Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - domingo, 10 de novembro de 2024

Mural

Jornalismo exercido pela própria população

Deixe sua notícia neste Mural, clique aqui para enviar
<< Próxima Página

Mensagem N°50704
De: Heloísa Data: Quarta 30/9/2009 07:35:40
Cidade: Moc

Com o céu limpo, "areado", de onde virá a chuva que o dia promete nos presentear?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50702
De: Jornal O Tempo Data: Quarta 30/9/2009 07:20:47
Cidade: Belo Horizonte

Lei mineira espanta investimento - Legislação de outros Estados prima pela atração de investidores - Helenice Laguardia - A legislação ambiental de Minas Gerais não somente ganhou fama de ser uma das mais rigorosas do país como tem mostrado, na prática, que as multas impostas ao produtor rural acompanham uma disciplina punitiva, principalmente no Norte do Estado e no Projeto Jaíba. "A lei (novo Código Florestal de Minas) não está criando nenhuma flexibilidade para novos desmatamentos. Ao contrário, está sendo mais severa com novos desmatamentos", afirmou o secretário de Estado de Meio Ambiente, José Carlos Carvalho, durante a assinatura, no início do mês, do decreto que regulamenta a nova lei florestal do Estado.
Se em Minas impera o castigo, em Goiás e Tocantins, por exemplo, o trato com o meio ambiente busca a sustentabilidade, um equilíbrio com a produção agropecuária para atrair novas empresas e empreendedores insatisfeitos com políticas ambientais severas de outros Estados.
"É ordem do governador acelerar o licenciamento ambiental, observando as questões legais, para atrair investimentos", explicou o diretor de licenciamento ambiental de Tocantins, Carlos Danger, sobre a tática do governador Carlos Henrique Gaguim (PMDB). Em Goiás, a tendência à conciliação dos interesses também impera (veja quadro comparativo). "Fomos recebidos pelo governador (de Goiás) que analisou cada ponto da lei ambiental para levarmos nosso empreendimento para lá", disse um empresário que está quase desistindo de permanecer no Norte de Minas Gerais devido aos entraves burocráticos e autuações do IEF, consideradas por ele abusivas.
Em Goiás, a ordem é atrair investimentos e unir agricultura e pecuária ao meio ambiente. "Dá para associar as duas coisas, não podemos barrar o desenvolvimento", explicou o engenheiro agrônomo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e de Recursos Hídricos de Goiás, Arailson da Rocha Moreira. O licenciamento ambiental sai rápido por lá, no máximo em 90 dias. "Em geral, não demora porque os técnicos que solicitam licenciamento já sabem bem as regras, o que facilita o processo", contou.
O Estado de Tocantins é novo na idade e nas ideias dos legisladores. "Temos um sistema de agendas que a gente consegue reunir, em um único lugar, o Instituto Natureza do Tocantins, a outorga da água e o licenciamento florestal". Minas Gerais também faz deste jeito, por meio das superintendências Regionais de Minas (Supram), mas muitos empresários reclamam que os processos se arrastam por até quatro anos ou mais. "Em Tocantins, um licenciamento de pequeno e médio porte sai em 120 dias e um de grande porte em, no máximo, até 12 meses", informou Carlos Danger.
Outra iniciativa em Tocantins é observar as experiências bem-sucedidas na área ambiental de outros Estados, como São Paulo e Paraná.
Tocantins se ampara na pecuária, plantio de soja, cana de açúcar e eucalipto. "Temos sete usinas de álcool e açúcar e estamos atraindo empresas para o plantio de cana e eucalipto. Já temos a Suzano, GMR, Eco Brasil e Timber", enumerou. Para Carlos Danger, é possível conciliar o desenvolvimento econômico do Estado com a legislação ambiental. "Isto é vontade política de investir nos órgãos ambientais. O produtor pode plantar e depois vai mostrar as áreas de Reserva Legal, Áreas de Proteção Permanente e área de uso alternativo do solo. E nem por isso, o Jalapão, (um santuário desértico dentro do Estado de Tocantins) está ameaçado de extinção", disse.
Na esfera das multas, o Estado de Goiás é menos condescendente do que o da Bahia, que reduziu o valor das punições em até 90%, mas mesmo assim, "permite converter em até 50% do valor da multa aplicada na obrigação de execução pelo infrator". Em Tocantins, a agricultura intensiva, com uso contínuo de equipamentos agrícolas mecanizados, tem autorização para desmatar e fazer a compensação ambiental.

Estado culpa governo federal de ter travado o Projeto Jaíba - Representante do governador promete receber produtores nesta quinta-feira - Helenice Laguardia - O governo do Estado prometeu enviar documentação ao Ministério do Meio Ambiente para desconsiderar a Mata Seca, presente no Norte de Minas e em Jaíba, como sendo Mata Atlântica. Em audiência ontem na Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Minas, o diretor de Desenvolvimento e Conservação Florestal da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Luiz Carlos Cardoso Vale, informou que enviará, até sexta-feira, uma compilação de quatro volumes de documentos com informações técnicas ao governo federal.
"Por determinação do ministro Carlos Minc, nos foi solicitado estudos técnicos para que pudéssemos contrapor a esta questão da inclusão da Mata Seca como bioma da Mata Atlântica". Segundo ele, essa conclusão veio de um levantamento do IBGE. "Entendemos que tecnicamente há um equívoco; a Mata Seca não se enquadra no bioma da Mata Atlântica", admitiu.
Luiz Carlos acrescenta, logo em seguida, que o governo do Estado tem que obedecer à legislação federal, no que se refere à inclusão da Mata Seca. Em relação ao Jaíba, Luiz Carlos explica que o decreto estadual publicado na semana passada dá tratamento diferenciado. "O decreto considera de utilidade pública as atividades do projeto. Então, dentro do perímetro do Jaíba, as áreas incluídas no projeto podem sim ser desmatadas. O restante tem que ter anuência do Ibama porque esta é a norma federal", explicou. No entanto, o Ibama já informou que não precisa de dar aval para que as áreas de regeneração primária sejam liberadas para plantio.
Luiz Carlos jogou toda culpa na lei federal. "Como ela é única no Brasil, não permite que os Estados exerçam a sua possibilidade de legislar concorrentemente", conclui.
Mas o deputado estadual Paulo Guedes (PT) rechaçou as informações da audiência pública e duvida que o encontro de ontem vai resolver algo para o produtor do Jaíba.
Amanhã, o deputado promete entrar com um pedido de investigação no Ministério Público Federal. "Será contra um jornal apócrifo que está sendo distribuído no Norte de Minas e no Projeto Jaíba. Estão jogando milhares de jornais nas esquinas de Montes Claros usando a estrutura do IEF", criticou ao informar que a publicação tenta eximir o governo de culpa pelas multas exorbitantes.
Revisões. O governo promete também iniciar os diálogos com produtores do Jaíba. "Amanhã eles começam a ser chamados no escritório do IEF, no Jaíba, e no Ibama, em Montes Claros", prometeu o gerente executivo do Projeto Jaíba, Luiz Afonso Vaz de Oliveira, que se reúne hoje com técnicos dos dois órgãos para, segundo ele, nivelar as informações a serem prestadas.
Propaganda antes de solução dos problemas - Apesar de até agora nenhum produtor ter sido procurado pelo IEF, para rever as multas, e nem o Ministério do Meio Ambiente ter recebido a justificativa do Estado, que confirma que o Projeto Jaíba é de interesse social, portanto, área de plantio, o governo do Estado já começou a veicular propaganda nas emissoras de rádio e TV da região destacando sua atuação na resolução dos problemas.
"Em horário nobre, o governo anuncia o decreto e um pacote de subsídios para incentivar a produção no Jaíba, e diz que vai rever caso a caso as multas e parcelar as dívidas. Mas até agora, nada de concreto foi feito", disse o deputado Paulo Guedes (PT), autor de pedido de CPI para apurar a indústria de multas na região.
Coincidentemente, o governo publicou ontem leis e decretos no Diário Oficial do Estado que beneficiam o Norte de Minas, mas não resolvem o problema do Jaíba. (HL)
Deputados do Norte não querem CPI - Depois de realizar audiência pública na Assembleia Legislativa, ontem, o deputado estadual Gil Pereira (PP) disse que não vai assinar a CPI para apurar a indústria da multa na área ambiental do governo do Estado. "Há um entendimento errôneo do governo federal em falar que Mata Seca é Mata Atlântica, queremos rever isto de forma pacífica", justificou.
O deputado Arlen Santiago (PTB), também do Norte de Minas, não assinou a CPI, alegando politização do assunto. Ele disse que o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, se negou a receber a comitiva de deputados do Norte de Minas. "O Minc quer receber uma documentação em que o Estado de Minas prove que a Mata Seca não é Mata Atlântica para ele mandar para a Advocacia Geral da União para resolver o problema", reclamou.
"Estão é boicotando a CPI a pedido do governo", criticou o deputado Paulo Guedes (PT), autor do requerimento. (HL)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50699
De: Ney Data: Quarta 30/9/2009 07:12:57
Cidade: M. Claros- MG

O dia amanheceu quente, depois de uma terça-feira de temperaturas recordes em M. Claros. A previsão é de "chuvas ao longo do dia com alguns períodos de melhoria". Mas, faz sol. Ontem, havia previsão de 2 milímetros de chuva para hoje e 2 para amanhã. Agora, há previsão de 8 milímetros para hoje. A conferir.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50692
De: Lúcio Data: Terça 29/9/2009 19:00:23
Cidade: Montes Claros/MG  País: Brasil

O Sr. Ponciano nos assusta com a afirmação de que as invasões foram permitidas na administração passada. Primeiro porque o processo investigativo corre sob segredo de justiça a pelo menos 8 anos. Segundo porque ele tem completa ciência de todo o processo já que era representante da copasa com cadeira cativa no CODEMA na administração passada. No entendi suas colocações, tão pouco suas intenções.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50680
De: Rafael Data: Terça 29/9/2009 14:33:17
Cidade: Montes Claros

Os termômetros internos dos carros acabam de bater nos 39 graus em Montes Claros! Consultei a umidade do ar - 14 por cento no aeroporto (onde os termômetros marcam 36ºC). Amanhã, a temperatura pode cair 10 graus.
QUEDA
E acabo der ler:"Uma massa de ar frio que chega da Argentina promete baixar a temperatura em 10 graus em todo o Estado na quarta-feira". A previsão é para toda Minas Gerais.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50675
De: BACCELI Data: Terça 29/9/2009 12:50:43
Cidade: Montes Claros

gostaria de me referir a mensagem de numero 50635 com todo respeito é claro mas não posso concordar com a idéia de que são esses eventos promovidos por essa ou aquela instituição que incentivam o uso das drogas e bebidas alccolicas.O evento citado é o show de Nando Reis que foi realizado no último domingo na Unimontes.Podemos discutir se o local é inapropriado,o horário também,mas a questão de facilitar o uso de frogas e até mesmo incentivar aí já é demais,pois sabemos que tem gente que ouve música clássica e fuma maconha e cheira cocaína.No Brasil ao invés de se discutir o problema sempre se opta por excluí-lo do contexto ou seja é mais fácil colocar a culpa no show do Nando Reis e nunca mais fazer esse tipo de evento do que reconhecer que os jovens estão consumindo cada vez mais drogas devido a falência da maior instituição que o ser humano pode ter "FAMILIA"essa sim está faltando nos lares desse país e soma-se a falta de políticas públicas de combate as drogas,então temos o quadro atual.não é mascarando as coisas que vamos resolver os problemas e sim discutindo de forma aberta e democrática

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50674
De: Maciel Data: Terça 29/9/2009 12:36:05
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Em Montes Claros começa a greve dos bancos. As agências do Banco do Brasil no centro e na avenida sanitária não abriram.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50672
De: Sra Oliveira Data: Terça 29/9/2009 12:02:01
Cidade: montes claros

Tempo seco e quente ideal para certas "viroses" e doenças típicas dessa época o ideal é sair sempre com filtro solar, com sombrinha clara que não absorve muito calor, roupas claras, beber bastante liquido, água é o ideal, não só ao dormir, mas durante todo o dia colocar bacias com água ou toalhas molhadas no ambiente para diminuir a sensação de secura na garganta e nos olhos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50670
De: Data: Terça 29/9/2009 11:48:52
Cidade: Montes Claros

Ás 10 horas desta terça-feira, a temperatura nos carros já apontava para os 35 graus, embora o registro no aeroporto local fosse de 3 graus a menos. Hoje, a meteorologia recuou da previsão de ontem e já vê 2 míseros milímetros de chuva nesta quarta-feira e mais 2mm na quinta, em M. Claros. Esta madrugada o calor foi novamente intenso. A menor temperatura oficial desceu aos 18 graus, o que significa uma intensa variação de temperaturas a cada 24 horas - oscilação que vai dos 18 aos 36 graus. Não faz bem para a saúde, e é uma indicação, a mais, de que a natureza continua sendo maltratada, e dá o troco. Hoje, dia de São Miguel Arcanjo, e dia também de homenagem a outros importantes arcanjos, o sertanejo olhará em vão para o céu, esperando chuvas. Pela meteorologia, elas não virão. Na nossa tradição, é bom presságio ter chuvas no dia de São Miguel. O sertenejo é um forte. No campo, antes todos dependiam das chuvas - era decisivo. Hoje, a chuva é um detalhe - pois há circunstâncias piores - bancos, burocracia estatal...ausência de incentivos...

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50668
De: Amanda Data: Terça 29/9/2009 11:38:11
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Morreu ontem em montes Claros Antonio Alves dos Santos que levou varios tiros no dia 25/09/2009 na rua meridional, sobe o número de assassinatos em M.Claros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50663
De: José Ambrósio Prates Data: Terça 29/9/2009 10:19:17
Cidade: Janaúba-MG

menina de 12 anos, garota de programa mata rapaz em Jaíba - exploração infantil,prostiuição,delinquência juvenil, morte. Estes são ingredientes de um crime grave ocorrido em Jaíba que revela mazelas sociais de uma sociedade que pede socorro.um rapaz de 36 anos foi assassinado por uma menina de apenas 12 anos. o Crime aconteceu na madrugada do último sábado. O frentista de um posto havia deixado o trabalho quando se encontrou com a pré adolescente, que segundo informações da polícia fazia programas sexuais na região. O rapaz de 36 anos teria convidado a menina para um programa. no meio da conversa no entanto houve um desentendimento e a adolescente que estava armada com uma faca desferiu um golpe no pescoço do rapaz. Mortalmente ferido o frentista entrou num carro e saiu em disparada em direção ao hospital da cidade. mas não houve tempo. devido à forte hemorragia ele perdeu os sentidos e bateu com o carro na ponte que corta o rio verde grande e acabou morrendo dentro de veículo. Apreendida a adolescente se encontra numa cela especial para menores na cadeia pública de Janaúba. a justiça de Manga que tem a jurisdição de Jaíba decretou acautelamento da menor por 45 dias. Findo esse prazo ela deverá voltar às ruas. O crime chocou toda a região, porque revela de forma brutal uma sociedade que teima em esconder como que com sob um véu de normalidade uma condição de absoluta penúria social e humana

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50659
De: Soares Data: Terça 29/9/2009 09:33:32
Cidade: M. Claros

Como era previsível há 3 anos, quando foi servida a uma rede de supermercados, a avenida coronel Prates desfigurou-se completamente. Famílias - que ali moraram por 50, 60, 80 anos, ou mais - estão se transferindo. A avenida, uma das poucas que merecia este tratamento na cidade, transformou-se num corredor comercial. Os imóveis se valorizaram materialmente, mas a história desceu ao lixo. O prefeito que autorizou o projeto, sem antes ouvir a população atingida sobre a repercussão ambiental,hoje mora em Belo Horizonte. Será eternamente lembrado por isto.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50657
De: Wanderlino Arruda Data: Terça 29/9/2009 09:10:51
Cidade: Mones Claros

