumaré, Dr. Antônio Pimenta, Nossa Senhora de Fátima, Delfino Magalhães, Santa Rafaela, Vila Telma, Vila Sion, Alto Da Boa Vista, Conj. Habit. Jose Carlos de Lima, Dr. João Alves, Maria Cândida, Carmelo, Grande Independência e Adjacentes, Jardim São Geraldo II, Mangues, Condomínio Gran Royalle Pirâmide, Residencial Sul Ipês, Amazonas, Jardim Brasil.
REGIÃO 2: De 08h do dia 14/05 às 18h do dia 14/05
Bairros: Maracanã, Nossa Senhora das Graças, Conj. Habit. Jose Correia Machado, Ciro dos Anjos Conj. Habit. Joaquim Costa Vila Campos, D. Gregória Vila Atlântida, Bela Vista, Jardim Panorama I e II, Vila Oliveira, Barcelona Park, Nova Morada, Melo, Todos os Santos I e II, Edgar Pereira, Vila João Gordo, Cintra, Roxo Verde, Vila Ipiranga, Bairro de Lurdes, Vera Cruz, Esplanada, Santa Laura, Interlagos Monte Alegre, Alcides Rabelo, Monte Carmelo, Santo Amaro, Conj. Habit. Alterosa II, Jardim Palmeiras, Santa Lucia I e II.
REGIÃO 4: De 08h do dia 14/05 às 18h do dia 14/05.
Bairros: Morrinhos, Morada Do Parque, Morada Da Serra, Jardim Liberdade, Augusta Mota, Parque Jardim Morada do Sol, Parte Alta Vila Guilhermina, Cidade Nova, Jardim São Geraldo, Major Prates, Santa Rita I e II e Parte Alta Do Sumaré, São Judas I e II Vila Greicy, Ciro dos Anjos, Conj. Habitacional Joaquim Costa.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 81562
De: Estado de Minas Data: Seg 9/5/2016 16:15:37
Cidade: Belo Horizonte
Ruy Muniz pede afastamento de 60 dias do cargo de prefeito de Montes Claros - O pedido será votado na manhã desta terça-feira no plenário da Câmara Municipal da cidade do Norte de Minas - Luiz Ribeiro - O prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz, encaminhou nesta segunda-feira, à Câmara Municipal da cidade o pedido de licença do cargo por 60 dias. O documento chegou à Casa no fim da semana passada, mas só começou a tramitar nesta segunda-feira. De acordo com a assessoria legislativa, o afastamento será votado em sessão extraordinária nesta terça-feira pela manhã. Se aprovado, já começa a valer.
Muniz está preso preventivamente desde 18 de abril pela suspeita de prejudicar hospitais publicos do município para favorecer um hospital de uma rede educacional da sua família. Um dos fundamentos da prisao preventiva é que ele estaria ameaçando testemunhas do processo de investigacao aberto pelo Ministerio Público Federal e pela Polícia Federal (PF). A defesa nega as acusações e diz que ele é vítima de perseguição política.
A prisão preventiva foi determinada pelo desembargador Ney Bello, do Tribunal Regional Federal da Primeira Regiao, de Brasília. Tambem foi presa a secretária de Saúde do município, Ana Paula Nascimento. Os advogados de defesa de Muniz entraram com agravo regimental, pedindo a reconsideração da decisão . Porem a cortevdo TRF manteve as prisões.
A defesa do prefeito anunciou que vai entrar com pedido de habeas corpus junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). Mas não detalhou quando o pedido será ajuizado e ainda não se sabe quando poderá ser julgado.
Ruy Muniz foi preso horas depois de acompanhar a mulher dele, a deputada Raquel Muniz, na sessão da Câmara dos Deputados que votou o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Ela citou o marido como exemplo na sessão que foi anulada na manhã de hoje pelo presidente interino da Câmara, deputado Waldir Maranhão.
Muniz continua recolhido em cela especial (por ter curso superior ) no presídio regional de Montes Claros.
Vice assume
O pedido do afastamento dele foi entregue ao presidente da Câmara de Vereadores, Marcos Nem (PSD), pela procuradora do município, Marilda Barbosa. Se aprovado o afastamento, quem assume interinamente a prefeitura da quinta maior cidade de Minas é o vice prefeito José Vicente Medeiros (PMDB), que é radialista, músico e produtor rural.

***

O Tempo - 10/05/16 - 03h00 - Ruy Muniz pede licença para tentar reverter prisão - Preso desde abril, o prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz (PSB), solicitou afastamento do cargo pelo prazo de 60 dias. O pedido foi entregue à Câmara Municipal, que pode aceitá-lo ou não. Segundo o presidente da Câmara Municipal de Montes Claros, Marcos Nem (PSD), a solicitação do prefeito foi feita no último sábado e será votada hoje pelos vereadores. Se ela for aprovada, o prefeito fica afastado do cargo por 60 dias sem receber o salário. Muniz pediu esse prazo para tentar reverter a prisão e, caso ainda esteja detido ao fim da licença, pode renová-la.
"Com a licença, o prefeito poderá se preocupar com o processo sem precisar se preocupar com a prefeitura”, disse Nem.
Além do afastamento, Muniz deve sofrer outra perda política nos próximos dias. Isso porque, desde que foi preso, a executiva nacional do PSB tem sofrido pressão, principalmente por parte da bancada federal, para que o prefeito de Montes Claros seja expulso do partido. Com a manutenção da prisão feita pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), na última semana, o presidente da sigla Carlos Siqueira teria, segundo interlocutores, decidido pela expulsão de Muniz da legenda.
Em nota, no entanto, o diretório do PSB de Minas Gerais informa que “não tomou nenhum procedimento de expulsão do prefeito de Montes Claros” e afirmou que uma comissão interna, formada pelo deputado federal Tenente Lúcio, pelo deputado estadual Roberto Andrade e pelo prefeito de Conselheiro Lafaiete, Dr. Ivar, decidirá o destino de Muniz no PSB.
O prefeito de Montes Claros foi preso pela Polícia Federal durante a operação Máscara da Sanidade II – Sabotadores da Saúde. As investigações apontaram que, direta e indiretamente, o político e a secretária municipal de Saúde, Ana Paula Nascimento, procuraram inviabilizar o funcionamento de três hospitais da cidade.

***

Estado de Minas - 10/05/2016 06:00 - Câmara de Montes Claros decide hoje futuro do prefeito Ruy Muniz - Alessandra Mello - A Câmara Municipal de Montes Claros vota nesta terça-feira o destino do prefeito Ruy Muniz (PSB), preso preventivamente desde o dia 18 de abril durante operação da Polícia Federal, suspeito de tentar prejudicar um hospital público para favorecer um privado que é ligado à sua família. Os 23 vereadores vão votar o pedido de licença de 60 dias enviado nessa segunda-feira (9) pelo prefeito e também a solicitação de abertura de uma comissão processante para cassar seu mandato. O pedido de cassação foi protocolado por um cidadão de Montes Claros, cujo nome não foi revelado.
Caso a licença seja aprovada, Muniz pode ganhar tempo para evitar a perda do cargo, já que o artigo 68 da Lei Orgânica do município diz que o prefeito perde o cargo caso se ausente da cidade por mais de 20 dias sem autorização dos vereadores.
Segundo o presidente da Câmara de Montes Claros, Marcos Nem (PSD), para aprovar a licença e rejeitar o pedido de abertura de uma comissão para investigá-lo Muniz precisa do apoio de 12 vereadores. Na interpretação de aliados do prefeito, como ele está detido no presídio Regional de Montes Claros, não está ausente do município e, portanto, não tem como perder o cargo. A oposição, no entanto, discorda e diz que Muniz não tem como permanecer no comando da prefeitura atrás das grades, já que ele não tem autorização judicial para assinar documentos.
Na semana passada, a defesa do prefeito entrou com um pedido de revogação da prisão, mas ele foi negado pela Justiça Federal. Seus advogados vão recorrer ao Superior Tribunal de Justiça para tentar relaxar sua prisão. Além de Muniz, também foi presa a secretária de Saude do município, Ana Paula Nascimento. A cidade vem sendo administrada pelo vice-prefeito, José Vicente Medeiros (PMDB). Um dos fundamentos da prisão preventiva é que Muniz estaria ameaçando testemunhas do processo de investigacão aberto pelo Ministerio Público Federal para investigar as denúncias de irregularidades.
Muniz também deve ser expulso do PSB. A direção nacional do partido solicitou explicações ao PSB em Montes Claros para decidir o destino de Muniz. O partido já queria tomar essa decisão semana passada, mas foi pressionado pela deputada federal Raquel Muniz (PSD), mulher do prefeito, que pediu um prazo. A legenda também quer ouvir a opinião do prefeito de Belo Horizonte e presidente do PSB mineiro, Marcio Lacerda, responsável pela ida de Muniz para a legenda, no começo deste ano. Caso fique sem legenda, Muniz não poderá se candidatar a reeleição.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 81561
De: Polícia Militar Data: Seg 9/5/2016 10:50:29
Cidade: Montes Claros
Na data de hoje, 09 de maio, por volta das 01h20, na rua Gregório Veloso, bairro São José em Montes Claros, a Polícia Militar registrou um roubo a estabelecimentos comerciais.
Segundo a vítima que é vigia em um prédio comercial no local acima citado, por volta das 21h20 dois autores aproximaram da porta com umas caixas dizendo que era uma entrega de mercadoria, momento em que o vigia destrancou a porta para perguntar detalhes daquela entrega, um dos autores mostrou uma arma tipo revólver e anunciou o assalto. Os homens foram até duas joalherias existentes no prédio, levando de uma delas cerca de R$ 30.000,00 (trinta mil reais) em cheques e R$11.000,00 (onze mil reais) em dinheiro além de várias peças de folheados a ouro. A perícia compareceu ao local e realizou os trabalhos de praxe. O rastreamento em busca dos autores continua.
A Polícia Militar orienta aos comerciantes que evitem deixar grande quantia em dinheiro no estabelecimento, restrinja apenas ao que for necessário. Elabore projetos de segurança com seus vizinhos para que possam fazer vigilância mútua. Acione o 190 ao perceber movimentos de pessoas suspeitas próximas ao comércio.

***

No dia 08 de maio, por volta das 13h30, na Av. Nossa Senhora de Fátima, bairro Vila Campos em Montes Claros, a Polícia Militar registrou um roubo a uma floricultura.
Segundo relatos das vítimas, elas foram surpreendidas por dois indivíduos armados que adentraram no estabelecimento comercial e anunciaram o assalto. Eles subtraíram uma cesta com aproximadamente R$ 30.000,00 (trinta mil reais), celulares, anéis e uma aliança e evadiram do local em uma motocicleta. Durante o rastreamento, policiais se depararam com um dos suspeitos conduzindo uma motocicleta Titan e ao perceber que seria abordado, o suspeito evadiu para o interior do bairro Major Prates, onde abandonou a motocicleta e continuou evadindo a pé. O suspeito foi identificado como sendo um menor de 17 anos. A motocicleta usada pelo menor foi apreendida e é uma HONDA TITAN DE COR VERMELHA DE PLACA GYH-2887, após consulta foi constatado que se trata de produto de roubo do dia 06/05/2016. A Polícia Militar está em rastreamento em busca dos autores.

***

O Tempo - 09/05/16 - 09h48 - Bandidos se fazem de entregadores para roubar R$ 41 mil de joalheria - Valor levado por ele pode ser maior, uma vez que, antes de fugir, suspeitos roubaram outra loja localizada no mesmo prédio, mas a quantia recolhida por eles nesse local não foi divulgada - CAMILA KIFER - A Polícia Militar (PM) está à procura de dois homens que se passaram por entregadores para invadir um prédio comercial e roubar R$ 41 mil de uma joalheria de Montes Claros, no Norte de Minas, na noite deste domingo (9). Uma outra joalheria, que funciona no mesmo local, chegou a ser arrombada, mas o valor levado dessa última loja não foi divulgado.
O vigilante do prédio localizado no bairro São José contou à polícia que, por volta de 21h, dois homens se aproximaram do portão. O funcionário observou que cada suspeito portava uma caixa de papelão. Questionados pelo vigia, eles alegaram que estavam ali para entregar uma mercadoria para uma das joalherias.
Segundo consta no boletim de ocorrência, o vigilante abriu o portão e, ao perguntar mais sobre o carregamento, viu que um dos suspeitos sacou uma arma. Enquanto um dos assaltantes amarrava o funcionário, outro virava para a parede todas as câmeras de monitoramento do prédio.
Eles arrombaram a porta de uma joalheria e lá dentro recolheram cheques, que somados chegavam a R$ 30 mil. Além disso, foram levados dessa mesma loja R$ 11 mil em dinheiro e várias joias.
Antes de deixar o prédio comercial, os suspeitos também arrombaram a porta de outra joalheria, o valor levado desse estabelecimento não foi divulgado.
O vigilante só foi encontrado depois que o alarme de uma das lojas foi acionado e o dono do local ligou para Polícia Militar. Um boletim de ocorrência foi registrado, mas ninguém foi encontrado ainda.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 81560
De: Polícia Militar Data: Seg 9/5/2016 09:37:13
Cidade: Montes Claros
No dia 08 de maio, por volta das 20h40, na rua Queluzita, bairro De Lourdes em Montes Claros, a Polícia Militar registrou um homicídio.
Segundo informações de testemunhas, a vítima, uma menor de 17 anos e mais duas pessoas estavam no local quando um homem chegou atirando. Em contato com uma testemunha, que é namorado da vítima e estava com ela no momento dos disparos, um homem se aproximou deles de forma sutil bem próximo ao muro, e quando estava a oito metros de distância, sacou uma arma de fogo, apontou na direção deles e passou a efetuar disparos. A testemunha relatou ainda que ao ver o autor sacando a arma de fogo já se levantou e correu juntamente com a outra testemunha, sendo que nenhum deles foram atingidos pelos disparos. A vítima também correu, mas em outra direção, porém conseguiu apenas atravessar a rua, sendo perseguida pelo autor que efetuou vários disparos contra ela, a qual caiu e ficou inconsciente. O namorado da vítima tem 19 anos e possui passagens por roubo, furto e uso de entorpecentes, disse não saber da motivação do crime e que não possui desavença com ninguém. Segundo parentes da vítima, um ex-namorado já havia a ameaçado anteriormente. Foi acionado o SAMU que compareceu ao local atestando o óbito da vítima. A perícia também compareceu ao local e realizou os trabalhos de praxe. Foi constatado pelo perito 08 (oito) perfurações, entre entrada e saída, no corpo da vítima. No local foram recolhidos 07 (sete) estojos calibre .380. O rastreamento em busca do autor continua.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 81559
De: Corpo de Bombeiros Data: Seg 9/5/2016 08:38:28
Cidade: Montes Claros
08/05/2016 às 05h12min – colisão de veículo contra um poste – av. cel luiz maia, nº1015, bairro cintra, montes claros/mg: uma equipe de bombeiros descolocou para atendimento a uma colisão de um automovel contra um poste de iluminação pública. o veículo com 6 ocupantes sendo 2 homens e 4 mulheres, trafegava pela via quando o motorista perdeu o controle do mesmo vindo a colidir com o poste, a colisão vitimou fatalmente uma passageira do sexo feminino. a equipe do corpo de bombeiros retirou as vítimas feridas que estavam presas no interior do carro repassando-as a equipe do samu que se encontrava no local juntamente com a ur-1259 do corpo de bombeiro que conduziram as vítimas ao hospital santa casa. após a remoção das vítimas o local do acidente foi isolado até a chegada da pericia tecnica da policia civil.

***
Polícia Militar - 09h33 - No dia 08 de maio, por volta das 05h, na Av. Cel. Luiz Maia, bairro Monte Alegre em Montes Claros, segundo testemunhas, um automóvel Honda/Fit LX, seguia pela avenida citada, no sentido centro/bairro Jardim Palmeiras, quando o condutor teria perdido o controle direcional do veículo vindo a chocar contra um poste de iluminação pública. O SAMU foi acionado e compareceu ao local, atestando o óbito da vítima fatal, uma mulher de 19 anos. Todos os ocupantes do veículo: duas mulheres, uma de 34 e outra de 21 anos, foram socorridas pelos Bombeiros; e os três homens, o condutor de 32 anos, um de 28 e outro de 42 anos, também foram encaminhados ao hospital. No interior veículo havia várias latas de cerveja e outras bebidas alcoólicas. Compareceu ao local a perícia, que fez os trabalhos de praxe e liberou o corpo da vítima para funerária. O veículo foi apreendido e removido ao pátio.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 81558
De: José Ponciano Neto Data: Seg 9/5/2016 00:54:27
Cidade: Montes Claros/MG
Violência que domina nossa cidade: - Posso até estar errado, mas, não podia me furtar. Sinto a necessidade de externar a minha repulsa acerca da violência que assola nossa cidade.
Agora há pouco. Por volta das 22:00 (08/05), mais uma jovem foi assassinada no Bairro de Lourdes em Montes Claros . Que me perdoem meus amigos e irmãos. Montes Claros virou um campo de batalha.
Reconheço os esforços das Policias; porém, o holocausto é visível e provavelmente não há uma luz no fim do túnel. - Onde está a falha?
Drogas, estupros, assaltos, furtos, sequestros, estelionatos, tiroteio, saidinhas, motos e carros tomados em assaltos e proprietários ficando reféns dos ladrões. - Tudo está acontecendo.
- Montes Claros está demais!
– Ó meu Deus!! Estamos atordoados de tanto medo.

- Salva- nos senhor.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Página Anterior >>>

Abra aqui as mensagens anteriores:


Voltar à Página Inicial

 






Um olhar de Montes Claros sobre o que é notícia em toda parte
Uma janela para Montes Claros


Clique e acesse nosso Twitter
Siga o montesclaros.com


Últimas Notícias

30/05/16 - 11h
Sai o resultado final do concurso do IBGE, que teve 476 mil inscritos para 460 vagas

30/05/16 - 10h
Semifinalista do “The Voice Brasil”, cantor Renan Ribeiro morreu ontem à noite em acidente de caminhonete

30/05/16 - 9h
Os assaltos: contra sorveteria, contra padaria, contra pedestre – todos no sábado

30/05/16 - 8h
Dunga elogia Gabriel e diz que amistoso deu respostas para testes feitos nos últimos dias

30/05/16 - 7h
251 pessoas morreram em Minas, no ano passado, por causa da tuberculose; doentes abandonam o tratamento


29/05/16 - 10h19
"Colocou a molecada em fila indiana e à medida que entravam no portão, a diretora aplicava uma pancada com a ponta do lápis nas cabeças de cada um"

29/05/16 - 10h18
"...décadas depois, por um momento pareceu-me ouvir o vozerio dos colegas de então, na hora do recreio, chutando bola de meia em meio à poeira vermelha do pátio externo, hoje todo ocupado"


28/05/16 - 18h
Seleção enfrenta o Panamá em busca de referência para substituir Neymar

28/05/16 - 17h
Na madrugada de segunda-feira, Marte atingirá sua máxima aproximação da Terra em 11 anos

28/05/16 - 16h
Seis dos 8 reforços contratados em 2016 desfalcarão o Atlético, neste domingo, diante do Vitória

28/05/16 - 15h
Setores defensivos são ponto fraco de Cruzeiro e América em clássico de hoje pelo Brasileirão

28/05/16 - 14h
Manchetes dos jornais: “Delator diz que Lula foi o articulador do petrolão” - “STF proíbe tramitação oculta de casos contra autoridades” - “Queda na arrecadação afeta mais os Estados”

28/05/16 - 13h
A partir de amanhã, celulares de 6 estados e do DF ganharão um 9 antes do número atual, ficando também com 9 dígitos

28/05/16 - 12h
Cruzeiro e América buscam, hoje, a 1ª vitória no Brasileirão para evitar crise

28/05/16 - 11h30
Poluição sonora, que tanto incomoda a população, está perto de se transformar em crime ambiental e vai resultar em prisão

28/05/16 - 11h
Temperatura ainda escala os 30/31 graus até junho em Montes Claros; hoje, fica entre 28 e 16 graus

28/05/16 - 10h
Os assaltos. Ladrões armados de revólver. E até de facão, contra farmácia

28/05/16 - 9h
Cientistas encontram em cometa dois ingredientes-chave para a vida

28/05/16 - 8h
Ministro da Justiça defende legalidade de aborto em gravidez provocada por estupro

28/05/16 - 7h
150 cientistas internacionais sugerem que Olimpíada do Rio seja transferida ou adiada por causa do zika e "outros riscos"; OMS responde, e diz que não há motivos


27/05/16 - 18h
Robinho se diz pronto para estrear e convoca torcida do Cruzeiro para o clássico de amanhã contra o América

27/05/16 - 17h
Sisu oferecerá 56 mil vagas em 65 faculdades ou universidades; inscrição começa segunda-feira

27/05/16 - 16h
Casos de sífilis em grávidas de Minas aumentam 882% em 8 anos

27/05/16 - 15h
Manchetes dos jornais: “Crise deixa quase 3 milhões sem ter seguro-desemprego” - “Áudios mostram Renan e Sarney contra a Lava Jato” - “Novas gravações reforçam tentativa de inibir Lava Jato”

27/05/16 - 14h
M. Claros terá hoje temperaturas entre 14 e 29 graus; a partir de amanhã, a máxima voltará para os 30 graus, pelos próximos 10 dias

27/05/16 - 13h
Marcelo Oliveira aponta erros e lamenta ausências na derrota do Atlético

27/05/16 - 12h
Imprensa internacional destaca estupro coletivo da menor de 16 anos no Rio

27/05/16 - 11h
"Há 71 anos, a morte caiu do céu", reconheceu Obama ao depositar flores pelos 140 mil mortos da Bomba de Hiroshima

27/05/16 - 10h
62 mil vagas de trabalho foram cortadas em abril, segundo o Ministério do Trabalho

27/05/16 - 9h
Feto infectado pelo zika tem até 13% de risco de ter microcefalia, conclui estudo nos EUA

27/05/16 - 8h
Douglas Costa é cortado da seleção brasileira e Kaká fica com a vaga

27/05/16 - 7h
60% das jovens brasileiras não usam pílula ou camisinha na hora do sexo e Aids aumenta, aponta pesquisa


26/05/16 - 12h26
"A propósito: caravana de BH que queria visitá-lo hoje em Grão Mogol, o que é frequente, teve que dar meia-volta. Foi abraçá-lo na Santa Casa, projetando nova data para a visita alpestre, alpina"

26/05/16 - 11h47
Jornal de BH divulga que M. Claros é o município com maior número de gestantes com Zika vírus em Minas: 41 casos, contra 21 em BH, o segundo colocado

26/05/16 - 10h48
Pistoleiros se aproximam, de moto, e tocaiam casal na noite de Montes Claros. O alvo era o genro, mas ele não ia ali

26/05/16 - 10h28
Em nota de 3 linhas, Copasa avisa, de surpresa: "abastecimento em Montes Claros será interrompido neste domingo"

26/05/16 - 8h16
"Quando Bemquerer chegou, acompanhado de Wilma Nunes, às 18h em ponto, uma hora antes da apresentação, conforme dona Milene recomendara, tudo já estava pronto. As cadeiras brancas..."

26/05/16 - 8h15
"Em seguida, o acadêmico Hermes de Paula apresentou os nomes sugeridos para patronos das quarenta cadeiras: Carlos Versiani, Mário Versiani Veloso, Antônio Gonçalves Chaves, Hermenegildo Chaves, João Antônio Gonçalves Chaves..."

26/05/16 - 7h53
A provável futura presidente da República gargalhou de gravação em Brasília que a cita, tomou um carro, viajou 924 km, passou por M. Claros, e está hoje visitando o venerando pai, em Espinosa


25/05/16 - 18h
Dátolo e Carlos Eduardo aumentam lista de baixas e Atlético chega a um time de desfalques

25/05/16 - 17h
Cruzeiro visita líder Santa Cruz, hoje, em busca da 1ª vitória no Brasileirão. A 98 FM vai transmitir o jogo

25/05/16 - 16h
Forte calor, de quase 50 graus, mata dezenas de pessoas e derrete até asfalto na Índia

25/05/16 - 15h30
3ª rodada do Brasileirão tem 7 jogos hoje e 3 no feriado de Corpus Christi

25/05/16 - 15h
Centros de saúde e prefeitura emendarão o feriado, ao contrário do comércio e bancos

25/05/16 - 14h
40 milhões na Mega-Sena desta véspera de feriado, acumulada há 5 concursos

25/05/16 - 13h
Temperatura recua ligeiramente em Montes Claros; pela previsão, a máxima não deverá superar os 27 graus até sábado

25/05/16 - 12h
Número de mortes por gripe H1N1 no Brasil chega a 588 em 2016

25/05/16 - 11h
Manchetes dos jornais: “Temer propõe que despesas não subam além da inflação”- “Pacote limita gastos da União e busca recuperar R$ 100 bilhões” - “Inflação será o limite para alta de despesa do governo”

25/05/16 - 10h
Com 50 novos registros em uma semana, casos de microcefalia chegam a 1.434 no Brasil

25/05/16 - 9h
15% dos jovens entre 18 e 25 anos estão sem pagar dívidas no Brasil; 19%, entre os de 41 a 50 anos

25/05/16 - 8h
Minas registra 103 mortes por dengue em 2016 e se aproxima do recorde (117) em 2013

25/05/16 - 7h
Governo passa pelo 1º teste e aprova revisão da meta fiscal, com déficit de 170 bilhões


24/05/16 - 18h
Reforma na Previdência antecipa pedidos de aposentadoria no INSS

24/05/16 - 17h
Cruzeiro vai fazer o jogo de ida da 3ª fase da Copa do Brasil, contra o Vitória, em Salvador

24/05/16 - 16h
Choque localizado é o novo tratamento para impotência; pacientes afirmam que método, autorizado no Brasil, é indolor

24/05/16 - 15h
Manchetes dos jornais: “Grampo derruba Jucá, desafia Temer e alarma cúpula do PMDB”- “Áudio derruba Jucá do ministério no 12º dia da gestão Michel Temer” - “Grampo força queda de Jucá e abre 1ª crise no governo”

24/05/16 - 14h30
Pela previsão, há chance de chover 5mm, hoje, em M. Claros; temperatura máxima vai recuar dos 29 para 25 graus, amanhã e depois

24/05/16 - 14h
Depois dos 13,9% de aumento na conta de água, em junho, conta de luz subirá até 4,63% - já a partir do próximo sábado

24/05/16 - 13h
Já é lei. Dirigir, em estrada, sem ligar farol baixo resultará em multa de 85 reais e 4 pontos na carteira

24/05/16 - 12h
Volks pode dar férias de 21 dias para 7 mil funcionários em São Bernardo do Campo, ABC paulista

24/05/16 - 11h
OMS diz que epidemia de zika é resultado de "enorme falha" no controle do Aedes aegypti

24/05/16 - 10h
Os assaltos. Contra auto escola e na Rua 33. No centro, ladrão furtou moto e cometeu 4 assaltos. Apanhou, no último

24/05/16 - 9h
Devolução de cheques sem fundos atinge recorde em abril e é a mais alta desde 1991

24/05/16 - 8h
Hospital de Montes Claros suspeita: morte de homem de 54 anos pode ter sido por gripe H1N1

24/05/16 - 7h17
Barragem de Juramento está com 60% de sua capacidade. "Chuvas 2016: Janeiro 614,3 – Fevereiro 12,8 – Março 53,6 – Abril 17,6 – Maio 24,0. Total 699,9 milímetros"

24/05/16 - 7h
Congresso deve votar hoje - após afastamento do ministro Jucá - proposta de revisão da meta para 2016


23/05/16 - 18h31
Divulgação de gravações leva ministro do Planejamento (e presidente do PMDB) a se licenciar do ministério Temer e voltar ao Senado

23/05/16 - 18h
Poluição e degradação ambiental matam 234 vezes mais do que conflitos armados, diz relatório da ONU

23/05/16 - 17h
Seleção que jogará nos EUA só tem 10 remanescentes da Copa América de 2015

23/05/16 - 16h
Aeronáutica recebe até 30 de maio inscrição de concurso com 180 vagas para cadetes do Ar

23/05/16 - 15h
Após estréia no comando do Atlético, Marcelo Oliveira pede contratação de centroavante

23/05/16 - 14h
Temperatura máxima deverá cair 3 graus - dos 30 para 27, quarta-feira, em Montes Claros

23/05/16 - 13h
Economistas projetam queda menor do PIB, mas preveem inflação maior neste ano

23/05/16 - 12h
Feriadão do Corpus Christi, quinta, terá bancos fechados, mas sem multa na sexta

23/05/16 - 11h18
"Polícia suspeita que itens seriam usados para explodir caixas. Material estava na mochila do jovem, que ia de Montes Claros para Uberlândia"

23/05/16 - 11h
Ladrão força homem a entregar bicicleta, no Ibituruna; do outro lado da cidade, assaltante chega na CB 300, preta

23/05/16 - 10h
Governo suspende novas vagas para o Pronatec, ProUni e Fies

23/05/16 - 9h
Manchetes dos jornais: “Rombo no serviço público passa de R$ 126 bilhões” - “Governo vai lançar pacote para reduzir despesas” - “Alternativa para reduzir rombo deve passar por mais impostos”

23/05/16 - 8h
Dunga começa treinos da seleção para a Copa América com cargo ameaçado

23/05/16 - 7h
Foi velado em Juiz de Fora e será sepultado nesta manhã o corpo do fã que apontou arma contra a cabeça de Ana Hickmann e puxou o gatilho, em ação planejada



OUÇA E VEJA A 98 FM
Todos direitos pertecentes a Rádio Montes Claros 98,9 FM. O material desta página
não pode ser publicado, transmitido por broadcasting, reescrito ou distribuído
sem prévia autorização