Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - sábado, 21 de setembro de 2024

Mural

Jornalismo exercido pela própria população

Deixe sua notícia neste Mural, clique aqui para enviar
<< Próxima Página

Mensagem N°84285
De: Estado de Minas Data: Sábado 19/10/2019 10:51:11
Cidade: Belo Horizonte

Situação é crítica no Norte de Minas - Luiz Ribeiro - Abastecimento na corda bamba em no Norte de Minas. O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) declarou, por meio de portaria, situação crítica de escassez hídrica superficial na Bacia do Rio Pacuí, no município de Coração de Jesus, o que impõe restrições para a captação de água no manancial. Desde o segundo semestre de 2018, a Copasa retira água no Pacuí para o abastecimento de Montes Claros, maior cidade da região, com 404 mil habitantes. A companhia informou que a medida do Igam não vai afetar sua operação e que, “no momento, não há previsão de racionamento em Montes Claros”. No entanto, não está descartada a possibilidade da volta do “rodízio” no abastecimento de água do município. “Estamos fazendo o monitoramento da situação. A primeira quinzena de novembro será crucial. Se o volume de chuvas do período for menor do que o da média histórica, teremos que acender a luz vermelha e pensar no retorno do rodízio (fornecimento de água em dias alternados) no abastecimento”, afirma o superintendente de Operação Norte da Copasa, Roberto Botelho. Por meio de nota, a Copasa afirma que a declaração de situação crítica de escassez hídrica no Rio Pacuí “não vai impactar o sistema de abastecimento de Montes Claros, uma vez que a portaria (do Igam) estabelece restrição ao consumo a montante da captação que abastece o município”. A companhia diz ainda que reconhece a importância da medida. O Igam informou que, por meio de monitoramento dos níveis do Rio Pacuí, constatou uma redução do volume abaixo de 70% da vazão normal (vazão de referência Q7/10). O instituto declarou a situação crítica de escassez hídrica superficial nas porções hidrográficas localizadas a montante da estação fluviométrica (ponto de medição da vazão) do Pacuí, onde também fica a captação da Copasa. As restrições para os usuários que possuem outorga para a retirada de água do manancial vão até 30 de novembro de 2019. Conforme a determinação do órgão ambiental, a retirada de água pelos usuários outorgados no Rio Pacuí deverá ser diminuída nos seguintes índices: captações de água para consumo humano, dessedentação animal e abastecimento público (redução de 20% do volume outorgado; irrigação (diminuição de 25%) e captações de água para consumo industrial e agroindustrial (redução de 30%). A quantidade outorgada para outros fins deverá ser reduzida em 50%. As restrições afetam uma área de reforma agrária e uma agroindústria de ovos. O Igam também anunciou que estão suspensas as emissões de novas outorgas para a captação de água no manancial até 30 de novembro. Até lá, só poderão ser concedidas novas outorgas para “usos considerados prioritários pela legislação de recursos hídricos”.
Barragem
Há seis meses não são registradas chuvas volumosas no Norte de Minas. Com isso, a maioria dos rios e córregos da região secou e os mananciais e reservatórios que garantem água para as cidades, como o Rio Pacuí, tiveram a vazão muito reduzida. A Barragem do Rio Juramento (Sistema Rio Verde Grande), que garante o fornecimento da maior parte da água consumida em Montes Claros, está com apenas 16% de sua capacidade. O volume é o mesmo atingido pelo barragem em outubro de 2017. Naquele mês, devido aos vários anos seguidos de seca no Norte de Minas, a Barragem do Rio Juramento teve o seu volume reduzido para 20%. Como o reservatório era responsável por 65% do abastecimento de Montes Claros, também em outubro de 2015, a Copasa iniciou o rodízio no fornecimento de água da cidade, com os moradores recebendo o recurso em dias alternados. A medida só foi interrompida em setembro do ano passado, quando a cidade começou a receber água do Rio Pacuí, no município de Coração de Jesus, após a construção pela Copasa de uma adutora com 56 quilômetros de tubulação, orçada em R$ 135 milhões. A obra, iniciada em agosto de 2017, foi construída em caráter emergencial, para evitar o colapso no abastecimento da cidade polo do Norte do estado. A Copasa tem permissão para captação no Pacuí de até 335 litros por segundo (l/s), desde que deixe, obrigatoriamente, uma vazão de 399l/s. A reportagem apurou que, com redução do volume do Pacuí, a companhia de saneamento está retirando do manancial uma quantidade diária de água que varia entre 30 e 130l/s. Atualmente, Montes Claros recebe em torno de 900l/s de água. Além da Barragem de Juramento e da captação do Rio Pacuí, a Copasa recorre a poços tubulares e aos sistemas Pai João e Porcos. Com a redução dos volumes do reservatório de Juramento e do Rio Pacuí, aumenta a possibilidade de retorno do racionamento na cidade se não chover nos próximos dias.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84284
De: Manoel Hygino Data: Sábado 19/10/2019 07:21:42
Cidade: Belo Horizonte

Em tempo de decisões

Manoel Hygino

O tempo, inclemente, com altas temperaturas e umidade relativa do ar castigando, não correspondeu às necessidades e reclamos do Sudeste, e a chuva não caiu como desejado e necessitado. Para a semana, que começa em 21 de outubro, a perspectiva é mais generosa. Precipitações a partir de segunda-feira. Vamos ver...

Em São Paulo, um assalto no aeroporto de Viracopos deixou mortos e feridos. A ousadia dos fora da lei advertiu para a situação da violência no país, nas pequenas cidades interioranas ou na maior metrópole do hemisfério. Para restabelecer a ordem, muitas centenas de agentes de segurança municipais, estaduais e federais, entraram em ação, enquanto se suspendiam pousos e decolagens de aeronaves e se fechava uma rodovia.

Neste ambiente pesado e de inquietude, no dia em que se começava o julgamento pelo STF da controversa matéria sobre prisão após segunda instância, um alto oficial das forças armadas manifestou-se. O general Villas Boas, líder do Exército, usou das redes sociais para afirmar que o país corre risco de “convulsão social”.

Embora ainda hospitalizado para traqueostomia, Villas Boas, hoje assessor do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, começou um depoimento com trecho de conhecida fala de Rui Barbosa, em 1914: “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus e a rir-se da honra, tem-se vergonha de ser honesto”.

A Folha de S. Paulo, entre suas noticias mais lidas, noticiou que a “mensagem de Villas Bôas em suas redes às vésperas de o STF retomar julgamento sobre prisão em segunda instância, atiçou ânimos na corte”. “Ministros dizem que, desta vez, a chance de a pressão surtir efeito contrário é grande. No texto, o general cita risco de convulsão social. Villas Bôas publicou mensagem mais incisiva no ano passado, às vésperas do julgamento de um habeas corpus do ex-presidente Lula. Na ocasião, o voto de Rosa Weber foi creditado à esse gesto dele”.

Dados do Conselho Nacional de Justiça dizem que 4.895 presos seriam beneficiados com a mudança de interpretação que começou a ser julgada no Supremo. Entre eles o ex-presidente Lula, que está em sala da Polícia Federal de Curitiba desde 2018.

O jornal espanhol El Pais adiantou: “Voto de Rosa Weber no STF pode definir destino de Lula e quase 5.000 presos”. Segundo o noticiário, a corte suprema, sob pressão e em meio a alarme de bolsonaristas, o julgamento demorará, começando com previsão de até três sessões. O jornal britânico BBC resume:

“Depois de autorizar em 2016 que réus condenados em segunda instância fossem presos, o Supremo Tribunal Federal (STF) pode rever essa decisão no julgamento. Se isso acontecer, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e alguns milhares de outros presos no Brasil podem vir a ser soltos”. O mundo está de olho no Brasil.

A resposta se terá, em princípio, na próxima semana, já que se preveem três reuniões para todos os ministros votarem. E cada voto demora.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84283
De: Manoel Hygino Data: Sexta 18/10/2019 08:08:55
Cidade: Belo Horizonte

A morte por perto

Manoel Hygino

Em 6 de setembro de 2018, a família de Adélio Bispo de Oliveira viu sua imagem pela televisão, quando tentou matar, com uma faca, o candidato a presidência Jair Messias Bolsonaro, em Juiz de Fora. O episódio chamou a atenção. No Brasil, presidentes ou concorrentes ao cargo não são vítimas desses crimes como em outras regiões do mundo.

Mas, acontecera em nossa Manchester, na Zona da Mata. Muito longe dali, em Montes Claros, no Norte do Estado, cidade natal do quase homicida, a imagem de Tuca, seu apelido, é de uma pessoa religiosa, correta e trabalhadora, que – em condições normais – nunca teria praticado o gesto.

O ato parece ter suscitado exemplo. Em 26 de setembro de 2019, o ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot, também mineiro, declarou que foi armado à sessão do Supremo Tribunal Federal com a intenção de matar a tiros um ministro. Objetivo: executar o ministro Gilmar Mendes e depois se suicidar.

Janot acrescentou que, logo depois de apresentar uma exceção de suspeição contra Gilmar Mendes, o ministro difundiu uma história mentirosa sobre sua filha. “E isso me tirou do sério”. Segundo o ex-procurador, impediu-o do ato criminoso a “mão de Deus”. Gilmar observou em seguida: “Recomendo que (Janot) procure ajuda psiquiátrica. Continuaremos a defender a Constituição e o devido processo legal”.

A Associação Nacional dos Procuradores da República, em seguida, publicou: “Os membros do MPF repudiam qualquer ato de violência que se cogite ou seja praticado em detrimento de qualquer pessoa, seja autoridade pública ou não, como o que foi revelado pelo ex-PGR. A democracia prevê, por meio do livre funcionamento das instituições, a eterna vigilância contra a barbárie”.

O affair não ficou por aí. Uma semana depois do caso Janot, um procurador da Fazenda Nacional, em São Paulo, foi preso em flagrante pela Polícia Federal sob suspeita de tentar matar uma juíza no Tribunal Federal da 3ª Região. A magistrada viu seu gabinete ser invadido pelo procurador, que teria acertado uma facada no pescoço, mas sem gravidade.

O fato está sendo apurado. A Advocacia Geral da União informou que determinou a imediata abertura de sindicância no âmbito da instituição. Disse a AGU que “lamenta o ocorrido, registra irrestrita solidariedade à magistrada e repudia todo e qualquer ato de violência”.

Fatos novos não apagam os antigos. Quantos morreram na ponta da faca – inclusive por virulentos ciúmes entre casais – desde o atentado contra o candidato à presidência da República? A família de Adélio Bispo – olhem que é bispo, pelo menos no nome – lamenta nada conhecer a respeito, senão o divulgado por televisão ou rádio: “A gente não sabe como ele está e não tem como ir lá visitar”, disse um deles. Ao ouvir que se encontra em cela individual, com duas horas de sol por dia, vigiado, alguém observa: “Aí é que ele vai endoidar mesmo”.

Uma reportagem da Folha de São Paulo mostra que Adélio, que hoje tem 41 anos, desde os 16 saía “para o mundo e só voltava na hora que queria”, segundo uma irmã dele. E, à noite, ia orar. Virou evangélico na juventude e chegou a ser pregador em uma das denominações que frequentava a Igreja Missionária Resplendor da Glória de Deus.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84282
De: Prefeitura Data: Quinta 17/10/2019 17:23:24
Cidade: Montes Claros

(...) A Prefeitura de Montes Claros já está iniciando as obras de construção do Complexo Viário da Avenida João XXlll (área central da cidade). Na manhã desta quinta-feira,17, a empreiteira contratada pelo Município deu início aos serviços de preparação do terreno para a colocação da máquina bate-estacas necessária para preparar a base da nova ponte que será construída nas proximidades do Mercado Central Christo Raeff.
A construção de duas novas pontes vai reduzir o trânsito na confluênciada da avenida João XXlll com a Deputado Esteves Rodrigues (Sanitária), dando mais agilidade ao tráfego na região. As obras do Complexo Viário João XXlll contemplarão também a duplicação da ponte já existente sobre o Rio Vieira.
Há anos, a atual ponte vem sofrendo com o desgaste natural do tempo, e o aumento do tráfego de veículos contribuiu para que a via ficasse totalmente vulnerável. Mais de 70 mil veículos passam pelo local diariamente e, com a construção dos novos acessos, o tráfego vai ser mais organizado, garantindo maior segurança para pedestres e condutores.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84281
De: Prefeitura Data: Quinta 17/10/2019 14:49:22
Cidade: Montes Claros

(...) A Lagoa do Parque Municipal Milton Prates está passando por uma limpeza total, com retirada das tabuas. No próximo ano, está prevista uma ação de desassoreamento completo, a primeira em 50 anos, visando melhorar ainda mais a lagoa, que é um dos principais cartões postais de Montes Claros e, juntamente com as outras dependências do Parque, um dos locais mais visitados pelas famílias do município.
A limpeza, a retirada das tabuas, e outras ações semelhantes estão sendo realizadas pela Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. A primeira etapa das obras foi iniciada há cerca de 40 dias, e continuará por algum tempo.
O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Paulo Ribeiro, destaca a importância das ações e pede a compreensão da comunidade. “É a primeira vez que a Lagoa passará por um processo de limpeza e desassoreamento visando a revitalização de forma ecologicamente correta, para que o parque e seus atrativos sejam bem aproveitados pelos montes-clarenses, norte-mineiros e visitantes de outras regiões do estado e do país”, afirmou o secretário, otimista com os resultados a serem alcançados.
O ambientalista e conselheiro do Codema, Eduardo Gomes, acompanha há anos a situação da lagoa do Parque. Segundo ele, nunca houve, em mais de 40 anos, um procedimento correto de desassoreamento e revitalização do local. Lembra que houve, em duas ocasiões ocasiões, operações de limpeza com utilização de máquinas, porém sem contemplar toda a área e nem o volume total de sedimentos acumulado em mais de 4 décadas. “Poucos sabem que a conhecida lagoa do Parque, na verdade, é uma barragem construída no final da década de 1960, na administração do prefeito Antônio Lafetá Rebelo, através de escavação de uma várzea, conhecida originalmente como Lagoa dos Patos. A barragem foi escavada, com sistema de drenagem tipo monge, que mantém o nível da lagoa e joga o excesso para o Rio Carrapato. Foi escavada com profundidade máxima de seis metros (no local da drenagem). A média de profundidade era de dois metros. Hoje, no geral, não passa de 60 centímetros”, afirmou.
O ambientalista salienta, ainda, que o assoreamento foi provocado por processos erosivos naturais, mas foi ampliado pela terra proveniente das ruas sem pavimentação de bairros da região, como o Major Prates, o Chiquinho Guimarães e o Morada do Parque. O problema foi agravado a partir da construção da BR-365, que amontoou terra na área do Parque. “Enquanto ambientalista, sempre cobrei uma ação de revitalização efetiva da lagoa, com o desassoreamento”, finalizou.


Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84280
De: Afonso Cláudio Data: Quinta 17/10/2019 11:14:03
Cidade: Montes Claros/MG

"Ter 15/10/19 - 10h49m - Prédio residencial de 7 andares desaba em Fortaleza... Hora do desabamento: 10h28m"; local: Rua Tibúrcio Cavalcante com Rua Tomás Acioli, bairro Dionísio Torres.