O GÊNIO LEONARDO DA VINCI
Wanderlino Arruda

Eu lera com sofreguidão e por várias vezes o anúncio “assinado” por Leonardo da Vinci e publicado em revistas nacionais. Era um convite para uma exposição preparada, em Nova York, por um artista da IBM americana e destinada a salões do mundo inteiro, no Brasil às cidades de São Paulo, Rio e Brasília. A publicidade dizia, com atualização, que até o fim do ano, mas sem marcar data específica, os admiradores da vida e da obra de Leonardo da Vinci poderiam com calma, percorrer toda a trajetória de suas invenções de aparelhos, seus textos, seus enigmas estariam à disposição de quantos se interessassem e dispusessem de algum tempo para viver e sonhar o sucesso. Era só esperar!
Na ocasião da leitura do anúncio, prometi a mim mesmo fazer viagem a qualquer uma das três capitais, simplesmente porque não poderia deixar de ver a exposição, de conhecê-la, de admirá-la como um presente à cultura, ao conhecimento e à existência. Vida difícil, corrida, trabalhosa, o tempo passou, e a desinformação do interior acabou deixando passar despercebidas as mostras de São Paulo e do Rio. Nenhuma notícia, não onde, não quando. Nenhuma explicação para mim mesmo do porque não ter acompanhado o assunto com mais cuidado. Cheguei a pensar mais tarde de quanto teria perdido se não fosse o acaso me ter colocado em Brasília exatamente nos três últimos dias de presença, do gênio e da alma do Leonardo, mesclados com a beleza e a grandiosidade do Teatro Nacional, formando uma simbiose de artes egípcia e italiana.
Primeiro assisti ao vídeo bem feito com os principais fatos da existência do mestre Leonardo, seus relacionamentos, seus esforços, sua garra de criar o impossível e possível. Depois, percorri todo o roteiro inventivo. Não apenas um dos maiores pintores da humanidade, a curiosidade sem limites levou-o a explorar todos os ramos do conhecimento e a criar engenhos que ultrapassam tempo e espaço. Assim, pela ordem, uma maravilhosa exposição explicativa, descritiva, da ponte giratória, do inclinômetro, da metralhadora tripla, da impressora automática, do macaco hidráulico, da assadeira com ar quente. Logo adiante, o higrômetro, o helicóptero, o ornitóptero, a transmissão de velocidade variável, a ponte de dois níveis, o pára-quedas, os cascos fusiformes e duplos de navios, o mecanismo de relógio, o odômetro, o tanque de guerra.
Leonardo da Vinci, através do também gênio Roberto Guatelli da IBM, autor de todas as maquetes realizadas com absoluta precisão, estava mais vivo do que nunca, presente até, incorporado à mais avançada tecnologia mundial do momento, despertando e revivendo a admiração de cada visitante. Ninguém é capaz de resistir a emoção de vê-los e amá-los, de acompanhá-los como maiores inteligências e capacidades de sonho. Cinco séculos depois, afinal, a IBM pôde oferecer um dos mais belos acontecimentos, uma das provas mais palpáveis do quanto o esforço e a vontade de vencer podem engrandecer o homem. Não só o gênio é necessário. Leonardo da Vinci, mais do que qualquer outro artista é criador, provou que o trabalho incessante e decisivo ainda é a melhor forma de produzir inteligência e genialidade.
Os séculos futuros jamais esquecerão Leonardo da Vinci!

Institutos Históricos e Geográficos de Montes Claros e de Minas Gerais

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50656
De: Raphael Reys Data: Terça 29/9/2009 08:57:07
Cidade: Moc - Mg  País: bR

SUSIN DA LAMBRETA

Ou mesmo Susin da Xispa, como é habitualmente chamado. Adquiriu a sua motocicleta Xispa em 1968, já de segunda mão e conserva até hoje sob cuidados. Atleticano doente, baixo, caucasiano, “pé pro mato”, ou seja, o direito ao andar marcando sempre doze e quinze, na posição contra-pedal.
Quando está no tráfego da nossa urbe cavalgando a sua relíquia sobre duas rodas, ao cruzar com algum carro em sentido contrário, tem que “tirar a diferença”, evitando acidente.
A Lambreta (Xispa) que só ele e Jaime sabem consertar (nem Borrola da Melo Viana conserta), quebrou o galho na sua locomoção na selva de concreto. Nasceu e foi batizado Wilson, emérito morador da Ponte Preta, onde ganha a vida consertando fogão e tanque de lavar roupa.
Quando moço, era assíduo freqüentador das sessões de faroeste do Cine Ypiranga, época em que Pedro Piteira, porteiro arrochado, barrava a sua entrada alegando que o seu pé 46, “pro mato”, derrubava a garotada que saía da sessão de cinema correndo feito égua de Joaquim Surubim.
Assistia às fitas com o Bobão de Rex Alen, o cavalo de Roy Rogers, a destreza de Roky Lane, o branco cádmio do cavalo Silver do Zorro e a eterna perseguição do sargento Garcia, sempre levando a pior. Às vezes assistia a saga de Zapata, Sancho Pancho, ouvia a voz de Miguel Aserves Mejia, ou mesmo se encantava com os olhos lindos de Sarita Montiel.
Certa feita, ganhou um blusão que estava com o zíper estragado, de presente do amigo eletricista Dirceu de Sansão.
Como a peça era um filé de beleza, vestia a roupa com a frente para trás, evitando tomar vento no tórax.
Em uma noite de luxúria, vestindo a dita jaqueta tupiniquim e, estando com o pandú cheio de gole e a caminho de uma noitada na boate “Redondo do Zarur”, foi abalroado por um casal que transitava de carro na BR.
Esparramado no chão com a frente do bendito blusão virado para trás, o seu pezão 46 de rosca, supostamente pendendo para o lado contrário, dava a impressão de ter torcido o pescoço e quebrado o pé. A senhora que estava no veículo atropelador ao vê-lo naquela posição em que “Bonaparte perdeu a guerra”, nervosa com o acidente, tentou socorrê-lo e pegou o pé torto e o estava virando para dentro, buscando corrigir a lesão, à medida que falava,dando uma de ortopedista curraleira: “Coitadinho, quebrou o pé e entortou o pescoço!”
No momento do acidente, gemendo de dar dó, nosso herói respondeu em cima da bucha: “Solta meu pé que ele é torto assim mesmo. É de nascença!”
E aos meus fieis leitores do “site” “montesclaros.com”, declaro que os fatos aqui citados, com os acidentes e incidentes, me foram relatadas pelo sindicalista Nivaldo Feijão e o aposentado Romeu, eméritos componentes da turma conhecida no morro como “G Quatro”.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50654
De: Fran Data: Terça 29/9/2009 08:43:57
Cidade: Delfino

Ontem eu estava com os olhos vermelhos e lacrimejantes; Inchaço do olho e pálpebra;Incômodo causado pela luz e Sensação de areia ou de ciscos nos olhos. O incômodo aumentou tanto que foi preciso procurar um médico. Não deu outra : conjuntivite. E na recepção do consultório outras tantas pessoas do mesmo jeito. Ali mesmo fiquei sabendo de mais 05 casos. Fui medicada e orientada a ficar em casa porque é contagioso. PArece que a época seca e os ventos quentes contribuiram para a epidemia... Cuidem-se pois é muito ruim.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50648
De: Jornal O Tempo Data: Terça 29/9/2009 07:20:10
Cidade: Belo Horizonte

Estado trapaceia produtor - Propriedade de apenas 34,6 ha teve multa de R$ 1,7 milhão - Patricia Giudice - A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semad) aplica multas muito superiores ao limite máximo estabelecido em lei, que é de R$ 2.400 por hectare. A consequência direta para o produtor pode ser até a perda da propriedade, já que as autuações ultrapassam em até 50 vezes o valor de mercado da área.
Esse é o caso da fazenda Terra Nostra, que faz parte do Projeto Jaíba. Com apenas 34,6 hectares, recebeu quatro multas de R$ 425 mil, totalizando R$ 1,7 milhão, ou seja, R$ 48.850 por hectare. O problema é que o cálculo do valor se baseou, conforme a Semad, na quantidade de árvores de lei suprimidas e não no hectare, o que contradiz as informações divulgadas em jornal distribuído pelos órgãos ambientais durante reunião com produtores da região, há duas semanas, dizendo que o limite da multa é de R$ 2.400.
Segundo a Semad, o cálculo foi baseado nas espécies de pau d’arco e aroeira encontradas na fazenda, que custam, respectivamente, multa de R$ 520 e R$ 170 cada unidade retirada. No entanto, as espécies protegidas já estavam no terreno quando o Estado, por meio da Ruralminas, o repassou aos atuais proprietários para plantio.
Conforme escritura pública assinada pela Ruralminas, a fazenda está apta a seu pleno uso para retirada da cobertura vegetal e plantio, adotando sistema de irrigação, mesmo com as espécies protegidas.
Foi a partir deste exemplo que produtores da região ficaram revoltados e passaram a desconfiar de que houve "excesso de exação", ou seja, as autuações foram feitas de maneira arbitrária. Os proprietários de terra ainda reclamam que nenhum deles teve direito à defesa administrativa antes de serem denunciados pelo Instituto Estadual de Florestas e o Ministério Público.
Na fazenda Terra Nostra, a multa foi aplicada para cada envolvido na supressão. O empreiteiro contratado, Aleci Moreira de Souza, ainda está sendo acusado criminalmente de retirada da cobertura vegetal sem prévia autorização do IEF. O processo corre na Justiça comum. "Não tenho como pagar", desabafou.
Com o direito garantido pelo Estado, o proprietário da fazenda alegou dificuldades burocráticas com o IEF, elevados custos para licenciamento, vencimento de obrigações assumidas em decorrência da compra das terras, portanto impossibilidade de aguardar mais tempo para plantio e desenvolvimento da área. Entre vender a propriedade ou deixá-la improdutiva, o proprietário optou pelo segundo caso por considerar impossível arcar com custos da multa.
O prejuízo não é só dele. Para levar água canalizada à fazenda Terra Nostra e para todas as propriedades do projeto, os governos federal e do Estado investiram R$ 2 bilhões, média de R$ 30,8 mil para cada um dos 64.700 hectares agricultáveis do Jaíba.
Semana pode ser decisiva para a CPI da Multa
O deputado estadual Paulo Guedes (PT) disse ontem que vai começar hoje uma verdadeira peregrinação por votos para a instalação da CPI da Indústria da Multa. Ele informou que vai atrás de todos os deputados que prometeram assinar e todos os possíveis para completar as 26 assinaturas necessárias. Até agora, 22 deputados já assinaram ou se comprometeram a assinar. Ele reclamou que, dos seis parlamentares que fazem parte da bancada do Norte de Minas, apenas ele assinou o requerimento para que a CPI seja aberta. Os outros cinco deputados que foram eleitos, principalmente, pela região Norte de Minas Gerais, ainda não assinaram. São eles: Arlen Santiago (PTB), Carlos Pimenta (PDT), Ana Maria Resende (PSDB), Ruy Muniz (DEM) e Gil Pereira (PP). (PG)
Morosidade - Governo promete, mas não cumpre força-tarefa - Hoje completa uma semana que o secretário de Estado de Meio Ambiente, José Carlos Carvalho, comprometeu-se a agilizar as licenças no Projeto Jaíba e ainda rever as multas aplicadas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), mas, até agora, nenhum produtor teve sua área vistoriada. E a morosidade diante de promessas é o que mais decepciona os produtores do Norte de Minas.
"É preciso retirar essas multas. Estamos buscando um caminho para conseguir isso. Mesmo com a tal força-tarefa, até agora ninguém foi procurado para nada. As multas têm que ser retiradas e eles precisam liberar o que foi apreendido, senão não existe negociação", afirmou o diretor executivo da Ibá Agroindustrial e diretor do Distrito de Irrigantes do Jaíba II, Eduardo Rebelo.
De acordo com ele, mesmo após o anúncio da força-tarefa e a publicação do decreto assumindo que a área do Projeto Jaíba é de interesse social, os produtores não foram procurados para fazer vistorias. "Na prática mesmo ainda não teve nada. Só promessa", afirmou.
Os produtores do Jaíba querem que o governo do Estado primeiro reveja e libere as multas aplicadas antes de plantar. Eles temem que outras sejam aplicadas em seguida. (PG)
Incoerência - Secretário diz que entrave não ocorre - O secretário de Estado de Meio Ambiente, José Carlos Carvalho, disse ontem após encontro com o governador Aécio Neves que o Estado nunca perdeu nenhuma empresa por entraves ambientais e que “os empresários que querem poluir não terão espaço no Estado”.
A resposta não condiz com o que ocorre no Jaíba, onde grandes empresas estão amargando prejuízos e já planejam levar investimentos para outros Estados, como é o caso da Brasnica, produtora de frutas, que estuda expandir para Goiás ou Mato Grosso do Sul.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50647
De: Alexsandro Data: Terça 29/9/2009 01:31:24
Cidade: Montes Claros

Primeiramente gostaria de afirmar: Concordo que o barulho da cidade está excessivo, mas gostaria de comentar o show do Nando Reis; soube que o evento começaria as 16 horas e terminaria às 22, cheguei ao espaço destinado ao evento às 20 horas, imaginando encontrar um bando de adolescentes bebados ou drogados como já foi comentado neste mural, mas fui surpreendido com um público até escasso(pelo tamanho do evento) mas ordeiro e simpático, como nunca vi na cidade (não sei se os baderneiros curtem os eventos de axé ou se já estavam chapados e foram embora). Notei que o som estava um pouco acima do normal para o artista principal que estava "rouco", mas esforçou para fazer um show digno da sua qualidade apesar de tudo, durou mais de duas horas terminando as 23:45, agradou e conquistou mais uma vez os fãs. Na saída vi pessoas trasitarem normalmente tranquilas pela avenida sem qualquer baderma ou sinais de embreaguêz. Cabe aos orgãos de controle do silêncio a exigência dos limites de decibéis e horário dos eventos e a sociedade, respeitar os eventos culturais que a cidade merece e precisa sem discriminação pelos que se divertem e curtem tais eventos. E reforço, desde que organizados e bem conduzidos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50643
De: Carla Data: Segunda 28/9/2009 22:39:06
Cidade: Moc

Ufa! Nos automóveis, a temperatura bateu repetidamente nos 36 graus, hoje à tarde, em M. Claros. A temperatura oficial no aeroporto foi de 33 graus, a máxima, às 15h. A umidade do ar chegou aos 21 por cento, às 2h da tarde. Uma calamidade. (E ainda falam em acabar com o tufo verde e as piscinas que existem na Praça de Esportes, no centrão da cidade! Terão enlouquecido todos??). A meteorologia hoje admite que a temperatura da próxima semana, em M. Claros, ainda será mais alta!! Vamos derreter.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50638
De: Eduardo Gomes Data: Segunda 28/9/2009 19:14:57
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Ao amigo e ambientalista José Ponciano, que usa este espaço sempre com propriedade e sabedoria, principalmente em defesa das causas ambientais, tomo a liberdade de corrigir a informação sobre as invasões no Rio Parque Guimarães Rosa, criado pelo saudoso Mário Ribeiro. As invasões na área do parque e principalmente na faixa de APP, não ocorreram nos últimos quatro anos pois foi exatamente nesse período que o poder público, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente iniciou o processo de levantamente e apertou a fiscalização contra as situações irregulares, notificando, autuando e até mesmo demolindo construções irregulares. Apesar de toda as irregularidades gritantes, ferindo as leis ambientais em todas as esferas, os funcionários da Semma ainda sofreram ameaças. É bom lembrar que a maioria dos invasores não são de baixa renda, sendo que algumas construções, inclusive na APP, possuem piscina, churrasqueira e muito luxo. Uma verdadeiro desprezo à lei e ao meio ambiente. Espero que o processo possa ter andamento com a cobrança sempre séria do Ministério Público, pois se depender dos políticos tudo ficará como sempre, ou ainda pior.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50637
De: Rodrigo Data: Segunda 28/9/2009 18:51:28
Cidade: Montes Claros

A secretaria de Meio Ambiente de Montes Claros deixou de existir já faz tempo.Não vemos fiscalização alguma, não vemos multas aos que violam e pertubam o sossêgo público.Agora temos essas situações de construções irregulares em áreas de preservação permanente, como o Parque Guimarães Rosa. Como alguém constrói uma casa em uma área onde é proibida qualquer intervenção dos particulares, sem que não ocorra qualquer intervenção do Poder Público Municipal? Como a Administração permite uma coisa dessas?E o pior de tudo é que nossa Secretaria de Meio Ambiente funciona a poucos metros desses locais invadidos.Cadê a Secretaria de Meio Ambiente de Montes CLaros gente? Cadê o nosso Secretário de Meio Ambiente?Meio Ambiente é coisa séria, diz respeito à qualidade de vida de toda a comunidade. Independente de morar próximo desses locais invadidos, toda a população é prejudicada, além de ser uma violação explícita da lei que instituiu o Parque.Acorda Secretaria de Meio Ambiente.Somente a população, fazendo as denúncias e levando ao conhecimento de todos, é que pode dar um jeito nessa falta de seriedade que temos visto.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50635
De: Claudio Castro Data: Segunda 28/9/2009 18:08:31
Cidade: Montes Claros

É lamentável o ponto em que a juventude montesclarense se encontra atualmente: sou morador do Bairro Jd. Sao Luiz e ontem tive que presenciar alguns jovens que frequentavam o show realizado na UNIMONTES (campeã ao meu ver no quesito poluição sonora, para nós que aqui perto dela residimos),intitulado "NANDO REIS E OS INFERNAIS", consumindo maconha, bebidas álcoolicas e outras substâncias entorpecentes sem qualquer preocupação com os transeuntes e adjacentes, sem falar da polícia, que em momento algum realizou rondas no local. Falo isto pois sou um pai de família que trabalha todo o ano, pago com os impostos que me cabem dever, e infelizmente vejo que as autoridades (digo Sr. Reitor da UNIMONTES, que condiz com eventos deste porte, e sr. Prefeito, que foi eleito para nos representar e definir políticas públicas que desenvolvam nossa Montes Claros)estão cada vez mais aceitando e estimulando eventos deste porte que só trazem prejuízo à moral e saude dessa nossa infeliz juventude, que está a mercê dos capitalistas traficantes de drogas. Abram os olhos e vejam, está bem próximo de todos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50632
De: Carlos Ferreira Data: Segunda 28/9/2009 17:28:40
Cidade: Montes Claros

Nesse caso da construção feita ao lado barranco no rio, dentro do Parque Guimarães Rosa, ao meu ver, estão sendo cometidos dois crimes: primeiro a invasão por uma pessoa de um terreno que não lhe pertence. Depois, a própria construção numa área de preservação. Algumas perguntas:Onde está o Codema? Cadê o poder de polícia da prefeitura para evitar esse absurdo? Será que o Ministério Público não pode fazer alguma coisa? O CREA também não deveria agir?Com a palavra, nossas autoridades.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50631
De: Amiga Data: Segunda 28/9/2009 17:12:57
Cidade: MOC

Eles geralmente fecham as estrada por desativação mas deveriam sinaliza-las,é um perigo ainda mais fios que quase sao invisiveis.Uma fatalidade o que aconteceu com Tatiane.Meus sentimentos a familia e ao namorado dela que chegou ao local e nada pode fazer.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50626
De: Adalberto Prates Data: Segunda 28/9/2009 15:07:25
Cidade: Montes Claros

Faço trilhas de bicicleta, e, é comum ver arames que o pessoal coloca de um lado a outro na estrada, somente para derrubar quem vem passando. Isto com certeza é fatal, como aconteceu com a Moça. Pergunto, o pessoal pode fazer isto nas estradas?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50624
De: Rosane Garcia Data: Segunda 28/9/2009 14:21:24
Cidade: Montes Claros

A bem da verdade e em resposta a mensagem do Sr. Ponciano, venho informar que o Parque Guimarães Rosa não foi invadido na administração passada. Pelo contrário. Na administração passada, houve a demolição de algumas invasões, não todas. As invasões ocorrerram mesmo no período de 1994 a 2004. Devemos fazer justiça aos fatos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50622
De: José Ponciano Neto Data: Segunda 28/9/2009 13:26:55
Cidade: Montes Claros-MG  País: Brasil

Lei é Lei , “Área de proteção permanente”- APP, Lei no 7.803, de 8/08/93), no seu Artigo 2o, define como Áreas de Proteção Permanente locais onde devem ser mantidas todas as florestas e demais formas de vegetação natural. Estes locais foram definidos como de proteção especial pois representam áreas frágeis ou estratégicas em termos de conservação ambiental, não devendo ser modificadas para outros tipos de ocupação. A manutenção da vegetação natural nestes locais contribui para o controle de processos erosivos e de assoreamento dos rios, para garantir qualidade dos recursos d`água e mananciais e para a proteção da fauna local. Ontem fui à casa de um amigo situada à Rua Ronald Carvalho Freire ( Dárcio Cabeludo) no bairro Morada do Sol e posso confirmar uma invasão no Parque Guimarães Rosa, Conforme Mens: 50.605 não se trata de uma casa de pobre, pois seu porte é de pessoas que tem bala na agulha. Agora perguntamos: Tem licença? Se tem, como conseguiu construir em APP? Creio que está em desconformidade com a Lei , segundo a Lei da lide, o Parque tem que ser preservado. Imploramos a Secretaria do Meio Ambiente, que tome providências, para que não aconteça como na administração passada, quando este mesmo Parque foi invadido.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50620
De: Alves Data: Segunda 28/9/2009 12:22:42
Cidade: M. Claros

Esta foto, garimpada no ano de 1970, é do então deputado federal Luiz de Paula. Foi na inauguração da Escola Municipal Otávio Mesquita, em 22 de fevereiro daquele ano, no município de Juramento. Luiz de Paula, posteriormente co-fundador da Coteminas,e hoje com 92 anos, ágil, alerta e produtivo, não tinha fio de cabelo branco.Escreve regularmente neste Mural, onde suas histórias e poesias, em prosa e verso, são admiradas cada vez mais. Tem vários livros publicados e outros em andamento.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50617
De: Luiz Claudio Data: Segunda 28/9/2009 11:15:16
Cidade: Montes Claros

Considerando a importância do projeto do transito da área central de Montes Claros e a pouca presença na reunião realizada na cidade, informações e sugestões sobre o projeto podem ser encaminhadas para [email protected]

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50612
De: Laura Souza Data: Segunda 28/9/2009 10:34:44
Cidade: M. Claros

Com relação a mensagem 50605 quero dizer que sou moradora do bairro Morada do Sol e também vi a construção que está sendo feita numa invasão do Parque Guimaraês Rosa. Um absurdo pessoas que não necessidade financeira de fazer isso, invadir uma das poucas reservas ecológicas da nossa cidade. Com a palavra as autoridades responsáveis. Uma pena a falta de consicência e educação ecológica.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50610
De: Almeida Data: Segunda 28/9/2009 10:09:27
Cidade: Montes Claros  País: Brasil.

Faleceu, ontem de infarto o Prefeito de Rubelita. Sr. Delvane(PT) grande perda pois estava começando um bom trabalho no municipio

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50609
De: Luiz de Paula Data: Segunda 28/9/2009 10:08:00
Cidade: Montes Claros

PARCERIA COM DEUS

Luiz de Paula

Falavam do sonho de uma mulher com o pai, já falecido. Ela sentia remorsos, pois entendia que durante a doença do pai não o tratara com a paciência e os cuidados devidos.
No sonho o pai lhe dizia que aquilo não tinha a menor importância. Ele estava feliz e desejava que ela também se sentisse feliz.
A mulher se apaziguou. Os remorsos desapareceram.
Quiseram ouvir a minha opinião. “Não sou um especialista”, eu disse. “Mas entendo que as manifestações consoladoras, através de sonhos, para desfazerem sentimentos de culpa, são projeções do próprio inconsciente. Que muitas vezes utiliza a figura de antepassados para maior eficácia do processo de cura. Mas isso não constitui farsa nem mentira. O inconsciente é intermediário legítimo nesses processos. O inconsciente tem parceria com o Deus”.
A última frase ocorreu-me de repente, espontânea e completa. Fiquei a imaginar se não é assim que nascem as revelações.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50607
De: Ronaldo Data: Segunda 28/9/2009 09:51:23
Cidade: Pirapora  País: Brasil

Benedito Ruy Barbosa fará viagem de pesquisa para nova novela Autor acostumado à rotina do interior, Benedito Ruy Barbosa já prepara sua nova novela na Globo, "Velho Chico". Segundo a coluna "Outro Canal", da Folha de S. Paulo, ele parte, em breve, em uma viagem que tem por objetivo buscar material para a trama.Benedito vai navegar pelo rio São Francisco, desde a Serra da Canastra, em Minas Gerais. "Fiz essa viagem há 40 anos. Imagino que as populações ribeirinhas estejam menos pobres, mas só indo lá para saber o que mudou", afirmou o autor.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50606
De: R. Santos Data: Segunda 28/9/2009 09:42:10
Cidade: Brasília DF

25/09/09 - 15h37 - "É inconcebível, por exemplo, que a Câmara de M. Claros, em 2007, tenha torrado exatos R$ 4.837.702,39 com salários de servidores; e mais R$ 1.257.208,50 com subsídios de vereadores. (...) o resultado é de R$ 33.860,61, equivalente ao custo mensal de cada representante"

Nada fez, e faz, tanto mal à imagem dos políticos em geral, e dos vereadores em particular, do que a criação do salário para estes últimos. Até 1977 ou 1978, não estou certo da data precisa, vereador não tinha remuneração. Era um serviço da cidadania, relevante, assim como o é o de ser jurado nos tribunais do júri. Vereador era a porta de entrada da vida pública. Os que se destacavam neste nível, trabalhando sem salário e na direção do esforço pelo bem comum, os que se destacavam ascendiam na política. Foi quando o general Geisel, presidente da República de feitio ditatorial, fechou o congresso nacional - escrevo com letras minúsculas -, refugiou-se na Granja do Riacho Fundo, residência oficial em Brasília, e de lá saiu com algumas emendas constitucionais. Uma delas, para remediar as demais, instituiu salário para vereador. A princípio, pequeno - hoje este horror que aí está, com vereadores custando (falo no caso de M. Claros) até cerca de 50 mil reais, a unidade, dinheiro que daria para construir hospitais, escolas, abrir ruas, melhorar a segurança etc. Pior que dar salário, foi entregar aos políticos a fixação do valor deste salário. A bola de neve foi inevitável. Eles ganham muito dinheiro, muito dinheiro, mas se auto desmoralizam. E desmoralizam principalmente a carreira política, que entre nós está muito mal vista, cada vez mais - pois é dinheiro para eles e impostos para nós. Agora, com nova canetada constitucional, virão mais quase 8 mil vereadores, para que cada um de nós - através dos impostos - paguemos. Todo santo mês, a vida inteira. Até quando vigorará o novo disparate? O pior é que, não satisfeitos, os vereadores empregam parentes nas prefeituras, em cotas fixas que, em muitos casos, superam as dezenas. Não satisfeitos, e dentro da negociação servil, também indicam parentes para cargos de secretários e outros no primeiro escalão das prefeituras - falo em tese. Em contrapartida, vereadores aprovam tudo o que o seu rei mandar...para que o contribuinte pague. Assim, é a política no Brasil. Completamente sem pudor. Vergonhosa. Quem defenderá essses políticos desavergonhados???

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50605
De: José Antonio Data: Segunda 28/9/2009 09:31:19
Cidade: Montes Claros/MG

Quero recorrer este espaço para fazer um alerta. Ontem, andando pelo bairro Morada do Sol, no final da rua Ronald Carvalho Freire, deparei com uma construção que acaba de ser iniciada dentro da área do Parque Guimarães Rosa, no barranco do rio Vieira - área de preservação ambiental. E pelo jeito, é de uma casa boa. Será que voltamos aos tempos das invasões e ninguém vai fazer nada? Cadê nossas autoridades? Cadê a Secretaria de Meio
Ambiente?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50604
De: Ernesto Data: Segunda 28/9/2009 09:06:59
Cidade: Moc

Pessoas ligadas à defesa do meio ambiente se articulam para divulgar, ainda este ano, a lista dos piores predadores da cidade. No quesito poluição sonora, prefeitura e unimontes disputam o troféu, cabeça a cabeça. É o pior exemplo que podem dar.(...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50603
De: Luciana Barbosa Data: Segunda 28/9/2009 08:28:23
Cidade: Montes Claros

Ref. mensagem 50595. Moro no Major Prates e apesar de estar distante da Unimontes o barulho infernal vindo de lá também pertubou meu sono até altas horas, é o que se poderia esperar de um show entitulado "Nando Reis e Os INFERNAIS". SOCORRO AUTORIDADES, alguém precisa frear esses desrespeitos com a população.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50602
De: Rodrigo Data: Segunda 28/9/2009 08:10:16
Cidade: Capitão Enéas/ MG

É lamentável que nossa cidade esta se transformando em uma terra sem lei, principalmente no que diz respeito ao BARULHO!!! é insuportável e as autoridades não fazem nada, a lei do silêncio não é respeitada e as autoridades não fazem nada e o por fazem vistas grossas, todos os dias o som dos carros ficam ligados durante a madrugada, autoridades façam algo para garantir o sono das pessoas que trabalham e fazem que com a cidade cresça, talvez será necessário pedir providências fora da cidade pois parece que as autoridades da mesma não são capazes de resolver esse simples problema.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50600
De: Jornal O Tempo Data: Segunda 28/9/2009 07:57:05
Cidade: Belo Horizonte

Ibama e Estado não se entendem - Divergência sobre a lei é mais um entrave ao plantio no Norte de Minas - Patricia Giudice - Uma divergência na interpretação das leis que liberam ou travam a supressão vegetal na região de Jaíba, no Norte de Minas Gerais, paralisa o plantio e deixa produtores revoltados. O chefe do escritório do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Montes Claros, Berilo Prates Maia Filho, informou que as áreas que estiverem em estágio inicial de regeneração primária não precisam de autorização do governo do federal para produzir.
"Se as áreas estiverem em estágio inicial, a lei dispensa a anuência do Ibama. Para os estágios de vegetação inicial de regeneração, o Estado é que dá o licenciamento. A própria lei federal diz isso. A anuência do Ibama é exigida para os lotes que estão no estágio médio ou avançado", afirmou o chefe do instituto em Montes Claros.
Até então, acreditava-se que essa autorização era necessária mesmo após a publicação do decreto do governo Minas, no último dia 21, que declara de utilidade pública e de interesse social, para fins de seu uso sustentável, as obras, infraestruturas e atividades integrantes do Projeto de Irrigação do Jaíba.
No dia da publicação do decreto o secretário de Estado de Meio Ambiente, José Carlos Carvalho, disse a seguinte frase: "O decreto estadual é o máximo que podíamos fazer na nossa competência. Uma vez declarado, aguardamos manifestação do governo federal."
Mesmo assim, a Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram), ligada à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, mantém a exigência do aval do Ibama para plantar aos produtores que têm as áreas classificadas como de regeneração primária. Isso aconteceu com o pedido de duas fazendas da região. Nos dois documentos constam informações do inventário florestal reconhecendo que as áreas pedidas para supressão vegetal estão no estágio inicial de regeneração.
A Supram ainda ameaça arquivar o processo de licença solicitada caso esse e outros documentos não sejam apresentados. Os dois pedidos foram feitos em março. Na época, o governo do Estado já poderia ter liberado as licenças, já que não precisaria da aprovação do Ibama.
Terras ainda continuam embargadas - Já se passou quase uma semana desde que o decreto do governo do Estado foi publicado e até hoje nenhum produtor do Projeto Jaíba foi procurado para ter a área analisada e liberada para plantio. Na última semana, o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Gilman Vianna, informou que essa seria a prioridade do governo neste momento, em detrimento da revisão das multas. Mas nem isso está sendo feito.
Vários produtores reclamam que procuram informações no órgão de meio ambiente, mas ninguém diz quando eles poderão voltar a plantar. (PG)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50596
De: Magno Data: Domingo 27/9/2009 22:17:07
Cidade: Montes Claros

Novamente a Unimontes se esmera em promover barulho e provocar a inquietude dos seus vizinhos,Nando Reis e os "INFERNAIS começaram a tocar no horário previsto para terminar e nós moradores vamos convivendo com o "INFERNO" musical que assola nosos lares em pleno domingo. só nos resta agora contar com ajuda do Ministério Público para que essa cidade volte a respirar ares que se distanciam tanto de nossas origens mineiras, de um povo sossegado e respeitado pela sua capacidade de ouvir e respeitar os direitos individuais de cada cidadão.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50595
De: Zilda Data: Domingo 27/9/2009 22:03:58
Cidade: M. Claros

O barulho provocado no campus da Unimontes voltou a incomodar a vizinhança. Como disse José Prates, em excelente comentário, é inacreditável que uma instituição de ensino - ainda mais pública - se destaque pela capacidade de atribular a vizinhança. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50589
De: Gersier Data: Sábado 26/9/2009 23:51:34
Cidade: Montes Claros

Um local perigosíssimo,principalmente à noite,é em frente o Vile Forte onde existem no meio da pista e sem sinalização noturna adequada,meios fios que dividem as mesmas.Com a inauguração em breve de outro grande empreendimento naquela região,com certeza ocorrerão acidentes sérios.Presenciei carros freando bruscamente e até batendo os pneus violentamente nos mesmos,pois a visibilidade é bastante ruim à noite.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50586
De: Wal Data: Sábado 26/9/2009 20:10:38
Cidade: Montes Claros

Soube hoje: a rede de lojas Wal Mart marcou para 1º de novembro a inauguração de sua loja em Montes Claros, no local onde funcionou a fábrica de óculos Sion, na avenida Plínio Ribeiro. Parte do pessoal que vai atender está sendo enviado para curso em S. Paulo. Há um certo receio de que, se a coisa não for bem pensada, o tráfego fique muito difícil naquele ponto, esquina das avenidas Plínio Ribeiro e Dulce Sarmento. O fato é que a cidade está tombando para a zona leste, já chamada de cidade alta.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50580
De: Jornal O Tempo Data: Sábado 26/9/2009 10:33:02
Cidade: Belo Horizonte

Governo admite rever multas - Apesar do decreto, produtores ainda temem mais autuações na região - Helenice Laguardia - Nove meses depois de fiscais do Instituto Estadual de Florestas (IEF) aplicarem multas de até R$ 1,7 milhão em área de apenas 35 hectares da Fazenda Terra Nostra, no Projeto Jaíba, Norte de Minas Gerais, o governo estadual reconhece pela primeira vez que pode perdoar algumas multas dos produtores rurais do Jaíba. "Dependendo de certos lotes do produtor rural que a multa for inconveniente vamos verificar se houve exagero e acreditamos que possa ter perdão, mas não em todas", informou o gerente executivo do Projeto Jaíba e representante do governador do Estado, Luiz Afonso Vaz de Oliveira.
A informação contrasta com as declarações do secretário de Estado de Meio Ambiente, Gilman Viana Rodrigues, que disse que a revisão das multas não eram prioridade do governo e sim a possível liberação das licenças para novos plantios no Jaíba.
Segundo Luiz Afonso, um levantamento feito pelo IEF e Polícia Militar Ambiental sobre as multas já está pronto. "Vamos analisar caso a caso. Até o dia 30 tenho a resposta", afirmou. Na mesma data, os produtores vão receber a informação do escritório regional do IEF de que o lote está liberado para o plantio. A liberação, segundo os produtores, é tardia pois chega em uma temporada de chuvas precoces que fizeram antecipar a necessidade de plantio, proibido até o momento.
Luiz Afonso disse que se reúne na segunda-feira com representantes dos Distritos dos Irrigantes das etapas I e II do projeto. "Vou visitar produtores multados e informar que as áreas de estágio de regeneração inicial primária estão liberadas. De estágio secundário e secundário avançado estão com no Ibama no escritório regional de Montes Claros", explicou.
O governo do Estado envia, também na segunda-feira, para o Ibama, o decreto estadual e as medidas do governo para o Projeto Jaíba.
Quanto às áreas de terras que foram desmatadas e tiveram a madeira apreendida pelo Ministério Público, Luiz Afonso tranquiliza produtores que precisam apresentar defesa até o próximo dia 30. A supressão vegetal nos lotes do Projeto Jaíba foi feita em conformidade com o IEF, após o inventário e a liberação, pelo órgão, da Autorização para Exploração Florestal (APef). "A gente pediu para o produtor recolher o material (a madeira) e colocar na beira de cada lote. E a área está liberada para eles trabalharem", garantiu Afonso.
No Projeto Jaíba, de acordo com pesquisa do governo estadual, existem 52 irrigantes na etapa II. Destes, 15 estão sem atividades. "São cerca de 10 mil hectares de terras que produzem atualmente. Antes eram mais de 70 irrigantes", disse Luiz Afonso admitindo a decadência atual do projeto.
Quanto às dívidas dos produtores das etapas I e II junto ao Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), ele informou que a instituição vai apresentar os cáculos e propostas até o dia 5 de outubro.
Valores cobrados serão todos contestados na Justiça - Se for constatado que o valor das multas aplicadas pelo IEF a produtores do Projeto Jaíba é superior ao que prevê a legislação, o Estado será obrigado a corrigir o valor das multas e devolver o excedente cobrado ao produtor. A análise é da advogada Ana Paula Chagas, coordenadora do Departamento de Direito Ambiental do escritório Décio Freire.
Para a especialista, se o governo da Bahia, por meio de decreto, perdoou até 90% do valor das multas dadas aos produtores, isto também pode acontecer em Minas. "As multas previstas em lei estadual podem ser anistiadas", defendeu a advogada especializada em direito ambiental. (HL)
Alguns valores - A Fazenda Dosanko, do grupo Brasnica, foi autuada em R$ 50 mil. A empresa é a maior produtora de frutas tropicais do mundo
- A Fazenda Terra Nostra recebeu quatro multas de R$ 425 cada uma, em um total de R$ 1,7 milhão, pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF)
- A Sada Bioenergia foi multada em R$ 1,4 milhão também pelo IEF
- Ao todo, 25 multas foram aplicadas somente dentro do Jaíba II a 15 produtores. Mas, os órgãos ambientais do governo do Estado também aplicaram autuações a vários produtores do Norte
- Alguns respondem ainda por crime ambiental
Produtor acredita que mais autuações virão - Produtores do Norte de Minas estão apreensivos quanto à liberação das áreas para plantio. Enquanto o governo do Estado não confirma a retirada das multas milionárias que foram aplicadas, eles seguem desconfiados. Ontem, O TEMPO publicou reportagem em que o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Gilman Vianna, informa que, mesmo em força-tarefa, a revisão das multas não é prioridade por enquanto, mas sim, a liberação das áreas de regeneração primária para plantio.
O problema é que, sem o perdão das infrações, produtores acham que o Instituto Estadual de Florestas (IEF) está apenas abrindo as portas para que as autuações continuem. "Todos estão achando uma medida inócua, sem efeito. Vimos que o Gilman disse que não vai mexer nas multas agora. Ninguém é louco de retirar a vegetação agora. A primeira coisa que queremos é que retirem as multas, senão pode vir outra multa", afirmou o diretor do Distrito de Irrigantes do Jaíba II e diretor executivo da Ibá Agroindustrial, Eduardo Rebelo.
Rebelo critica que enquanto não tiver o cancelamento das infrações, não tem movimento do governo do Estado que servirá efetivamente. (Patricia Giudice)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50579
De: Mabel Data: Sábado 26/9/2009 10:23:07
Cidade: M. Claros

O desrespeito com o cidadão, com o contribuinte de Montes Claros, ultrapassa todos os limites. Por qualquer motivo se fecha uma rua, uma avenida - quando nelas não se promovem ruidosos shows. Quase sempre, é um político se promovendo. Hoje mesmo, nesta manhã de sábado, o único acesso ao alto dos Morrinhos foi fechado por um caminhão de deputado, que já está em campanha. Não há qualquer respeito pela população, que paga tudo, inclusive o salário do deputado trapalhão. As leis não existem. As leis são a vontade dos políticos, que tripudiam sobre todos. Se os governantes não respeitem as leis, como querem exigir o cumprimento dos outros?? Senhores promotores - a população espera que cumpram com sua obrigação!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50577
De: Patricia Data: Sábado 26/9/2009 09:15:25
Cidade: Rastatt  País: Alemanha

Será que o prefeito nao pode fazer nada pela poluição sonora em Montes claros?É uma pergunta tão simples,mas tao facil de ser resolvida.A lei existe é prá isso e ele exerce a função de faze-la funcionar pra que?Sei que aqui o vendedor de sorvete tem apenas um sino na mao.E quando ele chega na nossa rua e toca o sino a criançada sai correndo.É isso aí.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50576
De: Web - Chorografia Data: Sábado 26/9/2009 09:02:17
Cidade: Montes Claros

Transcrição da Revista do Archivo Público Mineiro, editada em Ouro Preto, então capital de Minas, em 1897. O conteúdo, doze anos antes, em 1885, saiu no primeiro jornal de Montes Claros, “Correio do Norte”, fundado e editado pelo autor – o depois desembargador Antônio Augusto Veloso, pai da imprensa de Montes Claros. É o mais antigo documento sobre a história de Montes Claros - Parte 31 - (As partes anteriores estão arquivadas na seção Colunistas - Web - Chorografia)



(Continuará, nos próximos dias, até a publicação de toda a "Chorografia")

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50575
De: José Ponciano Neto Data: Sábado 26/9/2009 08:53:18
Cidade: Montes claros -MG  País: Brasil

Há muitos anos já comentavam a existência de ouro no Norte de Minas, fiquei sabendo desta Mina, quando estive com uma equipe do Ministério de Minas e Energia no Projeto Cadastro de Fontes de Abastecimento por Água Subterrânea, sob a coordenação da Divisão de Hidrogeologia e Exploração; na ocasião, na condição de apoio, e simultaneamente foram feitas coletas por sondagens e nos aluviões e enviadas para CPRM. Tempos depois, encontrei com um dos Engenheiros da Companhia de Pesquisa em BH, ele me diz: - Na sua região além de água subterrânea, tem ouro e minério de ferro, não entrei em detalhes o que acerca os minérios, até porque entendo um pouco é de água, mas fiquei feliz de saber da importância econômica e social que esses minerais representavam. Agora através da mens: 50538 fiquei sabendo que a Carphatian Gold Inc vai explorar o ouro, não temos duvidas da melhoria da qualidade de vida do povo da região. Em Rio Pardo de Minas o projeto de exploração de minério de ferro também está nos ajustes finais, com isto, breve poderemos dizer para muitos, que o Norte de Minas produz Ouro, Minério, muita água com a Barragem do Congonhas e que já produzimos energia com Irapé, mais o álcool e Biodisel. Esperamos que o Estudo de Impacto Ambiental – EIA destes empreendimentos gere um Relatório bem feito, para não emperrar o licenciamento.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50551
De: Waldyr Senna Data: Sexta 25/9/2009 15:31:11
Cidade: Montes Claros

Legislando na contra-mão

Waldyr Senna Batista

Aprovada a emenda constitucional que cria mais de sete mil vagas nas câmaras municipais, nada do que se disser agora a respeito, obviamente, influirá para modificar a situação. Mas é preciso que se diga tudo, para ao menos demonstrar aos autores dessa desfaçatez a indignação da opinião pública.
Cláudio Humberto, cuja coluna é publicada por diversos jornais, escreveu: “Deputados dizem ter sido coagidos por vereadores e suplentes a aprovar a vigarice que eleva em mais de 7 mil o número de vagas em câmaras municipais”.
E Augusto Nunes, do Jornal do Brasil, em “blog” reproduzido pela revista Veja, completou “Os deputados federais recolocaram em movimento o trem da alegria que pretende despejar nas câmaras municipais os mais de 7.000 cabos eleitorais a bordo”.
Muito mais foi dito e escrito sobre o assunto, sem que os parlamentares fossem demovidos do intento de legislar na contra-mão, preferindo criar essa excrescência, que, na prática, se fará seguir de milhares de assessores e ratos de gabinetes.
A emenda aprovada nesta semana surgiu a pretexto de redimensionar o tamanho das câmaras segundo a população dos municípios. Mero artifício para disfarçar represália ao Tribunal Superior Eleitoral – TSE , que havia reduzido o número de vereadores em todo o país, numa decisão aplaudida pela população.
No caso de Montes Claros, que tinha 21 vereadores, a Câmara passou a ter 15 e agora terá 23. Não há nada que o grupo anterior pudesse fazer que o atual não faça. Com 15 ou 23, vão continuar sendo aprovadas matérias institucionalmente indispensáveis (basicamente o orçamento municipal) e as propostas inócuas de sempre (principalmente diplomas de cidadania, além da parlapatice característica). Com a agravante de que a população em nenhum momento pleiteou esse aumento de cadeiras. Isso foi trabalho de suplentes frustrados e de deputados e senadores preocupados com a redução do número de cabos eleitorais.
Não vale, também, o argumento, contido na emenda, de que não haverá aumento de despesas com a manutenção de câmaras infladas, pois o teto de custeio, que é de 8%, passa a ser de 7%. Logo se verá que serão criadas formas para burlar esse dispositivo aparentemente moralizador. O político brasileiro, em matéria de dinheiro, tem imaginação fértil e habilidade fantástica. A maioria, em todos os níveis, jamais se empenha em reduzir gastos. O afilhadismo, o nepotismo e o compadrio permeiam as ações da maioria deles, resultando sempre em exagerado desembolso para os cofres públicos.
É inconcebível, por exemplo, que a Câmara de Montes Claros, em 2007, tenha torrado exatos R$ 4.837.702,39 com salários de servidores; e mais R$ 1.257.208,50 com subsídios de vereadores. Somadas as duas parcelas e dividido o total por 15 ( número de vereadores) e depois por 12 ( meses do ano), o resultado é de R$ 33.860,61, equivalente ao custo mensal de cada representante. Como são números de dois anos atrás, presume-se que estejam agora próximos de R$ 40 mil.
O funcionamento pleno do legislativo é primordial para o exercício da democracia, e esse é o preço que se tem de pagar, é o que todos afirmam. Mas, ao se fixar esse valor, pequena dose de bom senso não comprometeria a conquista desse ideal. Se consultado, o contribuinte, seguramente, condenaria o dispêndio de quase R$ 5 milhões, por ano, só com salários de servidores da Câmara.
Mais grave ainda é a constatação de que essa sangria alcança todo o território nacional. Para ficar por perto, basta citar que em municípios do Norte de Minas, cuja receita não chega a R$ 500 mil mensais, constituída basicamente de repasse do FPM ( Fundo de Participação dos Municípios), os subsídios dos vereadores é superior a R$ 3 mil, para duas reuniões por mês, se tanto. Como são nove representantes, chega-se à soma de quase R$ 30 mil, ou 6% do total.


(Waldyr Senna é o mais antigo e categorizado analista de política em Montes Claros. Durante décadas, assinou a "Coluna do Secretário", n "O Jornal de M. Claros", publicação antológica que editava na companhia de Oswaldo Antunes. É mestre reverenciado de uma geração de jornalistas mineiros, com vasto conhecimento de política e da história política contemporânea do Brasil)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50541
De: moradora Data: Sexta 25/9/2009 13:04:20
Cidade: moc/são judas

quem em dera o que tirasse o meu sossego fosse apenas o barulho do carro do sorvete,do churros e etc. Aqui na minha vizinhança já houve 5 assaltos em 2 semanas, em residencias com os moradores dormindo ,( ou pelo menos tendo ki finjir).Onde está a nossa segurança? nesse calor infernal temos ki dormir cmo prisioneiros em nossas proprias casas, e ainda assim correndo o risco de sermos roubados?nem em nossos lares poderemos mais ter segurança e descanço? quem esta fazendo valer a constituição? É justo ki trabalhemos o dia inteiro para ki a noite enqto dormimos ladrões encapuzados entre em nossas casas e nos roube alem de nossos bens materias a paz e o sossego?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°50539
De: Dimas Data: Sexta 25/9/2009 12:41:32
Cidade: M. Claros

O sr. prefeito afirma através deste mural que não saiu da boca dele a informação de que vai acabar com a Praça de Esportes.Quem quizer saber é só buscar nos arquivos recentes de reportágens do MGTV da Inter TV/Rede Globo

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Página Anterior >>>

Abra aqui as mensagens anteriores: