Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - domingo, 24 de novembro de 2024

Mural

Jornalismo exercido pela própria população

Deixe sua notícia neste Mural, clique aqui para enviar
<< Próxima Página

Mensagem N°69526
De: Alberto Sena Data: Terça 8/11/2011 08:07:48
Cidade: Montes Claros/MG

Pedra quase solta no ar

Alberto Sena

Quando Bill contou sobre a grande pedra quase solta no ar, nas imediações do hotel Paraíso das Águas, em vias de ser inaugurado em Grão-Mogol, no Norte de Minas, de propriedade do ex-vereador, ex-vice-prefeito e ex-prefeito João Costa de Oliveira – o Nem – confesso, não acreditei. Precisava fazer como São Tomé: ver para crer.
Fomos lá; ele, Lúcio Bemquerer e eu armados de uma câmara fotográfica a fim de registrarmos a tal pedra quase solta no ar, algo deveras inusitado. O lugar fica a poucos minutos do centro da inigualável cidade surgida no século XVIII em decorrência do garimpo de diamantes.
Paramos o carro num ponto até aonde havia trilha e depois embreamos mato adentro e logo divisamos grande quantidade de pedras. Ali, em algum tempo, parece ter sido fundo de mar, senão, como explicar o fato de as pedras terem sido desgastadas até tomarem formatos vários?
Não demorou muito e estávamos diante da pedra quase solta no ar. Em realidade, o formato dela é de uma nau antiga, daquelas usadas por Pedro Álvares Cabral para visitar as terras do Brasil e Cristóvão Colombo utilizou para ocupar a América dos antigos Maias.
A majestosa pedra – veja a foto, garantia da veracidade da informação – é de fato extraordinária. Olhando-a de todos os lados, tem-se a impressão: se alguém subir nela, de uma extremidade à outra, assim quase solta no ar, ela poderá desabar. Bill achou graça, disse: “Não tomba de jeito nenhum”, ele já subiu nela e nada aconteceu.
A pedra está apoiada numa das extremidades em três pontos. Para mim, ela tem tudo para virar ponto turístico. Contornei-a e pude contemplá-la com os próprios olhos e confesso sem a menor cerimônia, fiquei de boca aberta.
Os moradores de Grão-Mogol parecem não dar a mínima importância à pedra. Talvez porque a cidade é toda empedrada. Goza da fama de “presépio a céu aberto”. E como de fato é mesmo. Por todos os cantos encontramos pedras de vários formatos. Há uma parecida com leão sentado; há outra idêntica a galo de peito arfante cantando cocoricó; há pedra parecida com tartaruga e até uma com cara de sapo de boca aberta.
Grão-Mogol é dotada de luz própria. É histórica, mas não se parece com Ouro Preto, nem com Diamantina e muito menos com Sabará. O garimpo deixou a cidade estagnada por séculos. Esse fato nada tem de negativo. Pelo contrário. Por causa disso, Grão-Mogol é hoje modelo de qualidade de vida. Lá o ar é puro e os liquens das pedras denunciam isto.
Em Grão-Mogol não há cerca elétrica. Aliás, há uma, assim mesmo de um homem vindo de fora. Ele parece ter posses. Construiu bela casa e certamente teme ser surpreendido por alguém saltando o alto muro, por isto levou essa coisa esquisita, hoje comum nas grandes cidades, para Grão-Mogol. Razão ele não tem. Tem neurose, talvez, doença típica de quem vive nos grandes centros.
Grão-Mogol é lugar tranquilo. Lá há muito passarinho. As maitacas passam em bandos. E estão se refestelando agora com as mangas amadurecendo em todos os quintais. Sim, lá quase todas as casas têm quintais. E os passarinhos fazem a festa porque os moradores cultivam frutíferas várias. Uma delícia!
Recordo-me bem, quando criança, Montes Claros era igual Grão-Mogol. Lá as famílias sentam-se às portas das casas e batem altos papos. As portas das casas ficam abertas e o vendedor de biscoito passa diariamente. De casa em casa, ele deixa os pacotes. No fim de semana, volta e recolhe o dinheiro fruto das vendas. Há coisa melhor?
Quem vive numa cidade como Montes Claros de hoje, como Belo Horizonte, Rio de Janeiro ou São Paulo, morre de inveja, tamanha paz, amizade, tranquilidade. Morre de inveja ou sente saudades, porque nos bons tempos viver era muito menos perigoso. Hoje em dia a coisa está feia e barulhenta, parecida com briga de esqueletos com foice e no escuro, em cima de telhado de zinco.
Segundo dizia o antropólogo Darcy Ribeiro, montes-clarense da gema, o fim da Humanidade será de volta às cavernas. E a julgar pelo andar da nossa carruagem, ele está coberto de razão. Se o “degas” aqui estiver vivo até lá, o meu lugar já está escolhido: viverei debaixo da pedra parecida com nau antiga, quase solta no ar. Pelo menos terei a sensação de estar em alto-mar, ao sabor das ondas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69525
De: Efemérides - Nelson Vianna Data: Terça 8/11/2011 08:15:06
Cidade: Montes Claros/MG

(Durante anos, o escritor e agrimensor Nelson Vianna, nascido em Curvelo e apaixonado por M. Claros, desde que aqui chegou, pesquisou a história da cidade. Foi a arquivos, jornais, revistas e livros, entrevistou pessoas, vasculhou correspondências – enfim, buscou em toda parte fontes que permitissem levantar a história do município de M. Claros. Conseguiu. Processou sua longa procura e publicou "Efemérides Montesclarenses", que cobrem o período de 1707 a 1962, revelando o que - neste período - aconteceu de mais importantes no cotidiano de nossas vidas. Nelson Vianna, apaixonado por M. Claros, reconhecido ao historiador Hermes de Paula, mais novo do que ele, mas seu auxiliar no trabalho, prestou - prestaram os dois, é preciso gritar isto - uma das mais notáveis contribuições à civilização dita montesclarina. Morreu sem ostentar riqueza material, mas o seu legado espiritual cresce a cada dia, embora ainda não seja suficientemente reverenciado. O tempo, sempre ele, também fará esta reparação. Republicar a resenha histórica pacientemente ajuntada pode ser um começo. Pelo calendário do dia, sairá publicado aqui, desde este 12 de janeiro de 2011, o que ele conseguiu desvendar no vasto tempo de 255 anos - entre 1707 e 1962, de uma Montes Claros nascente, criança e juvenil. Ajudará a cidade a se localizar. Talvez, a se achar. E haverá sempre um preito de gratidão a estes dois - Nelson Vianna e Hermes de Paula, e a muitos outros que, no silêncio, onde Deus fala aos Homens, recolhem o aplauso geral):

8 de novembro

1867 - Havendo queixas contra a eficiência do ensino de Latim e de Francês em Montes Claros, é exonerado o professor da cadeira e nomeado, provisôriamente, Antônio Bento Nogueira de Góis para substituí-lo mas não aceitando, o cargo foi exercido por Ezequias Texeira de Carvalho.
1896 - Inicia-se outra fase do periódico “Montes Claros”, tendo como Redator-Diretor-Gerente Agostinho Detalonde. Só deu seis números.
1937 - Pela lei n.° 27 da Prefeitura Municipal de Montes Claros, o antigo bairro do Alto do Severo ou Jenipapo, passa a chamar-se Santo Expedito.
1941 - A “Gazeta do Norte”, desta data, noticia que, por ato do Govêrno de Estado, o bacharel Lindolfo Dias A. de Barros, Promotor de Justiça da Comarca de Montes Claros é transferido para a Comarca de Oliveira sendo nomeado para substitui-lo no cargo de Promotor de Justiça de Montes Claros, o bacharel Jair Renault Castro.
1956 - A “Gazeta do Norte”, desta data, noticia que foi organizada a Cooperativa dos Servidores do DNOCS, em Montes Claros, tendo como Presidente o dr. AfIlo Mendes de Aguiar.
1957 - Falece dona Maria Montenegro Frota, aos 53 anos de idade. Nasceu em Iguatu, Ceará, filha de Manoel Holanda Montenegre e dona Idalina Montenegro. Era casada com Waldemar Frota, comerciante em Montes Claros.
1962 - Pela lei n.° 577, fica o Prefeito Municipal de Montes Claros autorizado a conceder à entidade que legitimamente se constituir, nesta cidade, para a instalação e manutenção do equipamento destinado à captação de televisão neste município, a subvenção de CrS 600.000,00.
- Pela lei n.° 578, ficam criados oito cargos de guardas sanitários do Departamento Municipal de Saúde e Assistência, em Montes Claros.
- Pela lei n.° 580, é modificada a denominação do atual Prado Oswaldo Cruz, na cidade de Montes Claros, na forma seguinte:
a) Fica denominada Avenida Armênio Venoso, o trecho compreendido entre a avenida Filomeno Ribeiro e rua Padre Teixeira;
b) de Avenida Oswaldo Cruz, o trecho compreendido entre as ruas Carlos Gomes e Cel. Joaquim Costa;
e) de Avenida Padre Chico, o trecho compreendido entre a rua Belo Horizonte e Avenida Centenária:
d) de Avenida Dr. Alfredo Coutinho, o trecho compreendido entre a rua Padre Teixeira e Avenida Centenária.
- Lei n.° 581. Art. 1.º Fica o Prefeito Municipal de Montes Claros autorizado a proceder à desapropriação de uma área de terreno medindo 15.000 metros quadrados, localizado junto ao destinado à construção do nôvo prédio do Colégio e Escola Normal Oficial de Montes Claros, no bairro Santo Expedito, de propriedade do dr. Plínio Ribeiro dos Santos e sua espôsa.
Art. 2.° Fica igualmente o Prefeito Municipal autorizado a fazer a doação do terreno mencionado no art. 1° desta lei, ao Ministério de Educação e Cultura ou ao Govêrno do Estado de Minas Gerais, para o fim mencionado no art. 1.º desta lei, com a condição de reversibilidade ao patrimônio do municlpio, se a construção do nôvo prédio do Colégio e Escola Normal Oficial de Montes Claros no terreno caracterizado no art. 1.º supra não se iniciar dentro de cinco anos, e não seja concluída dentro de sete anos, ambos contados da data da assinatura da presente lei.
Art. 3.º O valor da desapropriação é de quatro milhões e quinhentos mil cruzeiros, devendo correr as despesas pela dotação própria, a ser incluída no orçamcnto para o exercício de 1963.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69524
De: Branca Data: Terça 8/11/2011 08:00:29
Cidade: Montes Claros

Veio da noite a chuva que segue caindo lá fora. Mansa, calma, terna. Amiga. Chuva de Natal.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69523
De: Kennio Barros Data: Terça 8/11/2011 04:51:00
Cidade: Ipatinga/MG

Queda da cotação do minério de ferro no mundo poderá inviabilizar investimentos bilionários no Norte de Minas
A queda no preço do minério de ferro ameaça investimentos bilionários no Norte de Minas Gerais, onde é esperada a criação de um polo de exploração de ferro em grandes jazidas de baixo teor. Com a rápida e acentuada desvalorização da commodity (cotada no fechamento de outubro em US$ 118,40), as lavras de minério de baixo teor de ferro (menos de 30%) estariam economicamente inviabilizadas, pelo menos nos preços atuais.
Para a produção no Estado, somente os custos logísticos (ferrovia, portos e frete naval) para embarques para a Ásia somam cerca de US$ 110 dólares por tonelada. E isso para as áreas do quadrilátero ferrífero que já contam com infraestrutura de transporte implantada.
Levando-se em conta os custos de lavra e concentração do minério, especialistas afirmam que o corte da viabilidade econômica da mineração de ferro, levada em conta a cotação atual, estaria próximo de 62% de teor. No Norte de Minas, as pesquisas feitas até o momento indicam reservas de 20 bilhões de toneladas de minério, com teor entre 20% e 30%.
“O comportamento recente do preço do minério deve, no mínimo, provocar uma revisão nos investimentos das empresas que terceirizam estrutura logística”, afirmou o geólogo, economista e consultor do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Luciano Borges.
Por comunicado, a Vale confirmou os aportes anunciados para a região. A empresa deve investir R$ 560 milhões na implantação de mina de minério de ferro nos municípios de Serranópolis de Minas, Riacho dos Machados, Grão Mogol e Rio Pardo de Minas. A previsão é de que o projeto seja concluído em 2014.
Na fase inicial, devem ser gerados 50 empregos diretos e 450 indiretos. Após o começo das operações, a estimativa é de que sejam criados 250 postos de trabalho permanentes entre diretos e indiretos. A partir do empreendimento, a Vale pretende produzir e comercializar minério tipo fino comum, granulado e pellet feed.
Já a Miba prevê implantar, entre 2011 e 2014, unidade minerária - usina de concentração de minério de ferro e corredor logístico - nos municípios de Grão Mogol e Rio Pardo de Minas.
Mediante aporte de R$ 3,2 bilhões, a Sul Americana Metais (SAM), do grupo Votorantim, estuda extrair e beneficiar minério em Grão Mogol em parceria com consórcios chineses liderados pela Honbridge Holdings Limited. O projeto engloba mineração, mineroduto e porto (Bahia).
Além desses investimentos em minério de ferro, a Mineração Riacho dos Machados, subsidiária da canadense Carpathian Gold INC, prevê investir R$ 250 milhões para extração de ouro na região. O projeto deve gerar 400 empregos diretos e 800 indiretos.
Fonte: Hoje em Dia

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69522
De: Maria Ribeiro Pires Data: Segunda 7/11/2011 16:21:30
Cidade: Belo Horizonte/MG

(...) Estou enviando uma pesquisa que fiz sobre Aracy de Carvalho,casada com João Guimarães Rosa. Irei apresentar este texto na Academia Arcádia de Minas Gerais, na próxima quarta feira. Aracy de Carvalho, a JUSTA - Maria Ribeiro Pires
Baseio estas palavras no livro "JUSTA - Aracy de Carvalho e o resgate de judeus, trocando a Alemanha nazista pelo Brasil". É o resultado de grande pesquisa feita pela historiadora Mônica Raisa Schpun, fruto de depoimentos e entrevistas. A autora é doutora em História pela Universidade de Paris com pós-doutorado na Universidade de Milão. Ela relata a grande amizade entre as duas mulheres, Aracy de Carvalho e Margarethe Levy, aproximadas pela tragédia da época. Aracy de Carvalho, brasileira, filha de pai português e mãe alemã, nasceu em Rio Negro, Estado do Paraná. (Clique aqui para ler toda a mensagem na seção Colunistas)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69520
De: Conrado Data: Segunda 7/11/2011 09:35:51
Cidade: Montes Claros

Agora, carreta para trânsito na ponte branca, estrada que liga MoC-Pirapora. A carreta estragou exatamente na ponte, e não tem nenhuma sinalização.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69518
De: Efemérides - Nelson Vianna Data: Segunda 7/11/2011 08:08:27
Cidade: Montes Claros/MG

(Durante anos, o escritor e agrimensor Nelson Vianna, nascido em Curvelo e apaixonado por M. Claros, desde que aqui chegou, pesquisou a história da cidade. Foi a arquivos, jornais, revistas e livros, entrevistou pessoas, vasculhou correspondências – enfim, buscou em toda parte fontes que permitissem levantar a história do município de M. Claros. Conseguiu. Processou sua longa procura e publicou "Efemérides Montesclarenses", que cobrem o período de 1707 a 1962, revelando o que - neste período - aconteceu de mais importantes no cotidiano de nossas vidas. Nelson Vianna, apaixonado por M. Claros, reconhecido ao historiador Hermes de Paula, mais novo do que ele, mas seu auxiliar no trabalho, prestou - prestaram os dois, é preciso gritar isto - uma das mais notáveis contribuições à civilização dita montesclarina. Morreu sem ostentar riqueza material, mas o seu legado espiritual cresce a cada dia, embora ainda não seja suficientemente reverenciado. O tempo, sempre ele, também fará esta reparação. Republicar a resenha histórica pacientemente ajuntada pode ser um começo. Pelo calendário do dia, sairá publicado aqui, desde este 12 de janeiro de 2011, o que ele conseguiu desvendar no vasto tempo de 255 anos - entre 1707 e 1962, de uma Montes Claros nascente, criança e juvenil. Ajudará a cidade a se localizar. Talvez, a se achar. E haverá sempre um preito de gratidão a estes dois - Nelson Vianna e Hermes de Paula, e a muitos outros que, no silêncio, onde Deus fala aos Homens, recolhem o aplauso geral):

7 de novembro

1840 - Lê-se em sessão ordinária da Câmara Municipal de Montes Claros de Formigas, uma portaria do Govêrno da Província, datada de 3 de setembro de 1840, comunicando a remoção do Juiz de Direito da Comarca, dr. Jerônimo Máximo de Oliveira Castro, para a Comarca de Paracatu, e a do Juiz de Direito desta, Manoel Teodoro Soares de Sousa, para a Comarca de Montes Claros. Propõe o vereador, Vigário Chaves que, no caso de se realizar tal remoção, é preferível fique como Juiz de Direito da Comarca, o atual Juiz Substituto, dr. Tertuliano Antônio Alves Pires.
1940 - Falece João Soares da Silva, fazendeiro no município de Montes Claros, casado com dona Januária Lopes da Silva.
1942 - Falece Leonides de Andrade Câmara (Coló), aos 56 anos de idade. Nasceu em Montes Claros, filho de Leolino de Andrade Câmara e dona Christina Vitalina dos Santos. Era Escrivão do Crime na cidade de Montes Claros e casado com dona Glicéria Cardoso Godinho
1951 - Falece repentinamente, em Belo Horizonte, Raul Corrêa de Sousa. Nasceu em Muritiba, Estado da Bahia, em 1896, filho de José Corrêa de Sousa e dona Joana Corrêa de Sousa. Veio em 1914 para o Estado de Minas, como encarregado da Estação Telegráfica de Fortaleza, hoje Pedra Azul, de onde foi transferido para Montes Claros, em substituição ao dr. Hugo Kopp, aqui chegando a 26 de setembro de 1919. Por muitos anos, exerceu o cargo em Montes Claros, inclusive a chefia dos serviços postais-telegráficos, retirando-se, por vêzes, quando designado pelos seus superiores hierárquicos para desempenhar alguma comissão de responsabilidade. Em 1940 foi nomeado Diretor Regional de Diamantina, quando lhe deram a tarefa de reorganização, onde estava incluída a extensão da rêde telegráfica a vários pontos do Estado., Era escolhido, alguns anos depois, para o mesmo cargo em Campanha, onde reafirmou a sua grande capacidade de administrador. Foi-lhe confiada, por fim, a Diretoria Regional dos Correios e Telégrafos de Juiz de Fora, cargo no exercício do qual realizou a última etapa do seu honesto e consciencioso itinerário profissional.
Funcionário de uma correção a tôda prova, de natureza modesta, soube granjear grande número de amigos e admiradores, que eram quantos o conheciam. Casou-se, em Montes Claros, com dona Francisca Chaves Corrêa.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69517
De: João Batista Oliveira Data: Domingo 6/11/2011 20:56:18
Cidade: Montes Claros MG  País: Brasil

Parabéns montesclaros.com, por ter publicado aqui as mensagens de desrespeito ao artigo 228 (CTB). Até que em fim à policia está combatendo os condutores de veícuos de som aterrorizantes. Minha filha viu uma blitz na rua Neco Delfino na zona leste de Montes Claros, ontem.Parabéns aos PMS e as pessoas que postaram mensagens a respeito do delito de não cumprimento artigo 228 do Código de trânsito Brasileiro. Acredito que com a colaboração dos honestos colocaremos um fim na impunidade. Essa noite já dormir em paz. Graças a PMMG.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69516
De: IG Data: Domingo 6/11/2011 14:56:55
Cidade: São Paulo/SP

Algoz do São Paulo, Nikão supera drama e tenta se firmar no Bahia - Com passado problemático, garoto de 19 anos já tem oito clubes na carreira – O meia-atacante Nikão, de 19 anos, foi um dos responsáveis pela grande vitória do Bahia sobre o São Paulo neste sábado. Suas jogadas originaram dois gols da virada por 4 a 3 e ajudaram seu clube a se distanciar da zona de rebaixamento. A grande atuação anima os torcedores do time baiano, mas suscitam uma pergunta: até quando Nikão ajudará o Bahia? Talento não falta, mas um passado recheado de dramas vem atrapalhando muito sua carreira até aqui. Já são oito clubes no currículo. “Aquela alegria, aquela felicidade que sempre tive no começo do ano, voltou. Agora é só dar continuidade e seguir em frente”, disse Nikão após a partida de sábado. Natural de Montes Claros (MG), Nikão não conheceu o pai e perdeu sua mãe, Ednalva, quando tinha nove anos. Ela foi vítima de câncer e morreu aos 35 anos. Nikão então passou a ser criado pela avó, Rita, junto com seis irmãos mais velhos. Sua carreira no futebol começou quando tinha 12 anos. Destaque num time amador na sua cidade, Nikão foi levado com autorização da avó, sem condições de criar todos os netos, por um empresário de Mirassol, Carlos Roberto Carvalho, que ouvira de um amigo maravilhas sobre o menino. Adotado legalmente por ele, Nikão jogou no time do interior de São Paulo até os 15 anos. Nesse período, EM 2005, viajou para a Europa e fez testes no CSKA de Moscou e no PSV Eindhoven. Nikão iniciou o ano no Vitória, rival do Bahia Em 2008, Nikão acertou com o Palmeiras por indicação de Vanderlei Luxemburgo, que cruzou seu caminho pela primeira vez. Mesmo longe de casa, Nikão não perdeu os laços com os irmãos. Um deles, Thiago, com era muito apegado, se envolveu com traficantes de drogas. Nikão tentou tirá-lo desse caminho, mas acabou não conseguindo. O meia do Bahia por pouco não desistiu da carreira na virada de 2008 para 2009, quando sua avó Rita morreu aos 60 anos. A perda da avó atrapalhou seus passos na base do Palmeiras. Começou a abusar das baladas, ganhou peso e deixou de ser aproveitado. Ali ele iniciava uma peregrinação por clubes brasileiros. Em 2010 disputou a Copa São Paulo pelo Santos. Depois, na metade do ano, foi indicado mais uma vez por Vanderlei Luxemburgo, que estava no Atlético-MG. Em Belo Horizonte, quando tentava enfim se firmar, Nikão levou um novo baque. Seu irmão Thiago morreu num acidente de carro no interior de Minas. Mais uma vez abalado, não conseguiu ir bem no Atlético, com quem tem contrato até 2014. Nikão foi então emprestado no início do ano ao Vitória. Foi vice-artilheiro do Campeonato Baiano com nove gols e despertou o interesse do rival Bahia. O presidente do clube, Marcelo Guimarães, entrou em contato com o Atlético-MG, que rescindiu seu empréstimo para o Vitória e o repassou para o Bahia até o final do ano. Porém, a chance de jogar a Série A não rendeu bons frutos a Nikão. Antes da partida contra o São Paulo, o meia havia atuado em apenas três jogos. O antigo técnico, René Simões, o aproveitou muito pouco. Com Joel Santana a história pode mudar. E Nikão agradece a confiança. “Eu nunca deixei de treinar por conta da oportunidade. Agora Joel está confiando em mim e tenho um suporte legal para chegar sábado com a cabeça boa”, disse o meia antes do jogo. “Confiança é essencial e isso o Joel me deu bastante. Vou procurar agora honrar a camisa do Bahia e desenvolver meu papel”. É o que esperam também os torcedores do time baiano, na torcida para que Nikão consiga enfim firmar sua carreira no futebol.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69515
De: samuel Data: Domingo 6/11/2011 12:52:57
Cidade: moc  País: Brasil

Agora uma nova modalidade de barulho na regiao da sanitária e Jardim São luiz. carros cantando pneu por toda a madrugada e o pior, na frente da própria polícia que parecer fingir não ver ou permitir que a impunidade cresça.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69514
De: Fábio Data: Domingo 6/11/2011 08:59:37
Cidade: Montes Claros

Sol com algumas nuvens. Não chove. Temperatura em ascensão, devendo chegar aos 31 graus, a máxima, amanhã. Hoje, máxima de 29. Chance de 2 milímetros de chuva quarta e quinta-feira. É tudo que a meteorologia - de hoje - vê nos céus para para M. Claros, nesta semana. O tempo ainda está encoberto, de nuvens finas, brancas e altas - um tapete branco e alvo, começando a granular.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69513
De: Neuza Data: Domingo 6/11/2011 08:06:47
Cidade: Montes Claros

O triangulo da impunidade, em expansão, "brilhou" nesta noite, até depois das seis horas da manhã. Não faltaram os carros usinas de som, algazarra, gritos, arrancadas, menores ingerindo álcool etc, principalmente na região do velório da Santa Casa e posto de gasolina. A Praça Godofredo Guedes, coitada dela, está impregnada dos cheiros próprios das cracolândias. Triste. (...) Senhores pais, olhem os seus filhos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69512
De: Efemérides - Nelson Vianna Data: Domingo 6/11/2011 08:00:15
Cidade: Montes Claros/MG

(Durante anos, o escritor e agrimensor Nelson Vianna, nascido em Curvelo e apaixonado por M. Claros, desde que aqui chegou, pesquisou a história da cidade. Foi a arquivos, jornais, revistas e livros, entrevistou pessoas, vasculhou correspondências – enfim, buscou em toda parte fontes que permitissem levantar a história do município de M. Claros. Conseguiu. Processou sua longa procura e publicou "Efemérides Montesclarenses", que cobrem o período de 1707 a 1962, revelando o que - neste período - aconteceu de mais importantes no cotidiano de nossas vidas. Nelson Vianna, apaixonado por M. Claros, reconhecido ao historiador Hermes de Paula, mais novo do que ele, mas seu auxiliar no trabalho, prestou - prestaram os dois, é preciso gritar isto - uma das mais notáveis contribuições à civilização dita montesclarina. Morreu sem ostentar riqueza material, mas o seu legado espiritual cresce a cada dia, embora ainda não seja suficientemente reverenciado. O tempo, sempre ele, também fará esta reparação. Republicar a resenha histórica pacientemente ajuntada pode ser um começo. Pelo calendário do dia, sairá publicado aqui, desde este 12 de janeiro de 2011, o que ele conseguiu desvendar no vasto tempo de 255 anos - entre 1707 e 1962, de uma Montes Claros nascente, criança e juvenil. Ajudará a cidade a se localizar. Talvez, a se achar. E haverá sempre um preito de gratidão a estes dois - Nelson Vianna e Hermes de Paula, e a muitos outros que, no silêncio, onde Deus fala aos Homens, recolhem o aplauso geral):

6 de novembro

1860 - A ata de apuração de votos da 8.ª eleição para vereadores à Câmara Municipal de Montes Claros, que deverão servir no quatriênio de 7 de janeiro de 1861 a 7 de janeiro de 1865, dá como mais votados, pela ordem: dr. Carlos José Versiani, 1569 votos; tte. cel. João Alves Maurício, 1557; alferes José Fernandes Pereira Corrêa, 1514; Simeão Ribeiro da Silva, 1413; Gregório José Velloso, 1288; Justino de Andrade Câmara, 1278; Antônio Pereira dos Anjos, 1062; Revmo. Antônio Alves dos Reis, 1036; Serafim Gonçalves Teixeira Guimarães, 902; cap. José Rodrigues Prates, 582; José Guilherme dos Santos, 557; Cesário José da Mota, 388; Revmo. cônego Antônio Gonçalves Chaves, 280, e outros menos votados. Expediram-se os diplomas dos nove primeiros mais votados, ficando os demais na suplência.
1894 - E’ criada a banda de música Filarmônica Operária, sob a orientação de Eusébio Alves Sarmento, autor da iniciativa, tendo como Diretor o Maestro Francisco Louça, trazido da vizinha cidade de Bocaiúva, exclusivamente com aquela finalidade.
1902 - Falece o major Domingos Garcia Leal Tupinambá, aos 73 anos de idade. Nasceu em Umburanas, Estado da Bahia, filho de Clemente Garcia Leal e dona Laudelina Leal de Novais. Era comerciante e fazendeiro, em Montes Claros, e casado, em segundas núpcias, com dona Felicidade Perpétua Leal.
1919 - E’ instalada na praça Dr. Carlos, esquina da atual rua Altino de Freitas, a Farmácia Coração de Jesus, sob a direção e propriedade do farmacêutico Antônio Rodrigues Fróis Neto.
1929 - Nasce, em Montes Claros, o dr. Fernando José da Costa Oliveira, filho do jornalista Jair Oliveira e dona Maria Josefina Costa Oliveira. Fêz o curso primário em sua cidade natal, no Colégio Imaculada Conceição, o secundário, no Colégio São Vicente de Paula, de Petrópolis, Estado do Rio, diplomando-se em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas do Rio de Janeiro, a 16 de dezembro de 1956. Foi médico da Liga Brasileira de Assistência, no Rio de Janeiro; médico interno do North-Western Hospital, de Minneapolis, Estados Estados Unidos. E’ médico do I. A. P. B. e tem consultório médico em Montes Claros, sendo especialista em Pediatria.
1937 - Pela lei n.° 22, é orçada a receita da Prefeitura Municipal de Montes Claros, para o exercício de 1938, em 581:000$000 e fixada a despesa em igual quantia.
1949 - Realiza-se a eleição da nova Diretoria do Montes Claros Tênis Clube para o período 1949-1951, ficando na. presidência o dr. Alfeu Gonçalves de Quadros, Prefeito Municipal de Montes Claros, nomeado pelo Govêrno do Estado.
1950 - Francisco Ribeiro Pires é nomeado para o cargo de gerente da Caixa Econômica Federal, na cidade de Montes Claros
1954 - Pela lei n.° 275 é orçada a receita da Prefeitura Municipal de Montes Claros para o exercício de 1955 em Cr$ 8.387.000,00, sendo fixada a despesa em igual quantia.
- Falece Eutychio de Assis. Nasceu em Salinas, transferindo-se para Montes Claros em 1943, dedicando-se ao comércio. Era casado com dona Olinda Assis Costa.
1957 - Falece dona Georgina Batista Braga. Era filha do cap. Exupério Barbosa Braga e dona Josefa Braga e casada com Onofre Batista de Sousa, fazendeiro no município de Montes Claros.
1962 - O “Diário de Montes Claros”, desta data, noticia a organização do Country Club Lagoa da Barra, pela firma Zeta Incorporação e Construção. Arthur Loureiro Ramos, dr. Aroldo Costa Tourinho, Edilson Bernardes Carneiro, dr. Fábio Rebelo, dr. Feliciano de Oliveira, dr. Jair Renault Castro, João Damásio Pinto, dr. Raul Durães Peres e Waldemar Hayden, constituem a Diretoria para fiscalização da entidade, elaboração de relatórios e meios de divulgação.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69511
De: Erika Data: Sábado 5/11/2011 23:49:35
Cidade: MontesClaros  País: Brasil

Estou achando tão estranho, o vilage esta um verdadeiro inferno, é quase não se vê noticias sobre o assunto. Por acaso alguém ouviu falar que os traficantes colocaram fogo em uma moto as 09hs da manhã na semana passada? Pois é isso aconteceu, é ainda colocaram uma arma na cabeça de um morador, para ele entrar no meu do tiroteio e pegar a moto que ficou caída na rua, como ele não conseguiu, a gangue rival pós fogo na moto.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69510
De: Josilene Batista Data: Sábado 5/11/2011 22:51:06
Cidade: montesclaros/mg  País: brasil

(...)Eu gostaria de conhecer o mototaxista que é padastro de uma aluna da Escola Municipal Dú Narciso,ele fez uma denúncia no Ministério Público alegando que desde 25/10/11 não está havendo aula na Escola Municipal Dú Narciso,ele afirma também que a Direção da Escola falou que estava recebendo ligações anônimas dizendo que a Escola seria atacada por gangues,afirmo nunca ter recebido essas ligações,e não conhecer esse senhor.Ele afirma também, conforme o Jornais Estado de Minas,de Notícias e o Hoje em Dia que na quinta-feira (02/11)) a Direção da Escola Municipal Dú Narciso dispensou os alunos,sendo que houve aula no 1° turno normalmente e que no 2° turno não houve aula devido a esses jornais citados acima,terem entrevistado moradores e PMs,e estes disseram que o PM usou sistema de som para alertar a comunidade local que não saissem de casa porque poderia ocorrer um confronto entre PMs e gangues.Afirmo não ser irresponsável e nem relapsa em cessar aulas ou dispensar alunos sem a prévia autorização da Secretária Municipal de Educação de Montes Claros.Declaro ainda que o quadro de funcionários da nossa Escola são de pessoas comprometidas com o aprendizado dos educandos, e coloco a disposição os nossos diários de classes e o livro de ponto que encontram-se perfeitamente regulares.Aproveito a oportunidade para agradecer em nome da Escola Municipal Dú Narciso e de toda comunidade local ao comando da Polícia Militar de Montes Claros, da Secretaria de Defesa Social (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69509
De: Policia socorre a gente aqui no Village do lago II Data: Sábado 5/11/2011 22:10:42
Cidade: Montes Claros  País: BRASIL

o policia pedimos pelo socorro!! pedimos que por favor não(ou ate mesmo pelo amor de deus ) não deixe aqui o bairro village do logo ii, não deixe o nossa bairro ser controlado por traficantes..meu deus o que esta acontecendo aqui?eu sei que não são vocês que faz a lei mas pelo amor de deus não deixe eles continuar com esse toque de recolher aqui!!!meus filhos precisa estudar,para não ter esse mesmo futuro deles, mas eu não posso deixar eles sair de casa e ver tanta violência na rua porque esta muito inseguro.por favo continuei aqui,
para meus filhos ter um futuro melhor!pelo amor de deus não sai daqui é um pedido de uma mãe que ainda acredita na paz.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69508
De: Policial Data: Sábado 5/11/2011 21:30:23
Cidade: Montes Claros

Pasmem. o menor (...) , 17 anos, que foi apreendido ontem 04/11/2011, em uma tentativa de assalto em uma marmoraria no bairro joao botelho ja esta solto. ate ai tudo normal ele é menor de idade. o que me assusta é que ele é autor de varios assaltos na cidade; foi apreendido em um assalto a residencia na rua jaime e damiao no bairro edgar pereira onte roubou um veiculo e na fulga foi apreendido pela policia militar, foi solto; na semana passada conforme filmagen do circuito interno ele foi autor de um assalto no clube sesiminas, neste dia nao foi apreendido. So queria esclarecer a população que a policia militar faz o seu trabalho que é de prevenir e restabelecer a ordem. o que acontece com esses menores é que eles sabem que sao protegidos por nossas leis e que de nada lhes acontecera. é so um desabafo de um policial que nao vai parar de trabalhar e que vai continuar mesmo que esteja enxugando gelo.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69507
De: lucas kauan Data: Sábado 5/11/2011 21:16:29
Cidade: coimbra/Mato Grosso do Sul

Primeiro parabenizo todos da 98 fm pela programação é por isso que tem grande audiência, principalmente fora de MOC. Moro em Forte Coimbra nas margens do Rio Paraguai na Fronteira do Brasil com a Bolivia e neste momento estou acompanhado a programaçao. Aproveito a oportunidade para pedir música e oferecer para meu irmão Kauê, Meus avòs Da rcy e Mainha, Dal, Igor, marcos, miltinho, rosangela e meu grande amor biza.(...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69506
De: vilmar Data: Sábado 5/11/2011 21:08:48
Cidade: coimbra, MS  País: Brasil

É com grande alegria e satisfação que venho participar deste mural. Para agradecer a 98 FM pela grande oportunidade de manter-nos informado com os acontecimentos montesclarence. Apesar de não está morando nessa cidade amada, posso acompanhar através da 98 os fatos ocorridos por aí. gd abraço e parabéns a 98 FM.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69504
De: EPTV Data: Sábado 5/11/2011 18:17:07
Cidade: Ribeirão Preto

Sete pessoas são baleadas em tentativa de assalto em chácara Vítimas estavam no distrito de Jurucê para acompanhar enterro de parente - Um homem de 52 anos morreu e outras seis pessoas foram baleadas durante um assalto em uma chácara, no distrito de Jurucê, em Jardinópolis, na madrugada deste sábado (5). Segundo a Polícia Civil, 25 pessoas estavam hospedadas no local quando, por volta de meia-noite, um suspeito armado entrou e anunciou o assalto.Segunda morte é confirmada na tarde.A família é de Salinas (MG) e estava na cidade para acompanhar o enterro de um parente, na quarta-feira (2).De acordo com os caseiros da chácara, dois familiares acharam que se tratava de uma brincadeira e tentaram tirar a arma do criminoso, mas foram surpreendidas por outros dois assaltantes que dispararam contra as pessoas e fugiram sem levar nada.Milton José de Oliveira morreu na hora. As outras vítimas foram encaminhadas para hospitais de Ribeirão Preto. Dois homens, de 65 e 67 anos, passaram por cirurgia e têm estado de saúde estável. As outras pessoas quatro tiveram ferimentos leves e estão em observação.Ainda segundo a polícia, os assaltantes estavam com um revólver calibre 38 e duas espingardas calibres 12 e 22. Até o momento, os bandidos não foram encontrados.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69503
De: Estado de Minas Data: Sábado 5/11/2011 13:34:05
Cidade: Belo Horizonte

PM ocupa bairro depois de traficantes paralisam serviços públicos - Luiz Ribeiro - A Polícia Militar ocupou, nesta sexta-feira o Conjunto Vilage do Lago II, em Montes Claros, Região Norte de Minas Gerais, depois que traficantes tentaram instalar um “toque de recolher” entre os moradores e chegaram a interromper o funcionamento de serviços públicos no bairro. Na quinta-feira moradores denunciaram que, por conta de ameaças de traficantes, foram suspensas as atividades do Programa de Saúde da Família (PSF), do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e do posto de saúde do Vilage do Lago II. Na sexta-feira, o tenente coronel Jorge Bonifácio de Oliveira, comandante do 30º Batalhão da Polícia Militar de Montes Claros, disse que, com a ocupação, os serviços públicos voltaram a funcionar normalmente. Um morador denunciou ao Ministério Público que desde o dia 25 de outubro, as aulas alunos da Escola Municipal Du Narciso - localizada no mesmo bairro – passaram a terminar mais cedo, pelo fato de a sua direção receber ligação anônima, com a ameaça de ocorrência de tiroteio no interior da escola. O comandante do 30º Batalhão disse que não teve conhecimento da denúncia, mas que ontem as atividades da escola foram mantidas. De acordo com o tenente coronel Jorge Bonifácio, participam da ocupação no Vilage do Lago II cerca de 20 policiais. Ele disse que ação vai continuar por tempo indeterminado, a fim de garantir a ordem e a tranqüilidade no local.“O nosso objetivo é manter a tranqüilidade e a rotina da população de bem e de ordem que moram no bairro, assim como funcionamento normal dos estabelecimentos comerciais e dos serviços públicos. Aqui, não aceitamos toque de recolher por parte dos bandidos”. Ainda conforme o comandante do 30º BPM, existe uma disputa entre duas facções que controlam o tráfico de drogas naquela da cidade.
Os ânimos entre as gangues se acirraram depois que um adolescente, de 15 anos, integrante de uma delas, foi morto na semana passada. A morte do adolescente foi atribuída ao grupo rival. Em agosto, um ônibus do transporte coletivo público foi incendiado no bairro Village do Lago II. A ação foi atribuída a marginais, em represália a morte de um jovem, que foi assassinado depois de agredir um motorista de um outro ônibus da linha que atende aquele bairro.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69502
De: Luiz Carlos Data: Sábado 5/11/2011 10:19:32
Cidade: Montes Claros

O segundo assalto em 15 dias contra joalheria da rua Simeão Ribeiro, numa sexta-feira no começo da tarde, trouxe mais medo para o centro de Montes Claros. A qualquer hora e dia. Demonstra que os ladrões nada temem, inclusive ignoram a polícia. Proprietários, clientes, funcionários foram empurrados para o fundo da loja e os ladrões levaram relógios e outras jóias. Os donos alegam que a polícia demorou a chegar e que não têm acesso às possíveis filmagens do chamado "olho vivo".

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69501
De: Hoje em Dia Data: Sábado 5/11/2011 10:05:08
Cidade: BH

Briga entre gangues aterroriza bairro - Moradores do Village do Lago II, em Montes Claros , não saíram de casa na quinta-feira com medo de tiroteio - Girleno Alencar - Moradores do Bairro Village II, em Montes Claros, no Norte do Estado, estão aterrorizados com as brigas entre traficantes de gangues rivais. Na tarde da última quinta-feira, policiais militares utilizaram o sistema de som de uma viatura alertando a população para não sair de casa em função do risco de tiroteio. As aulas na Escola Municipal DuNarciso foram suspensas.
Segundo a Polícia Militar (PM), o estopim para a guerra do tráfico de drogas no bairro teria sido o assassinato de Gabriel Cardoso da Silva, de 15 anos, na segunda-feira. O rapaz foi morto com tiro de espingarda na Estrada da Produção. Gabriel era testemunha contra um traficante de drogas e teria sido assassinado em uma queima de arquivo.
Na madrugada de terça-feira foram registrados vários ataques no bairro. Com medo, os estudantes da Du Narciso não foram para a escola no mesmo dia.
No velório de Gabriel, mais confusão. Três homens encapuzados invadiram o local onde o corpo estava sendo velado e passaram a atirar em todas as direções. William Mendes e Abreu, de 21 anos, e Walter Lucas Alves Ferreira, de 19 anos, foram atingidos.
Feridos, os dois jovens se esconderam atrás do portão da uma casa na mesma rua do velório. William foi baleado na perna esquerda e o seu colega levou tiros nas costas. As vítimas foram socorridas no Hospital de Pronto - Socorro da Santa Casa. No local do tiroteio, a polícia recolheu nove estojos de calibre .44e um projétil de calibre .38.
Na quinta-feira, o mototaxista E. esteve no Ministério Público (MP) denunciando a suspensão das aulas na Escola Du Narciso, onde estuda a sua enteada de 6 anos, desde o dia 25 de outubro. Segundo ele, a diretoria estaria dispensando os estudantes alegando estarem recebendo ligações telefônicas informando sobre a possibilidade de ocorrer tiroteios no bairro. “A polícia me garantiu que isso não iria ocorrer, mas estamos com medo”, diz.
A escola afirma que a primeira vez que decidiram pela suspensão foi na ultima quinta feira. “Os rumores de um confronto entre as duas gangues surgiram na manhã de hoje (quinta-feira), mas continuamos com as aulas no primeiro turno. Á tarde, no entanto, com as informações de que o tiroteio seria naquele horário e as viaturas rondando os bairros, apenas cinco dos 300 alunos foram á escola”, afirma a diretora da unidade escolar, Josilene batista. O tenente-coronel Jorge Bonifácio diz que a guerra do tráfico no bairro envolve dois lideres rivais, conhecidos como “Paulinho e “Jeremias”. O primeiro é suspeito de cinco homicídios na cidade. Ele estava preso, mas foi liberado da prisão há dois meses. Em agosto, os traficantes teriam colocado fogo em ônibus do transporte coletivo da cidade em represália ás ações policiais Village do lago II.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69500
De: Efemérides - Nelson Vianna Data: Sábado 5/11/2011 09:57:45
Cidade: Montes Claros

(Durante anos, o escritor e agrimensor Nelson Vianna, nascido em Curvelo e apaixonado por M. Claros, desde que aqui chegou, pesquisou a história da cidade. Foi a arquivos, jornais, revistas e livros, entrevistou pessoas, vasculhou correspondências – enfim, buscou em toda parte fontes que permitissem levantar a história do município de M. Claros. Conseguiu. Processou sua longa procura e publicou "Efemérides Montesclarenses", que cobrem o período de 1707 a 1962, revelando o que - neste período - aconteceu de mais importantes no cotidiano de nossas vidas. Nelson Vianna, apaixonado por M. Claros, reconhecido ao historiador Hermes de Paula, mais novo do que ele, mas seu auxiliar no trabalho, prestou - prestaram os dois, é preciso gritar isto - uma das mais notáveis contribuições à civilização dita montesclarina. Morreu sem ostentar riqueza material, mas o seu legado espiritual cresce a cada dia, embora ainda não seja suficientemente reverenciado. O tempo, sempre ele, também fará esta reparação. Republicar a resenha histórica pacientemente ajuntada pode ser um começo. Pelo calendário do dia, sairá publicado aqui, desde este 12 de janeiro de 2011, o que ele conseguiu desvendar no vasto tempo de 255 anos - entre 1707 e 1962, de uma Montes Claros nascente, criança e juvenil. Ajudará a cidade a se localizar. Talvez, a se achar. E haverá sempre um preito de gratidão a estes dois - Nelson Vianna e Hermes de Paula, e a muitos outros que, no silêncio, onde Deus fala aos Homens, recolhem o aplauso geral):

5 de novembro

1856 - Sob a presidência do dr. Carlos José Versiani, verifica-se o resultado da apuração de votos da eleição de vereadores à Câmara Municipal de Montes Claros de Formigas, para o próximo quatriênio que começa em 1857: dr. Carlos José Versiani, 878 votos; alferes José Fernandes Pereira Corrêa, 773; alferes Simeão Ribeiro da Silva, 766; Gregório José Velloso, 693; tte. cel. João Alves Maurício, 533; Pedro José Marques, 383; cap. José Rodrigues Prates, 358; Antônio Perira dos Anjos, 337; José da Silva Souto, 316; Luiz Modesto Xavier de Sousa, 294; José Antônio de Almeida Saraiva, 124; Tobias José Domingues, 120, e outros menos votados, encabeçando a lista, Cesário José da Mota, com 115 votos, etc. Os vereadores tomaram posse a 9 de janeiro de 1857, exceto o alferes José Fernandes Pereira Corrêa, que só se empossou a 2 de novembro. de 1858.
1892 - Por ato do G’ovêrno do Estado, o bacharel Luis Jose de França e Oliveira Sobrinho é nomeado para o cargo de Juiz Substituto da Comarca de Montes Claros.
1917 - Nasce, em Montes Claros, o dr. Carlyle Teixeira de Carvalho, filho do dr. Antônio Teixeira de Carvalho e dona Rosita Lognon Teixeira. Fêz o curso primário em sua cidade natal, o secundário, no Grambery, de Juiz de Fora, bacharelando-se pela Faculdade de Direito da U. M. G., a 1.° de dezembro de 1946. Tem exercido as profissões de professor secundário e de Promotor de Justiça.
1923 - Por ato do Diretor das Telégrafos, dona Francisca Chaves Corrêa é nomeada para o cargo de Adjunta da Estação Te!egráfica de Montes Claros.
- Falece dona Marcolina Spyer Rabelo. Nasceu em Montes Claros, a 23 de fevereiro de 1889, filha de Antônio Augusto Spyer e dona Ernestina Maria dos Santos Spyer. Consorciou-se a 24 de maio de 1906 com Joaquim Rabelo Júnior, comerciante na idade de Montes Claros. Segundo o historiador Hermes de Paula, foi ela a primeira criança nascida em Montes Claros, que se registrou no Registro Civil, o que se teria verificado a 26 de dezembro de 1889.
1942 - Pelo projeto-lei n.° 64, o trecho da rua Bocaiúva, compreendido entre as praças Dr. Carlos e Cel. Ribeiro, em Montes Claros, passa a denominar-se rua Dr. Santos,
1944 - Falece em Montes Claros, em conseqüência de desastre de avião, Rafael Fantaus, Instrutor do Aero-Clube de Pirapora.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69499
De: Gustavo Mameluque Data: Sexta 4/11/2011 12:54:54
Cidade: Montes Claros/MG

Lembranças de uma infância...

Observando, num dias desses a violenta guerra do trânsito que vivemos em Montes Claros, lembrei-me de um fato pitoresco e singelo que me ocorreu nos idos de 1973, aqui em nossa cidade. Havíamos acabado de chegar a Montes Claros, vindos com saudades de São Francisco. Morávamos em uma casa modesta na Av. Ovídio de Abreu, 351, próximo ao antigo “Cine Lafetá”, vez que chegávamos para recomeçar a vida na promissora cidade dos Montes Claros. Como conta o romance, éramos seis: meu pai, mãe, e os três outros irmãos. Em 1974 fui matriculado na pioneira Escola Polivalente Professor Alcides Carvalho, no nascente bairro Jardim São Luiz. Quem conhece Montes Claros sabe muito bem que a ponta da Avenida Ovídio de Abreu, já quase no Santa Rita, e o Polivalente estavam e estão ainda hoje completamente opostos. Logo no primeiro dia de aula questionei meus pais: - Para chegarmos às sete horas da manhã, a que horas deverei sair de casa para não encontrar o portão fechado?. Lembro-me bem, como se fosse hoje, da resposta da minha mãe Glorinha: - Se você for à pé, deverá sair às seis e quinze da manhã. Segue toda a Avenida, passa com muito cuidado pela rodoviária, desce a Rua Barão do Rio Branco até a Avenida Mestra Fininha. Chegando à Mestra Fininha, você sobe até a Escola Normal, vira à direita, desce quatro quarteirões, vira novamente, só que à esquerda, e, exatamente às sete horas, você estará na porta da Escola.
Nunca fui anjo, nem pretendo ser, mas o certo é que, salvo dois ou três dias de garganta inflamada e febre,neste ano de 1974 nunca cheguei atrasado ao Polivalente. E minha mãe prosseguiu na resposta: - Se você for de bicicleta (tínhamos uma antiga MonarK, barra circular verde), poderá sair às seis e meia. Por fim concluiu: - Se o seu pai não estiver viajando para São Francisco, ele poderá te levar de carro e, nesse caso, vocês podem sair às seis e cinqüenta. Nessa época meu pai ainda mantinha seu escritório de advocacia em São Francisco e sempre ia para lá na terça-feira, retornando na sexta. O certo é que, nesse primeiro ano me acostumei a ir à escola a pé ou de bicicleta. No ano seguinte, meu irmão, Leopoldo, também passou a estudar no Polivalente e coube a mim a responsabilidade de transportá-lo na garupa da prestimosa barra circular verde. Quando chegamos em 1976, minhas responsabilidades aumentaram: já teria também que transportar a minha irmã Cristina. Íamos na bicicleta barra circular verde eu, Leopoldo e Cristina.
Retorno à minha infância com o intuito de fazer um contraponto com os dias de hoje. Já não se pode deixar que nossos filhos se dirijam à escola de bicicleta. Pelo menos até à quinta série, ou eles têm de ir de carro (os pais levando) ou de ônibus escolar. Não é só o trânsito agitado que preocupa. A violência do dia-a-dia, o estresse, as balas perdidas. Fico a meditar, com a tamanha devoção que meus pais tinham e têm por seus filhos, como seria aquela resposta a mim dada nos dias de hoje. Com certeza eles teriam que nos acompanhar até a escola todos os dias: de carro, de ônibus, ou a pé.
Recentemente foi proferida uma palestra pelo filósofo e professor Paulo Volker, em que ele relata a importância do vínculo familiar e do diálogo no processo de proteção dos filhos. Ele relata que os filhos são como plantinhas que não podem se expor muito ao sol e à luz, pois acabam morrendo. A criança precisa de sua privacidade, do seu aconchego e também do abraço afetuoso de seus pais. Conclui a palestra afirmando que, se abraçássemos mais nossos filhos, conheceríamos mais seu cheiro próprio. E poderíamos distinguir outros cheiros, como o do cigarro e outras coisitas mas, por exemplo. Da narrativa acima, retira-se também outra lição. Os pais devem repassar aos filhos o senso de responsabilidade. Minha cota, por exemplo, era transportar meus irmãos, o que procurei realizar da melhor maneira possível. Isso tudo nos mostra também como são importantes as dificuldades que enfrentamos em nossa vida. E entender que, com paciência, tudo se resolve. Hoje eu agradeço a Deus pelas limitações que me foram impostas pelas circunstâncias e pela decisão de meus pais. Não somos uma família perfeita, se é que existe alguma. Mas acreditamos que a vida sempre vence a morte. Que a luz sempre vence as trevas, que a paz é o veneno da guerra e que o amor será uma dia a única língua dos homens. Paz... Paz...Paz...
Gustavo Mameluque- Jornalista, Bacharel em Direito e Crítico de Artes.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69498
De: Secretaria Municipal de Meio Ambiente Data: Sexta 4/11/2011 11:48:47
Cidade: Montes Claros

A respeito de mensagem postada neste Mural, informamos que não existe desmatamento em área protegida no fundo do Terminal Rodoviário. Na verdade está sendo realizado no local serviço de cercamento justamente para proteger a mata. Certamente o muralista se assutou com o trator que está limpando a área a ser cercada.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69497
De: João Carlos Sobreira Data: Sexta 4/11/2011 11:44:20
Cidade: Montes Claros/MG

Prontocor

João Carlos Sobreira

Em meados dos anos 1960, fui convidado pelo Dr. João Valle Maurício para participar de uma reunião em seu consultório visando à criação do Prontocor. Também estavam presentes os cardiologistas André Antunes, Iran Rêgo, Paulo Araújo e Cláudio Souza Lima e o bioquímico Nivaldo, que comandaria o laboratório da futura clínica. Eles tinham alugado a casa na rua Dr. Santos, na qual, durante vários anos, funcionara a tradicional Pensão Guimarães, para ali instalarem a Clínica Cardiológica Prontocor, exclusiva para atendimento aos incômodos do coração. A finalidade da reunião era discutir os detalhes da reforma, que transformaria a velha pensão em um eficiente local para tratamento cardiológico. Transformação realizado com bastante sucesso.
Em 1978, através da Aliança Francesa, consegui uma bolsa de estudos da UNESCO, para passar três meses na França, especializando-me em Implantação de Campus Universitário. Dr. Maurício, então Reitor da FUNM (Fundação Universitária Norte Mineira de Ensino Superior, hoje UNIMONTES), ao saber que eu iria viajar para a França, me pediu para, aproveitando o local da minha bolsa, tentar ir até Lyon e visitar o Hôpital Cardiologique, na época considerado o melhor hospital cardiológico do mundo, pois eles pretendiam construir o Hospital do Prontocor e faziam questão que o projeto fosse da minha autoria.
No escritório da UNESCO em Paris, quando da programação de uma ida ao sul da França em visitas às universidades das cidades de Toulouse e Grenoble solicitei a inclusão de Lyon, no caminho entre as duas comunas, agendando encontro com o autor do projeto arquitetônico do hospital. Fui recebido pelo colega M. Martin, acompanhado pelo Provedor e por outro diretor do hospital. Almoçamos no refeitório privativo da diretoria, após breve reunião para conhecimento dos detalhes gerais, partindo depois da excelente refeição para uma visita completa às instalações, na qual pudemos até visualizar, pelo teto de vidro, uma cirurgia no coração (pulsando) de uma jovem de treze anos. Voltamos à sala de M. Martin para tomarmos champanhe comemorativo à visita. Pude aproveitar melhor esse encontro, aprofundando meus conhecimentos e atualizando-me na arquitetura hospitalar, tendo em vista meu domínio no idioma francês, felizmente.
O projeto arquitetônico foi feito na minha volta após longa reunião com os médicos, iniciada com explanação detalhada da minha visita ao hospital de Lyon. Para executar o projeto, o Prontocor me apresentou o levantamento topográfico do terreno que era composto de 2 lotes irregulares pertencentes a 2 loteamentos diferentes. O terreno de um dos loteamentos tinha frente para avenida Mestra Fininha e o do outro loteamento para a rua que terminava na lateral do primeiro lote tornando-a rua sem saída. No final do projeto, essa área foi transformada em uma pequena praça para estacionamento e retorno, cujo canteiro principal abriga, atualmente, o busto do inesquecível Dr. Maurício. O formato em curva do partido do projeto final, foi forçado pela junção dos 2 terrenos irregulares determinando, pela irregularidade, um perímetro atípico.
Além de confeccionar o projeto inspirado em Lyon, também acompanhei a construção como responsável técnico. Um fato inusitado aconteceu durante a obra. No projeto inicial, coloquei a caixa d’água 4 metros acima do telhado, prevendo um crescimento futuro adicionando um terceiro pavimento. Ela estaria apoiada em 4 pilares de concreto com o formato de um cubo com as arestas chanfradas, tendo ainda, nas 4 faces do cubo, uma faixa em baixo relevo, pintada na cor laranja e o nome PROTOCOR na cor branca, também em baixo relevo. Durante a obra, fui alertado pelo engenheiro que estava fazendo o projeto de incêndio, que havia necessidade de aumentar o volume de água da caixa, por exigência do Corpo de Bombeiros. Autorizei, então, o crescimento da caixa nos 2 sentidos, perpendiculares à avenida.
Certo dia, aconteceu o grande susto. Recebi, ainda em casa, um telefonema apavorado do Dr. Maurício: -“Joãozinho das moças (ele sempre me tratava assim), gostaria que você repensasse a forma da caixa d’água. Nem que tenha que demolir e fazer outra diferente, porque a que está lá é igualzinha a um caixão de defunto.” Fui correndo para a obra e lá já estava o Dr. Paulo Araújo muito apreensivo. No trajeto, minha cabeça estava a mil, procurando visualizar a modificação promovida pelo alongamento e tentando encontrar outra solução que não fosse a demolição. Quando os operários retiraram a forma de madeira, aquele inocente formato de cubo alongado se apresentou agourentamente como um esquife suspenso acima do hospital em obras.
Não foi fácil. Demorou alguns dias e várias páginas de rascunhos até chegar à forma atual. A solução foi transformar a tampa da caixa em uma pirâmide de alvenaria, aproveitando a inclinação dos chanfros e criando um cilindro vazado na lateral mais longa da nova figura geométrica, de modo ao buraco criado diminuir a ação do vento sobre a lateral da “pirâmide”. A estranha forma de caixa d’água gerou motivo de gozação na cidade, motivando até o colunista conterrâneo Manuel Hygino escrever um bem humorado artigo no jornal Hoje em Dia, no qual finaliza elogiando a solução encontrada.
Recentemente, já no século atual, o Prontocor abriu-se para receber novos sócios com a finalidade de ampliação, construindo o terceiro andar. Convidado a participar, fiz no projeto o bloco cirúrgico, o CTI, a esterilização, além do prolongamento da rampa, escadas e caixa do futuro elevador. Essa ampliação, que fez o Prontocor deixar de cser exclusivamente do coração, possibilitou a modificação do nome, de Hospital Cardiológico Prontocor para Hospital Geral Prontocor. Tenho orgulho de fazer parte da história dessa fantástica casa.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69496
De: José Ponciano Neto Data: Sexta 4/11/2011 11:21:04
Cidade: Montes Claros-MG  País: Brasil

Aterro Sanitário: - Todos nós geramos resíduos sólidos, exigimos uma coleta de lixo diária, o que queremos mesmo é ficar livre dele. Para onde irá este lixo? - São poucos que querem saber. São poucos humanos que têm a consciência ambiental que o aterro sanitário tem que existir, - e pouquíssimos aceitam um aterro próximo de casa. É o tal negócio, o lixo é meu, mas, longe de mim. Onde você quer seu lixo? No seu quintal, ou em um aterro sanitário? Eis a questão! Outras atitudes: - todos querem a prisão dos marginais, querem que paguem as penas, mas ninguém quer morar perto de uma penitenciaria. Todos têm a certeza da morte, e que teremos de ser sepultados, porém ninguém quer morar perto de um cemitério. Todos nós excretamos e lavamos roupas, queremos uma ETE para tratar nossos esgotos, porém ninguém que morar perto de uma estação de esgoto. O que não pode é usar os avanços ambientais para politizar.
O que não pode pessoas sem conhecimentos técnicos confundir a cabeça de outras; principalmente com terrorismo. Ai de nós sem estes empreendimentos corretamente ecológicos! Seria resíduos por todo lado.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69495
De: Observatório Sismológico da Universidade de Brasília Data: Sexta 4/11/2011 10:37:59
Cidade: Brasília/DF

"Realmente, prometemos colocar em nosso site na segunda-feira essas informações. Entretanto, tivemos um problema de atraso no pagamento dos serviços de transmissão de dados da Estação JAN7 por satélite e dai a firma que presta esse serviço interrompeu a transmissão, mas isto já foi normalizado. Pedimos desculpa. Atenciosamente, Chefe do Observatório Sismológico"
(N. da Redação - A mensagem acima veio em resposta ao pedido de informações sobre o último tremor de terra sentido pela população de M. Claros, às 12h20m da última sexta-feira. O tremor foi confirmado pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília, na mesma sexta-feira, faltando apenas os números oficiais).

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69494
De: Alessandro Aquino Data: Sexta 4/11/2011 10:39:48
Cidade: M. Claros MG

Atenção secretaria do meio ambiente estão derrubando a mata/reserva atras da rodoviária no bairro Canelas- urgente façam alguma coisa para salvar as árvores.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69493
De: O Tempo Data: Sexta 4/11/2011 09:37:36
Cidade: Belo Horizonte/MG

Petrobras gasta R$ 70 mi e nada de gás em MG - Última perfuração começou anteontem no poço Pedras e termina em 145 dias - Se tem gás natural na Bacia do São Francisco, no Norte de Minas Gerais, a Petrobras ainda não encontrou. A estatal já gastou R$ 70 milhões - R$ 30 milhões na radiografia do subsolo para os poços Oséas, Amós e Pedras e outros R$ 40 milhões apenas para os dois solos de Amós e Oséas - e até o momento, nada de reserva. "Amós e Oséas não têm reserva, a gente só achou indício", afirmou ontem, em Belo Horizonte, o coordenador do projeto, Heitor Roberto Furrechi. A última perfuração nesse programa exploratório da Petrobras começou anteontem, no poço Pedras, em Brasilândia de Minas, região onde também foram feitas perfurações no poço Oséas. O poço de Amós fica em João Pinheiro. No poço Pedras serão 145 dias de prospecção com a sonda de perfuração SC-109 que tem 6.000 metros. A Petrobras deixará o local dentro de cinco meses. E os poços serão descartados? "Com descoberta ou não, a Petrobras vai embora", disse Heitor Furrechi. Ele informou que já foram colocados tampões de cimento nas perfurações do poço Amós onde ficou sete meses e sete dias. "A gente tem que conhecer a bacia. Não é uma coisa óbvia, é uma fase de conhecimento", afirmou o engenheiro. Furrechi disse que é difícil perfurar uma área remota. "Tivemos que trazer a sonda sozinha em 115 cargas de Alagoas, equipamentos para o poço do Espírito Santo e tratamentos de resíduo de Macaé, do Rio de Janeiro", contou Furrechi.

HOJE EM DIA - Petrobras busca gás em 3º poço no Norte de Minas - As tentativas de descoberta de gás nos poços de Oséas, em Brasilândia de Minas, e Amós, em João Pinheiro, ambos na Bacia do Rio São Francisco, no Norte de Minas, foram frustradas. Apesar dos indícios, não há reservas nos locais. A aposta da Petrobras, agora, é poço de Pedras, também em Brasilândia de Minas. A exploração dele, que não estava nos planos iniciais, começou ontem e deve seguir até março do ano que vem. Em Oséas e Amós foram investidos R$ 30 milhões em pesquisa sísmica e R$ 40 milhões na aquisição de equipamentos e gastos com pessoal. No primeiro poço, foram necessários sete meses para perfurar 3.408 metros. No segundo, cinco meses para alcançar 3.590 metros de profundidade. O valor destinado à exploração de Pedras, que gera 90 empregos diretos na manhã e 35 no da noite, não foi informado. A previsão é de que o poço chegue a 3 mil metros (...).

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69492
De: Estado de Minas Data: Sexta 4/11/2011 09:35:35
Cidade: Belo Horizonte/MG

Justiça manda fechar choperia barulhenta em Uberaba - Moradores reclamaram da poluição sonora emitida pelo estabelecimento que fica no Centro da cidade - A Justiça mandou fechar uma choperia no Centro de Uberaba, no Triângulo Mineiro, sob alegação de que o estabelecimento fazia muito barulho. O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) solicitou o fechamento da choperia que fica na Avenida Santos Dumont, por causa da poluição sonora. Segundo O MPMG, os donos do bar descumpriam uma liminar de 2010 que os obrigavam a limitar o barulho no local. A choperia já havia sido alvo de uma Ação Civil Pública (ACP) proposta pelo MPMG. Entretanto, alguns moradores da região informaram que a choperia continuava com o barulho. Diante dessa constatação, o promotor de Justiça Carlos Alberto Valera solicitou à Justiça o fechamento do local no último fim de semana. Imediatamente o juiz da comarca determinou que a choperia fosse fechada considerando crime de desobediência. Se os donos descumprirem a ordem judicial podem ser multados R$ 1 mil por dia.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69491
De: Alguém Data: Sexta 4/11/2011 08:42:01
Cidade: M. Claros

Alguém tem que tomar providencia sobreo bairro Vilage II, mandaram fechar PSF, CRAS e a Escola... Tem que tomar providencias... e a população toda acuada dentro de casas....Tenha pena das familias daquela região...

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69490
De: Mário dos Santos Data: Sexta 4/11/2011 08:36:16
Cidade: Montes Claros

Sr. Dr. Jõao Carlos Sobreira (mensagem 69.486) saudades mesmo, tive a oportunidade de presenciar algumas atividades. Vamos sonhar, quem sabe nossos descendentes ainda verão, ainda hão de manifestar os bons

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69489
De: Efemérides - Nelson Vianna Data: Sexta 4/11/2011 08:08:56
Cidade: Montes Claros/MG

(Durante anos, o escritor e agrimensor Nelson Vianna, nascido em Curvelo e apaixonado por M. Claros, desde que aqui chegou, pesquisou a história da cidade. Foi a arquivos, jornais, revistas e livros, entrevistou pessoas, vasculhou correspondências – enfim, buscou em toda parte fontes que permitissem levantar a história do município de M. Claros. Conseguiu. Processou sua longa procura e publicou "Efemérides Montesclarenses", que cobrem o período de 1707 a 1962, revelando o que - neste período - aconteceu de mais importantes no cotidiano de nossas vidas. Nelson Vianna, apaixonado por M. Claros, reconhecido ao historiador Hermes de Paula, mais novo do que ele, mas seu auxiliar no trabalho, prestou - prestaram os dois, é preciso gritar isto - uma das mais notáveis contribuições à civilização dita montesclarina. Morreu sem ostentar riqueza material, mas o seu legado espiritual cresce a cada dia, embora ainda não seja suficientemente reverenciado. O tempo, sempre ele, também fará esta reparação. Republicar a resenha histórica pacientemente ajuntada pode ser um começo. Pelo calendário do dia, sairá publicado aqui, desde este 12 de janeiro de 2011, o que ele conseguiu desvendar no vasto tempo de 255 anos - entre 1707 e 1962, de uma Montes Claros nascente, criança e juvenil. Ajudará a cidade a se localizar. Talvez, a se achar. E haverá sempre um preito de gratidão a estes dois - Nelson Vianna e Hermes de Paula, e a muitos outros que, no silêncio, onde Deus fala aos Homens, recolhem o aplauso geral):

4 de novembro

1845 – Em sessão da Câmara Municipal, presidida pelo vigário Antônio Gonçalves Chaves, o cidadao Francisco José de Sá presta juramento e toma posse do cargo de Coronel Chefe da Legião de Guardas Nacionais do município de Montes Claros de Formigas, para o qual foi nomeado a 18 de setembro de 1845, em substituição ao cap. Pedro José Versiani.
- Na mesma sessão, o Revmo. Vigário Thiago José de Siqueira toma posse do cargo de Delegado do 7.º Círculo Literário, por nomeação de 23 de setembro de 1845.
1889 - Em virtude do art. 10 da lei n.° 3714, de 13 de agôsto de 1889, procede-se à eleição para Diretor, Vice-Diretor e Secretário da Escola Normal de Montes Claros, sendo eleitos, respectivamente, para os referidos cargos, o prof. José Rodrigues Prates Júnior, Antônio dos Santos Pereira e Justino Serafim Teixeira Guimarães.
1923 - E’ reorganizada a Caixa Escolar Dr. Carlos Versiani, elegendo-se a sua Diretoria que teve coma Presidente o dr. Olavo de Simas Enéas.
1935 - Falece, em Belo Horizonte, o dr. João José Alves. Nasceu em Mendanha, município de Diamantina, a 12 de agôsto de 1872, filho do cel. Marciano José Alves e dona Antônia Josefina Alves. Mudando-se, com a familia, para Montes Claros, quando ainda criança, aqui estudou as primeiras letras, fazendo o curso secundário no Colégio do Caraça e em Ouro Prêto, onde se matriculou no Curso Anexo da Escola de Minas. Transferindo-se para o Rio, matriculou-se na Escola de Medicina, diplomando-se em 1900, defendendo tese a 5 de janeiro de 1901. Logo após a sua formatura, regressou a Montes Claros, onde exerceu a clínica e a cirurgia da Santa Casa desta cidade, sem remuneração. Depois foi Diretor, Provedor, e único médico da Santa Casa, por muitos anos. Desempenhou ainda as funções de Delegado de Higiene, Inspetor Sanitário e de Comissário do Govêrno no combate a várias epidemias. Na ocasião da pandemia da influenza de 1918, foi tão assinalada a sua grande dedicação ao tratamento da população, que o povo, sem distinção política ou de classe, lhe promoveu comovente homenagem, oferecendo-lhe valioso presente durante a manifestação que se efetuou na noite de 6 de abril de 1919.
Militando na política, elegeu-se vereador à Câmara Municipal de Montes Claros, em diversos períodos, bem como Presidente da referida Câmara a Agente Executivo de 1917 a 1919, reeleito de 1919 a 1922, tendo já exercido as mesmas funções de 1903 a
1912. Chefiou, em 1930, a campanha da Aliança Liberal, em Montes Claros. Eleito Deputado à Assembléia Nacional Constituinte em 1933, tomou parte nos trabalhos, sendo um dos signatários da Constituição Federal, promulgada em 1934. Como Presidente d
Câmara e Agente Executivo, mandou calçar numerosas ruas da cidade e adquiriu o sobrado do cel. José Antônio Versiani, para a instalação do Grupo Escolar Gonçalves Chaves. Casou-se com dona Tiburtina de Andrade Alves, a 24 de julho de 1907.
1946 - Falece, em Belo Horizonte, o dr. José Tomás de Oliveira. Nasceu em Recife, Pernambuco, a 17 de abri de 1875, filho de Tomás Rozendo de Oliveira e dom Joaquina Martins de Oliveira. Fêz todos os estudo em sua cidade natal, bacharelou-se pela Faculdade de Direito de Recife, em 1895. Transferindo-se para o Estado de Minas, ocupou o cargo de Promotor de Justiça de Carmo do Parnaíba, para o qual foi nomeado a 13 de março de 1896. Mudando-se para Montes Claros, consorciou-se com dona Aura Sarmento, em 1898. Neste mesmo ano, foi nomeado, a 18 de março, Juiz Substituto da Comarca de Montes Claros. Exerceu de 1905 a 1908, as funções de Inspetor Escolar, de Juiz Municipal e dirigiu “A Opinião do Norte”. Em 1908 era ainda Juiz Municipal da Comarca de Montes Claros, quando foi transferido para a Comarca de Dôres do Indaiá, onde permaneceu até 1911. Mudando-se para o Rio de Janeiro, exerceu ali o cargo de Delegado de Policia, função que deixou para ser Chefe de Contabilidade do Pôsto Sorotécnico de Pinheiros, no Estado do Rio. Voltou como Delegado de Policia do município de Montes Claros, em 1917, cargo de que se exonerou para dedicar-se à advocacia e ao jornalismo, fundando a “Gazeta do Norte”, que deu o seu primeiro número a 6 de julho de 1918. Foi professor das cadeiras de História do Brasil e de Geografia, na Escola Normal de Montes Claros, cargo em que se aposentou.
1952 - Pela lei n.° 195, fica o Prefeito Municipal de Montes Claros autorizado a mandar levantar a planta cadastral da Cidade de Montes Claros, podendo, para tal fim, despender, no próximo exercício de 1953, até a quantia de 30:000000.
- Pelo decreto-lei n.° 200, é orçada a receita da Prefeitura Municipal de Montes Claros, para o exercício de 1953, em Cr$ 7.860.000,00, e fixada a despesa em igual quantia.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69488
De: Mario Guedes Data: Sexta 4/11/2011 07:49:47
Cidade: Montes Claros/MG

Faço uso deste canal de comunicação todos os dias e sempre lia à respeito do barulho e bagunça vindo dos carros de som estacionados nos postos de gasolina.Outro dia pude ver de perto esta verdade.Num posto localizado nos fundos da Santa Casa passei por volta das 6:30 hrs da manhâ do último sábado e pude presenciar som alto e muitos jovens fazendo muita baderna,momento qual estourou uma confusão os envolvendo.Tenho certeza de que o dono do referido posto não está sabendo o que está ocorrendo lá.Vai aí uma dica:acabe com a venda de bebida alcóolica para consumo lá,e as coisas se recolverão.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69487
De: Carlos Data: Quinta 3/11/2011 15:06:17
Cidade: Montes Claros

Aglomeração de jovens em postos de gasolina com o som do carro ligado em volume altíssimo, o consumo de álcool desenfreado, gritos e palavrões misturados com a musica alta que nunca é de bom gosto, invadem os lares e infernizam o sono de muitos. Alguns jovens mal educados e desinformados sobre qualquer coisa a respeito de cidadania ou respeito chegam a ponto de fazer ameaças: “Se acham que vão conseguir parar essa curtição estão lascados.” O pior é chamar isso de “curtição”. Infelizmente pela falta do punho forte dos pais, pelas leis antigas e ineficientes existentes e pela impunidade realmente tenho que concordar com o Bruno da mensagem 69843 que acredita que nada acontece nestacidade e que a impunidade prevalece. Chama de “curtição” andar com o som do carro tão alto a ponto de disparar os alarmes dos carros estacionados, tão alto a ponto de fazer o chão, as portas e janelas do quarto de quem dorme tremer. Chama de “curtição” interromper o repouso dos enfermos nos leitos dos hospitais, fazer que um professor interrompa sua fala em sala de aula quando passa na rua uma dessas “usinas de som”. Virou “curtição” parar em um posto de combustíveis misturarem bebida alcoólica com energético ligar o som do carro bem alto e ficar por ali mesmo já que não tem problema algum, pois a policia não vai aparecer e se aparecer não vai preso, e se for preso sai bem rápido, e o dono do posto não vai “espantar” o freguês que está pagando. É duro ver da sacada do meu apartamento o quanto essa juventude ficou burra. Apesar de dispor de tanta tecnologia às mãos em casa e nas escolas parece que vão permanecer assim, estúpidos e desinformados sobre a vida. Pior ainda é saber que o que se planta se colhe e esses jovem não sabem o que estão plantando.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69486
De: João Carlos Sobreira Data: Quinta 3/11/2011 16:16:06
Cidade: Montes Claros/MG

Foi com uma mistura de tristeza e saudade que li a mensagem do incansável historiador Nelson W. Vianna, datada de 29/10, na qual noticia a posse dos vereadores de 1962. Tristeza. É que a qualidade intelectual dos edis listados por ele não pode ser comparada com a das câmaras desde o final do século passado. Saudade. Vejam alguns nomes da lista: Geraldo Athayde, Cel. José Coelho de Araujo, Cândido Caneka, Ubaldino Assis, José Linhares Frota Machado, Orlando Ferreira Lima, João Luiz de Almeida Filho, Humberto Souto Simeão Ribeiro Pires. É bom lembrar que naquela época, vereador não recebia nenhum salário, mas era uma honra ocupar o cargo e eles se sentia orgulhosos disso. Pois é!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69485
De: Moradora Data: Quinta 3/11/2011 15:14:28
Cidade: moc/MG  País: brasil

tou indiguinada com a violençia no vilagi 2. Não posso sair mais de casa.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69484
De: Carlos Humbertto Data: Quinta 3/11/2011 13:17:56
Cidade: Montes Claros

Para Jaqueline.Concordo com tudo o que você disse, mas na parte onde diz "caberá ao poder público - nos variados níveis, promotores do Meio-Ambiente, da Vara de Menores, Polícia, Patrulha do Silêncio, etc. - agir em defesa da população", acho que terá que haver outra solução, pois os citados nada fazem. Se sabem vir aqui falar de alguma ação, então também sabem das milhares de reclamações que aqui são feitas. Se não tomaram nenhuma atitude até hoje, não tomarão mais. Até que alguém resolva fazer justiça com as própias mãos. Aí eles virão aqui justificar. Já ví vários avisos nesse sentido aqui. Mas aqui é a cidade sem lei. Só de ver as reclamações de barulho e da bagunça que é o trânsito, se pode imaginar o resto.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69483
De: Bruno Ramos Data: Quinta 3/11/2011 12:56:21
Cidade: Montes Claros

As pessoas que aqui reclamam do barulho vindo de boates e som de carro se esquecem que tambem estrapolam em algum momento. Montes Claros é uma cidade grande e não tem um lugar proprio onde possa acolher toda a juventude, o que acaba ficando aglomerados de pessoas em postos de gasolinas e barzinhos com som de carros ligados. Infelizmente isso não vai mudar. Se acham que vão conseguir parar essa curtição estão lascados.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69481
De: Jacqueline Data: Quinta 3/11/2011 11:34:24
Cidade: Montes Claros

É preciso que a entidade dos postos de gasolina atente para o detalhe: alguns postos de M. Claros estão se transformando em locais de baderna, inclusive vendendo bebidas alcoolicas também para menores. Ajuntam barulho, arruaças, reunindo delinquência de variado tipo - já perfeitamente identificadas. Com isto, correm com a clientela e destroem a bela imagem de respeito que sempre tiveram, ao longo do tempo. A auto-destruição da imagem tem um preço. Se não agirem rapidamente, dando a meia-volta necessária, recuperando a reputação, caberá ao poder público - nos variados níveis, promotores do Meio-Ambiente, da Vara de Menores, Polícia, Patrulha do Silêncio, etc. - agir em defesa da população, que vê a qualidade de vida de Montes Claros desabar em cada esquina. O que não pode é a população ficar abandonada à própria má-sorte, clamando, clamando, sem que ninguém ouça. É um risco para todos. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69480
De: Cléia Data: Quinta 3/11/2011 10:41:28
Cidade: Montes Claros/MG

mensagem: o que a pm vai fazer sobre o barulho dos carros de som na cidade,em sua maioria são marginais perigosos,e quando vamos reclamar somos ridicularizados,e aumentam mais o som.queria saber qual é a função da patrulha do meio ambiente(...)..

(...) quem mora perto do posto (...), no início da rua raul corrêa, bairro funcionários, está sofrendo com o barulho infernal, chega sacudir o prédio de nº 90.já estamos cansados de chamar a patrulha.quando eles chegam no local,isto é depois de umas 3hs que foram solicitados, os baderneiros desligam o som, faz de conta que nada está acontecendo, qdo os policiais viram as costas ligam novamente no último volume.ninguém tem sossêgo, estamos com traumas de feriados e finais de semana,pois se tornou um verdadeiro inferno aquela redondeza.pedimos providências às autoridades dessa cidades e demais órgãos competentes, pois somos trabalhadores, pagadores de impostos e exigimos que tenhamos o direito de dormir.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69479
De: Walter J Pereira Data: Quinta 3/11/2011 10:39:51
Cidade: Montes Claros - MG

Bom demais vê mais um Montesclarense brilhando no exterior. Estou falando do craque: Túlio De Melo, que jogou ontem pela Liga dos Campeões da Europa (Champions League) no famoso campo Giussepe Meaza em Milão na Itália. Mesmo o seu time (Liller-Fr)sendo inferior em investimento e tradição, ao poderoso time da Inter de Milão, conseguiu fazer um golaço, com extrema frieza e técnica. Parabéns garoto, nós de Montes Claros, agradecemos!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69478
De: C.André Data: Quinta 3/11/2011 10:07:26
Cidade: Montes Claros/MG

O que a PM vai fazer sobre o barulho dos carros de som na cidade,em sua maioria são marginais perigosos,e quando vamos reclamar somos ridicularizados,e aumentam mais o som.Queria saber qual é a função da patrulha do meio ambiente,porque eu não entendo,e a respeito de denuncia anonima,queria saber sobre tambem.Só queria a ajuda de vocês militares que tanto admiro para ter mais paz em minha casa,poder descansar,poder ouvir a minha tv.Moro proximo da rua viçosa esquina com a maringa,parece uma boate...

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69477
De: José Prates Data: Quinta 3/11/2011 09:03:40
Cidade: Rio de Janeiro - RJ

ALCOOL E CIGARRO, INIMIGOS DA SAUDE

JOSÉ PRATES

Com a lamentável enfermidade do ex- presidente Lula, veio à tona o perigo que causam o cigarro e a bebida alcoólica, embora não haja certeza de que essas sejam as causas do tumor na laringe do ex-presidente. Sabe-se, porém, que na maioria absoluta dos cânceres na garganta, essas drogas são a origem. Eu conheço pessoalmente as causas malignas do vicio do cigarro, porque, há pouco tempo, três anos, perdi o meu filho mais velho, com a idade de 56 anos, advogado militante, pai de duas filhas, morto por insuficiência respiratória aguda, causada pelo uso abusivo do cigarro: dois maços diários. Alertado várias vezes, para o perigo que estava correndo, não teve força, porém, para controlar o vício que lhe dominava. Morreu sufocado pela falta de ar, chegando no hospital. Não houve tempo para lhe prestar qualquer socorro.
Eu fumei quarenta anos seguidos, consumindo em média, um maço de cigarros por dia. Estava na Argentina, cidade de São Lourenço, quando fui acometido por uma forte gripe. Fizeram-me uma radiografia dos brônquios e o médico mostrou-me o resultado da nicotina nos pulmões: uma crosta preta os cobria inteiramente, obstruindo a passagem de ar. Fiquei horrorizado com aquela imagem que não me saía da cabeça. Quando cheguei ao navio, distribui os maços de cigarros que possuía com quem os aceitou e nunca mais fumei. São dezenove anos, mas, os pulmões ainda mostram os sinais do fumo, como vi no ultimo raio-X, há pouco mais de dois meses.
Bebida alcoólica, de preferência conhaque, eu usei por muito tempo. Comecei devagar, aos dezoito anos, com aperitivo para o almoço. Ingressei na Estrada de Ferro Central do Brasil, como Agente de Estação. Dando férias naquelas estações pequenas, muitas dentro de fazendas, onde só se via algum movimento quando o trem passava indo ou vindo, a solidão aconselhava-me o álcool como alívio. Foi, então, ao longo desse tempo que fui aumentando o consumo, passando de uma para duas doses e foi indo assim, devagar, até atingir um nível alto, criando em mim uma espécie de dependência, obrigando-me o organismo a exigir mais e mais doses. Comecei a ter problemas com o fígado. Fui ao médico que diagnosticou ameaça de cirrose hepática, conseqüência da bebida alcoólica. Simplesmente parei com os goles e entrei em tratamento para recuperar a saúde do fígado. Este ano, em fevereiro, completaram trinta e cinco anos de total abstinência do álcool.
O que é necessário dizer aos fumantes e amantes do álcool, é que o mal causado ao organismo pelo consumo de cigarro e álcool não depende da qualidade da bebida nem do cigarro. O mal está encerrado em qualquer marca. A tentação de consumo desses produtos para o viciado é muito forte, mais forte, porem, deve ser a vontade de parar, levando em conta os danos físicos e até morais a que o viciado está sujeito. Muitas pessoas dizem, querendo justificar-se, que “bebem socialmente” ou fumam de vez em quando. Não importa, porque tudo começa assim, com a desculpa de que é só hoje. Mas, amanhã bebe e fuma de novo até transformar-se em uso diário, o que acontece sem a pessoa perceber. Não importa que a quantidade no uso diário seja grande ou pequena, o mal está presente no uso constante, diário, sem controle que aos poucos vai dominando o organismo e provocando vicio que obriga a pessoa a exigir o álcool ou o cigarro para satisfazer a necessidade orgânica. Daí é que vem a dificuldade para parar, principalmente quando não existe determinação própria ou força de vontade. Muita gente tenta parar diminuindo a quantidade. Não resolve. Parar é de uma só vez, agora, naquele momento. Nos primeiros dias sente-se a falta da bebida ou do cigarro o que é torturante e faz alguns voltarem ao uso. Persistindo na abstinência, aos poucos, a vontade vai saindo da mente até desaparecer totalmente, dando lugar ao esquecimento. Parar não é difícil. Eu posso dizer isso por experiência própria. Basta querer. Diga com firmeza “eu quero”, fazendo a vontade própria sobrepor ao vicio ou ao hábito.
José Inácio da Silva Lula, como ex-presidente, famoso no Brasil e no mundo, teve à sua disposição todos os dispositivos médico-hospitalares para um tratamento adequado, podendo garantir o combate ao mal, diagnosticado ainda no seu começo. E o cidadão comum que ganha um ou dois salários, vitima desse mal, dependendo do INSS cujos hospitais nunca têm vaga nem condições de fazer o tratamento, em que porta vai bater? Só existe uma: a porta do cemitério.

(José Prates, 84 anos, é jornalista e Oficial da Marinha Mercante. Como tal percorreu os cinco continentes em 20 anos embarcado. Residiu em Montes Claros, de 1945 a 1958, quando foi removido para o Rio de Janeiro, onde reside com a familia. É funcionário ativo da Vale do Rio Doce, estando atualmente cedido ao Sindicato dos Oficiais da Marinha Mercante, onde é um dos diretores)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69476
De: Correio Braziliense Data: Quinta 3/11/2011 09:55:06
Cidade: Brasília/DF

Empresa com contrato milionário com o Inep não sabe onde está o dinheiro - O produtor musical José Francisco Alves da Silva, o Chico Terra, confirmou na quarta-feira (2/11) ter tido o seu nome utilizado na Jeta Soluções em Serviços em Tecnologia da Informação Ltda., sem ter gerência sobre os rumos da empresa. Em entrevista ao Correio, disse ainda que nem sabe onde está o dinheiro recebido pela Jeta. A empresa, que também pertence ao cantor Gilvânio Santos Viana Filho, fechou contrato com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) no valor de R$ 6,4 milhões para prestar serviços de segurança da informação. Segundo ele, o verdadeiro dono seria André Luis Sousa, responsável por duas empresas fantasmas contratadas pelo órgão ligado ao Ministério da Educação no mesmo pregão e denunciadas pelo Correio na terça-feira. A Monal Informática Ltda. e a DNA Soluções Inteligentes Ltda. foram contratadas para prestar os serviços de clipagem de notícias e de segurança da informação, respectivamente. Os contratos totalizam R$ 26,5 milhões. A primeira está no nome de Aristides Monteiro da Silva, de 84 anos, que afirmou desconhecer os contratos, as atividades e até mesmo a localização da empresa. A segunda está no nome da mãe de André. Chico Terra conta que os dois conheceram o empresário assim que deixaram Montes Claros (MG) e se mudaram para Brasília, há cerca de um ano e meio. “Ele foi um cara muito bacana. Arrumou até um apartamento (no Gama) para a gente morar por algum tempo”, lembra. Ainda segundo o músico, algum tempo depois, André propôs comprar uma “empresa de gestão empresarial” e registrá-la no nome dos músicos com a finalidade de ajudar a dupla. O produtor musical teria passado uma procuração, dando amplos poderes ao empresário porque “viaja muito”. “Acho que houve um abuso, uma traição de um amigo que estava ajudando a gente”, completou. “Ele falou que a empresa poderia ajudar a gente a gravar o CD, para a gente não ficar pedindo esmola para os outros”, completa Gil. Procurado pela reportagem, André disse que só falaria por meio do advogado. Expedito Júnior, que representa o empresário, diz que o cliente nega qualquer relação com a Jeta e diz não conhecer os músicos. “Ele não tem amizade com essas pessoas e nunca teve promessa de ajuda”, alega. “Essas afirmações são completamente inverídicas, assim como não procedem as informações de que as outras duas são de fachada”, afirma. Expedito Júnior declarou na edição de ontem do Correio que a situação da Monal Informática e da DNA Soluções Inteligentes estão sendo regularizadas na Junta Comercial.
IPVA
Chico Terra afirma que não recebeu nenhum repasse da Jeta. “Nunca recebi um centavo. Nada”, sustenta. Ele relata dificuldades financeiras e diz que não consegue pagar o IPVA do carro, nem transferir o veículo. “Sou um cantor pobre”, afirmou. Gilvânio, que fazia parte da dupla Gil e Erick e agora tenta carreira solo como Lucas Viana, também afirma viver com pouco dinheiro. O rapaz de 23 anos tem um Corsa Sedan e ainda paga as prestações de R$ 582. Diz que tem um apartamento em seu nome, mas que na verdade o imóvel é do pai.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69475
De: Raphael Reys Data: Quinta 3/11/2011 09:06:07
Cidade: Moc - Mg  País: Br

TERCEIRO ALMOÇO CURRRALEIRO

Com o Restaurante La Traviata em tarde de glamour, a Praça Savassi, sofrendo reformas e uma romântica e fina poeira nos fazendo dar espirros. Nossos corações fibrilando em frenesi e a junção da galera da República do Pequistão e as feras urbanizadas das Alterosas.
Santos anjos campesinos de barro torpe e filhos do dragão que cospem fogo! Na egrégora da descontração 9/16 PO, Coronel Tininho com sua doce Carine, o casal 20, Chico Ornellas e Raquel com seu panamá. Cynthia Bernis, a sardenta dos mágicos olhos azuis, paramentada pelo gostosão do pequi, Eduardo Lima e pelo seu ex Ademir Fialho. Ela chegou escorrendo gotículas de chuva pelo seu pescoço venuziano.
Paulinho Priquitinho, o sumido, elegantemente vestido, o escritor Leonardo Campos, o melhor especialista em louras poposudas da terra de Figueira. Os jornalistas Tião Martins do Hoje em Dia com a Genoveva Ruisdias, velhos amigos do Gatos e Gatas.
A Mulher ao Avesso, a escritora Cláudio Cardoso com seu olhar magnético e sua doçura, assim como Leonardo, autografando suas obras. O chame explosivo da musa Vera Rita, com o seu sorriso capricorniano de rasgar a alma. Ela tem overdose de paixão pela vida e pelo amor. En Passan, e com sua mirada de fada tropical, Cláudia, irmã de Murilo Antunes.
Ausentes de corpo, porém presentes em espírito Mary Alckmin, Tomm Maia. Quase chegaram Waldemar Euzébio com Renata Pelatti, Murilo não foi avisado e o escritor Augustão Bala Doce, molhando os seus documentos íntimos nas salgadas águas da Bahia de Todos os Santos.
Das montanhas geladas da Cortina Dàmpezzo na Itália e em espirais sonoras pelo telefone, Fernanda Belotti com seu sorriso que cura todos os males.
O scothc rolou, o Romãozinho da Savassi foi liberado e a galera picou o pau. Dois dedos de literatura, cultura! Caímos na larga do mundo e falamos até da vida alheia que é da conta de Raimunda e todo mundo. Falamos de alcovas e mesmo de sexo explícito. Na mesa tinha três especialistas práticos...
Falei da beleza do texto da escritora Mara Narciso. Sorrimos à bandeira despregada, libertamos os bichos que estavam escondidos nos porões do inconsciente quixotesco. Fluíram narrativas impublicáveis.
Deu coceira na libido da roça e aí foram relatados velhos amores. Corpos se buscavam em amplexos e ósculos úmidos de puro contentamento. Rolaram químicas de novos amores, todo mundo abraçou e beijou todo mundo. Uma puta fraternidade dos roedores de pequi e os bichos urbanos.
Recebi o selinho mais desejado da minha vida e saí pisando em ovos! Posto que o amor, apesar de ser infinito é chama. O próximo será no fim de novembro.
Quero morrer doce!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69474
De: Nonato Data: Quinta 3/11/2011 08:58:10
Cidade: São Paulo, SP

Noticiado aqui em São Paulo: "A Coteminas terá uma participação mais ativa de minoritários importantes: as fundações Previ, Petros e Funcef, que detêm 22% das ações ordinárias da empresa. Os fundos entregaram a gestão de suas participações, que equivalem a R$ 50 milhões, à carioca Leblon Equities.Segundo o presidente da Coteminas, Josué Gomes da Silva, o processo foi feito em "comum acordo". A expectativa é que haja a troca dos dois conselheiros que hoje representam as fundações na Coteminas por nomes indicados pela Leblon. Todo o processo deve ser realizado de maneira amigável."

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69473
De: José Augusto Data: Quinta 3/11/2011 00:07:01
Cidade: Montes Claros / Minas Gerais  País: Brasil

A chapada que envolve a serra de Francisco Sá está se transformando numa aréa de plantio de eucalipto. Hoje andei naquela região e pude observar várias demarcações com bandeirolas. Prosseguindo dessa forma, com certeza vão acabar com os pequizeiros, mangabeiras e muitas outras espécies nativas. Venho por meio deste alertar os internautas e afins quanto a importância da preservação dessa área, que com a inércia de nossas forças, findar-se-á em mais um desastre provocado pelo egoísmo humano.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Página Anterior >>>

Abra aqui as mensagens anteriores: