Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - terça-feira, 26 de novembro de 2024

Mural

Jornalismo exercido pela própria população

Deixe sua notícia neste Mural, clique aqui para enviar
<< Próxima Página

Mensagem N°72615
De: montesclaros.com Data: Domingo 26/8/2012 18:14:10
Cidade: Montes Claros

Dentro de 15 minutos, começa o clássico do futebol mineiro - Atlético X Cruzeiro. E pela primeira vez em 31 anos, a 98 FM - que é a pioneira entre as emissoras de FM em M. Claros - vai transmitir um jogo de futebol. Fará isto rotineiramente, daqui para a frente, sempre que o coração de Minas e o coração do Brasil, por 90 minutos, se transferirem para um estádio. Pioneira nas transmissões em Frequência Modulada, pioneira no rádio local em permanecer no ar nas 24 horas, pioneira e destacada na internet, a 98 FM gradativamente vai ocupar este espaço de esportes, do qual o Brasil fixará todas as atenções com a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72614
De: Cassiano Data: Domingo 26/8/2012 11:54:41
Cidade: Belo Horizonte

Por todos os ângulos, em especial pelo prisma da modéstia e da honradez, é preciso ler o documento que a família do primeiro homem a pisar na lua distribui, logo após a sua morte. É um documento primoroso, que transcrevo do The Wall Street Journal, de Nova Iorque:

"A família de Neil Armstrong sobre o Relutante Herói Americano

The Wall Street Journal

A família de Neil Armstrong distribuiu ontem esta nota:

"Compartilhamos a notícia do falecimento de Neil Armstrong devido a complicações surgidas após procedimentos cirúrgicos cárdiovasculares. Ele estava com 82 anos.

Neil foi nosso amado marido, pai, avô, irmão e amigo.

Ele também foi um herói relutante, pois sempre acreditou que não fizera nada mais que seu trabalho. Serviu à Nação com orgulho, como piloto da Marinha, piloto de testes e astronauta.

Foi também um comerciante de sucesso em seu Ohio natal e tornou-se um líder comunitário em Cincinatti.

Nunca deixou de ser um advogado entusiasmado da aviação e da exploração espacial e nunca perdeu seu entusiasmo de menino por essas atividades.

Prezava muito sua privacidade, mas sempre apreciou as demonstrações de boa vontade e simpatia que recebia.

Sofremos com sua perda, mas celebramos também sua vida extraordinária e esperamos que ela sirva de exemplo para os jovens de todo o mundo, que nunca deixem de perseguir seu sonho, prontos a explorar e vencer limites e a altruisticamente servir a uma causa maior que eles mesmos.

Para os que perguntam como podem honrar Neil, temos um pedido muito simples. Homenageiem seu exemplo, realizações e modéstia deste modo: na próxima vez que forem dar uma volta em uma noite clara, ao ver a Lua sorrindo para vocês, pensem em Neil Armstrong e pisquem o olho para ele”.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72613
De: Andréa Data: Sábado 25/8/2012 17:33:42
Cidade: Moc

É um absurdo o que acabei de ver aqui na praça da matriz, um homem de boné vermelho e camisa vemelha mostrando seus orgãos genitais para as pessoas que estavam na praça. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72612
De: Alberto Sena Data: Domingo 26/8/2012 11:36:51
Cidade: BH

Amor

Alberto Sena

Nunca li título mais feliz de um livro: Amor. Simplesmente, Amor. Precisaria dizer mais alguma coisa?
Flávio Pinto, o autor, escritor, cronista, jornalista de cepa, invoca em sua viagem nas ondas dos textos publicados no site montesclaros.com, a simplicidade que, ao mesmo tempo, lhe confere grandeza de espírito e humor refinado, próprio do seu modo de ser.
Amor possui cola. Gruda nas mãos. O leitor não consegue se desvencilhar do livro na hipótese remota de querer se apartar dele.
Flávio Pinto é um dos nossos precursores, num tempo em que o coração de Montes Claros pulsava com uma dose a mais de amor. Com mais fragor e fulgor, sem aleivosia.
Em Amor, ele transporta para as páginas do livro o que a cidade produziu de melhor numa época na qual o pulsar da vida era cadenciado. Podia-se ouvir o coração acelerado da donzela amada.
Nas linhas das crônicas do livro há uma espécie de código nem tão secreto. Mas o leitor conhecedor – ou não – do autor decifra um a um, palavra por palavra, todos os itens desse código aqui recriado.
Ao mesmo tempo, não há segredo algum para quem sabe de fato o significado de Amor. Amor de todas as maneiras, a vida inteira, mas principalmente o amor combustível universal, sem o qual nada existiria, nem mesmo essa “figura descolorida que vos fala”, para usar expressão costumeira de um amigo comum, Fernando Gontijo.
Daqueles tempos, Flávio desfrutou do melhor da era romântica do pós-guerra, quando as transformações prometiam mais mundos do que fundos, mas a vida seguia curso pachorrento, lento, e ao mesmo tempo dinâmico. Montes Claros era o centro do universo.
O livro transpira histórias vividas, renhidas; esparrama nomes vários de gente que com ele curtiu a vida no centro do universo, com versos e reversos, num lugar predestinado a ser o que é hoje, apesar dos ônus, que os bônus nos fazem esquecer.
É a partir do micro que se poderá alcançar o macro – e vice-versa – e Flávio consegue com isto mostrar-se um escritor de um tempo nunca perdido, sempre mantido dentro de cada um de nós, latente. Basta “futucar”.
E como quem “futuca” bicho de pé só para sentir o gostinho gostoso da coceira, ele vai ao íntimo de si e de nós mesmos com a maior facilidade, com toda propriedade, com mão de mestre.
Nas orelhas do livro está a declaração de Waldyr Senna Batista sobre a trajetória e a glória do amigo com quem interpôs elevados colóquios filosóficos estimulados por Haroldo Lívio, que escreve na contracapa. O prefácio é de Paulo Narciso.
Não podia ser melhor, um livro intitulado Amor. A pronúncia da palavra é como o disparo de um raio capaz de cruzar todos os quadrantes do planeta, na velocidade da luz.
Mas cuidado. Todo cuidado é pouco ao manusear o livro. Se você é daquelas pessoas que dizem não ter tempo para nada, o dia precisaria ter 48 horas, se porventura Amor chegar às suas mãos, é capaz de você se estacar de repente para pensar: “Hummm... viver é tão gostoso!”
Desde que seja com amor. Simples assim.
Como conheço os textos, recomendo a leitura. Faço, porém, alerta máximo: se você deixar Amor entrar menina dos olhos adentro, o seu coração se abrirá.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72611
De: José Prates Data: Sábado 25/8/2012 16:05:17
Cidade: Rio de Janeiro/RJ

A Polícia Federal no seu papel repressor

José Prates

Que eu saiba, não existia no país o exemplo de monitoramento, dos passos de nenhuma autoridade de qualquer esfera ou mesmo de qualquer outra pessoa, com tornozeleira eletrônica, salvo presidiário posto em liberdade provisória ou condicional, quando a policia considera a necessidade de monitoramento dos seus deslocamentos fora da cadeia. Os passos de um Prefeito Municipal com seus auxiliares serem monitorados do jeito que está acontecendo agora em Coração de Jesus, por iniciativa da Polícia Federal é uma novidade, eu creio, no Brasil inteiro. O impacto na naquela cidade deve ter sido grande porque Coração de Jesus é um lugar pequeno do Norte de Minas, perto de Montes Claros, onde todo mundo conhece todo mundo e, geralmente, são compadres e comadres ou, então, parentes. A população, naturalmente, não deve ter entendido o que está acontecendo com o Prefeito que, inclusive, estava se candidatando à reeleição. Quando lemos a notícia, publicada em todos os jornais de Minas e focalizada na Internet, a vontade que nos veio foi de rir porque a imagem que nos veio à mente, do Prefeito andando pelas ruas, com tornozeleira eletrônica à mostra é hilariante. Parece, até, uma brincadeira, mas, não é. Vendo, porem, a situação por outro ângulo, nós encontramos nesse fato, também, o lado vexatório, humilhante, encoberto pelo hilário que esconde a situação constrangedora da pessoa marcada por um procedimento inusitado. Se houve necessidade do uso desse instrumento nos réus com a finalidade de mantê-los em liberdade vigiada, não nos cabe discutir. Diz o Sr. Delegado de Policia, autor do procedimento, que agiu dentro da lei no uso dessa medida cautelar, destacando que é a primeira vez, no Brasil, que as tornozeleiras são usadas em um caso de medida cautelar, o que é previsto pela Lei nº 12.403 e pelo artigo 319 do Código Penal. O delegado também afirmou que é inédito o fado to de um prefeito ser afastado por inquérito criminal aberto pelo Tribunal Regional Federal. Mesmo assim, não deixa de ser humilhante para aquele que sofreu o procedimento, mesmo sabendo-o justo e necessário.
Olhando para trás, buscando o passado, não encontramos nenhum caso como este porque ninguém agia para fazer cessar o “mal feito” praticado por pessoas ricas e influentes. O fato delituoso “não era descoberto” e ninguém do povo ficava sabendo de nada. De tempos para cá, depois de governos legitimamente democráticos e empenhados na honestidade, as polícias entraram firmes no desempenho do seu papel de repressora e ai vimos coisas que nunca tínhamos visto antes; vimos o desempenho de uma policia que não conhecíamos. Basta lermos os jornais e assistir à televisão que nos é dado a conhecer a ação preventiva e repressiva dessa policia, numa garantia de que existe disposição para acabar com a desonestidade que estava se generalizando no país. Dizem por ai que o nosso país caminha para o primeiro mundo e, se continuar assim, as policias vão chegar primeiro, graças a Deus!

(José Prates, 84 anos, é jornalista e Oficial da Marinha Mercante. Como tal percorreu os cinco continentes em 20 anos embarcado. Residiu em Montes Claros, de 1945 a 1958, quando foi removido para o Rio de Janeiro, onde reside com a familia. É funcionário ativo da Vale do Rio Doce, estando atualmente cedido ao Sindicato dos Oficiais da Marinha Mercante, onde é um dos diretores)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72610
De: O Tempo Data: Domingo 26/8/2012 02:56:26
Cidade: BH

Dois homens roubam carro, atropelam e matam vendedor em Montes Claros -ANDERSON ROCHA Dois homens roubaram um veículo, fugiram e, no caminho, atropelaram um homem na manhã deste sábado (25), em Montes Claros, na Região Norte do estado.
De acordo com informações da Polícia Militar, por volta das 8h20 deste sábado, Felipe Ribeiro Belisiário, de 25 anos, e Emerson Barbosa da Silva, de 32, roubaram uma caminhonete Ford Ranger e evadiram. Na esquina da avenida João XXIII com Joaquim Alves, Felipe perdeu o controle da direção e chocou-se contra a motocicleta do representante comercial Wandaick Soares, de 27 anos.
A vítima estava parada próxima ao cruzamento, quando foi atingida e arremessada contra um poste de energia elétrica. O SAMU foi chamado e constatou a morte instantânea de Wandaick. 
Ainda de acordo com a PM, os suspeitos ficaram feridos e foram encaminhados ao Hospital Aroldo Tourinho. Não há informações sobre o estado de saúde

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72609
De: Arthur Data: Sábado 25/8/2012 11:41:19
Cidade: Montes Claros

Sáb 25/08/12 - 10h - Assalto iniciado na porta do Banco do Brasil, na avenida Sanitária, termina no bairro Santos Reis, com atropelamento e morte
Não é de hoje que a área onde está a agência do Banco do Brasil, na Avenida Sanitária, tornou-se um local perigoso. Está no coração do que vem sendo chamado de "triângulo da impunidade", onde por razão misteriosa o consumo e a venda de drogas é grande, principalmente à noite, onde carros frequentemente promovem barulhaços com as usinas de som que transportam. Neste mesmo local, o comerciante Luciano Linhares foi morto no dia 29 de abril de 2011, por volta do meio-dia, num assalto que comoveu e revoltou a população. Ele estava acompanhado da mãe e foi fuzilado na frente dela. Nesta região, à noite, e também de dia, consumidores de droga são vistos à vontade, tanto que o foco está se alastrando, à noite, para as proximidades da Prefeitura e do Fórum, onde estão os senhores juízes, promotores e advogados. A iluminação no trecho é insuficiente para afugentar o vício tolerado, e em expansão, embora a região seja uma espécie de cartão de visitas da cidade. Durante a madrugada, pessoas notoriamente dopadas e alteradas promovem gritarias e arruaças, sem serem incomodadas. (...) É uma pena que o trecho que tem um calçadão alto, bancos, árvores e plantas, local muito agradável onde o município cobriu o córrego num investimento caro e meritório, é uma pena que o local agora se converta em ponto de drogados e de crimes, sob a vista de todos. Visitantes, pais e crianças evitam a área. (...) É preciso melhorar a iluminação, aumentar o policiamento e agir contra o crime que se aninhou pelas redondezas, onde também fica o maior hospital da cidade. (...) O Banco do Brasil, pelo histórico do local, também precisa melhorar a iluminação externa de sua agência e colocar ali seus seguranças, porque os clientes estão com muito medo e se afastando. Tudo muito lamentável, triste.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72608
De: eder Data: Sábado 25/8/2012 09:26:24
Cidade: montes claros, mg

bandidos roubam carro, atropela e mata motociclista na av joão XXIII agora de manhã

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72607
De: morador Data: Sábado 25/8/2012 09:13:46
Cidade: moc

ladroes roubam carrao ranger, agora de manha , policia em perseguiçao , carro roubado descontrola ,mata motoqueiro saindo da padaria ,houve tiros, na joaa xxiii,ssantos reis

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72606
De: Gabriel Data: Sábado 25/8/2012 08:34:44
Cidade: montes claros-mg

um assalto,perseguição dos bandidos,abordagem...o carros dos bandidos bate em uma moto estacionada,cujo piloto acabara de sair da padaria...este é jogado à alguns metros...Mais um inocente que se vai...triste...Que Deus conforte a família!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72605
De: Azevedo Data: Sexta 24/8/2012 17:56:08
Cidade: M. Claros

A chuva que cai agora em Montes Claros, desde as quatro horas da tarde, já superou o estágio de chuviscos. É chuva, chuva de molhar o chão, de correr água, em pleno mês de agosto. Novamente, não foi captada pela meteorologia, mas provavelmente é um transbordamento da nebulosidade que vem do leste - do mar, do mar do Espírito Santo e do sul da Bahia, onde chove há dias. O dia hoje esteve azul, mas o tempo ficou "fechado" no meio da tarde. Neblinou, chuviscou e choveu. Continua pingando, com toda a serraria ao redor tomada por nuvens, como se inverno fosse. Ouvi, ainda há pouco, numa lanchonete - "já vi homem virar mulher, vejo mulher virar homem, mas chuva em M. Claros, no mês de agosto, é sinal dos tempos..."

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72604
De: elen Data: Sexta 24/8/2012 17:43:59
Cidade: montes claros  País: brasil

Br que liga Montes Claros à francisco sá congestionada em virtude da chuva, ocorreu um acidente próximo ao posto fiscal. A pista está muito escorregadia, caminhóes muito pesados não conseguem transitar normalmente e acabam patinando na pista, todo cuidado é válido.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72603
De: Hernane Data: Sexta 24/8/2012 15:59:07
Cidade: Montes Claros/MG

Chuva bem vinda cai em algumas partes da cidade, neste momento.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72601
De: Waldyr Senna Data: Sexta 24/8/2012 14:59:03
Cidade: Montes Claros/MG

Campanha morna

Waldyr Senna Batista

A entrada no ar da propaganda eleitoral não operou o milagre de injetar ânimo à campanha, que continua morna. A 43 dias da eleição, em Montes Claros é como se não houvesse seis candidatos na disputa da Prefeitura. O único fato novo na semana foi a impugnação da candidatura de Athos Avelino pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral), que, na prática, não muda nada, a não ser a transferência da decisão para o TSE ( Tribunal Superior Eleitoral ). Se prevalecer o veto, o quadro mudará por completo à véspera do pleito. A campanha prossegue, com o candidato ocupando o espaço que lhe cabe no rádio e na televisão, e promovendo encontros em recintos fechados e corpo a corpo nas ruas, tônica da atual disputa, que não terá comícios, terá no máximo passeatas.
Tem havido esforços para a participação de personalidades de expressão nacional, entre elas Lula e Aécio Neves, mas as possibilidades de isso acontecer são remotíssimas, para evitar melindres com partidos que firmaram coligações diferenciadas em outras regiões do País. Quando de sua estada em Rio Pardo de Minas, há dias, a presidente Dilma Rousseff foi consultada e se mostrou “disponível”, mas não acertou nada.
Durante a pré-campanha, falou-se muito no apoio do Governo do Estado a candidatos nas 50 maiores cidades, entre elas Montes Claros. Porém, até agora não houve qualquer referência ao assunto e nem a nomes. Essa participação ostensiva só deverá acontecer no segundo turno da eleição. Jairo Ataíde seria o candidato do governo, mas ele próprio não se apresenta como tal. O máximo que se ouviu dele, há meses, foi que não seria “candidato chapa branca”, seja lá o que isso significa.
O principal sintoma de que o Governo não irá se envolver no processo eleitoral de Montes Claros é o alheamento do secretário Gil Pereira, que não fala sobre o assunto e nem foi visto até agora em qualquer ato da campanha. Sumiu do mapa. O PSB, do candidato Athos Avelino, integra a base de apoio do governador Antônio Anastasia, o que também explica, em parte, o silêncio predominante. O governo teria como norma não influir na eleição nos municípios em que houver mais de um candidato de partido da sua base de apoio. Consta que até o candidato Rui Muniz, do PRB, teria pleiteado apoio do Governo, apesar de ter firmado aliança com o PMDB, partido de oposição no Estado.
A coordenação da campanha dele, em contato com a imprensa da Capital, teria definido a coligação como “independente”, ressaltando o bom relacionamento do ex-deputado com o governador Anastasia e com o senador Aécio Neves. Na mesma oportunidade, o candidato procurou mostrar distanciamento com o PMDB, ao afirmar que a coligação teve por objetivo apenas aumentar o tempo nos programas de televisão. Isso talvez explique por que, no primeiro deles, não houve referência ao candidato a vice-prefeito, Zé Vicente, cuja imagem apareceu, de raspão, duas ou três vezes na telinha, sem que seu nome fosse citado.
Quanto ao candidato do PT, Paulo Guedes, seu primeiro programa limitou-se a apresentar dados biográficos, como é de praxe, e para se dar a conhecer devido ao fato de não ter maiores ligações políticas com a cidade. Entretanto, a campanha dele promete ser de radical oposição ao esquema predominante em Montes Claros, conforme deixou claro em entrevista de que participou na última quarta-feira, na Associação Comercial, para público de no máximo trinta pessoas. Dela se ocupará a próxima coluna.
Entretanto, para que se tenha ideia, seguem-se amostras do que disse o candidato petista: a Prefeitura de Montes Claros foi desmontada para negociatas; faltam criatividade e ousadia à atual administração; ela é tão omissa, que deverá perder a segunda parcela de verba destinada à conclusão da Avenida Sidney Chaves, porque não é capaz de efetuar a medição do serviço já realizado(o prazo termina no fim deste mês); o empreguismo predomina na Prefeitura, que tem pelo menos 4 mil contratados que não comparecem ao trabalho; o setor de engenharia não existe, porque o salário de R$ 1,5 mil é uma afronta a qualquer profissional digno.

(Waldyr Senna é o decano da imprensa de Montes Claros. É também o mais antigo e categorizado analista de política. Durante décadas, assinou a "Coluna do Secretário", n "O Jornal de M. Claros", publicação antológica que editava na companhia de Oswaldo Antunes. É mestre reverenciado de uma geração de jornalistas mineiros, com vasto conhecimento de política e da história política contemporânea do Brasil)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72600
De: Alberto Sena Data: Sexta 24/8/2012 11:39:11
Cidade: Belo Horizonte/MG

Presépio recebe a 14ª escultura - Alberto Sena - Comparar a notícia do surgimento do Presépio Mãos de Deus, em Grão-Mogol, com o impacto de um bólido vindo do espaço, não é nenhum exagero. A notícia se multiplica a cada dia mais pelo mundo, 70 vezes sete, por todos os meios e principalmente o boca a boca.(Clique aqui para ler todo o comentário na seção Colunistas)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72599
De: Hoje em Dia Data: Sexta 24/8/2012 10:09:17
Cidade: Belo Horizonte/MG

Justiça barra, mas Athos Avelino recorre para tentar voltar à Prefeitura de Montes Claros – O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) indeferiu, ontem, a candidatura do ex-prefeito de Montes Claros Athos Avelino (PSB). A decisão foi tomada com base na Lei da Ficha Limpa. Apesar da decisão desfavorável, Athos alegou, por meio de nota, que continuará em campanha, já que recorreu da sentença. Athos foi condenado por abuso de poder econômico em 2009. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o condenou a cumprir três anos de inelegibilidade por ter participado, em 2008, da Semana da Paz, promovida por religiosos. O cumprimento da pena foi concluído em outubro do ano passado. Porém, na disputa das eleições deste ano o deputado federal Jairo Ataíde entrou com pedido de impugnação da candidatura de Athos, alegando que o prazo de inelegibilidade foi ampliado de três para oito anos, levando-se em conta a Ficha Limpa.
PERSEGUIÇÃO
Athos alega estar sofrendo perseguição política. “Apesar da perseguição política que estamos enfrentando, pelo fato de que desde o ano passado estamos bem posicionados nas sondagens realizadas junto aos eleitores, continuo confiante na Justiça. Isso porque, além do juiz relator do TRE ter emitido parecer favorável à nossa candidatura, neste ano o Tribunal Superior Eleitoral tomou duas decisões pela não aplicação de pena de oito anos de inegibilidade a políticos envolvidos em processos iniciados em 2008”, divulgou nota. Athos alegou ainda que durante dez dias o juiz relator do TRE, Flávio Bernardes, teria analisado seu processo e emitido, ontem, parecer favorável à sua candidatura. “Porém, em apenas cerca de duas horas depois de ter pedido vistas do processo, o juiz Carlos Alberto Simões votou contra o registro da candidatura, decisão esta que foi acompanhada por outros quatro juízes”, explicou a nota.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72597
De: Haroldo Lívio Data: Sexta 24/8/2012 10:28:11
Cidade: Montes Claros/MG

Aplausos e confetes

Haroldo Lívio

Ainda está por nascer aquele que não goste de um cafuné ou, como se diz modernamente, de um elogio, de uma boa massagem no ego. Principalmente quando se trata do reconhecimento de algum mérito do indivíduo em seu trabalho do cotidiano, em sua arte ainda que modesta. Foi justamente o que me aconteceu, em uma noite perdida no passado, há mais de quarenta anos, na Praça Coronel Ribeiro. Estávamos sentados em um banco do jardim, eu e Waldyr Senna Batista, falando sobre amenidades, quando ele abriu parênteses para dizer que minha crônica de Natal publicada no O Jornal de Montes Claros, poucos dias antes, “ficou muito boa”. Apanhado de surpresa com o elogio, partido de um crítico por demais rigoroso em suas apreciações, parece-me que gaguejei alguma cousa parecida com agradecimento, diante da manifestação inesperada e inédita, partindo de quem partiu. Confesso que adorei. Ele não deve se lembrar; eu nunca me esqueci da hora.
Pouco tempo depois, na redação do Mais Lido, o brilhante jornalista Caio Lafetá fez questão de me comunicar que havia gostado muito de uma matéria noticiosa que eu escrevera relatando os preparativos para a Exposição Agropecuária de 1963. Mais uma vez fui apanhado desprevenido e não tive palavras para agradecer o incentivo de um veterano da imprensa muito respeitado e admirado. Para quem está chegando agora, Caio Lafetá, prematuramente falecido, era um intelectual da mesma estatura de Cyro dos Anjos, Darcy Ribeiro, Cândido Canela e Manoel Hygino dos Santos. Daí, o abalo sísmico causado pelo comentário favorável à minha vaidade pessoal. Um sim dele valia ouro em pó.
Certa manhã, tempos depois, escrevi uma reportagem sobre o tipo popular Mané Quatrocento e a entreguei ao secretário da redação, o mesmo Waldyr Senna Batista, e quase caí de susto com o entusiasmo com que leu a matéria proclamando, com todos os efes e erres, que estava “ótimo” e que eu já estava em condições para escrever livros. Deve ter sido por esse confete que criei coragem para publicar um livrinho em 1995, muitos anos depois da ocorrência.
Quem passou por emoção mais forte foi o escritor José Luiz Rodrigues, autor do livro “O verme estrangeiro”. Não se sabe como o livro chegou às mãos de Manoel Hygino dos Santos, na época em que trabalhava no Estado de Minas, porque não foi enviado pelo próprio autor. Atualmente, Manoel Hygino é o maior escritor montes-clarense vivo e naquela ocasião já era um nome nacional nas letras. Gostou da leitura do livro e desejou manter contato pessoal com o autor. Vindo a Montes Claros, conseguiu o endereço do escritor, na Vila Ipê, e para lá tomou um táxi. Tragédia! José Luiz não estava em casa. Apesar de não ter havido o encontro do escritor consagrado com o escritor estreante, este se dá por premiado. Na minha opinião, este fato foi mais significativo que a visita de Mário de Andrade a Alphonsus de Guimaraens, em Mariana, no ano de 1921. Deve-se considerar que o grande Alphonsus já era uma celebridade da literatura brasileira e que José Luiz era apenas um bom escritor desconhecido.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72596
De: Hoje em Dia Data: Sexta 24/8/2012 09:35:48
Cidade: Belo Horizonte/MG

Prefeito e secretários usarão tornozeleiras eletrônicas - Girleno Alencar - Acusado de fraudar licitações à frente da Prefeitura de Coração de Jesus (Norte de Minas), Antônio Cordeiro de Faria (PSDC) será o primeiro prefeito de Minas Gerais a ser monitorado, pela Justiça, por meio de uma tornozeleira eletrônica. Afastado, quinta-feira (23), do cargo, ao lado do contador e de dois secretários da administração, que também usarão o acessório, Faria, segundo as investigações, contratava mediante licitações fraudadas, maquinário e trabalhadores para execução de obras públicas junto a empresas particulares. Além do afastamento e das tornozeleiras, eles estão proibidos de acessar os prédios da prefeitura e suas respectivas secretarias. O prefeito e os servidores são acusados de fazer parte de um esquema, que fraudou os cofres públicos em R$ 2 milhões, que foi desarticulado pela Polícia Federal. Foram cumpridos, ao todo, 11 mandados de busca e apreensão na chamada operação ‘Odin’.
Vizinhança
Já em Montes Claros, cidade vizinha, os policiais apontaram fraude na concessão e saque de verbas destinadas ao Tratamento Fora de Domicílio (TFD). Os benefícios desta espécie eram criados pelos contraventores de forma fictícia, em nome de terceiros e sacados em proveito próprio. O Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que autorizou as buscas, determinou a aplicação de medidas cautelares para os investigados. Os suspeitos ainda foram proibidos de se comunicar entre si ou com qualquer funcionário municipal, testemunhas e construtoras investigadas. O descumprimento de qualquer um dessas medidas cautelares acarretará em prisão preventiva dos investigados.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72595
De: O Tempo Data: Sexta 24/8/2012 08:31:53
Cidade: Belo Horizonte/MG

Prefeito é afastado e vai ser monitorado por tornozeleira - Toninho Cordeiro é suspeito de fraude em licitação e de coagir testemunhas - Attílio Faggi JR - Montes Claros. O prefeito de Coração de Jesus, cidade no Norte de Minas, Antônio Cordeiro de Faria (PSDC), foi alvo de uma medida cautelar inédita no país. Preso, ontem, pela Polícia Federal (PF), na operação Odin, ele foi liberado, mas vai usar uma tornozeleira eletrônica por tempo indeterminado. A determinação da Justiça tem o objetivo de evitar que ele se aproxime a menos de cem metros dos prédios públicos da cidade e dos servidores da prefeitura. Toninho Cordeiro, que tenta a reeleição, deixou o prédio da PF em Montes Claros no final da manhã, já com o equipamento, e não quis falar com a imprensa. Além dele, o secretário municipal de Obras e o ex-secretário de Transportes do município também terão que usar a tornozeleira, que é monitorada via satélite em todo o território nacional. Os três gestores são suspeitos de participar de um esquema de fraude em licitação com direcionamento da concorrência pública. A medida cautelar de rastreamento foi baseada na suspeita de que os três estariam coagindo empresários e testemunhas. De acordo com as investigações, os suspeitos vêm oferecendo até R$ 20 mil para que outros envolvidos no esquema omitam ou prestem falso testemunho sobre as fraudes. Ao todo, a Polícia Federal cumpriu 11 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal Regional Federal da Primeira Região (TRF-1) e pela Justiça Federal em residências, empresas e na prefeitura de Coração de Jesus. De acordo com as investigações, obras que deveriam ter sido concluídas em fevereiro, por exemplo, estavam sendo executadas, em abril, por funcionários e com equipamentos da prefeitura. Em dois casos - na pavimentação de 100 km de ruas com reconstrução de 18 casas e nas obras da ponte sobre o rio Pacuí e o córrego Xirí - os contratos tinham o valor de R$ 1,5 milhão cada.
Ineditismo. O delegado-chefe da Polícia Federal de Montes Claros, Marcelo Freitas, fez questão de destacar que é a primeira vez, no Brasil, que as tornozeleiras são usadas em um caso de medida cautelar, o que é previsto pela Lei nº 12.403 e pelo artigo 319 do Código Penal.
O delegado também afirmou que é inédito o fato de um prefeito ser afastado por inquérito criminal aberto pelo TRF-1.
Equipamento com GPS é mais barato que prisão
Montes Claros. O delegado da Polícia Federal em Montes Claros, Marcelo Freitas, explica que as tornezeleiras eletrônicas utilizam a tecnologia GPS/GPRS, são produzidas no Brasil e têm um custo unitário de cerca de R$ 2,5 mil. Segundo ele, é mais barato para o poder público usar o equipamento do que manter o suspeito na prisão. Contudo, Marcelo Freitas alerta que a tornozeleira só pode ser usada em dois casos: como medida preventiva ou em detentos em progressão de pena. O próprio policial já testou o equipamento. "Utilizei por uma semana e não promoveu nenhum constrangimento", argumenta. Segundo o delegado, as tornozeleiras são fornecidas pelo Departamento Penitenciário Nacional e não implicam em custo para a Polícia Federal. (AFJ)
Secretário de Saúde denuncia fraude na própria pasta
Montes Claros. A Polícia Federal (PF) em Montes claros está investigando uma denúncia, feita pelo secretário de Saúde do município, Geraldo Edson Guerra, de desvio de recursos e fraude na própria pasta administrada por ele. A investigação também é um dos alvos da operação Odin, deflagrada ontem. Segundo o delegado da PF Eduardo Maurício de Araújo, verbas destinadas ao pagamento do Tratamento Fora de Domicílio (TFD) estariam sendo desviadas. "Era feita uma guia para recebimento da TFD, mas os pacientes não recebiam o benefício", explica Araújo. O delegado afirma, no entanto, que ainda não há como estimar o prejuízo para os cofres do município. Ainda de acordo com as investigações, uma servidora da secretaria e duas outras pessoas estariam envolvidas no esquema. As investigações começaram a partir de uma denúncia feita pelo secretário Geraldo Guerra, que deu origem ao inquérito. De acordo com o gestor, um morador da cidade denunciou à ouvidoria da Secretaria de Saúde que a assinatura de um paciente havia sido falsificada em um documento do TFD. "Há cerca de dois meses, fiz a denuncia à Polícia Civil", revela o secretário, que abriu uma investigação administrativa interna para apurar a suposta fraude no repasse dos recursos aos pacientes. Segundo Guerra, cerca de 150 pessoas utilizam as verbas do TFD, o que representa um gasto mensal de cerca de R$ 80 mil.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72594
De: Gilson Data: Quinta 23/8/2012 22:01:08
Cidade: Montes Claros

Sobre a mensagem 72571 da jovem Nathy. Muito me comoveu a reivindicação desta jovem, que deve ser a voz de muitos moradores, cidadãos que clamam e não são ouvidos. Eles precisam de água! Gente, ÁGUA! Como pode? Jogo de empurra empurra do prefeito e da empresa responsável? Será que as autoridades gostariam de estar no lugar desse povo? Falta vergonha. Falta humanidade. É revoltante!!!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72593
De: Estado de Minas Data: Quinta 23/8/2012 17:52:37
Cidade: Belo Horizonte/MG

Acusado de fraude em licitação, prefeito do Norte de Minas será monitorado por tornozeleira - Além do líder do Executivo, um secretário e o contador do município também serão monitorados 24 horas por dia pela Justiça - Marcelo Ernesto - Um esquema de fraude em licitações no município de Coração de Jesus, no Norte de Minas, levou a Polícia Federal de Montes Claros a cumprir 11 mandados de busca e apreensão na manhã desta quinta-feira como parte das ações da Operação Odin, autorizada pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília, e pela Justiça Federal - Subseção Judiciária em Montes Claros. Além de recolher material na sede da prefeitura, secretárias e na residência dos suspeitos de envolvimento no esquema, foi determinado o afastamento do prefeito do município, Antônio Cordeiro de Farias, do secretário de Transportes, Joanh Kennedy Souza Versiane, e do ex-secretário de Saúde e contador da administração, que não teve o nome divulgado. Eles também foram proibidos de entrar em qualquer prédio da prefeitura. Os três suspeitos ainda terão que usar tornozeleira para serem monitorados 24 horas pela Justiça. O valor estimado da fraude, até o momento, é de R$ 2 milhões. De acordo com o delegado da PF em Montes Claros, Eduardo Mauricio de Araújo, o monitoramento dos envolvidos foi solicitado para garantir que eles não se comuniquem entre si e cumpram a determinação da Justiça de não acessar os prédios da prefeitura do município ou tentem coagir servidores municipais. “No curso das investigações verificou-se que eles estavam coagindo testemunhas, inclusive com o oferecimento de valores, por isso foi determinado o uso da tornozeleira”, contou. Ainda de acordo com o delegado, está é a primeira vez no Brasil que se adota esse tipo de procedimento como medida cautelar e, por enquanto, não foi estabelecido o tempo de aplicação da pena. “A medida não tem prazo determinado para ser aplicada. A duração vai depender do interesse e necessidade da medida, além da autorização do Tribunal de Justiça”, disse. Caso as medidas sejam descumpridas será decretada a prisão preventiva dos envolvidos. O uso de tornozeleiras, segundo Eduardo, já é aplicado, mas apenas em condenados que cumprem pena.
Esquema
De acordo com as investigações, as empresas eram contratadas através de licitação, mas o serviço era executado por servidores e com o maquinário da Prefeitura de Coração de Jesus. Já os recursos, de acordo com a Polícia Federal, eram embolsados pelos suspeitos apontados na investigação. Além disso, as investigações também apontaram para a existência de fraude na concessão e saque de verbas destinadas ao pagamento de Tratamento Fora de Domicílio (TFD). Os benefícios desta espécie eram criados pelos fraudadores de forma fictícia em nome de terceiros e embolsados pelos acusados.
Operação
O nome da operação é uma alusão ao sistema de monitoração eletrônica que permite acompanhar, em tempo real, a localização e movimentação dos alvos que utilizam a Unidade Portátil de Rastreamento e a tornozeleira eletrônica, por meio de sinal de GPS e GPRS, sendo que Odin é o Deus principal da mitologia nórdica, considerado o Deus que tudo vê.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72592
De: José Ponciano Neto Data: Quinta 23/8/2012 16:01:58
Cidade: Montes Claros-MG

Para ciência. Diante da “humildade” da Natalia(Naty) mens: 72.571, esclareço: Exatamente há trinta anos o Governo do Estado desapropriou e pagou todos os proprietários das áreas destinadas a construção e inundação da Barragem do Rio Juramento, que hoje é responsável por 65% do abastecimento de Montes Claros. Na época fui destinado a acompanhar a limpeza da área e construção das primeiras casas que seriam (e foram) destinadas aos moradores e funcionários dispensados por fazendeiros desapropriados do povoado Ribeirão.
Tudo foi feito numa parceria da Mitra Diocesana, Copasa e o Prodecor. Construímos as casas, perfuramos e equipamos o Poço artesiano, instalamos reservatórios com Chamarizes; posteriormente colocamos águas em todas as casas através de redes de distribuição. Operamos o sistema por mais de dez anos; em 1995 passamos a operação para o município, que passou a ter responsabilidade. Mesmo com a responsabilidade do município ainda continuávamos a apoiar na operação com o tratamento da água na saída do poço, mas, aos pouco foram depredando o sistema de tratamento ao ponto de não termos como apoiá-los no tratamento. Até hoje a casa de química está no local.Diante do anseio da população, (que hoje a maioria não é descendente do antigo Ribeirão) o Prefeito anterior propôs a Copasa a concessão do abastecimento do Santana do Mundo Novo.
Só tem que, há uma lei federal que impõe aos municípios a necessidade de elaboração de planos municipais de saneamento para receber tal benefício; este Plano Municipal de Saneamento Básico é estabelecido pela Lei Federal 11.445/07, e é um instrumento de planejamento que estabelece diretrizes para a prestação dos serviços públicos de saneamento, e deve atender os princípios básicos, entre eles a universalização ( Coleta e disposição adequada do lixo e tratamento de esgoto) . Após a elaboração o Plano é encaminhado para a Câmara de Vereadores através de Projeto de Lei para aprovação. A Lei Federal ainda prevê também uma revisão do Plano em um prazo máximo de 4 anos.Em Juramento a Copasa amparou o município na elaboração deste Plano, ficou o município demandado a complementar o os artigos e incisos faltantes e posteriormente encaminhar a câmara dos vereadores. Tive a informação que o Plano está tramitando na câmara dos vereadores e que há um impasse entre o executivo e o legislativo. Sem a aprovação do Plano Integrado de Saneamento Básico do município, fica a COPASA impedida de executar o projeto.Minha jovem Natalia - creio que esclareci as suas duvidas; tenho a cópia da primeira Ata da reunião quando foi constituído o arranjo institucional visando a gestão da comunidade do povoado Santana, inclusive a Copasa comprou uma área imensa e doou aos moradores para plantar e colher suas culturas de subsistência, hoje muitos venderam suas áreas para pessoas de Montes Claros.
Algumas desses montesclarenses sem conhecer a historia da comunidade, fazem pessoa como você entender de forma errônea. Neste momento tão delicado da política apenas posso dizer que a Copasa não está neste empurra-empurra insinuado por você. Ainda estou na Supervisão da Barragem - pode me procurar para informações adicionais.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72591
De: TRE Data: Quinta 23/8/2012 16:46:52
Cidade: Belo Horizonte/MG

TRE confirma indeferimento da candidatura de ex-prefeito de Montes Claros - O Plenário do TRE, por cinco votos a um, decidiu nesta quinta-feira (23) confirmar o indeferimento da candidatura de Athos Avelino, da Coligação “Montes Claros em Boas Mãos” (PTB/PPS/PRTB/PSB) à prefeitura de Montes Claros, no norte do Estado. Avelino, ex-prefeito de Montes Claros, teve o registro indeferido em primeira instância com base na Lei Complementar 135/2010 (Lei da Ficha Limpa), pois foi condenado em Ação de Investigação Eleitoral por abuso de poder político julgada procedente pelo TRE em junho de 2009. A decisão transitou em julgado em fevereiro de 2012. Ficou vencido o relator do processo, juiz Flávio Bernardes. Processo relacionado: RE 47597

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72590
De: Augusto Vieira Data: Quinta 23/8/2012 14:14:51
Cidade: Belo Horizonte/MG

Tio Luiz Quintino - Ele é irmão de minha mãe e um dos tios de quem mais gosto e que mais admiro. A primeira imagem dele em minha vida foi na Varginha, um sítio fora da cidade em que residíamos e onde vivi minha primeira infância. Dele e de sua majestosa bicicleta. Tio Luiz ia lá muitas vezes para aplicar injeções na irmã, o que fazia com o maior carinho. Quando completei sete anos mudamos para a cidade. Eu o vi uma vez cuidando do equipamento do Cine São Luiz, passando o filme para os espectadores. Depois descobri que ele gostava muito de cinema, que entendia do riscado e trabalhava neste mister, em suas férias, para ganhar uns trocados. Ele fora estudar medicina em Belo Horizonte, na UFMG, e eu sempre, orgulhosamente, acompanhava seus passos através dos relatos de minha mãe, até sua triunfal volta, especializado em otorrinolaringologia. Aí veio seu casamento com tia Mundinha, o grande amor de sua vida. Com um tempo e alguns cursos, tio Luiz tornou-se competentíssimo anestesista.(Clique aqui para ler todo o comentário na seção Colunistas)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72588
De: Terra Data: Quinta 23/8/2012 14:09:36
Cidade: São Paulo/SP

Prefeito e secretários usarão tornozeleiras eletrônicas - A Polícia Federal desarticulou na manhã desta quinta-feira um esquema de corrupção que acontecia em prefeituras do norte de Minas Gerais. São cumpridos, ao todo, 11 mandados de busca e apreensão na Operação Odin. Em Coração de Jesus, o prefeito, o contador e dois secretários foram afastados do cargo e usarão tornozeleiras eletrônicas para o monitoramento da Justiça. Segundo as investigações, o município de Coração de Jesus contratava, mediante licitações fraudadas, maquinário e trabalhadores para execução de obras públicas junto a empresas particulares. Já em Montes Claros, cidade vizinha, os policiais apontaram fraude na concessão e saque de verbas destinadas ao Tratamento Fora de Domicílio (TFD). Os benefícios desta espécie eram criados pelos contraventores de forma fictícia, em nome de terceiros e sacados em proveito próprio.
O Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que autorizou as buscas, determinou a aplicação de medidas cautelares para os investigados: prefeito, secretário de transportes, ex-secretário de saúde e o contador de Coração de Jesus. Além do afastamento e das tornozeleiras, eles estão proibidos de acessar os prédios da prefeitura e suas respectivas secretarias.
Os suspeitos ainda foram proibidos de se comunicar entre si ou com qualquer funcionário municipal, testemunhas e construtoras investigadas. O descumprimento de qualquer um dessas medidas cautelares acarretará em prisão preventiva dos investigados. A operação foi batizada do Odin em referência ao principal deus da mitologia nórdica, considerado o deus que a tudo vê. O nome faz alusão ao sistema de monitoramento eletrônico, que permite acompanhar em tempo real a localização e movimentação dos investigados. A tornozeleira envia as informações por meio de sinal de GPS e GPRS.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72587
De: Uol Data: Quinta 23/8/2012 14:02:31
Cidade: São Paulo

Prefeito, secretário e contador serão monitorados por tornozeleira eletrônica em Minas Gerais Renata Tavares Do UOL, em Uberlândia (MG) 23/08/2012 13h25 O prefeito de Coração de Jesus (477 km de Belo Horizonte), Antônio Cordeiro de Faria (DEM), o secretário de Transportes, John Kennedy Souza Versiane, e o ex-secretário de Saúde e atual contador do município, Ângelo Pedro Neto, estão sendo investigados pela Polícia Federal por desvio de recursos públicos e fraudes em licitações. Por terem sido afastados das funções, proibidos de se comunicarem entre si e de entrarem em prédios públicos, a Justiça Federal autorizou pedido da PF determinando que os três usem tornozeleiras eletrônicas para poderem ser monitorados.O prefeito, que é candidato à reeleição e tem como vice na chapa o contador e ex-secretário de Saúde, Ângelo Pedro Neto, será substituído pelo vice da cidade, Pulquério Rabelo da Conceição. As investigações apuraram que obras públicas contratadas pelo município junto a empresas particulares, mediante licitações fraudadas, estavam sendo executadas por maquinário e trabalhadores pagos pelo poder público do município de Coração de Jesus. Apontaram, também, para a existência de fraude na concessão e saque de verbas destinadas ao pagamento de Tratamento Fora de Domicílio-TFD.Segundo o delegado federal Marcelo Eduardo Freitas, o valor desviado está estimado em R$ 2,79 milhões. "Foram encontrados documentos que reforçam as provas de que houve fraude." De acordo com a Polícia Federal, os benefícios eram criados pelos suspeitos de forma fictícia em nome de terceiros e sacados em proveito próprio.
Avanço
A implantação da vigilância eletrônica, diz o delegado, representa um avanço tecnológico de grande relevância jurídica, social e científica, pois permite fiscalizar o cumprimento das medidas judiciais. "Eles já estão sendo monitorados. Dessa forma vamos saber os passos de cada um deles." Conforme o delegado, o descumprimento de qualquer dessas medidas cautelares causará decreto de prisão preventiva e recolhimento a uma unidade prisional. "Não há prazo previsto para o fim das investigações nem para para a retirada das tornozeleiras".A reportagem do UOL entrou em contato com a prefeitura de Coração de Jesus, mas o prefeito não foi encontrado. Um funcionário informou que ele não estava na cidade.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72586
De: Estado de Minas Data: Quinta 23/8/2012 11:57:28
Cidade: Belo Horizonte/MG

Homem que matou mulher que conheceu pela internet em MG é transferido para SP - O crime acontece em fevereiro do ano passado em Montes Claros - Luiz Ribeiro - Foi transferido para São Paulo, nesta quarta-feira, Danilo Éderson Fernandes, 29 anos, que estava preso em Montes Claros, na Região Norte de Minas, desde fevereiro do ano passado, pelo assassinato da secretária Janinha Pereira Freitas, de 37 anos, ocorrido no mesmo mês. Os dois haviam se conhecido por meio de um site de relacionamentos na internet. Danilo foi levado para São Paulo em um avião de carreira da Gol, acompanhando de dois agentes da policia paulista. A aeronave decolou no Aeroporto de Montes Claros às 13h. De acordo com a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), ele foi transferido porque responde pelos crimes de furto e roubo qualificado perante à Justiça paulista. O em.com entrou em contato com a Polícia Civil e com a Secretaria de Segurança de São Paulo, para saber para qual unidade prisional o assassino foi levado, mas não teve retorno. A secretária e estudante de psicologia foi encontrada morta em casa, no Bairro São João, na manhã de 14 de fevereiro de 2011, poucos dias depois de ter iniciado um relacionamento com o homem pela Internet. Investigações da Policia Civil de Minas levaram a identificação de Danilo Éderson como autor do crime. Foi descoberto que o mesmo homem, que morava em São Paulo, aplicou golpes contra mulheres em diversos estados brasileiros. Ele atraía as vítimas através de sites de relacionamento, marcava encontros e roubava dinheiro e bens de valor delas. Após matar Janinha Freitas, Danilo roubou um notebook e objetos pessoais da vítima. Ele foi preso nove dias depois do crime numa lan-house no Centro de São Paulo, durante uma operação liderada pela policia civil de Montes Claros, com o apoio do Grupo de Combate a Facções Criminosas do Departamento de Investigação Sobre o Crime Organizado (Deic).

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72585
De: O Tempo Data: Quinta 23/8/2012 10:20:36
Cidade: Belo Horizonte/MG

Prefeito e secretários são afastados do cargo no Norte de Minas - Investigados terão que usar tornozeleiras eletrônicas - O prefeito, secretário de transportes, ex-secretário de saúde e contador do município de Coração de Jesus, no Norte de Minas Gerais, foram afastados dos seus cargos e estão proibidos de acessarem os prédios da prefeitura da cidade a suas respectivas secretarias. O grupo é alvo da “OPERAÇÃO ODIN”, que foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (23) pela Polícia Federal de Montes Claros. Ao todo, serão cumpridos 11 mandados de busca e apreensão, que foram expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília, e pela Justiça Federal. Segundo as investigações, obras públicas contratadas pelo município junto a empresas particulares, mediante licitações fraudadas, foram executadas por maquinário e trabalhadores pagos pelo poder público do município de Coração de Jesus. Além dessa irregularidade, foi descoberta a existência de fraude na concessão e saque de verbas destinadas ao pagamento de Tratamento Fora de Domicílio (TFD). Os benefícios desta espécie eram criados pelos fraudadores de forma fictícia em nome de terceiros e sacados em proveito próprio. Os investigados também estão proibidos de estabelecer qualquer comunicação entre si ou com qualquer funcionário da administração pública municipal, testemunhas e construtoras investigadas. A justiça ainda determinou que fossem colocadas tornozeleiras de monitoração eletrônica nos investigados. Caso as medidas cautelares não sejam cumpridas, será expedido o decreto de prisão preventiva e o recolhimento dos investigados a uma unidade prisional.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72584
De: Alcides Data: Quinta 23/8/2012 09:36:06
Cidade: M.Claros

Ninguém está contra a construção de postos policiais por toda a cidade, onde eles são necessários. (Por este critério, o Brasil inteiro, e não só M. Claros, precisa de postos policiais...). O lamentável nesta história é subtrair de uma escola, que já foi referência no Estado, uma das maiores de Minas, espaço para ser convertido em posto policial, por mais necessário que seja. Portanto, não está posto em dúvida o clamor por mais segurança pública, que está péssima. Apenas se pergunta, respeitosamente: é correto reduzir o espaço das escolas para nelas instalar postos policiais? Evolução, sinal de desenvolvimento, seria o contrário - desativar frações do sistema corretivo para neles ampliar a estrutura escolar/educativa. O contrário é claramente uma involução, como se pode notar em qualquer parte do mundo civilizado. O posto policial podia, e pode, ficar em qualquer lugar ali próximo, mas não se justifica a amputação de espaço pedagógico/didático/educativo. Sem falar que o conjunto arquitetônico da Escola Normal Oficial Professor Plínio Ribeiro, construído em 1965, numa luta dos estudantes, é um dos cartões postais de M. Claros, apesar de bastante descuidado nos últimos anos. Desfigurado agora na sua principal esquina, ficará mutilado até que, num tempo futuro, que não demorará, seja reabsorvido pela Escola, e quem sabe utilizado por uma vistosa e heróica Biblioteca que tanta falta faz à formação geral. É uma opinião, sem qualquer interesse de ofensa. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72583
De: Jason Amaral Data: Quinta 23/8/2012 09:12:54
Cidade: São Paulo/SP  País: Brasil

Quero compartilhar aos Nortemineiros a resposta do DER/MG sobre o asfaltamento do trecho entre Pintópolis e Urucuia da MG 402, e Ponte sobreo Rio São Francisco, em São Francisco, MG:O protocolo 84557 encaminhado por meio do Portal Mg.gov.br foi respondido por Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais Resposta:
(...)Em resposta à mensagem encaminhada através do Sistema de Atendimento ao Cidadão, identificada pelo Protocolo 84557, a área técnica da Diretoria de Infraestrutura Rodoviária deste DER/MG informou que as obras de pavimentação do trecho Pintópolis-Urucuia, na rodovia MG 402, estão incluídas no Programa Caminhos de Minas, cujo projeto de engenharia já está concluído. Esclareceu, no entanto, que, no momento, o Órgão aguarda autorização governamental para a realização de novo procedimento licitatório, conforme determinado em legislação, para a contratação dos serviços de execução das obras, motivo pelo qual ainda não é possível informar uma data prevista para o início das obras.Quanto à execução da ponte sobre o Rio São Francisco no trecho, informou que consta para programação futura. (...)Assessoria de Atendimento ao Usuário /DER/MG

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72582
De: [email protected] Data: Quinta 23/8/2012 09:20:06
Cidade: Montes Claros/MG

Polícia Federal combate a corrupção pública em Minas Gerais - Prefeito e secretários foram afastados do cargo e usarão tornozeleiras eletrônicas - Montes Claros/MG-Na manhã desta quinta-feira (23/08/2012), a Polícia Federal deflagrou a Operação ODIN (...)
Nota à imprensa Os Agentes, Escrivães e Papiloscopistas, Policiais Federais da Delegacia de Polícia Federal em Montes Claros, INFORMAM que, apesar de sua efetiva participação na greve deflagrada pela categoria em busca da reestruturação da carreira e reestruturação salarial, com a anuência do Sindicato dos Policiais Federais, Todo o efeito POLICIAL se fez presente para o cumprimento dos Mandados Judiciais oriundos da Operação ODIN, deflagrada no dia de hoje, uma vez que o cumprimento dessas ordens judiciais representa importantes desdobramentos de investigação de crimes contra a administração pública e desvio de verbas públicas no Norte de Minas, com consequências de elevado valor pedagógico para os gestores públicos e de conscientização da população. Ressaltamos que os Agentes, Escrivães e Papiloscopistas Policiais Federais desta Delegacia permanecerão em GREVE que, apesar de ser medida extrema, é, infelizmente, a única alternativa de atitude que resta à categoria para ser percebida pelo governo Federal.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72581
De: Gissele Niza Data: Quinta 23/8/2012 09:08:33
Cidade: Montes Claros/MG

Polícia Federal combate a corrupção pública em Minas Gerais - Prefeito e secretários foram afastados do cargo e usarão tornozeleiras eletrônicas - Montes Claros/MG–Na manhã desta quinta-feira (23/08/2012), a Polícia Federal deflagrou a Operação ODIN , em que se cumprem 11 Mandados de Busca e Apreensão expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília/DF, e pela Justiça Federal - Subseção Judiciária em Montes Claros/MG. As investigações apuraram que obras públicas contratadas pelo município junto a empresas particulares, mediante licitações fraudadas, estavam sendo executadas por maquinário e trabalhadores pagos pelo poder público do município de Coração de Jesus/MG. Apontaram, também, para a existência de fraude na concessão e saque de verbas destinadas ao pagamento de Tratamento Fora de Domicílio (TFD). Os benefícios desta espécie eram criados pelos fraudadores de forma fictícia em nome de terceiros e sacados em proveito próprio. A decisão do Tribunal Regional Federal – 1ª Região, que autorizou a realização das buscas, determinou, também, a aplicação de medidas cautelares para os investigados (prefeito, secretário de transportes, ex-secretário de saúde e contador do município de Coração de Jesus/MG), os quais, além de terem o exercício de suas funções públicas suspensas, estão proibidos de acessarem os prédios da prefeitura de Coração de Jesus e a suas respectivas secretarias. Os investigados estão também proibidos de estabelecer qualquer comunicação entre si ou com qualquer funcionário da administração pública municipal, testemunhas e construtoras investigadas. Por fim, a justiça determinou que fossem colocadas tornozeleiras de monitoração eletrônica nos investigados. O descumprimento de qualquer dessas medidas cautelares ensejará no imediato decreto de prisão preventiva e recolhimento a uma unidade prisional. Entrevista coletiva será concedida na sede da Delegacia de Polícia Federal, em Montes Claros/MG, localizada na Rua Coração de Jesus, 500, Centro, na data de hoje, às 10:00 horas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72580
De: Hoje em Dia Data: Quinta 23/8/2012 09:05:38
Cidade: Belo Horizonte/MG

Pelotão da PM protege bairros ricos em Montes Claros - Girleno Alencar - Entrou em funcionamento na manhã de quarta-feira (22) o Pelotão Militar São Luiz, que fecha o cerco de segurança aos bairros Ibituruna e São Luiz, que reúne os moradores mais ricos de Montes Claros. O prédio na avenida Mestra Fininha foi construído em terreno da Escola Normal, o maior estabelecimento de ensino do Norte de Minas, com 2.100 alunos, em parceria com empresários, num absorvendo R$ 120 mil. O curioso é que o bairro Ibituruna tem um pelotão em sua área, além de sediar o 50º Batalhão da Polícia Militar e a 11ª Regional Integrada de Segurança Pública, onde ficam os comandos das Polícias Militar e civil, além do Corpo de Bombeiros. A assessoria de comunicação do 10º Batalhão da Polícia Militar, onde está a jurisdição do Pelotão São Luiz informou que a avenida Mestra Fininha é um dos corredores viários da cidade com grande fluxo, assim como tem duas escolas públicas com mais de 3 mil alunos e quatro faculdades. Como são bairros de alto poder aquisitivo, acaba atraindo os infratores da lei, com assaltos e roubos. Os dados estatísticos mostram que em 2011 foram registrados 69 casos de crimes violentos naquela área da cidade, enquanto neste ano, foram 30. Foram registrados 67 casos de crimes contra o patrimônio em 2011, enquanto neste ano já ocorreram 38.
Ladrões
O empresário Paulo Elmo Pinheiro lembrou na última quarta-feira (22) que era comum o ataque dos ladrões ao comércio da área e, por isso foi pedida a criação do Pelotão Militar. O local contará com quatro carros, duas motos e duas bicicletas, além de um efetivo de 30 policiais para inibir a ação dos criminosos. O pelotão funcionará 24 horas por dia e recebeu um aparelho celular em doação, cujo número foi repassado aos comerciantes e moradores para eles poderem usar para denunciar qualquer caso suspeito ou mesmo algum furto. O comandante do Pelotão, tenente Evaldo Fernandes, acredita que o efetivo atenderá a demanda.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72579
De: Simone Data: Quinta 23/8/2012 08:30:20
Cidade: Coração de Jesus/MG

Polícia Federal realiza mega operação desde a madrugada de hoje na Prefeitura de Coração de Jesus/MG. Arrombaram o portão da casa do (...) mas este não se achava no local (pra variar). Foi presa em Montes Claros/MG. Prenderam também o (....) em sua casa quando este estava dormindo. (...) está foragido. A PF está dentro do prédio. Ninguém entra ou sai.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72578
De: Hoje em Dia Data: Quinta 23/8/2012 08:21:33
Cidade: Belo Horizonte/MG

Contrariando greve, Polícia Federal realiza operação contra fraudes em licitação no Norte de Minas - Ana Clara Otoni e Girleno Alencar - Após uma investigação em 37 municípios, a Polícia Federal realiza nesta quinta-feira (23) uma operação que tem como objetivo desmascarar um esquema de fraudes em licitações em várias áreas do âmbito municipal. Estão sendo cumpridos nesta manhã mandados de busca e apreensão em vários pontos das cidades de Montes Claros e Coração de Jesus, ambas no Norte de Minas. O prefeito de Coração de Jesus, Antônio Cordeiro de Faria (PSDC), que é candidato à reeleição, teve a prisão decretada pela juíza federal Clemência Maria Almada Lima de Ângelo, porém, ele não vai ficar em um presídio comum. O político será o primeiro de Minas Gerais a usar a tornozeleira eletrônica, com isso, ele estará impedido de se aproximar do prédio da prefeitura da cidade e de manter contato com qualquer servidor da administração municipal. Além dele, outros cinco servidores, que são secretários municipais, também tiveram a prisão decretada, mas vão usar a tornozeleira. De acordo com a Polícia Civil, o objetivoé evitar que os políticos intimidem servidores que possam dar mais detalhes sobre o esquema fraudulento. O vice-prefeito da cidade, Pulquerio Rabelo da Conceição (DEM), vai ser empossado ainda nesta quinta-feira (23). A Polícia Federal fez escutas telefônicas durante a Operação Máscaras da Sanidade, que levou ao pedido dos mandados de busca e apreensão, além da prisão dos envolvidos. Nas gravações, os policiais federais identificaram que o prefeito tinha relações com o empresário Evandro Leite da Garcia, dono das construtoras Radier e Norte Vale. Garcia foi preso no dia 21 de julho durante a Operação Máscaras da Sanidade. A ação recebeu o nome de Operação Odin, em referência ao principal deus da mitologia nórdica e que é considerado o Deus que tudo vê. A operação ocorre na contramão do movimento grevista da Polícia Federal, que está em greve desde o dia 7 de agosto. Nesta quinta-feira, às 8 horas, deverá ocorrer uma reunião entre o governo federal e os policiais federais para tratar sobre o fim da paralisação da categoria. Esse encontro será feito após o adiamento da reunião que estava prevista para essa quarta-feira (22), mas que foi prorrogada porque o governo pediu 36 horas para apresentar uma proposta aos servidores. Uma coletiva de imprensa será realizada às 10 horas para que os policiais federais esclareçam a participação dos envolvidos no esquema fraudelento.
Laranja com pequi
A cidade de Montes Claros vem sendo alvo de investigações desde dezembro de 2009 por atos de improbidade geradores de enriquecimento ilícito e de dano ao erário. No dia 26 de junho, a Polícia Federal deflagrou no município a Operação Laranja com Pequi, na qual 11 pessoas, entre as quais o prefeito, um dos seus assessores especiais, a atual secretária de Educação, a ex-secretária Adjunta de Educação, além de dois servidores (ex-pregoeiro e assessor jurídico) do setor de compras da Prefeitura e de sócios e funcionários das empresas Stillus e Isoengenharia estariam envolvidos no esquema. Fraudes que ocorriam na concorrência para o fornecimento de refeições nas escolas municipais da cidade foram desmascaradas pela investigação da Polícia Federal. Um dos resultados do esquema foi o cancelamento do contrato com a Stillus Alimentação Ltda. e antecipação do recesso escolar por falta de comida.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72577
De: Prefeitura Data: Quarta 22/8/2012 16:10:09
Cidade: Montes Claros/MG

Posto Policial da Escola Normal vira realidade - Na manhã desta quarta-feira (22/08), foi inaugurado o Posto da Polícia Militar do Jardim São Luiz, que está localizado ao lado da Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro (Escola Normal). A iniciativa se deu graças a uma parceria entre mais de 20 instituições do poder público e de empresários da região. De acordo com Manoelito Moura, que foi diretor da escola entre 2007 e 2011 e responsável pelo projeto que acabou criando o posto policial com a cessão do terreno que fazia parte da instituição de ensino, o sucesso da iniciativa se deu pelo envolvimento de toda a sociedade, que contribuiu com doações de materiais e valores que superaram os R$ 100 mil. O prefeito Luiz Tadeu Leite, por sua vez, afirmou que tanto Prefeitura como Câmara dos Vereadores contribuíram para que a PM ficasse mais perto do cidadão, mais presente no dia a dia. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72576
De: LUDMILLA Data: Quarta 22/8/2012 15:34:00
Cidade: MONTES CLAROS

acabaram de encontrar um corpo de uma mulher já (...),jogado próximo ao parque de exposições.(...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72575
De: Gersier Data: Quarta 22/8/2012 16:05:02
Cidade: Montes Claros

“Hoje ela perdeu sua autonomia para dar lugar aos empresários gananciosos”Com todo respeito discordo da Professora Aposentada.O que os empresários estão fazendo é simplesmente ajudando a resolver um problema de segurança seríssimo que ocorre naquela região.Duas filhas minhas foram assaltadas diversas vezes por bandidos que agem livremente próximo a Escola Normal.Uma delas chegou a ser agredida fisicamente.Colegas suas também por diversas vezes foram vítimas de assaltantes ao saírem da escola.Uma amiga que mora no bairro Cândida Câmara teve sua residência arrombada e pertences levados em plena luz do dia.Um amigo teve sua moto levada também em plena luz do dia.A casa de um familiar que mora logo acima do prédio da Escola Normal, também foi arrombada. Houve uma segunda tentativa ,mas vizinhos perceberam o que estava ocorrendo e tomaram providências.Li certa vez nesse mural que deveriam era construir escolas e não quarteis.Isso seria ótimo e concordo plenamente, desde que tivéssemos no país leis mais severas para punir os marginais que, como diria minha avó, pintam e bordam e ainda gozam da nossa cara.Estudei também na Escola Normal à noite em idos em que meus pais e com certeza dos meus colegas, não ficavam preocupados. Ainda não existia o Estatuto que protege o menor infrator.Quem sabe um dia aquela construção que hoje abriga um pelotão da Polícia Militar não possa ser transformada em mais um espaço para os alunos que estiverem frequentando as aulas naquele estabelecimento?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72574
De: Eurípedes Data: Quarta 22/8/2012 10:52:27
Cidade: M.Claros

(...) Mais um desgaste para a Câmara de M. Claros, useira e vezeira em votar leis inconstitucionais, jogando para a plateia e mandando a conta para todos. O Judiciário acaba de suspender a vigência da lei municipal dispondo sobre estacionamentos particulares. O entendimento é que não é atribuição nem competência da Câmara de Vereadores tratar desse assunto. O questionamento foi feito pelo Shopping Montes Claros, a quem cabe a administração de propriedade sua - segundo o entendimento majoritário.(...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72573
De: Professora aposentada Data: Quarta 22/8/2012 10:14:34
Cidade: Montes Claros

Retomando a mensagem72 572.a escola sempre teve papel de destaque numa sociedade que vislumbra o progresso de uma Nação.Hoje ela perdeu sua autonomia para dar lugar aos empresários gananciosos.Estudei na melhor e maior escola de Minas,que é a ESCOLA NORMAL.Quando passo pelo Educandário,meus olhos também enchem de lágrimas ao ver seu espaço ocupado por pelotão policial enfeiurando o nosso belo e histórico cartão postal.Quantas pessoas ilustres estudaram alí!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72572
De: Nenzinha Data: Terça 21/8/2012 23:05:48
Cidade: MOC  País: BRASIL

estou aqui com lágrimas nos olhos relembrando aquela antiga e linda música:eu dária tudo pra volta ao meu tempo de criança, jogos de botão pela calçada, que saudade da professorinha que me ensinou o b a ba, que saudade, pego meu neto na escola e tudo é diferente ,nossa, ate o brilho nos olhos das professoras, agora é de susto, tanta bandidagem na porta da escola, lembro que a escola era nossa 2ª casa, e a professora como uma mãe, podia ate da umas palmadas que os pais agradeçiam, agora tudo é diferente.que saudade da professorinha , fica só o verso e a antiga canção quardada no passado, os trajes das crianças, os cabelos, tudo diferente, eles fica com vergonha dos pais quando buscam na escola, tenho exemplo do meu neto de 10 anos que sempre fala, vovo não fica perto dos meus colegas, me espera mais a frente, fico triste com todo essa mudança tão radical, não consigo acompanha essa mudança no ser humano, me desculpe pela sinceridade.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72571
De: naty Data: Terça 21/8/2012 21:01:06
Cidade: juramento MG  País: brasil

sou jovem não vivir quase nada da vida, mais ja tenho noção da dificudades da nossa região. eu moro em um municipio pequeno pois nesse municipio a situação esta precaria porque não tem AGUA tratada,e a poera esta em todo lugar.Mais a situação da agua e bem pior porque o povo daqui foi desabrigado pela a copasa na construção da barragem e abandono o povo sozinho pra reconstruir sua vida. mais hoje aquele municipio abandonado creceu levou nome SANTANA . e hoje o povo esta nessa luta pra reseber agua tratada da copasa mais a copasa empurra pra sima do prefeito e o prefeito empurra insima da copasa e ate hoje não saiu nada, eu so queria viver em um lugar que vc pode beber agua a hora que vc quiser e não fica umilhando pras pessoas que tem mais (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72570
De: José Prates Data: Terça 21/8/2012 17:24:55
Cidade: Rio de Janeiro/RJ

Catopês e Caboclinhos Em Montes Claros, as festas de Agosto estão terminado. Os Catopês , os Marujos e os Caboclinhos saem das ruas e voltam aos seus afazeres até o ano que vem. Não posso me esquecer de quando conheci esses atores populares, representando nas ruas da cidade a dança dos catopés e no pátio da Igreja do Rosário, os marujos representando a chegada ao Brasil da família imperial do Congo, aprisionada e vendida como escravos. Achei interessante a representação, principalmente a dança dos catopés. A curiosidade de jornalista fez-me procurar o Dr. Hermes de Paula, médico e historiador que me contou a historia desses três grupos folclóricos que vêm desde o Arraial das Formigas, mantendo-se vivos e atuantes até hoje. Eu sei que nesse longo tempo, nada mudou na apresentação que se mantém fiel à tradição tanto nas danças quanto nas vestimentas que são as mesmas hás mais de um século. Não é concebível por nenhum montesclarense, as comemorações religiosas do mês de agosto sem estarem nas ruas os catopés, a congada e os marujos. Fazem parte da história do lugar porque começaram a se apresentar quando nasceu o Arraial das Formigas. Catopés, marujos e caboclinhos são gente do povo, é o povo que mergulha no passado, trazendo para o presente o festejo alegre da vitória que conquistaram, como é a “chegança” , a recepção da familia real do Congo libertada das garras dos traficantes de escravos. São manifestações que chegaram e entraram no mundo moderno agradando a todos, dizendo que iam ficar e ficaram, agora sem condições de sair porque faz parte da povo, é um pedaço da historia do lugar.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72569
De: Prefeitura Data: Terça 21/8/2012 16:18:20
Cidade: Montes Claros/MG

Entre os 14 terrenos de propriedade do Município, que a Prefeitura de Montes Claros alienará no mês que vem para realizar investimentos na área de infraestrutura (recapeamento asfáltico) em bairros da periferia, alguns estão situados em áreas cobiçadíssimas, como Alto São João e avenidas Sidney Chaves e Osmani Barbosa. (...)A licitação na modalidade concorrência, do tipo maior lance ofertado, será dia 18 de setembro, a partir das 9 horas, na Sala da Comissão Permanente de Licitações e Julgamento (Avenida Cula Mangabeira, 211-B, Centro). (...)Veja, abaixo, as características e os preços estabelecidos para cada um dos terrenos:

01 – Área: 2.873,08 m², na Rua Coronel José Alves com Rua Bernardino Souto, Bairro São João. Preço: R$ 1.723,848,00.
02 – Área: 1.478,95 m², na Avenida Sidney Chaves com Rua Ventor Fernandes, Bairro Edgar Pereira. Preço: R$ 443.685,00.
03 – Área: 5.548,19 m², na Rua Francisco Coutinho, Rua Noé Luiz e Rua Ivan Lopes, Bairro Augusta Mota. Preço: R$ 798.939,36.
04 – Área: 14.540,28 m², na Avenida Osmani Barbosa, Bairro J.K.. Preço: R$ 1.017.819,60.
05 – Área: 1.457,35 m², na Rua Benjamim dos Anjos com Rua Tapajós, Bairro Melo. Preço: R$ 801.542,50.
06 – Área: 5.435,00 m², na Rua N, Bairro Acácias. Preço: R$ 344.216,66.
07 – Área: 5.666,48 m², na Rua B, Rua D e Rua E, Bairro Raul Lourenço. Preço: R$ 339.988,80.
08 – Área: 2.086,82 m², na Rua C, Bairro Nossa Senhora Aparecida. Preço: R$ 187.813,38.
09 – Área: 3.983,00 m², na Rua Pedro Pereira dos Santos com Rua CD, Bairro Jardim Panorama. Preço: R$ 258.895,00.
10 – Área: 2.000,00 m², na Rua N, Bairro Acácias. Preço: R$ 100.000,00.
11 – Área: 5.263,50 m², na Alameda Lagoa Araruama com Alameda Rodrigo de Freitas, Bairro Carmelo. Preço: R$ 184.222,50.
12 – Área: 12.000,00 m², na Rua G, Bairro Novo Jaraguá. Preço: R$ 192.000,00.
13 – Área: 7.414,76 m², na Rua Engenheiro Eugênio Benjamim Silva, Rua Engenheiro Adão Levi Barbosa e Rua Serra do Cipó, Bairro Morada da Serra. Preço: R$ 1.070.197,02.
14 – Área: 288,66 m², na Avenida Geraldo Athayde, Bairro Alto São João. Preço: R$ 174.639,30.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72568
De: Marden Carvalho Data: Terça 21/8/2012 10:59:23
Cidade: Londres  País: Inglaterra

Tremendo pelos tremores – Marden Carvalho – De acordo com o anúncio feito pela Unimontes, foi oficializada a aquisição dos equipamentos para a estacão sismográfica que será instalada pela própria Universidade na cidade de Montes Claros e que beneficiará não só esta cidade, mas também outras cidades do Norte de Minas. Sem sombra de dúvidas será um grande passo para o avanço tecnológico da nossa região e, quem sabe não poderá trazer respostas “concretas” para os constantes tremores que vem ocorrendo ultimamente?
Vale lembrar que o técnico em meio ambiente e sócio da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas, José Ponciano Neto, já havia levantado algumas hipóteses que possivelmente explicaria tais fenômenos. Recentemente ele voltou a fazer indagações sobre a matéria publicada no Jornal Hoje em Dia, por Girleno Alencar (mens. 72526), onde este dizia que “os tremores de terra em Montes Claros, no Norte de Minas, são consequência de uma falha geológica cuja dimensão ainda não foi identificada” e que “as rachaduras criadas a milhões de anos estão reativando por causa da pressão que sofrem. Na verdade, está ocorrendo uma resposta da natureza aos impactos a que foi submetida”. As indagações feitas pelo técnico José Ponciano foram: “Que pressão é esta? São as hidrodinâmicas devido a super exploração das águas subterrâneas? Ou estão relacionadas da sobrepressão das detonações que afetam no deslocamento da rocha através das vibrações oriundas das ondas sísmicas?”
Estariam ou não relacionados os recentes abalos sísmicos à uma super exploração dos recursos hídricos e/ou a uma sobrepressão das detonações causadas pela indústria cimenteira e das mineradoras? Aliás esta é também a opinião de outro colunista do montesclaros.com, Alberto Sena, que acredita que “as causas dos insistentes tremores de terra em Montes Claros estão intimamente ligadas às explosões de dinamite por parte da indústria cimenteira e das mineradoras”.
Que o Brasil (ou o norte de minas) possa registrar, vez ou outra, alguns abalos sísmicos naturais de maior magnitude que possam ser sentidos pela população, disso não descartamos como algo provável, ainda que de rara ocorrência. Mas também pode ser que os últimos abalos sofridos em Montes Claros possam não ter ocorridos por fenômenos naturais, mas sim "provocados pela intervenção humana". E isso parece ser verdadeiro, pois ao usarmos este site como “parâmetro para medir as ocorrências dos tremores em nossa cidade”, notamos que existe uma diminuição das manifestações publicadas, toda vez que alguma indústria cimenteira e/ou mineradora, relata que tal evento (detonação) irá ocorrer, como mostrado na mensagem 72561.
Mas percebemos que os alertas das mineradoras (ou da industria cimenteira) sobre as detonações, apenas faz com que reduza os clamores públicos (que deverão exigir maiores informações de nossos órgãos competentes), postergando assim o problema para o futuro e do qual não poderemos saber quais serão as consequências. Calar ou se conformar, acredito, não é a melhor solução para enfrentarmos o problema que se nos apresenta no atual momento.
Será que existe em Montes Claros algum órgão “competente” que mantenha atualizada uma agenda com as próximas detonações que irão ocorrer em nossa cidade e região? Quem fiscaliza tais empresas e onde poderemos encontrar informações relevantes sobre as mesmas? Porque as mineradoras não se identificam? Porque raramente divulgam as detonações e quando fazem isso só se dá apenas alguns minutos antes delas ocorrerem? Estariam todas as mineradoras/cimenteiras agindo em conformidade com a lei? Haveria detonações e/ou mineradoras/cimenteiras agindo de forma ilegal?
Acredito que as manifestações públicas deveriam continuar ocorrendo, para que possam ser registrados aqui, neste jornal eletrônico, as devidas localizações destes abalos “naturais ou provocados” e ver se coincidem com os tremores que possam ser captados pelos sismógrafos. Restando-nos agora esperar para que a aquisição dos equipamentos da estação sismográfica seja concluída e que, sejam treinados a equipe técnica que irá monitorar e analisar os dados coletados, para podermos ter uma melhor explicação para os constantes tremores de terra que vem assustando nossa população. Se por um lado temos uma população “tremendo” de medo, por outro lado poderemos descobrir que existem empresários “tremendo” também para que a verdade sobre a causa dos tremores não venham à tona, como bem questionou Alberto Sena.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72567
De: Bom Dia Brasil Data: Terça 21/8/2012 09:29:06
Cidade: Rio de Janeiro/RJ

Índios homenageiam Darcy Ribeiro em cerimônia no Alto Xingu - Darcy Ribeiro dedicou parte da vida a defender os povos indígenas. Agora, foi homenageado em um dos rituais mais importantes entre as aldeias do Alto Xingu. Parentes e amigos participaram da cerimônia - Um homem que dedicou parte da vida a defender os povos indígenas foi homenageado em um dos rituais mais importantes entre as aldeias do Alto Xingu. Parentes e amigos do antropólogo Darcy Ribeiro participaram da cerimônia, realizada pelos índios. - Essa história começa quando o Sol ainda era gente. Depois que a mãe morreu, o Sol fez um ritual e a cerimônia passou a se chamar Kuarup. É uma das mais belas histórias dos povos que habitam o Parque Indígena do Xingu. Um lugar do Brasil Central onde o Cerrado e a Floresta Amazônica se encontram. Nosso voo tem como destino o Alto Xingu, no estado de Mato Grosso. De cima vemos um clarão, um círculo de terra. É a aldeia dos índios Yawalapíti. Um povo que se alimenta principalmente de peixe, do biju - que vem da mandioca - e também de muitas tradições. O Kuarup é uma delas. Principal cerimônia entre as aldeias do Alto Xingu, é feito só para aqueles que os índios consideram muito importantes. É o momento de se despedir dos mortos.
Acompanhamos os últimos dias do ritual, que dura 10 meses. Dessa vez, são três homenageados. Dois líderes indígenas e um homem branco: Darcy Ribeiro. Escritor, educador, político, idealizador e reitor da Universidade de Brasília, etnólogo. Darcy Ribeiro teve muitas vidas em uma só. Mas foi como antropólogo e com os índios que ele mais se realizou e mais se encantou. “É a consagração do trabalho do professor Darcy. Eu acho que a maior homenagem que um homem público, um intelectual que dedicou grande parte de sua vida em defesa dos povos indígenas é receber essa homenagem”, conta Paulo Ribeiro, presidente da Fundação Darcy Ribeiro. As flautas sagradas, os chocalhos e os cantos evocam as almas. Uma fila se forma. Para os povos que vivem no parque do Xingu, os espíritos dos mortos vão incorporar nesses troncos, cuidadosamente preparados. Paulo Ribeiro, sobrinho de Darcy, é arranhado: é o processo de purificação. Em um dos momentos mais importantes, mais emocionantes da cerimônia, a família e os amigos de Darcy Ribeiro choram diante do tronco que o representa. É hora de secar a tristeza através do choro. A noite chega. Os povos visitantes, todos do Alto Xingu, se juntam aos Yawalapíti. Agora são oito etnias diferentes, mais de 1,5 mil pessoas. A tristeza dá lugar à rivalidade. Começa a luta, que exige força, habilidade e respeito. “Isso é muito valorizado no Parque Indígena do Xingu. Então, isso é a nossa tradição, que a gente não vai deixar nunca acabar”, conta Jair, índio Kuikuro. Os Yawalapíti saem como os grandes vencedores. E pensar que esse povo quase desapareceu. No fim da década de 50, eram apenas 12 índios. Preocupado com o possível desaparecimento dos povos indígenas do Centro-Oeste no começo dos anos 50, Darcy Ribeiro foi conversar com Getúlio Vargas. Para tentar convencer o então presidente, falou que a natureza brasileira estava ameaçada, porque os fazendeiros estavam destruindo a mata para criar pastagens. E que a única maneira de preservar esse pedaço do Brasil seria entregá-lo aos indígenas, que - desde sempre - souberam viver harmonicamente com a terra. Getúlio concordou e começou o processo de criação do Parque do Xingu. “Darcy é o primeiro que se preocupou com nossa terra. A gente tem que manter isso aqui. Porque essa cultura é muito importante. A gente não pode esquecer essa cultura”, afirma o Cacique Aritana, índio Yawalapíti. Kamukaiaka já tentou a vida na cidade. Foi jogar futebol em Brasília. Mas a saudade apertou e ele voltou para casa. Hoje desenha a história dos Yawalapiti. Começa no tempo em que o Sol ainda era gente.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72566
De: jose ricardo passos Data: Terça 21/8/2012 09:22:06
Cidade: montes claros/MG

Mensagem: Apagão de energia elétrica em Montes Claros. Parece ser geral e já dura mais de 20 minutos. O pior é que a empresa, que opera em regime de monopólio, e vive de se auto-elogiar, não presta informações. Só em BH, e um serviço também de péssima qualidade.
tambem dia 19/08 às 20.15 hs houve apagão no alimentador que atende major prates e grande maracanã,o que causou grandes transtornos e como de costume sem nenhuma informação por parte da fornecedora.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72564
De: PMMG Data: Segunda 20/8/2012 16:38:22
Cidade: Montes Claros/MG

Acontecerá nesta quarta-feira, dia 22 de agosto de 2012, às 09horas, a solenidade de inauguração do Pelotão do São Luiz. O evento será na sede do Pelotão, localizado na Av. Mestra Fininha, 1225, bairro Jardim São Luiz, ao lado da Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro (Escola Normal).O novo prédio é fruto da parceria da Polícia Militar com comerciantes locais, comunidade e prefeitura municipal. Sua construção foi possível a partir da cessão do terreno pela Secretaria de Estado de Educação, anexo à Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro, que com a criação de uma associação, presidida pelo empresário Sr. Paulo Elmo Pinheiro, através da mobilização de comerciantes locais e entidades públicas, angariou-se os recursos necessários para a construção da sede.(...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72563
De: Virginia Abreu de Paula Data: Segunda 20/8/2012 17:37:34
Cidade: Montes Claros/MG

Mensagem: Festas de Agosto começam nesta quinta-feira em Montes Claros Manifestação folclórica ocorre há 173 anos na cidade - Luiz Ribeiro - A partir desta quinta-feira, as ruas de Montes Claros, Norte de Minas, ganham a movimentação das Festas de Agosto, uma das manifestações folclóricas mais antigas e ricas de Minas Gerais, realizadas há 173 anos. (...)

Conversei com o jornalista Luiz Ribeiro por telefone. Ligação ruim.Talvez seja este o motivo de não ter me feito entender. Preciso esclarecer que meu pai não oferecia um almoço anual aos dançantes. Eles nos visitavam anualmente por vontade própria, por amizade. Não vinham almoçar. Ocasionalmente, emprestávamos a Chacrinha para o almoço oficial organizado pelo festeiro. É verdade que, muitas vezes, os festeiros eram da familia, sendo que meu pai foi o responsável pela festa de São Benedito em 1951 - com minha irmã de azul, e também em 1957, por ocasião do centenário da cidade. Festa do Divino com minha irmã de imperatriz. Não havia imperador. Nos anos 70 foi a vez do meu irmão Virgílio ser o festeiro, portanto o almoço foi aqui. A propósito, aquele ano foi o último em que a rainha de São Benedito usou roupa azul. Eu ainda não sei o motivo da mudança das cores. Outras pessoas também usavam o nosso quintal para oferecer o almoço. Foram muitos. Até perdi a conta. Mas não eram oferecidos pelo meu pai. E já que estou escrevendo, vale um esclarecimento. Na cabeça dos catopês vemos capacetes. Este é o nome usado há anos. Não são cocares indígenas. É que, antigamente, eram capacetes mesmo, com protetor para as cabeças feito de tecido,( meias?) que não eram visíveis devido aos enfeites. As cabeças ficavam protegidas do sol. Também prefiro chamar os catopês de...catopês. Não representam congado. Não coroam o Rei Congo, como acontece nas congadas. Os reis e rainhas prestam homenagem aos santos católicos. Aproveitando o embalo, digo que este ano, mais uma vez, os reinados foram de encher as vistas. As ruas estavam belissimas, tudo do jeito que o montes-clarense gosta. Parabéns a todos os organizadores e, também aos dançantes, festeiros e mordomos. E ainda teve a chuvinha amiga e inesperada causando um clima diferente e aconchegante. Porém, quanto ao Festival... eu gostaria de ter visto mais folclore. Pelo menos no encerramento, no palco principal, teria sido muito bom ver algo parecido com o que o nome do festival indica. Nem mesmo músicas regionais são lembradas nos intervalos. Na Rua Cel Celestino ( sei que agora é corredor cultural, mas meu respeito ao velho coronel é mais forte e não deixarei de usar seu nome) eu pude ouvir rock, jazz e até ópera. Menos folclore. Por que?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72562
De: Simone Data: Segunda 20/8/2012 17:26:33
Cidade: Montes Claros

As 17:00 horas senti um leve tremor aqui no bairro Planalto. Alguem mais sentiu?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Página Anterior >>>

Abra aqui as mensagens anteriores: