Um olhar sobre o que é notícia em toda parte
Uma janela para Montes Claros
(38) 3229-9800
 
Conheça-nos
Principal
Mural
Eu te procuro
Clamor & Broncas
Músicas de M. Claros
Hoje na história
 de M. Claros
Montes Claros
 era assim...
História
Chuvas em M. Claros,
  mês a mês,
 de 1905 a 2012
Memorial de
 João Chaves
Memorial de
 Fialho Pacheco
Reportagens
Concursos
Colunistas Convidados
Notícias por e-mail
Notícias no seu site
Fale conosco
 
Anuncie na 98 FM
Ouça e veja a 98 FM
Conheça a 98 FM
Peça sua música
Fale com a Rádio
Seja repórter da 98
Previsão do tempo
 
Anuncie na 93 FM
Ouça a 93 FM
Peça sua música
Fale com a Rádio
Seja repórter da 93
Publicidade
 
Alberto Sena
Augusto Vieira
Avay Miranda
Carmen Netto
Dário Cotrim
Davidson Caldeira
Efemérides - Nelson Vianna
Enoque Alves
Flavio Pinto
Genival Tourinho
Gustavo Mameluque
Haroldo Lívio
Haroldo Santos
Haroldo Tourinho Filho
Hoje em Dia
Iara Tribuzzi
Isaías
Isaias Caldeira
Ivana Rebello
João Carlos Sobreira
Jorge Silveira
José Ponciano Neto
José Prates
Luiz de Paula
Manoel Hygino
Marcelo Eduardo Freitas
Marden Carvalho
Maria Luiza Silveira Teles
Maria Ribeiro Pires
Mário Genival Tourinho
Oswaldo Antunes
Paulo Braga
Paulo Narciso
Petronio Braz
Raphael Reys
Raquel Chaves
Roberto Elísio
Ruth Tupinambá
Saulo
Ucho Ribeiro
Virginia de Paula
Waldyr Senna
Walter Abreu
Wanderlino Arruda
Web - Chorografia
Web Outros
Yvonne Silveira
 
Atuais
Panorâmicas
Antigas
Pinturas
Catopês
Obtidas por satélite
No Tempo de Lazinho
Estrada Real Sertão
Mapa de M. Claros
 

10/9/2014 -"...teve até o desfile de um mendigo novo, supostamente drogado, que andou pelo centro, o quarteirão fechado da rua Simeão Ribeiro, completamente nu, exibindo-se". A crescente degradação da Praça da Matriz e vizinhança pede:

»1 - Policiamento mais rigoroso
»2 - Redefinição do uso da praça que é o marco zero da cidade
»3 - Outra reforma física
»4 - Maior empenho das autoridades no cumprimento das leis
»5 - Uma recuperação em todos os sentidos

» Ver resultados «




Buscar no Site


Previsão do tempo

Digite uma cidade:

Busca no



 
 



Jornalismo exercido pela própria população



Deixe sua notícia neste Mural, clique aqui para enviar.
(Seja objetivo e escreva no menor espaço possível. Se preferir, coloque seu e-mail; se desejar, coloque também endereço e telefone. As mensagens - preferencialmente de inspiração noticiosa - serão publicadas a critério da redação. Textos que ferem as leis serão sumariamente descartados, assim como mensagens agressivas ou que pretendam apenas criar polêmica e discussão estéril.Pede-se, com empenho, que as mensagens não sejam redigidas em letra de caixa-alta (letras maiúsculas), que em linguagem de internet equivalem a falar gritando. As mensagens aqui postadas não representam a opinião do montesclaros.com; a responsabilidade pertence ao autor da mensagem).



Ir para mensagem N°:
Por data:

Mensagem N° 80166
De: Renato Alencar Dias Data: Seg 29/6/2015 12:18:29
Cidade: Montes Claros/MG  País: Brasil
E-mail: renatoalencar03@yahoo.com.br
Aos 91 anos, faleceu agora na Santa Casa de Montes Claros a Sra. Florinda Athayde Peres.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80165
De: Câmara Municipal Data: Seg 29/6/2015 11:37:26
Cidade: M. Claros
A Câmara Municipal vota na manhã desta terça-feira (30/06), Projeto de Lei do Executivo, que altera o horário de funcionamento das atividades festivas tanto na área urbana, quanto na zona rural do município. O Artigo 68, da Lei nº 3.754 de 2007, determina que o horário máximo de eventos, que utilizem equipamentos sonoros, fica estipulado até 00:00 horas.A nova proposta define que em caso de shows e utilização de serviços de som em eventos, como Exposição Agropecuária; Feira Nacional de Indústria, Comércio e Serviços de Montes Claros e festividades do Calendário Oficial do município, o horário máximo passa a ser até 02:00 horas na sede. No caso de eventos realizados nos demais distritos e povoados, o horário é de até 04:00 horas.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80164
De: Polícia Militar Data: Seg 29/6/2015 10:43:12
Cidade: Montes Claros
Em andamento uma ocorrência de roubo tentado à transeunte ocorrido no cruzamento entre as ruas Dr. Veloso e Dom Pedro II, às 09h17 de hoje, 29Jun. A ocorrência teve início quando as câmeras de monitoramento do sistema Olho Vivo flagraram a movimentação suspeita de um homem, já conhecido nos meios policiais, pelas ruas do centro da cidade. Guarnição policial militar iniciou o rastreamento logrando êxito na abordagem ao infrator, B. S. C., de 27 anos, no cruzamento entre a av. Deputado Esteves Rodrigues e a rua Arthur Bernardes, tendo sido localizado com ele o produto do crime. Ocorrência sendo registrada no ponto de REDS da 66ª Cia, localizada à rua Dom joão Pimenta, no Centro de Montes Claros.

***

11h39 - Em andamento, ocorrência de roubo à mão armada acontencida às 11h de hoje, 29Jun, à rua São Francisco, no centro de Montes Claros, quando um cidadão foi abordado por dois infratores, em uma motocicleta que, armados com arma de fogo, anunciaram o roubo e subtraíram certa quantia em dinheiro que estava em seu poder, pertencente a um posto de combustíveis. Polícia Militar encontra-se no local fazendo as averiguações e o rastreamento na busca pela prisão dos responsáveis por este crime. Mais detalhes seguirão oportunamente.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80163
De: Petrônio Braz Data: Dom 28/6/2015 15:22:55
Cidade: Montes Claros
E-mail: petroniobraz25@gmail.com
Artur Fagundes

Um político de renome, um adversário temido, um amigo afetuoso, um poeta parnasiano: Artur Fagundes.
Depois de alguns anos de separação, reencontrei-me na última sexta-feira (26/07/15), no Centro Cultural, aqui em Montes Claros, com Artur Fagundes, em solenidade festiva de lançamento de mais um de seus livros: “O Colibri – Sonetos e Poesias”.
O meu nome estava, na Portaria, na relação de convidados, mas eu não havia recebido o convite, devolvido pelo Correio. Mas, João Jorge, diretor do Centro Cultural, para atendimento ao Autor, encarregou-se de convidar-me, o que fez através de Isabel Lôpo, por e-mail. Não podia faltar.
O político, filiado ao PR-Partido Republicano, antes da “Revolução de 64”, marcou sua passagem pelo seu dinamismo, pela sua fidelidade partidária. Foi um dos melhores deputados que o Norte de Minas teve. Contudo!
As força políticas em São Francisco dividiam-se meio a meio entre a Coligação UDN/PR e a Coligação PSD/PTB. Eu era filiado ao PTB e meu pai ao PSD.
Nos anos 60, apareceu em São Francisco, apoiado pelo PR, como adversário ferrenho, um candidato novo a deputado estadual, que motivava as multidões com seus discursos nos comícios políticos. Adversário com força de convencimento, nós temíamos a sua chegada para um comício. Não tínhamos porque gostar dele, apesar de sua lhaneza de trato.
Os anos passaram rápidos e eu, apesar de já residindo em Montes Claros (a partir de 1963) ainda atuava ativamente na política em minha terra natal, como ele e meus companheiros nos filiamos ao PDS (a politica municipal falava mais alto), e nos tornamos amigos. Amizade que se fixou e atravessou os tempos.
Chegou às minhas mãos, em 2011, sem que eu tivesse participado de solenidades de lançamento, seu livro de sonetos “Meu Relicário”. O nome Artur Fagundes renasceu em minhas lembranças e desejei reencontrá-lo, mas não ocorreu. Ou ocorreu! Reencontramo-nos culturalmente pela leitura e releitura de seus sonetos petrarquianos. Era o intelectual que havia transformado a sua força de convencimento nos comícios em sentimentos poéticos.
Em seus sonetos, pela pureza parnasiana, pela perfeição da métrica, da sonoridade e da rima, umas entrelaçadas e outras alternadas, do lirismo clássico, eu me via lendo Raimundo Correia, Camões, Olavo Bilac, Vinícius de Moraes.
Eu disse, talvez tenha sido ontem, que com as mundanas ilusões dissipadas, encontro-me cansado da jornada de oitenta e seis anos. Cansado de procurar a felicidade, mas “A felicidade é láurea que chancela / A conquista pelo esforço dispendido / Quanto mais a gente anda em busca dela / Mais distante fica o prêmio pretendido”.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80162
De: Polícia Militar Data: Dom 28/6/2015 10:55:46
Cidade: M. Claros
Policiais Militares ontem, 27, por volta das 8h10min, compareceram na Rua Cruzeiro, Bairro Alterosa, nesta cidade, onde deparam com a vítima T. S. R. F., 24 anos, possui passagens pelos meios policiais, caída ao solo, com 01 (uma) perfuração no tórax, com intenso sangramento. Equipe do SAMU compareceu ao local e constatou o óbito. Segundo informações alguém teria chamado a vítima ao portão e após um barulho, subiu a escada pedindo socorro, já com intenso sangramento; que, no último dia 26, a vitima teria tido uma discussão com um indivíduo, suposto autor, possui passagens pelos meios policiais, quando a vítima, teria desferido uma garrafada em seu rosto. Ainda segundo informações de testemunha o suposto autor chegou na residência e escondeu algo no canteiro; ao verificar localizou 01 (uma) faca cravada na terra, tendo-a retirado e guardado no interior da residência. Perícia compareceu ao local, realizou os trabalhos de praxe e liberou o corpo ao ser viço funerário. A faca utilizada no crime foi apreendida. Autor evadiu e ainda não foi localizado.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80161
De: Valter Martuscelli Data: Sáb 27/6/2015 18:00
Cidade: Montes Claros
E-mail: valmar@viamoc.com.br
BOA NOTÍCIA Com a nossa recente nomeação como Assessor Estratégico de Convênios e Parcerias do Exmo Sr. Prefeito. Estamos trabalhando para, em breve, colocarmos no ar o Canal 19, TV Cidadania. Na próxima quarta-feira, Estaremos sendo recebidos pelo Dr. Adolpho Loyola diretor do Departamento de Outorgas, no Ministério das Coomunicações para tratar da outorga desse Canal de TV. Em breve estaremos colocando à dispoisção do povo a Rádio Cidadania, cuja frequência já foi outorgada, faltando a compra e instalação dos equipamentos. Assim, sob a eficiente gestão de nosso Prefeito Ruy Muniz, Montes Claros vai crescendo. Comparecerão também a essa reunião a Deputada Raquel Miniz e o Sub-Secretário de Ciência e Tecnologia, Eng. Guilherme Souto.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80160
De: Petrônio Braz Data: Sáb 27/6/2015 17:25:54
Cidade: Montes Claros
E-mail: petroniobraz25@gmail.com
Cabo Raimundo

Há pessoas que não morrem, como afirmou Guimarães Rosa, ficam encantadas. O cabo Raimundo é uma delas. Militar zeloso e orgulhoso de sua profissão, do então Destacamento de Curvelo/MG, onde praticamente permaneceu durante todo o tempo da ativa. Estudioso, era um intelectual.
Pouco mais de quatro meses após o lançamento de meu livro “Serrano de Pilão Arcado - A saga de Antônio Dó”, recebi dele correspondência mandando-me fotografias e biografias de todos os oficiais da Polícia Militar de Minas Gerais que haviam participado, de uma forma ou de outra, das ações de captura de Antônio Dó, nos primeiros anos do século passado.
Não faz muito tempo, comentando sobre ele disseram-me: “Ele faleceu”. Lembrei-me de José Maria Alkmin: “Morreu para você, mas ele está no meu coração”. O cabo Raimundo não morreu. O seu nome permanecerá vivo em Curvelo, nos anais da Polícia Militar e em nossa lembrança.
Sobre ele já escrevi, comentando artigo da lavra do coronel Geraldo Tito Silveira, que dele recebi.
O cabo Raimundo, após receber baixa com promoção, sem farda – por anos nunca havia saído à rua sem uniforme militar – assentou-se com um amigo em um bar para saborear uma gelada (nunca antes havia bebido em público).
Sua satisfação em estar civil não era maior do que a seu orgulho de ter sido “cabo” da Polícia Militar.
Em um dado momento assentaram-se, em uma mesa próxima, dois senhores. Conversa vai, conversa vem, lá e cá.
Um dos senhores da mesa próxima, dirigindo-se ao outro, falou em voz um pouco mais alta, como se estivesse tentando convencer ao outro:
– Cabo que foi soldado não presta.
O cabo Raimundo assustou-se. Fixou sua atenção para ouvir melhor.
– É o qu’eu digo. Cabo que foi soldado não presta.
O cabo Raimundo levantou-se colérico, ofendido. O maior orgulho de sua vida era ter sido “cabo” e conhecido como “o cabo Raimundo”. Ele suspendendo o ofensor pelo colarinho da camisa gritando:
– Repita o que você disse!
– Eu disse que cabo que foi soldado não presta.
– Seu vagabundo – olhou para os lados pronto a esbofetear o ofensor, quando este completou:
– Pois é, seu moço. Cabo de bateria quando é soldado não presta, não deixa passar a corrente.
Riram. O cabo Raimundo pediu desculpas e retornou à mesa. O fato correu pelas ruas da cidade e chegou aos ouvidos do coronel Geraldo Tito Silveira, em Belo Horizonte.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:





Mensagem N° 80159
De: Paulo Data: Sáb 27/6/2015 09:52:40
Cidade: Belo Horizonte
Minas tem um excelente comentarista de veículos, Bóris Feldman. Engenheiro, filho de um médico famoso, Boris dá sempre furos jornalísticos na sua área. Hoje, antecipou o futuro na seara automobilística. Veja o que ele antevê:

" Por mais que tenha evoluído desde sua invenção, o automóvel ainda é totalmente irracional. Menos de 10% do combustível que se coloca no tanque chega em forma de energia nas rodas que o tracionam. O resto é perdido em atrito, calor, ineficiência e peso inútil. Menos de 10% do tempo útil de um automóvel é utilizado por seu proprietário. Nas outras 22 horas do dia ele está parado em casa, no estacionamento ou congestionamento.
Por tudo isso, ele vive hoje sua mais profunda transição conceitual. A começar pelas alternativas energéticas: combustíveis fósseis abrem espaço para outras fontes de energia. O motor a combustão interna dá lugar ao elétrico, muitas vezes mais eficiente.
A outra é mais que mudança, é uma verdadeira reviravolta no conceito de sua utilização. Pois dentro de cinco anos os carros serão semi-autônomos. Dentro de dez ou quinze, o motorista estará abolido. As consequências são inimagináveis, a começar pela redução do número de automóveis em cada casa: basta um para atender as necessidades da família. Ou nenhum: só chamar pelo celular...
Se taxistas já estão revoltados contra o Uber, imaginem o futuro dos manobristas e estacionamentos, pois não haverá mais carro parado na porta de restaurante ou do cinema. O espaço liberado nas ruas vai melhorar o fluxo do trânsito. Sem contar a redução da poluição, pois teremos menos veículos, quase todos elétricos.
Mais empresários e empregos vão para o espaço: com automóveis autônomos, o que será das auto-escolas? Ensinar o que para quem? Computadores ao volante tornarão desnecessário o seguro, pois os acidentes estarão praticamente eliminados. O número de leitos em hospitais para atender vítimas de trânsito será drasticamente reduzido. Não haverá sequer necessidade de policiais nas ruas e estradas. E multas: essa “indústria” vai fechar as portas, pois será o fim do faturamento com infrações...
Se a moda pega mesmo, concessionárias também fecham pois os veículos serão vendidos diretamente para grandes frotistas (como o Uber) que os adquirem no atacado e administram sua utilização no varejo. E os financiamentos e consórcios?
As locadoras sobrevivem? Terão espaço no mundo da mobilidade compartilhada, do share, da carona pela internet?
Finalmente, as poderosas fábricas de automóveis vão sucumbir diante do computador e do celular? Ou, ao contrário da Olivetti e Polaroid, vão se associar ao Google, Apple e Microsoft? Máquinas de escrever e fotografar se foram. Mas talvez a parceria da indústria automobilística com a informática seja inevitável pela complexidade industrial das linhas de montagem.
Por via das dúvidas, vou guardar meu antigo Puma-DKW. Mas, será que terei gasolina no posto para curti-lo? Aliás, os postos vão sobreviver?"
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80158
De: Marcelo Eduardo Freitas Data: Sáb 27/6/2015 10:06:53
Cidade: montes claros  País: Brasil
E-mail: marcelo.mef@dpf.gov.br
SER FELIZ: CAUSA E EFEITO

* Marcelo Eduardo Freitas

O físico e matemático inglês Isaac Newton, em sua "terceira lei", mais conhecida como "ação e reação" ou "causa e efeito", afirmava que toda ação corresponde a uma reação de igual intensidade e sentido oposto.
Do ponto de vista eminentemente cientifico, assim, podemos inferir, então, que somos os canalizadores de nossas próprias realidades. Desde os primeiros momentos de nossas existências recebemos o livre arbítrio, ou seja, a capacidade de deliberada escolha, o que nos permite concluir que a criação de um ambiente de harmonia e benção, de plena felicidade, é missão de cada um de nós.
Tenho observado, desse modo, que o estado de não ter é, antes, um estado de ingratidão. O que não está bom em sua vida resulta solenemente da ausência de gratidão! Há um brocardo latino que nos ensina que "nullum officium referenda gratia necessarium est", isto é, nenhum dever é mais importante que a gratidão. De minha parte, agradeço a Deus por ter vindo da zona rural, por ter passado por situações efetivas de extrema pobreza, por ter amealhado todas as conquistas com muita dificuldade, por não ter apego a bens materiais e por saber que, ainda que tudo dê errado, eu posso regressar às minhas origens. Afinal, como diria Antônio Gomes, pai do nosso eterno vice-presidente José de Alencar, "o importante na vida é poder voltar". Sim, devemos cultivar portos seguros em que possamos lançar nossas âncoras quando chegar a hora de parar!
Napoleon Hill ensina-nos que "o triunfo de cada homem parece ser quase na exata proporção dos obstáculos e dificuldades que ele tem de vencer. Ser bem sucedido no mundo é sempre uma questão de esforço pessoal. Todavia, é um engano acreditar alguém que pode vencer sem a cooperação de outros". A "Lei do Triunfo", assim, resume-se nas lições seguintes: não existem atalhos para o sucesso. A combinação de um desejo ardente de prosperidade com um propósito de vida definido e um plano de ação efetivo para se atingir o objetivo será sempre o melhor caminho. Fé inabalável em Deus e confiança em si mesmo são ingredientes indispensáveis. Enquanto o ser humano não encontra um propósito definido na vida, dissipa energias e dispersa pensamentos sobre diversos assuntos e em variadas direções, que não conduzem ao êxito, mas à indecisão e à fraqueza. Isso é péssimo!
Que fique claro: as adversidades e as derrotas temporárias são em geral "males que vêm para bem", pois forçam o indivíduo a fazer uso da imaginação e decisão para encontrar a felicidade. Não foi senão por essa razão que Chico Xavier afirmava que é "imperioso interpretar a dor por mais altos padrões de entendimento. Ninguém sofre, de um modo ou de outro, tão-somente para resgatar o preço de alguma coisa. Sofre-se também angariando os recursos preciosos para obtê-la".
Dentro dos mais acurados padrões técnicos, pode-se dizer que o pensamento positivo, ou força vital, é uma forma de perturbação elétrica que pode ser captada por indução e transmitida à distância, em moldes similares ás ondas de telégrafos sem fios, por exemplo. Todo cérebro humano, dessa maneira, é ao mesmo tempo uma estação transmissora e receptara para as vibrações da freqüência do pensamento. Energia positiva, assim, gera mais energia positiva!
Entre os médicos mais estudiosos e outros profissionais dedicados à defesa da saúde, há uma crescente tendência para aceitar a teoria de que todas as doenças começam quando o cérebro do indivíduo se encontra em estado de esgotamento. Todas as formas de energia e todas as espécies de vida animal ou vegetal, para sobreviverem, precisam ser organizadas. Diz-se que a Natureza odeia a preguiça em todas as suas formas. Fornece vida contínua apenas aos elementos que estão em incessante atividade. Amarre-se um braço ou outra parte do corpo tornando-o inativo e, dentro de pouco tempo, a parte imobilizada se tornará atrofiada, ficando sem vida. Ao contrário, faça-se de um dos braços um uso maior do que o habitual, como acontece no caso do ferreiro que maneja um pesado martelo o dia inteiro, e esse braço se tornará mais vigoroso, mais forte e muito mais musculoso. Assim também o é com o pensamento! Se ruins, não adianta esperar coisas boas!
Em conclusão: o universo está em constante transformação. As nossas conquistas resultam de nossas escolhas. Que jamais deixemos de sonhar, de acreditar, de pensar positivamente, como se reflexo de um espelho fosse. As palavras de Napoleon Hill encerram o texto de hoje: "Ame as suas visões e os seus sonhos como se eles fossem as crianças da sua alma; os planos de suas maiores realizações". Pense nisso, agradeça profundamente a Deus e seja abençoado! Afinal, você pode até chorar por uma noite, mas ser feliz é uma questão de escolha!

(*) Delegado de Polícia Federal e Professor da Academia Nacional de Polícia
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80157
De: Ivana Rebello Data: Sáb 27/6/2015 09:53:21
Cidade: Montes Claros
E-mail: ivanaferrante@hotmail.com
Sempre que vejo o nome de Manoel Higino por aqui corro para ler. Escrita perfeita, sensibilidade acima da média e equilíbrio na análise dos fatos, qualquer que sejam eles. Parabéns, escritor!
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80156
De: Manoel Hygino Data: Sáb 27/6/2015 09:55:59
Cidade: Belo Horizonte
Um túmulo profanado
27/06/2015

Aconteceu numa quinta-feira, pela manhã, no cemitério São João Batista, em Uberaba. O túmulo do médium Chico Xavier, que recebe mais de duas mil visitas em média, por semana, procedentes de todo o país, foi atacado com pedaços de granito. O propósito era quebrar o vidro de proteção, fabricado com material blindado, mas apenas o estilhaçou.

Foram arremessadas três pedras e o(s) vândalo(s) usou (usaram) os pés para ter mais apoio e força, falhando em seu desígnio. A polícia se esforça por identificar o ou os autores do crime, assim como a causa, embora tudo permaneça inteiramente obscuro.

Em face do mundo vil e violento em que nos achamos, parece um registro de menor importância. Nos Estados Unidos, a mais poderosa nação do planeta, ainda se repetem assassinatos de negros por brancos e, no norte da África, o grupo Boko Haram insiste numa incompreensível campanha de aprisionamento de jovens de cor para objetivos inconfessáveis.

No outro lado do mundo mediterrâneo, o Estado Islâmico quer impor pela força seu califado, ideia que se supunha sepultado, definitivamente nas areias da história. As ruas do mundo são palco de crimes e constrangimentos de toda espécie. Monumentos históricos de Palmira, Oriente Médio, estão sob risco de destruição pelo EI, mesmo considerados patrimônio da humanidade.

Mas danificar o túmulo de um pobre homem de Minas, que viveu 92 anos e sempre serviu aos que o procuravam para aconselhamento e amenizar suas angústias, parece estranhável. Que se pretendia com a profanação? Teria caráter religioso? Ou seria um ato de vandalismo? Ou, ainda, uma tentativa frustrada de furto de algum objeto preservado?

O professor Joaquim Cabral Netto, advogado, ex-corregedor geral do Ministério Público, ex-presidente da Associação Mineira do Ministério Público e da Confederação Nacional do Ministério Público, editou – no ano passado – um livro sobre Chico Xavier, lembrando facetas da vida do médium de Pedro Leopoldo.

Artur da Távola, jornalista, político, escreveu sobre o médium: “A figura de comunicação de Francisco Cândido Xavier ganha um significado profundo, duradouro, acima e além de paixões religiosas, doutrinas científicas ou interpretações metafísicas. Aquele homem de fala mansa, peruca, acentuado estrabismo, pessoa de humildade e tolerância, não configura o tipo físico idealizado do líder religioso, do chefe de seita, do místico impressionante”.

Conclui: “Além da aura de paz e pacificação que parte dele, há outro elemento poderoso a explicar o fascínio e a durabilidade da impressionante figura de comunicação de fé: a grande seriedade pessoal do médium, a dedicação integral de sua vida aos que sofrem e o desinteresse material absoluto”.

Chico nasceu em pobreza, sofreu com duas deficiências físicas. Quando lhe foi perguntado se houve algo de que se arrependesse, respondeu: “Ah, sim, arrependo-me de não ter amado mais, porque é só o amor o que a gente deixa sobre este mundo. Mas não se pode esquecer que é preciso amar sem esperar ser amado, e sem aguardar recompensa alguma”.

Sobre Deus, explicou-se: “Quem teria colocado a vida e o perfume das flores, o azul do céu, o verde dos mares e a luz das estrelas?”. Uma observação que legou: “Conheço gente tão pobre, tão pobre, que só possui dinheiro”.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80155
De: Walter Data: Sáb 27/6/2015 07:42:07
Cidade: Montes Claros
Nossa cidade algum tempo atras ouvia se falar da patrulha do meio ambiente atuante. rodando pela cidade. Moro no bairro Panorama II e semana passada quase nao dormimos com um som em volume muito alto. agora hj sexta feira novamente muito barulho de som automotivo vindo da vila mauriceia. acho um absurdo nao ter nenhuma viatura policial fazendo rondas. nesse caso nao precisaria da ligacao do cidadao p fazer a reclamação. e o pior e a viatura vir primeiro em sua casa p depois ir abordar onde esta o barulho. infelizmente isso td
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80154
De: José Ponciano Neto Data: Sex 26/6/2015 16:02:12
Cidade: Montes Claros - MG
Explosão na JLX - muito forte, mas, obrigado Defesa Civil de Montes Claros por nos informar previamente.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80153
De: Defesa Civil Data: Sex 26/6/2015 09:12:08
Cidade: Montes Claros
E-mail: defesacivilmoc@yahoo.com.br
(...) Defesa Civil de Montes Claros vem informar a população que haverá detonação na bancada 06 norte - JLX Mineração as 16:00 horas.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80152
De: Governo de Minas Data: Qui 25/6/2015 15:49:56
Cidade: Belo Horizonte / MG
Nota à imprensa

A operação de busca e apreensão pretendida contra o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, e a realizada na manhã desta quinta-feira, 25 de junho, no seu antigo escritório particular, em Belo Horizonte, é a extensão da arbitrariedade cometida anteriormente, quando os policiais estiveram no apartamento de sua esposa, em Brasília.
Com base somente em ilações e deduções fantasiosas, essa investigação prossegue eivada de irregularidades, tanto que os pedidos para a realização de busca e apreensão nas sedes do governo de Minas Gerais, na residência oficial e na residência particular do governador, e ainda em relação a sua esposa, foram negados pelo ministro Herman Benjamin, do Superior Tribunal de Justiça, por considerá-los desarrazoados.
É importante ressaltar que o órgão competente negou à Polícia Federal o prosseguimento de atos sem base legal e sem fundamentação em fatos que os justificassem. Embora oportunamente impedida, esse tipo de arbitrariedade merece o repúdio da sociedade civil. O governador e sua esposa reafirmam sua confiança na Justiça e colocam-se, como sempre estiveram, à disposição das autoridades para qualquer esclarecimento, o que torna desnecessária e abusiva a reiterada tentativa de utilizar esse tipo de medida policial.
Todas as providências necessárias para assegurar o respeito ao direito individual, à legalidade e à autonomia federativa serão tomados para coibir o abuso e a arbitrariedade na condução do inquérito policial. Resistiremos a qualquer tentativa de impor a Minas Gerais constrangimentos indevidos e anti-republicanos.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:





Mensagem N° 80151
De: Hermann Data: Qui 25/6/2015 10:31:27
Cidade: Montes Claros
Está faltando água no bairro Sagrada Família. Diariamente a água só chega a noite e com pouca pressão. Isso ocorre já ha alguns dias. Desde ontem não cai uma gota na minha caixa d`água e não tenho água nem para beber.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80150
De: Wesley Data: Qua 24/6/2015 13:19:07
Cidade: Lontra MG  País: Brasil
E-mail: wesley.megax2@yahoo.com.br
Um homem morreu depois de ser esfaqueado na madrugada desta quarta (24) em um lote vago nas proximidades de um Evento Junino que acontece em Lontra(MG). O autor das facadas, deixou ao lado do corpo que se encontrava de joelhos uma faca,um celular e um capacete. Diante aos fatos e informações a polícia militar faz dirigencias e rastreamento.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80149
De: Polícia Militar Data: Qui 25/6/2015 09:49:46
Cidade: Montes Claros
Polícia Militar apreende drogas em escola em Montes Claros - Ontem, 24 de junho, por volta das 07h, na Av. Doutor João Luiz de Almeida, bairro Cidade Nova em Montes Claros, a Polícia Militar apreendeu 21 pedras de substância semelhante à crack em uma escola estadual. Em atendimento a denúncia anônima dando conta que no local havia sido encontrado substância entorpecente, policiais militares se deslocaram e fizeram a apreensão de uma sacola contendo 19 (dezenove) pedras de substância semelhante a crack. No dia 22/06/2015, militares já haviam comparecido na referida escola e apreenderam um menor em conflito com a lei de 15 anos com 02 (duas) pedras de crack. Naquela oportunidade o menor confessou também que teria escondido uma quantidade maior de pedras de crack no interior da escola. Com base nessa informação, os militares avaliaram as filmagens das câmeras de vigilância da escola e verificaram o instante em que o menor, em um movimento rápido, põe o braço para fora da janela e arremessa algo direto para o local onde foi apreendido as pedras de substâncias entorpecentes. Após a constatação, foi solicitado apoio de um cão farejador e foi realizada a varredura no local, sendo localizados mais 02 (dois) invólucros contendo a mesma substância. As substâncias entorpecentes foram apreendidas, um total de 21 pedras de crack, sendo entregues na delegacia.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80147
De: aneilson de sousa Data: Ter 23/6/2015 23:25:00
Cidade: barro alto goias
E-mail: aps.futura@gmail.com
Sempre percorro de goias, mt ,df e ms parra o nordeste passando por moc transportando cargas e voltando pelo mesmo trecho. Mas ha mais de 11 anos nao entrava na city. Semana passada vindo do nordeste deixamos o caminhao num posto muito utilizado por nos. E percorrendo a cidade de moc, percebi um grande potencial economico, estrutural e populacional. Bem ha frente que mossoro-rn e . V. Conquista-ba , cidades que conheco bastante. No meu ponto de vista pra moc se completar , so basta alguns detalhes: menos poluicao sonora, e restruturar-se urbanamente.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80146
De: J.P. Miranda - Espinosa Data: Ter 23/6/2015 16:57:13
Cidade: Epinosa
Não podemos esquecer que a religião está no homem desde que ele nasceu e o Cronista José Prates nos lembra isso em sua bonita crônica publicada, hoje, neste Mural. Gostei. Obrigado - Joel Pontes de Miranda
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80145
De: José Prates Data: Ter 23/6/2015 14:35:24
Cidade: Rio de Janeiro/RJ
(...) Mesmo as diversas guerras que se travaram algumas tiveram motivação religiosa chegando a serem chamados de “Cruzadas” como foram os movimentos militares de inspiração cristã que no século XI partiram da Europa Ocidental em direção à Terra Santa (nome pelo qual os cristãos denominavam a Palestina e à cidade de Jerusalém) com o intuito de conquistá-las, ocupá-las e mantê-las sob domínio cristão. A influencia religiosa na sociedade era tão grande que as estruturas socais foram estabelecidas e definidas com base em religiões, principalmente a religião cristã que muito influiu na formação do comportamento social que nos atingiu.(...) (Clique aqui para ler toda a mensagem na seção Colunistas)
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80143
De: PM Data: Ter 23/6/2015 09:50:33
Cidade: Montes Claros
Polícia Militar apreende menor por tráfico de drogas em educandário de Montes Claros - Ontem, 22 de junho, por volta das 10h, na Av. Doutor João Luiz de Almeida, bairro Cidade Nova em Montes Claros, a Polícia Militar apreendeu um menor por tráfico de drogas. Segundo uma testemunha, ela recebeu várias denúncias que um menor em conflito com a lei de 15 anos estaria comercializando drogas no interior de um educandário no endereço acima citado. O menor foi ouvido na sala da diretoria e confirmou a comercialização da droga. Policiais militares estiveram no educandário e efetuaram apreensão de 02 (duas) pedras de substância semelhante à crack e a apreensão do menor, que foram entregues na delegacia.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80142
De: Manoel Hygino Data: Ter 23/6/2015 09:53:36
Cidade: Belo Horizonte
A sorte está lançada

Manoel Hygino - Hoje em Dia

Não desejava voltar a comentar problemas da política e da administração pública, por motivos que os brasileiros conhecem e sentem. Os cidadãos dignos deste país (que o jornalista Eduardo Almeida Reis classifica de grande e bobo) repudiam o estado a que chegamos, uma barafunda que depõe contra nossos foros de civilidade e patriotismo.
Na verdade, o povo, que sente na pele e no estômago os erros e falcatruas (os malfeitos, se quiserem este substantivo, no plural), não alimenta benévolas expectativas sobre seu futuro. Os escândalos que abalam a nação demonstram à suficiência, para onde e para quem foram os vultosíssimos recursos subtraídos do orçamento. Os nomes dos beneficiários pelo logro, para não dizer crime, se tornaram conhecidos porque a imprensa não os omite.
O brasileiro não os perdoa, indigna-se e exige punições à altura dos danos causados à nação por falsos mensageiros do bem, da paz e do progresso. Para o contribuinte anônimo mas consciente, são pessoas que deveriam estar na cadeia, como os indivíduos que praticam ilícitos penais estabelecidos na legislação específica.
Se tudo o que se desfalcou no país fosse devolvido, em termos de dinheiro e patrimônio, somando-se juros, multas e correção monetária, não se precisaria evidentemente dos cortes orçamentários que os ministros da área econômica propuseram. Os poderes da República não têm como impedir redução de verbas, porque não há outro caminho ou proposta a seguir, para evitar a bancarrota.
Vive a nação um dos piores períodos de sua história nem sempre tranquila, como se desejaria e se poderia. Em meado de ano, não se sabe o que será o segundo semestre, senão pela projeção de dados e previsões nem sempre confiáveis.
Em meio a tudo, a certeza única de que a segunda metade de 2015 será mais difícil. Um ministro da presidente declarou: “Vão ocorrer várias reclamações sobre paralisação de obras. Pararam, sim. Não há cortina de fumaça e não posso esconder o que está acontecendo”.
O Ministério da Saúde teve seu orçamento reduzido em R$ 103,2 bilhões, o segundo maior corte entre todas as pastas. Quem tem coração forte para sofrer as consequências saberá do desfecho. A morte pode bater à porta de inúmeros lares.
O desenlace seria mais suave se as autoridades se conscientizassem de seu papel na sociedade cristã ou solidária em que nos encontramos. Seria menos penoso para a população, se se diminuísse o número de ministérios e, não só eles; que se extinguissem as mordomias, com gabinetes, secretarias, adjuntos, assessores, suportes burocráticos, carros, motoristas, 14º e 15º salários nos três poderes da República. E há muito mais a se fazer com idêntico objetivo.
Já nem falo em criminalizar o enriquecimento ilícito com maior velocidade – evidentemente sem objetivo persecutório, mas confiscando os bens dos que construíram fortunas e adquiriram patrimônios de forma indevida, tudo rigorosamente dentro da lei, não acorrentada a expedientes protelatórios sobremaneira conhecidos.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:





Mensagem N° 80141
De: Defesa Civil Data: Ter 23/6/2015 08:58:45
Cidade: Montes Claros/MG  País: Brasil
E-mail: defesacivilmoc@yahoo.com.br
A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Montes Claros vem informar a população que haverá detonação da Bancada 01 Marga Sul - JLX - Mineração, no dia 23/06/2015 às 17:00h.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80140
De: Paula Data: Seg 22/6/2015 20:58:11
Cidade: Moc
Tremeu aqui no Planalto 19:30
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80139
De: Júlio César Data: Seg 22/6/2015 19:57:07
Cidade: Moc
Tremeu aqui na Vila Áurea as 19:33
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80138
De: Gabriel Data: Seg 22/6/2015 19:40:10
Cidade: Moc
Senti um ``bate`` forte,a terra tremeu ?
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80137
De: Edmundo Data: Seg 22/6/2015 11:43:00
Cidade: M. Claros
Sáb 20/06/15 - 9h - Espetáculo imperdível nos céus, hoje, entre 19 e 20h: Vênus, Júpiter e Lua, ao poente, estarão "num fino crescente"
Do centro mesmo de M. Claros, não foi fácil observar o fenômeno, no horário descrito. Incomum, havia uma nuvem cobrindo a região onde os 3 astros se exibiam. Porém, ontem, domingo, o céu noturno estava areado e vi a Lua, Júpiter e Vênus alinhados, se mostrando fartamente. Como Vênus, muito conhecido entre nós como a Estrela Dalva, a Estrela da Manhã etc, é, digamos, de contemplacao mais prosaica, detive-me examinando Júpiter, o menos brilhantes dos três. E por quê? Fácil. Júpiter ocupou corações e mentes da humanidade ao longo dos milênios e foi considerado Deus. Os romanos, donos do nosso mundo, diziam - Por Júpiter! Hoje, sabemos exaustivamente que a nossa Galáxia inteira, imensa, literalmente não é, no Universo, o mais reles grão de areia de toda a areia que existe no "mundo" sensível; isto é, no mundo conhecido por nossos pobres e limitados sentidos, que tanto achamos superlativos. Pobre ego. Mistérios.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80136
De: Alberto Sena Data: Seg 22/6/2015 08:22:42
Cidade: Grão Mogol
O QUE FIZERAM COM O ESTÁDIO JOÃO REBELLO

Alberto Sena

Quando pai morreu, em 15 de janeiro de 1961, eu tinha 12 anos. Recordo-me bem. Mas não é da morte de pai que pretendo tratar aqui. Mas de pai vivo.
Então, vou reiniciar o texto com outro começo: quando pai estava conosco, era ele o meu melhor amigo. Gostava de sair de mão dada a ele para ir à feira, para ir a pé a fazenda Aliança, do sr. Indalício, e para ir ver o Ateneu jogar, no estádio João Rebello.
É justamente do Ateneu que pretendo falar. Era torcedor do time porque pai me levava com ele para assistir aos jogos. Recordo-me como se tudo estivesse acontecendo agora, quando pai me levou pra assistir ao jogo do Ateneu contra o time do América, do Rio de Janeiro.
Naquela época, década de 50, o futebol montesclarino era aguerrido. Dum lado tinha o Casimiro de Abreu e do outro o Ateneu. Tinha o Ferroviário também, mas Ateneu e Casimiro eram o clássico daqueles anos. Clássico que o copidesque de O Jornal de Montes Claros, Lazinho Pimenta, apelidaria anos mais tarde, de “clássico come fogo”.
Mas é do jogo Ateneu versus América carioca que pretendo tratar. Logo ao correr da notícia do jogo pela cidade, assim que o time carioca chegou, o goleirão Pompeia desafiou os atacantes do Ateneu. Prometia prêmio pra quem marcasse gol nele.
Putz... Foi um senhor desafio este. Os jogadores treinaram bastante a fim de fazer o goleirão quietar o facho, conforme expressão em voga na época. Recordo-me, fui com pai, de mão dada, para não me perder em meio à multidão. O coração batia no peito igualzim coração de passarim. “Quero ver quem vai marcar gol no goleirão”, fiquei pensando com os meus botões – naquela época, toda camisa tinha botões.
Não me recordo mais de quanto foi o placar. Lá do escaninho da memória, o mais profundo deles, me vem alguma lembrança. O jogo terminara empatado. Mas o mais quente da partida foi a defesa de um pênalti por parte de Pompeia.
Vou contar como foi. O atacante – não sei se Manoelzinho ou Manoelito – foi derrubado dentro da grande área e o juiz não titubeou, marcou pênalti, para alegria de Pompeia que, assim, podia encarar o desafio feito. Pênalti a gente sabe, é meio gol. Claro que se pode perder feio um pênalti.
Há jogadores que perdem sem querer e há os que perdem querendo, só para chatear o técnico, como fez aquele ex-atacante do Cruzeiro que confessou ter perdido um pênalti quando jogava num time paulista, só pra sacanear o técnico. Coisa feia.
Também não me recordo mais quem foi escalado pra bater o pênalti. Mas foi uma sensação danada. Olhei para pai e vi no rosto dele que ele também estava sentindo a mesma emoção. O Ateneu tinha a chance de superar o desafio do goleirão e só faltou mesmo uma música de sensação pra fazer o coração saltar pela garganta.
O atacante já estava a postos. Pegou a bola com as duas mãos e ajeitou-a na marca do pênalti. Olhou pra Pompeia no meio do gol com os braços parecendo asas de condor abertas. O atacante caminhou para a bola depois do apito do juiz e chutou-a a meia altura. Sabe o que Pompeia fez? Segurou a bola com a mão direita. Uma só mão. A bola encaixou-se na mão dele. Parecia ter cola nela. Foi aquela tristeza. O goleirão tinha mãos de gato.
Lembrei-me de tudo isso provocado pela foto da entrada do estádio chamado João Rebello toda tomada por mato. Se do lado de fora está assim, faça ideia do lado de dentro. E fico, aqui, em Grão Mogol sem entender o porquê de a cidade deixar um estádio importante como esse se perder assim no tempo, carcomido pelas intempéries.
Tantos foram os clássicos ali disputados. Tantos foram os craques ali revelados, Manoelzinho, João Batista, Manoelito, Jomar. Sobre Manoelito sempre se contou, ele jogara ao lado de Pelé, no time santista. Era tão craque como o Rei do futebol, diziam as boas línguas. E porque era bom de bola, queria ganhar o mesmo que Pelé. Aí não deu né? Nem tico nem taco, Manoelito, com seu tom fino de voz, teve de ir cantar noutro terreiro, quer dizer, jogar noutro time.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80135
De: Marcelo Eduardo Freitas Data: Dom 21/6/2015 23:44:50
Cidade: Montes Claros  País: Brasil
E-mail: marcelo.mef@dpf.gov.br
A VERDADE, A MENTIRA E O ELEFANTE

* Marcelo Eduardo Freitas

A escritora Rosiska Darcy de Oliveira afirma que a mentira tem uma lógica implacável. Só é possível mantê-la graças a mais mentiras. Essas mentiras a mais vão exigir, para que não sejam descobertas, uma cadeia de novas mentiras. A mentira é um poço sem fundo. Com o tempo, ela invade tudo e passa a alimentar-se a si mesma. Devemos, assim, lutar pela formação de pessoas vocacionadas à busca da verdade, em quaisquer de suas formas.
Há milhares de anos, como se estivesse conformado com o fato de que viver sem contar pequenas mentiras fosse tão impossível como viver sem respirar, o filósofo chinês Confúcio (551-479 a. C.) recomendava que se apelasse à reprovável prática somente quando a verdade pudesse prejudicar uma família ou à nação. Confúcio acabou por gerar uma grande confusão em terras tupiniquins, já que mentiras deslavadas têm sido reiteradamente contadas sob o pretexto de preservar o nosso país. Talvez dos salteadores do erário. Quem sabe?
Mentir, em linhas gerais, é falar ou dizer algo contrário à verdade. É o engano em seus diferentes aspectos. Nocivo ao ser humano e à espiritualidade das pessoas. A juventude, por exemplo, está sendo arrastada à perdição pelo prazer transitório da inclinação às drogas, ao sexo precoce, aos desvios, à mais completa falta de educação e instrução. Tudo enganoso, anormal, mentiroso, trazendo prejuízos físicos, morais e psíquicos ao nosso povo varonil.
Uma das características do ser humano é (ou pelo menos deveria ser) a eterna busca pela verdade. É o mais profundo desiderato de comprovar a veracidade dos fatos e de distinguir o verdadeiro do falso. A busca pela verdade surge logo na infância. Ao longo da vida estamos sempre questionando as verdades estabelecidas pela sociedade. A filosofia, por seu turno, tem na investigação da verdade o seu maior valor. Ocorre que, em nosso país, estamos fomentando um grave problema: estamos cultivando gerações inaptas à busca de verdades mais comezinhas. O nosso povo, é bíblico, não está conseguindo enxergar um palmo além da testa. É aí que surge a política de rapina. Oportunista, que finca suas bases na falta de educação, na pobreza e na fraqueza institucional. “As Instituições estão carcomidas em suas bases, por um poder a elas estranho. Já não se autodeterminam. Na busca de favores não cumprem mais os seus misteres e não servem mais a sociedade, se perdem em si e faz perder a nação”. E ai de quem fizer o contrário! Quanta tristeza! Lamento profundamente!
Nietzsche dizia que “verdadeiro não significa em geral senão o que é apto à conservação da humanidade. O que me deixa sem vida quando acredito nele não é a verdade para mim, é uma relação arbitrária e ilegítima do meu ser com as coisas externas”. De fato, a verdade é fruto de percepções. Devemos, assim, buscar percepções que reflitam um mínimo de coerência com a realidade fática.
Há bem mais de um século, um poeta americano transformou em versos uma antiga parábola: Os Homens Cegos e o Elefante, aqui retratadas livremente, a fim de exprimir a ideia central do texto. A primeira estrofe do poema diz que:
“Seis homens do Hindustão,
Muito ávidos por aprender
Quiseram conhecer o Elefante
Embora, cegos, não o pudessem ver
Pelo que observaram,
Suas mentes procuraram satisfazer”.
No poema, cada um dos seis viajantes pegou uma parte do elefante e descreveu para os outros o que havia descoberto.
Um dos homens encontrou as patas do elefante e o descreveu como sendo redondo e áspero como uma árvore. Outro sentiu as presas e descreveu o elefante como uma lança. Um terceiro agarrou a cauda e insistiu que o elefante se parecia com uma corda. Um quarto descobriu a tromba e afirmou que o elefante era como uma grande cobra. Cada um deles descrevia a verdade. E como sua verdade se baseava em uma experiência pessoal, cada qual insistia que tinha conhecimento do que sabia.
O poema conclui, dizendo:
“Então aqueles homens do Hindustão
Por muito tempo ficaram a debater,
cada qual com sua própria opinião a defender
Sem querer ceder,
Embora cada um deles estivesse certo, em parte,
Todos estavam errados em seu parecer”.
Parece soar contraditório, mas a luz tem sido obscura em nossa república. Governos, eleitos para representar o povo, mentem de maneira deslavada. Chega doer! Vemos, assim, apenas parte das verdades ocultas. A natureza ilusória da verdade foi tema favorito dos grandes poetas e contadores de história do passado. Shakespeare parecia estar particularmente fascinado por ela, uma vez que suas tramas se baseiam na incompreensão de verdades importantes. Existem em nossa nação verdades relevantes a serem descortinadas. Isso não é papel dos órgãos de controle somente. A verdade a que aqui me refiro é aquela capaz de mudar cenários. Erigida, em tempos atuais, na mais lídima consciência de que um país melhor depende da atitude de cada um de nós! Chega de bravatas!

(*) Delegado de Polícia Federal e Professor da Academia Nacional de Polícia
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80134
De: Isaias Caldeira Data: Dom 21/6/2015 21:50:08
Cidade: Montes Claros-MG
E-mail: isaias.caldeira@yahoo.com.br
Sobre prisões

Isaias caldeira

A personagem Javert, policial implacável, magistralmente descrito por Vitor Hugo no romance Os Miseráveis, tinha obsessão em encontrar e prender João Valjean, por um furto cometido há anos e que o condenara às galés, de onde fugira, e essa busca constitui-se num dos eixos centrais desta obra prima, que emociona o leitor desde a primeira página. No final da extensa obra, realiza o perseguidor seu intento, encurralando sua presa. Entanto, após tantos anos em seu encalço, conhecendo sua vida dedicada aos mais pobres e honesta, desiste de efetuar a prisão e suicida-se , porque para ele, Javert, ao deixar de cumprir com sua obrigação policial, somente a morte poderia aplacar a vergonha da sua omissão, mesmo que por razões mais que justificadas no contexto da obra. Também em O Alienista, do maior escritor brasileiro, Machado de Assis, a personagem Simão Bacamarte, médico formado em Portugal, que passa a estudar e catalogar os loucos e as loucuras na pequena Itaguaí, no Rio de janeiro, após internar a cidade inteira, até sua esposa, acaba sendo ele mesmo encerrado nas grades do manicômio que criara. Essas obras , uma de caráter mais romântico e a outra realista, desenham quadros sociais perfeitamente reconhecíveis por todas as gerações, evidentemente com as tintas dos notáveis escritores que as criaram. Ambas estão a nos alertar para o perigo dos excessos, das obsessões, das ideias fixas, em como elas se apresentam em algum momento da história, partindo muitas vezes de uma tese plausível, racional na aparência, mas incapaz de uma antítese, sem o corolário lógico de uma síntese. Pois bem, essas lições não são consideradas por alguns dos detentores de poder no aparato estatal, muitas vezes por desconhecimento ou por simples desprezo aos seus conteúdos morais. Contextualizando as obras aos dias atuais, vê-se que nunca foram presas tantas autoridades e empresários como nesta safra da nossa história, o que, se tem um caráter positivo, do império da lei para todos, deixa dúvidas sobre a prevalência da lei processual em vigor, quanto aos requisitos para as prisões preventivas. Basta uma causa ou pretexto palatável ao grande público para justificar um decreto prisional, pois os fundamentos das prisões em geral mostram elevado grau de subjetividade, apoiando-se em perspectivas, na categoria das possibilidades, mas não do real, aqui entendido como fato incontroverso, inserto no mundo e perceptível aos sentidos. Sob a premissa que o investigado poderá fazer ou deixar de fazer algo que dificulte o processo, decreta-se o acautelamento, em geral, mas não unicamente por isso, repito. Pouco importa se o cidadão tem empresas que empregam milhares de pessoas, com décadas de atividades no país e no exterior, gerando rendas e prestígio ao Brasil. Uma vida sem máculas, endereço no País, serviços prestados à nação, nada disso conta quando das prisões cautelares, de modo que fica a impressão que mais vale uma vida desonesta e criminosa, como a maioria dos bandidos que infernizam a vida dos brasileiros cotidianamente, que ter um passado de trabalho e honrado, sob a ótica de alguns intérpretes do Código de Processo Penal. Se suspeito, prende-se. Enxovalhado publicamente e para sempre, pois já teve sua pena antecipada, sem sequer um processo formal que a legitime, em meros inquéritos investigativos. Não podemos esquecer que a execração pública era uma modalidade de condenação em tempos nem tão antigos, com a marca escarlate no rosto do condenado, ou ser arrastado amarrado ao rabo de um cavalo pela cidade, para conhecimento da população, mas depois de um processo. Hoje a mídia se encarrega disso previamente, registrando a morte moral do acusado, na mesma fogueira pública onde arderam as vidas de tantas pessoas no passado, sob o aplauso da massa sedenta de sangue, do martírio de alguém como justificativa para fracassos públicos e privados. Nem falo das tais conduções coercitivas de quem não se recusou a depor. Foram buscar fundamentação jurídica no Código de Processo Civil para este absurdo, o que jamais imaginei presenciar numa democracia, onde a Constituição Federal limita as privações de liberdade aos casos de flagrantes e prisões por ordem judicial, obviamente em cautelares previstas no Código Processual Penal e em sentenças condenatórias. Ser conduzido coercitivamente é ser privado de liberdade naquele momento, sem sequer saber qual crime é imputado. Depois, o investigado tem direito ao silêncio, sem nenhum prejuízo, então é uma medida injustificável juridicamente. Estou certo que ela somente humilha e destrói moralmente o cidadão suspeito. Mas ninguém reclama, incluindo a OAB, todos reféns das boas intenções dos agentes do Estado, dos fins buscados, de coibir a corrupção. Danem-se os meios. Não é esta a Democracia que imaginei após o governo dos militares. O estado de direito deve ser imperativo para todos, com prisões de quem quer que desafie a ordem jurídica, mas dentro do devido processo legal. Receio que com tantas decretos prisionais, ao final sejamos todos encarcerados, sob a ordem de algum Simão Bacamarte do Judiciário, sem termos um Inspetor Javert moralmente capaz de resistir ao cumprimento da ordem.

Isaías Caldeira é juiz na Comarca de M. Claros
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80133
De: Pedro Venancio Data: Dom 21/6/2015 18:47:59
Cidade: Porecatu Pr
"Muitos fatos acontecem, muitas coisas parecem que nos comovem, outras que nos chamam a atenção ou nos conduzem a um passado, às vezes, distante, nos trazendo à mente episódios que estavam esquecidos" diz José Prates em seu artigo que nos faz lembrar a nossa terrinha. A Mohtes Claros daquele tempo foi a minha Montes Claros a terra em que nascu.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80132
De: Luiz Ortiga Data: Dom 21/6/2015 18:19:59
Cidade: BRASILIA/DF
E-mail: ortigaluiz@ig.com.br
Primeiro dia de inverno. O dia amanheceu tenso com a prisão dos ricaços. Sinal dos tempos. Nas o inverno apresentou um cartão de visitas que nos deixou assustados. O sol não apareceu, pelo contrário estava nublado e com nuvens escuras. Frio de 5°C, pedindo para que a gente ficasse ou continuasse sob o cobertor e bom para ser obedecido, logo num domingo. Agora sabemos, o inverno chegou e na noite de São João as fogueiras terão que ser competentes para nos aquecer. Fora uma bebidinha para esquentar que ninguem é de ferro. Lembrei-me da minha Montes Claros da meninice. O sol saia e agente ficava quentando até mais tarde. Na época de escola a gente não reclamava muito, pois o dever estava acima desses detalhes. Esses invernos rigorosos não eram para a gente. Felizmente.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80131
De: José Ponciano Neto Data: Dom 21/6/2015 12:43:28
Cidade: Montes Claros - MG
O abuso do município; a conivência de um Codema e as penas do artigo 42 das Leis das Contravenções Penais: Quem por vontade livre e consciente perturba o sossego alheio, com gritaria, algazarra e abuso de instrumentos sonoros. Este último: citamos o som do Parque de Exposição de Montes Claros que será beneficiado pelo projeto que a administração aprovou. A esperança ainda é a Ministério Público, pois, o Codema...(?). (....)

Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80130
De: Helena Data: Dom 21/6/2015 17:27:41
Cidade: M. Clros
Não sei se a lei do silêncio municipal foi piorada, como se disse aqui. Sei que, nesta madrugada, coincidência ou não, foi difícil dormir nas proximidades do triângulo da impunidade. A banda que toca num barzinho fantasma, sem paredes, com mesas e cadeiras quase na rua, improvisada em determinados dias da semana no pátio de um salão de belezas, começou a tocar mais tarde e foi até bem depois da meia-noite. Tinha sumido nos últimos dias e reapareceu, na última noite. (...) Já estava dormindo, tive de me levantar, trocar de quarto, procurando um de fundos, para tentar conseguir voltar a dormir. (...) É um absurdo, testemunhado por todos. (...) Se for verdade que a lei municipal foi ou está sendo mutilada para favorecer os transgressores, delinquentes em geral, o que não posso acreditar, ainda assim nos restará as leis estadual e federal que, superpostas, expressamente não admitem o absurdo intolerável de bandas ou qualquer outro tipo de barulho perturbando o sossego das famílias, inclusive de noite, sem dispor de qualquer proteção acústica. Pedimos ajuda ao Ministério Público e da PM, enfim, de todos, para proteger a nossa saúde e de nossos filhos. É um apelo desesperado, mais um. Acreditamos que este País tenha lei, e que elas sejam regularmente cumpridas.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80129
De: Ricardo Data: Dom 21/6/2015 14:09:32
Cidade: Montes Claros/MG
No bairro Jardim Liberdade está sem energia desde as 09:00 desta manhã.... Moradores dos bairros vizinhos também estão passando por isso? Sabem o motivo e previsão de retorno?
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80128
De: José Prates Data: Dom 21/6/2015 10:33:32
Cidade: RIO DE JANEIRO
RECORDAÇÕES QUE NOS EMOCIONAM

Muitos fatos acontecem, muitas coisas aparecem que nos comovem, outras que nos chamam a atenção ou nos conduzem a um passado, às vezes, distante, nos trazendo à mente episódios que estavam esquecidos. Agora mesmo, recebi uma carta de um sobrinho que reside em Montes Claros, no Norte de Minas cujo endereço naquela cidade é Avenida Leonel Beirão, bairro Maria Cândida. A mim, esse endereço surpreendeu e até me emocionou. Quem mora lá pode ser que não sinta nada ao ouvir o nome Leonel Beirão ou não se lembre de nada que se relacione a este nome. Para essas pessoas, pode ser apenas, o nome da rua. Mas, para nós que vivemos aquele tempo em Montes Claros, não é somente isto. É muito mais. Foi por isso que quando vi na carta que recebi pelo correio, o endereço do remetente, parei com o envelope na mão porque aquela boneca gigante com a meninada atrás, apareceu diante de mim, subindo a Rua Dr Santos. Foi um momento de emoção e alegria porque Montes Claros a cidade que me criou e me ensinou a trabalhar, a cidade que eu amo como meu berço, homenageou um seu filho, nascido do povo, gente do povo que viveu para o povo. Leonel Beirão um artista que dedicou sua arte ao povo, trazendo com seus bonecos alegria e descontração. Estudou o quanto pode, aprendeu, apenas, o fundamental. Humilde, vivia com o povo que lhe ensinou a viver. Um homem que não freqüentou faculdade, nem chegou a conhecê-la, mas, foi um publicitário competente que fez seus personagens encantarem o povo que parava na rua para vê-los passar.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80127
De: Fabio de Oliveira Data: Dom 21/6/2015 10:06:57
Cidade: Montes Claros
Um dos maiores retrocessos ja vistos em Montes Claros. Depois de anos anos de luta no combate a poluicao sonora, onde se conseguiu muitos avancos, relatados pela propria policia Militar e pela propria populacao . A administracao atual aprovou projeto que permite o barulho ate 2 hs da madrugada na cidade e 4 hs da madrugada na zona rural. Nao da pra entender de quem foi essa infeliz ideia e nem se ha algum interesse por traz disso. Me admira muito nao haver nenhuma manifestacao por parte do CODEMA que ao meu ver seria a unica entidade legal com poder de fazer tal alteracao. Esperamos tambem a manifestacao do Ministerio Publico. Obrigado
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80126
De: Adão Data: Sáb 20/6/2015 13:53:01
Cidade: mg  País: Brasil
E-mail: adaomartins67@gmail.com
Ontem fui ajustar a antena parabólica e notei que o cano que segura a mesma, estava cheio de água, provavelmente por muito tempo, um criadouro em potencial para o mosquito da dengue, será que ninguém atentou para isto. Fica a dica, vamos olhar também o cano que segura a parabólica (todos que estão "chumbados" na parede).
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80125
De: Manoel Hygino Data: Sáb 20/6/2015 12:20:54
Cidade: Belo Horizonte
Quando setembro vier

Manoel Hygino - Hoje em Dia

O fim do mundo sempre preocupou o homem, o único animal que raciocina (ou deveria). A coisa que habitamos teve início, e cientistas e curiosos sempre se interessaram pelo tema e admitem também o fim, havendo muitas versões para vaticinar como seria o end, evidentemente não happy. Há milênios aguardamos, confiando que isso não aconteça conosco ou que somente ocorra em época remota do futuro, quando já sepultados. Em verdade, a Terra permanece em mutação incessante. Os sucessivos registros de sinistros, no Chile, no Haiti, no Japão, no Sudeste asiático e no Nepal lançam o homem em perspectivas extremamente sombrias. Só no Nepal, em abril, o terremoto, de 7,8 graus da escala Richter, com seus mais de oito mil mortos, assustou os terráqueos.
Mas, o terremoto não era fenômeno isolado, como depois se constatou. O monte Everest, o mais alto do mundo, se moveu 3 centímetros para Sudeste, segundo estudo chinês. O curioso é em que ele “andava”, nas últimas décadas sempre, para o Nordeste, mas mudou de direção, provocando gigantesca avalanche na região. Ainda bem que o Brasil não sofre de tremores catastróficos, embora uma criança tenha falecido em consequência de um cismo no Norte de Minas.
O asteróide, Ícaro, que passou de raspão pela Terra no dia 16, não afetou o planeta. Quando digo “de raspão”, refiro-me a oito milhões de quilômetros de distância. Ainda bem, porque se a pedra gigantesca nos atingisse, poderia destruir o mundo em que estamos ou parte dele.
Poderosos telescópios acompanharam a passagem do tenebroso objeto, mas não vi as imagens, detalhe tão pouco significativo. O essencial é que passou bem longe, não representando perigo ou risco. O que agora gera inquietação é um outro, programado para setembro, quando a primavera chegar.
Difícil imaginar qual mês seria melhor (?) ou pior para arrasar este pedaço de universo em que nos achamos. Verdadeiramente sobreviver se tornou um imenso desafio, com nações guerreando entre si, grupos étnicos em luta na África, Europa ou Estados Unidos, enquanto traficantes de drogas e usuários do poder ainda se ajeitam, como aliás sempre aconteceu.
Até o nono mês de 2015, certamente persistirá o conflito entre as ideias e previsões de religiosos e cientistas da NASA. Aqueles crêem que, entre 22 e 28 de setembro, a Terra será destruída por um asteróide como forma de “castigo divino”, o que até certo ponto seria compreensível.
Para a NASA, “em centenas de anos não existem objetos tão grandes se aproximando da Terra”. Seus técnicos lembram que esses corpos sísmicos quando entram em contato com nossa atmosfera, geralmente se destroem em decorrência do forte aquecimento.
De todo modo, os fanáticos acreditam que em setembro ocorrerá o início de sete anos de angústias para o ser humano. Haveria, contudo, ainda uma expectativa. Alguns entes sobreviveriam como parte da metade que se salvará, para testemunhar os fatos e descrevê-los. Até setembro.
Deixe seu comentário!
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80124
De: PM Data: Sáb 20/6/2015 12:07:25
Cidade: Montes Claros
No bairro São Judas, na rua Frei Caneca, às 02h de hoje, 20Jun, policiais militares registraram um roubo à mão armada tentado à transeunte. Segundo relatos da vítima, um homem de 52 anos, quando transitava pelo referido endereço, foi abordado por um infrator que, armado com uma faca, anunciou o roubo, momento em que ela correu, tendo então o infrator desferido um golpe contra seu pescoço, causando um pequeno corte.A vítima foi socorrida ao hospital por uma unidade do Corpo de Bombeiros Militar. O infrator, responsável pelo crime, é procurado.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80123
De: Gilmar Data: Sáb 20/6/2015 11:02:44
Cidade: Brasília DF
O clima em Brasília está tenso, depois da prisão do herdeiro e executivo da segunda maior empreiteira do Brasil, a Odebrecht, empresa menor apenas que o super frigorífico JBS. Prisão também do executivo da Andrade Gutierrez, que ao lado da Odebrecht são as maiores do Brasil.
O clima se reflete nos noticiários, como este, de ainda há pouco, do influente jornal Folha de S. Paulo:
"O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse a aliados que a prisão dos presidentes da Odebrecht e da Andrade Guiterrez é uma demonstração de que ele será o próximo alvo da operação Lava Jato. Lula também reclamou nesta sexta-feira (19) do que chamou de inércia da presidente Dilma Rousseff para contenção dos danos causados pela investigação.Ainda segundo seus interlocutores, Lula se queixa da atuação do ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, que teria convencido Dilma a minimizar o impacto político da operação.Nas conversas, ele se mostra preocupado pelo fato de não ter foro privilegiado, podendo ser chamado a depor a qualquer momento. Por isso, expressa insatisfação que o caso ainda esteja sob condução do juiz Sérgio Moro.Para petistas, os desdobramentos podem afetar o caixa do partido e por em xeque a prestação de contas da campanha da presidente. A detenção de Marcelo Odebrecht e Otávio Azevedo colocou a cúpula do PT em "estado de alerta" e preocupa o Palácio do Planalto pelos efeitos negativos na economia.Para assessores do ministro Joaquim Levy (Fazenda), o "ritmo da economia, que já está fraco, ficará mais lento"

Como em outros momentos graves da política nacional, nos últimos 50 anos, tudo - ou nada - pode acontecer...Mas que a crise subiu aos telhados, isto aconteceu. O herdeiro da maior empreiteira do Brasil teria dito, e repetido, que não cai sozinho.



.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80122
De: Maria Luiza Silveira Teles Data: Sex 19/6/2015 15:43:27
Cidade: Montes Claros
(...) Sua encíclica me fez lembrar palavras de Carl Sagan sobre nosso planeta, um ponto apenas na imensidão do universo, um “pixel” revelado, que parece estar apoiado em um raio do sol.
Neste minúsculo ponto, nossa casa, estão todos os seres que amamos, que conhecemos e viveram todos aqueles de que temos notícias. Aí se desenrola toda a história da espécie humana. Tanta luta e crueldades têm sido cometidas, muitas vezes, por uma fração deste minúsculo ponto.
Não há nenhum outro lugar conhecido do universo para onde possamos migrar e de onde possamos esperar socorro. (...) (Clique aqui para ler toda a mensagem na seção Colunistas)
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80120
De: Estado de Minas Data: Sex 19/6/2015 10:21:58
Cidade: Belo Horizonte
CPI investiga esquema de fraude em hospitais de Montes Claros - Parlamentares querem saber se a direção de duas instituições está envolvida com desvio de recursos dos SUS praticado por empresas e médicos - A Comissão Parlamentar de Inquérito da Máfia das Próteses e Órteses investiga a suspeita de envolvimento ou omissão da direção de dois hospitais no esquema de fraudes no Sistema Único de Saúde, como venda de próteses coronárias (stents) e dupla cobrança de pacientes. Durante sessão ontem em Montes Claros, no Norte de Minas, o presidente da CPI, deputado Geraldo Resende (PMDB-MS), informou que solicitará auditoria ao Departamento Nacional do SUS (Denasus) nos pagamentos feitos na cidade, a fim de apurar o possível envolvimentos dos hospitais.
Os integrantes da CPI foram à cidade ouvir autoridades e vítimas do esquema de desvio de recursos do SUS desmontado pela Operação Desiderato, deflagrada pela Polícia Federal (PF) e pelo Ministério Público Federal (MPF) em 2 de junho. Foram presos temporariamente em Montes Claros três médicos, suspeitos de receber propinas de duas empresas fornecedoras stents, pagas com recursos do SUS.
As investigações apontam também simulações de uso de stents nos pacientes, que, na verdade, não recebiam as próteses. A suspeita é de que materiais faturados em nome do SUS eram desviados para clínicas privadas e pacientes particulares.
Durante a sessão na Câmara Municipal, o procurador do Ministério Público Federal André Vasconcelos Dias e o delegado da Polícia Federal Marcelo Eduardo Freitas repassaram para a CPI todas as informações sobre a Operação Desiderato. O procurador disse que, ainda como “bonificação”, empresas fazem doações de equipamentos caros para médicos, cujos valores variam de US$ 700 mil a US$ 1 milhão.
O delegado Marcelo Freitas, que chefia a PF em Montes Claros, reafirmou que em três anos uma empresas pagou cerca de R$ 1,5 milhão aos três médicos, mediante simulação de “prestação de serviços” por uma firma fantasma. Afirmou também que outra empresa pagou aos envolvidos R$ 450 mil em espécie. “Os pagamentos eram feitos no próprio setor do hospital”, revelou o policial. Ele informou que foram bloqueados R$ 5 milhões depositados em contas dos médicos.
O assunto que acabou tomando conta de grande parte dos trabalhos da CPI foi o questionamento se havia conhecimento das irregularidades pela direção das duas instituições onde os médicos envolvidos trabalharam, o Hospital Dilson Godinho e a Santa Casa de Montes Claros. A questão foi levantada logo no início da reunião pelo procurador André Vasconcelos. “Ainda não conseguimos comprovação que aponta a participação dos hospitais (no esquema). Mas, se houver algum indício, deverá ser investigado”, afirmou o procurador, lembrando que a Operação Desiderato ainda terá novas fases e desdobramentos.
PREFEITO FAZ ACUSAÇÕES O prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz (PRB), declarou que “pelo menos 20% dos pagamentos feitos aos hospitais conveniados pelo SUS na cidade, referentes a procedimentos de alta complexidade, são fraudulentos. Informou que, de R$ 180 milhões anuais repassados aos hospitais locais, R$ 120 milhões se referem a procedimentos de alta complexidade, sendo que R$ 24 milhões correspondem ao valor das fraudes.
Ele anunciou ainda que a prefeitura vem criando mecanismos para combater as irregularidades, “mas que tem dificuldades para impedir os desvios porque apenas recebe a documentação enviada pelos hospitais e faz o repasse dos recursos”.
Muniz reafirmou a suspeita de conivência dos hospitais com as fraudes, lembrando que são as instituições – e não os médicos – que enviam as faturas para o pagamento dos procedimentos feitos pelo SUS. “Não tem jeito de o gestor (do hospital) não ficar sabendo que tem coisa errada”, disse. Ele informou também que suspeita de fraude em outras áreas, como ortopedia e oncologia.
O prefeito provocou um clima tenso na reunião ao acusar uma série de supostas irregularidades na Santa Casa, onde trabalhava a equipe dos três médicos detidos na Operação da PF do MPF e onde foram identificados também casos de dupla cobrança de pacientes do SUS. Afirmou que, há anos, existem denúncias de cobrança indevida de pacientes do SUS na Santa Casa e que nunca foram apuradas pela direção do hospital. Também apontou a suspeita de enriquecimento ilícito por parte de integrantes da gestão anterior da direção do hospital.
Dirigente da Santa Casa nega fraude
Convocado pela CPI, o superintendente da Santa Casa, Maurício Sérgio Souza, rebateu as denúncias do prefeito Ruy Muniz. “Todas as acusações do prefeito são falsas”, alegou, garantindo que o hospital nunca foi conivente com fraude, mesma argumentação do diretor do Hospital Dilson Godinho, Dilson Quadros Godinho Junior, ouvido antes dele.
Souza foi pressionado pelos deputados, que questionaram se a direção dos hospitais tinha conhecimento do esquema e o que foi feito para punir os infratores. Alegou que assumiu o cargo em 2014 e que um mês depois foi aberta sindicância contra o médico Zandonai Miranda (preso na operação da PF), para apurar a dupla cobrança de R$ 40 mil da família de um paciente internado pelo SUS em 2013, que recebeu quatro stents farmacológicos.
Após a conclusão da sindicância, Zandonai foi suspenso por seis meses. O período de punição acabou sendo reduzido para três meses. Questionado sobre o motivo da atenuação da “pena”, Maurício respondeu que o período de suspensão foi diminuído em atendimento a um pedido de outros médicos que trabalhavam com Zandonai, que alegaram que o colega “estava passando dificuldades”.
Dois médicos detidos na operação - Zandonai e o irmão dele, Gerson Miranda - foram convocados a depor na CPI, mas o advogado deles, Enio Ribeiro, disse que eles estavam viajando e não conseguiram retornar a tempo para depor.
Ainda durante a reunião da CPI, foram ouvidos depoimentos de pacientes, que contaram terem sido vítimas dos médicos detidos em Montes Claros. Uma delas, Maria Elci, declarou que pagou R$ 30 mil ao médico Zandonai Miranda pela instalação de três stents farmacológicos.
Outra depoente, Eliana Alves disse que pagou R$ 15 mil por uma cirurgia particular e foi submetida a colocação de um stent farmacológico. Mas um laudo indicou que ela teria recebido três próteses. “Agora, estou na dúvida se recebi um ou três stents”, disse.
Entenda o caso
A Polícia Federal e o Ministério Público Federal deflagaram em Montes Claros, em 2 de junho, a Operação Desiderato, para desmontar um esquema de desvio de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS). Duas empresas são suspeitas de pagar propinas a médicos para fraudar cirurgias cardíacas (angioplastias). Segundo a investigações, médicos recebiam “bonificações” no uso de próteses fabricados pelas duas empresas, pagas pelo SUS. O valor da propina era de R$ 500 pelo stent convencional e R$ 1 mil pelo stent farmacológico. Sete pessoas foram detidas na operação, incluindo três médicos. A Comissão Parlamentar de Inquérito da Máfia das Próteses e Órteses foi instalada no Congresso Nacional para investigar o esquema.

***

O Tempo - Esquema de desvio de órteses e próteses causa rombo de R$ 30 milhões - Diagnóstico foi apresentado nesta quinta-feira (18) na cidade, por Polícia Federal (PF), prefeitura e Ministério Público Federal (MPF), durante audiência feita pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) - Marcus Celestino/Rafaela Mansur - Um esquema de desvio de órteses e próteses do Sistema Único de Saúde (SUS) praticado por médicos e empresários, conhecido como a máfia das próteses, causou um rombo R$ 30 milhões aos cofres públicos.
As irregularidades, que incluem realização indevida de procedimentos e recebimento de propina por parte de médicos, de acordo com o prefeito de Montes Claros, no Norte de Minas Gerais, Ruy Muniz (PRB).
O diagnóstico foi apresentado nesta quinta-feira (18) na cidade, por Polícia Federal (PF), Prefeitura e Ministério Público Federal (MPF), durante audiência feita pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Órteses e Próteses no Brasil.
“Nós estimamos que quase R$ 30 milhões tenham sido desviados”, comenta Muniz, que nesta semana passou ao Estado a gestão dos recursos do SUS. Conforme inicialmente divulgado pela PF, que no dia 2 realizou a operação Desiderato na cidade, o valor desviado em Montes Claros era de aproximadamente R$ 5 milhões.
A prefeitura informou estar “investigando internamente (o caso) para saber quem são os realizadores (da fraude). Os nomes dos suspeitos de envolvimento no caso ainda não foram relacionados.
O prefeito apontou o envolvimento na fraude de Maurício Sérgio Sousa e Silva, superintendente da Santa Casa de Montes Claros. “Ele é o líder do bando.”
No entanto, na audiência, Sousa e Silva se disse “tranquilo” e afirmou que sindicância foi aberta para apurar denúncia feita por paciente da unidade que teria sido cobrado em R$ 40 mil para a colocação de prótese. O prefeito ironizou. “Como um ladrão desses pode investigar alguma coisa? Os gestores dos hospitais certamente sabem dos desvios".
Procurado para se posicionar sobre as acusações, o superintendente da Santa Casa não foi encontrado.
Convocados, médicos faltam a audiência
Convocados pela CPI a comparecer à audiência pública de quinta, dois dos médicos suspeitos de envolvimento no esquema, Gerson Miranda e Zandonai Miranda não foram ao evento.
Afastado da Santa Casa por 180 dias, Zandonai é apontado pelo superintendente da Santa Casa de Montes Claros, Maurício Sérgio Sousa e Silva, como o responsável pela cobrança de R$ 40 mil a um paciente por colocação de prótese, em quatro parcelas de R$ 10 mil. Sindicância da unidade apura o ocorrido. O profissional se dispôs a devolver o valor recebido.
Nove deputados da CPI ouviram o procurador da República André Dias e o delegado da Polícia Federal (PF) Marcelo Freitas, que apuram o caso. Também foram ouvidos a secretária municipal de Saúde, o diretor-presidente do Hospital Dilson Godinho, o prefeito, o superintendente da Santa Casa, pacientes e testemunhas da operação Desiderato, deflagrada pela PF no início do mês. (MC)
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80119
De: Governo de Minas Data: Qui 18/6/2015 16:26:17
Cidade: Belo Horizonte
Comissão acompanha de perto situação da saúde em Montes Claros - Negociações de ajustes serão mantidas diante do recuo da prefeitura na decisão de transferir ao estado a gestão da saúde no município - A comissão composta por membros da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros e Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG) mantém as conversas com a prefeitura de Montes Claros para solucionar o impasse da gestão hospitalar e da atenção de média e alta complexidade no município. Na semana passada, o prefeito Ruy Muniz comunicou à SES-MG que devolveria ao estado a gestão dessas áreas, ficando apenas com a atenção básica à saúde. No entanto, em reunião realizada na tarde desta quarta-feira (17/06), o gestor municipal recuou da decisão e solicitou ao Secretário de Estado de Saúde, Fausto Pereira dos Santos, que não fizesse a retirada da gestão plena do município, propondo uma pactuação para superar os principais problemas e se comprometendo a cumprir os acordos que forem firmados e a regularidade dos pagamentos dos prestadores de serviço.
A situação do município é acompanhada por um grupo de gestores municipais e estadual formado na Comissão Intergestores Bipartite (CIB-SUS) do mês de maio. O Secretário de Estado de Saúde, Fausto Pereira dos Santos, explicou, durante a reunião da CIB-SUS realizada nesta quarta-feira, que diante do recuo da decisão do prefeito, fica suspensa a resolução que transferiria para o estado a gestão de saúde do município. De imediato será mantida a comissão que acompanha a gestão municipal. O objetivo é ter um processo transparente, que garanta os contratos com os prestadores de serviços, processos de regulação adequados e que possam ser acompanhados pela regional de saúde.
“O processo de Montes Claros é muito complexo porque a situação do prefeito entregando a gestão de um município do porte de Montes Claros é bastante inusitada. Essa mudança de posição da prefeitura traz para nós uma nova realidade. É importante deixar claro que não é um processo de agora. É um processo que já teve idas e vindas. Tem análises, recursos, problemas e essas questões não são questões menores que podem ser resolvidas em uma reunião de meia hora. São questões que precisam de demonstrações práticas e cotidianas que possam ser acompanhadas”, frisou o Secretário de Estado.
Para a Superintendente Regional de Saúde de Montes Claros, Patrícia Aparecida Afonso Guimarães Mendes, é uma oportunidade de diálogo, de participação e construção técnica baseada no território. “Acho que para Montes Claros o processo foi muito importante”, afirmou. A comissão deve realizar uma nova visita ao município para continuar a discussão dos ajustes necessários para que haja uma gestão transparente e de qualidade para os usuários.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80118
De: Alberto Sena Data: Qui 18/6/2015 11:24:06
Cidade: Grão Mogol

Da Distância Se Enxerga Melhor

Muitas das vezes é necessário distanciar das coisas para visualizar e entendê-las melhor. Isto vale para uma porção de atribuições no dia a dia. Particularmente, adoto isso no caso de escrever um texto. Não dou por concluído sem antes ler e reler o que faço. Tiro ou acrescento alguma coisa. Dou uma saída e volto ao texto até achar que está no ponto.
Em se tratando do Brasil e das suas mazelas, quando a gente tem a oportunidade de distanciar do País por meio de uma viagem ao exterior, entende melhor a terra onde nós brasileiros nascemos. Apesar de tudo, dos maus políticos, da corrupção, das desigualdades que insistem em imperar, não há lugar melhor pra gente viver que no Brasil.
Como estou fora de Montes Claros, minha terra natal, há mais de 40 anos, embora esteja sempre retornando à querida urbe, posso dizer com toda sinceridade como a vejo e com mais propriedade se estivesse morando o tempo todo com os conterrâneos.
Antes de prosseguir convém fazer algumas ressalvas. O intuito não é culpar ninguém nem criticar nenhuma das administrações públicas do passado nem a atual. Mas o crescimento desordenado de Montes Claros, sem um plano diretor, torna a cidade feia. Por mais que a queiramos bonita, não posso deixar de fazer essas considerações, sem a paixão que sempre alimentei e alimento pela terra natal.
Hoje, retornei a Montes Claros naquela base do “bate e volta” a fim de participar do lançamento do II Festival de Inverno de Grão Mogol – Circuito Lago de Irapé, na sede da Unimontes, que se iniciava quando saí fui morar em Belo Horizonte. Funcionava no sobrado antigo da Escola Normal Professor Plínio Ribeiro. Pra mim foi uma surpresa adentrar ao campus da Unimomentes.
Mas a gente nota que Montes Claros com o seu porte de capital do Norte de Minas, não perdeu o verniz amarelo avermelhado que sempre impregnou as suas estreitas ruas. Não perdeu e a gente nota que o verniz aumentou de intensidade, nem o pó de asfalto o escondeu. Parece que as ruas estão empoeiradas como eram no tempo aí vivido.
Outra coisa que deixa devera contristado é o trânsito de veículos. Montes Claros não nasceu para comportar trânsito de veículos tão intenso. As ruas estreitas foram feitas para charrete, carroça, originariamente. Tomadas de carros, motos e bicicletas – e muita gente – palmilhar as ruas ficou difícil.
Além disso, no ‘centrão’, ali pelas bandas da Praça Doutor Carlos até a Praça de Esportes, a poluição visual proporcionada pelas placas do comércio em geral, é de causar má impressão a todo ser visitante. E decepciona quem ouviu falar, viu na TV ou ouviu pelo rádio as maravilhas de Montes Claros cidade cantada em verso e prosa.
Vendo tudo isso e principalmente o trânsito de veículos, tem-se uma visão estapafúrdia de Montes Claros em futuro próximo. A continuar esse trânsito insuportável de veículos, logo chegará a hora em que os montesclarinos ficarão parados nas ruas dentro dos carros.
É incrível pensar que o carro feito para dar conforto e velocidade aos acontecimentos humanos se vai tornando um inimigo supermortal. O carro pode matar de várias maneiras, e por último está matando os montesclarinos de estresse, tensão, irritação e mau humor. As pessoas irão o tempo todo desejar que os carros venham adaptados com hélice para sair dos congestionamentos.
Outra coisa que é motivo de tristeza: ao chegar a Montes Claros pela Rua Justino Câmara foi constatado casas em estilo colonial em processo de desabamento. Casas que podiam ser recuperadas e servir de amostras da cidade quando o modus vivendi era outro, bem diferente, pacato, lento, pachorrento.
Os jovens das gerações de hoje não terão nem ideia de como Montes Claros era. Vão achar que sempre foi assim, congestionada, poluída visualmente, perigosa desde que ganhou a BR 251, que o tempo provou ser, como diria sr. Nilo, açougueiro lá da Rua São Francisco, do tempo nem tão longínquo assim, quando se era criança, “isto é faca de dois gumes”. Trouxe o progresso a qualquer preço. E é mesmo.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80117
De: Polícia Militar Data: Qui 18/6/2015 10:26:57
Cidade: Montes Claros
Policiais Militares ontem, 17, por volta das 15h10min, receberam informações da vítima relatando que recebeu uma ligação telefônica de uma adolescente, 13 anos, residente no Bairro Major Prates, nesta cidade, convidando-a para ir à sua casa; lá chegando, foi recebido pela adolescente e conversavam, quando um adolescente em conflito com a lei, 17 anos, namorado da menor, apontou-lhe uma arma de fogo, provavelmente um revólver, efetuou 06 (seis) disparos em sua direção, atingindo-a em vários locais do corpo; que conseguiu deslocar ao HPS, em sua motocicleta, onde deu entrada com três perfurações (cotovelo direito, joelho direito e dois cortes no tórax), provavelmente causados por disparos de "raspão", onde ficou sob cuidados do médico. Após o ocorrido o menor evadiu. Durante o rastreamento localizaram a menor em conflito com a lei, a qual relatou que a vitima teria comentado haver tido um relacionamento intimo com ela e seu namorado, ao saber dos fatos, pediu que ela convencesse a vitima a comparecer àquele local, onde o aguardaria, armado, com a intensão de matá-la. Diante do exposto a menor infratora foi apreendida e, acompanhada de sua genitora, conduzida a Depol, juntamente com seu aparelho celular, também apreendido, utilizado para atrair a vítima.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80116
De: Manoel Hygino Data: Qui 18/6/2015 09:26:23
Cidade: Belo Horizonte
O Macaúbas do Sertão

Manoel Hygino - Hoje em Dia

Itacambira significa “pedra pontuda no meio do mato”. É tupi-guarani, mas tem outras acepções. Ficamos com a que aí está para não criarmos mais problemas. É o nome de uma cidade pequena e pacata no Norte de Minas, que não quer incomodar ninguém: apenas viver e ser útil com sua população.
Agora, o Ministério de Integração Nacional promete dar andamento à construção de uma barragem ali, abrangendo também Grão Mogol (é novela como toda obra pública neste país) para abastecimento de água e geração de energia para vários municípios. Servirá ainda para ajudar no controle de cheias nos rios Verde Grande e Jequitinhonha.
Mas Itacambira tem história, às vezes triste. Anos atrás, despertou o interesse da mídia americana, pelo elevadíssimo índice de pessoas castigadas pela doença de Chagas. Para lá se deslocaram repórteres de Tio Sam. Em seguida, descobriram-se corpos mumificados na sua igreja de Santo Antônio, que impressionaram estudiosos, mas especialmente o eng. Simeão Ribeiro Pires, que aprofundou pesquisa sobre sua origem e causas. Uma das peças se encontra em instituto científico do Rio de Janeiro.
Guimarães Rosa, no desbravamento do sertão e suas veredas, lança a hipótese de ali ter sido batizada Diadorim, o que também mereceu consideração de Simeão. Há alguns anos, marginais invadiram o templo à noite (naquele tempo, ainda se davam ao cuidado de surrupiar após as trevas chegarem) e levaram consigo imagens, jamais recuperadas.
Em tempo mais próximo, encontrei na “Histórias de Minas Gerais”, do excelente João Camillo de Oliveira Torres (2015 é seu centenário), informação de que em Itacambira existiu um estabelecimento para recolhimento, moradia, estudo e oração para moças e senhoras. Até então, as mais conhecidas casas do tipo eram o Caraça, para rapazes, e o Macaúbas, em Santa Luzia, para o sexo feminino.
Dário Teixeira Cotrim, dos Institutos Históricos e Geográficos de Montes Claros e Minas Gerais, tem belo livro sobre Itacambira, mas não faz referência ao fato. Não é o único, o que me levou a aprofundar a investigação. Colhi dados valiosos em livro do Instituto Cultural Amilcar Martins, na rua Ceará, na capital, que seleciona, protege, recupera e disponibiliza muito do que há de valioso em termos de nossa história. Finalmente, cheguei a Ana Cristina Pereira Lage, professora de Licenciatura em História e Bacharelado em Humanidades da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, recentemente chegada de Portugal.
Ana Cristina esclarece de vez; o recolhimento que recebeu o nome de Vale de Lágrimas existiu, não é ficção. A Casa ficava entre os rios Araçuaí e Fanado, aos pés de um morro, mas foi obrigada a transferir-se em consequência da insalubridade causada pelas cheias.
O novo local, era o Arraial de Santa Cruz da Chapada e um médico atendeu as enfermas: o dr. Antônio Xavier Ribeiro. Em seu novo acolhimento, já se encontravam aquelas senhoras e moças, com suas escravas e gado, em 1780.
Tampouco em Chapada do Norte permaneceu. A minha pergunta: não se encontraram sequer ruínas da primeira Casa do Acolhimento? Encontrá-las fisicamente seria grande achado.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80115
De: Luiz Ortiga Data: Qua 17/6/2015 23:34:52
Cidade: BRASILIA/DF
E-mail: ortigaluiz@ig.com.br
Aqui fala o torcedor logo após o final do jogo (cabeça quente!). Uma derrota a que nós não estamos acostumados. O time jogou mal, muito mal. Sentimos como o tecnico é fraco. A imprensa falava que o escrete brasileiro sofria de Neymar dependência. Antevendo que o dia em que o Neymar jogasse mal, o time iria afundar. Não deu outra. O Neymar jogou num nível de jogador da várzea, abaixo da crítica e com os nervos a flor da pele. No final da partida agrediu um jogador colombiano o juiz viu e levou cartão vermelho, já que havia tomado um amarelo durante o jogo. Deve pegar uma suspensão de uns dois jogos, no mínimo. O técnico tem que montar uma equipe boa e sem o Neymar. Oportunidade de mostrar se é bom de ofício. Perdeu o Brasil a invencibilidade a que estamos acostumados. Uma pena!
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 80114
De: Polícia Militar Data: Qua 17/6/2015 09:51:32
Cidade: Montes Claros
Policiais Militares ontem 16, por volta das 20h, compareceram na Av. Mendes Camelo, Bairro Centro, em Patis/MG, onde, segundo I. A. F. C., 35 anos, encontrava-se tomando banho num banheiro, externo à residência, deixando em seu interior 02 (duas) crianças, 01 (uma) de 01 (um) e a outra de 02 (dois) anos, quando ouviu um estouro e aos sair do banheiro deparou com a casa em chamas; que tentou socorrer a vitima de um ano, contudo ao tentar adentrar ao local, estando as chamas altas, algo teria caído em seu rosto, impossibilitando-o de adentrar ao local, vindo a vítima de 01 (um) a falecer no local; a outra criança, 02 (dois) anos conseguiu sair da residência sem ferimentos. Equipe de Bombeiros Militar compareceu ao local e debelou o incêndio. A vítima I. A. F. C., sofreu queimaduras pelo corpo e foi atendido no centro de saúde local. Perícia compareceu ao local, realizou os trabalhos de praxe e liberou o corpo ao serviço funerário, para encaminhamento ao IML.

***

Corpo de Bombeiros - O 7º Batalhão de Bombeiros Militar (7º BBM) de Montes Claros, foi acionado no município de Patis, Norte de Minas Gerais, na noite da última terça-feira (16) para atendimento de ocorrência de incêndio em residência.Já no município de Patis, distante 90 km de Montes Claros, os bombeiros encontraram a residência isolada pela Polícia Militar e a criança Maria Fernanda Fiuza da Costa de apenas 01 ano e 05 meses de idade carbonizada em cima de uma cama box.Segundo a versão do pai da criança, que se encontrava com algumas queimaduras pelo corpo, o mesmo teria percebido o incêndio no momento em que utilizava o banheiro que fica localizado fora da residência. Disse ainda que tentou salvar a filha mas não conseguiu chegar até a cama onde ela se encontrava devido a intensidade do fogo. Outra criança de 03 anos de idade que também se encontrava na casa, teria conseguido sair sozinha e não teve ferimentos.O incêndio ainda destruiu móveis, eletrodomésticos, roupas, utensílios domésticos além de parte do telhado de amianto que acabou desabando.Foram empenhados 01 caminhão de combate a incêndio, 01 viatura de salvamento de 05 bombeiros nesta ocorrência.As reais causas do incêndio serão investigadas pela perícia da Polícia Civil que compareceu e ficou responsável pelo local.

***

Estado de Minas - Menina de 1 ano morre queimada em incêndio no Norte de Minas - Parte do telhado da casa desabou. Uma criança de 3 anos conseguiu sair sozinha, sem se ferir. O dono do imóvel, que também sofreu queimaduras, disse ter tentando salvar a filha - Cristiane Silva - Uma menina de apenas 1 ano e cinco meses morreram em um incêndio em uma casa noite de terça-feira na cidade de Patis, a 90 quilômetros de Montes Claros, Norte de Minas Gerais. O pai disse ter tentando salvar a criança, mas não conseguiu chegar até a cama onde ela estava. Ele sofreu várias queimaduras pelo corpo.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o dono da casa disse que percebeu o incêndio quando estava no banheiro, que fica fora da residência. Uma criança de 3 anos que estava na casa conseguiu sair sozinha e não se feriu. O homem disse aos bombeiros que tentou salvar a filha, mas não conseguiu chegar à cama onde ela estava por causa da intensidade do fogo. A menina morreu carbonizada.
A casa foi completamente destruída pelo fogo. Conforme os bombeiros, móveis, eletrodomésticos e roupas foram destruídos. Parte do telhado de amianto desabou. As causas do incêndio serão investigadas pela Polícia Civil.

***

Hoje em Dia - Bebê de um ano morre carbonizado em incêndio no Norte de Minas - Um bebê de um ano morreu carbonizado em meio a um incêndio em uma residência em Patis, a 90 quilômetros de Montes Claros, no Norte de Minas, na noite dessa terça-feira (16). Além do bebê, na casa, localizada na avenida Mendes Camelo, no Centro da cidade, havia uma outra criança de 2 anos e o pai de 35 anos.
De acordo com as informações do Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar (PM), o senhor I. A. F. C. estava tomando banho, quando ouviu um estouro e, aos sair do banheiro, deparou com a casa em chamas. Ele teria tentado retirar o bebê da residência, que possuia apenas um cômodo, mas não conseguiu agir a tempo. Ainda segundo ele relatou aos militares, as chamas estavam muito altas e algo teria caído em seu olho, impedindo que ele entrasse novamente na casa.
A criança de dois anos conseguiu sair da casa em chamas sozinha sem ferimentos. A vítima I. A. F. C., sofreu queimaduras pelo corpo e foi atendido no centro de saúde local.
A perícia compareceu ao local, realizou os trabalhos de praxe e liberou o corpo ao serviço funerário, para encaminhamento ao Instituto Médico Legal (IML).
O incêndio destruiu telhado, sofá, cama, berço, guarda-roupas, geladeira, TV, roupas e utensílios domésticos.

***

O Tempo - Bebê de 1 ano morre em incêndio dentro de casa no Norte de Minas - Uma outra criança de 3 anos, que também estava na residência, conseguiu sair do local sozinha e não teve ferimentos; vítima foi encontrada carbonizada em cima de uma cama - Fernanda Viegas - Um bebê de 1 ano e 5 meses morreu carbonizado dentro de sua casa, em Patis, no Norte de Minas Gerais, na noite dessa terça-feira (16). Ainda não se sabe o que teria provocado o incêndio que ainda destruiu móveis, eletrodomésticos, roupas, utensílios domésticos, além de parte do telhado de amianto que acabou desabando.
De acordo com versão do pai ao Corpo de Bombeiros, quando ele estava no banheiro, que fica do lado de fora da casa, percebeu o fogo na residência. Ele contou que tentou salvar a filha Maria Fernanda Fiuza da Costa, mas não conseguiu chegar até a cama onde ela se encontrava, devido a intensidade do fogo. O corpo dela foi encontrado completamente carbonizado.
O pai teve algumas queimaduras pelo corpo, e uma outra criança, de 3 anos, que também estava na casa, conseguiu deixar o local sozinha e não se feriu.
A causa do incêndio será investigada pela perícia da Polícia Civil, que compareceu e ficou responsável pelo local.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Página Anterior >>>

Abra aqui as mensagens anteriores:


Voltar à Página Inicial

 






Um olhar de Montes Claros sobre o que é notícia em toda parte
Uma janela para Montes Claros


Clique e acesse nosso Twitter
Siga o montesclaros.com


Últimas Notícias

29/06/15 - 18h
“Impostômetro” atinge 1 trilhão de reais 11 dias antes do que em 2014

29/06/15 - 17h
Avião tocado a energia solar segue voo rumo aos EUA

29/06/15 - 16h
Selecionados na 1ª chamada do ProUni tem até hoje para comprovar informações

29/06/15 - 15h
Planejamento autoriza INSS a realizar concurso para preencher 950 vagas: 800, de técnico, e 150, de analista

29/06/15 - 14h
Motorista de Cristiano Araújo admite velocidade acima do limite na hora do acidente, diz polícia

29/06/15 - 13h
Manchetes dos jornais: “Favelas avançam também no interior” – “Às portas do calote, Grécia fecha bancos” - “Grécia limita saques e fecha bancos; União Europeia teme colapso”

29/06/15 - 12h
Manhã de São Pedro teve 14 graus em M. Claros; máximas de 30 graus não estão no horizonte da meteorologia até 9 de julho

29/06/15 - 11h
CBF prepara recurso para tirar suspensão de Neymar nas eliminatórias

29/06/15 - 10h
Tiro de tocaia, depois de briga em festa junina, mata aluno da Unimontes, filho de vereador, que interveio pelo amigo

29/06/15 - 9h
Papa Francisco pede para mascar folha de coca durante visita à Bolívia; prática é natural e alivia efeitos da altitude de 3600 metros

29/06/15 - 8h
Unimontes registra abstenção de 13,32% no vestibular, ontem – 1.330 inscritos não compareceram, 3 foram eliminados

29/06/15 - 7h
Del Nero absolve Dunga e culpa erros dos jogadores pela eliminação na Copa América


28/06/15 - 9h35
"...como diria Antônio Gomes, pai do nosso eterno vice-presidente José de Alencar, "o importante na vida é poder voltar". Sim, devemos cultivar portos seguros em que..."


27/06/15 - 18h
Cruzeiro tenta a reabilitação, neste domingo, contra o Coritiba pelo Brasileirão

27/06/15 - 17h
Às 11h da manhã deste domingo, contra o Joinville, Atlético busca quebrar retrospecto ruim dos mandantes

27/06/15 - 16h
Seleção brasileira tem jogo de “vida ou morte”, hoje, contra o Paraguai

27/06/15 - 15h
32 mil trabalhadores (23% das montadoras) estão afastados no momento, por causa das fracas vendas

27/06/15 - 14h
Manchetes dos jornais: “Dono da UTC diz que deu R$ 3,6 mi a tesoureiros de Dilma e do PT”- “Delator cita propina para eleições de Dilma e Lula” - “Empreiteiro diz ter pago R$ 3,6 milhões ao caixa 2 do PT”

27/06/15 - 13h
Educação anuncia concurso para 316 vagas, com salário de até 8.300 reais e inscrição a partir de 3 de julho

27/06/15 - 12h
Na Rua do Cruzeiro, rapaz de 24 anos é chamado ao portão. E morto, a golpes de faca, hoje ainda de manhã

27/06/15 - 11h
Bandeira vermelha está mantida em julho para todos os consumidores de energia elétrica, exceto Pará e Roraima

27/06/15 - 10h25
"...danificar o túmulo de um pobre homem de Minas, que viveu 92 anos e sempre serviu aos que o procuravam para aconselhamento e amenizar suas angústias, parece estranhável"

27/06/15 - 10h23
Colunista antevê "...dentro de cinco anos os carros serão semi-autônomos. Dentro de dez ou quinze, o motorista estará abolido. As consequências são inimagináveis, a começar pela redução do número de automóveis em cada casa: basta um para atender as necessidades da família. Ou nenhum: só chamar pelo celular..."

27/06/15 - 10h
Frio desce a 14 graus em M. Claros e ventos continuam, a até 16 km por hora; por 4 dias, temperaturas entre 29 e 15

27/06/15 - 9h37
Luiz de Paula, 98 anos, hoje: "Nasce em Várzea da Palma, Minas, o dr. Luiz de Paula Ferreira, filho de Joaquim de Paula Ferreira e dona Emília Mendonça de Paula. Fêz o curso primário em..."

27/06/15 - 9h
Mineradora canadense que tira ouro no Riacho dos Machados alega "falta de chuvas" para reduzir produção e salários

27/06/15 - 8h
“Caixa preta” do carro de Cristiano Araújo pode indicar a causa ou causas do acidente

27/06/15 - 7h
Ministro da Fazenda deixa hospital, após embolia pulmonar, mas é aconselhado a não ir aos EUA, hoje


26/06/15 - 18h
Ministério da Educação confirma alta de juros e anuncia abertura de 61,5 mil novas vagas para o Fies

26/06/15 - 17h
Motorista de Cristiano Araújo deixa UTI e diz não lembrar de nada do acidente

26/06/15 - 15h29
Sexta-feira do Ramadã maometano teve cerca de 60 mortos em atentados na França, Tunísia e Kuwait

26/06/15 - 15h
Manchetes dos jornais: “Polícia Federal apura repasses para a mulher do governador de Minas” - “Polícia Federal investiga ligação de Pimentel e Bené” - “Desemprego cresce e renda média cai 5,7%”

26/06/15 - 14h
Sexta-feira de ventos fortes em M. Claros e temperatura de 14 graus

26/06/15 - 13h
Pesquisa mostra que 4 a cada 5 brasileiros estão pessimistas com a economia

26/06/15 - 12h30
Motorista gaúcho morre em acidente com 3 carretas e 2 caminhões perto de Francisco Sá; pista está interditada nos 2 sentidos

26/06/15 - 12h
Lâmpada incandescente de 60 watts não mais será vendida a partir de 1º julho

26/06/15 - 11h
4.632 candidatos disputam 11 vagas no curso de medicina da Unimontes; são 421 por vaga

26/06/15 - 10h
A partir de 1º de julho, viagem em ônibus interestadual ficará 7,7% mais cara

26/06/15 - 9h10
França trata como ataque terrorista ação contra usina em que uma pessoa foi decapitada; na Tunísia, 27 foram metralhados em rede de hotel espanhola

26/06/15 - 9h
STJ decide - provisoriamente - que operadoras podem voltar a cortar internet do celular pré-pago

26/06/15 - 8h
Polícia investiga se Range Rover de Cristiano Araújo tinha rodas adulteradas e soldadas

26/06/15 - 7h
Conselho Monetário reduz de 6,5 para 6% o teto da meta de inflação, em 2017


25/06/15 - 18h
Para técnico do Atlético, jogo na manhã de domingo, contra o Joinville, não implica cuidado maior

25/06/15 - 17h
9.869 candidatos se inscreveram para 719 vagas do vestibular da Unimontes, com provas domingo

25/06/15 - 16h
Ministério do Planejamento autoriza concursos para 286 vagas na Anac, ANP e ANS

25/06/15 - 15h51
Governo de Minas: "Todas as providências necessárias para assegurar o respeito ao direito individual, à legalidade e à autonomia federativa serão tomados para coibir o abuso e a arbitrariedade na condução do inquérito policial. Resistiremos a qualquer tentativa de impor a Minas Gerais constrangimentos indevidos e anti-republicanos"

25/06/15 - 15h
Com treinos fechados, Dunga mantém mistério para jogo do Brasil contra Paraguai

25/06/15 - 14h
Desemprego atinge 6,7% em maio e é o maior em quase 5 anos

25/06/15 - 13h
Ventos de 19 km, céu nublado e temperaturas entre 16 e 27 graus, hoje, em Montes Claros

25/06/15 - 12h
Manchetes dos jornais: “Cresce a inadimplência nas escolas particulares” - “Câmara aprova reajuste acima da inflação para aposentados” - “Banco Central prevê inflação de 9% neste ano”

25/06/15 - 11h
4 assaltantes, armados, atacam casal que chegava à sua residência, no Bairro de S. José; 200 metros à frente, batem o carro - assustados pelo latido de um mini cão

25/06/15 - 10h
Velocidade de internet no Brasil perde para o Equador, Peru, Colômbia, Argentina, Chile e Uruguai

25/06/15 - 9h54
Cão farejador ajuda PM a localizar pedras de crack em escola estadual de M. Claros onde menor foi apreendido, segunda-feira

25/06/15 - 9h
Reajuste maior para os aposentados e pensionistas, decidido pela Câmara, ainda depende do Senado

25/06/15 - 8h26
"... pois tenho pouco tempo aqui e quero visitar todos vcs em Montes Claros o quanto antes"

25/06/15 - 8h
Hemorragia interna causou a morte de Cristiano Araújo, diz IML; enterro será daqui a pouco

25/06/15 - 7h
9 dividem prêmio de 129 milhões da Quina de São João; Mega-Sena de 40 milhões sai para 1 apostador


24/06/15 - 18h
Com receita bloqueada, Conmebol não tem como pagar premiações da Copa América - garante jornal uruguaio

24/06/15 - 17h
INSS diz que não tem data para pagar aposentadorias com novo cálculo do 85/95

24/06/15 - 16h
Quina de São João pode pagar hoje 120 milhões de reais; prêmio não acumula

24/06/15 - 15h
Montadoras do ABC podem demitir 5.000 funcionários – cogita jornal de S. Paulo

24/06/15 - 14h30
Manchetes dos jornais: “Juro no cheque especial é o maior em 20 anos” -“Investimentos do PAC já caíram 33% no ano” - “INSS não tem prazo para começar a pagar a nova aposentadoria”

24/06/15 - 14h
Motorista teria dormido e Range Rover capotou; Cristiano Araújo e namorada serão velados juntos em Goiânia

24/06/15 - 13h
Lua sobe para Crescente nesta quarta de São João, ainda com "rabos de galo" no céu de uma M. Claros de poucas fogueiras

24/06/15 - 12h
Assaltantes fortemente armados tentam explodir caixa eletrônico com dinamite e maçarico

24/06/15 - 11h
Velório de Cristiano Araújo - que hoje seria a principal atração do S. João de Caruaru - será em centro cultural de Goiânia

24/06/15 - 10h
Sobe o calote no pagamento da conta de luz após sucessivos aumentos

24/06/15 - 9h
Câmara pode votar, hoje, reajuste maior para aposentados que ganham além do salário mínimo

24/06/15 - 8h33
Conselho da Itália suspende extradição de Pizzolato, pelo menos até setembro; ele seguirá preso, mas lá

24/06/15 - 7h41
Morre em hospital de Goiânia o cantor Cristiano Araújo, de 29 anos, que sofreu acidente de carro na madrugada de hoje; capotamento matou namorada no local

24/06/15 - 7h
Se Brasil cair na Copa América, Neymar pode cumprir pena de suspensão nas eliminatórias


23/06/15 - 18h
Pesquisa mostra que 45,9% dos brasileiros não praticam esportes ou atividades físicas

23/06/15 - 17h
Juro bancário de pessoa física sobe em maio e bate novo recorde de 57,3% ao ano

23/06/15 - 16h
Mais de 11 mil trabalhadores perderam o emprego no setor de siderurgia até maio - segundo projeções

23/06/15 - 15h
Matrícula para aprovados no Sisu termina hoje. Medicina é o curso mais procurado

23/06/15 - 14h30
Paraguai adianta - vai para “matar ou morrer” no jogo contra o Brasil

23/06/15 - 13h51
Norte de Minas e BH vão receber sobretaxa no preço da água da Copasa já em agosto, avisa sua presidente. Medida pode vir acompanhada de racionamento

23/06/15 - 13h
Véspera de S. João em M. Claros tem temperaturas entre 27 e 16 graus, pela previsão; mas ela foi de 14, ao amanhecer

23/06/15 - 12h
Ford para produção de caminhões por 10 dias e Volks negocia suspensão temporária de contratos

23/06/15 - 11h00
Três assaltantes usam carro roubado, e depois abandonado, para assaltar posto em M. Claros



OUÇA E VEJA A 98 FM
Todos direitos pertecentes a Rádio Montes Claros 98,9 FM. O material desta página
não pode ser publicado, transmitido por broadcasting, reescrito ou distribuído
sem prévia autorização