Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

Mural

Jornalismo exercido pela própria população

Deixe sua notícia neste Mural, clique aqui para enviar
<< Próxima Página

Mensagem N°75343
De: Agencia Minas Data: Quarta 1/5/2013 18:02:40
Cidade: BH

Tremores de terra em Montes Claros serão monitorados por cientistas O trabalho de monitoramento será feito pela Unimontes, em parceria com a UNB e a USP, e permitirá estudos mais aprofundados, além de favorecer a capacidade de prevenção de danos causados - Com os frequentes abalos sísmicos ocorridos na cidade de Montes Claros, no norte de Minas, a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) está finalizando a instalação de um Núcleo de Estudos Sismográficos, que auxiliará na elaboração de estudos sobre as causas desses trenores. Com investimentos de cerca de R$ 150 mil, a iniciativa envolve a compra de duas estações sismográficas, por meio de licitação internacional, com capacidade para detectar a ocorrência de abalos sísmicos em qualquer parte do mundo.
A instalação do Núcleo de Estudos Sismográficos está sendo viabilizada através da parceria entre a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. O núcleo está sob a responsabilidade do Departamento de Geociências da universidade, envolvendo profissionais do Centro de Estudos de Convivência com o Semiárido, coordenado pelo professor Expedito José Ferreira.
Numa parceria com a Universidade de Brasília (UNB) ecom o Núcleo de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), a unidade de estudos sismológicos da Unimontes integrará os estudos sobre as principais causas dos abalos sísmicos na região que, de acordo com avaliação preliminar do Observatório Sismológico da UNB, são decorrentes de falhas geológicas.
Com base em pesquisas e observações, os pesquisadores vão definir estratégias de orientação da população sobre como agir em casos de tremores e desenvolverá estudos técnicos para subsidiar equipes de engenharia da prefeitura e dos governos estadual e federal no sentido de implementar, em caso de necessidade, projetos de reestruturação de casas e outros tipos de edificações específicos para suportar os tremores.
Os equipamentos já estão sendo instalados e a expectativa é que o espaço comece a funcionar em maio. Os trabalhos do Núcleo serão auxiliados por duas estações sismográficas que estão sendo instaladas em uma área do Parque Estadual da Lapa Grande, administrado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), e numa propriedade rural localizada a oito quilômetros da área urbana de Montes Claros. Os equipamentos foram importados do México e os locais escolhidos para instalação foram definidos tomando-se por base sua proximidade com o epicentro da ocorrência dos abalos sísmicos– o que possibilitará detectar com maior precisão a intensidade de novos tremores que venham a ocorrer.
A instalação da estação sismográfica e o treinamento de professores da Unimontes para a operação, manutenção e leitura dos dados coletados pelos equipamentos está sendo viabilizada por meio de cooperação técnica com a UNB e o Núcleo de Sismologia da USP. Os professores da UNB Lucas Vieira Barros e Darlan Portela Fontenele contribuíram com as especificações técnicas dos equipamentos e acessórios sismográficos que contemplam, entre outros, as unidades de aquisição de dados, sismógrafo, rádios e painel solar.
Segundo o geógrafo e mestre em cartografia e sensoriamento remoto da Unimontes, Manoel Reinaldo Leite, além de se dedicar à avaliação dos fenômenos naturais que estão ocorrendo no Norte de Minas, o Núcleo de Estudos Sismográficos possibilitará que a Unimontes se torne uma referência no desenvolvimento de pesquisas em abalos sísmicos, envolvendo acadêmicos e professores de várias áreas do conhecimento.
“Até então, os profissionais do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Montes Claros tinham conhecimento basicamente teórico de questões relacionadas a abalos sísmicos. Com a instalação da estação sismográfica, a Unimontes dará um importante passo no sentido de desenvolver estudos e pesquisas de forma prática, orientando a população e integrando ações de especialistas das mais diversas áreas do conhecimento e segmentos organizados da sociedade”, prevê Manoel Reinaldo, que integra a equipe do Núcleo.
Professor Reinaldo Leite trabalha na manutenção de uma das unidades de campo da estação sismográfica de Montes Claros
O geógrafo observa, ainda, que a interação com especialistas da UNB e da USP, que possuem larga experiência no desenvolvimento de pesquisas e estudos sobre abalos sísmicos, abre perspectivas para que o desenvolvimento de estudos sismológicos na Unimontes. “Futuramente teremos condições de oferecer a segmentos específicos da sociedade, bem como à população em geral, subsídios consistentes para convivência com os abalos sísmicos que são comuns no Norte de Minas e em outras regiões do país”, prevê.
Do ponto de vista técnico, Manoel Reinaldo conclui que é impossível prever quando acontecerá um abalo sísmico, pois a ocorrência de tais fenômenos depende das tensões existentes nas rochas. São elas que causam rompimentos no subsolo e, consequentemente, os tremores. “Nas dimensões das falhas detectadas no subsolo e suas extensões é que se pode estimar probabilidades. Daí a necessidade da continuidade dos estudos”, explica o professor.
Falha geológica é o cerne do problema
De acordo com relatório divulgado no segundo semestre de 2012 pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília, por meio de nove estações sismográficas instaladas em caráter provisório em Montes Claros, ficou constatado que os tremores têm como causa uma falha geológica de um a dois quilômetros de profundidade. As falhas estão próximas ao perímetro urbano, na região Norte de Montes Claros, envolvendo o bairro Vila Atlântida e o Parque Estadual da Lapa Grande.
O monitoramento da região vem sendo feito pela UNB após a ocorrência, em 19 de maio do ano passado, de um tremor de 4.2 na escala Richter. Em relatório apresentado no ano passado à reitoria da Unimontes, o coordenador do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília, Lucas Vieira Barros, ressaltou que não é possível prever se a ocorrência de abalos sísmicos diminuirá ou se haverá novo surto com algum tremor de magnitude superior a quatro pontos na Escala Richter.
“O cenário mais provável é que a atividade diminua gradualmente com alguns tremores ocasionais de magnitude próxima a três. A probabilidade de ocorrer outro tremor maior é estimada em 1%, baseada em estatísticas de outros casos ocorridos no Brasil. Mesmo com probabilidade pequena, recomenda-se reforçar as casas frágeis próximo à área do epicentro”, diz o pesquisador no relatório.
Os técnicos fazem recomendações para a convivência com os fenômenos, já que não é possível prever se a atividade sísmica vai evoluir. Ainda de acordo com os estudos iniciais feitos por técnicos da UNB, as tensões geológicas compressivas detectadas em Montes Claros são as mesmas que causaram os tremores no município de Manga, também no Norte de Minas, em 1990, e são compatíveis com as que causaram o sismo de Brasília, em novembro de 2000, com magnitude de 4.2 na escala Richter.
“Isso significa que os tremores de Montes Claros são resultados de ‘pressões’ geológicas que atuam em uma ampla região do Brasil (...)”, conclui o documento.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75341
De: Filha de militar Data: Quarta 1/5/2013 11:20:28
Cidade: Montes Claros

Está de parabéns a Polícia Militar de MOntes Claros, pelo brilhante trabalho realizado em Francisco Sá. Acredito que a sociedade deveria valorizar um pouco mais estes defensores da lei, que na sua grande maioria são íntegros e responsáveis.Assim como na sua grande maioria são as pessoas de bem da sociedade. Mas as notícias ruins são tantas e tão valorizadas pela mídia que parece que existem mais bandidos do que pessoas honestas e trabalahdoras. Meu pai, neste dia, entrou em serviço às 6 da manhã e retornou pra nossa casa à 1 da manhã. Ficamos desesperadamente preocupados com a sua integridade física, já que haviam bandidos fortemente armados dentro de uma mata fechada e que os policiais (mais de cem) estavam a procura deles. Bendita foi a hora em que ele chegou em casa e pudemos todos abraçá-lo (com vida) depois de mais um dia de trabalho, protegendo a sociedade.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75340
De: Jornal Aqui Data: Quarta 1/5/2013 09:06:11
Cidade: Belo Horizonte/MG

Hóspedes do barulho - Bando que tentou resgatar presos em Francisco Sá planejou ação dentro de hotel em Montes Claros e seria ligado a facção paulista. Objetivo era libertar chefe do tráfico no Triângulo Mineiro - LUIZ RIBEIRO - O grupo fortemente armado que tentou resgatar presos da Penitenciária de Segurança Máxima de Francisco Sá, Norte de Minas, anteontem, era integrado por sete homens. Os criminosos tinham como principal objetivo libertar Gerson Alves de Freitas, apontado como comandante do tráfico no Triângulo Mineiro e em Goiás. Ele acabou sendo morto durante troca de tiros com a polícia. Há suspeita de que o grupo tenha ligações com uma facção criminosa que atua em presídios paulistas. Segundo a polícia, o bando saiu de Uberlândia e, desde 24 de maio, estava hospedado em um hotel em Montes Claros, a 42 km de Francisco Sá, onde teria planejado a ação de resgate.
As informações foram obtidas pela polícia após a prisão, na tarde de anteontem, de dois homens que participaram da tentativa de resgate em Francisco Sá: Bhreno Henrique Vieira, de 20 anos, e Alysson Junior Lopes Santos, de 19, ambos de Monte Carmelo (Triângulo). Ontem, eles foram ouvidos e autuados em flagrante pela delegada Thalita Almeida Leal. Em seguida foram encaminhados para o presídio regional de Montes Claros.
Segundo a delegada, a informação de que o bando seria ligado a facção paulista será averiguada. “Não podemos confirmar, mas também não podemos descartar”, disse. Ela salientou que, pelo armamento pesado – incluindo escopeta, submetralhadora e um fuzil AK 47 – usado pelos bandidos para atirar contra um helicóptero da Polícia Militar, tudo indica que se trata de quadrilha organizada. A ação de resgate teria sido comandada por suspeito conhecido como Luizinho, de Uberlândia, que continua foragido.
A tentativa de resgate de presos aconteceu anteontem, por volta das 9h30. Agentes penitenciários da penitenciária de Francisco Sá saíam do hospital municipal da cidade, acompanhando quatro detentos que foram submetidos a atendimento médico. Homens encapuzados e fortemente armados chegaram em uma caminhonete Hillux. Com gritos de “perdeu!”, começaram a atirar em direção ao carro dos agentes penitenciários Houve troca de tiros. Dois agentes e um dos detentos foram feridos.
Dois presos – Leonardo Pereira Martins Alves e Welbert Rodrigues Dias – foram recuperados pelos agentes ainda nas proximidades do hospital. Já outros dois presidiários – Aldeone Vieira da Silva e Gerson Alves de Freitas –foram levados pelos homens armados. Entretanto, após perseguição policial à Hillux e a um Hyundai, Aldeone Silva e Gerson de Freitas acabaram baleados e mortos.
PRISÕES
Dois ocupantes do Hyundai fugiram pelo mato. As polícias Militar e Civil, com apoio de agentes penitenciários, iniciaram uma caçada a eles. Alysson Lopes e Bhreno Vieira foram presos na tarde de anteontem. O primeiro, que estava na Hillux, foi localizado perto da BR–251, na área urbana de Francisco Sá. Já Bhreno Vieira, que era o condutor do Hyundai, foi detido perto da MG–122, no município de Capitão Enéas.
Em depoimento, Bhreno Vieira, que tem passagens na polícia, contou que recebeu o pedido de Luizinho para conduzir o Hyundai do Triângulo Mineiro até Montes Claros. Ele disse que não sabia que o objetivo era o resgate de presos e negou que tivesse participado da ação no hospital. Já Alysson Lopes contou que, a mando de Luizinho, foi convidado a participar da ação para resgate de Gerson Alves e que para isso receberia uma boa recompensa. Ele disse ainda que participaram da ação, além de Luizinho, indivíduos conhecidos como "Leréia", "Negão", "Grande" e "Paulo".

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75339
De: Toninho Data: Terça 30/4/2013 15:22:27
Cidade: montes claros

Sobre os apagões da CEMIG. Quando menino, às vezes via uma página totalmente em branco do Jornal de Montes Claros, o mais lido, com somente em tipos pequenos em um canto da página escrito: " Esta página está em branco por falta de energia da CEMIG" O jornalista Waldir Sena, guardião dos exemplares do " Mais lido" poderia afirmar tal fato.Imagine se a moda retorne...

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75338
De: Polícia Civil Data: Terça 30/4/2013 17:19:36
Cidade: Montes Claros

A Polícia Civil de Montes Claros instaurou inquérito para apurar a identidade dos criminosos envolvidos em uma tentativa ousada de resgatar presos da Penitenciária de Segurança Máxima de Francisco Sá, no Norte de Minas.Dois suspeitos presos após a ação foram autuados em flagrante hoje, pela delegada de plantão da Polícia Civil, Thalita Caldeira. São eles: Breno Henrique Vieira, de 20 anos e Alysson Junio Lopes Santos, de 19 anos, ambos naturais de Monte Carmelo/MG.Alysson Junio e Breno Henrique tiveram suas prisões ratificadas pela pratica dos crimes de formação de quadrilha qualificado pelo uso de armas (pena prevista de 2 a 6 anos de reclusão), promoção de fuga de pessoa presa qualificado pelo uso de arma e pelo concurso de agentes (2 a 6 anos de reclusão), porte irregular de arma de fogo de uso permitido (pena prevista de 1 a 3 anos de detenção e pagamento de multa), porte ilegal de arma de fogo de uso restrito (pena de reclusão de 3 a 6 anos e pagamento de multa), posse de artefato explosivo (pena de 3 a 6 anos de reclusão) e tentativa de homicídio triplamente qualificado (pena de 12 a 30 anos de reclusão reduzida pelo juiz de 1/3 a 2/3).Segundo a delegada Thalita Caldeira os presos confirmaram, parcialmente, o envolvimento na tentativa de resgate. Um deles afirmou que em troca receberia uma alta recompensa. “Apesar desta parcial confissão, Alysson e Breno foram muito evasivos quanto à identificação dos demais envolvidos e outros detalhes dos crimes. A Polícia Civil irá apurar as identidades dos demais integrantes do grupo, todas as circunstâncias do crime e real participação de cada um dos envolvidos”, afirmou à delegada.
ARMAS
Foram apreendidas o total de sete armas de fogo, entre elas, um fuzil AK47 e um submetralhadora 9mm, além de munições, três artefatos explosivos, uma pequena quantidade de maconha, mochilas contendo em seu interior gêneros alimentícios e outros apetrechos utilizados nos crimes.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75337
De: Estado de Minas Data: Terça 30/4/2013 13:56:59
Cidade: Montes Claros

Polícia suspeita que bandidos envolvidos em resgate no Norte de MG façam parte do PCC - Cinco criminosos tentaram resgata quatro detentos Penitenciária de Segurança Máxima de Francisco Sá. Houve troca de tiros e dois presos morreram; A polícia já sabe que o bando, que protagonizou o resgate, é oriundo do Triângulo Mineiro. Luiz Ribeiro e Luana Cruz. Troca de tiros, perseguição no meio do mato, tentativa de bandidos de derrubar um helicóptero da Polícia Militar com um fuzil de fabricação russa e morte. As ações cinematográficas foram consequência da perseguição da polícia a criminosos que tentaram resgatar detentos da Penitenciária de Segurança Máxima de Francisco Sá, no Norte de Minas, depois de tratamento médico no hospital municipal. A polícia descobriu que o bando, que protagonizou o resgate, é oriundo do Triângulo Mineiro e há suspeita de que façam para do PCC de São Paulo.
Por volta das 9h de segunda-feira, agentes penitenciários saíam do hospital com os quatro detentos. Segundo testemunhas, homens encapuzados e fortemente armados chegaram num carro e gritaram: “Perdeu!”. Eles começaram a atirar na direção do carro dos agentes penitenciários. Houve troca de tiros e dois agentes e um detento foram baleados e socorridos no próprio hospital. Segundo o diretor da instituição, Jair Fernandes, a ação do bando e a troca de tiros na porta do pronto-socorro duraram cinco minutos.
Os presos Leonardo Pereira Martins Alves e Welbert Rodrigues Dias foram recapturados perto do hospital, mas os encapuzados e os outros dois detentos fugiram. Eles deixaram na porta do hospital armas e três bananas de dinamite. Grande de policiais civis e militares e agentes penitenciários saiu na caçada aos criminosos. Uma caminhonete Hillux (com placa clonada de São Paulo) usada pelos bandidos capotou numa estrada de terra na direção de Capitão Enéas e da MG-122 (Montes Claros/Janauba) e eles fugiram pelo mato.
Tiro em helicóptero
Por volta das 11h, a sete quilômetros dali, na mesma estrada onde a caminhonete capotou, policiais do helicóptero da PM viram um veículo Hyundai I.30 em alta velocidade. Quando a aeronave se aproximou do carro, o motorista deu um cavalo de pau. Um dos ocupantes, Gerson Alves de Freitas, conhecido como Sula, desceu com um fuzil A-47 (de longo alcance, fabricado na Rússia) e atirou, atingindo uma hélices do helicóptero, mas sem risco de queda, segundo a PM. Depois de troca de tiros, o motorista do Hyundai e outro criminoso fugiram pelo mato.
Os dois detentos que haviam sido resgatados foram mortos. São eles Gerson (condenado por tráfico de drogas, furto e latrocínio, que esteve preso desde março de 2012 em Unaí e foi transferido em agosto para Francisco Sá) e Aldeone Vieira da Silva, de apelido Jagunço, (condenado por homicídio, que estava na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, na Grande BH, desde outubro em 2007 e foi transferido para o Norte de Minas em fevereiro passado, depois de rebelião, segundo a Secretaria de Defesa Social. O comandante da 11ª Região da PM de Montes Claros, coronel César Guimarães, informou que que Gerson foi transferido para Francisco Sá depois de tentativa de resgate em Contagem.
Dentro do carro, além do fuzil A-47, foram deixados uma pistola 380, espingardas a.12 e Pulmann, farta munição, rádiotransmissor, binóculos e alimentos, como barras de cereais, o que indicava que o grupo estava preparado para se esconder.
Prisões
Ainda ontem, foram presos dois suspeitos de integrarem o grupo que tentou o resgate, um às margens da BR-251 e outro perto do local onde a Hillux capotou. Eles já foram autuados em flagrante na Delegacia de Montes Claros. Segundo a polícia, o grande objetivo da operação de resgate era buscar Gerson.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75336
De: Silvio Almeida Data: Terça 30/4/2013 11:20:43
Cidade: Montes Claros - MG

Está difícil distinguir o que é praça pública e o que lavajato em Montes Claros. O que era para ser um local limpo e bem cuidado para a população está virando lavajato de carros, assim, as praças estão sempre molhadas e sujas. Nem mesmo aos domingos, que é o dia do descanso e do passeio com a família, é possível ficar livre desse cenário. A praça da Matriz que é o cartão portal da cidade está cada dia mais feia, suja e imprópria para passeios.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75335
De: Wanderlino Arruda Data: Terça 30/4/2013 10:39:31
Cidade: Montes Claros

Fafil. Prioneira do Ensino Superior

Wanderlino Arruda

Creio que o grande laboratório de ideias a usina de sonhos tenha sido mesmo as salas de aulas da Universidade Federal de Minas Gerais, onde moças montes-clarenses terminavam diferentes cursos, tão distantes uns dos outros que iam da História à Pedagogia, das Letras à Matemática, da Geografia às Ciências Sociais. Diplomadas, portadoras de muito saber e incentivo de antigos professores da capital, Isabel Rebelo de Paula, as irmãs Baby e Mary Figueiredo, Sônia Quadros Lopes, Florinda Ramos Marques, Dalva Santiago de Paula, ansiosamente, se uniram a outros idealistas, e o resultado foi o nascimento da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Norte de Minas - Fafil - aqui em Montes Claros. Verdade é que não houve oposição ao seu trabalho e até não faltou crédito ou aquele sempre necessário voto de confiança. Todo mundo acreditou nelas, com o Colégio Imaculada Conceição cedendo espaço físico e moral, a Fundação Educacional Luiz de Paula fornecendo recursos e entusiasmo, profes sores como Jorge Ponciano Ribeiro, dando logo a sua quota de serviços. Foi uma beleza o começo, um sucesso o primeiro cursinho de Montes Claros. Lembro-me bem, da primeira aula de francês que tivemos com a professora Baby Figueiredo, com texto solto, impresso fora de livro, uma novidade! Lembro-me do Adélia Miranda elaborando, como secretária, os primeiros relatórios, apertando os primeiros alunos retardatários para não atrasarem no pagamento das mensalidades ou início das aulas. Era uma experiência interessantíssima com passagens de se emocionar! Era tanta sabedoria nova, um conhecimento tão organizado, uma perspectiva de aprendizagem tão grande, que problemas apareciam a toda hora, todos querendo aproveitar de tudo, sorver de vez todo um alimento que por não existir antes, estava sendo negado a quem muito o desejava. Acontecia então o troca-troca de salas, uma espécie de mineração de assuntos, um descobrir quem era o melhor professor, um abeberar de toda uma nova filosofia de vida. Não posso contar tudo sobre as aulas de nossos cursos, nos primeiros dias do semestre, porque os acontecimentos vinham aos borbotões, quase sufocando a curiosidade, até confundindo as cabeças. Era como se fosse um vasto ciclo de conferências de palestras, um eterno comício. Hamilton Lopes, calouro, ensaiava os primeiros passos da política estudantil, João Valle Maurício, José Nunes Mourão, Hélio Vale Moreira, Mauro Machado Borges, alunos mais vividos, mostravam uma compenetração pouco natural de estudantes. Yvonne Silveira, esta numa santa vaidade de literata, se desmanchava em sorrisos e sutilezas numa alegria quase infantil. Tudo foi uma longa festa intelectual, uma corrida de muita sede à fonte, todos considerando um grande privilégio, uma oportunidade a mais de vencer na vida, em campos profissionais já longamente seguidos. Pela primeira vez, vimos professorinhas ensinando para velho elenco de construtores do futuro! Olhado de longe, cinquenta depois, quase uma loucura, maravilhosa loucura! Que o diga Isabel Rebelo de Paula, a primeira diretora. Que o digam os primeiros graduados dos cursos de Letras, História, Geografia, Pedagogia e Matemática. Alguns já nem mais na romagem terrena... Institutos Históricos e Geográficos de Minas Gerais e de Montes Claros

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75334
De: José Prates Data: Terça 30/4/2013 08:22:24
Cidade: Rio de Janeiro - RJ

O Jornaleiro

José Prates

O leitor Cesar Xavier tem razão quando diz na mensagem 75311, postada neste mural, agora, dia 27, que todo mundo fala sobre o passado da cidade, lembrando nomes de vultos que fizeram história, mas, ninguém fala sobre o jornaleiro que de jornal nas mãos, saia às ruas, anunciando aos gritos, as suas manchetes. A cidade estava mudando com o desenvolvimento econômico que chegava e com ele nascia a imprensa verdadeira, real, noticiosa com repórter de rua trazendo noticiário vasto sobre tudo que acontecia na cidade, coisa que não existia, até, então. Para dar vida a essa imprensa, o jornaleiro saiu da “banca” e veio para as ruas, anunciando aos gritos as manchetes, como nos grandes centros, sem tirar nem por. O jornal nasceu, cresceu e tornou-se obrigatório nas bancas. Vendo isto, nós nos perguntamos o que seria do jornal que surgia se não existissem as bancas e os jornaleiros, responsáveis pela sua divulgação? Ninguém pode negar a importância do jornal para a sociedade que se conduz, quase sempre, pelo que os jornais dizem. Assim, conclui-se que a informação jornalística tem um grande valor para a sociedade, principalmente pela influencia no pensamento e na orientação da conduta social. Daí, então, a importância do jornaleiro como distribuidor do jornal. Não é, porém, exclusivamente na rua, de exemplar em punho, anunciando a manchete, que está a atividade desse profissional. Existe, também, a banca onde jornais e revistas são postos à venda, completando a distribuição ao público. É um espaço cultural bastante conhecido da população, de fácil acesso seja a pobre ou rico, mantida pelo jornaleiro humilde, que faz parte da sociedade, sem qualquer discriminação.
Existe, hoje, nos nossos dias, um novo meio de comunicação tecnológico, a internet, aliás, eficiente pela vastidão de informações que lhe é possível fornecer ao consulente, mas, que não está ao alcance de todos. Portanto, o único meio popular é o jornal impresso distribuído nas bancas e vendido nas ruas pelo jornaleiro que se tornou um grande prestador de serviço à sociedade, por isso, então, ter o reconhecimento de pessoas influentes e autoridades importantes que lhe prestam homenagens quando surge uma oportunidade como aconteceu aqui, no Rio de Janeiro, no ano passado, em 30 de setembro, Dia do Jornaleiro. O Sindicato dos Jornaleiros do Estado do Rio de Janeiro, com apoio da Prefeitura e outras empresas que atuam no seguimento, realizou um grande evento na Churrascaria Estrela do Sul, para comemorar o Dia do Jornaleiro que contou com a presença de quinhentos convidados, entre eles o Prefeito Eduardo Paes que fez entrega de uma placa aos dois mais antigos e ativos jornaleiros da cidade, escolhidos pelo Sindicato como representantes da classe. Na ocasião, o Prefeito declarou o jornaleiro como bem imaterial da cidade o que realça a importância social desse profissional. Não há dúvida de que Cesar Xavier que possivelmente, é ou foi um jornaleiro, está pleno de razões ao queixar-se do esquecimento desse profissional nos comentários sobre o progresso da cidade. Nós mesmos, jornalistas, nos esquecemos de que o que escrevemos é publicado nos jornais que os jornaleiros distribuem. Não são, evidentemente, nossos colegas de profissão, mas, laboram na mesma área que é o jornal. Podemos, então, tratá-los como colegas, o que nos honra, naturalmente.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75333
De: Eduh Data: Terça 30/4/2013 02:22:41
Cidade: Montes Claros

Sou estudante e moro em montes claros há cerca de 4 anos, resido no bairro Alto s. João e percebi nos ultimos tempos, de maneira reiterada um terrível mal cheiro que circula sempre pela madrugada nessa região. Gostaria de saber do que se trata tendo em vista que esse tremendo "fedor" tem me gerado um forte mal estar. Muito difícil suportar isso. Obrigado

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75332
De: Cleber Luiz Data: Segunda 29/4/2013 21:51:44
Cidade: Montes Claros

Acaba de ter um tiroteio agora no bairro santos reis (em frente ao CRAS, Rua Antonio Martins), onde três pessoas foram baleadas. Até quando vamos ter q conviver com tanta violência.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75331
De: Estado de Minas Data: Terça 30/4/2013 08:06:16
Cidade: Belo Horizonte

Presos que fugiram de penitenciária no Norte de MG em resgate ousado são recapturados - Um dos detentos tentou se disfarçar com um chapéu na cabeça mas acabou sendo reconhecido por agentes penitenciários. Ação de resgate terminou com dois bandidos mortos. João Henrique do Vale - Dois presos que fugiram da Penitenciária de Segurança Máxima de Francisco Sá, na Região Norte de Minas, em uma ação ousada de resgate, foram recapturados na tarde desta segunda-feira. Um dos detentos foi reconhecido por agentes penitenciários quando andava pela cidade, com um chapéu na cabeça para tentar se disfarçar. O outro foi detido na MG-122, entre o município e a cidade de Capitão Enéas.
A fuga aconteceu durante a manhã desta segunda-feira. Quatro presos eram levados para uma consulta médica em Francisco Sá, em uma viatura do sistema prisional. Quando o veículo passava pela BR-251, o carro foi abordado por dois carros, uma Hilux prata, com placa de Contagem, e um Hyundai, de São Paulo. Criminosos saíram dos automóveis e começaram a disparar contra a viatura.
Houve troca de tiros entre os bandidos e os agentes penitenciários. Dois agentes e um dos detentos que eram transportados ficaram feridos. Eles foram socorridos e levados para o Hospital de Francisco Sá. Dois criminosos que faziam o resgate também foram baleados e morreram.
Dois dos detentos conseguiram fugir e um terceiro ficou sob a custódia de outros agentes penitenciários que não se feriram na ação. Um grande aparato policial foi montado para recapturar os foragidos. Um deles, que não teve o nome revelado, se embrenhou em um matagal e tentou fugir pela MG-122, entre Francisco Sá e a cidade de Capitão Enéas. Policiais que passavam pela região conseguiram encontrá-lo e o prenderam.
Um pouco mais tarde, agentes penitenciários que estavam em Francisco Sá reconheceram o outro preso que caminhava pelo centro da cidade. Os dois veículos usados para resgatar os detentos foram apreendidos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75330
De: Hoje em Dia Data: Terça 30/4/2013 08:00:05
Cidade: Belo Horizonte

Polícia procura ex-cabo que tentou fraudar concurso da PM e trocou tiros com militares - Rosildo Mendes - Daílson da Silva, capitão do 10º Batalhão, em Montes Claros, no Norte de Minas, foi preso na manhã desta segunda-feira (29) suspeito de envolvimento em uma tentativa de fraude no concurso público da PM, realizado nesse domingo. O ex-cabo José Carlos Eulálio, mentor do esquema, fugiu após trocar tiros com a polícia. De acordo com o coronel Ricardo César, comandante da 11ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), durante as provas um sargento que aplicava a prova apreendeu o celular do candidato Carlos Alves da Silva, de 27 anos, depois que o aparelho tocou várias vezes. Ao militar, Silva confessou que o ex-cabo teria lhe passado o gabarito da prova. José Carlos foi expulso da corporação após ter sido condenado pelo assassinato de um empresário no Norte de Minas. Segundo o coronel, José Carlos teria entrado em contato com o candidato para combinar o local para o pagamento da suposta fraude. O candidato, na presença do sargento, marcou o endereço do encontro. Quando os policiais foram ao local combinado, o ex-cabo percebeu que estava sendo monitorado e fugiu de carro, em alta velocidade. Na altura do bairro Campos Elízios, ele bateu o veículo e, após troca de tiros, o suspeito entrou em um matagal. No carro, foram apreendidos pontos eletrônicos e diversos celulares, além de documentos que faziam referência ao capitão Daílson da Silva. Com a apreensão dos objetos foi emitido mandados de busca e apreensão e de prisão contra os suspeitos. O capitão foi preso em sua casa. Até às 19h50 desta segunda-feira o ex-policial continuava foragido. Ainda segundo o comandante, a princípio, o capitão não teria nenhum envolvimento com essa tentativa de fraude, que não se realizou, mas sua prisão se deu pelo fato dele estar envolvido em uma amizade com o ex-militar foragido e também com outros bandidos da cidade

Estado de Minas - Capitão é preso suspeito de participar de fraude em concurso da PM no Norte de Minas - Um ex-cabo da corporação ainda é procurado. Ele chegou a trocar tiros com os militares durante perseguição. Um capitão da Polícia Militar (PM) foi preso, nesta segunda-feira, por suspeita de participação em uma fraude no Concurso da PM realizado nesse fim de semana. O esquema foi descoberto depois que um candidato esqueceu um telefone celular num dos locais de aplicação das provas, em Montes Claros. O sargento que aplicava o teste desconfiou ao ver 39 chamadas não atendidas. Depois de um levantamento, os policiais encontraram o candidato, que contou que recebeu o gabarito da prova pelo telefone, enviado por um ex-cabo que foi expulso da PM. Ele também foi localizado, mas fugiu de carro pela BR-252, bateu, trocou tiros com os militares e se embrenhou num matagal. No carro, foram encontrados pontos eletrônicos, celulares e documentos que faziam referência ao capitão Daílson da Silva, que é da ativa. A Justiça emitiu um mandado de prisão contra ele, que foi detido em casa e está sob a custódia da Polícia Militar.

O Tempo - Polícia procura por ex-militar que tentou fraudar concurso da PM em Montes Claros - Contra o suspeito há ainda um mandado de prisão em aberto por homicídio.Gustavo Lameira - A Polícia Militar (PM) ainda procura pelo ex-policial suspeito tentar fraudar o concurso da PM em Montes Claros, no Norte de Minas. As provas foram realizadas no último sábado (28).
De acordo com informações dos militares, o celular de um candidato teria tocado diversas vezes durante a aplicação da prova, o que obrigou a sargento responsável a apreender o aparelho e prender o candidato.
O suspeito confessou ao militar, que um ex-policial havia lhe passado o gabrito da prova. O homem é José Costa, expulso da corporação e contra quem há um mandado de prisão em aberto por homicídio.
A mando da PM, o candidato marcou um encontro com José, mas o ex-policial percebeu que era monitorado. Houve perseguição, troca de tiros, mas o suspeito conseguiu fugir.
Ainda segundo os militares, um segundo policial foi detido para averiguações por ter recebido uma ligação de José no dia da prova, no entanto nada ainda foi comprovado.

R7 - Capitão da PM e ex-policial são suspeitos de fraudar concurso no norte de MG - Caso foi descoberto após aluno esquecer celular na sala de aula. Um capitão da Polícia Militar e um ex-policial estão sendo investigados por suspeita de fraude em um concurso de formação de soldados em Montes Claros, no norte de Minas. O caso foi descoberto depois que um aluno deixou o celular na sala de aula após a prova. No aparelho, havia 39 chamadas não atendidas de um mesmo número, mesma quantidade de questões que tinha na avaliação. A suspeita é que as ligações foram feitas para transmitir as respostas dos estes. O capitão Dailson da Silva foi detido em casa. Além dele, José Carlos Eulálio também é investigado. Eulálio fugiu após trocar tiros com a PM quando ia receber o pagamento pelo crime.
No carro do suspeito foram encontrados pontos eletrônicos, cartões em nome de outras pessoas, além de gabaritos de provas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75329
De: PM Data: Segunda 29/4/2013 17:39
Cidade: M. Claros

PM PRENDE ACUSADOS DE ARREBATAMENTO DE PRESOS A Polícia Militar prendeu hoje, segunda, 29Abr, 02 homens acusados de terem arrebatado 02 detentos da Penitenciária de Francisco Sá, quando estes eram conduzidos à sede do município, na manhã de hoje, para receberem tratamento médico. No local, ainda houve apreensão de armas, veículos e outros objetos.
A ocorrência teve início quando os dois presos foram arrebatados por 04 homens fortemente armados em uma caminhonete Hilux, após atirarem no veículo que conduzia os detentos, atingindo, até então, sem maiores gravidades, dois agentes e um outro detento que não foi levado.
Durante cerco/bloqueio, os 02 detentos que haviam sido arrebatados foram visualizados, com a Hilux capotada, pela equipe policial da aeronave Pégasus, quando passaram a atirar na aeronave, atingindo-a em uma das hélices, momento em que houve o revide, sendo os dois atingidos, falecendo no local. Outros dois envolvidos fugiram a pé pelo matagal, abandonando um veículo Hyundai, com armamento e munição, sendo localizados, na sequência, e presos em flagrante.
Na ocorrência, até o momento, foram apreendidas 07 armas (01 pistola cal. 380, 01 pistola calibre 938, 01 submetralhadora 9 mm com 02 carregadores, 01 fuzil AK-47, 01 espingarda Riot Gun, 01 carabina puma, 01 carabina Winchester .44), 01 rádio HT, 02 telefones celulares, além de uma caminhonete Toyota Hilux, de cor prata, placa HAI-7417, e um veículo Hyundai I30, de cor preta, placa EZA-2787, e 03 bananas de dinamite.
Quanto aos 02 detentos que haviam sido arrebatados, tratam-se de Adeoni Vieira da Silva (oriundo da penitenciária Nelson Hungria, e movimentado para Francisco Sá em regime de urgência / envolvimento em rebeliões e promoção de atentados a agentes penitenciários) e Jerson Alves de Freitas, (oriundo do sistema prisional em Unaí / seria líder do tráfico de drogas no Triângulo Mineiro e Goiás / possui comparsa foragido com histórico de arrebatamento).Ocorrência ainda está em andamento e cerco/bloqueio continua. Comando Regional em Montes Claros, 29 de abril de 2013.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75328
De: Polícia Militar Data: Segunda 29/4/2013 16:43:56
Cidade: Montes Claros

A 11ª Região de Polícia Militar esclarece que, no último dia 28, durante a aplicação de provas do Concurso para o Curso de Formação de Soldados – CFSd/2014, surgiram informações sobre uma tentativa de fraude do certame na cidade de Montes Claros. Durante a verificação das informações, foi efetuada a prisão do candidato (...), 27 anos, o qual confessou a tentativa, sendo apreendido ainda, um telefone celular. No decorrer dos levantamentos acerca do fato, foi possível obter o nome de (...)., suposto mentor da referida tentativa de fraude. Este homem encontra-se com mandado de prisão em aberto e é procurado pela Polícia. Foi efetuada, ainda, a prisão de um policial militar por suposto envolvimento com o foragido (...)., porém até o momento, não há comprovação de envolvimento do policial na tentativa de fraude, fato que está sendo investigado. A Polícia Militar ressalta que não coaduna com qualquer prática delituosa e caso seja realmente comprovado o envolvimento de membros da Corporação na situação em lide, serão adotadas as providências administrativas e penais pertinentes.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75327
De: Estado de Minas Data: Segunda 29/4/2013 14:14:57
Cidade: Belo Horizonte

Ação de resgate em penitenciária no Norte de Minas termina em fuga e morte - Bandidos aproveitaram momento em que quatro detentos eram levados para uma consulta médica em Francisco Sá. Carro do sistema prisional foi fuzilado. Thaíne Belissa e Luiz Ribeiro - Dois detentos da Penitenciária de Segurança Máxima de Francisco Sá, no Norte de Minas, conseguiram fugir durante uma ação resgate, na manhã desta segunda-feira. Segundo a Polícia Militar, a ação ocorreu no momento em quatro presos eram levados para consulta médica em Francisco Sá. Um detento e dois agentea penitenciários foram baleados, dois bandidos envolvidos no resgate morreram e dois presos fugiram.
De acordo com a PM, os detentos eram transportados no carro do sistema prisional, quando o veículo foi interceptado próximo à BR-251 por um carro com os bandidos que tentavam o resgate. Os homens desceram e fuzilaram o veículo da penitenciária, momento em que se iniciou o confronto. Houve troca de tiros e perseguição, deixando feridos dois agentea penitenciários e um dos detentos que eram transportados. Eles foram socorridos e levados para o Hospital de Francisco Sá. Dois homens que faziam o resgate também foram baleados e morreram.
Durante a ação, dois dos detentos conseguiram fugir e um último ficou sob a custódia de outros agentes penitenciáriários que não se feriram na ação. Nesta manhã, a polícia faz buscas no local com a ajuda de um
helicóptero para encontrar os dois presidiários e outros possíveis envolvidos na ação de resgate.

O Tempo - Detentos de Penitenciária de Segurança Máxima de Francisco Sá são resgatados enquanto eram levados para o hospital - Durante a ação, dois agentes penitenciários foram baleados pelos bandidos. Aline Diniz - Dois detentos da Penitenciária de Segurança Máxima de Francisco Sá, no Norte do Estado, foram resgatados, na manhã dessa segunda-feira (29), por dois homens que dirigiam uma Hilux.
Segundo a Polícia Militar (PMMG), os homens atiraram contra o carro que transportavam os presos para o hospital da cidade. Dois agentes penitenciários ficaram feridos, mas não correm risco de morrer.
Conforme a Subsecretaria de Administração Prisional (SUAPI), os foragidos Gerson Alves de Freitas, de 33 anos, e Adeone Vieira da Silva, de 33, ainda são procurados pela PM.


Hoje em Dia - Dois mortos e dois feridos em confronto durante fuga de presos no Norte de Minas. Jefferson Delbem - Duas pessoas morreram e outras duas ficaram feridas durante a fuga de dois detentos do presídio de Francisco Sá, região Norte de Minas, na manhã desta segunda-feira (29). A Polícia Militar (PM) informou que os presidiários tentaram fugir com mais três detentos. No entanto, dois deles foram mortos em confronto com agentes penitenciários e policiais militares. Os feridos trabalham na penitenciária e foram levados ao hospital.
Conforme a PM, no início da manhã dois detentos teriam passado mal e foram levados até o Hospital Municipal. Enquanto eram atendidos, cinco homens que estavam em uma caminhonete Toyota Hilux chegaram ao local. Fortemente armados abordaram os agentes e resgataram os detentos.
Policiais chegaram ao local e houve troca de tiros entre os envolvidos. Dois dos suspeitos foram baleados e morreram na hora. Dois agentes penitenciários atingidos por tiros estão sendo atendidos no hospital. Os suspeitos fugiram e ainda não foram localizados. Até o momento e polícia não divulgou a identidade dos foragidos.

Hoje em Dia - Presos dois que tentararam resgatar presos em penitenciária no Norte de Minas - Rosildo Mendes - A polícia prendeu dois homens que teriam particado da tentativa de resgatar de quatro presos, na manhã desta segunda-feira (29), na Penitenciária de Segurança Máxima de Francisco Sá, no Norte de Minas. Na ação, dois agentes penitenciários e um detento ficaram feridos e dois presidiários que foram resgatados morreram. Os feridos foram socorridos e levados para o Hospital de Francisco Sá. Eles não correm risco de morte.
De acordo com o coronel Ricardo César, comandante da 11ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), a operação de resgate dos detentos aconteceu quando eles eram levados para uma consulta médica, em um hospital do município. O carro em que os detentos estavam foi fechado por uma caminhonete Hillux prata e um Hyundai I.30 preto próximo à BR-251.
Cinco homens fortemente armados desceram e começaram a atirar contra o veículo do presídio. Os agentes revidaram, mas não conseguiram impedir o resgate dos detentos Gerson Alves de Freitas, de 33 anos, e Adeone Vieira da Silva, de 33 anos, mortos durante outra troca de tiros com a polícia em uma estrada de terra que liga Francisco Sá a Capitão Enéas.
Segundo o comandante, com a ajuda de um helicóptero, os militares conseguiram localizar os veículos dos bandidos na Zona Rural na cidade, nesta tarde. Novamente houve troca de tiros e a aeronave foi atingida na hélice.
No Hyundai, estavam os presidiários resgatados que acabaram mortos no confronto. Dois suspeitos foram presos. Ainda na fuga, a Hillux com três integrantes da quadrilha capotou e os bandidos fugiram a pé para dentro de uma mata. Nos carros, foram apreendidos três fuzis, duas pistolas 9mm e três bananas de dinamites.
Segundo o coronel, os suspeitos seriam morados de Monte Carmelo, no Alto Paraíba, e Uberlândia, no Triângulo Mineiro. O detento morto Adeone seria um líder do tráfico em Monte Carmelo. A polícia continua as buscas na região para localizar e prender o restante da quadrilha.

R7 - Dois presos fogem e dois agentes penitenciários são baleados durante resgate no norte de Minas - Cinco homens em uma Hilux ajudaram os detentos a fugir e trocaram tiros com os agentes. Felipe Rezende - Um resgate de presos terminou em troca de tiros e deixou dois agentes penitenciários feridos nesta segunda-feira (29) no norte de Minas. Os presos cumpriam pena na Penitenciária de Francisco Sá. Segundo a Polícia Militar, quatro detentos estavam sendo conduzidos em um carro do Sistema Prisional para o hospital da cidade, onde passariam por avaliação médica. Perto da unidade de saúde, o veículo foi abordado por cinco homens fortemente armados, que estavam em uma Hilux. Dois dos detentos foram resgatados e outros dois deixados para trás. Houve troca de tiros e dois agentes penitenciários foram atingidos. Eles foram socorridos e não correm risco de morrer. Até o início da tarde desta segunda, os foragidos Gerson Alves de Freitas, de 33 anos, e Adeone Vieira da Silva, também de 33 anos, ainda não haviam sido recapturados.


G1 - Dois detentos morrem durante fuga da penitenciária de Francisco Sá - Tentativa de fuga aconteceu quando presos eram levados para consulta médica. Dois agentes e um detento ficaram feridos. Dois presos morreram em uma tentativa de fuga da penitenciária de segurança máxima em Franciso Sá, Norte de Minas Gerais, nesta segunda-feira (29). Quatro detentos estavariam passando mal e foram levados para um hospital da cidade. Durante o translado, a viatura do sistema prisional, em que estavam, foi interceptada por uma caminhonete e houve troca de tiros. Dois agentes ficaram feridos.
Dois dos quatro presos conseguiram entrar no veículo e fugiram. Em seguida trocaram de carro para despistar a polícia. O helicóptero da Polícia Militar foi acionado e localizou os suspeitos em uma estrada de terra. Os militares deram a ordem de parada, que não foi obedecida. Os presos desceram do carro e atiraram contra a aeronave atingido a hélice. Os policias revidaram e os criminosos foram mortos. Os detentos mortos na troca de tiros são Gérson Alves de Freitas e Adeoni Vieira da Silva, ambos de 33 anos. Esta é a segunda vez que Gérson tenta fugir da prisão, a primeira tentativa foi no presídio Nelson Hungria, em Belo Horizonte.
No segundo carro utilizado na fuga havia mais duas pessoas, que ainda não foram identificadas, mas teriam vindo de outros estados para participarem da ação.
Não foram divulgados os nomes do agente ferido e de um outro detento atingido na troca de tiros no momento em que a viatura prisional foi interceptada.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75326
De: Joao Airton de Sousa Ruas Data: Segunda 29/4/2013 14:03:16
Cidade: Francisco Sa/MG

Agora a pouco por volta das 10hs houve um tiroteio entre bandidos e agentes penitenciarios em frente ao hospital municipal de francisco sa dois presos foram resgatados e dois agentes baleados

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75325
De: Joao Airton de Sousa Ruas Data: Segunda 29/4/2013 12:57:08
Cidade: Francisco sá mg

: Agora a pouco por volta das 10hs houve um tiroteio entre bandidos e agentes penitenciarios em frente ao hospital municipal de francisco sa dois presos foram resgatados e dois agentes baleados,

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75324
De: tom Data: Segunda 29/4/2013 12:40:41
Cidade: francisco sa  País: brasil

dois presos foram resgatados quando chegava ao hospital municipal da cidade, houve troca de tiros ha agentes feridos, os presos en fuga estao cercados proximo a capitao eneas numa estrada vicinal, nesse momento uma viatura do bombeiros e varia da policia entraram na estrada que liga capitao eneas a francisco sa, um helicoptero sobrevoa a area, aha boatos que tres bandidos foram mortos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75323
De: Luiz Data: Segunda 29/4/2013 12:30:12
Cidade: Francisco Sá

Também carro da Polícia Civil, cheio, ambulância dos Bombeiros e viatura do sistema prisional de Minas passam em alta velocidade para Francisco Sá.Fiat Doblô da PM, escrito Canil, foi o último a passar

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75322
De: MR Data: Segunda 29/4/2013 12:21:25
Cidade: Fco Sá/MOC  País: Brasil

Tentaiva de resgate de presos da penitenciária de Francisco Sá - MG, quando alguns eram encaminhados a hospitais da região. Bandidos abordaram a viatura no trajeto entre a penitenciária e a cidade de Francisco Sá. Intensa movimentação de policiais no muincípio. Há presos e agentes penitenciários feridos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75321
De: Luiz Data: Segunda 29/4/2013 12:11:05
Cidade: Estrada Francisco Sá

Intensa movimentação de carros da PM, e motos, em alta velocidade, rumando em direção a Francisco Sá.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75320
De: Felipe Data: Segunda 29/4/2013 11:50:03
Cidade: Montes Claros / mg

desde das 9:00 da manha estou presenciando uma grande movimentação da policia Militar, Rodoviaria e Federal. aqui na porta da minha loja que fica no trevo da Real no bairro esplanda ja passou varias viaturas com giroflex ligado descendo no sentido da cidade de francisco Sá. Alguem esta sabendo de alguma coisa?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75319
De: ? Data: Segunda 29/4/2013 11:42:33
Cidade: Francisco sá  País: brasil

Acaba de ocorrer em Francisco Sá fuga de presos da penitenciaria no hospital de Francisco Sa..Houve troca de tiros,há agentes feridos e presos tambem..Não se sabe ao certo quantos fugiram,mas foi uma operação muito bem planejada!!!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75318
De: Polícia Rodoviária Federal Data: Segunda 29/4/2013 11:28:20
Cidade: Montes Claros

No data de ontem (28/04/2013), a Polícia Rodoviária Federal desarticulou quadrilha envolvida com roubo a veículos de carga na BR 251. Após informações da vítima e denúncia anônima sobre o paradeiro e nomes dos envolvidos, a PRF prendeu os indivíduos E. F. J, de 19 anos, e S. P. S., de 20 anos, que se encontravam em um bar no povoado denominado Barrocão, tendo em vista que pouco tempo antes, ambos, juntamente com outros dois indivíduos, participaram de roubo praticado, no km 433, da BR 251, por volta das 05h50, da mesma data, utilizando de uma arma, provavelmente um revólver calibre 32 ou 38, vindo a subtrair aproximadamente R$150,00, um rádio PX e sua antena. Durante o levantamento tático, foi abordado o veículo GM/Monza, conduzido por R. P. D., de 19 anos, terceiro comparsa dos autores, sendo que, ao avistar a viatura PRF, empreendeu fuga, abandonou o veículo e adentrou em um matagal, tomando rumo ignorado. Dentro de aludido veículo foi encontrado parte do produto do roubo, qual seja o rádio PX, bem assim ferramentas e peças de motocicletas. O quarto indivíduo envolvido não foi localizado. Ademais, foi encontrada nas imediações da residência de R. P. D. a antena do PX. Conforme informações dos autores, eles já participaram de outros roubos e saque de carga na BR 251. Ocorrência e os dois presos encaminhados à DEPOL de Montes Claros, onde foi lavrado o flagrante.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75317
De: Estado de Minas Data: Segunda 29/4/2013 09:32:25
Cidade: Belo Horizonte

Pesquisa da Ufop ajuda a entender os tremores do Norte de Minas - Pesquisa desenvolvida na Federal de Ouro Preto busca investigar evolução geológica no Norte de Minas Gerais e pode contribuir com estudos sobre os tremores que têm abalado a região desde 2007. Silas Scalioni - Pesquisador do Programa de Pós-graduação em Evolução Crustal e Recursos Minerais da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), o professor André Danderfer, do Departamento de Engenharia Geológica da instituição, está coordenando um projeto de pesquisa que busca investigar a evolução geológica de um antigo segmento de crosta continental – conhecida por crosta arqueana-paleoproterozoica –, exposta no Norte de Minas Gerais, onde se encontram rochas graníticas e sedimentares metamorfisadas (formadas por transformações físicas ou químicas de outras rochas) com idade que supera 1,6 bilhão de anos.
A pesquisa, segundo o coordenador, tem a colaboração dos professores Cristiano de Carvalho Lana e Hermínio Arias Nalini Júnior, além do aluno de doutorado Francisco Robério de Abreu, e recebeu o nome de “Evolução tectônica e geocronológica da porção central do bloco Itacambira – Monte Azul, borda leste do paleocontinente São Francisco, Norte de Minas Gerais”. Para seu desenvolvimento, já conta com recursos garantidos de mais de R$ 40 mil da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig). “O estudo vai jogar luz sobre uma área que abrange parte das cidades de Porteirinha e Riacho dos Machados, na Região do Espinhaço Central”, revela Danderfer.
De acordo com o professor e pesquisador, a região em questão carece de estudos de campo e de investigações laboratoriais sobre aspectos petrográficos (constituição mineralógica), geoquímicos (composição química) e geocronológicos (idade) das rochas. Para ele, os terrenos do bloco Itacambira – Monte Azul fazem parte de um antigo continente, conhecido na literatura brasileira e internacional como “paleocontinente São Francisco”, que ‘vagou’ pelo planeta até se juntar a outros continentes maiores e menores, em torno de 600 milhões de anos atrás, vindo a formar o atual subsolo do território brasileiro.
Ao finalizar o projeto, os pesquisadores pretendem compreender melhor a história geológica desses terrenos e contribuir para o entendimento de questões relativas à formação de depósitos minerais do Norte de Minas. Segundo André Danderfer, já se destacam na região as jazidas de ouro de Riacho dos Machados e o depósito de zinco do Salobro. O local foco dos estudos está a 120 quilômetros a Nordeste de Montes Claros, cidade polo do Norte de Minas Gerais, onde tremores de terra vêm ocorrendo com frequência. Segundo Danderfer, o entendimento das antigas estruturas tectônicas dessa região poderá fornecer algumas indicações sobre o controle de sismos por falhas geológicas mais profundas, ou seja, não expostas em superfície. Para ele, falhas antigas são susceptíveis de experimentar reativações induzidas por esforços tectônicos originados nos limites de placas tectônicas. A duração prevista da pesquisa prevista é de dois anos, podendo ser prorrogada por mais um ano.
Estação sismográfica própria No dia 18, um tremor de terra assustou os moradores de Montes Claros. O abalo sísmico ocorreu às 7h11 e atingiu 3,7 pontos na escala Richter (que mede a magnitude dos tremores), segundo apurou o Observatório Sismológico de Brasília (Obsis), da Universidade de Brasília (UnB). O epicentro do tremor foi identificado como sendo no Bairro Vila Atlântida, na Região Noroeste da cidade, e foi sentido por moradores de pelo menos 11 bairros.
A obtenção de tais informações foi possível graças a uma rede de estações sismográficas móveis instaladas na região e que monitora os abalos. “São nove sismógrafos, cinco sob responsabilidade da UnB e quatro da Universidade de São Paulo (USP), que estão na região desde junho do ano passado, logo depois do tremor mais intenso até hoje, de 4,2 pontos, em 19 de maio de 2012”, informa o professor Expedito José Ferreira, coordenador do Centro de Estudos de Convivência do Semi-árido e coordenador de implantação de estudos sismográficos da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).
Segundo ele, já a partir dos próximos dias o Centro de Estudos de Tremores da cidade contará com sua própria estação sismográfica, uma vez que a Unimontes adquiriu dois sismógrafos de altíssima precisão. Eles estão sendo instalados com apoio técnico da UnB e da USP. “Os equipamentos emprestados atenderam uma demanda inicial de forma rápida. Com eles pudemos pesquisar o fenômeno, identificar as falhas e criar um importante banco de informações”, revela, afirmando que a desabilitação dos antigos equipamentos não causará nenhuma perda, uma vez que os estudos terão agora continuidade por meio dos novos aparelhos e da cooperação técnica entre as três instituições de ensino. “Os sismógrafos desativados serão desmontados e instalados pelas universidades em outras regiões onde sejam necessários.”
Palavra de especialista
Falhas geológicas - Expedito josé ferreira - Professor da Unimontes
“Os estudos feitos em Montes Claros começaram há menos de um ano e apontam que os tremores na região devem atingir magnitude máxima de cinco pontos. O Brasil está localizado em cima de uma única placa tectônica, a Sul-americana, mas caso se situasse em um encontro de duas, como o Japão, a intensidade dos sismos seria bem maior, assim como os estragos provocados. Sobre as causas dos abalos, isso ocorre porque existe uma falha geológica na Região Noroeste de Montes Claros. E quando há movimentação de placas ocorre geração de energia, que é dissipada em forma de ondas, causando os tremores. Não há uma periodicidade para a ocorrência de tais abalos. E eles podem ocorrer a qualquer momento e parar repentinamente."
Uma fratura geológica de orientação NNW-SSE (na direção Noroeste/Sudeste) e movimentação inversa devido a tensões compressivas que atuam na parte central do craton do São Francisco – craton são porções bastante antigas da crosta continental. Tecnicamente falando, essa é a causa dos tremores de terra que têm atingido Montes Claros há alguns anos e que faz parte do documento “Estudo dos tremores de terras de Montes Claros (MG), de 2012”, criado pelo Centro de Sismologia da USP e pelo Observatório Sismológico da UnB. O trabalho revela que os tremores ocorrem entre um e dois quilômetros de profundidade, bem abaixo da camada superficial de calcário, e que, embora os abalos estejam bem próximos às áreas de extração do mineral, não há nenhuma evidência direta de que a atividade extrativista tenha a ver com os fenômenos.
O chefe do Observatório Sismográfico da UnB, professor Lucas Vieira Barros, informa que, apesar da baixa magnitude dos sismos no Norte de Minas (em relação aos grandes terremotos que ocorrem mundo afora), há sim perigo de significativas perdas (humanas e materiais) quando tais fenômenos ocorrem. E isso se deve justamente à pouca profundidade onde há o abalo. “Por ter um foco raso, a área abrangida é menor. Porém, e justamente por isso, mesmo a magnitude sendo baixa os efeitos são mais agressivos”, afirma o professor. Foi no Norte do estado e por conta de um desses abalos que o Brasil teve o registro da primeira morte por terremoto no país, quando um tremor de 4,9 pontos abalou a localidade de Caraíbas, distrito de Itacarambi, matando uma criança.
Segundo Barros, à medida que não há uma preparação especial para lidar com esses fenômenos, como ocorre em países que já têm história com abalos sísmicos, e devido aos sismos de Montes Claros se concentrarem dentro de uma área urbana, os estudos na região são importantíssimos para se conhecer o porquê do fenômeno e como se preparar para ele. “Tremores no Brasil são mais frequentes do que se imagina, já ocorreram em vários locais e até em magnitudes mais amplas. Só que não causaram estragos justamente por ter epicentros distantes, ao contrário dos de Montes Claros”, completa.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75316
De: Alberto Sena Data: Segunda 29/4/2013 08:23:34
Cidade: Montes Claros

(...)Infelizmente, o país está a me envergonhar em quase todos os quesitos, a começar da política e dos políticos corruptos. Se cada um de nós der uma volta nos calcanhares vai perceber que a qualidade de vida está indo pras cucuias. No segmento educacional, a família, hoje se desintegrando devia educar e a escola ensinar. Embora dotado de alegria crônica, a maioria dos brasileiros tem estampado no rosto as marcas do sofrimento.(...)(Clique aqui para ler toda a mensagem na seção Colunistas)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75314
De: Adriano Data: Domingo 28/4/2013 22:37:10
Cidade: Montes Claros  País: Br

Alerta!! Semana passada dois indivíduos estivera na comunidade Palmital, que pertence ao município de Lontra, e ao abordar minha sogra, seu pai e madrasta, disseram que eram do governo e insistiram e exigiram documentos como RG, CPF e carta de aposentadoria de todos e os fizeram assinar papeis, tiram cópias xerográficas numa máquina que carregavam em seu carro. Os estelionatários deixaram números de celulares que não existem. Com todos os dados das vítimas esses bandidos fizeram empréstimos em nome das três vítimas que totalizam R$ 18 mil reais. O que me deixa perplexo é como o (...) e o (...) liberam esses valores que não caíram nas contas das vítimas e sim nas mãos dos criminosos. Queremos explicações destes Bancos que creio que no mínimos foram omissos e desatentos, além de gananciosos, pois, liberam fácil créditos consignados sem os devidos cuidados. Avisem a todos aposentados sobre esses golpistas para que não façam outras vítimas, chamem a Polícia.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75312
De: Juvenal Data: Sábado 27/4/2013 16:58:47
Cidade: Montes Claros

Um pouco de informação nesse comentário do Jornalista. O tal terreno pertence a uma área maior, que, pelos documentos cadastrais, seria uma avenida aprovada no loteamento denominado São Norberto. Quando foi construída a Avenida José Correa Machado, aquele terreno, que parte era leito do rio vieira, transformou em lote. Com isso, a Prefeitura registrou toda aquela área, sendo que parte dela foi permutada com uma construtora, que havia adquirido uma residência nos cruzamentos das Avenidas Correa Machado e Mestra Fininha, a pedido da Prefeitura. Outra parte do terreno foi transferida para os proprietários de um terreno que foi desapropriado na outra ponta da avenida, no cruzamento com a Avenida Esteves Rodrigues, tudo isto em 2002. O restante da área ficou um bom tempo sendo utilizado como bota-fora de lixo. Posteriormente, pessoas iniciaram um processo de registro deste terreno, alegando que seria deles. A Prefeitura de Montes Claros, acionada pela justiça, defendeu a sua propriedade, tendo confirmado a sua titularidade. Com isso, foi possível colocá-lo a venda, e a estatal adquiriu o terreno. Mas a demanda não havia acabado. Um empresário entrou na disputa, alegando que havia comprado esse tal terreno daquelas pessoas, e ai começa o calvário da estatal. Esta história está repetida num terreno localizado na praça do Jatobá, que também, pelos registros, pretence à Prefeitura, mas alguns reclamam a sua posse. É só verificar no cadastro técnico da Prefeitura de Montes Claros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75311
De: cesar xavier Data: Sábado 27/4/2013 15:31:45
Cidade: montes claros mg  País: brasil

Passeio á Montes Claros de Outrora

Muito se tem falado nestas linhas, sobre Montes Claros, do passado, mas mesmo assim, sinto falta, de falarem dos jornaleiros, que saiam ás ruas, gritando á plenos pulmões sobre as noticias quentinhas, que as rotativas imprimiam, A Gazeta do Norte, com as deliciosas crônicas de Lazinho Pimenta, que posteriormente, transferiu-se para O Jornal de Montes Claros. A Gazeta que funcionava alí, na Rua Presidente Vargas, onde também tinha se instalado a Radio ZYD-7 Montes Claros. Lembro-me até hoje, saiamos com 30 Gazetas para vender, voltávamos com 35 (Explico: as pessoas que compravam de outros, liam o jornal, e nos brindavam com os mesmos) que complicação! O Jornal de Montes Claros, grande passo, trabalhar alí, ao lado do Doutor Osvaldo Antunes, Andrezzo, Zé Branco, Dona Maria, e tantos outros que a memoria já não guarda, como Jornaleiro, gritando á plenos pulmões, sobre a “Invasão de Cuba”, pelos Americanos do Norte (inventado por nós) na realidade tentaram um desembarque, fracassado na Baia dos Porcos. A “Revolução de Março de 1964”, na Rua, proibido dizer: Bloquete, Paralelepípido (até hoje não sei o porque) Só sei que era usado no calçamento de nossas ruas. O TG 04087, patrulhando e tomando conta da cidade, pois o Batalhão de Policia se deslocara para Brasília. Diário de Montes Claros, á convite de Dr. Romildo Mendes e Dr. Décio, trocamos O Jornal de Montes Claros, pelo Diário, mas a vontade era a mesma, vendíamos menos, mas pelo menos estávamos no ramo, acompanhando, Teodomíro Paulino, e outros Cobras da imprensa local, que legal. Montes Claros de antigamente, não tão antigamente assim, 22,00 Horas e a Luz dava o sinal que ia se apagar, lá íamos nós em desabalada carreira, para chegar em casa, e não passarmos pela escuridão. Olhe lá quando não topávamos com a Maquina e o “Trem de Ferro”, tomando conta dos trilhos da Rede Ferroviária, que suplício, subirmos em cima dos vagões para saltar por sobre os mesmos. Domingo, dia de deslocarmos para curtir um cineminha, Cine Novo Olinda, Ypiranga, Fatima e São Luiz (bem depois o Lafetá , e Montes Claros) que saudade daquele tempo, tempo de inocência. Quantas brincadeiras na porta do Cinema, trocando revistas, brincando de “estraque e deixa” quantas revistas perdidas, mas nem assim tínhamos raiva do amigo, que nos surrupiava gostosamente nossas revistas, na outra semana tinha a revanche. Engraxate nas costas, de dia, e vender Jornal a Noite, para ganhar dinheiro para ajudar a família nas despesas, e depois nossa mãe, nos dava um pouco para gastar no cinema no final de semana.È...vale a pena recordar, pois recordar é viver. Como eramos felizes e sabíamos.
Depois, vieram os Programas de Calouros da ZYD7....... Bem, esta é uma outra estória.“César Xavier”

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75310
De: Estado de Minas Data: Sábado 27/4/2013 16:46:29
Cidade: Belo Horizonte

Acidente mata duas pessoas e deixa dois feridos na BR-356, em Montes Claros - Um acidente na manhã deste sábado, por volta das 8 horas, na BR-356, km 36, próximo a Montes Claros, no Norte de Minas, matou duas pessoas e deixou outros dois feridos. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, testemunhas contaram que um Corsa , placa JFA-4224 , de Brasília de Minas/MG, foi atingido na traseira por um Gol – placa OGW-2357 de Val Paraíso Goiás/GO. Após a batida, o Corsa perdeu a direção, capotando várias vezes para fora da pista de rolamento e colidindo em uma árvore.
O motorista do Corsa, Paulo Afonso Ferreira de Carvalho, de 43 anos, e o passageiro do banco da frente, Marcos Matos Souza de 32 anos, morreram no local. Três viatura se deslocaram para o local onde Maria de Jesus Soares Souza , de 40 anos, estava inconsciente e presa às ferragens do veículo.
Uma criança, ISS, de 8 anos, foi socorrida juntamente com Maria de Jesus, que estava no banco de trás do Corsa, que foi retirada do veículo antes da chegada dos Bombeiros. As duas foram levadas para o Hospital Santa Casa de Montes Claros, Os passageiros o Gol nada sofreram. Após a perícia técnica, os corpos das duas vítimas fatais também foram retirados das ferragens.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75309
De: Jurandir Data: Sábado 27/4/2013 14:45:10
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Muito oportuna a manifestação de Valdir Sena. É impressionante o número de pessoas que foram vítimas (..) grilheiros de terra urbanas em Montes Claros. Nota-se uma certa indiferença da mídia em face deste problema que tem todos os ingredientes para ser o segundo maior golpe (estelionato) da história de Montes Claros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75308
De: MOISES DONIZETE CASTRO Data: Sábado 27/4/2013 13:57:24
Cidade: Montes Claros

Gostaria de elogiar,ó artigo de VALDIR SENNA, sobre ó terreno da PREFEITURA, vendido á COPASA.Uma pessoa,minha conhecida, quase foi vitina desta (...), em um loteno MORADA DO SOL, por sinal ó mesmo (...). Quanto foi á justiça defender seu imovél, na õ pareceu minguem,para reclamar á posse,mais as ameças por telefone, continuaraõ. Deveria sim á POLICIA, envestigar.Apesar da morte do (...)......

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75307
De: James Data: Sábado 27/4/2013 09:43:59
Cidade: MOC

Alguém sabe o que houve agora de manhã na BR 365? Quando eu vinha chegando a Montes Claros, vi subirem 3 viaturas dos Bombeiros, depois mais 2 viaturas do SAMU e uma da PRF, ambas com giroflex e sirenes ligados.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75306
De: Corpo de Bombeiros Data: Sábado 27/4/2013 13:36:42
Cidade: Montes Claros

(...)Mais um grave acidente hoje (27/04), na BR 365 Km 36, mobilizou o Corpo de Bombeiros em Montes Claros. Três viatura se deslocaram para o local onde a Srª Maria de Jesus Soares Souza (40 anos) estava inconsciente e presa às ferragens do veículo.Segundo testemunhas, o veículo Corsa (JFA-4224 de Brasília de Minas/MG) trafegava pela rodovia quando, por motivos desconhecidos, um veículo Gol (OGW-2357 de Val Paraíso Goiás/GO) encostou em sua traseira, fazendo o corsa perder o controle da direção, capotando várias vezes para fora da pista de rolamento e colidindo em uma árvore. Devido aos ferimentos provocados pela colisão, o motorista do Corsa (Paulo Afonso Ferreira de Carvalho de 43 anos) e o passageiro do banco da frente (Marcos Matos Souza de 32 anos) vieram a óbito no local. Havia ainda uma criança (Isabele Soares de Souza de 8 anos) junto com a Srª Maria de Jesus no banco de trás, que foi retirada do veículo antes da chegada dos Bombeiros.Após rebater o teto do veículo, facilitando o acesso à vítima o Corpo de Bombeiros, juntamente ao SAMU, retiraram a vítima com êxito, imobilizando-a e encaminhado ao Hospital Santa Casa de Montes Claros, juntamente com a criança. Os passageiros o Gol nada sofreram. Após a perícia técnica, os corpos das duas vítimas fatais também foram retirados das ferragens.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75305
De: Estado de Minas Data: Sábado 27/4/2013 09:16:16
Cidade: Belo Horizonte

Prefeito é cassado por abuso de poder político durante as eleições em Minas - Luiz Ribeiro - 27/04/2013 - 07h36 - Aumentou para 18 o número de cidades mineiras sujeitas à realização de nova eleição para prefeito por causa da cassação do eleito em outubro de 2012 em função de irregularidades na campanha. A última a engrossar essa lista é Rio Pardo de Minas, na Região Norte. A corte do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decidiu por unanimidade pela cassação do mandato do prefeito Jovelino Pinheiro da Costa (PP) e do vice, Geraldo Cantídio de Freitas (PHS), por abuso de poder político. Também foi decidida a realização de nova eleição no município, devendo a chefia do Executivo ser ocupada interinamente pelo presidente da Câmara Municipal. De acordo com o tribunal, no entanto, Jovelino vai permanecer no cargo até o julgamento dos eventuais embargos declaratórios que ele vier a apresentar. A assessoria do prefeito anunciou que ele vai recorrer da decisão. De acordo com a decisão, o prefeito e o vice ficaram inelegíveis por oito anos. Eles foram condenados ainda ao pagamento de multa de R$ 10 mil. Também foram cassados os direitos políticos por oito anos do ex-prefeito Antônio Cruz (PRTB), o Tonão, e do vereador eleito Juscelino Miranda da Costa (PP), que ainda deverão pagar multa no valor de R$ 10 mil. Em denúncia apresentada pelo Ministério Público Eleitoral, Jovelino Pinheiro e Geraldo Cantídio foram acusados de abuso do poder político porque, no período eleitoral, houve aumento salarial dos servidores da educação, que representam mais de 50% do funcionalismo municipal. De acordo com a ação, a medida acabou favorecendo a eleição de Jovelino, que foi apoiado pelo ex-prefeito Tonão. Ele venceu a disputa eleitoral com 8.719 votos (57,8%). A denúncia foi considerada improcedente na primeira instância. Mas o Ministério Público Eleitoral recorreu ao TRE. O relator do processo, Maurício Soares, considerou que houve abuso de poder político. No início deste mês, eleitores de quatro cidades mineiras tiveram de voltar às urnas para escolher o novo prefeito: Biquinhas, Cachoeira Dourada, São João do Paraíso e Diamantina, onde foi eleito o tucano Paulo Célio. Ontem, terminou o prazo para a diplomação dos eleitos nas quatro cidades.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75304
De: Waldyr Senna Data: Sexta 26/4/2013 16:33:41
Cidade: Montes Claros

Um terreno, dois donos?


Waldyr Senna Batista

A Prefeitura está devendo explicações sobre a venda que fez à Copasa de terreno situado na avenida José Correa Machado, que seria de propriedade do Município e que agora se sabe que teria sido vendido duas vezes. A operação consta de relato apresentado pelo gerente da empresa em Montes Claros, Daniel Antunes Neto, publicado no “montesclaros.com”.
O texto, apesar de não fazer qualquer menção ao assunto, põe em destaque rumores que há tempos circulam na região, segundo os quais quadrilha organizada, com a cumplicidade de cartório de cidade vizinha, apropria-se criminosamente de imóveis, que são passados adiante. Pelo volume das transações ilícitas de que se fala, pode-se imaginar que seria o fio da meada de um dos maiores escândalos já registrados no Norte de Minas.
Até então esses negócios fraudulentos tinham como vítimas pessoas físicas, especialmente donos de loteamentos que não teriam atendido corretamente a lei federal 58, substituída pela lei 6766, que regulamenta a matéria, disso se valendo os criminosos. Agora os fatos envolvem dois entes públicos, a Prefeitura e a Copasa, o que justificaria a intervenção do Ministério Público, da Polícia Federal e da Corregedoria da Justiça na apuração dos fatos. Consta que, há dias, em entrevista coletiva, o prefeito Ruy Muniz teria feito referência a essa ação criminosa, declarando: ‘Esse pessoal tem de ir para a cadeia”. Curiosamente, não saiu na imprensa essa declaração do prefeito, que por sinal também ainda não adotou qualquer medida legal para esclarecimento do assunto.
.
A nota do gerente da Copasa poderia servir como ponto de partida para a apuração do crime. Nela, ele afirma que o terreno pertenceu originalmente à Fundação São Norberto, tendo sido depois objeto de disputa judicial, que se arrastaria até hoje. Interessada na aquisição do imóvel, a empresa dirigiu-se à Prefeitura, onde ficou sabendo de processo administrativo referente ao terreno. Ele diz ter conversado com o prefeito da época (não revela quem era) e com procurador do município, aos quais fez ver que o negócio só seria concretizado depois de dirimidas todas as pendências judiciais e claramente demonstrado quem seria o legítimo proprietário do imóvel. Neste sentido, obteve certidão vintenária, retificação de área e expedição de nova matrícula, o que, diz ele, “deu segurança quase absoluta ao processo”.( Por que “quase”?)
O terreno foi a leilão público, não tendo havido lance, provavelmente devido às informações negativas a ele relacionadas, segundo a opinião do gerente. A partir de então, já não havia necessidade de licitação, e o lote foi oferecido à Copasa, que diz ter-se munido de todas as garantias e, conforme a nota publicada, “... só fez o pagamento depois da escritura ter sido registrada em nome da Copasa, num processo absolutamente legal”. Mas, acrescenta: “Registra-se que o mesmo terreno foi comprado por Wilson Cunha das pessoas que reivindicavam a titularidade”. Ou seja, a Prefeitura, apesar de todas as garantias legais oferecidas, vendeu à Copasa imóvel que já não lhe pertencia.
O texto deixa claro que a Copasa está consciente de que realizou operação legítima. Tanto assim que até instalou placa no local. Mas como isso seria possível diante da constatação de que o imóvel teria sido vendido antes?
Essa pergunta só poderá ser respondida após investigação formal a cargo de órgãos cuja função seja exatamente dirimir dúvidas quanto à legalidade de atos que envolvam o patrimônio público.

(Waldyr Senna é o decano da imprensa de Montes Claros. É também o mais antigo e categorizado analista de política. Durante décadas, assinou a "Coluna do Secretário", n "O Jornal de M. Claros", publicação antológica que editava na companhia de Oswaldo Antunes. É mestre reverenciado de uma geração de jornalistas mineiros, com vasto conhecimento de política e da história política contemporânea do Brasil)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75303
De: Mário Santos Data: Quinta 25/4/2013 20:01:19
Cidade: Montes Claros

(...) Que a policia está atada para nossa defesa, isso está claro, mas agora está tambem para defender a propria familia, é complicado.Vamos a praça da catedral neste domingo, precisamos nos manifestar. No meu tempo policial resolvia o problema na hora e todos ficavam bem

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75302
De: Waldir Data: Quinta 25/4/2013 17:48:27
Cidade: Montes Claros

Roubo de equipamentos de uma das torres mais importantes. Esta tem sido a explicação para a piora dramática dos serviços de uma empresa de telefonia celular na cidade, inclusive os de acesso à internet móvel. Já dura dias - e não se sabe quando os serviços voltarão a um nível mínimo aceitável. Mesmo sem prestar o serviço, a empresa exige o pagamento dos clientes, e não há a quem recorrer. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75300
De: Hoje em Dia Data: Quinta 25/4/2013 11:35:49
Cidade: Belo Horizonte

Montes Claros vende dívida de R$294 milhões à Caixa Econômica - Medida deve aliviar os cofres da Prefeitura, reduzindo os gastos mensais com juros. Girleno Alencar - A Prefeitura de Montes Claros está vendendo sua dívida de R$ 294 milhões para a Caixa Econômica Federal, em negociação para pagar em 30 anos, com parcela de R$ 2 milhões por ano.O prefeito Ruy Muniz está negociando com a Superintendência Regional da Caixa quanto a prefeitura ficará devendo a apenas uma instituição em vez de 62 atuais.Muniz também negocia com a Copasa, que explora os serviços de água e esgoto, R$ 152 milhões para urbanizar os córregos Pai João, Vargem Grande e Bicano.
INSS
Montes Claros deve R$ 294 milhões a diversos fornecedores, inclusive o INSS. Mensalmente, a prefeitura tem de pagar R$ 7 milhões desta dívida.Os fornecedores estão desesperados, pois 2012 não receberam os recursos. A saída encontrada pelo atual prefeito foi oferecer a dívida à Caixa, que liberará os R$ 300 milhões para receber em 360 meses.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75299
De: Cenira Data: Quinta 25/4/2013 07:58:02
Cidade: MONTES CLAROS  País: BRASIL

É um absurdo,ontem as 18:00 horas quando minha irmã juntamente com meu filho de 6 anos saiam do (...) do Jardim Palmeiras foram abordados por um homem que sacou uma arma e os obrigaram a descer da moto BIZ vermelha . Agradecemos a Deus pela vida, mas o ocorrido foi bem de frente ao 10º BPM e ao registrar o BO os policiais nos informaram que já se somavam 8ª roubo de motos no mesmo local. Até quando seremos reféns desses bandidos? (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75298
De: Luiz Carlos Data: Quinta 25/4/2013 09:46:31
Cidade: Montes Claros

MAis uma vez, o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, prorroga a campanha de vacinação contra gripe. Tenho uma filha de 4 anos, e estou a procura da vacina na rede particular, que ainda não esta disponivel. estamos acostumados a reclamar direitos, e que os recursos são disviados. MAs uma oportunidade como a de vacinar gratuitamente. Porque então o Estado não abre para vacinação em massa para todos nós? Eu quero ser vacinado bem como minha filha.Também pago impostos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75297
De: Ruth Tupinambá Data: Quinta 25/4/2013 10:38:20
Cidade: Montes Claros

REMINISCÊNCIAS

Ruth Tupinambá Graça

Felizmente as aulas já se iniciaram. Vejo a correria dos pais levando os pequerruchos para as escolas infantis, os maiores para os cursos fundamentais e a juventude alegre e despreocupada a caminho das faculdades.
É um espetáculo animador, que nos enche de esperança, de um futuro melhor, mais tranqüilo, com mais sabedoria, cultura, solidariedade.
Vendo este movimento, lembrei do meu tempo de estudante na antiga Escola Normal Oficial de Montes Claros, onde também estudaram grandes homens: Cyro dos Anjos, Darcy ribeiro, Hermes de Paula, Candido Canela e muitos outros que merecem nossa admiração e respeito.
Era a única opção naquele tempo. Funcionava naquele casarão antigo (hoje casarão da Fafil, todo reformado) de portas e janelas gigantescas, sacadas de ferro, com belíssimos arabescos e largas escadarias com os corrimões trabalhados em madeira de lei, retratos de uma arquitetura antiga, executada por simples mestres de obras, que nunca freqüentaram uma Faculdade de Arquitetura ou Engenharia. Entretanto, esforçados e inteligentes, deram à nossa cidade antiga belos sobrados, que ainda hoje continuam firmes, enfeitando nossas ruas e praças.
Infelizmente, muitos já foram demolidos (um crime) que não me canso de reclamar. Mas o que fazer? É a eterna displicência dos montesclarenses de hoje.
Nossa cidade não possuía clubes sociais. Eram no Casarão da Fafil todas as festas e bailes, em beneficio da Caixa Escolar. As escolas eram pobres de fazer dó e o nosso governo nem se lembrava que elas existiam. As diretoras eram obrigadas a providenciar manutenção, material escolar, merenda, etc. A única solução eram os bailes em beneficio da Caixa Escolar que aos "trancos e barrancos" mantinham as escolas públicas. Esperávamos com ansiedade estes bailes (uma rara oportunidade para os namorados se encontrarem), principalmente porque não tínhamos outra opção e também devido ao regime rigoroso dos pais.
As belas sacadas, nas portas da frente eram o refúgio dos namorados. Por trás das pesadas cortinas, as mãos atrevidas se encontravam e os olhares lânguidos traduziam tudo,enquanto os outros casais deslizavam ao som do piano de Dulce Sarmento, o sax do Tonico Teixeira, o bandolim de Ducho e a clarineta do Adail Sarmento. Tocavam a noite inteira sem nenhuma remuneração, colaborando com as diretoras para o bom funcionamento das escolas. Graças ao ambiente do "Casarão" e o romantismo daquela época, muitos "romances” se concretizaram em casamentos (inclusive o meu), formando as famílias tradicionais que ainda hoje existem na multiplicação dos filhos, netos e bisnetos. Bendito Casarão, e bendita Escola! Fechando os olhos, recordo meu tempo de estudante "novinha em folha" com meus 15 anos (quando comecei o Curso de Magistério), cheia de vida e o coração transbordando de sonhos e esperanças...
Da sacada do "velho Casarão", às doze horas (horário de começarem as aulas) eu vejo os meus professores, um a um, descendo apressadamente a rua Dona Eva (ninguém possuía carro) com os livros apertados em baixo dos braços.
Dr. Plínio Ribeiro, pontualidade inglesa, não atrasava um só minuto. Sistemático, enérgico, mas competente professor, transformando suas aulas de Ciências Naturais num show de sabedoria e cultura; Dr. Alfredo Coutinho (pai da querida historiadora Milene Mauricio), extremamente educado, um perfeito cavalheiro, se esmerava em suas aulas de História; Dr. José Thomaz de Oliveira (pai do grande jornalista Jair de Oliveira) sério, inteligente, mas extremamente amigo dos alunos. Sabia transmitir e tornar agradáveis as aulas de geografia; Dr. João Câmara, grande mestre da matemática. Um tanto sisudo, mas um coração de manteiga: não sabia dar "zero" e olhem que esta matéria é "fogo"; Dona Joana D`Arc Veloso, a tranqüilidade em pessoa. Competente nas suas aulas de francês(foi este francês que me valeu, quando fiz vestibular aos 60 anos); Dulce Sarmento com suas aulas de Música e Canto Coral, se esforçava para nos "ilustrar" com as tradicionais músicas clássicas e de salão. Dona Lília Câmara (a primeira mulher que fez curso superior em nossa terra, formando em Belo Horizonte), no seu português impecável: a ela devo o que aprendi da nossa difícil e complicada língua portuguesa. Era enérgica e brilhante; Dr. Marciano Mauricio, galanteador e a diplomacia em pessoa, conhecedor da matéria de Psicologia Infantil e Higiene Escolar. Unia o útil ao agradável, era um tremendo "pé de valsa", não perdia os bailes da Caixa Escolar e dançava com todas as alunas; Dona Nazinha Maurício; Dona Niêta Veloso, Taúde Pinheiro, Anelita Vale, Zinha Sarmento, com muita saudade as recordo. Extremamente dedicadas, cumpriam religiosamente a missão de ensinar e completavam o Programa Escolar da nossa Escola. Todos trabalhavam por amor, pois o salário era mínimo e chegava em suas mãos com "aquele atraso"...
Doninha Câmara era Inspetora de alunos, e como era enérgica! Vigiava nossa turma constantemente e “ái” daquela que ousasse trazer o namorado até a porta da Escola. Para comentarmos as novidades da terra, escondíamo-nos em baixo das escadas do velho Casarão. Ela não admitia grupinhos fofocando(mas certas horas era tão camarada!).
Muitas vezes se prontificava a nos levar ás festas de fogueiras e com o bando de moças, atravessava a cidade em direção a malhada dos Santos Reis, sitio do meu tio Pedro Mendonça ou à chácara do Pequi de João Mauricio e ainda , à dos Bois da família Peres. Era aquela folia, dançando até o amanhecer ao som da sanfona de João Moreira. Aquela escola nos proporcionava muita cultura e também muita alegria.
Foi um tempo muito bom e inesquecível.
Para infelicidade da juventude montesclarenses, esta escola foi cortada em 15 / 02/ 1938 pelo dec. 63.
Este ato infeliz, quanto inexplicável, foi uma tragédia para nossa cidade. Decretado pelo Interventor, Dr. Benedito Valadares e, até hoje, não se sabe o motivo deste desastroso acontecimento. O Velho Casarão ficou vazio triste e mudo. Aquela mocidade alegre que enchia seus salões ficaram sem opção por muitos anos com o fechamento da escola, que era a única em nossa terra, aberta aos ricos,e pobres, brancos e negros, sem distinção de raça ou credo..
Dr. Plínio Ribeiro, quando deputado federal, em um dos seus admiráveis gestos, retornou para nossa cidade a escola normal, que até hoje existe. Não bastasse o admirável empenho em trazer a cultura e a educação para todos, doou ,de seu patrimônio pessoal, o terreno, sem cobrar do estado um centavo sequer!
Tal exemplo deveria servir de parâmetro, orientação e inspiração para os nossos homens públicos, políticos e administradores de hoje em dia.

(N. da Redação: Ruth Tupinambá Graça, de 96 anos, é atualmente a mais importante memorialista de M. Claros. Nasceu aqui, viveu aqui, e conta as histórias da cidade com uma leveza que a distingue de todos, ao mesmo tempo em que é reconhecida pelo rigor e pela qualidade da sua memória. Mantém-se extraordinariamente ativa, viajando por toda parte, cuidando de filhos, netos e bisnetos, sem descuidar dos escritos que invariavelmente contemplam a sua cidade de criança, um burgo de não mais que 3 mil habitantes, no início do século passado. É merecidamente reverenciada por muitos como a Cora Coralina de Montes Claros, pelo alto, limpo e espontâneo lirismo de suas narrativas).

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75296
De: R7 Data: Quinta 25/4/2013 09:12:50
Cidade: São Paulo

Um helicóptero precisou fazer um pouso forçado, no centro de Montes Claros, no norte de Minas, nesta quarta-feira (24). O piloto parou em um lote vago após quase perder o controle da aeronave.O helicóptero decolou de Pirapora, na mesma região e, segundo informações do piloto, ficou sem combustível no meio do caminho. A Polícia Militar foi chamada até o local do pouso para registrar a ocorrência.Após conseguir abastecer a aeronave, o piloto retirou o helicóptero do lote e prosseguiu viagem. Ninguém se feriu.


Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75295
De: José Prates Data: Quarta 24/4/2013 18:01:28
Cidade: Rio de Janeiro - RJ

A nossa Montes Claros

José Prates

Quando ouvimos falar sobre Montes Claros, como ontem, quando a TV Globo noticiou os tremores de terra que lá acontecem, não podemos impedir que nos venha à mente a cidade que nos recebeu na adolescência e nos encaminhou para a vida, cujos passos ainda trazemos na memória. Estivemos lá em janeiro passado, mas, a encontramos, para nós, quase irreconhecível porque a nossa Montes Claros, a cidade sertaneja bonita, com linguajar mineiro, perdeu muito do seu jeitão sertanejo. Cresceu e com o crescimento muita coisa modificou-se, sem, contudo, perder aquela maneira gostosa do sertanejo sem pressa, parando na rua pra cumprimentar o amigo. A cidade cresce, o modernismo chega, mas, a humildade continua a embelezá-la com aquela fala mansa no sotaque mineiro misturado com baiano. No mundo inteiro, poucos lugares existem com a beleza poética do sertão mineiro, cujos filhos esbanjam filosofia no linguajar.
No centro da cidade, ficamos parados numa esquina, olhando pra um lado e para o outro sem identificar ninguém que passava apressado, no ritmo de lugar grande. As ruas são as mesmas, com a mesma largura, como a Dr Santos que pouco mudou. Quanta saudade dessa rua, a principal, onde estavam o centro comercial e as principais residências como a do Dr Alfeu, do Dr Konstantin, de Luiz de Paula; e as lojas mais famosas como a de Waldyr Macedo, o Foto Pinto, o Jornal de Montes Claros e lá na esquina com Rua Quinze, o bar de Zé Periquitinho com seu caldo de cana e pastel feito na hora. Descia um pouco, passando pela loja de automóveis, vinha o velho mercado municipal atulhado de bancas, ainda exalando o cheiro forte de pequi. O ambiente quase o mesmo de outros tempos, nos conduz ao passado, mas, a gente que passa apressada, enchendo os passeios, nada nos diz. São pessoas desconhecidas, vinda de outros lugares que fizeram a cidade crescer para lhes abrigar. Ninguém nosso conhecido; ninguém se abrindo em sorriso, de braços abertos, vindo ao nosso encontro para um abraço de boas vindas. Ali, os desconhecidos éramos nós.
A Montes Claros que deixamos e que temos na lembrança parece com a que estávamos vendo, mas, não era ela. O lugar onde nascemos ou simplesmente fomos criados até a idade adulta e de lá nos afastamos por qualquer circunstancia, permanece em nossa lembrança como o víamos e o sentíamos então, porque à lembrança convém manter intacto como gravou, aquilo que lhe faz reviver o passado, sem a influência do tempo que a tudo modifica. Assim, Montes Claros está em nossa mente. Humilde, com jeito sertanejo; líder sem a pretensão de se impor. Pouca gente nas ruas; habitantes, eram cinqüenta mil. Hoje são quatrocentos mil que encheram as ruas de novos prédios e deram à cidade outras fronteiras. Sufocou a poesia e destruiu a brejeirice da sertaneja mulata, namorada do sertão, cheia de poesia nas noites de seresta na voz de Nivaldo Maciel e João Leopoldo. Sofreu a ação do tempo que lhe fez crescer para abrigar os milhares de almas que lhe procuram como abrigo. É o progresso que ignora a poesia, na busca do desenvolvimento. Vamos, porém, deixar que continue em nossa lembrança a Montes Claros do nosso passado, a Montes Claros amiga que nos recebeu, nos abrigou e nos abriu espaço para a vida.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75294
De: Paula Data: Quarta 24/4/2013 14:58:17
Cidade: Montes Claros

Um helicóptero perde o controle, quase cai e pousa em lote vazio no Major Prates!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75293
De: Leandro Data: Quarta 24/4/2013 12:23:56
Cidade: MOC/MG  País: BR

Helicoptero faz pouso forçado proximo ao hotel zacalex. A principio foi falta de combustivel.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75292
De: Wanderlino Arruda Data: Quarta 24/4/2013 23:02:27
Cidade: Montes Claros

MONTES CLAROS, SESSENTA ANOS ATRÁS

Wanderlino Arruda

Quando Celso Brant dedicou toda a revista ACAIACA de agosto de 53 a Montes Claros, comandavam esta cidade o Capitão Enéas Mineiro de Souza e o Coronel João Lopes Martins, duas patentes ainda bem vivas na lembrança de leitores mais velhos, cada uma delas com personalidade bem forte, à moda da época, revolucionários e conservadores, marcantes de paixão, um tanto próximos do caudilhismo com feição regional. A Câmara Municipal, dirigida pelo flegmático João F. Pimenta, tinha a respeitabilidade da década, uma saudosa coerência de bom comportamento. Dos quinze cidadãos com acento na casa, nenhum mais aqui para servir de testemunha. Também já não temos o juiz Ariosto Guarinello, o bispo Luiz Victor Sartori, o delegado José Coelho de Araújo, nem os colaboradores da revista padre Agostinho Beckhauser, Nelson Washington Vianna, Alfred Hannemann, José Monteiro Fonseca, Neném Barbosa, Pedro Sant`Ana, Irmã Rudolfa e os poetas Geraldo Freire e Dulce Sarmento. Ninguém mais para contar a história, pois todos na longa viagem da eternidade... Com sessenta anos passados, é bom que ainda reste a lembrança de amigos como o professor Belisário Gonçalves, figura e estilo tão próximos de Castro Alves, do repórter José Prates, nosso primeiro jornalista de rua e de redação, ainda no batente, escrevendo do Rio de Janeiro para o Montesclaros.com. Também já ausentes do plano físico, Felicidade Tupinambá, João Vale Maurício, Konstantin Christoff, Flora Pires Ramos, Cândido Canela, Irmã Maria de Lourdes, Orestes Barbosa e Lourdes Martins, Áflio Mendes de Aguiar, Afonso Pimenta e Feliciano Oliveira. Vivos, bem vivos, muito vivos, aproximando-se gloriosamente dos cem anos, Luiz de Paula Ferreira e Yvonne Silveira, companheiros da Academia Montesclarense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros. Todos juntos, formaram um belo corpo editorial, de prosa e poesia e de desenho, agradáveis, bem feitos, até com um lindo toque de romantismo pelo muito amor a terra montes-clarense. Confesso que o mais gostoso na velha revista ACAIACA era o conjunto de anúncios, alguns até de página inteira, muitos com ilustrações interessantíssimas. Yvonne Silveira e Luiz de Paula que me digam se estou ou não falando a verdade, se é ou não salutar o direito de ter saudades. Quem - dos mais velhos - não se lembra, por exemplo, de nomes importantes como, Casa Alves, Imperial Casa Ramos, Big-Bar, Salão Rex, Joalheria Coelho, Assombro da Pirotécnica, Casa Elza, Loyola e Companhia, Turmalina, Instituto de Beleza Gilda, Casa Paulino, Alfaiataria Ribeiro, Macarrão Iracema, Bar de Tito Versiane? Quem não tem ainda gravados na memória nomes tão conhecidos como Hotel São Luiz, Hotel São José, Hotel Santa Cruz, João Souto Consignações, Casa para Todos, A Construtora, Ayres Alfaiate, Joalheria Cima, Transportadora Armênio Veloso, Farmácia Americana, Maternidade Santa Helena? São gratificantes pedaços de lembranças, coloridos no tempo e nos sonhos... Tudo na revista é interessante, mas o sensacional mesmo são as fotografias feitas pela mão de mestre de José Figueiredo Pinto, também inesquecível. Na página infantil, retratos dos garotos Jorge Enéas e Catarina. Nas páginas de esportes, flagrantes de momentos históricos dos atletas do Montes Claros Tênis Clube, Moema, Zembla, Glória, Eunice, Ilza, Marlene, Shirley, Wilma, Norma Maria, Stela, Zenaide, Clarissa, Consolação. No bloco da educação, fotos de alunas e professoras, do Colégio Imaculada. Como fechamento de ilustração, bonitos exemplares das raças gir e indubrasil das fazendas de Dominguinhos Braga, Osmane e Neném Barbosa, João Alencar, Antônio Augusto e Geraldo Athayde. Naquele tempo, havia os Bancos do Brasil, Hipotecário e Agrícola, Minas Gerais, do Comércio, Crédito Real. Não havia Banco do Nordeste. O Banco do Estado de Minas Gerais ainda era chamado de Banco Mineiro de Produção. Institutos Históricos e Geográficos de Minas Gerais e de Montes Claros
IP:189.12.248.148

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75291
De: Estado de Minas Data: Quarta 24/4/2013 14:04:40
Cidade: Belo Horizonte

Advogado engana policiais e foge com cliente que estava detido em Montes Claros - Fuga aconteceu no momento em que policiais registravam boletim de ocorrência por transporte irregular de carga - A polícia civil procura um advogado que ajudou seu cliente a fugir no momento em que a Polícia Rodoviária Federal registrava boletim de ocorrência por transporte irregular de carga, em Montes Claros, no Norte de Minas. O proprietário do caminhão de 41 anos já estava detido, quando seu advogado chegou ao local e enganou os policiais rodoviários, pedindo a chave do carro do cliente para pegar um celular. Os dois entraram no veículo e fugiram.
A confusão começou quando o motorista do caminhão viu que polícia realizava blitz na BR-251 e, sabendo da carga de carvão nativo irregular, abandonou o veículo no meio da pista e fugiu. Em seguida acionou o proprietário do caminhão e informou do ocorrido. Segundo a PRF, o proprietário se apresentou no local, onde foi solicitado que ele apresentasse os documentos fiscais e de licença ambiental. Dentro do caminhão, os policiais encontraram duas notas fiscais e duas guias de controle ambiental falsas.
O carro em que o homem estava foi apreendido e ele foi conduzido em viatura até um posto policial em Montes Claros, onde começou a ser feito o registro de boletim de ocorrência. Ainda segundo a PRF, em determinado momento o homem pediu aos policiais para acionar seu advogado, o que foi permitido. Ao chegar, o advogado pediu que os policiais liberassem a chave do carro do cliente, pois precisavam pegar um celular que estava dentro do veículo. Os dois caminharam até o carro e fugiram.
O inspetor Adilson Souza explica que os policiais optaram por não ir atrás dos dois, uma vez que os autores já estavam identificados e não havia necessidade de colocar a vida de outras pessoas em risco em uma perseguição. “Hoje não se pode algemar qualquer pessoa e o detido estava colaborando, não tinha com o que a polícia se preocupar naquele momento”, explica o inspetor.
O caminhão, a carga e as notas fiscais falsificadas foram apreendidos e estão à disposição do Ibama e da Polícia Civil. A carteira de habilitação do proprietário do caminhão e o cartão de visitas do advogado também estão com a polícia. Segundo a PRF, o fato será comunicado à OAB em Montes Claros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75290
De: Adalberto Data: Quarta 24/4/2013 12:15:06
Cidade: Montes Claros

Aconteceu em M. Claros, muito recentemente. Um excelente policial, com histórico irrepreensível, dormia em casa, com sua família. Por volta das duas horas da madrugada, ouviu barulho, no interior da casa, em bairro de classe média. Dois assaltantes haviam desmontado a fechadura - e entrado. O policial defendeu sua família - atirou. Feriu um dos ladrões, mas os dois escaparam. Agora, vai enfrentar "a justiça", de acordo com a lei "dos políticos". Os mesmos políticos que desarmaram os cidadãos - e soltaram os ladrões e assassinos sobre as famílias de todos. Em tempo: o bairro do policial, como em toda a cidade, está sob ataque dos ladrões. É a triste realidade dos nossos dias. O que têm a dizer os políticos que fazem as leis que protegem os criminosos e deixam toda a população refém deles, enquanto resguardam suas famílias em condomínios de luxo ? (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Página Anterior >>>

Abra aqui as mensagens anteriores: