Um olhar sobre o que é notícia em toda parte
Uma janela para Montes Claros
(38) 3229-9800
 
Conheça-nos
Principal
Mural
Eu te procuro
Clamor & Broncas
Músicas de M. Claros
Hoje na história
 de M. Claros
Montes Claros
 era assim...
História
Memorial de
 João Chaves
Memorial de
 Fialho Pacheco
Reportagens
Concursos
Colunistas Convidados
Notícias por e-mail
Notícias no seu site
Fale conosco
 
Anuncie na 98 FM
Ouça e veja a 98 FM
Conheça a 98 FM
Peça sua música
Fale com a Rádio
Seja repórter da 98
Previsão do tempo
 
Anuncie na 93 FM
Ouça a 93 FM
Peça sua música
Fale com a Rádio
Seja repórter da 93
Publicidade
 
Alberto Sena
Augusto Vieira
Avay Miranda
Carmen Netto
Dário Cotrim
Davidson Caldeira
Efemérides - Nelson Vianna
Enoque Alves
Flavio Pinto
Genival Tourinho
Gustavo Mameluque
Haroldo Lívio
Haroldo Santos
Haroldo Tourinho Filho
Hoje em Dia
Iara Tribuzzi
Isaias Caldeira
João Carlos Sobreira
Jorge Silveira
José Ponciano Neto
José Prates
Luiz de Paula
Luiz Ortiga
Manoel Hygino
Marcelo Eduardo Freitas
Marden Carvalho
Maria Ribeiro Pires
Mário Genival Tourinho
Oswaldo Antunes
Paulo Braga
Paulo Narciso
Petronio Braz
Raphael Reys
Raquel Chaves
Roberto Elísio
Ruth Tupinambá
Ruth Tupinambá Graça
Saulo
Ucho Ribeiro
Virginia de Paula
Waldyr Senna
Wanderlino Arruda
Web - Chorografia
Web Outros
Yvonne Silveira
 
Atuais
Panorâmicas
Antigas
Pinturas
Catopês
Obtidas por satélite
No Tempo de Lazinho
Estrada Real Sertão
Mapa de M. Claros
 

2/8/2014 - "existem pessoas (...) comprando áreas aqui em Montes Claros para chacrear, ganhar um “burro de dinheiro”, e vão embora deixando os ludibriados proprietários de chácaras irregulares “a ver navios”. A ocupação desordenada da região serrana decorre:

»Da procura por melhor clima
»Da procura de paz no campo
»Do inchaço da cidade
»Do medo causado pela violência fora de controle
»Tudo isto

» Ver resultados «




Buscar no Site


Previsão do tempo

Digite uma cidade:

Busca no



 
 



Jornalismo exercido pela própria população



Deixe sua notícia neste Mural, clique aqui para enviar.
(Seja objetivo e escreva no menor espaço possível. Se preferir, coloque seu e-mail; se desejar, coloque também endereço e telefone. As mensagens - preferencialmente de inspiração noticiosa - serão publicadas a critério da redação. Textos que ferem as leis serão sumariamente descartados, assim como mensagens agressivas ou que pretendam apenas criar polêmica e discussão estéril.Pede-se, com empenho, que as mensagens não sejam redigidas em letra de caixa-alta (letras maiúsculas), que em linguagem de internet equivalem a falar gritando. As mensagens aqui postadas não representam a opinião do montesclaros.com; a responsabilidade pertence ao autor da mensagem).



Ir para mensagem N°:
Por data:

Mensagem N° 78491
De: Geraldo Jr. Data: Sex 22/8/2014 03:50:43
Cidade: Montes ClarosMG
E-mail: gerra_moc@hotmail.com
A Mensagem 78490 de Jean Fourier escrita em Francês expressa que: "os Haitianos não querem roubar empregos dos brasileiros e sim trazer sua experiência e força de trabalho de um povo sofrido".
Pensem no Haiti... Ô Haiti!!!

Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 78490
De: Jean Fourier Data: Sex 22/8/2014 00:16:11
Cidade: Montes Claros
M. Santana, les gens qui sont venus d`Haïti n`a pas volé les emplois des Brésiliens, au contraire, est venu ajouter à cette terre, les connaissances et l`expérience d`un peuple qui souffre, mais avec beaucoup d`expérience dans l`accueil et le service.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 78489
De: Haroldo Tourinho Filho Data: Qui 21/8/2014 13:03:58
Cidade: Montes Claros - MG
E-mail: haroldo-tourinho@bol.com.br
Uma Temporada no Purgatório
Para Rimbaud, Arthur(in memorian),
autor de Une saison en enfer.

Sessenta e cinco dias – 15 de junho a 18 de agosto – de permanência na nossa querida Santa Casa, onde fui muito bem tratado, nada tendo a reclamar – senões, os esperados, normais em recuperações de intervenções cirúrgicas como as quatro pelas quais passei em 15 e 16 de junho, 3 e 5 de julho, sem falar na pneumonia que levara comigo. Foram dias de reflexões forçadas sobre o sentido da vida e sua valorização, pois, como muito bem diz meu amigo Joel Antunes , a mesma só da uma safra.
Ali, naquele nosocômio de tão gratas e tristes lembranças vi, aprendi e trouxe comigo raros exemplos de solidariedade humana, como também de egoísmo, de apego e desapego a vida, de profissionalismo – aproveito o ensejo para agradecer a todos os que lá cuidaram de mim – e muito me distraí. As observações que se seguem refletem alguns exemplos do que curti nessa longa temporada que não recomendo a ninguém.
Procedimento, no jargão hospitalar, consiste em qualquer ato realizado tendo em vista o paciente ou com o próprio, tais como preparar material ou ambiente adequado ao que se seguirá, dar-lhe banho, operá-lo, tomar-lhe a pressão (ou tensão, se na Bahia), fazer curativos etc. Termo correto, pois de maus procedimentos ninguém está a salvo. E intercorrência, de onde vem isso?
Nada mais é do que um fato novo, por vezes imprevisto, surgido entre procedimentos, como uma hemorragia ou queda do paciente durante o banho...
O paciente surtou, rebelou-se, arrancou soros e sondas do corpo, ergueu-se num rompante sem ainda poder fazê-lo, mordeu o braço da enfermeira? Não se diz “vamos amarrá-lo” às grades do leito e, sim, corretamente, “vamos contê-lo”, pois, tanto ele pode ser realmente amarrado, manietado, como submetido a procedimento medicamentoso que o deixe inerme, o popular sossega leão.
Marreco, em hospital é o jarro, 30 cm, de boca larga com alça onde homens fazem xixi, recostados no leito ou de pé. Em casa, usa-se o penico ou urinol, normalmente sentado. É o oposto de comadre, utensílio utilizado para colher o xixi das mulheres, sempre deitadas, ou de ambos os sexos quando o assunto é cocô na cama. Feita essa breve distinção, nós, leigos, dizemos “jogar fora” o conteúdo do marreco, não nos ocorrendo outra expressão para tal. No entanto, profissionais de hospital dizem “desprezar” o conteúdo, ou seja, o xixi. Fiquei a pensar: se há o desprezar, deve haver o que prezar, certo? E há. Como o marreco vem graduado em mililitros, prezar é medir, e muitas vezes registrar, o quanto de xixi se vai desprezar. E como aferir o xixi da comadre? Simples, basta transferi-lo para um marreco... Obrigado pela atenção.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 78488
De: Renato Data: Qui 21/8/2014 20:43:54
Cidade: Bocaiuva/mg  País: Brasil
E-mail: Renatocalixtobrant@hotmail.com
Fico decepcionado com nossos governantes, aqui em Bocaiuva retiraram os quebra molas da Br135 para substituírao por radares. E acho que se esqueceram que radares não param carretas com excesso de carga. Será que multas pagam as vidas que já foram tiradas, e serão interrompidas? Faço um desafio tente atravessar a Br 135 no horário de pico. Todos os serviços de nossa cidade estão no centro hospital, bancos, escolas etc. Um absurdo crianças, adultos, vidas todo dia atravessam essa Br. A cada acidente postarei para vocês aqui no mural em forma de protesto.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 78487
De: CAE -Centro de Apoio ao Estrangeiro Data: Qui 21/8/2014 12:35:31
Cidade: Montes Claros
A mulher negra tem o belo nome de Judith; la femme noire a le beau nom de judith A senhora Judith tem a educação mais ariana que presenciei; Mme Judith a l`éducation la plus aryen j`ai vu Sempre fomos bem atendido pela equipe haitiana no Brasil; Nous avons toujours été bien assisté par l`équipe haïtienne au Brésil
Sejam bem vindos amigos haitianos. Bienvenue amis haïtiens.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 78486
De: Viajante Data: Qui 21/8/2014 11:35:13
Cidade: Montes Claros/MG
"21/08/14 - 9h30 - Há 88 anos, exatamente às 14 horas, Montes Claros vivia o maior dos seus dias, com o trem apitando na curva." Mas acabaram com o trem de passageiros. Nos anos 60 e 70 eram excelentes as viagens Moc/BH no "trem de luxo", com restaurante, poltrona-leito e cabine, mesmo com bitola estreita entre os trilhos. Enquanto os países mais desenvolvidos do mundo, priorizam o transporte público por ferrovias de alta velocidade, com trens que percorrem 800 km em 5,5 hs (ex: TGV Paris-Lourdes), com toda a segurança e conforto, infelizmente no Brasil sobraram poucas linhas ferroviárias, privilegiando-se as rodovias, onde milhares perdem a vida ou se ferem gravemente, diante da imprudência, negligência e inexperiência dos motoristas, principalmente.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 78485
De: Camila Data: Qua 20/8/2014 18:50:17
Cidade: MOC
Na mensagem 78478 solicita aos candidatos atenção quanto à legislação que rege o controle do volume do som de propaganda eleitoral, pois bem, cheguei ontem a noite à porta da minha casa, após um longo dia de trabalho, lá por volta das 21 horas, e me deparei com frente da minha casa e a rua completamente suja com os famosos "santinhos". Tive de exausta varrer e recolher todo aquele desrespeito. Acho que "santinho" deveria ser proibido. Canso de mandar e-mail com a mensagem "antes de imprimir pense no meio ambiente", e esses candidatos poluem a cidade com essa sujeira e ninguém toma nenhuma atitude... a taxa de lixo de MOC deveria ser rateada entre estes "candidatos"... (...)
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:





Mensagem N° 78484
De: Luiz Ortiga Data: Qua 20/8/2014 18:28:09
Cidade: BRASILIA/DF
E-mail: ortigaluiz@ig.com.br
Estive em montes Claros para assistir os festejos dos catopês. Estava marcando presença no Café Galo quando todos os grupos desfilaram em direção à Igreja do Rosário. Foi emocionante. Voltei ao passado e senti os olhos úmidos quando passaram os marujos com o calafate à frentes, agitando a sua bandeira do Divino. Estava ali o meu desejo de criança: ser calafate. Dia seguinte fui ao cemitério onde ascendi velas pelos entes queridos. Aconteceu um incidente comigo no cemitério, pois perdi lá a minha caderneta de endereços. Estou preocupado, uma vez que perder logo os endereços dos que estão vivos é dar uma chance para o pior. Espero que não seja encontrada pela morte e deixe em paz os meus amigos. Tipo de pensamento negativo. Quem sabe se um dia eu volte a encontrar a minha caderneta? Tenho esperanças.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 78483
De: José Prates Data: Qua 20/8/2014 17:19:10
Cidade: RIO DE JANEIRO - RJ
A Procissão do Divino

Hoje, passei uma parte da manhã, lendo o que diziam os montesclarenses sobre a festa do Divino que terminou Domingo passado, em Montes Claros. Em cada mensagem postada, um pequeno comentário sobre o desfile dos catopés já nos transportava para a cena e lá ficávamos gozando a beleza do momento.
Pelo que lemos nas pequenas mensagens postadas no Mural, em nada diminuiu a beleza da procissão do Divino acompanhada pelos catopés, escoltando a Princesa, como, também, em nada diminuiu o interesse popular na festividade. Faz muito tempo que conheci essa festa que me encantou pelo seu alto conteúdo folclórico. Não conhecia o significado da presença desses três grupos – catopés, marujos e caboclinhos - na procissão do Divino. Para matar a curiosidade, fui aconselhado a procurar o historiador Dr Hermes de Paula que me contou a estória que vem de longe, como de muito longe vem a festa. Vem de muito tempo essa festa. São quase duzentos anos que no mês de agosto, na segunda metade do mês, catopés, marujos e caboclinhos dançam nas ruas de Montes Claros. Essa dança folklorica faz parte das festas desse mês que há muito foram incorporadas ao folclore montesclarense. É uma festividade religiosa, profana, podemos dizer, mas, que desde o seu inicio caiu no agrado do povo montesclarense, passando, então, a fazer parte de sua cultura. Deve-se dizer que as danças folclóricas de origem africana, bem ensaiadas, que os Catopês apresentam é de grande beleza.
Quando eu vivia em Montes Claros, nos anos 50, Na Festa do Divino, os desfiles nas ruas centrais da cidade, principalmente na Dr Santos,terminavam na pracinha da Igreja do Rosário onde era celebrada a missa de encerramento. Naquele lugar iniciava e terminava o desfile, sempre com a celebração de uma missa. Eu me lembro que nós, eu e minha esposa, recém casados,na véspera do desfile, à noite, íamos assistir nessa pracinha, o levantamento do mastro com a figura do Espírito Santo, iniciando, então, a grande festa.

(José Prates, 87 anos, é jornalista e Oficial da Marinha Mercante. Atualmente, é um dos diretores do Sindicato da Classe)
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 78482
De: Mariá Data: Qua 20/8/2014 11:12:25
Cidade: Montes Claros  País: Brasil
Falta de energia aqui no Cidade Nova desde às 10h43min. Mais alguém na situação?
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 78481
De: Santana Data: Qua 20/8/2014 10:35:54
Cidade: Montes Claros mg
Imigrantes haitianos já disputam vagas de emprego em Montes Claros. A permanente guerra civil, os terremotos devastadores, e a presença de tropas brasileiras naquele país, vizinho de Cuba, deslocam milhares de imigrantes que entram no Brasil pela fronteira norte. E eles já chegaram a Montes Claros, desceram para Montes Claros. Nesta Festa de Catopês, fui atendido por mulher, negra, que não fala nada de português, num lanchão do centro. Fala apenas um francês típico daquele país.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 78480
De: Jornal O Dia Data: Qua 20/8/2014 10:16:03
Cidade: Rio de Janeiro/RJ
Instituto é acusado de emitir milhares de diplomas falsos - Escola que funciona em sistema de educação a distância teria prejudicado 65 mil pessoas - Tássia Di Carvalho - Rio - A Secretaria de Estado de Educação e a Polícia Civil estão trabalhando em conjunto para desmantelar um esquema de expedição de diplomas falsos de Ensino Médio articulado pelo Instituto Latino de Ciência e Tecnologia, com sede no bairro de Campo Grande. A fraude teria gerado uma arrecadação de pelo menos R$ 3,9 milhões e lesado até 65 mil pessoas em todo país, conforme denúncia da coluna Informe do DIA publicada no último sábado.
O Instituto Latino de Ciência e Tecnologia tem sede na Rua Barcelos Domingos, em Campo Grande. Mas, desde 2012, não deveria funcionar - Segundo o Conselho Estadual de Educação, o Instituto Latino, mantido pelo Sistema Objetivo de Ensino, está envolvido em uma série de irregularidades. Ele foi credenciado para oferecer cursos em 2007, exclusivamente a partir de sua sede, em Campo Grande, mesmo sem aulas presenciais.
Os alunos teriam que se matricular ali, pegar as apostilas e voltar nos dias de prova. Mas esta restrição não foi cumprida, e foram criados polos em São Paulo, Minas Gerais e Manaus. Além disso, os diplomas teriam sido expedidos com assinaturas falsas de uma pessoa que nunca trabalhou na instituição.
O Conselho Estadual de Educação informou que as primeiras denúncias contra o Instituto Latino foram feitas em abril de 2009 e que, desde 2012, a organização não teria mais autorização para funcionar.
Ainda assim, nos dois últimos anos, 22.145 diplomas foram expedidos, mas a estimativa é que este número possa ter chegado a 65 mil, segundo o conselho. O órgão afirma que, a escola só teria capacidade para emitir 450 diplomas por semestre.
Sueli Oliva Santos, de 50 anos, moradora de Montes Claros, em Minas Gerais, foi uma das vítimas. Ela conta que em 2012, foi a um escritório do instituto na cidade mineira que prometia o diploma do Ensino Médio sem a necessidade de aulas presenciais. “Me disseram que eu faria uma prova e eles iam corrigir e dar os documentos. Paguei R$ 600, mas nunca fiz a prova”, diz.
O escritório em Montes Claros fechou e ela teve a certeza de ter sido enganada. Mas se surpreendeu quando seis meses depois recebeu seu certificado pelos Correios: “Achei estranho, porque eu não tinha feito as provas”. Sueli ficou com medo de usar o diploma para ingressar em na faculdade de Odontologia. “Isso empacou minha carreira. Agora vou fazer o Enem para ver se consigo o certificado do Ensino Médio certinho”, diz a estudante.
O Sistema Objetivo de Ensino, informou que “a escola é autorizada para funcionar”. Diz que todas as unidades de educação a distância estão com documentação atrasada. Mas, segundo o grupo, a responsabilidade por isso é do próprio Conselho de Educação.
Além disso, o grupo Objetivo diz que existem cinco institutos com o mesmo nome atuando no Rio de Janeiro. “Nós só atuamos aqui no estado. Temos sede, salas de aula. Desconhecemos as denúncias de atuações em outros locais.” Segundo o grupo, “todas as escolas que oferecem educação a distância estariam sofrendo perseguição por parte do Conselho Estadual de Educação”. E que “as denúncias são uma tentativa de denegrir” a sua imagem.
Avaliações negativas na internet
No site de reclamações Reclame Aqui, o Instituto Latino de Ciências e Tecnologia possui avaliação 100% negativa e não responde a nenhuma das reclamações de seus ex-alunos. A maioria delas, é relativa a documentos retidos. Entre 1º de agosto de 2013 e 31 de julho deste ano, o site recebeu 28 queixas, relacionadas a entregas dos diplomas e certificados de ensino médio. Outra reclamação é a falta de comunicação com a instituição.
“Em Montes Claros essa escola lesou muitos moradores, vários amigos meus caíram no golpe”, conta o professor aposentado Jadir Pereira.
SITUAÇÃO IRREGULAR
Servidores coniventes já teriam sido afastados
A Secretaria Estadual de Educação afirmou que confirma todas as denúncias e que a unidade está funcionando ilegalmente. Afirmou que desconhece a informação dada pelo grupo Objetivo de que haja outros institutos com o mesmo nome funcionando no Estado do Rio.
Segundo uma fonte da secretaria que não quis se identificar por medo de represálias, ao menos três servidores foram afastados por terem sido coniventes em autorizações para o Instituto Latino.
Em nota a Secretaria de Educação informa que está atuando junto à Polícia Civil para elucidar o caso. Já a Polícia Civil informou que a Delegacia de Defraudações está investigando o suposto esquema.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 78479
De: Vicente Data: Qua 20/8/2014 10:12:16
Cidade: Montes Claros/MG
E-mail: maiajuniorv@yahoo.com.br
Bom dia! Estou vendo novamente nos jornais sobre o tratamento de esgoto em Montes Claros, a tal da ETE. Olha, o meu pai tem uma fazenda dentro da cidade e o rio vieira passa dentro das nossas terras. Não mudou nada. O cheiro, a cor da água continua o mesmo. O gado não bebe da água. E aí como fica, já foi pago o tratamento do esgoto e não mudou nada. (...)
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 78478
De: Marcos André Data: Ter 19/8/2014 11:54:07
Cidade: Montes Claros
Tenho neste mural a oportunidade única de solicitar candidatos ao pleito eleitoral deste ano, que orientem as pessoas que fazem propaganda, no sentido de que existe uma lei que estabelece a altura para utilização de aparelhagem sonora. Nesta data, por volta das 11:00 horas,pude presenciar um "cidadão" passando por ruas no bairro São Mateus fazendo campanha para um candidato, cujo som era ensurdecedor. O Som alto incomoda muito, além de tal atitude revelar falta de educação, dentre outros. O candidato certamente perdeu alguns votos, dado a desinteligência de quem fazia a sua "propaganda".
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 78477
De: Alberto Sena Data: Qua 20/8/2014 08:46:01
Cidade: Grão Mogol
(...) Mas retomando o fio da meada, lá em Paulínia está sendo implantado um sistema que consiste em abrir no chão um buraco de dois metros de profundidade capaz de caber um contêiner com capacidade para 700 litros de lixo.
O buraco possui um tampão. Depois de fechado ficam de fora dois latões de aço inoxidável grudados no tampão. Cada latão tem a sua tampa, e as pessoas vão metendo saco de lixo pelos dois latões como se não tivessem fundos e, periodicamente o caminhão vem e o lixeiro abre o tampão do buraco, recolhe o contêiner cheio e deixa outro vazio. (...) (Clique aqui para ler toda a mensagem na seção Colunistas)
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:





Mensagem N° 78475
De: Anderson Data: Ter 19/8/2014 17:53:44
Cidade: Montes Claros
Tiroteio em frente aos moteis na saída para Juramento. Policiais e bandidos trocaram cerca de 4 tiros. Grande movimentação de PMs no local. Por volta das 17:35.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 78474
De: Copasa Data: Ter 19/8/2014 08:12:24
Cidade: Montes Claros
A Copasa informa que no último domingo (17.08) foi realizada manutenção preventiva na Estação de Tratamento de Água (ETA) Verde Grande, com a implementação de melhorias operacionais para o sistema de abastecimento de Montes Claros.Devido a essa manutenção no sistema, poderá ocorrer intermitências no fornecimento de água dos respectivos bairros e adjacências:Maracanã;Alterosa;Chiquinho Guimarães;São Geraldo IIO fornecimento de água está sendo restabelecido gradativamente, com previsão de que seja totalmente normalizado a partir das 8h da próxima quarta-feira (20/08). Caso ocorram intermitências no abastecimento após esse período, os clientes das áreas atingidas devem entrar em contato com a Copasa por meio do telefone 115. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24h, todos os dias.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 78473
De: Any Data: Seg 18/8/2014 21:27:41
Cidade: montes claros  País: Brasil
Até agora as 21:26 do dia 18/08/2014 esta faltando água no bairro maracana,não tem água nem pra escovar os dentes.O que esta acontecendo?
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 78472
De: Laura Data: Seg 18/8/2014 15:33:33
Cidade: Januária  País: Brasil
Maravilhoso o desfile com os catopês,e o reinado do Divino Espírito Santo no sábado. A cidade estava cheia de turistas, muitos com câmeras e filmadoras. Várias gerações presentes pelas ruas de Moc.Demonstra que a cultura de um povo está viva e a certeza de será transmitida ao longo dos tempos... Apenas uma observação importante. O enorme atraso levando ao cansaço nítido no público, e principalmente nas crianças que desfilavam.Para o próximo ano, deve-se levar em consideração isto. Todos os envolvidos merecem.Parabéns Moc .
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 78471
De: Haroldo Lívio Data: Seg 18/8/2014 16:44:37
Cidade: Montes Claros
Nós, parnasianos

Haroldo Lívio

Parnaso, em resumo, é uma espécie de paraíso particular dos que sonham porque têm tempo para sonhar. É um negócio de poetas, mas não se assustem com isto, pois podemos explicar sem comprometer nenhum de vocês que estão recebendo o Prêmio Parnaso, com direito a pergaminho e troféu. Segundo o dicionário do mestre Aurélio Buarque de Hollanda Ferreira, Parnaso era (ou ainda é, se não houve desmonte) uma montanha da região da Fócida, na antiga Grécia dos deuses e heróis. Em sentido figurado, cá pra nós, é a poesia, os poetas, bardos, menestréis.
Contudo, nãp exageremos na dose, porque as pessoas aqui presentes para serem agraciadas com o Prêmio Parnaso 2014, contam-se, nos dedos, as que gastam seu precioso tempo rimando versos. Necessariamente, para se fazer jus a esta homenagem pública não é exigido que o homenageado seja cem por cento um artista, um letrado, no sentido literal da palavra. Uns mais, outros menos, somos todos artistas. Vários dos premiados foram identificados, é verdade, no cenário da arte e da cultura. Há nomes consagrados das letras e das artes que participam, ativamente, da produção cultural em Montes Claros e região. Ocorre, porém, que a cultura que aqui se exalta não é exclusivamente a manifestação do espírito criador, essa característica que distingue o homem dos outros animais. O Prêmio Parnaso, cujo nome foi sugerido pelo jornalista Jorge Silveira, foi idealizado pelo beletrista José Luiz Rodrigues para valorizar o trabalho em áreas que são havidas, erroneamente, como estranhas à cultura e às artes em geral. Vejamos o exemplo da Medicina, que, a rigor, seria apenas o ramo da ciência que se ocupa da saúde. Entretanto, está esculpido no juramento de Hipócrates: “Prometo que ao exercer a arte de curar...” Logo, todo médico, dentista, bioquímico, enfermeiro, todos os profissionais de branco que lutam contra a doença são artistas. Se não fosse assim, só Konstantin Christoff, João Valle Maurício (quanta saudade dos amigos!), Aderbal Andrade, Franciso Lopes Neto, Carlos Muniz, Tancredo Macedo, José Rametta e poucos mais seriam tidos como artistas.Onde existe a ação do ser humano, dotado de centelha divina, germina a cultura, que muita gente boa confunde com erudição, com sapiência e até com verborragia.
O Prêmio Parnaso foi concebido para fazer justiça ao trabalho tido como banal, para reconhecer a dignidade profissional de quem se dedica à labuta para ganhar o pão de cada dia e ter a consciência do dever cumprido. E quem assim procede ajuda a construir o mundo, coloca o seu tijolo na parede da comunidade e precisa saber que ele ajuda a melhorar a vida de todos, a expandir as fronteiras da civilização. Ai de nós, se participar da cultura fosse tão somente escrever livros, pintar quadros, compor melodias. Isto é a seara da elite cultural. Acontece, porém, que o mundo só vai para a frente se tiver quem are a terra, quem plante, quem colha o fruto, quem meta a mão na massa para manter a casa funcionando, de fogão aceso, com a gente comendo gostoso e dormindo em paz..
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 78470
De: Rodrigo Data: Seg 18/8/2014 08:30:25
Cidade: Montes Claros
E-mail: oliveira_rd@yahoo.com.br
Gostaria de saber se a PM conseguiu capturar o indivíduo que passou em fuga na beira da Pampulha ontem 17/08 a noite, pois o carro tomou bastante distancia das viaturas ( cerca de 30 entre carros e motos ) e deu uma fuga cinematográfica em alta velocidade. Reforçando mais uma vez a dúvida se a nossa PM esta mesmo preparada para defender a população ? Pois eles se dispõem de carros e potentes como a Pajero, e Palio Weekend Adventure Locker 1.8
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 78469
De: Manoel Hygino Data: Seg 18/8/2014 08:34:01
Cidade: Belo Horizonte

Cem anos de belas lições

Manoel Hygino - Hoje em Dia

Agosto, 14. Na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, por proposta do deputado Carlos Pimenta, prestou-se homenagem à professora Yvonne Silveira. Nenhuma iniciativa mais legítima e justa. O preito se deu ao ensejo do seu centenário de nascimento, enquanto se promoviam as festas típicas do mês na maior cidade do norte-mineiro, em que ela nasceu e a que dedica toda sua vida.
Em todas as ocasiões e lugares em que se fazia necessária sua presença no campo cultural, educativo, literário, artístico e cívico, lá estava. Suas aulas na faculdade se caracterizavam pela livre manifestação, interação e harmonia com seus discípulos. A mestra insistia na tecla da leitura dos bons livros e dos bons autores, como condição de formação intelectual, de êxito pessoal e profissional e, por extensão, para desenvolvimento do ser humano e da pátria.
As aulas constituíam, enfim, lições de espírito cristão, de transmissão de ensinamentos imprescindíveis, de sabedoria e brasilidade, de respeito ao passado e da visão de futuro.
No finalzinho de 2013, programavam-se os festejos, a que ela modestamente disse não fazer jus. Desde então, comoventes encontros se sucederam para cumprir, ou não, o que se deliberava. Dona Yvonne já deixara de pertencer-se, para pertencer à sua cidade, à sua história, à sua gente, a seus costumes e tradição, a seus ideais, ao magistério universitário, às letras.
Presidente da Academia Montes-clarense de Letras há muitos anos, tem dedicado ininterruptamente aos nobres objetivos da entidade identificada como “A Casa de Yvonne Silveira”, com Y e duplo n, como convém. No decorrer do calendário de 2014, tem sido alvo de sucessivas manifestações de apreço e admiração, e razões suficientes existem.
Dona Yvonne, grande dama da intelectualidade regional, não falta a compromissos, desloca-se a todo lugar e na hora em que é chamada, e persiste em sua linha de conduta neste ano como o fez ao longo de toda a existência. Jovem, em seus cem anos, não tergiversa, não falha. Um exemplo genuíno da tenacidade da mulher do sertão mineiro.
Lecionou literatura na Faculdade de Filosofia, a FAFIL, mas sua vida é a grande lição, insinuante no salto alto, a voz firme, a argumentação segura, a memória fantástica, que jamais deixa escapar um detalhe. Doutora em Literatura, o é também em comportamento e elegância.
No Dia Internacional da Mulher, institucionalizou-se a proposta de atribuir a uma brilhante mulher a placa alusiva à data. Por sinal, a distinção foi conferida exatamente a Dona Yvonne, nem poderia ser de outra maneira.
Esta apenas uma das expressões de carinho a quem se mudou da cidade natal, adolescente, apaixonou-se, casou-se e viveu com seu eleito durante 76 anos, um amor que parece novela, mas nunca se apaga.
Viúva, não se dobrou como o junco à adversidade. Não perdeu a doçura, o entusiasmo, o charme, a voz suave, o leve sorriso, para continuar a vida. Que completa um século, mas tem muito mais caminho a percorrer.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 78468
De: Saulo Data: Dom 17/8/2014 14:40:22
Cidade: M. Claros
Chove desde a manhã a norte e a leste de M. Claros, a cidade. Esta chuva - que está constante atrás do Morro dos Dois Irmãos - às vezes entra na área urbana, faz de conta que vem, e volta. Brinca. Algo querem dizer aos Catopês, desconfio.
(Creio que chama atenção para o Morro símbolo de nossa ajuntamento, e do qual resta tênue casca, pois foi transformado em cimento, ao longo dos últimos 50 anos. Cimento hoje que é de um fabricante francês, que nenhuma "bola" dá para a cidade de quem engole o símbolo, bem diferente dos primeiros donos.)
Falemos da chuva: ela parece constante para além do desfigurado, ao revés, Morro dos Dois Irmãos.
Tive notícias que é da mesma safra da chuva que hoje, bendita seja ela, cai na região leste de Minas, beneficiada por ventos marítimos. Pois pela previsão do tempo não há nenhuma chuva a nós dedicada. Bom que a meteorologia erre.
Bom que também se engane alguém, de bom coração, que culpa os nossos Catopês pelo que não fizeram.
O que fazem, fazem por 200 anos - cantam, dançam, louvam, exercitam sua pequena grande fé, no limite da nobreza e do sacrifício, na fronteira do esgotamento pessoal, físico, humano.
Mas com uma alegria que só pode vir mesmo do céu.
Não vendem sanduíches.
Não exploram comércio, bebidas e refrigerantes.
Nunca, jamais, pedem além do que vale o feijão com arroz, a carne de sol com mandioca, o arroz com pequi- que muita vez lhes fazem falta.
Não gostam daquela festa que se apropriou do seu nome, que até fecha o seu caminho. Festa, ou festival, que devia convergir para êles, mas diverge, há tantos anos.
E ainda há quem os culpe, mas são inocentes. Inocentes.
Devolvem, cantando: ""Deus te Salve Casa Santa, onde Deus fez a morada...".

A vida é feita de pequenas e grandes injustiças. Eles aprenderam, e perdoam - enquanto se vão. cantando, cantando, junto com a Marujada e os Caboclinhos - "A retirada, ê meus camaradas. A retirada, a retirada...".

Muito provavelmente hoje ainda se encontrarão com a chuva, que veio buscá-los, e os espera,
por trás da cortina do Morro dos Dois Irmãos.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:





Mensagem N° 78467
De: José Ponciano Neto Data: Dom 17/8/2014 12:07:42
Cidade: Montes Claros-MG  País: Brasil
Festas de Agosto: Uma coisa diferente. Mesmo impossibilitado de participar dos festejos das festas de Agosto durante a semana – por motivo de viagens – não titubeei de assistir o espetáculo no Sábado em frente ao Café Galo, paragem obrigatória dos montesclarenses que aqui estão e dos ausentes que não deixam de virem. Como sempre cada ano melhorando. Os Marujos, Catopês, Caboclinhos, a Banda Militar todos dando aquele show. Mestre Zanza desfilando pelas ruas e sendo aplaudido. - Ruas que mais pareciam a avenida de “ La Grande Armée” – sabe ele que todos fazem parte de um exército que luta pela cultura do Norte de Minas. Apesar de um pouco de atraso, foi um show. até o próximo ano quando Nau catarineta irá atracar novamente no cais da cultura nortemineira. (*) José Ponciano Neto - IHGMC e AMLNM
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 78466
De: Guilherme Data: Dom 17/8/2014 11:19:32
Cidade: Montes Claros
E-mail: guilherme@professor.ws
Ontem a noite estive na praça da matriz para curtir as festas de Agosto, nosso tradicional Catopês e fiquei estarrecido com o preço cobrado pelas porções nas barraquinhas de comidas!!! Uma verdadeira EXTORSÃO! Pessoal cobrando 40 reais numa porção para duas pessoas de carne de sol com mandioca, 6 reais uma latinha de refrigerante! 15 reais um porção de arroz com pequi. Sei que o pessoal precisa de ganhar dinheiro.. mas desse jeito.... faltou pouco para que eu acionasse a policia.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 78465
De: Jason Data: Dom 17/8/2014 09:33:33
Cidade: M. Claros
Há 3 dias, a meteorologia diz, para M. Claros: "Sol com algumas nuvens. Não chove.". Erra, portanto. Há 3 dias, em M. Claros, o que temos, como agora, é : muitas nuvens, quase nenhum sol. A temperatura noturna, que tem sido baixa já em meados de agosto, chegando a menos de 15 graus, deverá subir para os 18. A máxima volta a triunfar, nos 30.
Um detalhe pressuroso, augúrio - na madrugada do Império do Divino, sábado, neblinou em Montes Claros. É bom presságio para o Dia de São Miguel, a 29 de setembro, quando vem a primeira e festiva chuva. Oxalá.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 78464
De: Estado de Minas Data: Dom 17/8/2014 03:18:09
Cidade: BH
Adolescente de 13 anos mata colega por estrago em roupa - Homicídio aconteceu em Montes Claros, no Norte de Minas, e a vítima foi enterrada na tarde deste sábado - Luiz Ribeiro - Uma adolescente de 16 anos foi assassinada por um colega de 13 em Montes Claros, no Norte de Minas, depois de um desentendimento motivado pelo empréstimo de uma calça jeans. O crime foi na noite dessa sexta-feira.
O corpo da vítima, Ruty Sariny Neves Rodrigues foi sepultado na tarde deste sábado, no cemitério Parque Jardim da Esperança. Conforme testemunhas, Rute emprestou a peça para a suspeita e, quando foi feita a devolução, ela percebeu que a roupa tinha sido danificada ao ser lavada.
A vitima ligou para mãe da colega reclamando do avaria na calça, sendo que a mulher não gostou da atitude de vítima e houve uma discussão entre elas.
Na noite de sexta, Ruty, cuja a família mora no conjunto Village do Lago II, foi até a casa da colega, no conjunto Recanto das Águas para esclarecer o caso. Assim que Rute chegou ao local, houve bate-boca entre as adolescentes.
Em seguida, Ruty deu um soco no rosto da autora e a mãe dela, Rosilene Borges dos Santos, entrou na briga pra defender a filha. Na sequência, Rute sacou uma faca que levou de casa a atingiu Rosilene com quatro golpes (dois na testa, um no ombro esquerdo e no maxilar). Nesse momento, a menina de 13 anos, pegou outra faca e desferiu dois golpes nas costas de Rute, que tentou correr, mas caiu. Ela morreu no local antes da chegada da Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (SAMU).
A adolescente foi conduzida para a delegacia, enquanto a mãe da autora deu entrada na Santa da Casa de Montes Claros, onde foi submetida a uma cirurgia. O estado de saúde é estável. Ruty Rodrigues era mãe solteira e deixou um filho de um ano e três meses.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 78463
De: Descendente do Cel. Celestino Data: Sex 15/8/2014 22:52:10
Cidade: Montes Claros/MG
Conforme o livro "Efemérides Montesclarenses - Parte II", de Nelson Vianna, o sobrado que tem o número 93, da rua Justino Câmara, foi construído em 1885 pelo cel. Celestino Soares da Cruz, para a sua residência e casa comercial. No mesmo livro são relacionados os destacados cargos que ocupou em Montes Claros, não só de confiança, como de eleição popular, tendo sido também Deputado Estadual, de 1896 a 1906. Ele nasceu neste município, em 3/5/1844, e faleceu em Teófilo Otoni, em 21/9/1918, tendo sido personagem de alta relevância histórica, conforme o livro acima citado e o livro "Montes Claros, sua história, sua gente, seus costumes", do Dr. Hermes de Paula. Portanto, considerando o que foi dito acima e a proximidade do referido sobrado de outros imóveis históricos preservados, incluindo os da Rua que tem o seu nome, é natural que os Poderes Públicos tenham todo o zelo possível com o referido imóvel, impedindo que se deteriore, podendo vir até a se extinguir, como a Imprensa local vem alertando, o que seria uma demonstração de falta de empenho em preservar a nossa história, a nossa cultura.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 78462
De: Silvia Aparecida Franco Zancope Data: Sex 15/8/2014 14:31:54
Cidade: Garça SP/
E-mail: Stellesfranco@hotmail.com.br
Venho agradecer pelo envio do endereço eletrônico do Padre Ivan , que prontamente me informaram após meu pedido no site da rádio. Muito obrigada pela atenção. Com todo os aparatos tecnológicos que temos o rádio continua cumprindo e muito bem sua função de comunicação e informação. Abraços Silvia
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 78461
De: Daniel Data: Sex 15/8/2014 11:35:21
Cidade: Montes Claros
Quem mais deveria dar exemplo e fiscalizar faz exatamente o contrário. Ontem a 1:00 da madrugada não se podia dormir no Panorama. Som de toda altura vindo da festa de agosto. Desmoralização total com o Codema. Lamentável.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 78460
De: Laura Data: Sex 15/8/2014 11:43:42
Cidade: Januária  País: Brail
Gostaria de informações sobre a programação das Festas de Agosto para este final de semana.Gostaria muito de acompanhar e mostrar para as minhas filhas o que vivi na infância em Montes Claros festa maravilhosa e símbolo da cultura de um povo. Obrigado
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 78459
De: O Tempo Data: Sex 15/8/2014 11:26:36
Cidade: Belo Horizonte
Homem é morto no lugar do irmão na porta de casa em Montes Claros - Suspeitos estavam em uma motocicleta e não foram localizados - Carolina Caetano - Um homem de 33 anos foi assassinado, na noite dessa quinta-feira (14), em Montes Claros, no Norte de Minas, na porta de casa. Populares contaram à Polícia Militar que o alvo dos bandidos eram o irmão da vítima.
De acordo com o boletim de ocorrência da corporação, dois homens em uma motocicleta passaram por Rogério Câmara de Jesus na rua Alcioli Trindade, no bairro Dona Gregória, por duas vezes e apenas balançaram a cabeça.
Minutos depois, os suspeitos voltaram e um deles atirou. A irmã da vítima foi até o portão, mas já encontrou Rogério morto. Ela não soube informar qual seria a real motivação do crime. Também não se sabe por qual motivo o outro irmão da vítima seria alvo dos bandidos.
Populares informaram o nome de um suspeito para os policiais, mas ele não foi localizado. A Polícia Civil vai investigar o caso.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 78458
De: Alberto Data: Qua 13/8/2014 14:34:33
Cidade: Montes Claros-MG
Autoridades, Vimos solicitar novamente que a Polícia Rodoviária Federal voltem a patrulhar a Estrada da Produção, é que o índice de roubos naquela estrada está crescendo muito, principalmente o de motocicletas e o tráfego de veículos irregulares. Os roubos estão acontecendo nos trevos próximo a chácara das paineiras e trevo na entrada da comunidade rural do Samambaia. Pedimos também que a Polícia militar patrulhem aquela estrada para uma melhor tranquilidade de quem trafega naquela estrada. Esperamos providencias imediatas ao solicitado, antes que coisas piores possam acontecer. Atenciosamente, Alberto
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 78457
De: Fernanda Silva Data: Qui 14/8/2014 17:56:15
Cidade: Montes Claros
Como todo montesclarense nas festas de agosto, eu fui com entusiasmo à festa ontem, dia 13. E como não poderia deixar de ser, resolvi comer o tradicional arroz com pequi. Pra começar o preço salgado pra um prato tão pequeno. Depois, de pequi só tinha a cor. R pra terminar, eu e minha família amargamos uma intoxicação alimentar.Péssima lembrança! Que as autoridades sanitárias estejam de olho em quem presta esses serviços. Não é porque é comida de rua que precisa ser sem asseio.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 78456
De: João Data: Qui 14/8/2014 14:28:59
Cidade: Montes Claros/MG
Estudantes de várias faculdades da cidade, aplicam o trote vexatório no cruzamento da Mestra Fininha com a Sanitária, prática considerada ilegal inclusive por lei municipal. Quando a justiça e a polícia vão agir para coibir tal infração? Vamos esperar que aconteça como em BH, estupro e discriminação racial? Ou em SP com agressões físicas e morte?
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 78455
De: Saulo Data: Sex 15/8/2014 15:16:36
Cidade: m. Claros

Ligeiras anotações da presente Festa de Catopês:
1 - Toda Festa de Agosto tem seu traço de forte emoção, quase sempre oculto de quem vê os desfiles. Um exemplo é a visita anual que os Marujos, incorporados, solenes, fazem ao Cemitério. Vão lá cantar e celebrar os "marujos mortos", os que se foram ao longo de quase 200 anos.
2 - A comoção deste ano, silenciosa e sabida por poucos, veio do Terno mais humilde dos Catopês. O Terno de São Benedito. (Os outros 2 são dedicados à Nossa Senhora). O seu chefe é homem humílimo, frágil, mas de uma paciência infinita, e de uma doçura e fé incomuns. Uma integridade que ilumina. Chama-se Expedito, e também é carroceiro. Está há 60 anos nos Catopês, e nunca faltou a um mastro. Ontem, faltou ao levantamento ocorrido por volta da 23 horas. Exatamente o mastro da Bandeira sob sua guarda - a de São Benedito.
3 - Faltou por razão justificada, e comovedora.
4 - Às 6h da manhã desta Quinta-Feira do Reinado de Nossa Senhora do Rosário ele estava numa máquina de hemodiálise. Saiu de lá, direto para a Igreja do Rosário, com instruções de esperar lá, sentado, a chegada do desfile.
5 - Quando o mensageiro da ordem deu as costas, Expedito pegou o netinho pela mão e foi para a Praça do Automóvel Clube, liderar seus catopês. Cumpriu a missão, como sempre nos últimos 60 anos, e entrou na Igreja do Rosário para o o ritual máximo, que ele cumpre sem entender as causas, próximas ou profundas. Ao sair da Igrejinha, notou que "tudo estava escuro". Passou mal, com queda forte de pressão.
6 - À noite, não teve como estar à frente do Terno de São Benedito para levantar o Mastro de S. Benedito, o de sua guarda e proteção. Foi a primeira vez que não compareceu ali, na data que é a mais importante de sua vida, a cada ano.
5 - Hoje, sentindo-se "mais forte", foi com seu Terno buscar o Reinado do patrono São Benedito, missão integralmente atendida.
7 - O Terno de São Benedito - podem todos ver - é o mais simples. O mais pobre. O menos numeroso. Mas, nunca o menos importante entre os 3 atuais. Comove a leve, discreta doçura que o carroceiro Expedito transmite ao grupo, que também tem o som mais baixo, menos pungente entre todos. Por razão que ignora, e que perdura por décadas ,o Terno de São Benedito é o único entre os Catopês que "não pode ter" um instrumento que os dançantes nomeiam por "chama". É o tambor vigoroso, intenso, o mais ouvido. Tambor de alta floresta, que chama, convoca, pontua as marchas, severo, surdo na sua tarefa. E que impõe e dita a cadência.
8 - Como o antigo chefe do imemorial Terno de S. Benedito, o que lhe transferiu o legado ao morrer, não tinha o "chama" no grupo, Expedito sustentou a tradição. O Terno então sai sem nenhum " chama", sem o seu vigor retumbante, a convocação ouvida ao longe, e isto não faz falta. Mestre Expedito, catopê desde sempre, o carroceiro que deixou uma máquina de hemodiálise para cumprir os compromissos mais importantes da sua vida, ele tudo ilumina e vence com sua humildade. Um avatar entre os Catopês.

Para finalizar: Mais uma vez os Catopês não estão satisfeitos com a festa paralela que se realiza nos dias e noites dos Reinados e do Império, do Divino, que será amanhã. Um imenso palco na Praça da Matriz, que é o endereço remoto da Festa, o palco impede que os dançantes passem por lá quando vão fincar os mastros de sua devoção, à noite - e hoje é o último. Isto dói muito neles, que apenas baixam a cabeça e murmuram a dor que isto importa.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 78454
De: Copasa Data: Sex 15/8/2014 11:00:13
Cidade: Montes Claros
A Copasa informa que no próximo domingo (17.08), no período das 07h às 18h, será realizada manutenção preventiva na Estação de Tratamento de Água (ETA) Verde Grande, com a implementação de melhorias operacionais para o sistema de abastecimento de Montes Claros.Durante esse período, poderá haver intermitências no fornecimento de água dos respectivos bairros e adjacências: Maracanã;Delfino Magalhães;Renascença;Santos Reis; Independência; Jaraguá; Vilage do Lago; Jardim Panorama; Vila Oliveira; Alto São João; Cintra; Distrito Industrial;Edgar Pereira; Jardim Palmeiras; Bairro JK; Planalto; Roxo Verde;Santa Rita;São José; A previsão é que o abastecimento seja normalizado a partir das 20h do mesmo dia (17/08). Caso ocorram intermitências no abastecimento após esse período, os clientes das áreas atingidas devem entrar em contato com a Copasa por meio do telefone 115. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24h, todos os dias.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 78453
De: O Tempo Data: Sex 15/8/2014 10:19:28
Cidade: Belo Horizonte
Invalidado - Justiça anula concursos públicos da Copasa
Segundo o magistrado, a fixação do quadro de empregos das sociedades de economia mista em Minas Gerais compete ao Poder Legislativo Estadual - O juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública Estadual e Autarquias, Michel Curi e Silva, deu prazo de 200 dias para a Copasa dispensar todos os ocupantes de empregos públicos, inclusive aqueles dos ditos “empregos em comissão”, que foram criados pela empresa. O magistrado anulou todos os concursos públicos realizados pela empresa que não tinham previsão legal. Nenhum candidato aprovado nos certames também poderá ser nomeado ou contratado.
O magistrado deferiu pedido do Ministério Público, que argumentou que inexiste lei estadual autorizando a criação de quadro de empregos públicos na Copasa, seja por concurso público seja por recrutamento, já que a instituição é uma empresa de economia mista.
Segundo o magistrado, a fixação do quadro de empregos das sociedades de economia mista em Minas Gerais compete ao Poder Legislativo Estadual. “Ocorre que, analisando os autos, verifiquei que a regulamentação de cargos na Copasa se deu através de Regulamento de Plano de Carreiras, Cargos e Salários (PCCS), que foi previamente aprovado pelo Conselho de Administração da Companhia, ou seja, mediante ato administrativo interno, o que afronta a literalidade da nossa Lei Mor”, destacou o juiz.
Por ser de primeira instância, a decisão está sujeita a recurso.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 78451
De: O Tempo Data: Qui 14/8/2014 11:30:31
Cidade: Belo Horizonte
Pai de irmãos suspeitos de matar militar no Norte de MG é assassinado - Crimes podem estar relacionados; dupla foi presa um dia após o crime; idoso pode ter sido vítima de uma "casinha" feita pela ex-companheira - Fernanda Viegas - O pai de dois homens, suspeitos de matar o soldado Leonardo Santos, 26, no último sábado (9), foi assassinado no fim da noite dessa quarta-feira (13), em Riacho dos Machados, no Norte de Minas. O homem, de 61 anos, pode ter sido vítima de "casinha".
De acordo com a Polícia Militar (PM), o idoso estava em sua casa e teria sido convidado por sua ex-companheira para dormir com ela em um local, onde anteriormente funcionava um hospital, sendo, depois, invadido por famílias.
Logo que chegou ao endereço, a vítima foi atingida na cabeça. Segundo testemunhas, dois homens, em uma moto, teriam atirado e fugido. Até o momento, ninguém foi preso.
A morte do idoso pode estar relacionada ao assassinato do militar Santos, no fim de semana. Os filhos dele são suspeitos do crime e foram detidos.
Relembre o caso
O policial estava acompanhado de seu parceiro atuando em uma festa religiosa no distrito de Barreiro Preto, distante 29 km da cidade. Na hora que eles foram embora, depararam com uma porteira fechada. Quando Santos desceu do carro para abrir, tomou um tiro de espingarda na nuca.
Santos foi colocado na viatura e socorrido, porém, não resistiu ao grave ferimento. O policial morto, que era pai de uma criança de 3 anos, foi enterrado na comunidade Paciência, na cidade de Porteirinha, onde nasceu.
Ele atuava há cerca de seis anos na corporação. "Era um policial muito bom, dedicado, e muito querido tantos pelos militares como pela população. Tinha uma postura muito correta", lamentou o colega de trabalho, sargento Marcos Antônio Nogueira. (...)
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 78450
De: 11ª RPM Data: Qui 14/8/2014 10:28:04
Cidade: Montes Claros/MG
Policiais Militares ontem, 13, por volta das 20h35min, compareceram na Av. Sagrada Família, Bairro Jaraguá II, "Congregação Irmãs da Sagrada Família de Montes Claros", onde receberam informações que ali estaria ocorrendo um roubo e que algumas freiras estariam sendo mantidas reféns. O local foi cercado, tendo os policiais deparado com um indivíduo, de arma em punho, correndo em direção aos policiais; iniciada a verbalização, no sentido que o indivíduo largasse a arma e se entregasse, contudo desobedeceu a ordem, apontando a arma na direção dos militares, momento que foi efetuado um disparo de arma de fogo, o qual atingiu a arma do indivíduo. Após o fato, um menor, 15 anos, foi apreendido e, juntamente com ele, 01 (uma) arma de fogo de fabricação artesanal, tipo polveira. Foram constatadas algumas lesões na coxa esquerda e mão direita, provavelmente proveniente de estilhaços da arma que estava de posse do infrator, que foi socorrido ao HPS onde foi medicado. As vítimas relataram que cerca de cinco indivíduos, pelo menos três deles estariam armados, após saltarem a cerca, quebraram a porta principal da casa, anunciaram o assalto, querendo peças de ouro e dinheiro, que as colocaram de joelho sob mira de armas de fogo por alguns dos infratores enquanto os outros arrecadavam os objetos a serem subtraídos. Uma das vítimas foi agredida, sofrendo um ferimento na região frontal da cabeça, sendo conduzida ao HPS onde foi atendida. Os indivíduos ao perceberem a presença policial evadiram em direção ao matagal existente nos fundos do convento. Durante as buscas foram localizados 02 (duas) âmbulas; 01(um) ostensório; 01(um) roteador; 02 (dois) notebook; 01(um) cálice e 01 (uma) lâmpada. Dando continuidade as buscas deslocaram a Rua Oito, Bairro Recanto das Águas, onde localizaram irmã do menor e dois indivíduos M. F. C., 18 anos; e um menor, 16 anos. Algumas vestes, arrecadadas no local, foram apresentadas às vítimas que as reconheceu, como sendo as usadas por um dos indivíduos. Os envolvidos e os materiais apreendidos foram conduzidos a Depol, tendo uma vizinha deles acompanhado a ocorrência, uma vez que seus responsáveis legais não foram localizados.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 78449
De: Ayana Data: Qua 13/8/2014 14:46:47
Cidade: mirandiba/pe
E-mail: ayanadiniz@hotmail.com
Mensagem: Um grave acidente ocorrido por volta das 5 horas desta quarta-feira, 13/08, na BR-251, km 307, a 10 km de Salinas, no Norte de Minas Gerais, deixou seis vítimas fatais e sete feridas.(...)
Boa tarde, gostaria de informações sobre uma passageira da Van que estava envolvida nesse acidente: Maria Geniclécia da Silva, 21a. A família encontra-se aflita sem noticias. Desde já agradeço!
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 78448
De: HITLON FEITOSA Data: Qua 13/8/2014 11:30:01
Cidade: caririaçu/ce
E-mail: miltomfp@gmail.com
estamos pedindo por favor informações sobre o acidente de hoje da van,somos parentes das vitimas ,e sabemos da credibilidade da radio por favor informações do estado das pessoas
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 78447
De: 11ª RPM Data: Qua 13/8/2014 10:04:14
Cidade: Montes Claros
Por volta das 19h50min de ontem, dia 12Ago, a Polícia Militar apreendeu, no bairro Major Prates, um menor em conflito com a lei suspeito da prática de um ato infracional de homicídio em Montes Claros. Durante patrulhamento, viatura policial foi acionada para atender uma denúncia de disparos de arma de fogo havidas na praça do bairro. Diante disso, vários militares se deslocaram para o local, deparando-se com a vítima, um homem de 21 anos, caída no centro da quadra, atingido por disparos, porém, não havia mais nas imediações. A vítima, ainda consciente, relatou aos militares quem teria sido o responsável pelo atentado contra sua vida, um adolescente de 16 anos, já conhecido nos meios policiais. O SAMU compareceu ao local e fez o seu socorrimento, que não resistiu e chegou ao hospital já sem vida. Iniciou-se, então, intenso rastreamento, localizando-se o menor em conflito com lei em sua residência, sendo encontrados com ele, ainda, 34(trinta e quatro) buchas de maconha e 06 (seis) papelotes de cocaína. A mãe do adolescente relatou que imaginava que o filho teria cometido o crime devido as atitudes dele. Face ao exposto, o menor foi apreendido e entregue na delegacia, junto à droga que foi apreendida.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 78446
De: Pedro Data: Qua 13/8/2014 07:30:29
Cidade: MONTES CLAROS -MG  País: BRASIL
Jovem baleado ontem em uma quadra na praça do Major Prates acabou falecendo devido a gravidade do disparos.foi três tiros no abdomem e peito...
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 78445
De: Samu Data: Qua 13/8/2014 08:16:34
Cidade: Montes Claros
Um grave acidente ocorrido por volta das 5 horas desta quarta-feira, 13/08, na BR-251, km 307, a 10 km de Salinas, no Norte de Minas Gerais, deixou seis vítimas fatais e sete feridas. De acordo com as primeiras informações, dois caminhões teriam colidido e um deles acabou atingindo uma van, com placa do Ceará, que seguia em sentido contrário. Todas as vítimas estavam na van, sendo, entre as vítimas fatais, cinco adultos e um bebê de 1 ano. Outras três pessoas ficaram gravemente feridas e quatro estáveis. Socorristas do SAMU realizaram os primeiros atendimentos no local e encaminharam as vítimas aos hospitais de Salinas e Taiobeiras. Os motoristas dos caminhões estavam estáveis e receberam os primeiros cuidados, sendo liberados no local. Duas pessoas estão presas às ferragens e está sendo aguardada a chegada do Corpo de Bombeiros para que sejam retiradas. Como os veículos saíram da pista, não houve interrupção do trânsito.
***
Samu - (Atualização às 09:34) - De acordo com as novas informações, as pessoas que estavam na van são do Ceará e seguiam para Nova Serrana/MG, onde trabalham.
Entre as vítimas já identificadas estão: Cleidiane Santos, 21 anos, mãe do bebê que está preso às ferragens; Maria Glicélia da Silva, 21 anos, e Cícero Sebastião Vieira, 44 anos, que foram encaminhados para o hospital de Taiobeiras; e Lorena Barbosa da Silva, 20 anos, que está no hospital de Salinas.
O motorista de um dos caminhões, João Silva Santana, 49 anos, também recebeu atendimento da unidade do SAMU de Salinas. Ele sofreu ferimentos leves e recebeu os primeiros cuidados no local e foi liberado.
Entre as vítimas fatais já foram confirmadas duas mulheres e dois homens (adultos). Não foi possível visualizar as outras vítimas, que estão presas às ferragens e o Corpo de Bombeiros ainda não chegou ao local.
Confirmando, então, são quatro vítimas politraumatizadas que estavam na van, que foram encaminhadas aos hospitais de Salinas e Taiobeiras, e os dois motoristas do caminhão que sofreram ferimentos leves, totalizando seis feridos.
Ainda estamos aguardando a confirmação dos óbitos, mas, de acordo com informações das vítimas sobreviventes, 10 pessoas estariam na van, o que daria um total de 6 óbitos, incluindo o bebê.
***
Samu - Nova Atualização: 15 horas - De acordo com informações da Polícia Militar de Salinas, dez pessoas estavam na van que seguia de Caririassu/Ce para Nova Serrana/MG e as vítimas que foram a óbito são:
José Maria Nogueira Magalhães
Luzia Martiniano da Silva
Maria Batista do Nascimento
Joao Victor (bebê de 1 ano e 3 meses)
Maria Viviane Leão dos Santos
Raimundo Ferreira da Silva

Os sobreviventes, atendidos pelo SAMU:
Cleidiane Santos, 21 anos (hospital Taiobeiras)
Maria Glicélia da Silva, 21 anos (hospital Taiobeiras)
Cícero Sebastião Vieira, 44 anos (hospital Taiobeiras)
Lorena Barbosa da Silva, 20 anos (hospital Salinas)
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 78444
De: Passageira Data: Ter 12/8/2014 12:33:57
Cidade: BH/MG
Vôo Aeroporto de Moc ao de Confins: 35 minutos, pista a pista, ontem. Tempo do deslocamento Confins ao bairro São Bento, BH: 75 minutos. Mais do que o dobro. É necessário um sistema de transporte urbano mais rápido na Capital mineira, por exemplo, um metrô Confins-Savassi.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 78443
De: Vanilde Assad Data: Ter 12/8/2014 09:26:01
Cidade: Montes Claros/MG/MG
Titulo da notícia: Mulheres denunciam uso do "batidão bolado" nos estupros em "repúblicas" estudantis
Acho que deve haver mais divulgação desse assunto. Pois, em Montes Claros acontece muitas festas em repúblicas, e esta tem sido a bebida mais utilizada entre os jovens, devido ao preço. E isto acontece por inconsequecia dos estudantes, quando se veêm livres, morando sozinhos para estudar. Talvez divulgando possa ser evitado maiores consequência desse deslumbre..
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 78442
De: Marcelo Eduardo Freitas Data: Ter 12/8/2014 08:06:54
Cidade: Montes Claros/MG
(...) Há, sim, algo de pútrido em nossa sociedade. Talvez a ausência de comportamentos efetivamente éticos que permitam a formação de crianças e jovens vocacionados ao exercício do pensar criticamente, gerando, anos após o ano, o "apodrecimento da esperança". Aqui, para não ir tão longe, vou direto ao ponto desta loa: as declarações de bens dos candidatos, apresentadas à Justiça Eleitoral, na disputa ao pleito que se avizinha. São vergonhosas, para ser arguto. Em sua imensa maioria, não reflete, nem de longe, a realidade econômica de nossa nação e a situação patrimonial de alguns abastados. (...) (Clique aqui para ler toda a mensagem na seção Colunistas)
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 78439
De: José Prates Data: Seg 11/8/2014 17:40:20
Cidade: Rio de Janeiro RI
É agora, nestes dias, a festa do Rosário, tradição montesclarense. Pode passar o tempo que for distante de Montes Claros, mas, esquecer a festa do Rosário com sua beleza folclórica é difícil. Ninguem esquece os catopés dançando nas ruas. Quantos montesclarenses que deixaram a cidade por força do oficio ou interesse próprio, agora estão chegando alegres, felizes, para assistirem à festa que nunca lhe saiu da memória. Infelizmente, não posso ir por motivo de saúde, mas, estou presente em pensamento, acompanhando a procissão
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 78437
De: Ucho Ribeiro Data: Seg 11/8/2014 11:17:20
Cidade: Montes Claros

Um Didal de Irineu

Para uns, um ninguém. Para outros, um truão, um mentecapto. Isolado, disjunto, iletrado, isto ele é. Como mesmo diz: - não faço nem o “ó”. É mudo e mouco para este mundo apressado, máquino. Desconhece nossa vida elétrica, internética, televisiva. Ignora leis, política, papéis, carimbos, documentos. Não sabe sua idade, mas, se entrega: - Na grande cheia de setenta e nove eu era rapazim, fiquei apartado na Boleira, do outro lado do rio por luas, comendo só quiabo da lapa e samambaia cozida em enchu de galinha.
É devoto e doutor em formigas, árvores, passarinhos e besouros. Segue abelhas, pacientemente, atrás de favos de mel. Protege os insetos e não mata lagarta porque ela concebe as borboletas. Afirma categoricamente que alguns paus viram insetos e uns insetos quando morrem viram paus. Dá mansas e longas aulas sobre quebranto e mau olhado. Silencia-se, com olhar esconso, para decifrar pios e grunhidos. Conhece o tempo, o vento, as nuvens. Vigia o revoar dos pássaros, o canto da coãn, o colorido do céu, o deslize do rio. Sabe quando chove e quando estia.
- Vai parar de chover!
- Por que, Irineu? Está invernado há dias.
- Oh, olha aí as tanajura! Elas tá largano as asinha por tudo quanto é lado. Essas bichinha são danada de protegida, quando elas aparece, estia.
O céu amanheceu anil.
Alguns o acham um mané, um migué, um qualquer. Coitados, passarão a vida na ignorância, sem conhecer os mistérios e os encantos contidos na matuta cachola do sábio catrumano. Calado fica de tanto ouvir as asneiras e baboseiras dos citadinos. Só abre a boca afiançado e se for muito instigado.
- No garimpo você reza para achar a pedra grande?
- Moço, que é isso? Diamante não apreceia reza, não! Diamante gosta é de sangue, de confusão. Ouro é mais carola, é diferente, pegá com Deus é um djutóro bom pra bamburrar.
Depois de um espirro, perguntei: - O que cura gripe, Irineu?
- Quem gargareja urina de muié veia de madrugada num gripa nunca.
- Mas não serve urina de mulher nova, não?
- Não!
- Mas por quê?
- Muié nova num tem as “mardade”.
Dias desses caminhávamos na beira do rio, quando fui alertado:
- Olha o cipó!
- Cipó, que cipó?
- Na sua frente, moço, cuidado!
- Viche Maria! É uma cobra!
- Psiu! Não fale este nome! Ela num sabe que é peçonhenta, não. Se sabê, aí de nós!
Eu o conheci quando comprei uma terrinha num canto formoso do vale jequitinhonho. Era mata pura, rio límpido e mil criaturinhas – bichos, insetos, plantas, peixes, pássaros, que me foram por ele nominados e apresentados um a um: - Monjolo é madeira ispicial pra chão e brejo, já pereio é o pau pros cabo das ferramenta; o chá de barbatimão é cicatrizante e bom pra lavá as partes das muié; o burro é o animal que foi pra escola, dá aula pra cavalo; quando a vaca cruza na lua cheia o bezerro nasce macho; arapuá é boa para ezipa; pra tirá cascão de pé de gente, bom é esfregá jenipapo verde; bicho de se preocupá é taturana, é uma lagarta que faz homi mijá perna abaixo e se não acudi mata criança pequena; banha de sucuri serve pra torcicolo... Num jorro contínuo de sabedorias, foi me explicando a natureza em detalhes.
Em simpatias, então, é uma sumidade: - Pra não abortá é só colocá sobre o telhado uma caixinha com maribondo; pra fazer minino pequeno falá basta dá água pra ele em sineta de igreja; se a muié tá entulhada na hora do parto, a gente deve abrí as cancela, se não der certo, abri as janela e as porta, e se continuá encalhada, vai destelhando a casa pra dá passagem...
Nesta toada ele me fez ouvir todo tipo de sapiências e mil maravilhas. Tenho tomado nota de tudo, inclusive aprendi a usar um mundo velho de remédios: guapo, poejo, tipi, batata de purga, papaconha, calumba, macela, mastruz, alcanfor do campo e outros tantos, e, aqui para nós, estou até ficando craque em rezas e benzeduras.

Mas no começo de nossa convivência, como eu não tinha casa no Alecrim, deixava meus trecos – bicicleta, bóias, coletes, caiaque – com ele, que os guardava zelosamente em um dos seus cômodos. Quando chegava, era o primeiro lugar que eu passava, para pegar alguma das tralhas, filar uma boa prosa e encomendar um frango com ora-pro-nóbis, para comer no finalzinho do dia.

Sua casa era de chão batido, o piso esfregado com o esmeraldino esterco bovino e as paredes clareadas com tabatinga. Seu porco Filomeno tinha trânsito livre, porém usava um espetado brinco de arame no nariz, para impedi-lo de futucar e esburacar o chão. As galinhas dormiam empoleiradas pelos cantos, a do choco se aninhava confortavelmente num velho forno de um inativo fogão a gás. As rapaduras apuradas com abelhas petrificadas ficavam dependuradas acima do fogão de lenha. Perguntado como ele aproveitava as rapaduras com tantas abelhas grudadas, respondeu de pronto: - No café, elas fica no coador.
Num janeiro, época em que findam os mantimentos, me comovi com a carência remoída há meses por um malogro no garimpo, tristemente escancarada nos miúdos filhos e na mulher Maria, ossos à vista. Fui à cidade e comprei saco de arroz, feijão, açúcar, caixa de óleo, macarrão, café – feira farta, sacudida, para eles.
Sumi em meus afazeres montesclarinos por uns vinte dias. Ao voltar e passar em sua casa, com o sentido em pegar o colete para descer a cheia do rio, perguntei: - Cadê minhas coisas?
Ele disse: - Estão aí, no mesmo lugar.
Ao entrar no cômodo onde entulhavam as minhas tralhas, deparei com todos os sacos e caixas de alimentos intocados.
Sem entender, indaguei: - Vocês estão doidos? Porque não usaram a comida que lhes deixei?
Assustado, respondeu: - Uê, mas era sua...
- Que isso, Irineu? Eu comprei para vocês.
Par de lágrimas deslizaram dos olhos da bambeante Maria, abraçada em amparo pelos meninos.
Quando levei sua família à Diamantina, foi a primeira vez que os seus filhos saíram da roça. Ao chegarmos numa lanchonete para merendar, os três pequetitos, Ozéia, Onofrim e Paulim, mergulharam no piso de cimento queimado e nadaram de braços abertos, esfregando seus corpos e faces naquela lisa superfície. Era a inocência, cheia de risos e de encantamento.
Na volta, no carro, perguntei: - Irineu, você já viu televisão?
Ele deu um tempo e depois respondeu, seguro: - Já!
- Você viu onde?
- Vi no Alecrim. Tava desligada, mas eu vi!
No final da viagem, ao despedir, disse-me: - Ucho, a vida me ensinô que tem dois tipo de gente: os que agradece e os amuado. Eu aprendi a agradecê.
Eu também.
Bendito.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Página Anterior >>>

Abra aqui as mensagens anteriores:


Voltar à Página Inicial

 






Um olhar de Montes Claros sobre o que é notícia em toda parte
Uma janela para Montes Claros


Últimas Notícias

22/08/14 - 8h
Tocaia que matou rapaz de 19 anos e feriu outro, de 14, pode ter sido novo engano de pistoleiros

22/08/14 - 7h
Médico que estuprava pacientes é condenado a pagar 500 mil reais por troca de sêmen


21/08/14 - 18h
Clubes brasileiros podem perder 25 jogadores devido a jogos de seleções

21/08/14 - 17h
INSS começa a liberar consulta à 1ª parcela do 13º dos aposentados

21/08/14 - 16h
Cruzeiro recebe o Grêmio hoje às 20h30, e espera ampliar vantagem na liderança. A partida terá transmissão da 98 FM

21/08/14 - 15h
Manchetes dos jornais: “Governo baixa pacote e tenta estimular o crédito” - “Compra de imóvel fica mais fácil” - “Perto da eleição, governo facilita compra de imóvel”

21/08/14 - 14h
Umidade cai para 30% e temperatura fica entre 29 e 18 graus, hoje, em M. Claros

21/08/14 - 13h
Pesquisa mostra que parceiro sexual de 5% dos jovens foi conhecido na internet

21/08/14 - 12h
7 das 10 melhores cidades do mundo para se viver ficam no Canadá ou na Austrália

21/08/14 - 11h
"Eu não saía de casa sem peruca", explica médico de 52 estupros e 278 anos de condenação

21/08/14 - 10h
Morre torcedor do Palmeiras espancado por corintianos em estação de trem; vereador foi indiciado

21/08/14 - 9h30
Há 88 anos, exatamente às 14 horas, Montes Claros vivia o maior dos seus dias, com o trem apitando na curva

21/08/14 - 9h
Pacote quer facilitar a compra de imóvel, simplificando (e diminuindo) a insuportável burocracia

21/08/14 - 8h
Lote de Paracetamol é suspenso após consumidor achar parafuso no lugar do comprimido

21/08/14 - 7h
Imagem da queda vertiginosa reforça tese de que piloto do avião de Eduardo Campos se desorientou


20/08/14 - 18h
16ª rodada do Brasileirão começa hoje com 8 jogos

20/08/14 - 17h
Estudo inglês revela que 703 mil idosos vão se sentir isolados do mundo por causa da internet

20/08/14 - 16h
Hoje, às 22 horas, contra o Flamengo, Atlético busca o G-4 no Brasileirão, com transmissão pela 98 FM

20/08/14 - 15h
Manchetes dos jornais: “A cada 10 pessoas, nove reprovam a saúde no país” - “Ex-médico condenado por 48 estupros é preso no Paraguai” - Com vice do PSB gaúcho, Marina entra na campanha”

20/08/14 - 14h
Umidade do ar em 45% e ventos de 13 km na previsão para hoje em Montes Claros

20/08/14 - 13h
Ministério Público impugnou 4.100 candidaturas, 497 pela Lei da Ficha Limpa

20/08/14 - 12h
Silvio Santos nega conhecimento sobre fraudes no Panamericano: “Me diziam que o banco era uma maravilha”

20/08/14 - 11h
Namorado atira 4 vezes contra a namorada , mas a arma falha

20/08/14 - 10h48
"Em nota a Secretaria de Educação informa que está atuando junto à Polícia Civil para elucidar o caso"

20/08/14 - 10h
Este vídeo, de prédio próximo, mostra o jatinho que matou Eduardo Campos caindo de bico, veloz como uma flecha. Depois, o cogumelo de fumaça

20/08/14 - 9h
Para Conselho Federal, 93% dos brasileiros estão insatisfeitos com serviço de saúde; 29% aguardam atendimento há 6 meses

20/08/14 - 8h
Médico de 52 estupros e 278 anos de cadeia vivia em mansão de luxo no Paraguai

20/08/14 - 7h
Custo de produzir no Brasil é 23% mais caro do que nos EUA


19/08/14 - 18h
Brasileirão tem em 2014 a menor média de gols em mais de 20 anos

19/08/14 - 17h16
Cheques sem fundos batem recorde em julho, aponta Serasa

19/08/14 - 16h
Geração de empregos formais em 2013 foi a 2ª pior desde 2003 – admite Ministério do Trabalho

19/08/14 - 15h
Manchetes dos jornais: “427 menores infratores reincidentes estão soltos nas ruas de Minas” - “Marina bate Aécio no 1º turno e Dilma no 2º, diz o Datafolha” - “Marina garante 2º turno e liga alerta de PT e PSDB”

19/08/14 - 14h
Semana vai ser de baixa umidade do ar em Montes Claros

19/08/14 - 13h
Dunga renova a seleção e chama cruzeirense artilheiro do Brasileirão em 1ª convocação

19/08/14 - 12h
Há 427 menores infratores, reincidentes, soltos nas ruas de Minas - divulga Defesa Social

19/08/14 - 11h
Acidente entre carro e trator mata tio e dois sobrinhos perto de Joaquim Felício, a 134 km de M. Claros

19/08/14 - 10h
Papa diz que tem "2 ou 3 anos" de vida; seu sobrinho bate carro, na Argentina, e 2 filhos morrem

19/08/14 - 9h
Dunga faz hoje sua 1ª convocação após o retorno ao comando da seleção

19/08/14 - 8h20
Bairros de Montes Claros podem continuar sem água até às 8 horas de quarta-feira, admite a Copasa. Veja quais

19/08/14 - 8h
Fabricante de avião de Eduardo Campos havia alertado para risco em subidas

19/08/14 - 7h
Campanha política começa e ocupará mais de 3 horas diárias no rádio e na TV


18/08/14 - 18h
Inscrições para bolsas remanescentes do ProUni vão de hoje até o dia 1º de dezembro

18/08/14 - 17h
Petrobras tem vagas para programa de estágio em Minas e outros 20 estados. Inscrição vai até 14 de outubro

18/08/14 - 16h
Lotofácil da Independência já recebe apostas em prêmio que pode chegar a 80 milhões de reais

18/08/14 - 15h
Manchetes dos jornais: - “Marina empata com Aécio no 1º turno e com Dilma no 2º” - “Adeus a Campos redefine eleição”- “Cresce pressão por envio de caixa-preta aos EUA”

18/08/14 - 14h
Ventos de agosto chegam a 13 km, hoje, em M. Claros; previsão é de sol e temperaturas de 28 graus

18/08/14 - 13h
Cruzeiro se dá bem em sorteio das oitavas da Copa do Brasil. Atlético terá "pedreiras"

18/08/14 - 12h
Pesquisa conta mais de 536 mil mortos no trânsito brasileiro, de 2003 a 2012

18/08/14 - 11h01
Investigação sobre acidente com avião de Eduardo Campos pode demorar um ano, dizem peritos

18/08/14 - 10h
Tremor de até 6,2 graus no Irã, área de terremotos, deixa 250 feridos

18/08/14 - 9h
Sorteio das oitavas da Copa do Brasil será hoje e terá Cruzeiro e Atlético

18/08/14 - 8h40
"Viúva, não se dobrou como o junco à adversidade. Não perdeu a doçura, o entusiasmo, o charme, a voz suave, o leve sorriso, para continuar a vida. Que completa um século, mas tem muito mais caminho a percorrer"

18/08/14 - 8h
3 a 0 sobre o Santos devolve ao Cruzeiro a liderança do Campeonato Brasileiro

18/08/14 - 7h
Em 12 dias, avião da campanha de Eduardo Campos fez 19 voos


17/08/14 - 15h07
"... culpa os nossos Catopês pelo que não fizeram. O que fazem, fazem por 200 anos - cantam, dançam, louvam, exercitam sua pequena grande fé, no limite da nobreza e do sacrifício, na fronteira do esgotamento pessoal, físico, humano. (...) Muito provavelmente hoje ainda se encontrarão com a chuva, que veio buscá-los, e os espera, por trás da cortina do Morro dos Dois Irmãos"

17/08/14 - 9h35
"Um detalhe pressuroso, augúrio - na madrugada do Império do Divino, sábado, neblinou em Montes Claros. É bom presságio para o Dia de São Miguel, a 29 de setembro, quando vem a primeira e festiva chuva. Oxalá"

17/08/14 - 3h27
Empréstimo de calça (depois danificada) leva menina de 13 anos a matar amiga, de 16, em M. Claros


16/08/14 - 18h
Cruzeiro busca milésima vitória no Mineirão contra Santos, Grêmio e Chapecoense

16/08/14 - 17h
Atlético terá estréia de Rafael Carioca, neste domingo às 18h30, contra o Figueirense. A 98 FM vai transmitir o jogo

16/08/14 - 16h
Brasileirão entra na 15ª rodada com 2 jogos hoje e 8 amanhã

16/08/14 - 15h02
7 a 1 no ranking da Fifa: Alemanha está em 1º e o Brasil em 7º, atrás da Argentina, Holanda, Colômbia, Bélgica e Uruguai

16/08/14 - 14h
Manchetes dos jornais: “Marina dá aval ao PSB para encaminhar sua candidatura” - “Marina e PSB já discutem condições para sua candidatura” - “PSB e Rede fazem acordo e Marina sairá candidata”

16/08/14 - 13h
IML deve liberar, hoje à tarde, corpos de vítimas de jato que caiu em Santos. (O embarque aconteceu às 17h)

16/08/14 - 12h
Assaltantes tomam 16 mil reais, à tarde, no semáforo do Parque de Exposições. No Independência, empresa fica sem 98 mil reais

16/08/14 - 11h
Sem ganhador há 5 sorteios, Mega-Sena vai pagar 44 milhões de reais, hoje à noite. (Aposta de Dores do Indaiá, Minas, ganhou sozinha, com os n°s 20 - 26 - 32 - 41 - 45 - 57)

16/08/14 - 10h
Ventos e tempo ainda nublado na passagem do Império do Divino, hoje, pelo centro de Montes Claros

16/08/14 - 9h
Fifa faz críticas à seleção brasileira e diz que atuação contra a Alemanha foi “deplorável"

16/08/14 - 8h
Equipe dos EUA veio investigar acidente com jato que matou Eduardo Campos e mais 6

16/08/14 - 7h
Comandante da Aeronáutica afirma que piloto do avião de Eduardo Campos não reportou problema técnico


15/08/14 - 18h
Acidentes com aviões pequenos são mais frequentes e matam mais no Brasil – mostra levantamento do Cenipa

15/08/14 - 17h
Asteroide com 1 km de diâmetro pode atingir a Terra em 2880 e devastar a vida humana

15/08/14 - 16h20
Brasil tem só 6 universidades - USP, UFMG, UFRJ, Unesp, Unicamp e UFRGS - entre as 500 melhores do mundo

15/08/14 - 15h45
Oito razões para chorar (de alegria) quando passam os Catopês. Prestem atenção e aplaudam o carroceiro Expedito

15/08/14 - 15h
Manchetes dos jornais: “Família de Campos quer Marina, mas direção do PSB resiste” - “Aliados do PSB fazem pressão a favor de Marina” - “PSB deve indicar Marina, mas exigirá compromisso”

15/08/14 - 14h40
FAB revela que áudio da caixa-preta do avião de Eduardo Campos não é o do acidente

15/08/14 - 14h12
Copasa avisa que pode faltar água em 19 bairros de M. Claros, domingo, das 7 às 18 horas. Veja quais

15/08/14 - 14h
Coluna de jornal carioca diz que Jô Soares é tratado por oncologista, mas diretor afirma que ele "está ótimo"

15/08/14 - 13h
Avião de Eduardo Campos estava em “potência máxima” quando caiu, diz jornal

15/08/14 - 12h
No Reinado de São Benedito, hoje, tempo engana a meteorologia – era para ter sol, mas o dia está nublado em M. Claros

15/08/14 - 11h
Economia brasileira encolhe 1,2% no 2º trimestre, segundo prévia do Banco Central



OUÇA E VEJA A 98 FM
Todos direitos pertecentes a Rádio Montes Claros 98,9 FM. O material desta página
não pode ser publicado, transmitido por broadcasting, reescrito ou distribuído
sem prévia autorização