Um olhar sobre o que é notícia em toda parte
Uma janela para Montes Claros
(38) 3229-9800
 
Conheça-nos
Principal
Mural
Eu te procuro
Clamor & Broncas
Músicas de M. Claros
Hoje na história
 de M. Claros
Montes Claros
 era assim...
História
Chuvas em M. Claros,
  mês a mês,
 de 1905 a 2012
Memorial de
 João Chaves
Memorial de
 Fialho Pacheco
Reportagens
Concursos
Colunistas Convidados
Notícias por e-mail
Notícias no seu site
Fale conosco
 
Anuncie na 98 FM
Ouça e veja a 98 FM
Conheça a 98 FM
Peça sua música
Fale com a Rádio
Seja repórter da 98
Previsão do tempo
 
Anuncie na 93 FM
Ouça a 93 FM
Peça sua música
Fale com a Rádio
Seja repórter da 93
Publicidade
 
Alberto Sena
Augusto Vieira
Avay Miranda
Carmen Netto
Dário Cotrim
Davidson Caldeira
Efemérides - Nelson Vianna
Enoque Alves
Enoque Alves Rodrigues
Flavio Pinto
Genival Tourinho
Gustavo Mameluque
Haroldo Lívio
Haroldo Santos
Haroldo Tourinho Filho
Hoje em Dia
Iara Tribuzzi
Isaías
Isaias Caldeira
Ivana Rebello
João Carlos Sobreira
Jorge Silveira
José Ponciano Neto
José Prates
Luiz de Paula
Manoel Hygino
Marcelo Eduardo Freitas
Marden Carvalho
Maria Luiza Silveira Teles
Maria Ribeiro Pires
Mário Genival Tourinho
Oswaldo Antunes
Paulo Braga
Paulo Narciso
Petronio Braz
Prefeitura
Raphael Reys
Raquel Chaves
Roberto Elísio
Ruth Tupinambá
Saulo
Ucho Ribeiro
Virginia de Paula
Waldyr Senna
Walter Abreu
Wanderlino Arruda
Web - Chorografia
Web Outros
Yvonne Silveira
 
Atuais
Panorâmicas
Antigas
Pinturas
Catopês
Obtidas por satélite
No Tempo de Lazinho
Estrada Real Sertão
Mapa de M. Claros
 

10/9/2014 -"...teve até o desfile de um mendigo novo, supostamente drogado, que andou pelo centro, o quarteirão fechado da rua Simeão Ribeiro, completamente nu, exibindo-se". A crescente degradação da Praça da Matriz e vizinhança pede:

»1 - Policiamento mais rigoroso
»2 - Redefinição do uso da praça que é o marco zero da cidade
»3 - Outra reforma física
»4 - Maior empenho das autoridades no cumprimento das leis
»5 - Uma recuperação em todos os sentidos

» Ver resultados «




Buscar no Site


Previsão do tempo

Digite uma cidade:

Busca no



 
 



Jornalismo exercido pela própria população



Deixe sua notícia neste Mural, clique aqui para enviar.
(Seja objetivo e escreva no menor espaço possível. Se preferir, coloque seu e-mail; se desejar, coloque também endereço e telefone. As mensagens - preferencialmente de inspiração noticiosa - serão publicadas a critério da redação. Textos que ferem as leis serão sumariamente descartados, assim como mensagens agressivas ou que pretendam apenas criar polêmica e discussão estéril.Pede-se, com empenho, que as mensagens não sejam redigidas em letra de caixa-alta (letras maiúsculas), que em linguagem de internet equivalem a falar gritando. As mensagens aqui postadas não representam a opinião do montesclaros.com; a responsabilidade pertence ao autor da mensagem).



Ir para mensagem N°:
Por data:

Mensagem N° 80498
De: Consumidor Data: Sex 4/9/2015 17:03:03
Cidade: Moc/MG
Só para minha orientação e dos demais consumidores da CEMIG, gostaria de saber se os desligamentos programados, da rede de distribuição, não estão sendo mais comunicados previamente. Na manhã de hoje ficamos aproximadamente 2 horas sem energia no Bairro Cândida Câmara e não pudemos nos organizar para essa situação inesperada, pois não tomamos conhecimento do aviso de interrupção. Obrigado pela atenção.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80497
De: Fatima Data: Sex 4/9/2015 15:50:29
Cidade: M. Claros
Calor de 36 graus agora em M. Claros. A umidade relativa do ar está em 13%, um ponto acima do percentual de 12%, que caracteriza o nível de emergência. Cuidados especiais devem ser adotados.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80496
De: Ministério Público de Minas Gerais Data: Sex 4/9/2015 10:12:55
Cidade: Belo Horizonte
Ministério Público de Minas Gerais realiza operação em Montes Claros para combater parcelamento irregular do solo - O Ministério Público de Minas Gerais deflagrou hoje, 3 de setembro, em Montes Claros, a operação Terra Prometida, que tem como objetivo o combate ao parcelamento clandestino do solo. A ação é resultado de investigações desenvolvidas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), pela Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo de Montes Claros e pela Polícia Militar (PM).
De acordo com as investigações, empresários locais e alguns servidores públicos municipais se uniram para promover ilegalmente o parcelamento do solo nas zonas urbana e rural. Com o apoio desses servidores, que atuam em secretarias do município e em órgão ambiental local, eram instituídos empreendimentos de forma irregular, desobedecendo parâmetros estabelecidos em lei.
Na manhã de hoje, foram cumpridos quatro mandados de prisão temporária, seis de condução coercitiva e 15 de busca apreensão em residências, empresas e órgãos públicos.
A promotora de Justiça à frente do caso, Aluísia Beraldo Ribeiro, chama a atenção para os denominados chacreamentos irregulares que correm na zona rural. “É uma criminalidade que, embora um tanto invisível aos olhos da sociedade, traz prejuízos imensos à coletividade, pois atingem duramente o meio ambiente, sobretudo, porque implicam a retirada de quase a totalidade da cobertura florestal para a ocupação dos lotes”, destaca.
Segundo Aluísia Ribeiro, constatou-se a existência de grande quantidade desses parcelamentos rurais, implantados sem qualquer critério, sem respeito à legislação em geral e à ambiental. “Na maioria dos casos, os terrenos foram divididos em parcelas de dois ou até mil metros quadrados, ação vedada por lei, que vincula o parcelamento, nesses casos, ao módulo rural, que é de dois hectares”, explica.
Além disso, sem planejamento e sem um regramento claro, esses empreendimentos não seriam fiscalizados adequadamente e não contemplariam solução para problemas cruciais que afetariam o dia a dia dos municípios e dos cidadãos, tais como a destinação final do lixo produzido, o tratamento dispensado ao esgoto sanitário, bem como o atendimento, por parte dos serviços públicos, às demandas nas áreas de segurança, saúde, entre outras.
De acordo com a promotora de Justiça, percebe-se a tentativa de expandir o modelo de ocupação da zona urbana para a zona rural. Com isso, segundo ela, são criadas verdadeiras aglomerações que trazem dificuldades para os municípios, como um alto custo ambiental e social. As investigações apontaram que poucos cidadãos se beneficiavam dessa atividade ilícita, por meio de artifícios que utilizam para não serem responsabilizados criminalmente, atuando também junto às instituições públicas e corrompendo servidores a fim de garantir o lucro fácil.
Entre os elementos apurados, as investigações teriam revelado investidas recentes do grupo criminoso junto ao Poder Legislativo de Montes Claros, exercendo forte pressão sobre os vereadores para a aprovação de projeto de lei sobre a matéria, contemplando propostas de seu interesse exclusivo, o que será objeto de aprofundamento.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80495
De: O Tempo Data: Sex 4/9/2015 09:55:36
Cidade: Belo Horizonte
O Tempo - Seis pessoas morrem em acidente com carreta na BR-251, no Norte de MG - Vítimas eram da mesma família; entre os mortos estão duas crianças, de 2 e 4 anos e dois adolescentes de 14 e 16 anos Seis pessoas morreram em um acidente envolvendo uma carreta, na BR-251, em Riacho dos Machados, no Norte de Minas, na manhã desta sexta-feira (4). Entre as vítimas, estão duas crianças. De acordo com assessoria de imprensa do Serviço de Atendimento Móvel (Samu), o acidente aconteceu por volta das 6h30, a cinco quilômetros do trevo da cidade.
As vítimas estavam em um Corolla. A criança de 2 anos, que estava na cadeirinha; uma de 4 anos que estava no colo da mãe; a mãe de 35 anos; um adolescente de 14 anos, uma jovem de 16 e o pai de 38 anos (todos de idade presumida). O motorista da cegonheira não se feriu e fugiu do local.

***

Estado de Minas - Batida entre carro e cegonheira deixa seis mortos na BR-251, no Norte de Minas
Seis pessoas morreram em um acidente manhã desta sexta-feira, na BR-251, em Grão Mogol, no Norte de Minas. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), todas as vítimas são da mesma família e, entre elas, há duas crianças, uma de 2 anos e outra de 4.
De acordo ainda com a PRF, os mortos estavam em um Toyota Corolla com placa de Montes de Claros que colidiu de frente com uma carreta cegonheira. Um homem de 38 anos, uma mulher de 35 e dois adolescentes de 14 e 16 eram os demais ocupantes do Corolla.
Depois da colisão, o motorista do veículo fugiu, conforme a polícia. A batida ocorreu por volta das 6h30, a cerca de 5 quilômetros do trevo da cidade do Riacho dos Machados. A PRF informou ainda que o trânsito está parcialmente interditato.

***

Hoje em Dia - Seis pessoas da mesma família morrem em acidente entre carro e carreta na BR-251
Seis pessoas de uma mesma família morreram na manhã desta sexta-feira (4) em um acidente na BR-251, em Riacho dos Machados, próximo ao município de Grão Mogol, no Norte de Minas.
De acordo com informações da assessoria de imprensa do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), por volta de 6h30 uma carreta cegonha colidiu frontalmente contra um carro de passeio. Os ocupantes eram duas crianças, sendo que uma delas estava na cadeirinha, duas adolescentes de 14 e 16 anos e um casal de adultos. Todos morreram na hora.
Testemunhas afirmaram que o motorista da carreta realizou uma ultrapassagem proibida próximo ao quilômetro 425, atingindo o carro que estava na pista contrária. Com o impacto, o veículo maior tombou. Após o acidente, o condutor da carreta fugiu e ainda não foi encontrado.

***

Corpo de Bombeiros - Norte de Minas – Grave acidente envolve família na BR-251 - Na manhã de hoje (04/09), o Sétimo Batalhão de Bombeiros de Montes Claros, foi acionado para atender uma ocorrência de acidente automobilístico na BR 251 – KM 421, próximo ao trevo de acesso ao município de Riacho dos Machados.
Segundo relatos, por motivos ainda desconhecidos, uma carreta “Cegonheira” colidiu de frente com um veículo Corolla, placa de Montes Claros. No Corolla, viajavam 6 pessoas da mesma família e devido ao impacto da colisão ficaram presos nas ferragens e vieram a óbito no local. Após realizados os trabalhos da perícia, as equipes dos bombeiros desencarceraram os corpos das vítimas e as liberaram para serem conduzidas ao Instituto Médico Legal (IML) de Montes Claros. O trânsito na via ficou limitado em meia pista por 5 horas.
Vítimas Fatais: Ocupantes do Corolla
Leandro Marques Vaz de Melo, 38 anos;
Marlucia Graciano da Silva, 39 anos;
Adilza Daniela S. Leite, 30 anos;
Luiz Silveira Marques Vaz Melo, 09 anos;
Luiz Otávio Leite, 04 anos;
Ana Luiza Silveira Marques Vaz Melo, 01 ano

Vítima Ferida: Condutor da Carreta Cegonheira
Fábio da Silva Santos, 33 anos

***

Estado de Minas -Laudo aponta excesso de velocidade de cegonheira em acidente com seis mortos em MG – João Henrique do Vale - O motorista Fábio da Silva Santos, 33 anos, condutor da carreta cegonheira que bateu de frente com um carro e deixou seis mortos na BR251, em Grão Mogol, no Norte de Minas Gerais, se calou durante o depoimento à Polícia Civil nesta sexta-feira. A análise preliminar realizada por uma equipe da delegacia consta que o veículo estava acima da velocidade permitida da rodovia. Testemunhas contaram que o motorista forçou ultrapassagem e atingiu de frente o automóvel. A batida aconteceu por volta das 6h30. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a carreta seguia pela rodovia quando o motorista tentou fazer uma ultrapassagem em uma reta. O veículo invadiu a contramão e acabou batendo de frente com um Corolla, com placas de Montes Claros. No carro, cinco pessoas da mesma família, além da babá do filho do casal. As vítimas ficaram presas às ferragens e morreram na hora. Elas foram identificadas como Leandro Marques Vaz de Melo, de 38 anos, Marlucia Graciano da Silva, de 39, Adilza Daniela S. Leite, de 30, Luiz Silveira Marques Vaz Melo, de 9, Luiz Otávio Leite, de 4 e Ana Luiza Silveira Marques Vaz Melo, de um. Os corpos foram levados para Montes Claros onde serão enterrados. O condutor da carreta teve ferimentos e recebeu atendimento do Corpo de Bombeiros. Em seguida, foi levado para a delegacia de Grão Mogol. De acordo com a delegada Maria Angélica Prado, responsável pelo caso, Fábio ficou calado durante o depoimento e não quis prestar esclarecimentos. A análise preliminar feita pela polícia, segundo a delegada, mostra que a carreta estava acima da velocidade permitida no trecho, que é de 90 quilômetros por hora para veículos de carga, e 110 km/h para veículos leves. A cegonheira estava a 95 km/h. Policiais rodoviários ouvidos disseram que o motorista forçou a ultrapassagem e provocou o acidente. O teste do etilômetro deu negativo. Fábio foi liberado da delegacia depois dos depoimentos. Segundo a Polícia Civil, a liberação aconteceu por ele ter prestado socorro e acionado a PRF. Laudos periciais foram pedidos pela delegada que vai dar continuidade no inquérito. O homem poderá ser indiciado por homicídio culposo – sem a intenção de matar – ou por dolo eventual – quando não há a intenção de matar, mas o agente assume o risco.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80494
De: Secretaria da Saúde de Minas Data: Qui 3/9/2015 19:01:23
Cidade: M. Claros
TJMG derruba liminar e gestão hospitalar retorna ao Estado - O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) divulgou na tarde desta quinta-feira (03/09) a decisão de suspender a liminar CONCEDIDA pela 2ª Vara Empresarial e Fazenda Pública da Comarca de Montes Claros no dia 26 de agosto de 2015. Com a decisão, volta a valer a definição da Comissão Intergestores Bipartite (CIB-SUS) de SUSPENDER TEMPORARIAMENTE a gestão hospitalar do Município de Montes Claros TRANSFERINDO -A para a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).
A suspensão temporária da gestão hospitalar do município de Montes Claros foi uma decisão da CIB-SUS considerando o insucesso de todas as medidas que foram tomadas durante meses para mediar os conflitos entre a gestão municipal e as unidades hospitalares do município.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80493
De: amigo,aluno e admirador Data: Qui 3/9/2015 15:03:15
Cidade: montes claros  País: brasil
É com um coração doído que recebi a triste notícia do falecimento do Dr Geraldo," SR. Geraldo " para alguns.. Professor catedrático, exemplo ímpar e insubstituível de cuidado, respeito, carinho com o paciente, independente de raça, crédulo e situação financeira. Ele nos ensinava a ser médico mesmo. Com a convivência, percebíamos se tratar de alguém desprovido de deslumbramento, dotado de uma simplicidade admirável, capacidade de ouvir muito e falar pouco.. Com certeza uma perda irreparável para Montes Claros. Uma pessoa que cumpriu sua missão com hombridade. Nunca vou me esquecer de uma paciente que atendi num plantão, tomava todos os remédios para hipertensão, diabetes e coronariopatia possíveis, me disse " quer saber vocês cardiologistas não sabem de nada, vou marcar uma consulta com DR. Geraldo Mota" Meus sentimentos a esposa, filhos e netos, herdeiros de um legado permanente!
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80492
De: Associação Comercial Data: Qui 3/9/2015 14:56:25
Cidade: MONTES CLAROS
E-mail: ascom@acimoc.com.br
Comunicamos com pesar o falecimento do Sr. Raimundo Poincare Deusdará, ocorrido na madrugada desta quinta-feira, 03 de setembro, em Belo Horizonte. Raimundo faleceu aos 98 anos, de causas naturais e a família informa o desejo de cremação. Ele atuou como um dos primeiros pediatras em Montes Claros. O Sr. Raimundo Deusdará é pai de Fernando Deusdará, diretor social da ACI, um dos fundadores da FENICS.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:





Mensagem N° 80491
De: Hoje em Dia Data: Qui 3/9/2015 14:57:41
Cidade: Belo Horizonte
MP cumpre 25 mandados em Montes Claros contra o parcelamento clandestino do solo - Foram cumpridos na manhã desta quinta-feira (3), quatro mandados de prisão temporária, seis de condução coercitiva e 15 buscas de apreensão em residências, empresas e órgãos públicos de Montes Claros, no Norte de Minas, na operação Terra Prometida, que combate o parcelamento clandestino do solo.
As investigações do Ministério Público apontam que empresários e alguns servidores municipais se uniram para promover o parcelamento ilegal do solo nas zonas urbanas e rurais da cidade. Eles instituíam empreendimentos de forma irregular, desobedecendo os parâmetros estabelecidos em lei.
Sem regras claras, esses empreendimentos não seriam fiscalizados adequadamento e não contemplariam soluções para problemas cruciais que afetariam o dia a dia dos municípios e cidadãos, como destinação final do lixo produzido, o tratamento dispensado ao esgoto sanitário, bem como o atendimento, por parte dos serviços públicos ás demandas nas áreas de segurança, saúde, dentre outras.
O MP apura ainda se houve investidas do grupo perante o Poder Legislativo, para aprovação de Projeto de Lei que contemple o esquema.
De acordo com a promotora de Justiça à frente do caso, Aluísia Beraldo Ribeiro, alguns terrenos chegaram a ser divididos em parcelas de dois ou até mil metros quadrados, o que é vedado por lei. Segundo ela, é permitido o parcelamento, nesses casos, ao módulo rural, de dois hectares.
Ainda segundo a promotoria, existe uma tentativa de expandir o modelo de ocupação da zona urbana para a zona rural e, com isso, são criadas aglomerações que trazem dificuldades para os municípios, com um alto custo ambiental e social. “É uma criminalidade que, embora um tanto invisível aos olhos da sociedade, traz prejuízos imensos à coletividade, pois atingem duramente o meio ambiente, sobretudo, porque implicam a retirada de quase a totalidade da cobertura florestal para a ocupação dos lotes”, destaca.

***

Prefeitura - (...) O Ministério Público Estadual, em parceria com a Polícia Militar e Polícia Militar de Meio Ambiente, deflagrou na manhã desta quinta-feira, 3, a operação “Terra Prometida”, para combater o parcelamento clandestino de solo na zona rural de Montes Claros. Durante a operação, foram cumpridos 4 mandatos de prisão, 6 de condução coercitiva e 17 de busca e apreensão.
Durante coletiva de imprensa esta manhã, a promotora de Meio Ambiente, Aloisia Beraldo, explicou que, com relação aos mandatos cumpridos na Prefeitura de Montes Claros, o comunicado foi feito logo pela manhã ao prefeito Ruy Muniz, que se colocou à disposição para que todos os procedimentos fossem realizados no interior da Prefeitura, com disponibilização de toda a documentação solicitada.
A promotora afirmou que a atuação dos servidores na operação investigada era feita de forma isolada, sem qualquer indício de participação da Administração Pública. “Não existe nenhum elemento que indique participação da administração. A prisão de servidores se deu por fatos isolados praticados por eles, que beneficiavam os empreendedores inibindo fiscalizações, além de outros favorecimentos”, explicou a promotora.

***

Estado de Minas - Operação do MP prende 4 em Montes Claros - Quatro pessoas foram presas ontem em operação desencadeada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e Polícia Militar, em Montes Claros, no Norte de Minas, suspeitos de envolvimento num esquema de parcelamento de vendas de lotes em chacreamentos clandestinos na zona rural do município. Seis pessoas foram conduzidas coercitivamente para prestar depoimentos e também houve o cumprimento de 15 mandatos de busca e apreensão.
Os loteamentos rurais clandestinos foram denunciados pelo Estado de Minas em julho. A reportagem mostrou os prejuízos e danos à natureza provocado pelos empreendimentos irregulares, que danificam nascentes cursos d água da região, como o Córrego Riachão. São investigados na “Operação Terra Prometida” cerca de 15 chacreamentos ilegais. Entretanto, segundo o MPMG, existem cerca de 100 loteamentos rurais suspeitos no município. Todos serão investigados.
As prisões provisórias foram decretadas pelo juiz Geraldo Fausto Ferreira Filho, da segunda vara Criminal de Montes Claros. Foram detidos dois servidores públicos municipais, um profissional liberal que trabalha na execução de projetos dos empreendimentos e um empresário. Ontem, após ouvir os depoimentos, o próprio MPMG pediu a revogação da prisão do profissional liberal e um dos servidores detidos. Segundo o órgão, os servidores participaram do esquema de forma isolada, sem envolver a administração pública municipal.
As investigações foram iniciadas há cinco meses. Como o processo corre em sigilo, os nomes dos investigados não foram divulgados. Porém, a reportagem do EM apurou que o empresário preso é dono de um chacreamento clandestino situado às margens da estrada Montes Claros/Juramento (km 14). Ele seria proprietário de pelo menos cinco “condomínios rurais” na região.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80490
De: Sergio Piantinni Data: Qui 3/9/2015 12:30:52
Cidade: Curitiba  País: Brasil
Boa tarde
Estive em Montes Claros semana passada por força da profissão , gostei da cordialidade das pessoas, mas queria deixar registrado a minha má impressão quanto ao trânsito e o intenso barulho da cidade
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80489
De: Polícia Militar Data: Qui 3/9/2015 09:51:09
Cidade: Montes Claros
Policiais Militares ontem, 2, por volta das 13h40min, compareceram na Rua Pastor George Alves, Bairro Ibituruna, nesta cidade, onde, segundo as vítimas, encontravam-se no interior da residência; uma delas, ao abrir o portão, foi surpreendida pelo indivíduo M. F. G. M., 19 anos, que, de arma em punho, anunciou o assalto e, sob ameaças, determinou que retornasse para o interior da residência; que, em seguida, os indivíduos V. D. R., 20 anos; D. F. A. N., 19 anos; e A. R. M., 26 anos, adentraram à residência, determinaram que deitassem no chão e as amarraram; reviravam a residência e subtraíram pertences das vitimas, colocavam no interior do veiculo Toyota Hilux, placa OME-2823, cor prata, de propriedade de uma das vítimas, e evadiram, deixando as vitimas amarradas no interior da residência; em determinado momento uma delas conseguiu se soltar e acionou a Polícia Militar. De posse das informações, deu-se início ao rastreamento quando depararam com um veiculo com as mesmas características no Bairro Ibituruna; com apoio da Aeronave Pégasus 11, localizaram os autores no interior da mata, na região da Lapa Grande; ao perceberem que estavam sendo perseguidos, abandonaram o veículo e embrenharam no matagal, contudo foram cercados, abordados, presos e conduzidos a Depol. Segundo eles a arma utilizada no crime foi dispensada no matagal e não foi localizada. As vítimas reconheceram os indivíduos como sendo os autores do roubo, bem como o material subtraído da residência. O veículo Hilux foi removido ao pátio.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80488
De: Defesa Civil Data: Qui 3/9/2015 09:47:03
Cidade: Montes Claros/MG  País: Brasil
E-mail: defesacivilmoc@yahoo.com.br
Informamos à população que haverá detonação na Expansão Boa Vista - B790 Lafarge, em data de 03/09/2015 às 17:20 horas.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80487
De: Ucho Ribeiro Data: Qua 2/9/2015 17:38:21
Cidade: Montes Claros
Tremor com estrondo, agora, 17:30 hs, no Ibituruna.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80486
De: Almir Data: Qua 2/9/2015 15:09:03
Cidade: Montes Claros

(São cenas fortes, dolorosas. Mas o mundo - adulto - precisa ver.
Ter a coragem de ver, para tomar consciência, uma vez mais, de que as crianças, de qualquer parte do mundo, são as grandes vítimas da ferocidade humana.)

Hoje, o mundo está perplexo, tomado de dor.

Contempla a cena do corpo inerte de um menino, de cerca de 2 anos, encontrado em praia da Turquia. O menino e sua família, e muitas outras, fugiam pelo mar da guerra civil na Síria, procurando refúgio em países do Mediterrâneo.

Os sapatinhos, a bermuda azul, a camisa vermelha.
A cena brutal, inexplicável, denuncia ao mundo a tragédia dos refugiados - de muitas guerras.
Via internet, os povos tomam conhecimento de mais este horror.

A Grécia é o principal destino dos refugiados sírios na Europa, onde o Estado Islâmico avança sobre territórios. Só hoje, mais de 2.500 refugiados chegaram à praia de Bodrum em mais de 60 botes e barco improvisados.

A ferocidade humana, dos homens, parece não conhecer limites.

As cenas, fortes que sejam, dramáticas no limite, não podem inibir a consciência de ninguém.

Pois é toda a humanidade, intemporal, que hoje foi recolhida nesta praia, junto ao corpo do menino de sapatinhos, camisa vermelha e calça azul.

(Por favor, publiquem as imagens. Não temam. Nem hesitem)

***

Nota da Redação, às 20h45m - O menino, de 3 anos, era da cidade síria de Kobani, perto da fronteira com a Turquia, palco de violentos combates entre o Estado Islâmico e forças curdas.. Seu irmão de 5 anos também morreu.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80485
De: Carlos frederico Data: Qua 2/9/2015 12:33:29
Cidade: Moc
Gás de cozinha já está R$60,00 em Moc, onde vamos parar com essa inflação? Deus queira que não haja novo reajuste nos combustíveis.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80484
De: André Data: Ter 1/9/2015 12:04:14
Cidade: Moc
Tremeu forte agora a pouco no centro.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:





Mensagem N° 80483
De: Morador Data: Ter 1/9/2015 12:04:00
Cidade: Moc/MG
A terra tremeu às 11h58m aqui no Cândida Câmara. Não foi forte, mas bem perceptível.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80482
De: Maria Luiza Silveira Teles Data: Ter 1/9/2015 11:46:48
Cidade: Montes Claros
(...) Tendo lá as minhas raízes paternas, a vida de luta de meus ancestrais, a obra me sensibilizou de maneira particular. Tenho muito a agradecer à esta autora tão especial e talentosa, orgulho de Montes Claros e Francisco Sá. (Clique aqui para ler toda a mensagem na seção Colunistas)
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80480
De: Leonardo Data: Ter 1/9/2015 08:30:13
Cidade: Montes Claros/MG
"Ônibus perseguido por assaltantes tomba na área de Pirapora, atingido por 12 tiros"
O carro que perseguiu o ônibus, provavelmente era um Pálio Branco, o mesmo que assaltou o ônibus da empresa União, eu estava no mesmo, o ônibus foi assaltado na madrugada e a polícia nem lá foi, pois os postos da PRF, um fica na BR-135 indo para Bocaiuva e o outro fica em Patos de Minas, lamentável.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80479
De: Wanderlino Arruda Data: Ter 1/9/2015 09:26:06
Cidade: Montes Claros
Quando se sonha sozinho é apenas um sonho. Quando se sonha juntos é o começo de uma realidade (Cervantes) Em verdade, não só Cervantes falou de sonhos no sozinho e no coletivo, no pouco e no muito. Dois outros gênios da poesia e da música disseram mais. Raul Seixas: Um sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade; John Lennon: Em um sonho comunitário, as pessoas ou os sonhadores vão batalhar para concretizar o sonho, o plano ou o ideal, e o sonho que se sonha só, ...fica no papel, na mente no espaço perdido nunca se realiza, nunca se concretiza! (...) (Clique aqui para ler toda a mensagem na seção Colunistas)
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80477
De: Geraldo nascimento e familia Data: Seg 31/8/2015 12:31:07
Cidade: montes claros  País: brasil
Com profunda tristeza em nossos corações que recebemos a notícia do falecimento do dr. Geraldo mota.fui seu aluno na unimontes.realizou as cirurgias em esposa e mais recentemente em meu filho.sempre com extrema simplicidade,dedicação, competência e carinho.deus tem com certeza um especial para este ser especial.desce em paz dr. Geraldo.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80476
De: francisco Data: Seg 31/8/2015 11:29:26
Cidade: moc/mg  País: br
E-mail: fco_junior1971@yahoo.com.br
`gostaria de saber onde se encontra a coleta com assinaturas para redução de salários dos vereadores de montes claros. quero participar com mais uma assinatura. msg 80414`. Eu e meus colegas fizemos aqui listas para coletar assinaturas se vc quizer deixe seu seu contato no meu e-mail:fco_junior1971@yahoo.com.br
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80475
De: Kaká Oliveira Data: Seg 31/8/2015 10:40:22
Cidade: Montes Claros  País: Brasil
E-mail: kaka@redenorte.com.br
Doutor Geraldo de Oliveira Mota. Criança, homem, pai, médico, professor, amigo. E agora... “ANJO”. Com tantas qualidades conquistadas ao longo da sua vida, essa última não poderia faltar. Obrigado Dr Geraldo pela dedicação e humildade para salvar tantas vidas. Rosina, Rafael e Vinicius, que Deus conforte todos vocês! Kaká Oliveira
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80474
De: MARIA Data: Dom 30/8/2015 20:30:24
Cidade: MONTES CLAROS  País: BRASIL
E-mail: maria@gmail.com
gostaria de saber onde se encontra a coleta com assinaturas para redução de salários dos vereadores de montes claros. quero participar com mais uma assinatura.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:





Mensagem N° 80473
De: Fábio Data: Seg 31/8/2015 06:27:08
Cidade: Montes Claros -MG  País: Brasil
Fiquei muito triste pelo falecimento do Doutor Geraldo Mota, médico da Santa Casa, referência em Cirurgia Geral.Meu pesâmes aos familiares.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80472
De: José Ponciano Neto Data: Seg 31/8/2015 08:58:29
Cidade: Montes Claros - MG  País: Brasil
Barragem do Rio Juramento e sua particularidade.
Todos os reservatórios que abastecem as grandes capitais do Brasil estão com níveis abaixo dos registrados no mesmo período de 2013 e 2014.
Mas, não só, as Capitais estão sofrendo com a mais longa estiagem dos últimos 63 anos (há registro que em 1952 foi pior) o Norte de Minas também vem passando por um desequilibrado balanço hídrico.
Outras estiagens, e talvez, as piores de todas, foram nos períodos de 1893 e 1906, citados nos dados anuais das grandes Academias e Institutos de Pesquisas e Previsões do Tempo no Brasil. - Ainda no século dezoito, o grande líder religioso Antonio “Conselheiro” considerou um “castigo” ao atravessar o Rio São Francisco a pé numa região baiana em que o rio conta com poucos afluentes. – época que todos os rios eram preservados. Esta citação reforça a tese que estamos passando novamente por um Ciclo hidrológico parecido, porém, com menos intensidade. A escassez só está nesta proporção, devido o aumento da população, o avanço urbano e as desordenadas – sem fiscalização - perfurações de poços profundos; situação, que desequilibra a oferta x demanda. Lado hipotético: Se há uma mudança de ângulo do eixo da terra - se os planetas estão novamente se alinhando – se é o ciclo das tempestades solares ou é mesmo as intervenções do homem. A verdade: Só com muitos estudos. - Não sabemos se estamos passando por um ciclo centenário – ou decênio.
No nosso caso, coincidência ou não; de dez em dez anos vêm acontecendo esta estiagem na região norte-mineira. São dados registrados na nossa Estação Climatológica em Juramento (onde sou responsável).
- Neste momento, não cabe o sensacionalismo recheado com “Oba-oba”. Estiagem não é coisa nova. Quando tudo era preservado, já as aconteciam.
Como sair dessa? Um arranjo institucional para ações e gestão – e boas mudanças estruturantes das obras hídricas. - Volto afirmar! – “Não existe crise hídrica – elas são cíclicas – existe sim, é a falta de gestão”
Com relação a Montes Claros: Depois do prodigioso Dezembro de 2013, ocasião que a precipitação passou dos 600 milímetros, não tivemos chuvas significantes para reverter o quadro de escassez. Uma prova disso, 81% dos municípios mineiros está com seus mananciais em situação de emergência.
Monte Claros é uma das cidades mais privilegiada do Brasil. Mesmo estando no semi-árido. Para terem uma idéia; a maioria dos reservatórios do país está com menos de 15 e 10 %; em Montes Claros, não obstante a Barragem de Juramento (Verde Grande) está com 8,39 metros abaixo do nível normal - conta com 15.283.365 metros cúbicos de água correspondente 33% da sua capacidade, atualmente produzindo 580 litros por segundo, somados aos 280 litros /seg. do Sistema Morrinhos são: 860 litros/segundo. Varias ações emergenciais estão sendo desenvolvidas para garantir a vazão de demanda. Entre elas a perfuração de poços profundos e uma mega estrutura para bombear o volume de reserva estratégica.
Só a Barragem tem a capacidade de abastecer Montes Claros por 09 meses - sem chuva, que será impossível. – “DEUS não é impiedoso”. Todos os Institutos de Monitoramentos e Pesquisas prevêem chuvas para os próximos meses, que bate com as nossas previsões. Chuvas que serão suficientes para recuperar os níveis dos reservatórios. Claro que, são “Previsões” e não “Precisões”. Portanto, economizar e não desperdiçar são atitudes essenciais para ajudar atravessar esta estiagem Senegalesa. Não é preciso ser ridículo ao ponto de tomar “Banho Tcheco” para prejudicar sua higienização, mas, não abusar da oferta da água no chuveiro.
Com base nas informações e das condições técnicas, os dois sistemas de abastecimento de Montes Claros estão operando dentro das normalidades, portanto, até agora, a “previsão” é que não haverá desabastecimento antes do período chuvoso. Volto a recomendar o combate ao desperdiço para não comprometer a segurança da água.
(*) José Ponciano Neto é Técnico em Meio Ambiente e Recursos Hídricos - membro do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros - Membro da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES e Conselheiro nos Comitês de bacias Hidrográficas SF06 e JQ01.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80471
De: Polícia Militar Data: Seg 31/8/2015 09:02:46
Cidade: Montes Claros
Ontem, 30 de agosto, por volta das 17h, no Povoado de Antônio Olinto em um clube na cidade de Montes Claros, a Polícia Militar prendeu quatro pessoas durante uma festa. Após denúncias via 181 que davam conta que indivíduos estariam ostentando armas, vendendo e consumindo drogas, e que ainda menores faziam uso de bebidas alcoólicas em uma festa, militares compareceram ao local e fizeram averiguações. Durante as abordagens, vários indivíduos tentaram evadir do local, porém não lograram êxito. Foram abordadas 69 pessoas, sendo 47 maiores e 22 menores. Ao todo foram apreendidos: 17 (dezessete) papelotes de substância semelhante à cocaína; 14 (quatorze) buchas de substância semelhante à maconha; 02 (dois) revólveres, sendo um de calibre .38, municiado com 06 (seis) cartuchos intactos e o outro de calibre .32, municiado com 03 (três) cartuchos com a espoleta percutida. Foram presos os autores P.H.P.S., 21 anos; C.G.M.P., 19 anos; e A.A.O.M., 21 anos, além de E.I.O.S., 30 anos, confirmou que a festa estava sendo realizada em razão da comemoração do seu aniversário. Todas as pessoas apresentavam sintomas de terem ingerido bebidas alcoólicas e/ou de terem feito uso de algum tipo de substância entorpecente. Aos quatro autores foi dado voz de prisão, conduzidos e entregues na delegacia juntamente com as armas e substâncias entorpecentes apreendidas.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80470
De: Alberto Sena Data: Seg 31/8/2015 08:39:20
Cidade: Montes Claros
E-mail: albertobatista@superig.com.br
SER MONTESCLARINO É...

Ser montesclarino é... Condição para quem nasce em Montes Claros. Mas quem possui título de cidadão honorário também pode se sentir montesclarino. E mesmo quem não possua título e tenha nascido noutro lugar pode se sentir de Montes Claros, se de fato e com sinceridade amar e contribuir para melhorar a vida das gentes desta capital do Norte de Minas.
Sei de quem nasceu noutro lugar e porque mora em Montes Claros faz tempo, diz ser montesclarino. Uns negam o próprio torrão aonde vieram à luz. Claro, há quem faça isso porque ser de Montes Claros confere à pessoa mais brilho do que se confessasse ter nascido noutro lugar.
Isto é facílimo de explicar. E de entender. É que Montes Claros, por ser cidade-polo, pra onde converge gente de todos os cantos do Brasil, possui luz própria, e, naturalmente ilumina quem mora nesse Arraial das Formigas. Cidade plana, atualmente cresce pra cima.
Montes Claros deu ao mundo grandes personalidades que elevaram o nome da cidade aos pícaros da música, da literatura e de vários outros segmentos da vida humana.
Mas o fato de alguém ter nascido em Montes Claros não quer dizer que seja de fato montesclarino, se o cidadão não possui a garra para defender e gostar da cidade como patrimônio seu. Montes Claros necessita disso, inda mais em momentos tão incertos como os tempos prenunciados.
Ser monsteclarino.. É gostar de pequi. Ou não. Porque ninguém é obrigado a gostar de pequi. Quem gosta, gosta. Quem não gosta, detesta. Nem aguenta sentir o cheiro. Mas ainda assim deve ajudar a defender o consumo de pequi. E defender o pequizeiro, naturalmente. O seu abate é proibido no território nacional.
Por um motivo simples: 100 gr da polpa de pequi contém 200 mil Unidades Internacionais de vitamina “A”. Além de outras vitaminas, sais minerais e gorduras. A vitamina “A” é de suma importância para manter em pé o esqueleto.
Pequi, fruto do pequizeiro, é alimento forte. Garante saúde ao sertanejo. E é fonte de renda. Do pequi se pode extrair o óleo. Faz-se paçoca, doce, licor. O pequi é fruto abençoado e por tudo isso mesmo quem não o aprecia deve ajudar a defender o pequizeiro, que no sertão vem sendo abatido para virar carvão.
Ser monsteclarino é.. Gostar também dos demais frutos do Cerrado santuário de fauna e flora sem igual, donde nascem o Rio São Francisco e as veredas que o alimentam. Rio da “Unidade Nacional”, fadado ao desaparecimento até 2030, segundo estudos científicos. O Cerrado vem sendo destruído sorrateiramente por grandes projetos agropecuários.
Ser montesclarino é... Gostar das festas do Divino. É ser catopé por dentro. E se possível mostrar-se catopé por fora com as vestimentas próprias e as fitas multicoloridas esvoaçantes. É dar vivas ao Espírito Santo, o Paráclito, deixado pra nós por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Ser montesclarino é... Gostar de serestas. É gostar de gostar de ter nascido em Montes Claros e querer sempre defender a cidade maltratada, coitada, em administrações públicas passadas. E que não pode cair em mãos estranhas. Jamais.
Ser montesclarino é... Exercitar a capacidade de nos indignarmos, conforme recomenda-nos um dos melhores frutos da nossa terra, o professor Darcy Ribeiro. Montes Claros ruma celeremente a caminho do cumprimento de sua vocação prenunciada desde antanho.
Ser montesclarino é... Ser hospitaleiro, mas não bobo como em passado nem tão distante, quando gente safada caia de paraquedas na cidade e fazia misérias. Principalmente políticos indignos que são como aves de arribação. Quando (faz bom tempo) principiam as eleições, eles vêm; quando (faz mal tempo) acabam as eleições, eles vão.
E não querem nem saber de outra coisa a não ser locupletarem com o dinheiro público. Mas com os exemplos do juiz Moro muitos deles estão presos ou com as barbas de molho. Haja molho pra tanta barba.
Ser montesclarino é... Ocupar-se com a preservação da história e da memória da cidade para que as gerações atuais e as que ainda virão possam valorizar a terra conhecendo o seu passado para construir no presente um futuro mais promissor.
Ser montesclarino, enfim, é... Ser gente, simplesmente. Não existe um padrão pronto e acabado, mas algumas características próprias dos antepassados, como caráter, ética, honradez... Tudo na paz. De Deus. Se a violência atualmente amedronta, ela veio de fora, porque a índole nossa é pacífica.
Ser montesclarino é...
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80469
De: Sobrinho Data: Seg 31/8/2015 01:27:04
Cidade: Montes Claros / MG
Comunicamos com pesar o falecimento do médico cirurgião Dr. Geraldo Mota, ocorrido neste domingo. Com muitos anos dedicados à saúde da população e na docência da medicina nesta cidade. O velório acontecerá nesta segunda na Santa Casa de Montes Claros.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80468
De: Alcides Data: Dom 30/8/2015 15:17:57
Cidade: BH

Interessante matéria do jornal Estado de Minas, aqui em BH, hoje. Em página inteira, o jornal diz que - "Caso ocorrido no Paraná, onde população obrigou vereadores a cortar seus vencimentos, se reflete em cidade mineiras, com eleitores se mobilizando para coibir abusos nos contracheques". São relacionadas 11 cidades no "mapa de mobilização", entre elas 4 do Norte de Minas - Montes Claros, Janaúba, Diamantina e Nanuque. A parte relativa a M. Claros diz:" Uma campanha coleta assinaturas para o envio à Câmara de projeto de lei de iniciativa popular pedindo a redução do salário dos vereadores, que recebem R$ 15 mil mensais. O movimento tenta conseguir apoio de 15 mil eleitores para enviar proposta para a Câmara". Mas, a própria reportagem diz que a mudança é de competência exclusiva da mesa diretora de cada câmara. Significa que os vereadores, eles próprios, deverão reduzir seus salários, fixados de acordo com a população do município, tendo como parâmetro o vencimento milionário dos deputados estaduais. Vereador pode chegar a receber 75% do que ganha o deputado em cidades com mais de 500 mil habitantes, o que não demora a acontecer no caso de M. Claros, já com cerca de 400 mil habitantes. Um deputado estadual recebe, hoje, só de salário direto, 25,3 mil. Então, um vereador hoje pode ganhar 17,7 mil. (Em M. Claros, cada um já ganha, segundo o jornal, 15 mil, mas o custo da Câmara chega a um milhão por mês, calculam os entendidos). O jornal lembra que até 1977, ainda na ditadura, vereador nada recebia pelo trabalho que disputam, através de eleição muito concorrida. Foi o chamado "constituinte do Riacho Fundo", o general Geisel, que de uma canetada só criou o salário de vereador, logo depois de mais um fechamento do Congresso, quando surgiu a figura odiosa do senador biônico. São quase 58 mil vereadores no Brasil, cerca de 8500 em Minas, com salários médios de 4,5 mil reais, todo mês. O dinheiro que falta nos hospitais, nas escolas, nas creches etc., sobra nas câmaras de vereadores em toda parte. Em Janaúba, vereador recebe 7 mil reais; em Diamantina, 6,3 mil, disse o jornal aqui de BH. O assunto tende a ganhar as ruas.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80466
De: Marcelo Eduardo Freitas Data: Sáb 29/8/2015 13:37:24
Cidade: Montes Claros
E-mail: marcelo.mef@dpf.gov.br
(...) Precisamos realmente corrigir os rumos! Quero aqui consignar, assim, que ninguém, absolutamente nenhuma pessoa debaixo do sol, tem o poder de sobrepor-se às outras sob quaisquer pretextos, mormente com base em critérios como cor da pele, etnia, opção sexual, nacionalidade ou religião. Temos uma enorme dívida social, em especial com a população negra. A conta tem que ser paga. A correção de rumos deve vir da base, desde a infância. Como diria Nelson Mandela, "ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar". Escrevo hoje por um Brasil menos racista! (...) (Clique aqui para ler toda a mensagem na seção Colunistas)
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80465
De: Luiz Ortiga Data: Sáb 29/8/2015 11:32:15
Cidade: BRASILIA/DF
E-mail: ortigaluiz1@gmail.com
A gente se sente como um homem de antigamente que vivia em locais sem informações e o assunto sistemáticamente era o tempo. Mas às vezes moramos em regiões com climas inóspitos e não há outro assunto senão o próprio clima. Isso vem acontecendo neste mês de agosto aqui em Brasília. O primeiro cumprimento é: " e a chuva, ein - não vem?". Ontem, por exemplo, a meteorologia informou que chuveria à tarde e pela noite por aqui. Mas nada de chuva e o tempo continua o mesmo. Aqui no Plano Piloto, dá dó ver a vegetação seca, seca. O gramado está cinza, estorricado. As árvores, sem as folhas, desnudas, mostram a suas estruturas de troncos retorcidos, nos lembram uma pessoa mal nutrida. Mas, sempre tem um mas. É só dar a primeira chuva e acontece um milagre digno de ser observado que é o surgimento de um verde vivo, agressivo e que não se consegue com a água de mangueira. Esta não tem o famoso nitrogenio que deve ser o nutritivo que nem sabemos e que nem falamos dele. Mas o que importa é que não choveu e estamos olhando sempre para os céus, aguardando o final desse período sofrido que é o período da seca.
As notícias de que em Montes Claros já choveu, nos dá o sentimento de inveja. Da boa inveja, se existe isso.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80464
De: Píndaro Data: Sáb 29/8/2015 07:38:02
Cidade: M. Claros
Qui 27/08/15 - 13h - Meteorologia antecipa que temperatura máxima em M. Claros vai cair de 32 graus para 26, de sexta para sábado

Aleluia. A meteorologia afinal acertou. Em alguns pontos de M. Claros, chegou a chover, isto é, um filete de água escorreu, mijou pelas ruas, apagou a poeira. Na serraria em volta, houve uma neblinada quase geral. Terá sido - em agosto - a chuva de broto esperada em 29 de setembro, no Dia de São Miguel? Torçamos. O ambiente está turvo por toda parte, e se a chuva se antecipar, como ameaçou ontem, corrigirá os homens, e os recolocará em seu lugar. Andam brincando de deuses, mergulhados na própria e suma ignorância, soberba presunção, semeando crises, buscando tempestades. Fica, mansa chuva.
(Mas, pela previsão, não há chuva pelo caminho - há sol, e temperaturas montesclarinas de 35 graus, no correr da semana que virá. E, lá na capital, a manchete de hoje pipocou - "Minas tem a pior seca dos últimos 80 anos". A seca pior está nos chamados "homens públicos").
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80463
De: vinicius Data: Sáb 29/8/2015 01:37:53
Cidade: montes claros  País: brasil
E-mail: vinicius.mf21@yahoo.com.br
Chuvinha mansa caindo em Montes Claros. (...)
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80462
De: Morador Data: Sex 28/8/2015 20:57:11
Cidade: Moc/MG
20h45m - chuva leve, muito bemvinda, aqui no Cândida Câmara, mais pesada e rápida no Ibituruna. Ventos agradáveis. Que venham mais, para atenuar a seca e o calor. 24°C
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80461
De: George Fernando Data: Sex 28/8/2015 10:50:51
Cidade: Montes Claros
E-mail: georgefernando1@hotmail.com
"Após servir ex-presidentes Lula e FHC por 11 anos, "Sucatão" será leiloado; lance inicial é de 321 mil reais"
Durante muito tempo, espalhou-se na imprensa brasileira, erroneamente, que o avião fora fabricado em 1958, que na realidade é apenas a data do inicio dos voo comerciais desse modelo de aeronave, recebendo, talvez daí, a alcunha de Sucatão
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80460
De: Felisberto Data: Qua 26/8/2015 23:33:42
Cidade: Goiania-GO
Prezado Dr. Aderbal Esteves Lí, com muita atenção e emoção, a sua homenagem ao seu pai. Nao cheguei a conhece-lo nem a conviver com ele, pois, era ainda muito jovem. Entretanto, tive a honra e conviver com você, principalmente na década de oitenta, atraves da advocacia, quando vc tinha escritório ai na rua Joao F. Pimenta. Assim como ele foi seu professor, vc, seguindo os passos dele, foi meu professor, pois aprendi muito com vc.Vc é o que nós podemos dizer tal pai, tal filho. Parabéns Dr. Aderbal, foi muito bom vc ter aparecido aqui no mural.Matou um pouco a saudade. Um grande abraço do seu amigo ecolega Jose Felisberto Oliveira Turma de 1975 a FADIR
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80459
De: Manoel Hygino Data: Qui 27/8/2015 08:21:52
Cidade: Montes Claros
Vista d’olhos pelo país hoje

Manoel Hygino - Jornal Hoje em Dia

Passo em revista notícia sobre fatos de minha cidade natal, a maior do Norte de Minas: o Samu enfrentou dificuldades para atendimento à população porque suas macas estavam retidas nos hospitais; Corpo de Bombeiros é vítima de trote maldoso, seguindo para local de grave acidente em Mirabela, que vitimou criança de 6 anos e a mãe dela – era brincadeira; PM apreende tabletes de maconha e réplica de submetralhadora em um bairro, num quarto de garota de 17 anos; mãe de 49 anos atende apelo do filho, d e 20, doente terminal de câncer, e o mata. O corpo foi para Januária, a mãe ficou presa.
Que rol macabro, tenebroso, de informações! Mas houve muito mais. Operação da PM no trânsito apreendeu, em local proibido, 126 motos e 17 quatro rodas. Jovens tentaram fuga, impedida por disparos de munições de impacto; duas frentistas assaltadas tiveram roubados seus celulares e bolsas; em outro local, ladrões atacaram posto de gasolina e levaram substancial soma de valores; em Várzea da Palma, pela segunda vez, meia dúzia de bandoleiros explodiriam um caixa bancário no Centro da cidade. E mais homicídios e tentativas pelo sertão adentro.
No domingo de protestos políticos e pacíficos nas capitais, uma casa de eventos em Montes Claros foi atacada por bandidos. Agem por atacado, agora. Foram 50 reféns e oito assaltantes. Um segurança e um cliente sofreram agressões, exigindo atendimento hospitalar. Quanto levaram os bandidos não se sabe, só que deixaram o local em carros escuros.
Não só. Homens encapuzados, à noite, atacaram comércio na comunidade de Cana Brava II, zona rural, devidamente armados, roubaram dinheiro, danificaram mercadorias e atiraram em um dos comerciantes. É a nova lei, que vai imperando em todo o Brasil, não só na maior cidade do país, onde se registraram dezoito assassinatos numa só noite.
Os episódios esparsos referidos são apenas reflexos do que acontece no Brasil nosso de todos os dias, sem possibilidade de solução a curto ou médio prazos. As perspectivas são sombrias, no mínimo incertas. Amigo meu, que vive destas horas, que não são evidentemente de otimismo, comentou: “O agosto das sementeiras, onde a natureza exubera para receber o milagre da vida em forma de semente, o agosto está turvo, muito turvo, acima da crosta. A res publica sacode”.
Manifestações nas ruas e avenidas, em cidades grandes e pequenas; insatisfação generalizada no oitavo mês do ano. No distrito de Mocambinho, município de Jaíba, na região em que o BID financiou o maior projeto de irrigação da América do Sul, há tensão. A Polícia Militar tem sido chamada a assegurar a integridade física das autoridades e do patrimônio público. Em Brasília, o clima é aquecido diariamente em discussões explosivas. E o povo?
Recordo com inquietação a pergunta formulada pelo papa Francisco: “Que tipo de mundo queremos deixar a quem suceder-nos, às crianças que estão a crescer?” E também: Para que viemos a esta vida? Para que trabalhamos e lutamos?
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80458
De: Aderbal Esteves Data: Qua 26/8/2015 19:45:49
Cidade: M. Claros
Sexta feira de 29 de agosto de 1967, às cinco de vinte da tarde, calorenta, ventilador ligado sobre ele, falecia meu pai em meus braços. Isto há 48 anos atrás. Abria-se naquele instante uma ferida que não se fecha, uma saudade que não vai embora. Num dos últimos movimentos, tentava chegar mais perto do ventilador para respirar. Mal sabendo que seus pulmões estavam tomados pelo líquido não mais absorvido, o fígado paralisado, os olhos me fitando como se me quisesse dizer alguma coisa. Nem deu tempo de me despedir dele. Coloquei a cabeça que se encontrava em meus braços no travesseiro, fechei para sempre aqueles olhos vidrados e me tomei invadido de imensa dor. Há um mês antes, parecendo despedir-se dos parentes pelo Rio de Janeiro, Minas, viajando os três, eu, minha mãe e ele, quando encontrou seu irmão caçula Dante Esteves, ao apresenta-lo a uma colega do Fórum, Nélia, visionária de muitos desastres, eleições, catástrofes, exclamou, lamento dizer mas ele não tem um mês de vida. Clarins, tiros e lágrimas, foram substituídos pelo reconhecimento quando em vida, através das armas brasileiras, pelas comendas que deixara, jamais eleitoreiras ou criticadas como injustas ou não merecedor. Nascido em Sete Lagoas e tornando-se Montesclarense pelo reconhecimento de sua gente, pelo político, profissional e cidadão honrado que foi, suas homenagens e seus aplausos se desvaneceram levados aos arrabaldes pelos ventos no caminhar do tempo. Deixava este mundo um pai exemplar, marido perfeito, um patriota que talvez preferisse morrer pelo País, um político sem jaça, um mineiro das minas e dos gerais que se empobreceu na política, mas rico de qualidades, o menino humilde que na adolescência sonhava ser maquinista da Central e adentrou no Senado, em substituição de um senador de seu partido, e por bem mais tempo na Câmara dos Deputados, para cair trabalhando na tribuna em defesa de seu Estado, sua terra, seu Norte de Minas, na recém inaugurada Brasília. Morria aquele estudante que numa manifestação da UNE, foi o primeiro a clamar pelo monopólio do petróleo e a criação da Petrobrás, hoje praticamente assaltada pelos maus políticos e pelos maus cidadãos. Morreu naquela hora, o Esteves que anunciou em Montes Claros a inclusão do Norte de Minas no Polígono das Secas, através de emenda sua, e que na sua terra era criticado - deixa de ser besta, isso aqui é terra rica, não é caatinga do nordeste. Ainda incluiu uma estra da, hoje BR 135, no Plano Rodoviário Nacional, e teria trazido uma patente para banco de Montes Claros, quando novamente criticado - ora Zé Esteves, se aqui tem banco do Nordeste e do Brasil, pra que banco. Foi quando JK permitiu a fundação doe Banco Agrícola em Sete Lagoas, e outro no Triangulo, semente do Bradesco. Os enterros que os estudante fizeram na sua vida política, apesar de quantas vezes recebido com flores pelas ruas de Montes Claros, não chegou nem perto ao seu majestoso féretro, quando no cemitério do Bonfim, em Belo Horizonte, rodeado dos mais expressivos nomes nacionais da época, desceu sua urna para ao lado de seu pai, Américo Esteves Rodrigues, deixando seu corpo que não mais lhe pertencia para o rumo eterno dos justos no Céu. Visionário, sofreu o ostracismo quando abandonou a política, lendo e ouvindo os mestres de obras feitas tomarem para si a criação da Sudene, resultado da inclusão no Norte e Minas. Cumpriu seu dever, sem pedir nada da Nação, sendo o único a oferecer, já casado, sua vida em Montes Claros, como voluntário na Segunda Guerra, sem usar nada Dela, pelo contrário, devolvendo dinheiro por não aceitar uma viagem ao exterior a convite dos Estados Unidos para não ser delator de seu País. Adversário do Getúlio, após a morte deste num 24 de agosto, jamais permitiu que se falassem mal dele, comparando-o aos grandes estadistas pelo mundo. Adorador de Cristo, dos grandes nomes, humanistas que contribuíram pelo progresso do mundo, pelas igualdades, pelo respeito às leis, foi meu professor emérito, quando doente, no almoço me chamou atenção porque fora de carro a aula. Mas, papai, o senhor nunca se importou. Mas agora é diferente. Antes o senhor estudava numa escola particular, escola de ricos, mas numa escola pública eu te proíbo, Nunca queira ser melhor que os outros pelo o que o senhor tem, mas pelo o que o senhor é. Morreu um professor, advogado e vencedor das injustiças, das maldades humanas, fosse cristão, me levando sempre aos domingos à missa e me ensinando dar esmolas, fosse maçom na luta pela liberdade, igualdade e fraternidade, contra a ditadura, fosse na sala de aula como professor, fosse como um dos mais expressivos brasileiros, que me criou, educou e me deu o sentido de Deus-Pátria- Família. Esse País perdeu um memorável filho, como perdi, enquanto tinha meu Pai no Céu, e aqui na terra era ele meu pai. Saudades eternas, meu Pai.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80457
De: Superintendência Regional da Saúde Data: Qua 26/8/2015 19:33:51
Cidade: Monts Claros
NOTA Á IMPRENSA - Sobre a decisão judicial da 2ª Vara Empresarial e Fazenda Pública da Comarca de Montes Claros de devolver a Gestão da Hospitalar ao Município de Montes Claros, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informa que trata-se de uma decisão que envolve a decisão da Comissão Intergestora Bipartite Integrada pela SES-MG e pelos secretários de saúde de todos os municípios de Minas Gerais cuja a atribuição esta prevista na lei 12.466/2011.
A SES-MG, como componente da CIB-SUS, comunica que estará tomando providencias jurídicas, para reverter à decisão, pois considera que a suspensão temporária da gestão hospitalar do município de Montes Claros, foi uma decisão acertada da CIB-SUS considerando o insucesso de todas as medidas que foram tomadas durante meses para mediar os conflitos entre gestor municipal e as unidades hospitalares do município.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80456
De: Prefeitura Data: Qua 26/8/2015 19:28:49
Cidade: M. Claros
O juiz da 2ª Vara Empresarial da Fazenda Pública da Comarca de Montes Claros, Lailson Braga Baeta Neves, acatou recurso da Prefeitura e concedeu Tutela Antecipada (liminar), garantindo o retorno para o Município da Gestão Plena da Saúde. Essa atitude contraria decisão tomada na reunião da Comissão Intergestores Bipartide-CIB, realizada no dia 15 de julho, e que havia transferido para o Estado de Minas Gerais a gestão de saúde de Montes Claros e região.
No despacho da ação, o juiz Lailson Baeta afirmou: “Isto posto, defiro a Antecipação da Tutela para suspender os efeitos da Resolução impugnada e retornar a gestão, provisoriamente, ao autor (Município), até posterior deliberação”.
A Procuradora do Município, Marilda Marlei Barbosa O. e Silva destacou que “a justiça foi feita, e a decisão do Meritíssimo Juiz atendeu ao princípio do amplo direito de defesa, expresso no artigo 5º, inciso LV da Constituição de 1988, já que a Prefeitura de Montes Claros, parte interessada no processo, não foi ouvida nessa decisão. Além disso, reconheceu a legalidade na atuação do Município na administração da Gestão Plena da Saúde ”.
A Antecipação de Tutela garante a Prefeitura de Montes Claros a administração não somente do atendimento primário, mas, também, da média e alta complexidade, e reforça ainda mais o papel do Município na Gestão Plena de Saúde, fiscalizando os hospitais na busca de um melhor atendimento para a população, além de garantir todos os avanços na saúde, como a ampliação de 40 para 140 os Estratégias de Saúde da Família-ESF, os antigos PSFs, cobertura plena odontológica, entre outros.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80455
De: Maria Luiza Silveira Teles Data: Ter 25/8/2015 14:59:35
Cidade: Montes Claros
E-mail: mluizateles@gmail.com
QUANDO A CHUVA CHEGAR...

Montes Claros, em pleno Inverno oficial, arde de modo terrível, sob um sol inclemente. E eu, como todo bom sertanejo, fico a sonhar com a chuva.
Ah, quando a chuva chegar!... Quando a chuva chegar, meu jardim e meu quintal haverão de mostrar todo o seu esplendor. As árvores estarão cheias de flores e frutos, Além de receber, na alvorada e no poente, as visitas encantadoras, que me presenteiam com uma bela sinfonia, haverei de colher as mangas, as pitangas, as goiabas, as amoras, os mamões... E as flores, em abundância, vão me trazer mais borboletas e beija-flores.
Ah, quando a chuva chegar!... A vida haverá de renascer e meu coração, povoado de alegria e gratidão, também viverá um novo tempo!
Vou voar até plagas longínquas levada por minha imaginação!... E as almas dos entes queridos haverão de sentar-se comigo à varanda... E recordaremos, ouvindo o tamborilar da chuva no telhado, tempos passados, em que ela não era tão rara como foram os deliciosos dias de um frio ligeiro deste Inverno!
Ah, quando a chuva chegar, provavelmente, os montes-clarenses haverão de sorrir na esperança de novos tempos de fatura!... E os casarões antigos haverão de nos espiar os amores... E estas dezenas de prédios nus, levantados à custa da derrubada infeliz de nossas românticas e belas casas, haverão de roer a inveja de um quintal e um jardim!... E não terão pássaros a cantar e nem receberão a visita eufórica e multifacetada das borboletas e beija-flores!...
Quando a chuva chegar, as praças ficarão mais bonitas e os namorados e os velhos, nos intervalos dos chuviscos, haverão de sentar-se em seus bancos. E os beijos e a conversa haverão de fluir num “tête à tête” gostoso. Pena que a Praça de Matriz não tem mais rosas!
Quando voltar a chuva, os corações haverão de abrandar-se e teremos mais amabilidades e gentilezas... Quem sabe até menos crimes e tragédias?!...
Os poetas mergulharão em suas cismas e delas belos poemas irão surgir. As poucas árvores da cidade estarão verdes e cheias de flores, tornando-a menos inóspita!... Até os cemitérios, onde as almas dos mortos confabulam, estarão mais belos e floridos!
Ah, quando a chuva chegar, haveremos de lembrar dos velhos tempos em que ela jamais nos atrapalhava para sairmos para os clubes ou para as festas! E nem tampouco para, em bandos, cantarmos pelas ruas da cidade!
Como me lembro do tempo em que saíamos dos carnavais do Clube Montes Claros, nas madrugadas, felizes, debaixo da chuva, que amenizava nosso cansaço e lavava nossos suores! A verdade é que ela, depois de um baile de carnaval, nos lavava a alma, pois que os amores recém-nascidos e os toques de doçura e de desejo nos davam uma leve sensação de pecado, num tempo em que tudo era proibido...
Ah, quando a chuva chegar, decerto a inspiração haverá de voltar e acabar, quem sabe de vez, com este vácuo criativo, que tanto me incomoda!...
Maria Luiza Silveira Teles
(membro da Academia Montes-clarense de Letras e do Instituto Histórico de Montes Claros)
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80454
De: PM Data: Ter 25/8/2015 13:20:23
Cidade: Montes Claros
A Polícia Militar apreendeu três menores em conflito com a lei na manhã de hoje, 24 de agosto, suspeitos de terem assaltado a casa e um oficial da Polícia Militar em Montes Claros. Com a ajuda da aeronave Pégasus, a Polícia Militar apreendeu três menores suspeitos de terem cometido o assalto, a arma utilizada e recuperou o veículo roubado bem como objetos levados da casa do militar. Às 12h os menores serão encaminhados à 66ªCia (Rua Camilo Prates, 348 - Centro de Montes Claros) para o registro e no local o Cap Wellington estará da à disposição para entrevistas.


***


Ontem, 25 de agosto, por volta das 08h20, na rua Rodrigo Costa, bairro Antônio Canela em Montes Claros, a Polícia Militar registrou um roubo a uma residência vindo a apreender três menores suspeitos. Segundo relatos das vítimas, três indivíduos chamaram no portão e identificaram-se como agentes de controle do Centro de Zoonoses, utilizando-se para isso uniformes caracterizados da Secretaria Municipal de Saúde. Ao abrir o portão, os autores, de posse de um revólver calibre .38, adentraram a residência e anunciaram o roubo. Segundo as vítimas, o menor que estava armado os levaram para um dos quartos enquanto os outros dois indivíduos reviravam a residência a procura de armas e dinheiro. Posteriormente as vítimas foram amarradas e os autores evadiram no carro Fiat Siena, de cor prata, de propriedade do esposo da vítima, um oficial da Polícia Militar. Os autores evadiram levando: um fardamento do oficial da Polícia Militar (esposo da vítima); máquina fotográfica; bicicleta; um televisor; aliança e cartão de um banco; além de dois celulares. Assim que as informações foram difundidas na rede de rádio, iniciou-se intenso rastreamento com acionamento do cerco e bloqueio que contou com o apoio da aeronave Pégasus. Durante rastreamento em uma estrada vicinal próxima à BR 135, viaturas policiais se depararam com o veículo roubado, sendo acionado de imediato demais equipes policiais que incontinenti chegaram ao local. No ato da abordagem aos três indivíduos, todos menores em conflito com a lei: um de 16 anos, um de 17 anos com 03 passagens por tráfico de Drogas e outro de 17 anos com 01 passagem, foi necessário fazer uso de técnicas de imobilização e controle de contato, haja vista a resistência apresentada e o comportamento agressivo dos menores que aparentavam estar sob influência de substâncias entorpecentes, frisa-se que foi encontrado na residência de um dos menores um aparelho utilizado para triturar tabletes/buchas de maconha, conhecido como “dechavador”. Em conversa com os menores, estes relataram que haviam deixado um revólver calibre .38, uma replica de pistola semiautomática e uma TV na residência do menor de 16 anos. Eles também informaram que a bicicleta roubada, bem como a bicicleta utilizada por eles estariam ocultadas em um lote vago localizado à rua Bom Jesus da Lapa, no bairro São Judas Tadeu. Os autores disseram também que o fardamento roubado havia sido dispensado às margens da estrada vicinal momentos antes de serem apreendidos. Diante das informações, os militares deslocaram até os locais indicados e localizaram os referidos materiais, os quais foram apreendidos. O revólver apreendido está com a numeração suprimida e estava carregado com 05 (cinco) cartuchos, sendo 03 (três) cartuchos intactos e 02 (dois) picotados e não deflagrados. Ainda segundo os menores, o assalto teria sido arquitetado em data de 24/08/2015, por indivíduo já identificado. Durante o registro do Boletim de Ocorrência, compareceu ao local a vítima de um roubo a um depósito de água na cidade de Montes Claros, que foi alvo de assalto em data de 19/08/2015, no qual reconheceu um dos menores de 17 anos como sendo o autor do referido roubo. Face o flagrante de ato infracional, os menores foram apreendidos e encaminhados para a delegacia, bem como todo material apreendido e recuperado.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80453
De: Eduardo Data: Ter 25/8/2015 11:14:42
Cidade: Montes Claros

Pela primeira vez, vejo uma explicação para a palavra "Uai", tão ao gosto dos mineiros de muitas gerações. A explicação saiu num jornal do Distrito Federal:
"Você sabia como surgiu a expressão popular dos mineiros UÁI ? Segundo a professora Do- rália Gatesso, foi o presidente Juscelino Kubitschek que a incentivou a lhe pesquisar a origem. Depois de exaustiva busca nos anais da Arquidiocese de Diamantina e em antigos arquivos do Estado de Minas Gerais, Dorália encontrou explicação. Os Inconfidentes Mineiros, patriotas, mas considerados subversivos pela Coroa Portuguesa, comunicavam-se através de senhas, para se protegerem da policia lusitana. Como conspiravam em porões e sendo quase todos de origem maçônica, recebiam os companheiros com as três batidas clássicas da Maçonaria nas portas dos esconderijos. Lá de dentro, perguntavam: quem é? E os de fora respondiam: UAI - as iniciais de União, Amor e Independência. Só mediante o uso dessa senha a porta seria aberta aos visitantes. Conjurada à revolta, sobrou a senha, que acabou virando costume entre as gentes das Alterosas. Os mineiros assumiram a simpática palavrinha e, a partir de então, a incorporaram ao vocabulário".
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80452
De: José Ponciano Neto Data: Ter 25/8/2015 09:44:22
Cidade: Montes Claros - MG  País: Brasil
As Festas de Agosto 2015 se foram. Realizações boas. Realmente, o trânsito não foi prejudicado como antes. O público a cada festa mais consciente da beleza e da importância da cultura montes-clarense. É indubitável que Montes Claros: É a “Cidade da Arte e da Cultura”. Tivemos vários shows, entre eles, do Beto Guedes, já com seus quase 70 anos, ainda esboçando o talento advindo do DNA do velho Godofredo Guedes. Mas, foi à religiosidade trazida pela cultura dos Catopês, Marujos e caboclinhos que fez o povo ir às ruas e caminhar até a Igreja do Rosário. Foi muito boa a festa. Padre João Batista deve está muito satisfeito. Não só com a homenagem do cinqüentenário sacerdotal, mas, com toda festa em si. O mestre Zanza me diz que, tirando a Diabete: - “tá tudo bão dimais”. Os mestres Sr. João farias e Sr. Expedito, Sr. Tone e Tim (um dos mais novos entre os mestres); todos autênticos e dedicados. Deram um show à parte. Um adendo: - As pessoas que pretendem participar dos cortejos nos próximos anos terão respeitar a tradição. Não deverão como há alguns anos prá cá - ficar saindo do cortejo para cumprimentar - uma pessoa ou famílias inteiras. Fazendo “self” com amigos e familiares ou “pit stop” em bares e Cafés. Esta atitude atrapalha e irrita aqueles que realmente querem participar por amor, tradição ou conhecimento e também a quem está assistindo. Em suma. As festas foram boas. São 176 anos de tradição. Viva os foliões!! - “Adeus, adeus, não chores não/ Para o ano eu voltarei/ Prá cumprir nova missão”. - No próximo ano, todos na igrejinha. - Pois, lá, “onde mora o calix bento e a hóstia consagrada” do Divino, Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. (*) Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80451
De: policial militar Data: Ter 25/8/2015 07:08:34
Cidade: montes claros /mg  País: brasil
o adolecente franklim morador do bairro delfino magalhaes que foi baleado na quinta feira no bairro santo antonio morreu nesse sabado.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80449
De: Prefeitura Data: Seg 24/8/2015 15:53:46
Cidade: Montes Claros
(...) No dia 21 de agosto, na sede da Prefeitura de Montes Claros, aconteceu a sessão pública do processo licitatório que irá solucionar o problema da falta de vagas para sepultamentos nos cemitérios do Bonfim e Jardim Esperança com a outorga e concessão para implantação e exploração de cemitérios parques nas regiões sudeste e nordeste de Montes Claros. A empresa RG Empreendimentos Imobiliários LTDA foi considerada vencedora do certame e terá seis meses de prazo para a execução das obras, a partir da data de assinatura do contrato. (...)
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80448
De: Luiz Ortiga Data: Seg 24/8/2015 14:49:19
Cidade: BRASILIA/DF
E-mail: ortigaluiz1@gmail.com
O clima de Brasília/DF é sabidamente seco, ou seja, temos duas estações distintas: época das chucas e a seca. No momento estamos no período da seca que se inicia em abril e vai a maio, junho, julho, agosto e até meados de setembro, aí o período chuvoso vai de outubro, novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e março. Estamos no período da alta seca, aguardando setembro chegar. O problema é que não nos acostumamos com a secura, baixa umidade do ar (às vezes igual ao indíce do deserto do Saara (13%). A Organização Mundial de Saude OMS) da ONU preceitua que com unmidade relativa do ar abaixo de 13%, todas as atividades escolares em sala de aula ou no recreio devem ser suspensas. Aqui em Brasília, só em um ano obedeceram isso. Temos que rezar até quando o inverno chegar. Obs.: O clima de Montes Claros não fica longe disso.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80447
De: Afonso Data: Dom 23/8/2015 20:56:05
Cidade: Moc/MG
As recentes mensagens publicadas neste Mural, referentes à ligação rodoviária Montes Claros-Brasília/DF, me fizeram lembrar do período de 8 anos que morei em Governador Valadares, entre 1980 e 1987. Passando por Belo Horizonte, a distância Moc-Valadares era 760 km. Algumas vezes passávamos por Guanhães-Serro-Curvelo, diminuindo cerca de 120 km no percurso total, mas 250 km era estrada de terra, com o trecho Sabinópolis-Serro bastante precário. Não valia a pena. Em linha reta, de Montes Claros a Governador Valadares são 305 km. Seria muito importante completar uma ligação direta do Norte ao Leste de Minas, pois beneficiaria muitas cidades dos Vales do Jequitinhonha, Rio Doce e Mucuri, bem como o próprio Norte de Minas, pois há muito em comum entre estas regiões, nos aspectos culturais, econômicos e sociais.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80446
De: Luiz Ortiga Data: Sáb 22/8/2015 10:54:46
Cidade: BRASILIA/DF
E-mail: ortigaluiz1@gmail.com
Hoje seria um dia de grandes festejos, estivesse vivo o Dr.JOÃO CUNHA ORTIGA, Promotor de Justiça da Comarca de Montes Claros-MG. Faria 85 anos, nesta data, de uma curta vida ceifada em 1984. Saudades dos parentes e amigos.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80445
De: Polícia Militar Data: Dom 23/8/2015 17:37:49
Cidade: M. Claros
A Polícia procura por quatro indivíduos que teriam efetuado vários disparos de arma de arma de fogo e teriam alvejado um casal de namorados que passavam pelo local. O fato ocorreu por volta das 21h de ontem, 22 de agosto, na Av. das Américas, Bairro Dr. João Alves e segundo informações de populares, quatro indivíduos, sendo dois em uma Titan escura e dois em uma CB 300 de cor vermelha, teriam efetuado vários disparos contra vítimas na praça, evadindo em seguida sentido Av. Dep. Plínio Ribeiro. Após receber as informações, a PM deslocou até o HPS da Santa Casa onde deram entrada duas vítimas: um rapaz de 23 anos e uma moça de 21 anos, vítimas de disparo de arma de fogo. Segundo o rapaz, voltava de um shopping com sua namorada quando deparou com várias pessoas correndo assustadas, escutou o barulho de vários disparos no local, que na sequência, foram atingidos nas costas, sendo ela na altura do braço esquerdo por baixo, e ele na parte de traz das costas lado esquerdo, onde o projétil ficou alojado. Relatou ainda que no momento decidiu deslocar imediatamente ao Hospital Santa Casa, onde ficaram sob cuidados médicos. Uma outra equipe de militares compareceu na praça onde foram localizados onze cápsulas calibre .380 deflagradas e um pedaço de material semelhante a projétil deflagrado. Pessoas próximas não souberam dar mais detalhes do ocorrido.

***

A Polícia Militar prendeu na madrugada de hoje, 23 de agosto, um homem suspeito da prática de roubo na Praça Doutor Chaves, Centro de Montes Claros.Segundo a vítima, quando transitava pelas imediações da praça da Matriz, foi surpreendida por um indivíduo que usando de violência, puxou de seu pescoço uma correntinha de ouro, com um pingente e em seguida saiu correndo. Ele foi perseguido por pessoas que presenciaram o roubo. Equipe de militares que trabalhavam nas proximidades avistaram o indivíduo P. C. S. de 33 anos, que foi detido no local. No momento da abordagem o suspeito dispensou o pingente que foi encontrado pelos militares. A vítima reconheceu o pingente e apresentava pequenos arranhões no pescoço e nas costas. O suspeito foi preso e encaminhado para a Delegacia de Polícia.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Página Anterior >>>

Abra aqui as mensagens anteriores:


Voltar à Página Inicial

 






Um olhar de Montes Claros sobre o que é notícia em toda parte
Uma janela para Montes Claros


Clique e acesse nosso Twitter
Siga o montesclaros.com


Últimas Notícias

05/09/15 - 13h
Manchetes dos jornais: “Após prometer superávit, Dilma descarta cortar gastos” - “Ministério Público denuncia Dirceu, Vaccari e mais 15 no caso Petrobras” - “Projeto deixa mil bares da capital em risco de fechar”

05/09/15 - 12h
Atrás de Argentina e Índia, Brasil é a economia mais fechada entre países do G20 - diz Câmara de Comércio

05/09/15 - 11h22
Acidente com 6 mortos da mesma família: "...consta que o veículo estava acima da velocidade permitida da rodovia. Testemunhas contaram que o motorista forçou ultrapassagem e atingiu de frente o automóvel"

05/09/15 - 11h
Chance de chover no 7 de Setembro de MOC some da previsão - há 60% de chances de chover 2mm, amanhã; calor de "Inverno ", ontem, bateu nos 37 graus e pode se repetir hoje

05/09/15 - 10h
Brasileirão teve ao menos um erro grave de arbitragem por rodada

05/09/15 - 9h
Redução de bandeira vermelha poderá elevar custo de tarifas de energia em 2016, adianta jornal paulista

05/09/15 - 8h
Aprovado projeto que proíbe barulho e cadeiras em áreas externas de bares e restaurantes de BH

05/09/15 - 7h
Corveta brasileira resgata 220 pessoas de naufrágio no Mediterrâneo, entre elas 37 crianças, 4 de colo


04/09/15 - 18h
Produção de carros cai 18,2% no pior agosto desde 2007

04/09/15 - 17h
Corinthians teve mais que o dobro de pontos do Atlético após polêmicas envolvendo arbitragem

04/09/15 - 16h
Faturamento da indústria mineira cai 14% na comparação com o mesmo período do ano passado

04/09/15 - 15h53
"Calor de 36 graus agora em M. Claros. A umidade relativa do ar está em 13%, um ponto acima do percentual de 12%, que caracteriza o nível de emergência. Cuidados especiais devem ser adotados"

04/09/15 - 15h
Vendas a prazo caem 5,43% e têm 7ª queda seguida, segundo lojistas

04/09/15 - 14h
Meteorologia confirma 2mm de chuva domingo e segunda em M. Claros; chances são de 60%

04/09/15 - 13h
Manchetes dos jornais: “Temer diz ser difícil Dilma resistir 3 anos sem apoio popular” - “Contas no vermelho e incertezas põem em risco nota do Brasil de bom pagador” - “Planalto tenta garantir permanência de Levy”

04/09/15 - 12h
Pesquisa revela que metade das empresas fecha as portas no Brasil após 4 anos

04/09/15 - 11h
Assaltante toma celular de mulher que fazia exercícios na Avenida Mestra Fininha; e é denunciado pelo próprio telefone

04/09/15 - 10h14
Ministério Público de Minas: "...as investigações teriam revelado investidas recentes do grupo criminoso junto ao Poder Legislativo de Montes Claros, exercendo forte pressão sobre os vereadores para a aprovação de projeto de lei sobre a matéria, contemplando propostas de seu interesse exclusivo, o que..."

04/09/15 - 10h
Acidente entre Corolla (de M. Claros) e cegonheira deixa 6 mortos - da mesma família - perto do Riacho dos Machados, na BR-251; tráfego está prejudicado

04/09/15 - 9h
Pai dos meninos mortos na praia: "Eu segurava minha mulher com a mão. As mãos dos meus filhos se soltaram das minhas. Tentamos ficar no bote, mas quase não tínhamos ar. Todo mundo gritava na escuridão"

04/09/15 - 8h
Irregularidades fazem CBF afastar auxiliares e árbitro de jogos do Atlético e Cruzeiro

04/09/15 - 7h
Aposentados devem receber 13º salário entre 24 de setembro e 8 de outubro


03/09/15 - 19h03
Queda de braço entre o Estado a a Prefeitura pela gestão da Saúde em M. Claros teve novo lance nesta tarde, favorável ao Estado

03/09/15 - 18h
CBF confirma para 8 e 13 de outubro os primeiros jogos do Brasil nas eliminatórias

03/09/15 - 17h
Feriadão de 7 de setembro reduz tráfego de caminhões nas rodovias federais; amanhã, de 16 às 24 horas

03/09/15 - 16h
Advogado do Atlético se mobiliza para evitar perda de mando e suspensões

03/09/15 - 15h05
Montes Claros fica sem um dos seus mais antigos médicos pediatras. Morreu, aos 98 anos, o Dr. Deusdará

03/09/15 - 15h01
Jornal de BH: "MP cumpre 25 mandados em Montes Claros contra o parcelamento clandestino do solo"

03/09/15 - 15h
Piora na economia brasileira foi maior que a esperada, aponta o FMI

03/09/15 - 14h
Meteorologia hoje descarta as chuvas que viu para M. Claros, ontem; e diz que calor será de 35 e 36 graus, amanhã e depois

03/09/15 - 13h
Brasileiro vai menos ao supermercado e reduz volume de compras a cada dia – constata pesquisa

03/09/15 - 12h
Comoção mundial pela morte do menino recolhido na praia só faz aumentar; outro irmão, de 5 anos, e a mãe também morreram. "Eles escaparam das minhas mãos", chora o pai

03/09/15 - 11h
Manchetes dos jornais: “Brasileiro já reduz até gastos com alimentos” - “Dilma prepara novo tributo e promete rever Orçamento” - “Ninguém aguenta mais impostos”

03/09/15 - 10h04
"A parte relativa a M. Claros diz:" Uma campanha coleta assinaturas para o envio à Câmara de projeto de lei de iniciativa popular pedindo a redução do salário dos vereadores, que recebem R$ 15 mil mensais. O movimento tenta conseguir apoio de 15 mil eleitores para enviar proposta para a Câmara"

03/09/15 - 10h02
"Se a violência atualmente amedronta, ela veio de fora, porque a índole nossa é pacífica"

03/09/15 - 9h59
"Ainda no século 19, o grande líder religioso Antonio Conselheiro considerou um “castigo” atravessar o Rio São Francisco a pé numa região baiana em que o rio conta com poucos afluentes – época que todos os rios eram preservados. Esta citação reforça a tese..."

03/09/15 - 10h
Na mesma Rua do Cruzeiro, pistoleiros atiram contra 3 moças. A de 16 anos levou 3 tiros

03/09/15 - 9h
Quatro ladrões invadem casa no Bairro Ibituruna, amarram casal e fogem na Hilux da família; helicóptero participou da prisão deles, na Lapa Grande

03/09/15 - 8h
Derrota do Atlético deixa o Corinthians com 7 pontos de vantagem na liderança do Brasileirão

03/09/15 - 7h
Banco Central interrompe ciclo de alta dos juros e mantém taxa em 14,25% ao ano


02/09/15 - 18h
Cruzeiro enfrenta a Ponte Preta hoje e tenta se distanciar da zona da degola

02/09/15 - 17h
De olho na liderança, Atlético recebe xará paranaense e seca o Corinthians

02/09/15 - 16h
Sem ganhador há 4 sorteios, Mega-Sena pode pagar 39 milhões de reais hoje (Um ganhou, com os números 12 - 28 - 37 - 46 - 48 - 53)

02/09/15 - 15h43
"Pois é toda a humanidade, intemporal, que hoje foi recolhida nesta praia, junto ao corpo do menino de sapatinhos, camisa vermelha e calça azul"

02/09/15 - 15h
Venda de carros, em agosto, caiu 23,9% em relação ao mesmo mês de 2014

02/09/15 - 14h
Manchetes dos jornais: “Dinheiro acabou, diz secretário de Pimentel” - “Rombo deve dobrar, e Congresso cobra solução” - “Alerta sobre o El Niño agora é mundial”

02/09/15 - 13h
Alto preço da energia provoca queda de 2,9% no consumo, em julho - em casa e na indústria

02/09/15 - 12h
Assaltantes tomam moto de namorado, em M. Claros. E seguem sua namorada, também de moto, até serem presos

02/09/15 - 11h
Produção industrial brasileira de julho teve a maior queda em 6 anos, puxada pelo setor de alimentos

02/09/15 - 9h26
Meteorologia hoje vê 23mm de chuva em M. Claros, de domingo a quarta-feira; chances são de 60%, inclusive na Parada de 7 de Setembro

02/09/15 - 9h
Prorrogado (até 11 de setembro) o prazo de inscrição para o PAES 2015 da Unimontes

02/09/15 - 8h
Confiança dos micro e pequenos empresários registra piora em agosto

02/09/15 - 7h
Homem evita queda de criança, pendurada pelo pescoço; estas imagens viajam pelo mundo


01/09/15 - 18h
Venda de material de construção cai 10% e setor vê “fundo do poço”

01/09/15 - 17h
El Niño deste 2015 deverá ganhar força e se tornar um dos maiores desde 1950

01/09/15 - 16h
FMI reduz projeção de crescimento da economia mundial

01/09/15 - 15h
Manchetes dos jornais: “Com rombo de R$ 30 bilhões, governo subirá impostos” - “Governo prevê déficit de R$ 31 bilhões e aumento de tributos” - “Salário mínimo de R$ 865,50 e déficit de R$ 30 bilhões”

01/09/15 - 14h08
Mano Menezes é anunciado como novo técnico do Cruzeiro

01/09/15 - 14h
Umidade caiu a 18% em M. Claros, ontem; previsão é de 27%, agora à tarde, com calor de 32 graus

01/09/15 - 13h
Papa autoriza padre a absolver - no ano do Jubileu - mulher e médico que fizeram aborto

01/09/15 - 12h
Governo confirma aumento de tributo de bebida, eletrônicos e crédito do BNDES

01/09/15 - 11h
Mercedes-Benz cancela demissões e reduz jornada e salários a partir de hoje

01/09/15 - 10h
Teto das aposentadorias deverá ser de 5.115 reais em 2016; salário mínimo deve subir para 865 reais

01/09/15 - 9h
Menor de 16 anos é executado com 4 tiros em esquina, no 35º assassinato do ano

01/09/15 - 8h
Preço do gás de cozinha (de até 13 quilos) sobe 15% a partir de hoje

01/09/15 - 7h
"Caixa Preta" aponta que Range Rover de Cristiano Araújo estava a 179 km/h antes do acidente que matou o cantor


31/08/15 - 18h
Autor do gol da vitória sobre o Fluminense, Patric comemora volta por cima no Atlético

31/08/15 - 17h
Média de imóveis financiados caiu pela metade após aumentos de juros e redução do limite de crédito

31/08/15 - 16h
Caminhada diária pode reduzir riscos de doenças do coração e retardar envelhecimento do DNA

31/08/15 - 15h
Manchetes dos jornais: “Governo pressiona Congresso com Orçamento deficitário” - “Dilma desiste de recriar CPMF” - “Pauta do STF inclui decisões que podem mudar o cotidiano dos brasileiros

31/08/15 - 14h
Último dia de agosto, em M. Claros, será de “sol com algumas nuvens” e temperatura de até 31 graus

31/08/15 - 13h
Brasil tem 7 milhões de inadimplentes com 61 anos ou mais, segundo estudo da Serasa

31/08/15 - 12h
Confiança do comércio cai pelo 4º mês seguido e bate recorde

31/08/15 - 11h
Luxemburgo minimiza derrota do Cruzeiro para o Santos: “futebol é assim”

31/08/15 - 10h
Mercado vê menos inflação neste ano e queda maior do PIB até 2016

31/08/15 - 9h
PM prende 4 em clube na zona rural de M. Claros; no local, havia droga, armas e 22 menores

31/08/15 - 8h
Governo envia proposta de orçamento ao Congresso com previsão de déficit

31/08/15 - 7h
Setor de serviços encolhe pela 1ª vez desde 1990, projetam economistas


29/08/15 - 18h
Líderes do Brasileirão jogarão menos que os concorrentes até o fim do ano

29/08/15 - 17h
Atlético enfrentará o Fluminense e precisa vencer pra não se distanciar do líder Corinthians



OUÇA E VEJA A 98 FM
Todos direitos pertecentes a Rádio Montes Claros 98,9 FM. O material desta página
não pode ser publicado, transmitido por broadcasting, reescrito ou distribuído
sem prévia autorização