16/10/19 - "Desabamentos de edifícios produziram tragédias no Brasil nas últimas décadas"; com este título, o JN da Rede Globo listou em 15/10/19:

Ano Imóvel Local Mortos
1998 Ed. Palace II Rio 8
2010 Prédio 7 and. Salvador 3
2010 2 edif. Centro Rio 4
2011 Prédio 30 and. Belém 5
2012 3 prédios Centro Rio 17
2013 Zona Leste São Paulo 10
2018 Edif.24 and.Centro São Paulo 8
2019 Com. Muzema, Z Oeste Rio 24
Total 79

Conforme as notícias desta noite (16/10/19), referentes ao prédio de Fortaleza, que desabou em 15/10/2019, "Um documento averbado em Cartório revela que o Edifício Andrea foi registrado no ano de 1982, já com a informação de que possuía 6 andares e a cobertura, que era o 7º andar do prédio residencial. O desabamento do Edifício causou a morte de ao menos três pessoas (na manhã de 17/10/19 este número aumentou para 4). Sete pessoas desaparecidas e outras sete haviam sido resgatadas, no início da tarde de 16/10/19."
É evidente que houve falhas gravíssimas na tentativa de se restaurar as colunas da base de sustentação do edifício, conforme as imagens e fotos mostraram, pois não foi feito o necessário escoramento das estruturas, até porque um edifício construído há 37 anos, próximo ao mar, tem ferragens mais afetadas pela maresia. "“Era uma tragédia anunciada”, resume o motorista de aplicativo Leandro Carvalho, de 39 anos, o filho de Cleide, uma das sete vítimas resgatadas com vida do desabamento que ocorreu na manhã de terça-feira, 15, em Fortaleza.", conforme o Estadão de 17/10/19.
Todo acidente (principalmente os mais graves) alerta que medidas preventivas eficazes são sempre indispensáveis para que não ocorram outros acidentes iguais ou piores.
Que os responsáveis pela segurança dos nossos edifícios atuem de forma preventiva e segura, para evitarem outras tragédias semelhantes à de Fortaleza e às das oito citadas na relação acima.

Afonso Cláudio de Souza Guimarães - Engenheiro Eletricista

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84279
De: José Ponciano Neto Data: Quinta 17/10/2019 11:17:56
Cidade: Montes Claros-MG

PORTARIA Nº 50/2019 DO IGAM GARANTE ÁGUA PARA O ABASTECIMENTO DE MONTES CLAROS.

Publicada nesta quarta-feira, 16 de outubro, por meio da Portaria n° 50, declaração de situação “crítica de escassez” hídrica superficial devida a seca meteorológica (baixa precipitação por um período prolongado, a chamada de seca agrícola da primavera / verão)

A SEMAD por meio do IGAM identificou por meio dos dados de medições de descargas liquidas à montante da captação da COPASA localizada em Poço Verde/Coração de Jesus que:: as vazões ficaram entorno de 70% mais baixas que a vazão de referencia do Q710 (Vazão mínima de 7 dias consecutivos e com período de retorno de 10 anos).

PORTARIA Nº 50/2019 - Art. 1º. “Fica declarada Situação Crítica” de Escassez Hídrica Superficial na porção hidrográfica localizada à montante das coordenadas geográficas latitude 16° 38’ 31’’S e longitude 44° 12’ 46’’W, abrangendo a região à montante da estação “Fluviométrica Rio Pacuí - Coração de Jesus”, localizada no Rio Pacuí, e a sua bacia de contribuição.

As Coordenadas referem-se à Captação da Copasa ou, seja todas captações acima (montante) estão sujeitas as restrições de uso descritas na portaria. Inclusive um Assentamento de produtores e uma indústria.

Atualmente a Copasa mantém a vazão ecológica acima da estabelecida na condicionante de outorga (399,0L/seg.).

O Rio Pacuí hoje 17/10 é o Rio com maior vazão no Norte de Minas depois do São Francisco, São: 557,2 Litros por segundo, sendo: 407,2,0 L/seg (média). de vazão ecológica e 150,0 L/seg (média). para Montes Claros.

Estão captando apenas 27,9% da vazão do rio, que vem garantindo o abastecimento de Montes Claros, juntamente com Juramento = 50% - Lapa Grande = 12% - Rebentão dos Ferros =0,083% - Poços profundos = 10,0% - Barragem Porcos = 0,017%.

Durante a vigência da portaria está suspenso a concessão de novas outorgas nas porções hidrográficas localizadas à montante da captação da Copasa.

A maior parte das captações do Rio Pacuí é de captações não licenciadas – uma grande demanda para a fiscalização.

Qualquer informação ou opinião a respeito trata-se de noticias falsas (“fake news”).

(*) José Ponciano Neto é Tec. em Recursos Hídricos na Concessionária de Saneamento e responsável pelo monitoramento das Bacias Hidrográficas que abastecem Montes Claros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84278
De: Prefeitura Data: Quinta 17/10/2019 09:35:24
Cidade: Montes Claros

"Dia D" da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo - Neste sábado, o público-alvo são crianças de seis meses a menores de cinco anos -Neste sábado, 19, acontecerá o "Dia D" da primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo. Nessa fase da ação, o público-alvo são as crianças de seis meses a menores de cinco anos que ainda não tomaram as duas doses da vacina.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84277
De: Manoel Hygino Data: Quinta 17/10/2019 07:45:33
Cidade: Belo Horizonte

Perspectiva para 2020

Manoel Hygino

Caminhamos para o fim de 2019 (ou nele já estamos) quando se completa o primeiro ano de gestão de Jair Bolsonaro na presidência da República e de Romeu Zema à frente do governo de Minas. Sobre ambos recai a pesada carga de administrar um país em confusão e um estado com a economia em frangalhos.

Quando agosto evoluía a óbito, como se diz, o IBGE atualizou os dados: o Brasil já tem mais de 210 milhões de habitantes, quando, no ano passado, situávamo-nos em 208 milhões. Para ser mais exato, estamos com 210.147.125 habitantes, sem contar os que nasceram depois da mais recente avaliação. São Paulo lidera, com 45.919.049, seguido de Minas com 21.168.791. A Bahia tem mais gente no Nordeste - 14.873.064 ­ e, lá embaixo, o Rio Grande do Sul, com 11.433.957.

Não findara o oitavo mês do ano, todavia, quando o confiável IBGE divulgou, ainda pela manhã, que a taxa de desemprego ficara em 11,8% no trimestre encerrado, abrangendo 12,6 milhões de pessoas. O resultado representava estabilidade frente ao trimestre concluído em julho, quando a taxa ficou em 11,8%, e o número dos desempregados foi calculado em 12,6 milhões. Em comparação com o mesmo trimestre de 2018, o desemprego caiu 0,3 pontos percentual, pequeno declínio embora consolador.

Enquanto o ambiente político-institucional-jurídico permanece enfarruscado com notícias e boatos, a bandidagem percorre estados e municípios, como recentemente aconteceu no Ceará e no norte-mineiro, no qual grupos de criminosos levaram e levam pânico às populações que querem apenas tranquilidade. Os índices de violência decresceram, segundo os números oficiais, mas assustam as informações que ininterruptamente ocupam espaços nos veículos de comunicação.

Há esperança para 2020, até ou principalmente para aqueles que gostam do descanso prolongado. E têm razão: o Brasil somará dez feriados nacionais em meio de semana, sem contar os estaduais e municipais. Representará o dobro dos de 2019, porque os do vindouro calendário serão próximos de sábados e domingos.

Recorro, para os devidos fins, ao que a imprensa relacionou: 1° de janeiro cairá numa quarta-feira. O feriado da Terça-feira de Carnaval será em 25 de fevereiro. Em abril, serão dois feriados: a Sexta-feira da Paixão, dia 10, e a sexta de Tiradentes, dia 21. O Dia do Trabalho, em 1º de maio, ocorrerá numa sexta-feira. Em junho, o feriado de Corpus Christi será numa quinta, dia 11. Em setembro, o Dia da Independência será numa segunda-feira. Doze de outubro, dedicado a Nossa Senhora Aparecida, será numa segunda. O 2 de novembro, Finados, será também numa segunda. Por fim, o Natal vai cair numa sexta. Março, julho e agosto não terão feriados nacionais.

Teremos um feriado muito especial no quarto mês do próximo ano: o 21 de abril, quando Brasília comemora 60 anos de inauguração. A capital, que Juscelino construiu no planalto, confirmando a profecia de São João Bosco, já ostentava, então, população fixa de 100 mil habitantes. Hélio Silva, o historiador, lembra que, na inauguração de Washington como capital dos Estados Unidos, havia apenas 126 pessoas. Só estavam prontos para uso o edifício do Congresso, o palácio presidencial e o do Tesouro. Os departamentos de Estado, Guerra, Marinha e Correios foram abrigados provisoriamente em residências particulares. O Brasil se orgulha: a nova capital foi construída rigorosamente em três anos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84276
De: HELDER VELOSO Data: Quarta 16/10/2019 11:45:17
Cidade: MONTES CLAROS  País: BRASIL

Centro da cidade de Moc ja há algum tempo sem energia elétrica.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84275
De: José Ponciano Neto Data: Terça 15/10/2019 23:40:26
Cidade: Montes Claros- MG

Uma criança de três anos teve parte do pênis amputada na retirada do prepúcio durante uma cirurgia de fimose na cidade mineira de Malacacheta.

Foi o pai da criança que descobriu a amputação durante os procedimentos no curativo. No lugar da parte amputada, foi observado que uma gaze enrolada simulava o pênis sem alteração.

A família transferiu a criança para um hospital de Teófilo Otoni- MG onde já passou por dois procedimentos cirúrgicos para avaliação, em seguida a reconstrução do coto. Devido à dimensão do inchaço não foi confirmado se parte da glande foi atingida.

O curioso é que o médico responsável pela cirurgia foi encontrado morto em casa dias após o procedimento. A sustentação da morte do médico foi dada pela Secretaria Municipal de Saúde de Malacacheta, mas, não informou o laudo com a causa da morte do cirurgião.

A Polícia Civil e o MP estão apurando se erro foi apenas do médico ou mais pessoas teriam colaborado para a mutilação sofrida pela criança.

O pai da criança encontra-se totalmente consternado com o ocorrido.

Tudo ainda está sendo investigado.

(*) José Ponciano Neto é colunista neste Site.


***


IG - Um menino de 3 anos teve parte do pênis amputada durante uma cirurgia de fimose na cidade de Malacacheta, em Minas Gerais. O médico responsável não admitiu o erro e foi encontrado morto dias depois do procedimento.
A criança foi submetida a uma cirurgia de fimose no hospital Municipal Dr. Carlos Marx. O pai do menino conta que o procedimento, que duraria no máximo 30 minutos, durou cerca de 4 horas. Após pedir para a enfermeira retirar o curativo, não conseguiu visualizar o membro.
Ele afirma ainda que o local estava todo ensanguentado e havia uma espécie de gaze enrolada, simulando que o pênis estaria ali. O médico responsável pelo procedimento foi chamado, mas já havia ido embora. Outro cirurgião presente no local afirmou que não poderia avaliar a criança porque não havia participado da cirurgia.
No dia seguinte, a criança foi transferida para o hospital de Teófilo Otoni, onde passou por dois novos procedimentos cirúrgicos para reconstrução do membro. O laudo aponta que houve laceração do prepúcio e somente no futuro será possível saber se poderá recorrer a uma prótese.
O cirurgião responsável foi encontrado morto em casa dias após o procedimento. A causa da morte ainda não foi divulgada.

***

Jornal de Brasília - Menino de três anos tem parte do pênis amputada após cirurgia de fimose - Um menino de três anos teve parte do pênis amputada após fazer uma cirurgia de fimose. O pai da criança contou que o cirurgião não admitiu e só teve a confirmação quando transferiu a criança para outro hospital, que a submeteu a uma cirurgia de reconstrução da parte que sobrou do membro. O cirurgião responsável pela fimose, que é a retirada de excesso de pele do pênis, morreu em casa dias após o acontecimento. A confirmação da morte do médico foi dada pela prefeitura de Malacacheta-MG, cidade onde ocorreu o caso. A secretaria de Saúde informou que, além do cirurgião, ainda participaram do procedimento um anestesista, um enfermeiro, um instrumentador e dois circulantes de sala. A secretaria disse ainda que solicitou a abertura de um procedimento administrativo. De acordo com o pai, após pedir para enfermeira trocar o curativo, não conseguiu visualizar o membro. Ele conta que deixou o filho no hospital e a mãe dele ficou como acompanhante. Ele foi para uma reunião e quando retornou, soube que tinha algo errado. A cirurgia que deveria ter durado uns trinta minutos levou cerca de quatro horas. Ainda segundo ele, quando tirou o primeiro esparadrapo, tinha uma gaze enrolada simulando o pênis do filho, e tudo muito ensanguentado. Quando ele levantou a gaze, não tinha pênis visível. O pai conta que ficou desesperado. O pai teria chamado o médico de plantão, porque o que tinha operado a criança, teria ido embora, e ele falou que não podia avaliar porque não tinha participado da cirurgia. Ele procurou o prefeito e o secretário de saúde do município. Segundo ele, mostrou a foto do filho e questionou o secretário, que continuou dizendo que estava tudo bem. Horas depois, o médico que realizou a cirurgia apareceu e disse que estava tudo normal, que quando o pênis desinchasse, ele conseguiria ver o pênis do filho. Como a criança continuava a reclamar de dores, no dia seguinte o pai assinou um termo de responsabilidade e transferiu a criança para outro hospital. Na nova unidade, o menino passou por dois novos procedimentos para avaliar o estado em que se encontrava e, em seguida, para a reconstrução do pênis. O pai conta que o laudo do segundo hospital apontou que houve laceração do prepúcio do menino e diz que somente no futuro poderá saber se o filho poderá recorrer a uma prótese. A conta no hospital ficou quase R$ 10 mil e o pai diz que precisou pegar dinheiro emprestado para pagar, pois não recebeu apoio ou assistência do município no primeiro momento. Apenas depois do caso repercutir na mídia, a Prefeitura ressarciu os custos da segunda internação. O crime está sendo apurado como lesão corporal. De acordo com a polícia, os familiares já foram ouvidos e agora membros da equipe de cirurgia serão ouvidos. A intenção é apurar se o erro foi apenas do médico que o operou ou mais pessoas teriam contribuído para os danos sofridos pela criança.

***

O Tempo - Pai denuncia que filho teve pênis decepado em cirurgia de fimose em Minas
Médico responsável pelo procedimento morreu devido a um infarto dois dias depois de operar a criança - Por LAURA MARIA - Um estudante de engenharia agronômica denunciou à Polícia Civil que o seu filho, um garoto de 3 anos, teve parte do pênis decepada durante uma cirurgia de fimose realizada no Hospital Municipal Dr. Carlos Marx, em Malacacheta, cidade localizada no Vale do Mucuri. O médico responsável pela cirurgia morreu devido a um infarto dois dias depois de operar a criança, provavelmente, ao saber do resultado da cirurgia, segundo possibilidade levantada pela Polícia Civil. A instituição abriu inquérito para investigar o caso.
Alberthy Rocha, de 24 anos, conversou com o jornal O TEMPO nesta quarta-feira (16) e disse que o filho precisou passar pela cirurgia por recomendação médica. Ao chegar ao hospital para buscar o garoto, Rocha percebeu que a cama dele estava ensanguentada.
"Então, eu retirei o curativo e vi que o pênis do meu menino estava muito machucado. Chamei o médico que realizou o procedimento, mas quem me atendeu foi um plantonista, que não quis se envolver porque ele não havia participado da cirurgia. Consegui falar com o cirurgião só mais tarde, e ele me disse que aquela situação era normal e que, depois de dez dias, a cirurgia iria desinchar e meu filho ficaria bem", relata.
Rocha conta que o hospital não quis lhe entregar o prontuário do garoto e que ouviu dos funcionários que o médico que realizou a cirurgia era experiente. Entretanto, percebeu que as enfermeiras ficaram assustadas com o estado de saúde da criança. A cirurgia começou às 7h30 e terminou às 13h30.
Amputação constatada
Rocha conta que, ao chegar em casa, a criança continuou a reclamar de dores. Por isso, levou o garoto no dia seguinte a um hospital privado em Teófilo Otoni, na mesma região. "Ao chegar lá, o médico avaliou meu filho e disse que, de fato, parte do pênis dele havia sido amputado. Desesperei na hora", diz o estudante.
O especialista medicou a criança com um antibiótico para evitar infecção e realizou a reconstrução do coto. Enquanto estava no hospital acompanhando o filho, Rocha diz ter recebido a notícia de que o médico que tinha realizado a cirurgia havia falecido, informação que foi confirmada pela prefeitura da cidade.
O estudante diz que, agora, exatamente um mês após a realização do procedimento, o garoto está bem. "Ainda não sei como será a reconstrução do pênis do meu filho. Ontem (terça, 15), conversei com uma pessoa de Salvador (BA), que é prima de um médico que faz cirurgias desse tipo", afirma.
Vaquinha
Com objetivo de bancar o tratamento futuro da criança, Rocha criou uma vaquinha online. Até a publicação desta reportagem, o jovem conseguiu arrecadar R$ 17.141,80.
"Tenho que agradecer porque apareceram pessoas boas no meu caminho, porque o poder público só funciona sob pressão, a prefeitura quis tirar o corpo fora", aponta.
Segundo ele, a prefeitura arcou com as despesas médicas, mas não reembolsou gastos como deslocamento, alimentação e permanência em Teófilo Otoni.
O que diz a prefeitura
Por meio de nota, a prefeitura confirmou que que tem arcado com as despesas financeiras e que "tem dado apoio à criança". Entretanto, negou que não tenha feito reembolso de outros gastos. "Não há despesas trazidas ao município sem ressarcimento", alegou.
o Executivo municipal informou ainda que o caso está sendo acompanhado pela Polícia Civil, pelo Ministério Público e pela Gerência Regional de Saúde, além da própria prefeitura, e destacou também que o médico que realizou o procedimento tinha cerca de 30 anos de carreira. "Conduta exemplar. Excelente profissional. Especialista em cirurgia geral. CRM comprova tal histórico".
A prefeitura informou, por fim, que o hospital não entregou o prontuário da criança no dia da cirurgia porque o pedido foi feito após as 16h, horário de fechamento da secretaria do hospital. "No dia seguinte à cirurgia, o prontuário foi entregue à família às 7h", disse.
Polícia deve concluir caso até o fim do mês
Em contato com a reportagem, a delegada à frente do caro, Mariana Coeli, disse que requisitou laudos, certidão de óbito do médico que realizou a cirurgia e a informação da equipe médica que acompanhou a criança.
Se conseguir ouvir todas as pessoas, a previsão é de que o inquérito fique pronto até o fim do mês. "O promotor requisitou abertura de inquérito para descartar a participação de outras pessoas na situação, porque seria uma lesão corporal culposa. A ideia é saber se não houve omissão de alguém que participou da cirurgia", diz.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84274
De: Manoel Hygino Data: Terça 15/10/2019 09:36:23
Cidade: Belo Horizonte

Dias de fé

Manoel Hygino

A Igreja Católica Romana no Brasil viveu dias de intensas demonstrações de prestígio e de fé, em outubro, com presença e participação de Francisco. Enquanto o Papa se manifestava pública e claramente sobre a posição do Vaticano diante dos problemas da Amazônia, que envolveram as nações civilizadas e suas organizações, outras questões mobilizaram a comunidade.

Em Belo Horizonte, o falecimento do cardeal arcebispo metropolitano, Dom Serafim Fernandes de Araújo causou expressões de estima e de sentimentos de pesar a quantos conheciam sua dedicação à cidade, e a seu povo. Lembraram-se suas iniciativas, atuação e presença nos encontros esportivos, a notável ampliação na Universidade Católica de Minas Gerais, suas gestões de altiva serenidade, ao lado de D. João Resende Costa no período de ditadura militar, a propagação dos instrumentos de comunicação com a sociedade, sua sensibilidade diante dos problemas que atingiam os segmentos mais carentes da população. Milhares e milhares de fiéis levaram-lhe o último adeus até seu corpo descer à cripta da Boa Viagem.

Naqueles dias, a capital e os mineiros saudaram a reabertura, após longo processo de recuperação, da Igreja de São Francisco de Assis, no complexo turístico da Pampulha, graças ao qual Belo Horizonte se integrou no rol do Patrimônio Cultural da Humanidade. E 4 de outubro, como sabeis, é o dia de São Francisco.

Mas o oitavo mês seguia e já estava agendado para o dia 13 a canonização de Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, a Irmã Dulce dos Pobres, falecida em 1992, aos 77 anos. A celebração, em Roma, conforme estabelecido pela Congregação das Causas dos Santos, contou com 88 bispos e cem padres, inclusive os que se encontravam em Roma, para o Sínodo.

Desta vez, houve mais: concomitante com os atos no Vaticano os brasileiros festejaram o dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, data que atrai à cidade paulista muitos milhares de peregrinos de todos os estados. Mas, a partir de agora o dia do azar no Brasil, o 13 de agosto, conforme os supersticiosos, será também o de Santa Dulce dos Pobres, que por aqui não faltam.

Muitos milagres, sim, atribuídos à Irmã Dulce, uma pequenina religiosa deste tamanhozinho, que superou corajosamente todos os desafios para empreender uma obra fantástica, além – de 10 mil relatos de fiéis em todo o mundo. Entre eles, curas de câncer, superação de vícios em drogas, problemas familiares, sobrevivência a acidentes graves. Para prova, considera-se milagre, o fato ser peternatural, isto é, a ciência não explica; instantâneo, ou seja, acontece imediatamente após oração; e duradouro e perfeito.

No entanto, além desses, julgo eu, são também aqueles que resultaram na construção de um empreendimento assistencial imenso em Salvador, cujas descrições os jornais revelaram. A OSID – Associação Obras Sociais Irmã Dulce - foi instalada oficialmente há 60 anos, em 1959.

O Papa, contudo, não perdeu o ensejo e deixou um recado: no dia da padroeira do Brasil, gravou mensagem especial aos brasileiros, pedindo que a santa cubra o caminho de Justiça e acompanhe a população diante de limitações políticas, sociais ou ecológicas. “Trago no coração o povo brasileiro e envio uma saudação. Que ela (nossa Senhora Aparecida), pequenina e humilde, continue os cobrindo e acompanhando em seu caminho: caminho de paz, de alegria, de Justiça”. No vídeo, Francisco pede também “que ela os acompanha em suas dores, quando não podem crescer por tantas limitações políticas ou sociais ou ecológicas, e de tantos lugares provêm. Que ela os ajude a crescer e a se libertar continuamente. Que os abençoe”.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84273
De: Afonso Data: Segunda 14/10/2019 09:26:49
Cidade: Montes Claros

Policial militar morre em acidente de trânsito na MG 030, em Juvenilia, no Norte de Minas. De acordo com a Polícia Militar Rodoviária, o Sargento Adailton Nunes Penido, de 48 anos, seguia com a esposa e os 2 filhos no sentido Montalvania, quando o veículo em que eles estavam, capotou. A mulher, de 36 anos, que estava dirigindo, conforme a Polícia, usava o cinto de segurança e teve ferimentos leves. Ela contou que perdeu a direção do veículo. Ja` Adailton e os filhos, de 8 e 12 anos, foram arremessados para fora do carro. O Sargento, de acordo com o Boletim de Ocorrência, caiu com a cabeça em cima de uma pedra. Ele chegou a ser levado para o Hospital de Montalvania, junto com as outras vítimas, mas Adailton não resistiu aos ferimentos. As crianças tiveram que ser transferidas pela aeronave dos Bombeiros para a Santa Casa de Montes Claros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84272
De: Manoel Hygino Data: Segunda 14/10/2019 07:14:35
Cidade: BH

O dignitário que parte

Manoel Hygino

Na proximidade da data dedicada a São Miguel, brasileiros do Sudeste, principalmente no interior, esperavam que as chuvas marcassem efetiva presença. Aconteceu, porém, em pequena proporção – menos que o solo queria e os reservatórios das hidrelétricas exigiam. O tempo não parou.

Após setembro, chegou o dia de São Francisco de Assis, 4 de outubro. O jornalista Paulo Narciso resgatou a mensagem de Dom João Resende Costa, arcebispo de Belo Horizonte, ao ensejo da data e do santo. Dom João, com quem mantive sucessivos contatos, escreveu no já remoto 2/10/1992, sob título de “Francisco, pobre e humilde”.

“São Francisco esteve de certo modo no batismo cristão do Brasil, pois foi um franciscano, Frei Henrique de Coimbra, que, na praia de Porto Seguro, celebrou a primeira missa em chão brasileiro. Dois franciscanos, Santo Antônio e São Benedito, estão entre os santos mais queridos da devoção brasileira. E franciscanos estão aqui presentes em todas as áreas de trabalho da igreja, ensinando, pregando, santificando, distribuindo ‘paz e bem’. Ele é o santo que mais se assemelhou a Cristo. Não lhe faltou sequer o sinal misterioso das chagas do Crucificado, marcando-lhe o corpo, num trasbordamento do imenso amor que lhe queimava a alma. Francisco marcou a igreja com sua santidade. Nele brilhou a virtude da pobreza e da humildade como em nenhum outro. Ele é um monumento vivo das bem-aventuranças do Evangelho. Mostrou como as riquezas de nada valem e só um coração livre, que a elas não se escraviza, se pode encontrar a felicidade. Ele é como um irmão de todos. O irmão universal. E irmão também de todas as criaturas: do sol, da lua, das estrelas, da água, da terra, do vento, das nuvens, do fogo. O ‘Cântico do Sol’, que ele compôs, está entre as coisas mais belas que se produziu em toda a poesia do mundo. Até a morte ele chamou de irmã! Sentia-se em paz com todos e com tudo. O homem de um mundo em harmonia. Teve razão o Papa João Paulo II em proclamá-lo Padroeiro da ecologia. Francisco nos ensinou a sentir mais de perto a força do amor, a única capaz de converter o mundo. Há demasiados conflitos. Há antagonismos demais. Francisco nos ensinou como superá-los: pelo Amor!”.

Em 8 de outubro, correu a cidade a notícia do falecimento de Dom Serafim Fernandes de Araújo, cardeal arcebispo de Belo Horizonte e, sucessor de D. João, continuador de sua obra, autor e responsável por inúmeras outras no campo da assistência à comunidade. Igualmente foi fundamental sua atuação na gestão da Universidade Católica de Minas Gerais, que ganhou novos espaços no ensino universitário Brasil afora, utilizando as novas ferramentas de tecnologia.

Incentivador do esporte e das boas causas, durante a exposição de seu corpo na catedral da Boa Viagem, celebraram-se missas ao longo de três dias, quando muitos milhares de pessoas renderam as últimas homenagens ao ilustre dignitário, homem simples do interior mineiro que tanto honrou nossas melhores tradições.


(N. da Redação - A mensagem citada pelo escritor Manoel Hygino foi publicada neste montesclaros-com na sexta-feira 4/10/2019, às 17:21:38, e é de autoria do engenheiro Afonso Claudio)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84271
De: Afonso Data: Domingo 13/10/2019 08:14:22
Cidade: Moc

Primeiras notícias sobre capotamento de ônibus na BR-365, com 4 vítimas fatais e 1 em estado grave, próximo a Canto do Engenho e Pederneiras. Informação do SAMU. Sem confirmação: o ônibus teria sido cercado por 2 motos, em tentativa de assalto. .

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84270
De: Corpo de Bombeiros Data: Domingo 13/10/2019 04:48:25
Cidade: Montes Claros

acidente automobilístico com múltiplas vítimas na br 365, entre o km 27 e 29 (entrada de canto do engenho/pederneiras), segundo informações preliminares a serem apuradas e confirnadas pelos órgãos competentes, um onibus transitava com vários passageiros no local supracitado, momento em que um motoqueiro invadiu a pista. na tentativa do ônibus desviar da moto, o mesmo veio a capotar às margens da rodovia. em princípio, aproximadamente, 43 vítimas, sendo 02 óbitos já confirmados pela equipe do samu que passava pelo local no momento do acidente. em deslocamento: polícia militar/ prf/ 02 usa e 03 usb de moc, 1 usb de coração de jesus/ 01 salvamento e 01 resgate do cbmmg acompamhado do cbu. maiores informações/detalhes serão repassados posteriormente pelo oficial cbu.

***

05:27, 13/10/201 - atualização segundo informações preliminares a serem confirmadas pelos órgãos competentes 2 motocicletas (titan e ybr) com 2 homens em cada moto tentaram abordar o ônibus que transitava na rodovia para um possível (...), momento em que acabou provocando o acidente. 4 vítimas fatais (todos motociclistas). nenhuma vitima presa às ferragens no local, neste momento, nenhuma vítima gravemente ferida, apenas escoriações leves. perícia da polícia civil em deslocamento. [05:43, 13/10/2019] : ônibus envolvido no acidente trata-se de um veículo alternativo, que transitava da unidade federativa de alagoas com destino à araxá/mg.

***

CORPO DE BOMBEIROS ATENDE OCORRÊNCIA ENVOLVENDO ÔNIBUS E MOTOCICLETAS NA BR-365m- 8h46m - Na data de 13/10/19, por volta das 04:10h da madrugada, o 7° BBM foi acionado para atendimento a ocorrência de capotamento de veículo de transporte de passageiros. No local, verificamos tratar-se do tombamento de ônibus da empresa, CR Turismo (SP), que se deslocava da cidade de Campina Grande (PB) com destino a diversas cidades do triângulo mineiro e estado de São Paulo. Na altura do km 28 da BR-365, o mencionado veículo, segundo testemunhas, teria se deparado com duas motocicletas com dois ocupantes em cada uma, que teria atravessado a rodovia, havendo então a colisão dos veículos. Assim, as duas motocicletas foram colhidas pelo ônibus, onde os quatro ocupantes das motocicletas vieram a óbito no local.
Havia um total 49 ocupantes no ônibus, sendo que duas vítimas deste veículo foram conduzidas ao hospital, o motorista, que foi socorrido por populares e um passageiro do sexo masculino, idoso, com TCE grave, conduzido pelo SAMU.
As demais vítimas não necessitaram sem conduzidas ao hospital, visto que nada sofreram. Enfim, do acidente resultaram 53 vítimas, sendo 04 óbitos (motociclistas e passageiros das motos), 01 vitima grave (passageiro do ônibus) e 01 vítima leve (condutor).
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO 7° BBM

***

Estado de Minas - Batida entre ônibus e duas motocicletas deixa quatro mortos na BR-365, em Minas - Quarenta e nove pessoas estavam dentro do ônibus. Dentre os passageiros, dois foram levados para o hospital: o motorista, com escoriações leves, e um passageiro idoso, em estado grave - 10:49 - Um acidente envolvendo duas motocicletas e um ônibus provocou a morte de quatro pessoas na madrugada deste domingo (13). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a batida ocorreu na BR-365, altura do quilômetro 28, em Montes Claros, no Norte de Minas Gerais.
Militares do 7° Batalhão do Corpo de Bombeiros, que atuaram na ocorrência, informaram que o acidente aconteceu por volta das 4h10 da manhã. O ônibus da empresa CR Turismo (SP), que vinha de Campina Grande (PB) rumo a cidades do Triângulo Mineiro, tombou no local. Conforme testemunhas, duas motocicletas tentavam atravessar a rodovia, quando houve a batida.
Quarenta e nove pessoas estavam dentro do ônibus. Dentre os passageiros, dois foram levados para o hospital: o motorista, com escoriações leves, e um passageiro idoso, em estado grave.

***

O Tempo -Quatro pessoas morrem em grave acidente na BR-365 em Montes Claros - Um ônibus bateu em duas motocicletas e tombou fora da pista; os condutores das motos e os garupas morreram - Por NATÁLIA OLIVEIRA - Quatro motociclistas morreram e 49 passageiros que estavam em um ônibus ficaram feridas em um grave acidente na BR-365, em Montes Claros, no Norte de Minas Gerais, na madrugada deste domingo (13).
O acidente ocorreu no quilômetro 28, na entrada para o Canto dos Engenhos, por volta de 4h. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o ônibus bateu em duas motos e depois tombou fora da pista.
O condutor do ônibus relatou as duas motocicletas sairam de uma pista alternativa e atravessaram a BR-365 repentinamente e que ele tentou desviar, mas atingiu as duas motos e depois tombou.
Cada uma das motos tinham os condutores e um carona, os quatro morreram no local do acidente. Ainda não há identificação dessas vítimas, mas sabe-se que são todas homens.
O motorista do ônibus foi socorrido por terceiros e um passageiro foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para hospitais da região.
O condutor estava com ferimentos moderados, já um passageiros foi socorrido com traumatismo craniano e ficou em estado grave. Outros passageiros foram socorridos por ambulâncias locais com ferimentos leves.
Segundo os bombeiros, era um ônibus da empresa CR Turismo que saiu de Alagoas para Araxá. A perícia da Polícia Civil está no local.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que apura a dinâmica do acidente. O veículo estava com licenciamento vencido e por isso foi apreendido.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84269
De: Manoel Hygino Data: Sexta 11/10/2019 15:53:17
Cidade: Belo Horizonte/MG

Os políticos e o poder

Novos governantes, habitações luxuosas para os que sonham com o poder, que proporcione benesses e pompa, como acontece comumente. É natural, embora haja aqueles outros que desprezam ou relegam a ostentação.

De tudo existe, em todas as épocas e lugares, mas algo é certo: os palácios favorecem o ambiente de adulação, de bajulação, com objetivos muitas vezes escusos, embora o correto senso de servir glorifique ou honre detentores do poder. Com este propósito, eles concorrem aos pleitos e fazem promessas populares em praça pública ou pelos modernos meios de comunicação. Há os que assim procedem e esquecem os compromissos.

Há casos curiosos. Na época da proclamação da República, aconteceu um dos episódios lembráveis. Deposto Pedro II, em 15 de novembro de 1889, ele recusou uma bela pensão que lhe ofereceram a bordo do navio que o levaria para o exílio. O “Alagoas” levantou ferros depois das duas da madrugada, enquanto o imperador mantinha a maior dignidade e a imperatriz chorava. Explicou-se: “como deixar de vertê-las ao sair de minha terra que nunca mais hei de ver?”.

No Rio de Janeiro, ficaram os muitos afoitos, elementos exaltados do Governo Provisório da República. Redigiram um decreto, assinado por Aristides Lobo, ministro interino da Justiça, declarando o confisco dos bens da Coroa. Entre estes, o Palácio Isabel, depois Palácio Guanabara.

Aí o engano ledo e cego, que permaneceu por muito tempo. O Palácio Isabel havia sido doado à princesa (que proclamara a libertação dos escravos um ano e pouco antes), por subscrição pública, como presente de núpcias, quando do seu casamento com o Conde d’Eu.

Era, deste modo, propriedade particular. Logo, deram de si e elaboraram um novo decreto, do qual se excluía o Palácio. No entanto, o edifício ficou esquecido: não pertenceu ao Estado do Rio, ao Estado da Guanabara, nem ao governo federal, ou à família imperial. Somente quando Epitácio Pessoa assumiu a Presidência da República, o exílio da família foi revogado e permitido o regresso ao Brasil dos jovens príncipes, que eram rapazes.

Os que sobreviveriam dos descendentes de Pedro II voltaram com sotaque francês, mas o presidente da República morava no Palácio Guanabara, despachando no Palácio do Catete. D. Pedro Gastão, o de Petrópolis, chefe da Casa Imperial, trocava. “Como é que podia eu chegar e requerer na Justiça o despejo do presidente da República, que tinha deixado a gente voltar para o Brasil? Não era possível”.

A família real constituiu advogado o mineiro San Tiago Dantas, que entrou com ação na Justiça. Acontece que, então, lá já despachava o general Mendes de Morais, o prefeito. A mesma situação de antes: como despejar um general chefe de executivo?

Com a saída de Mendes de Morais do cargo, a ação parecia ganhar espaço. Mas com San Tiago Dantas já no Partido Trabalhista Brasileiro, como entrar contra a família imperial, para tomar do povo do Rio de Janeiro o Palácio Guanabara? Assumiu a pendenga, naquela hora, o advogado Miguel Lins, por substabelecimento. A partir daí, faltam-me informações.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84268
De: Manoel Hygino Data: Sexta 11/10/2019 07:36:37
Cidade: Belo Horizonte

Ainda o Sínodo

Manoel Hygino

Aberto no dia 6, em Roma, o Sínodo da Amazônia se estenderá até 27 de outubro. Precedido por atos simbólicos nos jardins do Vaticano, a assembleia dos bispos ganhou maiores dimensões após os fatos registrados no Brasil e em outras nações, abrangendo a defesa dos direitos indígenas e da maior floresta tropical do mundo. Tudo é do maior relevo desde que a encíclica Laudato si expôs a posição da Igreja romana, realçando o significado do homem no mundo. O tema fundamental é a Amazônia e seus habitantes, ameaçados por incêndios, devastação e miséria, como focalizado pelos meios de comunicação.

O Sínodo pode tornar-se um marco, como se depreende de seu lema: “Amazônia, novos caminhos para a Igreja e para uma economia integral”. Pretende o sucessor de Pedro pugnar por seus princípios e projetos em nove países do hemisfério, somando 75 milhões de quilômetros quadrados, dos quais 60% em território brasileiro.

A preparação da grande reunião não foi coercitiva, pois consultados 87 mil indígenas sobre as ameaças que os inquietam e a suas comunidades; também sobre grupos e pessoas que querem explorar ou apropriar-se de bens, como gás, madeira e minerais e insistem em tomar extensas áreas para monoculturas agroindustriais.

Tudo é objeto de extensas e aprofundadas análises. Participam dos debates 114 sacerdotes sinodais, além dos bispos da região com especialistas, missionários e indígenas. Filho de italianos e nascido em bairro pobre de Buenos Aires, Francisco é um defensor de riquezas do povo que habitava as Américas antes de os europeus aqui chegarem.

O início do evento foi significativo, como publicaram jornais de todo o mundo.

Representantes dos povos indígenas da Amazônia, vestidos com seus trajes tradicionais, alguns com cocar de penas, dançaram de mãos dadas nos jardins do Vaticano sob um sol forte. Vários deles se curvaram para beijar a terra, e um de seus líderes ofereceu ao papa colares e estátuas de madeira feitos na Amazônia.

Muita curiosidade cerca o Sínodo da Amazônia e há razões sobejas. Ao fim, os bispos entregarão um documento final com observações e recomendações ao papa, aprovado por pelo menos dois terços dos prelados, o pontífice vai preparar uma “exortação apostólica”.
Francisco considera a Amazônia “um lugar representativo e decisivo”, onde há muitos interesses em jogo, e se comprometeu a lutar contra sua devastação em resposta ao profundo sofrimento dos indígenas pela manutenção de sua terra.

Essa posição parece irritar o presidente Bolsonaro. Em seu primeiro discurso na assembleia geral da ONU, ele negou que os incêndios naquele território estejam devastando a Amazônia; afirmou na ocasião que, a maior floresta tropical do mundo não é “um patrimônio da humanidade”, mas do Brasil.

Não se deseja que o conclave, por sua relevância, se transforme em instrumento de acirramento de posições e de ideias antagônicas. Afinal, se trata de um encontro muito especial, tamanha a envergadura das causas propostas, exatamente quando o hemisfério Sul da América já assista a momentos extremamente difíceis.


Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84267
De: Manoel Hygino Data: Quinta 10/10/2019 06:51:20
Cidade: BH

Equador sem paz

Manoel Hygino

Embora menos frequente na imprensa do que os demais países latino-americanos, o Equador não escapa aos sobressaltos, às insânias e inquietação do novo mundo descoberto por Colombo. A história equatoriana é marcada por sucessivos governos, em que pontificaram a baixa política, a corrupção, os golpes militares.

Não se esquecerá, assim, a afirmativa de José Maria Velasco Ibarra, presidente da República cinco vezes, a primeira vez em 1934: “quero deixar explícita minha total falta de ambição pelo poder”.

Na semana inaugural deste ano de 2019, aconteceu o que antes fora registrado, algumas vezes. Trabalhadores do setor de transportes declararam greve, em protesto contra o aumento de 123% nos preços dos combustíveis. Lá como cá, os derivados de petróleo fazem a paz ou a guerra.

O reajuste resultou do corte de subsídios do governo para manter uma aparente tranquilidade social. Com a supressão dos subsídios, violentos confrontos eclodiram em todo o país e a capital se transformou em campo de batalha, obrigando o presidente Lenin Moreno a decretar estado de exceção.

No primeiro dia da paralisação houve 35 feridos, entre os quais policiais, além de 277 prisões, enquanto se suspendiam a aulas nas escolas. Nada menos de 27 milhões de pessoas ficaram sem transporte coletivo e táxi, enquanto o movimento se estendia além de Quito a outras cidades como Guayaquil e Cuenca.

Na crônica política do Equador, não se há de esquecer Abdalá Bucarán, sobrinho do ex-presidente do Congresso, de nome Assad. Eleito em 1946 (é, pois, bem deste nosso tempo), Abdalá foi afastado do poder em 6 de fevereiro de 1947 e por um motivo assás compreensível. O Parlamento aprovou moção declarando sua “incapacidade mental”.

Carlos Taquari acrescenta que outros aspectos altamente negativos eram lembrados: corrupção e comportamento inadequado para chefiar um Estado. Queria dizer o já de conhecimento público: o presidente, dentre outros fatos notórios, realizava festas em palácio, se embriagava e se divertia em companhia de mulheres de conduta duvidosa, contratadas por sua assessoria.

Foi, pelo que se deduz, um chefe de governo fora do comum mesmo na América: depois de goles caprichados, punha-se a cantar e tocar guitarra. Por seus dotes, aliás, chegou a gravar um disco com baladas românticas e rock, alcançando o máximo de exposição com apresentação em programas de auditório pela televisão. Quando alguém se referia a ele como um doido, confirmava observando: “un loco que ama”.

É bom resgatar: nos dias 6 e 7 de fevereiro de 1997, o Equador teve três presidentes: Bucarán, que foi afastado e se recusava a deixar o palácio, a vice-presidente Rosalía Arteaga, que desejava o cargo por direito constitucional, e Fabián Alarcón, presidente do Congresso, que por força constitucional tinha de assumir. E assumiu pro tempore.

Mais fatos e pormenores virão depois, todos confirmando a ideia que se tem de cidadãos que chegaram ao comando do Executivo de seus países, repetidamente com aval dos cidadãos. O futuro, deste modo, preocupa.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84266
De: Afonso Cláudio Data: Segunda 7/10/2019 12:19:17
Cidade: Montes Claros/MG

"Sab 05/10/19, 8h - Fogo que consumiu capela dos anos 1700, a 15 km de Diamantina, teria como causa foguetes armazenados para um possível casamento, hoje."
O Secretário de Cultura e Turismo do Estado de Minas Gerais, Marcelo Matte, confirma que a igreja (de Santa Rita de Cássia), que pegou fogo em Diamantina, estava cheia de fogos de artifício.
Ele pediu à Polícia Civil que apure "com extremo rigor" a responsabilidade, "porque estocar fogos, sem licença, é crime."
Disse que vai preparar, ainda nesta semana, uma campanha de esclarecimento à população sobre como lidar com o Patrimônio Histórico. Segundo ele, "a responsabilidade não é só do Governo. A população tem que se envolver, com brigadas de incêndios e equipamentos adequados de prevenção e combate ao fogo, com respostas rápidas às tragédias."
Tenho abordado neste Mural este importantíssimo assunto de Prevenção de Acidentes, tanto envolvendo acidentes com energia elétrica, como incêndios em prédios, creches, escolas, hospitais etc, matas, rompimentos de barragens, acidentes de trânsito, por exemplo. Recentemente, inclusive, o montesclaros.com publicou a mensagem 84226, de 25/9/19, na qual falamos sobre "Prevenção contra incêndios em hospitais e outros locais", incluindo templos religiosos.
Se não houver prevenção eficaz, o acidente ocorre, inevitavelmente, levando, às vezes, às tragédias que, infelizmente, têm acontecido com frequência no nosso país.
Nossa Senhora do Rosário abençoe o Brasil.
Afonso Cláudio de Souza Guimarães - Engenheiro Eletricista

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84265
De: Eugênio Data: Segunda 7/10/2019 19:49:30
Cidade: Montes Claros

Saiu, há pouco, a lista dos 15 eleitos para o conselho tutelar em Montes Claros. São eles: 1 - Jonathan; 2 - Flavia de Dezim; 3 - Gustavo Mendes; 4 - Larissa Chaves; 5 - Helen Shalomahia; 6 - Gilmar Nicodemos; 7 - Letícia Matos; 8 - Bia Almeida; 9 - Mônica Silva; 10 - Adelza; 11- Zenaide Alves; 12 - Kamila Souto; 13 - Leonardo da Silva; 14 - Cássia Neves; 15 - Luciano Santos

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84264
De: Estado de Minas Data: Segunda 7/10/2019 11:53:37
Cidade: Belo Horizonte

Morre em Montes Claros vendedor agredido a pauladas por dupla que tentou roubar moto - Luiz Ribeiro - O vendedor Alan dos Reis Evaristo Santos, de 29 anos, morreu neste domingo na Santa Casa de Montes Claros, no Norte de Minas. Ele estava internado desde a manhã de sábado, quando foi agredido a pauladas durante uma tentativa de assalto. Os dois suspeitos do crime estão sendo procurados, sendo que um deles já foi identificado pela Polícia Militar. O corpo de Alan será sepultado ainda nesta segunda-feira. A tentativa de assalto e agressão ao vendedor aconteceram na Avenida Antônio Lafetá Rebello, mais conhecido como Avenida do Córrego Melancias, entre os bairros Monte Carmelo e Santa Laura, Região Norte da cidade. Conforme a Policia Militar, Alan seguia, conduzindo uma moto, tendo como passageiro o pai, o aposentado Joaquim Evaristo dos Santos, de 76. Quando a moto percorria um trecho da avenida, que está em obras de pavimentação, foi interceptada por dois indivíduos armados, que anunciaram o assalto. De acordo com a PM, Alan e o pai reagiram e entraram em luta corporal com os assaltantes. As vítimas passaram a ser agredidas pelos autores com pedaços de madeira. O aposentado conseguiu fugir, mas Alan sofreu várias pauladas na cabeça. Joaquim Evaristo relatou para a PM que, mesmo caído ao solo e desacordado, o filho continuou sendo agredido pelos autores. Logo em seguida, os agressores fugiram em direção ao Bairro Santa Laura, sem levar nada das vítimas. Eles não teriam levado a moto porque a chave sumiu no momento da confusão. Na fuga, eles renderam Nilce Gonçalves Durães, de 47, que passava de bicicleta pelo local. Além de tomarem de assalto a bicicleta, eles roubaram o celular da mulher. A Policia Militar informou que, por meio de câmeras de segurança de residências do Bairro Santa Laura, foi identificado um dos suspeitos do assalto e da agressão ao vendedor. Ele mora no próprio Bairro Santa Lúcia e já tem passagens pela polícia por roubo e outros crimes.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84263
De: Prefeitura Data: Segunda 7/10/2019 10:40:00
Cidade: M. Claros

O processo de escolha dos membros titulares para composição dos conselhos tutelares da 1ª, 2ª e 3ª regiões do município de Montes Claros está selecionando os profissionais que serão responsáveis por zelar pelos direitos das crianças e adolescentes na cidade. Os conselheiros atuarão, pelos próximos quatro anos, em casos de denúncias de violações de direitos e fiscalizando a execução de políticas públicas.
O processo teve, neste domingo, 6, sua quarta etapa: a eleição. Um total de 32 candidatos participaram desta fase do processo, o qual também foi composto por aferição de conhecimentos teóricos e avaliação psicológica. O resultado final do processo de seleção, por sua vez, será divulgado na edição do Diário Oficial Eletrônico do Município de Montes Claros de 9 de outubro.
Os 15 candidatos classificados no processo farão jus ao recebimento pecuniário mensal de R$ 1.662,92 para jornada de trabalho semanal de 40 horas, mais regime de plantão. Os demais classificados ficarão como suplentes. O edital do processo de seleção, assim como suas retificações, estão disponíveis no site www.cotec.fadenor.com.br.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84262
De: Corpo de Bombeiros Data: Domingo 6/10/2019 15:07:53
Cidade: Montes Claros

*Bombeiros atendem ocorrência de salvamento em altura - Na manhã deste domingo, 6/10/19, por volta das 10h12min uma guarnição de salvamento e CBU do 7° Batalhão de Bombeiros Militar em Montes Claros, deslocou até o Distrito industrial, para o salvamento/resgate de duas vítimas presas em um cesto de uma lança elevatória, que por motivos desconhecidos, segundo informações do técnico de segurança da empresa, travou e não realizava o recolhimento do braço mecânico. Na chegada da guarnição verificamos tratar de um equipamento arvorado junto a uma caixa de água tipo castelo, com seus lances içados e travados a menos de 40 centímetros da parede lateral da caixa. Com o apoio de dois escaladores contratados pela empresa, uma GU BM chefiada pelo SGT Wellerson acessou o alto da caixa, montaram duas rotas de rapel por onde realizaram o acesso ao cesto e em seguida a ancoragem, estabilização e retirada das vítimas presas no equipamento. Ambos foram retirados com vida e em segurança. Homens e equipamento ficaram aos cuidados da equipe de segurança do trabalho da empresa.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84261
De: Miguel Data: Domingo 6/10/2019 08:00:50
Cidade: Guadalajara, México

Nome: miguel
E-mail: [email protected]
Telefone: (33) 14156441
Cidade/UF: guadalajara/ja
Mensagem: oi boa noite ,, vc e Angela pode colocar a cancion quando a chuva llegar

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84259
De: Manoel Hygino Data: Sábado 5/10/2019 07:23:35
Cidade: Belo Horizonte

Perspectiva para 2020

Manoel Hygino

Caminhamos para o fim de 2019 (ou nele já estamos), quando se completa o primeiro ano de gestão de Jair Bolsonaro na presidência da República e de Romeu Zema à frente do governo de Minas. Sobre ambos recai a pesada carga de administrar um país em confusão e um estado com a economia em frangalhos.
Quando agosto evoluía a óbito , como se diz, o IBGE atualizou os dados: o Brasil já tem mais de 210 milhões de habitantes, quando no ano passado situávamo-nos em 208 milhões. Para ser mais exato, estamos com 210.147.125 habitantes, sem contar os que nasceram depois da mais recente avaliação. São Paulo lidera os estados, com 45.919.049, seguido de Minas com 21.168.791. A Bahia tem mais gente no Nordeste - 14.873.064 e lá embaixo, o Rio Grande do Sul com 11.433.957.
Não findava o oitavo mês do ano, todavia, quando o confiável IBGE divulgou, ainda pela manhã, que a taxa de desemprego ficara em 11,8% no trimestre encerrado, abrangendo 12,6 milhões de pessoas. O resultado representava estabilidade frente ao trimestre concluído em julho, quando a taxa ficou em 11,8%, e o número dos desempregados foi calculado em 12,6 milhões. Em comparação com o mesmo trimestre de 2018, o desemprego caiu 0,3 pontos percentual, pequeno declínio embora consolador.
Enquanto o ambiente político-institucional-jurídico parece convulsionado com notícias e boatos inquietantes, a bandidagem percorre estados e municípios, como aconteceu no Ceará e no norte-mineiro; neste, grupos de criminosos levam pânico às populações que querem apenas tranquilidade. Os índices de violência decresceram,
segundo os números oficiais, mas assustam as informações que ininterruptamente ocupam espaços em todos os veículos de comunicação. Sem falar evidentemente no episódio Janot-Gilmar, que dá a impressão de que reingressamos no conturbado ciclo do velho Oeste norte-americano.
Há esperança para 2020, até ou principalmente para aqueles que gostam do descanso prolongado. E têm razão: o Brasil somará dez feriados nacionais em meio de semana, sem contar os estaduais e municipais. Representará o dobro dos de 2019, porque os do vindouro calendário serão próximos de sábados e domingos.
Recorro, para os devidos fins, ao que a imprensa relacionou: Primeiro de janeiro cairá numa quarta-feira. O feriado da terça-feira de Carnaval será no dia 25 de fevereiro. Em abril, serão 2 feriados: a Sexta-feira da Paixão, dia 10, e a sexta do Dia de Tiradentes, 21 de abril. Já o Dia do Trabalho, em 1º de maio, ocorrerá numa sexta-feira. Em junho, o feriado de Corpus Christi será numa quinta, dia 11. Em setembro, o Dia da Independência será numa segunda-feira. Doze de outubro, dedicado a Nossa Senhora Aparecida, será numa segunda. O 2 de novembro, Finados, será também numa segunda. Por fim, o Natal vai cair numa sexta. Março, julho e agosto não terão feriados nacionais.
Um feriado muito especial, teremos no quarto mês do próximo ano: o 21 de abril, quando Brasília comemora sessenta anos de inauguração. A capital, que Juscelino construiu no planalto, confirmando a intuição de São João Bosco, já ostentava, então, população fixa de 100 mil habitantes. Hélio Silva, o historiador, lembra que, na inauguração de Washington como capital dos Estados Unidos, havia apenas 126 pessoas. Só estavam prontos para uso o edifício do Congresso, o palácio presidencial e o do Tesouro. Os departamentos de Estado, Guerra, Marinha e Correios foram abrigados provisoriamente em residências particulares. Mas, o Brasil leva vantagem: a nova capital foi construída rigorosamente em três anos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84258
De: Corpo de Bombeiros Data: Sábado 5/10/2019 16:18:28
Cidade: Montes Claros

Neste momento equipe de Salvamento do Corpo de Bombeiros e guarnição CBU encontra-se atuando em ocorrência de "Tomamento de caminhão com vítima presa às ferragens". Endereço: BR 365, km 49 (9km após o trevo da cidade de Coração de Jesus). Óbito confirmado pela equipe do SAMU que compareceu no local. Neste momento, via interditada nos dois sentidos tendo em vista que o veículo acidentado encontra-se atravessado na pista de rolamento. PRF, Funerária e Guincho em deslocamento para apoio na cena.
OBS: Apenas 1 veículo acidentado e 1 vítima.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84257
De: Marisa Data: Sábado 5/10/2019 16:03:58
Cidade: M. Claros

Sáb 05/10/19 - 11h - Meteorologia vai repetindo: não há chuva para M. Claros no horizonte até 16 de outubro

Ótimo que a meteorologia esteja levando um "baile", ela que vinha acertando ultimamente.
Apesar de desconhecer chuva em M. Claros até o horizonte de 16 de outubro, chove agora nos montes claros, a serraria (daí, escrever em minúsculas), e a chuva passa a entrar pela cidade. Em alguns lugares, veio com ventania, na tarde muito quente.
Foi logo depois do almoço que toda a serra foi tomada pelas nuvens. Passou a chover am alguns momentos. Agora, por volta das 16h, a chuva desceu das penhas e entra pelos bairros, via parte oeste e norte. Daqui avisto: há uma chuva, por hora comportada, espalhando-se pelas diversas regiões. Esperamos que fique. Esperamos muito. Chuva que ignora a meteorologia é de nosso especial apreço. Brincando: é uma espécie de desobediência civil, tão rica em tudo.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84256
De: Manoel Hygino Data: Sábado 5/10/2019 07:15:13
Cidade: Belo Horizonte

Após São Miguel

Manoel Hygino

Daqui a pouco outubro chegará ao meado (não miado). Mineiros confiam nas chuvas. No Norte, o nosso, choveu no dia de São Miguel Arcanjo, depois dos pingos da véspera. Caiu uma coisinha de água em terras ermas, como li em prestigiado veículo de comunicação.
Ao dealbar, como repetiu o jornalista, veio razoável chuva, de 5mm. Arrastou novas esperanças. Impôs o frescor na manhã. Acordou os pássaros mais cedo. Instaurou a alegria dos ninhos. Pôs aroma nas velhas árvores e arbustos, agradecidos. Despertou o relvado, exangue. Louvada seja a Chuva, e louvado seja o seu irmão Francesco de Assis, do Cântico das Criaturas.
O domingo seguiu nublado pela manhã, propício a mais chuvas, com nuvens por todo o horizonte, e o novelo delas vai debruçado sobre a serraria, faz dela travesseiro. Serraria - que não é Serra do Mel, onde acharam este nome?, mas é a serra dos “montes claros”, que dão nome à cidade.
Chamo atenção para a meteorologia, que já admitia chuva no período. Acertou. Mas quero alertar para a sabedoria popular.
Sabemos de muitas décadas, centúrias, que o Dia de São Miguel é a data que abre, desata o período das águas; nosso “inverno” em plena Primavera. Quase todos já ouvimos que é por volta do Dia de São Miguel, intrépido, fim de setembro, que devemos aguardar as chuvas inaugurais, pioneiras. A Chuva de Broto.
José Ponciano Neto, técnico em Meio Ambiente e Recursos Hídricos conta: O “desenvolvimento sustentável” tão badalado na Conferência Eco-21 (Rio) na elaboração da “Agenda 21”, ainda não é realidade. A falta de políticas pode levar o nosso planeta a uma autodestruição - é a teoria do francês Antoine Lavoisier. Como o planeta não cria, tudo vai se transformar. Partindo deste princípio, virão mais tempestades – erupções – terremotos – longas estiagens. Quando a consciência da humanidade acordar para ecologização poderá ser tarde – e a problemática do ethos continuará a ser uma incógnita entre as partes: os que querem destruir deixando passivos, que pensam em conservar, e aqueles que tentam recuperar o irrecuperável.
Estão destruindo as áreas de “recargas” – nestas, a maioria deu lugar à silvicultura, que também destruiu para sempre várias e várias veredas; concomitantemente a destruição dos olhos d´água. O desmatamento das arvores nativas é o inicio da desertificação - depois vão querer recuperar o “irrecuperável”.
Muito se discute e pouco se chega ao denominador comum. A Cúpula do Clima é novamente o centro das atenções do mundo, das pessoas “ecologicamente corretas”. O que esperam as autoridades da Organização das Nações Unidas?
Como as decisões das nações irão afetar o nosso dia a dia? Que resoluções irão favorecer a gestão hidrológica com sustentabilidade? O norte de Minas espera decisões para agir localmente com os rios das Velhas, Verde Grande e PacuÍ.
Os rios estão perdendo para o homem, suas águas estão sendo interceptadas antes de atingir os lençóis que os alimentam. É quase uma utopia querer revitalizar o Verde Grande como em anos idos.
Conheci o Verde Grande na sua plenitude. Achava – até uns dez anos atrás, que ele voltaria novamente a ser perene, o ano todo, mas depois que o alto da sua bacia hidrográfica virou tapete para eucalipto e pinus; e o baixo, ao longo do talvegue, virou uma tábua de pirulito com milhares de poços profundos perfurados sem técnica e na clandestinamente. - Abdiquei! Assim, aliás, também é o moribundo Congonhas em Itacambira. O dia de São Miguel passou, as chuvas de outubro e novembro vêm aí.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84255
De: Afonso Cláudio Data: Sexta 4/10/2019 17:21:38
Cidade: Montes Claros/MG

Considerando que hoje é o dia de São Francisco de Assis, refletindo sobre sua vida e seus exemplos, extraí alguns trechos de uma crônica do Arcebispo Dom João Resende Costa (1910-2007), de Belo Horizonte, publicada em 02/10/1982, com o título "Francisco, pobre e humilde":
- São Francisco esteve de certo modo presente no dia do batismo cristão do Brasil, pois foi um franciscano, Frei Henrique de Coimbra, que, na praia de Porto Seguro, celebrou a primeira missa em chão brasileiro.
- Dois franciscanos, Santo Antônio e São Benedito, estão entre os santos mais queridos da devoção brasileira. E franciscanos estão aqui presentes em todas as áreas de trabalho da Igreja, ensinando, pregando, santificando, distribuindo "paz e bem".
- Ele é o santo que mais se assemelhou a Cristo. Não lhe faltou sequer o sinal misterioso das chagas do Crucificado, marcando-lhe o corpo, num transbordamento do imenso amor que lhe queimava a alma.
- Francisco marcou a Igreja com a marca inconfundível de sua santidade. Nele brilhou a virtude da pobreza e da humildade como em nenhum outro.
- Ele é um monumento vivo das bem-aventuranças do Evangelho. Mostrou como as riquezas de nada valem e só um coração livre, que a elas não se escraviza, é que pode encontrar a felicidade.
- Ele é como um irmão de todos. O irmão universal. E irmão também de todas as criaturas: do sol, da lua, das estrelas, da água, da terra, do vento, das nuvens, do fogo.
- O "Cântico do Sol", que ele compôs, está entre as coisas mais belas que se produziu em toda a poesia do mundo. Até a morte ele chamou de irmã! Sentia-se em paz com todos e com tudo. O homem de um mundo em harmonia. Teve razão o Papa João Paulo II em proclamá-lo Padroeiro da Ecologia.
- Francisco nos ensinou a sentir mais de perto a força do amor. A única força capaz de converter o mundo. Há demasiados conflitos. Há antagonismos demais. Francisco nos ensinou como superá-los: pelo amor!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84254
De: Estado de Minas Data: Quinta 3/10/2019 12:49:18
Cidade: Belo Horizonte

Polícia Civil cumpre 40 mandados de prisão para desarticular maior organização criminosa do Brasil - A Polícia Civil de Minas Gerais cumpriu na manhã desta quinta-feira, em Montes Claros, no Norte de Minas, Uberlândia e Uberaba, no Triângulo Mineiro, 11 mandados de busca e apreensão, 40 mandados de prisão preventiva e efetuou a transferência de 11 presos para presídios federais. O objetivo da operação é desarticular a maior organização criminosa do Brasil, que exerce o comando efetivo do tráfico de drogas nacionalmente, além de atuar em países como Bolívia, Paraguai e Colômbia. A operação teve início em meados de janeiro, após a divulgação de uma carta nas redes sociais com ameaças de morte a agentes da segurança pública e de atentados contra propriedades públicas e privadas. Segundo a Polícia Civil, os criminosos estavam insatisfeitos com a troca do diretório da Penitenciária de Segurança Máxima de Francisco Sá, no Norte de Minas, e com um possível endurecimento das regras de disciplina. Foram realizadas prisões e transferências de líderes de uma organização criminosa, que, mesmo presos, continuavam demandando tarefas para criminosos de fora dos presídios. De acordo com a Polícia Civil, ao longo de sete meses foram realizadas análises de 34.600 linhas telefônicas, sendo monitorados 78 alvos em um total de 10 cidades dos estados de Minas Gerais e Paraná. Durante a operação, houve o cumprimento de prisões nas cidades de Uberaba e Uberlândia (Triângulo), Patrocínio (Alto Paranaíba), Várzea da Palma (Norte de Minas), bem como municípios localizados no Paraná.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84253
De: José Ponciano Neto Data: Quarta 2/10/2019 09:18:48
Cidade: Montes Claros-MG

Os policiais no combate aos assaltos e crimes violentos

A extensão e a natureza do abuso dos bandidos assaltantes continuam chocantes. A missão do policiamento é prevenir e combater o crime e a desordem. O abuso dos “fora da lei” causa tanto prejuízo financeiro, quanto medo e dor.

Dano grave que constitui uma proporção considerável do crime em geral. Isso custa preparação, tática e coragem das Policias (militar e civil). Um dos danos graves não é o dinheiro, mas, a vida dos combatentes.

Toda morte resultante de um confronto violento é uma tragédia total - deixando vidas destruídas e famílias de coração partido.

O nível de crimes violentos no Brasil é claramente inaceitavelmente alto, as policias (Militar e Civil) de Minas Gerais – especialmente a nortemineira - estão determinadas a liderarem de frente para resolver o problema da criminalidade, inclusive, apoiando o foco implacável da população em prender infratores violentos e combater as causas do crime do Norte de Minas, que é detentor da 2ª maior malha rodoviária do Brasil. Malha que facilita a rota de fuga dos bandidos quando estão a serviço do crime organizado.

Recentemente um confronto na BR 251 entre assaltantes e policiais mineiros e baianos chamou a atenção dos brasileiros. Muita repercussão e mídia. Mas, para muitos não foi novidade.

Temos alguns fatos relevantes que engrandecem o brilhante trabalho da policia nortemineira, por exemplo:

Em 2002 ou 2003 (não me lembro do ano exato), um grupo de bandidos ao tentar assaltar agência do Banco do Brasil, em Ubaí-MG resultou em mortes de quatro (04) assaltantes pela policia militar, que, depois do fato consumado expuseram os corpos em Praça Pública para o delírio de alguns moradores e espanto para outros daquela pacata cidade..

Em Abril de 2016, quatro (04) homens foram mortos e dois ficaram feridos durante a troca de tiros com a Polícia Militar em Itacambira (MG). O êxito se deu devido o serviço de inteligência da policia detectou antecipadamente o plano de arrombamento – posicionaram em pontos estratégicos (a matriz de Santo Antônio foi um) e, no momento que os bandidos tentavam arrombar a agência dos Correios foram recebidos com um “show pirotécnico letal”. - Nenhuma quantia em dinheiro foi levada.

Em Fevereiro de 2017 sete (07) assaltantes morreram em um confronto com a Polícia Civil e Militar durante uma tentativa de roubo a caixas eletrônicos do Banco do Brasil em Mato Verde - MG. O oitavo integrante da quadrilha foi baleado em varias partes do corpo, mas resistiu. Aos mesmos moldes de Itacambira os policiais posicionaram em Hotel, escritórios de empresas e até em escola. Por volta das 02:30min da madrugada o bando foi recebido com uma “salva de tiros”, evento estrepitoso que impediam saber de onde partiram os “besouros letais” – foram Sete.

Agora na semana pretérita - Onze (11) assaltantes foram surpreendidos em Padre carvalho –MG pela Policia Militar de Minas e Bahia – no ápice do confronto seis (06) morreram – no outro dia, ao tentarem o resgate dos comparsas em uma mata, mais dois (02) mortos - no terceiro ataque, mais um (01) óbito - o “mentor” e considerado líder. Total nove (09) óbitos. Eles planejavam assaltar um carro forte e bancos na região.

Por último nesta Terça 01/10 dois (02) foram presos em uma pousada na comunidade de Vale das Cancelas/ Grão Mogol – MG. Não resistiram à prisão.

Total das quatro (04) operações policiais em destaques, o obituário foi enriquecido, foram vinte e quatro (24) baixas no mundo do crime.

Se o Patrono dos policiais Militares e Civis, o Sr. Joaquim José da Silva Xavier, o “Tiradentes” fosse vivo estaria condecorando os policiais pelos os êxitos constantes nos conflitos. São policiais engajados nos serviços de inteligência e no combate ao crime organizado.

(*) José Ponciano Neto é Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros - IHGMC

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84252
De: Manoel Hygino Data: Quarta 2/10/2019 08:44:43
Cidade: Belo Horizonte

Nicodemos em cena

Manoel Hygino

Nesta hora, as nações discutem a Amazônia e o seu futuro, a poluição no mundo e as queimadas, nossos indígenas, nossas riquezas de um modo geral e se reacendem as apaixonados debates sobre a maior floresta do mundo. O governo reitera que aquele território é brasileiro, intocável e inalienável sob qualquer pretexto ou motivação. Caberia, assim, que o conhecêssemos melhor, desde seus primórdios e àqueles que lhe dedicaram obras literárias que não podem perder-se no silêncio das estantes das bibliotecas e nas prateleiras das livrarias.

Entre os autores deste século (Raimundo de Morais é do passado), há de dar-se destaque a Nicodemos Sena, nascido em Santarém do Pará. Em tempos mais recentes, ele oferece, além de artigos publicados em sua cidade, excelentes obras já publicadas em Taubaté. Ali, de onde partiu Fernão Dias Pais, para sua obra bandeirante por imensas regiões de Minas Gerais, Nicodemos instalou seu QG para desvendar as selvas de sua região natal, com sua gente, seus bichos, suas árvores, seus segredos e mistérios.

O quartel-general de Nicodemos é a Letra Selvagem, em que promove a edição e de onde faz a divulgação de seus livros e de outros autores, importantes, que merecem interesse, sobretudo neste momento. A inspiração emana da Amazônia brasileira, da qual partiu para produções que ganharam dimensão nacional, ou mais.

Para ajudar a compreender o universo fantástico que há no Norte brasileiro, indicam-se dele “A noite é dos pássaros”, “Choro por ti, Belterra”, “À espera do nunca mais”, e “A mulher, o homem e o cão”, que proporcionam uma visão ampla sobre o autor e da sua obra e do que ela já representa no cenário de nossas letras.

Lá da fronteira Sul, em sua Roque Gonzales, o apreciado autor gaúcho Nelson Hoffmann, situa o colega de profissão: é sul-americano, brasileiro e amazônico e seu relato persegue um tempo e um espaço há muito deixados para trás, pojados de sonhos e esperança”. “Incrível Brasil. E tão verdadeiro”:

Um pouco acima do Rio Grande, Enéas Athanázio, de Santa Catarina, um dos nossos mais conceituados escritores, também emite parecer: “como tantas vezes ocorre com a boa ficção, o romance de Nicodemos Sena é um documento mais útil e veraz da vida amazônica e da época do que muitos trabalhos históricos e científicos. Mais proveito terá o historiador e o antropólogo de sua leitura do que com exame de volumosas obras de outros gêneros”.

A “Letra Selvagem”, a editora de Sena, tem propiciado ao leitor desta nação a oportunidade de saber mais sobre o território e o homem. “Choro por ti, Belterra” descreve, em cores fortes a até pungentes, a saga do projeto de Henry Ford ao instalar na Amazônia um grande empreendimento industrial. Não deu certo.

O escritor conta ali a viagem de reencontro de seu pai, com a recôndita terra de seu nascimento, Bernardino, o Bibi, nascido em Lago Grande, município de Santarém. Órfão com um ano, o avô e outros membros da família foram vítimas da “Grande Peste de Impaludismo”, um surto de malária que matou milhares de pessoas no Baixo Amazonas, quando poucos sobraram para sepultar os mortos. Era durante a segunda grande guerra e aconteceu no Brasil, na região que tanta celeuma ora causa. Resgatar a memória da Fordlândia, dos que ali passaram dias dolorosos, é um serviço que Nicodemos presta à pátria. Constitui uma lembrança poderosa para os brasileiros, um alerta nesta hora de discussões polêmicas e pouco produtivas. Um bom serviço que se presta ao Brasil!



Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84251
De: Afonso Cláudio Data: Terça 1/10/2019 23:09:57
Cidade: Montes Claros/MG

Os acidentes na perigosa BR-135 não param: "Cegonheira pega fogo e dez veículos ficam destruídos na BR-135, em Buenopolis." Foi na tarde de hoje, 01/10/2019. O caminhoneiro não ficou ferido, graças a Deus. A cegonheira ficou completamente destruída. O incêndio aconteceu por volta das 14 hs, no km 523, entre Buenopolis e Augusto de Lima. Observa-se pela foto do veículo que o incêndio foi de grandes proporções, em uma pista simples, com faixa amarela dupla e continua, sendo possível avaliar o risco de atingir outros veículos e seus ocupantes que passassem naquele local, durante o incêndio. Transporte ferroviário moderno, de passageiros e cargas, é muito mais econômico, seguro e rápido, nunca é demais repetir. E as duplicações das rodovias poderão reduzir significativamente a quantidade e gravidade dos acidentes nelas. Engenheiro Afonso Cláudio de Souza Guimarães.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84250
De: Polícia Militar Data: Terça 1/10/2019 17:43:38
Cidade: Montes Claros

Polícia Militar prende dois últimos integrantes de quadrilha - que pretendia explodir carro-forte no Norte de Minas - Após uma semana incessante de buscas a uma quadrilha que pretendia praticar uma série de crimes no Norte de Minas, dentre esses explosão de caixas eletrônicos e roubo a carros-fortes, a Polícia Militar prendeu, nessa segunda-feira (30), por volta das 22 horas, dois homens suspeitos de pertencerem ao bando quando tentavam dar entrada em um hotel no distrito de Vale das Cancelas, município de Grão Mogol-MG.
Desde a última terça-feira (24/09/2019), após troca de informações com os serviços de inteligência da Polícia Militar do Estado da Bahia e da Polícia Federal, cerca de cem policiais militares da 11ª Cia Independente de Policiamento Especializado, com sede em Montes Claros; do Batalhão de Operações Policiais Especiais – BOPE de Belo Horizonte; de policiais militares do Estado da Bahia, e das cidades mineiras de Padre Carvalho, Sali-nas, Taiobeiras, dentre outras, além de militares da 3ª Base Regional de Aviação do Esta-do – 3º BRAVE, em aeronaves, se revezaram na operação próximo à cidade de Padre Carvalho-MG, que teve, como resultado final, o óbito de nove integrantes da quadrilha, dentre eles o líder do bando, que tinha ligação com criminosos de uma facção em Salva-dor-BA, a apreensão de seis fuzis (calibres 762 e 556); uma espingarda calibre 12; três pis-tolas; dois revólveres; três coletes balísticos; vasta munição; cerca de quatrocentos quilos de explosivos; quatro carros clonados; R$ 2.000,00 (dois mil reais) em dinheiro e, por últi-mo, a prisão de dois integrantes da quadrilha que tentavam fugir do cerco policial.
Parabéns a todos os valorosos policiais militares envolvidos na ação que não medi-ram esforços para a aplicação de uma resposta rápida e efetiva a fim de garantir a ordem e a paz em solo mineiro.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84249
De: Estado de Minas Data: Terça 1/10/2019 11:20:48
Cidade: BH

Tentativa de assalto aos Correios termina em tiroteio em Montes Claros - Criminosos armaram invadiram a agência pela manhã, mas foram surpreendidos por um agente penitenciário. Seis pessoas tiveram ferimentos leves - Luiz Ribeiro - atualizado em 30/09/2019 23:12 - Funcionários e clientes da agência central dos Correios, em Montes Claros, no Norte de Minas, viveram momentos de pânico na manhã desta segunda-feira (30) diante de um tiroteio durante uma tentativa de assalto à unidade.
Homens armados entraram na agência, anunciando o roubo. Um agente penitenciário, também armado, reagiu. Houve uma troca de tiros. Cinco pessoas tiveram ferimentos leves, devido a estilhaços de vidros, enquanto outra sofreu um ferimento de raspão causado por arma de fogo.
De acordo com informações da assessoria de comunicação da 11ª Região da Polícia Militar (RPM), por volta das 10h, dois homens entraram na agência, situada na Praça da Matriz, no Centro da cidade, que estava lotada.
Eles renderam um dos funcionários. Um agente penitenciário que estava no interior da agência reagiu e atirou em direção aos marginais, que não foram atingidos e revidaram, fazendo disparos em direção ao agente penitenciário, também sem acertá-lo. Pessoas deitaram no chão devido à troca de tiros.
Um policial militar que estava à paisana e passava em frente à agência dos Correios, ao ouvir os tiros, ofereceu apoio ao agente penitenciário e conseguiu dominar um dos ladrões, que acabou preso. Na sequência, chegou ao local uma equipe de reforço da Polícia Militar. Mas, o outro suspeito conseguiu fugir.
O detido foi identificado como José Inácio Santos de Jesus, de 20 anos. Ele tem várias passagens por diferentes crimes, como tráfico de drogas, roubo e furto, segundo a polícia.
O homem mora no local conhecido como Conjunto Tancredo Neves, em Montes Claros. Ele usava um falso colete à prova de balas no momento da tentativa de assalto. Isto é, o arcabouço do equipamento estava colado ao corpo do jovem, mas não havia proteção de fato.
Ainda conforme a 11ª RPM, seis pessoas que estavam dentro da agência foram atingidas por estilhaços de vidro e tiveram ferimentos leves. Houve correria e pânico. Uma idosa que estava no local passou mal e também precisou de atendimento médico.
O homem preso durante a tentativa de assalto foi levado para a delegacia de plantão e ainda não foi identificado. O comparsa dele está sendo procurado. Fontes ouvidas pela reportagem disseram que a agência tinha seguranças armados há pouco tempo, mas eles foram dispensados.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84248
De: Estado de Minas Data: Terça 1/10/2019 09:13:15
Cidade: Belo Horizonte

PM usa mapa de calor e prende últimos foragidos de quadrilha no Norte de Minas - Gabriel Ronan - A Polícia Militar (PM) prendeu dois suspeitos de integrarem a quadrilha de Salvador suspeita de planejar atacar carros-fortes e caixas eletrônicos. Ambos não resistiram à abordagem dos militares e foram detidos por volta das 20h desta segunda-feira (30), em Padre Carvalho, na Região Norte de Minas Gerais. De acordo com o major Giovane Rodrigues, um fuzil M4 foi apreendido com os dois suspeitos. Segundo ele, a expectativa é que, com as duas prisões, a quadrilha tenha sido vencida completamente. Contudo, ainda haverá procura na área para localizar possíveis suspeitos. Segundo o major Flávio Santiago, porta-voz da polícia, eles estavam em uma mata fechada formada por eucaliptos. Contudo, durante a abordagem, a PM utilizou técnicas de progressão do terreno para retirar os suspeitos da área mais densa da mata. Um drone auxiliou o trabalho dos militares a partir de tecnologias de mapa de calor. Em meio às negociações, a polícia conseguiu convencer os dois suspeitos a se entregarem. Dessa maneira, ao contrário dos episódios anteriores da operação, não houve troca de tiros. De acordo com o major Giovane, os dois detidos serão levados, inicialmente, para Salinas, também no Norte de Minas. Depois, há possibilidade deles irem para Montes Claros, onde poderão ser apresentados à imprensa. Desde o início da operação em Padre Carvalho, diversas unidades da Polícia Militar estiveram desempenhadas, inclusive equipes especializadas em confrontos em mata fechada. Uma aeronave também estava no local desde a última quarta-feira (25).
Histórico
Desde quarta-feira, policiais de Minas e da Bahia cercam uma área de mata para onde fugiram os bandidos que planejavam atacar carros-fortes e caixas eletrônicos. No primeiro confronto, seis morreram baleados e quatro fugiram. Um novo tiroteio, registrado na madrugada desta sexta-feira, envolveu homens que tentavam resgatar os que haviam escapado. Dois morreram, o que elevou o número de óbitos para oito. No sábado, em outro confronto, mais um homem morreu. A quadrilha especializada em ataques a caixas eletrônicos e a carros-fortes foi desarticulada numa operação conjunta entre as polícias militares de Minas Gerais e da Bahia e a Polícia Federal. O grupo tem ligação com uma das mais violentas facções criminosas de Salvador, apurou o Estado de Minas. Na tarde de quarta-feira, seis componentes do bando foram mortos em confronto com as forças policiais na zona rural de Padre Carvalho. Dos mortos, dois são de Minas Gerais. Um deles é José Mendes de Sá, de 36 anos, ex-candidato a vereador em Padre Carvalho.

***

O Tempo - Drone ajuda PM a prender últimos criminosos de quadrilha no Norte de Minas – Lara Alves - Os últimos dois criminosos, integrantes de uma quadrilha altamente armada que se preparava para assaltar um carro-forte em Salinas, no Norte de Minas, foram capturados pela Polícia Militar nessa segunda-feira (30). Outros nove integrantes do grupo morreram na última semana durante confronto com os agentes, entre eles o líder da organização criminosa. Os suspeitos se esconderam em uma região densa de mata, no município de Padre Carvalho, também no Norte do Estado, e só puderam ser descobertos com o uso de um drone que sobrevoou a área para fotografar imagens térmicas – que detectam onde há presença de calor e, portanto, onde os criminosos estavam. "Nós aproveitamos a combinação climática com o uso do imageador térmico. Com as nossas estratégias, os infratores tiveram que se movimentar, sair da parte mais densa geograficamente falando. Eles não se entregaram fácil, mas com a nossa supremacia de forças, após conversa, acabaram se entregando", explica o major Flávio Santiago, porta-voz da Polícia Militar. Com estes últimos criminosos remanescentes do bando, os únicos que optaram por não confrontar os agentes dispostos no território de mata em Padre Carvalho, estava um fuzil norte-americano modelo M4. Além deste, outros fuzis, entre eles um AK-47, também foram apreendidos com o grupo, além de mais de 200 explosivos e pistolas, encontrados em um sítio em Salinas que servia como "base de apoio" para os criminosos. "Não desistimos em nenhum momento. São nove óbitos, dois presos e vasto armamento, além de enorme quantidade de explosivos capazes de alta destruição e impacto à nossa sociedade. Acreditamos que a Polícia Militar deu um recado importante à criminalidade", celebra o major. Apesar da prisão dos suspeitos, nos próximos dias o setor de inteligência da corporação permanecerá rastreando o território onde os confrontos aconteceram. "Acreditamos que chegamos ao limite, mas as operações continuam até que nos certifiquemos que a quadrilha foi completamente dissecada nessa operação", conclui.
Governador
Um áudio atribuído a Romeu Zema (Novo) circula nas redes sociais desde a noite dessa segunda-feira (30), através do qual ele parabeniza os policiais militares pela atuação estratégica na captura dos criminosos no Norte de Minas e comenta o atraso nos salários dos servidores das forças de segurança do Estado. "Meus parabéns a todos aí. Nosso governo está fazendo tudo que é possível pela classe, sei que vocês ainda estão recebendo de forma atrasada os salários, mas estamos lutando para que essa situação venha a se normalizar o quanto antes", pontua. A reportagem de O TEMPO entrou em contato com a Secretaria de Governo para se certificar de que o áudio é, de fato, de Romeu Zema, mas ainda não obtivemos retorno.
Relembre
A quadrilha a que pertencem os dois suspeitos presos se organizava para cometer um assalto contra um carro forte na região Norte do Estado, quando o esquema foi descoberto pelas polícias militares de Minas Gerais e da Bahia. Os agentes abordaram os suspeitos na tarde de 25 de setembro e, segundo a corporação, houve confronto. Seis dos supostos criminosos foram mortos àquele dia. Um deles chegou a ser candidato à vereança de Padre Carvalho na última eleição. No dia seguinte, durante coletiva, a Polícia Militar confirmou que o grupo é especializado em assaltos e resgate a criminosos detidos em presídios. Após o confronto, cinco fugiram e se refugiaram em uma mata em Padre Carvalho, onde as buscas ficaram concentradas ao longo da última semana.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84247
De: Manoel Hygino Data: Terça 1/10/2019 07:43:12
Cidade: BH

O temor de Eros Grau

Manoel Hygino

O Brasil ficou de olhos pregados à televisão, em 27 de setembro, para assistir à reunião plenária do Supremo Tribunal Federal que debateria e julgaria ação que ainda pode ter grande repercussão. Por 7 a 3, decidiu que os réus delatores devem apresentar alegações finais em processos antes dos demais acusados, como aconteceu com a Lava Jato. As ações que não seguiram esse rito anteriormente deverão ter condenações revistas, alcançando um grande número de pessoas que aguardam agora decisão judicial.

O experimentado e culto ministro Eros Roberto Grau, que hoje mora na pequena e histórica Tiradentes, comentou, em sua alta sabedoria, o tema em “Porque tenho medo dos juízes (a interpretação/aplicação do direito e dos princípios”) – se expressou de maneira suficientemente clara sobre a invasão de competência do Legislativo pelo Judiciário, alertando que não mais vivemos em “Estado de Direito”, mas em “Estado de Juízes”.

Ex-integrante da Suprema Corte do Brasil, observa Eros Grau: “é necessário afirmar bem alto: os juízes aplicam o direito, os juízes não fazem justiça! Vamos à Faculdade de Direito aprender direito, não justiça. Justiça é com a religião, a filosofia, a história. (…). Assim é o juiz: interpreta o direito cumprindo o papel que a Constituição lhe atribui”.

E Eros tem “medo de que a Constituição seja corroída pelo Supremo Tribunal Federal”. “O STF, de alguns anos para cá, tem-se excedido, tem ido muito além do que a Constituição e a prudência permitem, passando a exercer não apenas o controle da constitucionalidade, mas também o controle da razoabilidade das leis. Não somente ministros do STF, mas juízes de qualquer instância julgam-se no direito de decidir se determinada lei é, ou não, razoável. O que prevalece, em cada decisão, é a preferência, o subjetivismo de cada um desses ministros.

“No Estado democrático de direito o poder é uno e indivisível, embora as funções estatais sejam atribuídas entre Legislativo, Executivo e Judiciário. Todos eles exercitam a função normativa – função legislativa, função regulamentar e função regimental – mas a parcela mais relevante dessa função, a legislativa, é própria do legislativo. Ao poder Judiciário é vedado o exercício da função legislativa, ainda que lhe caiba o da função regimental. Essa regra essencial ao Estado democrático de direito é rompida sempre que os juízes passam a exercer o controle da razoabilidade – ou proporcionalidade – das leis.

“O que então prevalece na decisão judicial já não é a Constituição, porém a preferência, o valor que cada juiz adota subjetivamente, como critério de aferição da razoabilidade ou proporcionalidade de cada lei. Em outros termos, o juiz avalia não a sua constitucionalidade, mas se a lei é boa (razoável) ou má (irrazoável), segundo suas preferências pessoais. Cada qual – repito – decide conforme o seu gosto pessoal. Ainda que os juízes devam considerar as pautas da razoabilidade e da proporcionalidade na Constituição, não estão autorizados a decidir cada caso discricionariamente, segundo os valores que adotam, tomando como sem valor, como se não valesse nada, tudo quanto não corresponda aos seus valores. Como se tivessem legitimidade para exercer função legislativa. Perde-se, assim, a referência da Constituição e a harmonia entre os poderes é sacrificada. No caso do STF, tudo se torna ainda mais grave na medida em que o tribunal sai do seu recato e, voluntariamente, submete-se às pressões da sociedade, pressões às quais tipicamente, caracteristicamente, deve estar sujeito o Legislativo. O que a um Poder dá legitimidade - o decidir do Legislativo sob pressão social – a outro desnatura”.

Os mais recentes acontecimentos e episódios na vida brasileira dão razão ao grande magistrado, que decidiu instalar-se em Tiradentes, esperando ter tranquilidade para pensar e manifestar-se.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84246
De: Corpo de Bombeiros Data: Segunda 30/9/2019 20:10:45
Cidade: M. Claros

Na manhã desta segunda-feira 30/09, por volta das 10h00min, uma guarnição de resgate do Sétimo Batalhão de Bombeiros em Montes Claros, deslocaram até a Praça Dr. Chaves na agência central dos Correios em Montes Claros, onde tratava-se de uma tentativa de assalto que foi frustrada por um agente penitenciário que encontrava-se no interior da referida agência, ocasinando diversos disparos de armas de fogo por parte dos assaltantes e do agente provocando a quebra de diversos vidros. No local os Bombeiros depararam com a PM e SAMU realizando o atendimento e triagem das vítimas, sendo repassada para a equipe dos Bombeiros três vítimas que encontravam-se conscientes, orientadas e apresentando ferimentos leves provavelmente provocados por fragmentos de vidros que quebraram com a ação. Diante da situação os militares realizaram os devidos curativos e transportaram as vítimas para o hospital universitário onde ficaram sob cuidados médicos, ficando o local sob os cuidados da PM e SAMU que continuou com o atendimento as demais vítimas.
Vítimas atendidas pelos Bombeiros:
- Sra. L.R.O, 70 anos ( Escoriações no abdome e joelho esquerdo);
- Sra. M.G.P.S, 80 anos ( Ferimento na região pélvica/glútea e cortes nos pés );
- Sr. E.C.N.S, 32 anos ( Ferimento na cabeça e corte no pé direito ).
Obs: Não foi possível precisar o número total de vítimas pela guarnição, tendo em vista que os militares não retornaram ao local devido atendimento a outras ocorrências.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84245
De: José Ponciano Neto Data: Segunda 30/9/2019 12:20:27
Cidade: Montes Claros-MG

Nesta manhã de 30/09, uma tentativa frustrada de assalto contra a agência dos Correios de Montes Claros, situada na Praça da Matriz, resultou na prisão de um dos assaltantes e do agente penitenciário que reagiu ao atentado.

Segundo a polícia, os dois homens que estavam em uma moto Fan 160 sem placa invadiram o local e anunciaram o assalto. Um agente penitenciário que estava na fila da agência ao perceber sacou sua arma atirou contra o meliante que não foi atingido, portanto os estilhaços dos vidros da agência feriram algumas pessoas sem gravidade.

O outro assaltante fugiu a pé até o momento não foi encontrado, mas a policia já tem informações que os bandidos são do Bairro Santa Cecília e em poucas horas será localizado e preso. Uma arma foi apreendida.

A detenção do agente penitenciário que atirou nos bandidos se deu pelo fato do porte de arma e a tentativa de homicídio contra uns dos assaltantes.

O bandido preso já está sendo interrogado e levantado acerca da sua vida pregressa e do parceiro, principalmente possuíam passagens pela polícia.

Sobre a arma foi apreendida não informado se é do assaltante ou do agente penitenciário.

(*) José Ponciano Neto (colaborador)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84244
De: Corpo de Bombeiros Data: Segunda 30/9/2019 11:29:34
Cidade: Montes Claros

Risco de Inundação - Por volta das 01:32h uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar foi acionada para comparecer na rua João Rabelo, 286 no bairro funcionários, onde no local, as equipes depararam com uma lâmina d`água de aproximadamente 3 centímetros, aparentemente causada por excesso de água na rede pública de esgoto causando o refluxo unicamente na residência envolvida que inclusive fica na parte alta do bairro. Não danos materiais. Não houve atuação BM uma vez que gradativamente a água foi sendo eliminada pelo próprio sistema de esgoto da residência.
Perigo de Eletrocussão
Por volta das 02:21h deste dia uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar foi acionada para comparecer na Rua Guaporé 463 para atendimento de um perigo de eletrocussão onde um fio de alta tensão veio a cair sobre o passeio publico oferecendo risco aos transeuntes e ou moradores. A guarnição no local realizou o isolamento e acionou a concessionária para eliminar o risco.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84243
De: Helder Veloso Data: Segunda 30/9/2019 10:40:08
Cidade: MONTES CLAROS  País: BRASIL

agora há pouco tentativa de assalto à agencia correios pça matriz de moc. há preso, há bandido em fuga sendo perseguido e há feridos. policial à paisana agiu rápido. pm no local

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84242
De: Manoel Hygino Data: Segunda 30/9/2019 09:18:09
Cidade: Belo Horizonte

No tempo de Benedito

Manoel Hygino

Os tempos são outros, mas os homens, em sua essência, são os mesmos. Pelo menos em termos de corrupção na política. Não dispúnhamos, para efeito de comparação, há algumas décadas, da parafernália eletrônica no âmbito das comunicações. Não sem razão os hackers gozam de tanta e tamanha importância no jogo sujo das denúncias sobre os que fazem da política um meio de viver, de conquistar cargos públicos, de projetar-se na sociedade já conhecedora das falcatruas para chegar a postos de destaque e neles alcançar benesses.

A troca de gentilezas ou de acusações integram os embates nas campanhas ou o debate em torno de proposições no Legislativo ou no Executivo. Mais do que nunca, pode-se afirmar que política é igual guerra... e guerra é guerra.

Durante o Estado Novo, período em que Getúlio Vargas, presidia o Brasil sob forte ditadura, Benedito Valadares foi governador de Minas, sem o título de “Interventor”, considerado depreciativo pelos que insistiam na busca das liberdades públicas. Benedito, que permaneceu no Palácio da Liberdade até o fim do regime autoritário, no entanto, foi hábil articulador político e, se diria, um pacificador nos interesses de seu partido nos municípios.

Deixando o Palácio, Benedito se instalou em apartamento no 5º andar do Hotel Financial, pertinho da Praça 7. Lá o transformou no QG de suas articulações, recebendo lideranças de todo o Estado, inclusive como presidente do PSD – Partido Social Democrático, criado após o “curto período” de 15 anos de Getúlio na chefia da nação, como ditador.

A atuação do ex-governador no apartamento do hotel no Centro de Belo Horizonte era difundida pela imprensa e pelos próprios pretendentes a lugares no governo. Lá, muito se discutia e muito se decidia sobre nomeações na máquina governamental. Deputados de Minas na Assembleia Legislativa ou na Câmara Federal eram identificados naquele quinto andar, que era uma espécie de filial do Palácio da Liberdade, enquanto pequenas comitivas esperavam sua vez.

O desembargador Rogério Medeiros Garcia de Lima, hoje presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas, encerrando agenda em Governador Valadares, à noite, na Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce, sobre Novas Tecnologias e Direito, falou muito sobre redes sociais, disseminação de ódio, fake news e desavenças. Terminou invocando o espírito de mineiridade.

Lembrou uma história do nosso folclore político, envolvendo o governador Benedito Valadares, de Pará de Minas.

Numa manhã, Benedito recebeu a velha-guarda do PSD, em atrito com a jovem guarda. Ouviu as queixas e lhes disse:

– Vocês têm razão!

De tarde, recebeu a nova geração e as queixas se inverteram. De novo o governador:

– Vocês têm razão!

Á noite, jantando com a esposa Odete Valadares, (nome de famosa maternidade em BH) ela falou:

– Benedito, ouvi no rádio que você recebeu as duas alas do PSD hoje e deu razão a todos. Você precisa tomar uma posição!
Benedito deu uma colherada na sopa e respondeu:

– É, Odete, você tem razão.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84241
De: O Tempo Data: Segunda 30/9/2019 08:08:22
Cidade: Belo Horizonte

Líder de quadrilha que enfrentou PM no Norte de Minas é morto pela polícia – Gabriel Moraes – O homem que era conhecido como o líder da quadrilha que se preparava para assaltar um carro-forte foi morto pela polícia na manhã deste sábado (28) em Padre Carvalho, no Norte de Minas. Segundo o major Giovane, da Polícia Militar (PM) de Montes Claros, também na região Norte, o suspeito foi alvejado durante uma perseguição em uma mata. "Nós estamos fazendo um cerco em toda a região, e, nesta manhã, avistamos o sujeito em uma mata. Quando fomos fazer a abordagem, ele atirou contra os policiais, que revidaram, e ele foi alvejado", contou. A identidade do criminoso não foi divulgada. "Temos a informação que ele estava com mais dois bandidos, mas eles conseguiram correr e não foram mais localizados", concluiu o major. O suspeito foi levado para o hospital de Salinas, também no Norte de Minas, mas não resistiu aos ferimentos. Com o homem, foi apreendido um revólver.
Entenda
O grupo foi descoberto após um monitoramento realizado por dois dias pelas polícias Militar de Minas e da Bahia e pela Polícia Federal. Depois de um carro-forte passar por uma via na última quarta-feira (25), os militares perceberam um outro veículo em alta velocidade, supostamente indo abordar o de transporte de valor. A quadrilha entrou em confronto com os policiais. Ela tinha um alto poder bélico. Com eles foram encontrados explosivos capazes de danificar carros-fortes, e o grupo era responsável também por resgatar presos de presídios. Seis criminosos foram mortos durante o confronto. Nessa sexta-feira (27) mais dois vieram a óbito, após tentarem resgatar comparsas que estavam sendo perseguidos. Com a morte desse sábado, nove pessoas do grupo já morreram. De acordo com a PM, ainda há dois bandidos foragidos.

***

Estado de Minas - Mais confrontos e a 9ª morte - Luiz Ribeiro - Em um novo confronto com a polícia, foi morto, na manhã de ontem, mais um integrante da quadrilha que se preparava para ataques a carros-fortes e caixas eletrônicos no Norte de Minas. O tiroteio foi o terceiro entre as forças de segurança e os criminosos, desde que a quadrilha começou a ser desarticulada, na quarta-feira. Nove bandidos morreram nos três confrontos e intensas buscas persistem no Norte de Minas, onde dois fugitivos continuam sendo procurados no meio do mato.

De acordo com fonte ouvida pelo Estado de Minas, foi morto ontem Edson Santos Queiroz, de 35 anos, apontado como o chefe da quadrilha, que, segundo a polícia, é ligada a uma perigosa facção criminosa de Salvador. Edson Queiroz era procurado na Bahia, onde tinha mandado prisão em aberto, condenado por vários crimes. Ele teria trocado tiros com policiais ao ser abordado no meio do mato e terminou morrendo na ação.

A “caçada” ao bando começou na quarta-feira, quando seis bandidos foram mortos durante troca de tiros e outros quatro fugiram. De acordo com a polícia, a quadrilha estava em uma casa em um sítio na zona rural de Padre Carvalho, transformado em um “QG” do bando, que concentrou no local armamento pesado e mais de 300 quilos de explosivos, com “inovação” de explosivos com ímã, para facilitar a detonação de carros-fortes em rapidamente.

O sítio seria de propriedade de José Mendes de Sá, de 36, ex-candidato a vereador em Padre Carvalho, também morto na ação policial. Na madrugada de sexta-feira, dois criminosos morreram em troca de tiros com a PM, durante fuga.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84240
De: Waldir Data: Segunda 30/9/2019 00:10:15
Cidade: Montes Claros

Sáb 28/09/19 - 12h - Em sua 16ª edição, Parada Gay de M. Claros deixa a Praça dos Jatobás e retorna à Avenida Sanitária

Jamais poderia ser autorizada. Há uma sentença judicial, efetiva, que proíbe manifestações ruidosas na principal área hospitalar da cidade. O barulho foi intenso, desrespeitoso, cruel..

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84239
De: Isaías Data: Domingo 29/9/2019 10:58:51
Cidade: Montes Claros

Já sabem todos: a meteorologia acertou.

Choveu em Montes Claros neste domingo, que é o Dia de São Miguel Arcanjo.

Pingou anteontem, na cidade. Pingou ontem à noite. Choveu alguma coisinha nas horas ermas.

Ao dealbar do dia, como também se dizia, veio razoável chuva, de 5mm, na área central.

Arrastou novas esperanças. Impôs o frescor na manhã. Acordou os pássaros mais cedo. Instaurou a alegria dos ninhos. Pôs aroma nas velhas árvores e arbustos, agradecidos. Despertou o relvado, exangue.

Louvada seja a Chuva, e louvado seja o seu irmão Francesco, do Cântico das Criaturas.

A chuva foi maior na Barragem de Juramento, onde ela é mais necessária - 22,3mm - confirmou este bom sentinela de todos que é o Ponciano.

O domingo segue nublado nesta manhã, propício a mais chuvas, com nuvens por todo o horizonte, e o novelo delas vai debruçado sobre a serraria, faz dela travesseiro.

Serraria - que não é Serra do Mel, onde acharam este nome?, mas é a serra dos "montes claros", que dão nome à cidade.

Pela previsão, consulto, teremos chuvas de 8mm hoje e 12mm amanhã, segunda-feira. Oxalá.

Chamo atenção para a meteorologia, que há cerca de 15 dias ou mais já admitia chuva no período. Acertou.

Mais quero chamar atenção para a sabedoria popular.

Aqui, sabemos de muitas décadas, centúrias, que o Dia de S. Miguel é a data que abre, desata o período das águas; nosso "inverno" em plena Primavera.

Quase todos já ouvimos que é por volta do Dia de São Miguel, intrépido, fim de setembro, que devemos aguardar as chuvas inaugurais, pioneiras.

A Chuva de Broto.

Às vezes, numerosas vezes, a previsão falha. Em outras, acerta em cheio, como foi o caso.

Que São Miguel Arcanjo, príncipe dos Céus, siga nos protegendo; também na Terra e nas Chuvas, amém.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84238
De: José Ponciano Neto Data: Sábado 28/9/2019 23:14:41
Cidade: Montes Claros- MG

Nesta noite de 28/09/2019 (até 21:00) choveu 22,3 milímetros na barragem da Copasa em Juramento.

Muitos relâmpagos e vento, mas, não houve nenhum incidente que prejudicasse os moradores da região de Glaucilândia e Juramento.

A chuva pode prolongar até segunda-feira 30/09, porém só vai ativar no final de Outubro para Novembro.

A chuva vem chegando para alegria do campesino. Quem acredita em DEUS não desiste.

Portanto, você deve amar o Senhor, seu Deus, e sempre guardar seus estatutos, decretos, mandamentos e mandamentos. - Serás feliz!

(*) José Ponciano Neto é contemplativo a fé em São Miguel e São José

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84237
De: Afonso Cláudio Data: Sábado 28/9/2019 20:37:00
Cidade: Montes Claros/MG

Dois acidentes na BR-135, em 27/9/19, entre Bocaiuva e Montes Claros - Uma familiar saiu de BH ontem, às 6h50m e deveria chegar a Montes Claros por volta de 12h30m, mas só conseguiu chegar ao destino final às 13h20m, devido acidente com carreta, entre Bocaiuva e Moc, que provocou interdição na BR-135, nos dois sentidos, conforme a mensagem 84233, com aproximadamente dez quilômetros de extensão.
E, em outro acidente na mesma BR, no km 376, às 20h10m, conforme a mensagem 84236, houve colisão frontal de uma carreta com um caminhão 3/4 baú, com a morte de um Sr. de 52 anos, no local do acidente, e depois, do motorista, de 34 anos, em hospital, conforme o G1 informou hoje.
Chovia no momento da colisão. A rodovia foi liberada por volta das 2h deste sábado.
Que os falecidos tenham o descanso eterno.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84236
De: Corpo de Bombeiros Data: Sábado 28/9/2019 07:44:39
Cidade: Montes Claros

Ontem, 27/09/2019, às 20h10min, o 7º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Montes Claros/MG, deslocou para a Rodovia BR 135, KM 376, Zona Rual de Montes Claros/MG, para atendimento de colisão entre veículos, com vítimas presa às ferragens.
As guarnições constataram tratar-se de colisão frontal de uma carreta “boiadeira”, cor branca, placa HRV 7335, cujo condutor, Sr A.M.F. de 62 anos de idade, se encontrava deambulando pelo local, sem apresentar lesões aparentes. Ele foi atendido pela ambulância da ECO 135. O outro veículo era um caminhão ¾ Baú, cor branca, placa PVP 8558, tendo seus ocupantes presos às ferragens. O passageiro, Sr A.S.S. de 52 anos de idade, já se encontrava em óbito. O condutor, Sr H.A.O. de 34 anos de idade, se encontrava consciente/desconexo, apresentando múltiplas fraturas. Utilizando equipamentos para desencarceramento de pessoas presas em ferragens, as guarnições de Bombeiros resgataram o condutor, que foi entregue para a equipe médica do SAMU, para prestação dos primeiros socorros. Após a realização da perícia técnica pelo perito da Polícia Civil, o corpo da vítima fatal foi resgatado e entregue ao agente da funerária Avelar para demais providências.
A rodovia ficou parcialmente interditada.
Após os trabalhos, o Corpo de Bombeiros deixou o cenário da ocorrência sob os cuidados da Polícia Militar.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84235
De: Carlos C. Data: Sábado 28/9/2019 06:37:27
Cidade: Brasília

Em nota ainda ontem, a Associação Nacional dos Procuradores da República, condenou declarações do ex-procurador geral da Repíublica, Rodrigo Janot, que revelou ter ido ao STF para matar o ministro Gilmar Mendes, e repudiou a ordem de busca e apreensão nos endereços de Janot..

A íntegra da nota, que acrescenta fatos ao imbróglio difícil, diz o seguinte, e precisa ser lida:

“Em razão de notícias divulgadas pela imprensa, a respeito de entrevista concedida pelo ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot Monteiro de Barros, dizendo que chegou a cogitar a prática de ato violento contra ministro do STF enquanto exercia a chefia do Ministério Público Federal (MPF), bem como de mandado de busca e apreensão flagrantemente ilegal emitido no dia de hoje pelo STF em desfavor do ex-representante do MPF, a ANPR vem a público se manifestar no seguinte sentido:

Os membros do MPF repudiam qualquer ato de violência que se cogite ou seja praticado em detrimento de qualquer pessoa, seja autoridade pública ou não, como o que foi revelado pelo ex-PGR. A democracia propicia, por meio do livre funcionamento das instituições, a eterna vigilância contra a barbárie, sendo fruto das conquistas civilizatórias o fato de que as divergências de ideias e diferenças pessoais sejam solucionadas a partir do diálogo, da conciliação ou mesmo do acionamento do sistema judicial para que ocorra a adequada resolução dos conflitos.

A ANPR lastima, também, que o episódio negativo possa, por oportunismo, servir de pretexto para ações que busquem enfraquecer a instituição. Nesse sentido, as declarações do ministro do STF Gilmar Mendes, em defesa de mudanças na forma de escolha da chefia da instituição para que qualquer ‘jurista’ possa ser escolhido procurador-geral, mesmo que não pertencente à carreira, merecem também repúdio por parte dos membros do MPF.

Por fim, também é necessário condenar a determinação de busca e apreensão na residência do ex-PGR. O STF não possui jurisdição sobre eventuais atos de Janot, não há contemporaneidade na suposta conduta e, o pior, a ordem foi emitida no âmbito de uma investigação inconstitucional. O Inquérito nº 4.781 afronta o Estado democrático de direito ao usurpar atribuição do Ministério Público, ao determinar apuração sem fato determinado, e ao violar a competência constitucional da Corte, o sistema acusatório e também o princípio do juiz natural. Todas essas questões já foram contestadas na Corte por meio de habeas corpus e mandado de segurança impetrados pela ANPR, ainda pendentes de análise de liminar."

Por óbvio, sem prejuízo da necessária reprovação de atos individuais, as instituições, que não se confundem com eles, precisam observar a legalidade e ser sempre preservadas e fortalecidas, sendo essa a postura que se espera de todos aqueles que estejam realmente comprometidos com o Estado democrático de direito.

Diretoria da Associação Nacional dos Procuradores da República”

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Página Anterior >>>

Abra aqui as mensagens anteriores: