Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 26 - domingo, 22 de fevereiro de 2026

Desabamento de parte do teto da Matriz de Montezuma, em noite de primeira comunhão (ou de crisma), feriu 80 pessoas, 8 em estado mais grave. Não chovia. Leia o relato completo dos Bombeiros. (Veja o vídeo no whatsapp montesclaros.com, no @montesclaroscom, o instagram da 98FM, e no facebook Montesclaroscom Radiomoc)

Sexta 22/12/23 - 1h18

Divulgado pelos Bombeiros:


Na noite da última quinta-feira (21), poe volta das 21h20, o Corpo de Bombeiros recebeu através do telefone 193, informação de que parte do telhado da igreja Matriz Santa Ana e São Joaquim em Montezuma, veio a desabar durante celebração de uma missa em comemoração ao natal.

Era dia de primeira eucaristia, motivo pelo qual havia grande quantidade de crianças na celebração.

A igreja encontrava-se com aproximadamente 300 pessoas de diversas comunidades da região, dentre adultos, idosos e crianças.

Não chovia no momento do fato.

80 pessoas ficaram feridas, sendo que 72 tiveram ferimentos leves e escoriações, sendo atendidas e liberadas logo após, sendo que 4 das liberadas irão retornar para realizarem radiografia logo pela manhã.

As outras 8 vítimas apresentaram estado mais grave e foram transferidas para a cidade de Janauba ( 2 suspeita traumatismo coluna cervical , 2 crianças corte profundo, 1 senhora forte dor torácica , 1 corte na cabeça e confusa e, 2 trauma na coluna cervical e lombar).

As vitimas foram conduzidas ao hospital por 8 ambulâncias das cidades vizinhas.

O Corpo de Bombeiros de Janaúba empenhou 05 militares e 02 viaturas para o atendimento da ocorrência e vistoria no imóvel.

No momento do fato houve apoio da Polícia militar, Perícia da Polícia Civil e e Defesa civil Civil de Montezuma.

Segundo informações do comandante dos Bombeiros de Janaúba, Tenente Paulo Henrique, a situação já está sob controle e os pacientes devidamente encaminhados e atendidos nos hospitais.

O Corpo de Bombeiros vistoriou e isolou o imóvel devido a instabilidade do madeiramento do telhado que corre risco de colapso.


Os bombeiros de Janaúba permanecerão na cidade para dar o apoio necessário à comunidade.

***

Jornal Estado de Minas, de BH:


Telhado desaba durante celebração de crisma no Norte de Minas

Cerca de 100 pessoas estavam no local. Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e SAMU foram acionados para atender ao acidente
Isabela Bernardes

O telhado de uma igreja desabou em Montezuma, no Norte de Minas, enquanto era celebrada a crisma de fiéis. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), o acidente aconteceu na noite desta quinta-feira (21/12), e cerca de 100 pessoas estavam no local.

Ainda de acordo com informações iniciais, há equipes do SAMU e da Polícia Militar na igreja. Uma mulher estaria debaixo dos escombros. Duas equipes dos bombeiros de Janaúba foram acionadas para atender a ocorrência.

Ambulâncias e médicos do município e de cidades vizinhas foram mobilizados para apoio.

Segundo o CBMMG, ainda não é possível informar quantas pessoas ficaram feridas e se há novos riscos estruturais no local.

***

Jornal O Tempo, de BH:

Teto de igreja desaba durante crisma e deixa vários feridos no interior de MG

Caso aconteceu durante missa na cidade de Montezuma; ainda não há informação de quantas pessoas estão feridas e nem da gravidade
José Vítor Camilo

Uma crisma, sacramento em que o fiel recebe uma unção com um óleo, foi interrompida por uma tragédia na noite desta quinta-feira (21 de dezembro) após o teto da igreja desabar e deixar diversos feridos no Norte de Minas. Na hora do incidente, a Igreja Matriz de Montezuma, cidade de 8 mil habitantes, estava com cerca de 100 pessoas acompanhando a celebração.

O Corpo de Bombeiros de Janaúba, cidade localizada a cerca de 152 km do local do acidente, foi acionado por volta das 19h até a praça José Batista, no centro do pequeno município. Um vídeo mostra o local instantes após o ocorrido:

As informações preliminares da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Polícia Militar (PM), que chegaram primeiro ao local, apontavam para a existência de muitas pessoas feridas, sendo que haveria pelo menos uma vítima do sexo feminino presa sob os escombros.

Até o momento, ainda conforme os bombeiros, não foi possível determinar com precisão o número total de vítimas. No entanto, ambulâncias e médicos de Montezuma e cidades vizinhas estão mobilizados para auxiliar no atendimento.

A informação inicial é de que a maioria dos feridos apresenta apenas lesões leves. Ainda não há informações disponíveis sobre possíveis riscos estruturais no local.

***

Divulgação da PM:

A Polícia Militar de Minas Gerais, por meio de sua 11ª RPM, foi acionada, na noite dessa quinta-feira (21), a comparecer à Igreja Matriz Santa Ana e São Joaquim, na Praça Valentim Alves Pereira, Centro, em Montezuma, onde parte do teto do local desabou.

Havia aproximadamente 300 pessoas, dentre elas, crianças e adultos de diversas comunidades da região.

O desabamento causou ferimentos em 80 vítimas. Dessas, 72 foram atendidas e liberadas após apresentarem pequenas escoriações pelo corpo e, algumas delas, pequenos cortes na cabeça.

Ressalta-se que 08 vítimas apresentaram estado mais grave, necessitando ser transferidas para o HPS da cidade de Janaúba. Dessas, 04 com suspeita de traumatismo craniano, 02 com suspeita de lesão na coluna, 01 com corte profundo na cabeça e ainda confusa e 01 senhora com forte dor torácica.

Segundo o perito da Polícia Civil, o acidente ocorreu, provavelmente, pelo mau estado das madeiras, que não suportou o peso do telhado e desabou.

Não estava chovendo no momento do incidente.

Participaram da ocorrência diversas ambulâncias do Samu e dos municípios vizinhos. Além disso, estiveram presentes no local policiais e bombeiros militares, o perito da Polícia Civil e o representante da Defesa Civil Municipal.


***


✅ Clique para seguir o canal da 98FM/montesclaros.com no WhatsApp👇🏻
Acesse aqui

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais