Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - domingo, 28 de abril de 2024

Mural

Jornalismo exercido pela própria população

Deixe sua notícia neste Mural, clique aqui para enviar
<< Próxima Página

Mensagem N°81911
De: Helena Data: Sábado 22/10/2016 11:12:17
Cidade: M. Claros

Qui 20/10/16 - 17h05 - A partir de agora, som alto nos carros passou a ser infração grave, com 5 pontos na carteira e multa de R$ 127,69 - sem necessidade do uso de decibelímetro; som alto, o que pode ser ouvido além do carro

Foi um suplício esta noite no retornante "triângulo da impunidade", nos fundos da principal área hospitalar de M. Claros, entre a Santa Casa e o Prontocor, atualmente Socor, na subida da Escola Normal. Com ajuda de amplificador e sem ter paredes que contenham minimamente o som, um barzinho - já antigo na transgressão - produziu intenso barulho até 2 horas da madrugada. Quando acreditávamos que enfim poderíamos dormir, chegaram os carros usinas de som. Aprontaram, badernaram, por muito tempo, provavelmente desafiando abertamente a lei (acima anunciada) e as autoridades. Estamos entregues à barbárie, sem mais nem menos. Pedimos socorro à Polícia Militar e demais autoridades. Quando assumiu o comando regional, o eficiente e digno coronel César fez valer as leis e dispersou a delinquência . Agora, tudo parece estar de volta. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81910
De: Marcelo Eduardo Freitas Data: Sábado 22/10/2016 09:57:59
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

A LOUCURA DA LIBERDADE

* Marcelo Eduardo Freitas

A história da escravidão nos Estados Unidos inicia-se no século XVII. As práticas utilizadas eram bastante similares àquelas adotadas pelos espanhóis e portugueses em colônias na América Latina.
Em 1808, quando o Congresso americano proibiu oficialmente a importação de escravos, não se imaginava que as divergências entre o Norte industrializado e o Sul agrícola fossem se agravar tanto, a ponto de culminar numa guerra civil. A escravidão, assim, foi o estopim do conflito. Suas causas, no entanto, foram um somatório de fatores socioeconômicos e político-culturais.
A diferença entre nortistas e sulistas teve origem no processo de desenvolvimento de cada uma destas regiões. Enquanto o Sul prosperava à custa do trabalho escravo e da exportação de matéria-prima para a Europa, o Norte privilegiou o trabalho assalariado e a articulação de um poderoso comércio.
Historicamente, a cor da pele influenciou fortemente a formação da cultura e dos valores norte-americanos. No ano de 1840, em Washington, capital dos EUA, foi realizado um censo, considerado oficial, a fim de medir a demência dos negros daquele país.
De acordo com o censo, havia nove vezes mais loucos entre os negros livres que entre os negros ainda considerados escravos.
O Norte, assim, era considerado um vasto manicômio. Quanto mais ao Norte, pior a coisa ia ficando. Lado outro, do Norte para o Sul, a maluquice ia se transformando em discernimento e sensatez. Entre os escravos que trabalhavam nas prósperas plantações de algodão, tabaco e arroz a loucura praticamente não existia!
O censo realizado, deste modo, confirmava a certeza dos senhores da época: a escravidão, excelente remédio, desenvolvia, entre os negros (obviamente), o equilíbrio moral e a sensatez. A liberdade, não poderia ser diferente, gerava cada vez mais pessoas doidas, insanas, malucas, contestadoras.
Em vinte e cinco cidades do Norte não havia sido encontrado um só negro lúcido. Em trinta e nove cidades de Ohio, hoje um dos principais pólos industriais do país, e vinte cidades do Estado de Nova York (que não deve ser confundido com a cidade de mesmo nome, localizada ao sul do Estado), os negros loucos somavam mais que todos os demais negros.
O censo parecia não ser digno de fé! Contudo, continuou sendo a verdade oficial durante um quarto de século, culminando, em 1° de janeiro de 1863, com a Proclamação de Emancipação, entabulada por Abraham Lincoln, décimo sexto presidente dos EUA, grande artífice da outorga de liberdade àqueles que assim deveriam ter nascidos.
Lincoln Libertou os escravos, ganhou a guerra e perdeu a vida! Foi atingido na cabeça por um disparo dado à queima roupa. Uma peça no Teatro Ford, em Washington, foi o palco para que o ator John Wilkes Booth, na noite de 15 de abril de 1865, inconformado com a derrota na guerra civil, consumasse o ato extremo.
Na defesa da mesma causa, em 04 de abril de 1968, Martin Luther King, um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos e no mundo, também sucumbiu. Foi assassinado com um tiro na sacada de um hotel em Memphis. É de Luther King a frase que marcou a lendária marcha pelos direitos civis, rumo a Washington, em 1963: "Não haverá tranquilidade nem sossego na América enquanto o negro não tiver garantidos os seus direitos de cidadão… Enquanto não chegar o radiante dia da justiça… A luta dos negros por liberdade e igualdade de direitos ainda está longe do fim".
As considerações acima, sem olvidar de tantos outros exemplos, servem de base para podermos afirmar, com precisão, que a liberdade apregoada aos quatro cantos do planeta custou caro a muitos daqueles que nos antecederam. No entanto, ainda nos encontramos em um processo de consolidação de direitos e garantias. No Brasil, ainda não ostentamos plena liberdade de opinião, palavras, votos, crença religiosa, convicção filosófica ou política. Precisamos, portanto, fazer um pouco mais. Ainda que se pague um alto preço.
É, portanto, no inconformismo, na loucura, que conseguimos alcançar o que um dia se julgou impossível. Fernando Pessoa afirmava que “a loucura, longe de ser uma anomalia, é a condição normal humana. Não ter consciência dela, e ela não ser grande, é ser homem normal. Não ter consciência dela e ela ser grande, é ser louco. Ter consciência dela e ela ser pequena é ser desiludido. Ter consciência dela e ela ser grande é ser gênio.” Como os negros do Norte, que tenhamos fé! Ainda que por gerações sejamos taxados de insanos. Liberdade, um dia, foi coisa de louco!

(*) Delegado de Polícia Federal e Professor da Academia Nacional de Polícia

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81909
De: Manoel Hygino Data: Sábado 22/10/2016 08:44:21
Cidade: Belo Horizonte

Manoel Hygino - Hoje em Dia

Na fila de espera

Ao estrangeiro causará estranheza o noticiário da imprensa sobre acontecimentos registrados no Brasil. Os espaços destinados aos registros políticos se confundem com os dos fatos policiais. Impressiona realmente, mesmo aos patrícios já acostumados com as mazelas da administração pública.
Diante dos inúmeros crimes (disse, inúmeros, sem quantidade exata, imensurável?, e não numerosos, isto é, de grande número) descritos em minúcias pelos veículos de comunicação, envolvendo integrantes dos altos escalões do poder, em seus três níveis. Fica-se quase perplexo: como conseguiram seus autores chegar a tal ponto de degradação, devassidão e delinquência sem que se tomassem em tempo hábil providências impeditivas?
Têm os chefes de Executivo de tomar extremo cuidado quando acolhem auxiliares. Esses podem já estar nas malhas de Justiça ou terem passado por elas, não ter ficha limpa, responder a processos ou estar à sua beira, porque investigados pela Polícia Federal, pela Civil, pela Promotoria Pública, enfim por quantos organismos agem em nome da lei.
Eduardo Cunha prometera que, se fosse preso, não cairia sozinho. Brasília incrementou em suas farmácias a venda de calmantes. Se ninguém está efetivamente acima e além da lei, e forem efetivamente denunciados ou delatados, tremerão as paredes dos edifícios projetados por Niemeyer. A bela igreja, ali erguida, inspirada nas antevisões de Dom João Bosco, estão certamente a receber fiéis e infiéis em busca da remissão dos pecados.
Verdade verdadeira e irrefutável é que as listas dos futuros ocupantes das celas da PF são enormes, firmadas por gente do mais alto gabarito na vida política, econômica e social do país inventado por Cabral. Pode até chegar o instante em que as autoridades judiciárias e policiais darão o aviso: não há vagas.
Conta-se, em todas as grandes capitais brasileiras, que se está criando um sorteio com atos prêmios: quem será o próximo a ser julgado pelo destemido juiz Sérgio Moro?
Da relação fatídica consta um preferencial, que nos remete a velho e aplaudido cantor de músicas com letras doridas de amor na primeira metade do século passado. Refiro-me a Augusto Calheiros, que encantava e suscitava lágrimas dos ouvintes de discos de 78 rotações ou rádios na época.
O Calheiros de agora é mais pomposo: José Renan Vasconcelos Calheiros, que consagrado magistrado mineiro identificou como “reformista constitucional, especialista em fatiamentos”. Segundo o Estadão, trata-se de um político profissional, em toda a extensão pejorativa do termo.
As manchetes de grandes jornais no dia seguinte à prisão de Cunha eram enfáticas: “Governo e Congresso temem delação”; “Lava Jato prende Cunha e amedronta mundo político”; “Prisão acende o alerta do Planalto”; “Cunha preso, aliados tensos”; “Prisão deixa a República de cabelos em pé”.
O “Estado de S. Paulo” via Renan: são 12 inquéritos junto ao STF, nove dos quais relativos à Lava Jato; em 7 de junho último, o procurador-geral da República chegou a pedir-lhe a prisão, assim como de Sarney, Cunha e Jucá, sob acusação de tentar obstruir os trabalhos da operação. Conclui o editorial: “O alagoano é um devoto das sombras e evita desafiar abertamente o governo – qualquer governo”.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81908
De: Luiz Ortiga Data: Sexta 21/10/2016 19:31:37
Cidade: Brasília

Pesada chuva, produto de uma imensa nuvem "cumulus-nimbus"está sobre a Asa Sul do Plano Piloto. Cai uma tempestade sobre a cidade. Justamente na hora do "rush" em que o pessoal saí do serviço e se dirige para seus domicílios. Muitos carros, muita chuva e muita pressa, uma mistura que não pode dar certo, embora todos devem ter consciência que o pavimento está derrapando. Hora em que se constata que a pressa é inimiga do bom censo.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81907
De: Isaias Caldeira Data: Sexta 21/10/2016 11:05:27
Cidade: Montes Claros-MG

Sobre leis abusivas

Isaias Caldeira *

Os amigos que me leem sabem que sou um sujeito enojado de uma das práticas mais comuns àqueles que expõem ideias em público, a tal hipocrisia, onde a verdade jaz subjacente, enterrada sob palavras do agrado geral, no desejo real do sujeito de se apresentar bem aos olhos críticos dos leitores. Pois bem, na unanimidade quase geral que avasssala o País em apoio às medidas de combate à corrupção propostas e em exame no Congresso Nacional, de iniciativa do Ministério Público, da Polícia Federal e de parte do Judiciário, guardo minhas resistências , pois, como dizia o velho Brizola, “ venho de longe”, e sei que o Estado, esse monstro de punhos de aço, tem o vezo de abusar de suas forças, em detrimento da cidadania. Já temos leis penais em demasia no Brasil. Não creio que algum País no mundo cultive tanto esse jardim , onde , ao invés de flores, medram espinhos normativos, como óbice à sanha dos refratários a paz social. Há sempre uma ideia nova , numa criatividade ilimitada, para punir e vigiar. Imaginem, dentre as inovações pretendidas, basta ao agente do Estado alegar boa fé na sua conduta, por mais abusiva que seja, para validar uma prova em um inquérito ou processo. Mais, prevê a possibilidade do agente se insinuar ao servidor público, induzindo-o a cometer quaisquer dos crimes contra a administração pública, e deste modo ser processado, criminal e administrativamente. Isso é crime preparado pelo Estado, incentivado por ele, num retrocesso medieval, digno daqueles ambientes da idade média, onde a Inquisição tinha igual procedimento e tática. O mais absurdo é que, contrariamente a esses abusos, as mesmas vozes se mostram refratárias às inovações pretendidas na ineficiente Lei de Abuso de Autoridades, vigente no Brasil, de n. 4898/65. O “novo” projeto de Lei é de 2009 e foi agora movimentado por Senadores, a pedido de Ministro do STF, preocupado com os excessos nas investigações policiais, de promotores e de juízes, obviamente em casos pontuais, não sendo esta a regra. Investigados alguns Senadores pela operação Lava a Jato, haveria, na opinião bronca de alguns críticos, razão para se posicionarem contrários às inovações. Dizem que as mudanças visam atingir a famosa operação em curso. Não é verdade. Por imperativo legal, a lei nova não retroage para punir, só para beneficiar. Assim, nenhum dos agentes e seus atos, já praticados no âmbito dessa operação, seriam atingidos, permanecendo infensos aos novos rigores legais a gizarem as investigações em geral. Sei que as associações de Magistrados também são contrárias às mudanças, mas delas permito-me, respeitosamente, divergir, acompanhando o posicionamento do Min. Gilmar Mendes, e dos juristas que elaboraram o projeto em gestação. A nova lei que pune o abuso de autoridades já deveria estar em vigor, como forma de inibir os excessos nas acusações, nas denúncias lastreadas em hipóteses, sem concretude nas provas. Um inquérito ou processo criminal é , em si, uma punição ao cidadão, que perde a sua tranquilidade, convivendo com uma ameaça permanente à sua liberdade. As autoridades incumbidas pelo Estado de investigarem e promoverem a ação penal devem ser melhor controladas em seus atos, e nada mais óbvio, para se alcançar e vivenciar o Estado Democrático de Direito, que impor limites às ações desses agentes. Como Magistrado, a lei não me intimida, ao contrário, será o coroamento de uma esperança que sempre tive, da plena cidadania, pois abjuro toda forma de abuso Estatal, mesmo quando os autores alardeiam fins nobres no martírio imposto aos indivíduos investigados e, não raro, previamente castigados com antecipações de pena, em inquéritos e processos que , muitos deles, ao final, resultam em absolvições tardias.

* Isaías Caldeira é Juiz de Direito na Comarca de Montes Claros

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81906
De: Aurélio Data: Sexta 21/10/2016 10:11:54
Cidade: M. Claros

Envio mais duas notícias da importante decisão do Contran, que em boa hora transformou o som alto abusivo nos veículos em falta grave, com multa - de 195 reais, a partir de 1º de novembro - sem burocracias e perda de 5 pontos na carteira de motorista:


Folha de S. Paulo - Som que pode ser ouvido do lado de fora do carro será infração grave - O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) aprovou nessa quarta-feira (19) uma resolução para coibir o som alto em veículos.
A resolução 624/2016 determina que som que possa ser ouvido do lado de fora do carro será considerado "alto", e os agentes de trânsito deverão autuar os motoristas que encontrarem nessas condições.
Atualmente, o artigo 228 do Código de Trânsito Brasileiro diz que o uso de som em veículo em volume não autorizado pelo Contran é considerado infração grave, com adição de cinco pontos à carteira de habilitação.
Ruídos como buzinas, alarmes e sinalizadores de marcha a ré não entram na nova resolução. A medida também faz exceção a veículos prestadores de serviço de publicidade e veículos de competição nos locais com a devida permissão.
Para Mauricio Januzzi, presidente da comissão de direito viário da OAB de São Paulo, os motoristas deverão ter cautela porque a tolerância passa a ser zero. "A gente espera que haja razoabilidade da polícia ao fazer a fiscalização".
Januzzi citou que tanto o município quanto o Estado já têm leis que estabelecem um limite para o volume. "Pode ser um objeto de contestação", afirma.
O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), responsável por determinar como será a fiscalização, informou que não falará sobre a resolução enquanto ela não for divulgada em Diário Oficial. Eles não souberam informar quando seria feita a publicação.

***

G1 - Multa por som alto agora pode ser aplicada sem medidor de decibéis - Contran aprova resolução que prevê multa independente do volume. Perturbar `o sossego público` é considerado infração grave.O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) regulamentou a multa por causa de som alto dentro do carro por meio da Resolução nº 624, aprovada na quarta-feira (19).Segundo informou o Ministério das Cidades, agora quem for pego perturbando "o sossego público" pode ser multado, mesmo sem medição do volume em decibéis.
Até então, o artigo 228 do Código Brasileiro de Trânsito estabelecia um limite aceitável de até 80 decibéis a uma distância de 7 metros, e de 98 decibéis, a apenas 1 metro.
Por isso, as multas dependiam de um equipamento chamado decibilímetro, certificado pelo Inmetro. Com a nova resolução, a autuação agora pode ser feita, "independente do volume ou frequência".
"O agente de trânsito deverá registrar, no campo de observações do auto da infração, a forma de constatação do fato gerador da infração", afirmou o órgão público.
A infração continua considerada grave (5 pontos), com penalidade de R$ 127,69 (vai subir para R$ 195,23 em 1º de novembro) e retenção do veículo.
Ficam fora desta regra as buzinas, alarmes, sinalizadores de marcha-a-ré, sirenes, veículos de publicidade com caixas de som e carros de competição e entretenimento em locais permitidos pelas autoridades competentes.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81905
De: Aurelio Data: Quinta 20/10/2016 17:02:36
Cidade: M. Claros

Enfim, com grande atraso, o poder público toma uma medida efetiva para proteger a saúde das pessoas, a cada dia mais sitiadas por carros barulhentos. M. Claros foi, por muitos anos, uma das cidades mais barulhentas e sem lei, do Brasil. Por favor, divulguem:

"Multa por som alto não precisa medidor de decibéis - Infração é grave, com multa de R$ 127,69 e cinco pontos na CNH
Som automotivo: perturbação do sossego gera multa de R$ 127,69
Aprovada nesta quarta-feira, a resolução 624 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) regulamentou a multa por causa de som alto no carro, que agora pode ser aplicada sem a medição do volume em decibéis.
Até então, o artigo 228 do Código Brasileiro de Trânsito estabelecia um limite aceitável de até 80 decibéis a uma distância de sete metros e de 98 decibéis a um metro.
Desta forma, para aplicar a multa os policiais ou agentes de trânsito dependiam de um decibilímetro, equipamento aferido pelo Inmetro.
Agora, o agente que aplica multa deverá registrar no campo de observações do auto da infração, a forma de constatação do fato gerador da infração.
A infração continua considerada grave (5 pontos na CNH), com penalidade de R$ 127,69 (vai subir para R$ 195,23 em 1º de novembro) e retenção do veículo.
A regra não vale para buzinas, alarmes, sinalizadores de marcha-a-ré, sirenes, veículos de publicidade com caixas de som e carros de competição ou usados para entretenimento em locais permitidos pelas autoridades."

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81904
De: Geraldo Jr. Data: Domingo 16/10/2016 19:14:30
Cidade: Montes Claros/MG

Acabei de ver o programa do Fernando Gabeira na Globonews mostrando a cidade norte mineira de GRÃO MOGOL, fantástica... Recheada de história, estórias, arte, cultura e seus encantos. O programa encerrou com um homem simples contando em francês a Marselhesa, incrível!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81903
De: Maria Águida de Sousa Rocha Data: Domingo 16/10/2016 10:44:09
Cidade: Montes Claros MG

Bom dia Marcelo Eduardo Freitas.Mensagem 81901. Antes de qualquer decisão sobre o caso de seu parente, gostaria de te pedir para repetir o exame em outro laboratório. Não sei em qual voce fez, mas de qualquer maneira te aconselho a repetir. Estou passando por uma situação pior do que receber uma notícia dessa. Uma pessoa, muito próxima da minha família, recebeu esse mesmo diagnóstico, fez uma cirurgia devastadora, faleceu oito dias após a cirurgia e dois meses depois saiu a biópsia com o resultado negativo para qualquer tumor malígno. Mandei fazer revisão da primeira lamina e nada de malignidade. Acho que essa dor é uma das piores que uma pessoa pode sentir.Estamos sofrendo muito, muito, muito.Essa pessoa tinha cinquenta e sete anos e muita vida pela frente.Cuidado e boa sorte para voce e seu familiar.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81902
De: Alberto Sena Data: Sábado 15/10/2016 12:15:43
Cidade: Grão Mogol

(...) Fiquem atentos ao programa do jornalista e escritor Fernando Gabeira, na GloboNews. Ele vai apresentar o Presépio Natural Mãos de Deus, de Grão Mogol, obra construída pelo empresário Lúcio Bemquerer, em oito meses e 19 dias. Gabeira esteve em Grão Mogol recentemente com o objetivo de conhecer o presépio. Ele veio diretamente do Rio de Janeiro e ficou encantado com a beleza da cidade e os seus arredores. Gabeira colheu farto material em Grão Mogol e deverá apresentar tudo a partir das 18h30 deste domingo. Ele é um nome conhecido nacional e internacionalmente. Projetará o presépio e Grão Mogol no Brasil e no mundo. Gabeira foi candidato a presidente da República, e, na ocasião, obteve boa votação. Além de intelectual, ele foi deputado federal. É importante os grãomogolenses de modo geral compreenderem e valorizarem o torrão onde pisam. O turismo – e o turismo religioso incluso – é a vocação de Grão Mogol. Está em curso o processo de fazimento, por parte do Sebrae, de um projeto de turismo envolvendo conjuntamente Botumirim, Cristália, Itacambira e Grão Mogol. (Clique aqui para ler toda a mensagem na seção Colunistas)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81901
De: Marcelo Eduardo Freitas Data: Sexta 14/10/2016 22:36:13
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

CÂNCER: O QUE IMPORTA É A ESPERANÇA!

* Marcelo Eduardo Freitas

Essa semana fui surpreendido com a desconfortável notícia de que os exames feitos em alguém da família haviam dado positivo para adenocarcinoma, uma espécie de tumor maligno que pode afetar vários órgãos do corpo humano, o que obviamente nos tirou o sono. Em uma linguagem clara e acessível, as análises diagnosticaram uma espécie de câncer, o que nos fez escrever um pouco sobre esse tormentoso assunto que até hoje assombra numerosas famílias.
Antes de abordar o aspecto relativo às reações que se passam, em geral, na cabeça daqueles que são acometidos pelo mal, cumpre-nos esclarecer sobre a etimologia da palavra. A origem da expressão câncer vem do grego Karkinos e do latim Câncer, ambos significando caranguejo, pela semelhança observada entre as veias ao redor do tumor externo e as pernas do crustáceo, não obstante alguns acreditarem, até hoje, que o nome teria relação com o fato de a doença evoluir de modo similar ao movimento do animal.
Os registros mais antigos do aparecimento do câncer são atribuídos a Hipócrates (460 a.C.), uma das figuras mais importantes da história da medicina. A característica destruidora da doença foi citada por Galeno, médico grego e primeiro pesquisador a classificar os tumores de pele em malignos e benignos. Galeno considerava o câncer como um mal incurável. E assim o foi por longas décadas. Hoje, contudo, a briga se tornou menos desleal, dado o razoável número de pessoas que alcançam a completa remissão em qualquer uma de suas mais de 100 formas de manifestação.
De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer - INCA, estima-se que, no Brasil, ocorrerão 472.050 novos casos de câncer. Destes, 234.570 afetarão pessoas do sexo masculino. 237.480 pessoas do sexo feminino. Como qualquer célula do corpo pode se transformar e originar um tumor maligno, estas estimativas evidenciam um aumento progressivo do número de casos no cenário brasileiro. Contudo, nem de longe, se encontram entre as principais causas de morte em nossa nação, capitaneadas pelos derrames (doenças cerebrovasculares), infartos e homicídios/acidentes de trânsito.
O diagnóstico de câncer é vivido como um momento de angústia e ansiedade. A doença é rotulada como dolorosa e mortal. É comum o desencadeamento de preocupações em relação à morte. Além do momento do diagnóstico, ao longo do tratamento, o paciente vivencia perdas e diversos sintomas que, além de acarretar prejuízos ao organismo, coloca-o diante da incerteza em relação ao futuro, maximizando, assim, sua ansiedade.
O resultado de um estudo que perguntou a 443 pessoas com câncer qual foi o primeiro pensamento ao serem informados do diagnóstico da doença é revelador: medo, desespero e morte são as palavras que vêm à cabeça quando é dada a fatídica notícia de que há um câncer no corpo!
Em geral, o paciente oncológico entra em um estágio de reações psíquicas que se divide em 5 fases: negação, revolta, barganha, depressão e aceitação. São fases que se apresentam desde o momento do diagnóstico, mas que podem variar de pessoa para pessoa. Algumas passam mais tempo por uma determinada fase, outras mais rapidamente. Tem aquelas que invertem as fases. Outras, que não passam por todas elas.
O fundamental é que o paciente seja informado de tudo sobre sua doença: o tipo de câncer, as formas e procedimentos de tratamentos, os sintomas e o prognóstico esperado. Quanto mais informações o paciente possui, maior será sua participação durante esse processo e menor será a sua ansiedade. Essa compreensão da doença e do tratamento e envolvimento, por parte do paciente, em cada etapa, favorecem o bom prognóstico e a melhor qualidade de vida, afirmam os especialistas.
O médico austríaco Viktor Frankl dedicou toda a sua vida ao desenvolvimento e à divulgação de uma nova forma de terapia, que busca explorar o sentido da vida e a dimensão espiritual da existência. Ele acreditava que indivíduos com valores e crenças não materiais (espirituais), que lhes davam sentido de existir, eram mais capazes de enfrentar diferentes tipos de problema e sofrimentos.
A religiosidade é uma forma diferenciada de percepção e conexão com a vida que procura captar, fruir e proteger tudo aquilo que transcende a materialidade e a imediaticidade do mundo. Não existe, portanto, religião alguma que seja falsa. Todas elas respondem, de formas distintas, a condições dadas da existência humana. Rubem Alves dizia que “o sentido da vida não é um fato. Num mundo ainda sob o signo da morte, em que os valores mais altos são crucificados e a brutalidade triunfa, é ilusão proclamar a harmonia com o universo, como realidade presente. A experiência religiosa, assim, depende de um futuro. Ela se nutre de horizontes utópicos que os olhos não viram e que só podem ser contemplados pela magia da imaginação. Deus e o sentido da vida são ausências, realidades por que se anseia, dádivas da esperança. De fato, talvez seja esta a grande marca da religião: a esperança. E talvez possamos afirmar, com Ernest Bloch: ‘onde está a esperança ali também está a religião’". Embora não sem dor, que a chama da esperança não se apague! Ainda que tenhamos a certeza de que o próximo suspiro será o derradeiro! O câncer não é o fim, senão o começo de uma nova travessia!

(*) Delegado de Polícia Federal e Professor da Academia Nacional de Polícia

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81900
De: Polícia Militar Data: Sexta 14/10/2016 09:56:22
Cidade: Montes Claros

Às 19h01 de ontem, 13Out, um policial militar, aposentado, impediu um roubo à mão armada consumado a estabelecimento comercial que aconteceria à av. Sidney Chaves, no bairro Edgar Pereira.
De acordo com informações pretadas pelas vítimas, um homem de 55 anos e outro de 22, proprietários do estabelecimento, encontravam-se no comércio atendendo os clientes, sendo que um deles era o policial militar aposentado, que aguardava atendimento. Em dado momento, adentraram ao local 2 homens, N.V. M. S., de 36 anos e P. L. R. S., de 20 anos, sendo que, um deles, solicitou uma mercadoria e, se aproveitando da distração do dono do comércio, retirou da cintura uma arma de fogo, anunciando o roubo. Diante da situação, o policial militar, percebendo que se tratava de um crime, identificou-se como tal, ordenando a cessação da prática delituosa momento em que, N. V. M. S., assustado, encostou a arma na barriga do policial que, em ato contínuo, segurou a referida arma e entrou em luta corporal com o infrator. O segundo infrator, P. L. R. S., ao perceber a situação, pegou um capacete e começou a agredir o militar sendo que N. V. M. S. insititia em apontar a arma contra o policial, objetivando atirar contra ele. Com vistas a proteger a vida das pessoas que estavam no local e a sua, o policial militar conseguiu sacar sua arma e efetuar disparos em direção aos infratores, tendo dois deles acertado N. V. M. S., momento em que P. L. R. S. evadiu, a pé, do local. O próprio policial militar acionou o SAMU para socorrimento do infrator, que estava ferido na bochecha direita e no braço esquerdo. Viaturas do turno foram acionadas e conseguiram efetuar a prisão de P. L. R. S. que tentou fugir e estava homiziado em um matagal das proximidades de onde ocorreu o fato.
Uma mulher compareceu ao local dos fatos e informou que, em data anterior, teria tido sua motocicleta roubada e que esta teria sido utilizada na prática delituosa, bem como o capacete, de sua propriedade, que foi usado para agredir o PM. Os infratores são suspeitos, ainda, de outros crimes ocorridos na região, contando com várias passagens pelos meios policiais. N. V. M. S., alvejado pelo policial militar, ficou no hospital sob cuidados médicos e escolta policial; P. L. R. S., foi preso e encaminahdo à delegacia, junto à arma apreendida, uma garrucha de 2 canos, calibre . 38.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81899
De: Defesa Civil Data: Quinta 13/10/2016 16:29:14
Cidade: Montes Claros-MG  País: Brasil

Informamos que estão programadas para o dia 14/10/16 (sexta-feira, duas detonações de rocha na mineração de calcário da LafargeHolcim. Tais detonações serão realizadas na Mina Boa Vista, previsto para 12 h:00 min e na Expansão Boa Vista previsto para 15 h:30 min.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81897
De: Alberto Sena Data: Quinta 13/10/2016 14:52:14
Cidade: Grão Mogol

PRESÉPIO MÃOS DE DEUS NO MONTES CLAROS SHOPPING

O Presépio Natural Mãos de Deus, de Grão Mogol, pôs um braço dentro do Montes Claros Shopping, na Avenida Donato Quintino, 90, onde instalou um estande até janeiro do ano que vem. No espaço cedido em parceria com a direção do estabelecimento, o construtor do presépio, o empresário Lúcio Bemquerer, instalou um aparelho de TV para mostrar o vídeo da obra abençoada pelo Papa Francisco e distribuir o material de divulgação, além de exposição de posters com lindas imagens do presépio. Alaor Santos, o superintendente do shopping se mostrava entusiasmado com a idéia de apresentar o presépio dentro do estabelecimento. A iniciativa está relacionada com o projeto da direção intitulado "Bem Cultural", que pretende mostrar os valores da região em termos de música, teatro, exposição de artistas plásticos, entre outros. No caso do presépio, como disse Alaor, o estande já podia ter sido montado há mais tempo, mas a cirurgia a que Lúcio se submeteu adiou a parceria. Como afirmou, a permanência do braço do presépio no shopping poderá ser até quando "ele quiser e puder manter quem fique no estande durante o período que achar necessário". O shopping funciona das 10h da manhã às 22h. Lúcio ficou radiante com a oportunidade de apresentar o Presépio Mãos de Deus, dentro do Shopping Montes Claros. Essa parceria somada à divulgação que o jornalista e escritor Fernando Gabeira fará no seu programa na GloboNews poderá catapultar a frequência do presépio daqui para frente. É o que se espera. Ainda em cadeira de rodas, o empresário vem fazendo fisioterapia diariamente e pela boa recuperação que vem tendo, em breve estará em condições de se levantar e andar com autonomia. Ontem, Bemquerer recebeu a visita do poeta, folclorista, repentista, dono de um Grammy Latino, Téo Azevedo, que tem uma parceria com o presépio, no livro "A Folia de Reis no Norte de Minas, Vales do Jequitinhonha e Mucuri. O livro conta a história do presépio como referencial turístico religioso do Norte de Minas. Ele se fazia acompanhar por sua esposa, Lola Chaves, seresteira de mão cheia. O gerente financeiro do shopping, Gustavo Carvalho, esteve também com Bemquerer e se mostrava entusiasmado com a parceria. Percebeu que a presença do presépio no estabelecimento despertou a atenção do público pela objetividade das informações e a beleza plástica dos posters em exposição

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81896
De: Ucho Ribeiro Data: Quinta 13/10/2016 13:28:44
Cidade: Montes Claros

MIRABELICES

Zé de Gerônimo, quando jovem, morava na pacata Mirabela, onde nada acontecia. O dia a dia era ir para o colégio, assistir as aulas, voltar pra casa, almoçar, esperar passar o mormaço e no final da tarde ir para o campo bater uma bolinha com os amigos. Na verdade, treinar sério e puxado, pois o time da cidade queria manter a árdua e longa invencibilidade de quase um ano.

Mas, num janeiro, em plenas férias escolares, eis que chegou à pacata cidade um ônibus todo modernoso, placa do Rio de Janeiro, com uma faixa pregada na lateral:“Projeto Rondon - Integrar Para Não Entregar.” Ao abrir suas portas, exceto o gordo motorista, desceu uma juventude jamais vista em Mirabela. Linda, maravilhosa, bronzeada, sorridente e de uma fala mansa diferente, cheia de “esses”. Ipanema veio parar nas terras de São Sebastião. Eram estudantes cariocas de medicina, enfermagem, fisioterapia e afins. Se instalaram na pensão de Dona Zefa e, no dia seguinte, monitorados por 2 médicos professores, já estavam em campo, consultando, aferindo pressão, colhendo sangue, urina, fezes e vacinando a população. A cidade virou um fervedouro. Os velhos nunca tiveram uma assistência médica daquela e os jovens mirabelinos nunca viram tanta moça bonita. Estes não conseguiam nem responder as perguntas. Na anamnese, ficavam mudos, babando com tanta beleza.
As futuras doutoras pareciam artistas de cinema.
- Seu nome?
- Han?
- Por favor, seu nome? Como você se chama?
- É Zé.

Era uma tolemice sem fim. Zé e seus amigos, acanhados,não trocavam muitas palavras com as cariocas, mas acompanhavam-nas à meia distância por todos os cantos. Eram uma presteza a toda prova. Um adulo sem fim. Colhiam mangas e pinhas nos quintais, pediam as avós para preparem fornadas de biscoitos, doces e levavam tudo pra pensão das meninas do Rondon. Menos pequi, porque elas detestaram. Na coleta do sangue, eles deixavam as inexperientes estudantes furarem os seus braços quantas vezes quisessem.
- “Dessculpe”, não consigo encontrar tua veia. Tá “doeendo”?
O jovem doador mirabelense mesmo se mijando de dor e cagaço, respondia candidamente àquela fala mansa: - Não, não! Se quiser pode tentar de novo. Uma hora ocê consegue.

Todas as meninas eram bonitas, mas tinha uma, Tatiana, que era uma deusa, uma princesa. Uma beleza nunca dantes vista e imaginada. A formosura era tamanha que platônicas paixões floresceram, mas nenhum amor foi declarado.

Passado o mês, uma grande festa, com baile e banda, foi marcada para o sábado,véspera da despedida do projeto Rondon. Toda a cidade se alvoroçou para preparar uma festança em gratidão aos bons serviços prestados pela estudantada carioca.A Tatiana, percebendo o zelo e o carinho com que a população organizava os festejos, prometeu que dançaria no baile com o garoto de Mirabela que fizesse um gol no clássico, de sábado à tarde, entre os jovens craques da cidade contra o rival escrete de Japonvá.A promessa foi a gota d’água pra imperar a desarmonia no time de futebol. Ninguém queria ficar na reserva, nem no gol e, muito menos, jogar na defesa. Foi um upa para montar e escalar o time. Os jogadores entraram em campo, sem conversar, nada do grito de guerra“um por todos e todos por um”, dali em diante era “cada um cuida de si, murici.”.

Logo na saída da bola o time todo partiu para o ataque, ninguém se preocupou em defender. Resultado: Levaram de onze. Um vexame nunca visto. A valia foi que nos minutos finais, por um descuido da defesa do Japonvá, o Zé de Gerônimo chutou desesperadamente a bola para o gol e ela entrou. Final 11 x 1. Em todo aquele vexame, a glória foi de Zé. Faturou a dança com a princesa Tatiana e a oportunidade de declarar a sua paixão.

À noite, tomou um banho demorado, se esfregou todo, escovou os dentes três vezes, se vestiu, se perfumou,se perfumou de novo, foi a privada mais de duas vezes, tomou coragem e foi com a roupa domingueira, exalando naftalina,pra porta da pensão de Dona Zefa, esperar a mulher mais linda do mundo. Ao chegar lá, deparou com uma multidão a espera das estudantes para seguirem cortejo até o clube da cidade. O coração de Zé de Gerônimo estava para sair pela boca de tensão e emoção.

Às dez horas, as participantes do projeto deixaram a pensão em direção ao baile, e Zé num ato de coragem se postou ao lado de Tatiana que, ao perceber sua presença,delicadamente pegou no seu queixo e disse: - Muito bem, meu artilheiro.

As pernas de Zé amoleceram, mas,mesmo vexado, aguentou firme até o clube. Lá, sentou-se à mesa com as cariocas, porém não abriu a boca. Ao som dos hits parades da época, tomou um cuba libre, imitando-as, e aguardou o grande momento em que dançaria com Tatiana. Seria a derradeira e única oportunidade para declarar todo o seu verdadeiro amor.

Passado um tempo, a banda criou um suspense com piruetas sonoras, suspendeu a música e passou o microfone para o prefeito.
- Povo de Mirabela, estamos todos aqui para agradecer o Projeto Rondon que veio prestar relevantes serviços à nossa comunidade. Veio trazer saúde para nossa cidade e elaborar um levantamento de nossas doenças, endêmicas, para que de posse desses estudos possamos enfrentá-las de frente e dar uma melhor qualidade de vida para o nosso povo. Daqui alguns dias o projeto Rondon nos enviará os resultados de todos os exames colhidos dos cidadãos mirabelenses e nos apresentará um diagnóstico da nossa saúde. Uma salva de palmas para estes jovens doutores, que nossa cidade guardará no fundo do coração.Agora a bela Tatiana, terceiranista de medicina, dançara com o nosso jovem conterrâneo, José de Gerônimo, para que fique registrado para sempre os nossos laços de amizade.

A banda,de volta com seus instrumentos e depois de um elucubrado preâmbulo, passou a tocar a música “Meu Primeiro Amor”, Zé começou a dançar com Tatiana e o clube de pé aplaudiu sem parar aquela apoteose.
O barulho era tamanho que Zé não conseguiu falar nada com a garota dos seus sonhos, mesmo estando a centímetros do seu ouvido.

O único momento que conseguiu dizer alguma coisa para ela, foi na despedida,já na porta da pensão, quando,acanhadamente, indagou: - Posso te mandar uma carta?
No que ela respondeu: - Pode. Dona Zefa tem o meu endereço do Rio.

Não dormiu. Passou a noite rabiscando cadernos, na tentativa de por no papel uma declaração de amor e saber o que ela achava dele.

Depois de muitos burriscos, resumiu nestas palavras: “Tatiana, detentora do meu coração, em você eu encontrei a razão do meu viver. O que você encontrou em mim?”.

Passaram-se dias, mais de duas semanas. O Zé de Gerônimo, ansioso, no aguardo da resposta de sua missiva, ia todo dia até a oficina dos correios, bem na hora da entrega da correspondência pela jardineira.Fez às contas,sete dias pra ir e sete dias pra voltar, a carta de Tatiana deve estar pra chegar. E chegou.

Ao abrir, tomou um choque. Levou um tempo para entender. Mas decifrou tudo. Tudinho. Não podia acreditar naquilo. E saiu numa carreira alegre e saltitante para mostrar a carta de Tatiana aos seus amigos que o estavam esperando no campo para mais um treino.

De longe, aos gritos, pulava e mostrava com a mão levantada a carta do seu amor.
- Pessoal, veja a carta que chegou de Tatiana. Eu sabia que ela ia responder. Eu sabia.
-Uê, leia o que ela escreveu aí.
Zé, então, altivo, começou a ler: - Meu artilheiro,o que eu encontrei em você foi tênia saginata, necator americanus, áscaris lumbricoides e oxyurius vermiculares.

O pessoal começou a gargalhar e caçoar de Zé. Chegaram a rolar na grama de tanto rir.No que Zé de Gerônimo, todo orgulhoso, respondeu: - Cês são uns bestas, em mim, Tatiana só encontrou vermes estrangeiros. Em vocês, ela só vai encontrá lumbriga!


Esta história é do finado amigo e escritor José Luiz Rodrigues. Foi-me contada de corpo presente na promessa de me presentar com o seu livro “Verme Estrangeiro”, pois eu tinha reclamado que não o encontrava nas livrarias – edição esgotada. Ouvi com agrado e dei boas gargalhadas. Fique com Deus, Zé!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81895
De: Polícia Militar Data: Quinta 13/10/2016 09:52:35
Cidade: Montes Claros

Polícia Militar prendeu ontem, 12, por volta das 10h20min, 02 (duas) pessoas e procura motorista envolvido em acidente de trânsito rodoviário e apreende veículo, em Janaúba/MG. O fato ocorreu quando policiais militares durante operação de fiscalização de trânsito em conjunto com agentes do DER/MG, na MGC 122, km 160, deram sinal de parada ao condutor do veículo Mercedes Benz, ônibus, cor branca, placa MRW-2975/SP, tendo este ignorado a ordem do agente, aumentou a velocidade, transpôs o local da blitz, que se encontrava devidamente sinalizado, atentando contra a vida deste, que conseguiu se desviar, evadindo em direção a Capitão Enéas, sendo acompanhado por 01 (um) policial militar e 01 (um) agente, numa viatura do DER/MG, identificada com sinal luminoso (giroflex) e sirene; durante a fuga o condutor desenvolveu alta velocidade, realizou manobras proibidas, gerando risco à vida dos demais usuários da via; no Km 167 foram dados novos sinais de parada ao condutor que, com nítido propósito de atentar novamente contra a vida dos agentes, jogou o ônibus contra o viatura, obstruindo a sua passagem, forçando-o a sair para a margem da rodovia; no Km 173 o condutor voltou a arremessar o ônibus contra a viatura provocando uma colisão lateral, tendo a viatura rodado na pista e chocado contra árvores existentes na margem direita da via, causando danos na viatura, tendo o condutor continuado a fuga, em alta velocidade deixando de prestar socorro aos agentes, que nada sofreram; com apoio de outras viaturas o ônibus foi localizado no Distrito de Quem-Quem. No local segundo os passageiros o motorista e os guias haviam evadido e abandonado o veículo. De posse das informações, durante o rastreamento foram localizados e identificados os guias M. D. D. S., uma mulher, 20 anos; e E. N. J., 37 anos; os quais relataram que o motorista se chama “Aristófanes” e que o ônibus, que deslocava de Irecê/BA para São Paulo/SP, com 52 passageiros, destes 04 (quatro) crianças, não possuía documentação da viagem. Durante consulta ao sistema ficou constatado que o último CRLV do ônibus fora emitido em 2014 e que este possui 77 (setenta e sete) multas, num total de R$31.914,47 (trinta e um mil e novecentos e quatorze reais e quarenta e sete centavos), pelo que foi apreendido e removido ao pátio credenciado, em Janaúba/MG. Os passageiros ficaram num local por eles indicado, em Janaúba/MG, aguardando outro veículo regularizado para seguir viagem. Perícia compareceu ao local do acidente, realizou os trabalhos de praxe e liberou a viatura ao agente do DER/MG. Os guias envolvidos foram presos e conduzidos a Depol, em Janaúba/MG, com R$2.260,00 (dois mil e duzentos e sessenta reais), arrecadados nas passagens dos passageiros. O motorista ainda não foi localizado.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81894
De: Corpo de Bombeiros Data: Quinta 13/10/2016 08:55:38
Cidade: Montes Claros

Na madrugada desta quarta-feria (12), por volta das 02h30mim, equipes de bombeiros do 7º batalhão deslocou até a br-135, km- zona rural do municipio de engenheiro dolabela/ mg. no local tratava-se de uma colisão frontal entre um caminhão carregado de limão de placa gvj-2666 de jaiba-mg, e um ônibus de turismo viação canada turismo de placa gvh-2851 de betim-mg, sendo que com o acidente formou-se uma fila de automóveis. posteriormente a cerca de 100 a 200 metros do local do primeiro acidente, ocorreu um engavetamento envolvendo um caminhão carregado de caixa de madeira de placa fqn-5175 de registro-sp, outro carregado de cimento de placa hlg-9561 de capelinha-mg e por último um caminhão tanque de placa gur-0846 de jaiba-mg, carregado com óleo diesel. as equipes realizaram o isolamento do local, contenção e prevenção em apoio ao transbordo dos combustiveis inflamaveis, desencarceramento das ferragens de duas vitimas fatais, sendo o motorista sexo masculino, 68 anos, que conduzia o caminhão carregado de limão e o motorista sexo masculino, de 47 anos, do onibus, que após serem submetidos aos procedimentos do perito da policia civil foram repassados aos agentes funerarios da funeraria araujo da cidade de bocaiuva. uma terceira vitima, sexo masculino, 45 anos motorista do caminhão tanque combustivel, que foi socorrida pelas equipes do samu, mas veio a óbito, posteriormente.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81893
De: Carvalho Data: Quarta 12/10/2016 08:39:15
Cidade: Moc

O Galaxy Not 7,da coreana Samsung, aquele que deu para explodir na mão dos usuários, está sob restrição nos vôos do Brasil. Quem usa, não deve usá-lo a bordo. Inclusive nas rotas que partem e chegam a M. Claros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81892
De: Wanderlino Arruda Data: Terça 11/10/2016 15:43:24
Cidade: Montes Claros/MG

HELOÍSA, YEDE E RUTH, TRÊS INTELECTUAIS NA AML

Wanderlino Arruda

Vinte e quatro de março de 1985, solenidade no Conservatório Lorenzo Fernandez, para a Academia Montes-clarense de Letras dar posse a novas confreiras. Noite de vivas e loas a três mulheres encantadoras, legítimas representantes do ensino e das letras, da palavra falada e escrita, do magistério e do jornal, da prosa e da poesia, do discurso formal e do relato histórico. Heloísa Veloso, Yede Ribeiro e Ruth Tupinambá chegavam para viver e sonhar, progredir literariamente e acalentar emoções da amizade e do companheirismo. Foram minhas, como apresentador, as palavras que se seguem: "Heloísa dos Anjos Sarmento, mulher de grande energia vital, dedicada, estudiosa dos problemas do ensino, guerreira da educação, amada-amante do trabalho, apresentamos-lhe as boas-vindas com os olhos cheios de amor-amizade porque gostamos muito de você, muito sabemos da sua capacidade de aprender e ensinar, da sua sábia consciência de convívio, do quanto valoriza o bom entendimento. Mente ativa sempre, independente, enérgica, responsável, muito poderá fazer por nossa Academia. Sua experiência de professora, diretora, delegada do ensino, conferencista, elaboradora de projetos, redatora de assuntos técnicos, comunicadora de todas as horas, muito será útil ao desempenho de nossos trabalhos. Seu toque de arte nas letras tem o sentido prático e dinâmico de que todos nós necessitamos. Quem sabe ensinar com a maestria do seu saber muito poderá fazer pelo semelhante, agora por seus pares, companheiros do mesmo ideal." "Yede Ribeiro Christova, campeã de formação acadêmica nos campos das letras e da pedagogia, professora de muitos títulos, beletrista, poeta, fiscal do saber, orientadora de mestres e de alunos, seja bem-vinda à nossa Casa. Os que continuam a viver a saúdam com toda a força do coração. Yede Ribeiro Chistova, constantíssima no amor e no estudo, mãe e mulher do mundo das artes, sílfide dançante no vapor de luminescências de tintas e vernizes, de dicionários e tratados de teoria literária, seja bem vinda. Mestra susceptível e generosa, experiente e afeiçoada a tudo que inspira a arte, você tem todas as qualidades de líder conscienciosa, firme, equânime, jamais perdendo oportunidades de aprender e ensinar. Mulher que doma e sabe ser domada, esta Casa, agora é toda sua. Nós a recebemos de braços abertos!" "Ruth Tupinambá Graça, que beleza de mulher! Um grande e luminoso coração, cheio de sabedoria e amor. Que belo sentimento de montes-claridade! Uma saudosista apaixonada por tudo que esta terra teve ou tem de romântico, de bonito e de charmoso. Uma memória privilegiada que é um desfilar de encantos, translúcidos sonhos de mocidade a gratificar venturas, a solidificar luzes de carinhos e de amizades! Ruth, também pedagoga, também professora, também mãe, filha e irmã do saber escolar, supervisora do quando, do onde e do como instruir a juventude. Que grande historiadora, com que graça ela escreve em nossos jornais! Uma vez no Elos Clube, eu disse que cabe a ela, Ruth Tupinambá prosseguir a tarefa e o gênio de Hermes de Paula, na historiografia de Montes Claros, ela que pesquisa com amor e sabe das coisas como ninguém, ela que redige com clareza a uma suavidade de invejar! Agora, na Academia Dona Ruth, não há outro caminho a seguir, mãos à obra no rumo da História. Mon tes Claros coloca-se à sua espera, faz vênia à sua passagem. Coloquem em letras de forma o nosso passado! Esta Casa é toda sua. Esperamos à disposição, não se faça de rogada!" A Academia sempre foi um desfile de emoções, um despontar de todas as alegrias, um coroamento de êxitos buscados nos estudos e no cadinho do trabalho. Só o esforço enobrecido estende o poder do amor. Quem ensina o que aprende, aperfeiçoa o aprendizado, numa constante e bela interação que nem a morte, pode extinguir.

Academias Montes-clarense de Letras e Maçônica de Letras do Norte de Minas

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81890
De: O Tempo Data: Terça 11/10/2016 08:41:42
Cidade: Belo Horizonte

Usina da Petrobras em Montes Claros pode fechar - Fábrica de biodiesel emprega 120 pessoas, das quais 80 são terceirizados - JULIANA GONTIJO A usina de biodiesel Darcy Ribeiro, em Montes Claros, no Norte de Minas, tem destino incerto – para dizer o mínimo. A Petrobras, dona da planta, revelou no seu plano de negócios mais recente a intenção de sair do negócio de biocombustíveis. Na semana passada, anunciou o fim das atividades de sua usina em Quixadá (CE), deixando no ar a questão: o que vai fazer com as outras duas do setor, a de Montes Claros e a de Candeias, na Bahia?
Por meio de nota, a Petrobras Biocombustíveis informou que “está analisando alternativas” para as duas unidades. Enquanto isso, existe receio de que a unidade mineira tenha o mesmo destino da de Quixadá, cujas atividades começam a ser encerradas no próximo dia 1º.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Destilação e Refinação de Petróleo no Estado de Minas Gerais (Sindipetro-MG), Leopoldino Martins, não descarta a possibilidade de que a usina de Montes Claros possa fechar. “Temos receio de que a unidade feche”, frisa.
Já o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros (ACI), Edilson Carlos Torquato, não acredita que a planta instalada desde 2009 na cidade vá fechar. “O biocombustível é uma tendência. É um ativo importante, com grande potencial”, justifica. Para ele, o que pode acontecer é a usina trocar o seu comando, deixando de pertencer a uma estatal para ir para as mãos da iniciativa privada. “Não devem faltar interessados em manter a unidade. Não acredito que a planta vá virar sucata”, diz.
Pelo sim, pelo não, o sindicalista Leopoldino Martins conta que está prevista para este mês uma reunião do sindicato com representantes da companhia. A data ainda não foi fechada. “Será depois do feriado, e há possibilidade de greve”, diz.
No momento, conforme informações da estatal, as usinas de Montes Claros e Candeias continuarão a operar normalmente. “A Petrobras estuda alternativas para estas unidades, em linha com as metas do seu Plano de Negócios”, diz trecho da nota, sem mais detalhes.
No Plano de Negócios e Gstão 2014-2018, a Petrobras tinha como estratégia ampliar sua participação no mercado de biocombustíveis. A companhia planejava investir US$ 2,3 bilhões na produção de etanol e biodiesel nesse período. Só que isso não vai acontecer mais, por causa da mudança do foco dos investimentos. No novo plano, 2017-2021, a Petrobras revelou que está em processo de saída do negócio de biocombustíveis. A usina conta com o trabalho de 120 pessoas, sendo 40 funcionários e 80 terceirizados.
Comércio
Impacto. O gerente da CDL Montes Claros, Raul Soares, afirma que qualquer empresa que feche causa impactos no varejo. De janeiro a setembro, as vendas na cidade caíram em torno de 7%. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81889
De: Avay Miranda Data: Terça 11/10/2016 08:43:06
Cidade: Montes Claros

(...) Esta falta de segurança que temos atualmente, com a ausência de uma política de prevenção da criminalidade, está levando o País a perder mais gente por morte violenta do que as guerras civis que existem atualmente em vários países.
Um levantamento feito pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública constatou que, em 2014 houve uma média de 160 mortes violentas, diariamente, por homicídio doloso, lesões corporais seguida de morte e latrocínio, totalizando 58.559 mortes naquele ano, havendo uma grande porcentagem de crianças e adolescentes. (...) (Clique aqui para ler toda a mensagem na seção Colunistas)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81887
De: Copasa Data: Segunda 10/10/2016 13:29:03
Cidade: M. Claros

A Copasa informa que devido à falta de energia elétrica, provocada pelo vendaval ocorrido na cidade de Montes Claros, o abastecimento de água está interrompido desde a noite de ontem, 09/10. A Companhia aguarda as providências da Cemig e a previsão para regularização do fornecimento de água será, de forma gradativa, no decorrer da noite de hoje, 10/10.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81886
De: Cemig Data: Segunda 10/10/2016 09:18:08
Cidade: M. Claros

A Cemig informa que a forte chuva que atingiu a área urbana de Montes Claros, na noite desse domingo (9/10), causou a interrupção no fornecimento de energia para consumidores no município. Durante o temporal, foram registradas inúmeras descargas atmosféricas. Vários trechos da rede elétrica foram atingidos, provocando queda de árvores sobre a linha de distribuição e rompimento de cabos, além de danificar diversos equipamentos, o que intensificou a demanda de serviços. A Cemig realiza uma força tarefa para atendimento das emergências, aumentando o número de equipes de trabalho, buscando o restabelecimento da energia no menor tempo possível.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81885
De: Maria Luiza Silveira Teles Data: Segunda 10/10/2016 09:02:44
Cidade: Montes Claros

LIVRO DOS 50 ANOS DA ACADEMIA MONTES-CLARENSE DE LETRAS


Quem seríamos se não tivéssemos memória? É ela que nos dá identidade. É a nossa história de vida, com todos seus acontecimentos, que faz de nós aquilo que somos. Assim também acontece com uma cultura, uma sociedade, uma civilização. A história nada mais é que o registro de tudo que a memória pôde colher.
O confrade Wanderlino Arruda, com seu espírito de pesquisador e sua experiência como escritor e jornalista, buscou nas atas de todos os cinquenta anos da Academia Montes-clarense de Letras a sua história, para que as futuras gerações tenham conhecimento da luta, da persistência e da garra dos intelectuais de nossa terra que vêm, ao longo desse tempo, tentando manter viva em Montes Claros a chama de Atena.
Com maestria, Wanderlino conseguiu alinhavar tão bem os registros feitos por outros, que a leitura deste livro tornou-se fascinante, instigadora e muito importante para todos os montes-clarenses ligados ou não às Letras. A história da AML é principalmente o desfiar de sonhos, projetos, utopias e realizações. Não importa se muitos não se tornaram realidade diante dos embates contra a muralha dos contratempos, das incompreensões e principalmente diante das dificuldades financeiras. A Academia, como instituição, é maior que erros e falhas. O que importa é que ela persiste em sua luta para manter o brilho da Beleza, do Lirismo, da Imaginação e da Cultura.
Como diz Krishnamurti, “o autoconhecimento é o começo da sabedoria”. Não há outra maneira de aprender a não ser nos conhecendo e nos transformando. E como os conhecer senão buscando a reflexão através de nossa história? Somente conhecendo nosso passado poderemos não apenas entender o que somos, mas de que raízes brotamos e o que poderemos realizar no futuro. Busco na genialidade do poeta Jorge Drexler o significado da AML dentro da sociedade montes-clarense:

“Não somos mais
que uma gota de luz,
uma estrela fugaz,
uma chispa tão somente
na idade do céu.
Não somos
o que queríamos ser,
somente um breve luzir
em um silêncio antigo
com a idade do céu”.

O que importa em toda a história da Academia Montes-clarense de Letras é a beleza do horizonte e não a dureza do percalço. Seja como for, ela tem estimulado a tantos que antes engavetavam seus escritos, a trazerem a lume obras tão importantes para nossa cidade e região.
Gostaria que os membros da própria Academia assim como os cidadãos da nossa amada Montes Claros, no decorrer da leitura desta obra, refletissem sobre as palavras de Mário Benedetti: “Não desistas por favor, tão cedo, ainda que o frio queime, ainda que o medo morda, ainda que o sol se esconda e se cale o vento. Ainda existe paz em tua alma, ainda há vida em teus sonhos”.
Esta a história da Academia: vida nos sonhos dos intelectuais de hoje e daqueles do passado. A estes intelectuais que ousaram sonhar e levaram adiante os seus sonhos o nosso “muito obrigada”.
Hoje, diríamos a todos eles: “Ave, companheiros! Nós sonhadores do presente vos saudamos”.
Ficam aqui, também, os nossos profundos agradecimentos ao ex-presidente Wanderlino Arruda, este incansável companheiro que ousou, em tão pouco tempo, levantar nossa história. Se alguma falha for encontrada, não será fruto da escrita ou da sua memória, mas do registro muitas vezes apressado e sucinto nas Atas e correspondências.

Maria Luiza Silveira Teles
Presidente da Academia Montes-clarense de Letras

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81884
De: Avilmar Data: Segunda 10/10/2016 08:13:51
Cidade: Francisco Sa/MG

M. Claros tem noite de tempestade, com muitos raios, trovões e ventos; algumas partes da cidade ficaram às escuras. (Chuva foi de 24mm, na área mais central da cidade)
Também aqui em em Francisco Sá, a Chuva foi uma réplica de Montes Claros, mas como o ano é de La Niña, preparemo-nos para inúmeras tempestades.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81883
De: Afonso Data: Domingo 9/10/2016 14:32:13
Cidade: Montes Claros/MG

Msg 81870, 3/10/2016, 10:55:08 - foi celebrada hoje, às 8h, na Igreja de Santo Expedito, Av. Cula Mangabeira, a Missa de 7º dia do falecimento do Investigador da Polícia Civil, Fabrício Heron de Oliveira, nascido em 14/01/1979 e falecido em 02/10/2016, como disse um padre que participou da celebração, tio dele: "assassinado covardemente em Cristália". Foram lidas duas mensagens muito emocionantes, uma por uma colega de trabalho do Fabrício, e outra pela namorada dele, com a qual deveria se casar ainda em 2016. Eu não o conheci, mas senti durante a Missa, como era profundamente amado pelos seus colegas de trabalho, amigos e parentes. Na saida da Igreja recebi um cartão com a foto dele e a seguinte mensagem: "Fabrício, a sua ausência nos incomoda, a sua partida tão repentina nos faz pensar que o mundo pode e deve ser diferente, ser melhor, ter paz...você que despertou em todos que o cercavam um carinho que jamais será esquecido. Sua partida nos entristece, mas suas lembranças nos consolam. Viverá eternamente na memória daqueles que o amaram. Senhor, acolha-o em teu reino e dai-lhe o descanso eterno." - "Aqueles que amamos nunca morrem, apenas partem antes que nós." - Amaro Nervo. Os policiais precisam de mais segurança para trabalhar e dar segurança para a população. Que a morte precoce do Fabrício e de tantos outros policiais, que dão suas vidas combatendo o crime, desperte nas lideranças políticas e autoridades constituidas a necessidade de leis severas para combate à criminalidade, que não respeita mais nada, nem os policiais e muito menos os cidadãos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81882
De: Marcelo Eduardo Freitas Data: Sábado 8/10/2016 09:30:47
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

CRIAÇÕES E CRIATURAS: O ERRO ESTÁ NO USO PELO HOMEM!

* Marcelo Eduardo Freitas

Em uma época onde apenas os homens tinham acesso às universidades, Marie Sklodowska Curie, nascida em 07 de novembro de 1867, foi a primeira mulher catedrática da Sorbonne, sendo também a primeira mulher, em toda história, a receber o prêmio Nobel.
No final do século XIX, em 1898, Marie e seu marido, Piere Curie, descobriram uma substância que emitia quatrocentas vezes mais radiação que o urânio. Deram a ela o nome de Polônio, em referência ao país onde nasceu Marie. Naquela época, a Polônia estava sob domínio do Império Russo, portanto não era reconhecida como uma nação.
Durante suas pesquisas, o casal percebeu que, ao remover o urânio e o tório da substância conhecida como pechblenda, este mineral se tornava ainda mais radioativo. Isso os instigou a procurar por novos elementos naquela amostra. Foi assim que Marie Curie conseguiu isolar o polônio.
Pouco tempo depois, começaram suas experiências com o rádio, três mil vezes mais poderoso que o urânio. Criaram, então, a palavra radioatividade e, juntos, receberam o prêmio Nobel.
Em uma conferência realizada na Suécia, em Estocolmo, Pierre chegou a advertir aos presentes sobre o caso do próprio Alfred Nobel, inventor do dinamite: “Os poderosos explosivos permitiram à humanidade realizar trabalhos admiráveis. Mas também são um meio terrível de destruição nas mãos dos grandes criminosos que arrastam os povos à guerra”. Em tempos modernos, amargamos a nossa tranqüilidade com frequentes explosões de caixas eletrônicos, à guisa de exemplo.
Pouco tempo depois, Pierre foi atropelado justamente por uma carreta que carregava quatro toneladas de material militar. Marie sobreviveu. Seu corpo, no entanto, pagou uma dura pena em razão de seus êxitos com as pesquisas cientificas. As radiações provocaram queimaduras, chagas e fortes dores. Marie morreu de anemia perniciosa. A filha, Irene Joliot-Curie, que também foi prêmio Nobel de química em 1935 pelas suas conquistas no novo reino da radioatividade, morreu de leucemia.
Outro que também não teve muita sorte com o mal uso de sua criação foi o argonauta brasileiro Alberto Santos Dumont (1873-1932). Nascido em Minas Gerais, em 20 de julho de 1873, ele se apaixonou pela aeronáutica ao ler, quando menino, as obras do escritor francês Júlio Verne. Aos 32 anos, sobrevivente de uma série de acidentes, recebeu o título de Cavalheiro da Legião de Honra da França. Aos 33, inventou um pássaro a motor que decolava sem catapulta e se elevava e voava a seis metros do chão. Ao aterrissar, declarou: “Tenho a maior confiança no futuro do aeroplano”.
Aos 49, pouco depois da primeira grande guerra, advertiu à liga das Nações: “As proezas das máquinas aéreas nos permitem entrever, com horror, o grande poder de destruição que elas poderão alcançar, como semeadoras da morte, não apenas entre as forças combatentes, mas também, infelizmente, entre as pessoas indefesas”.
Em 1914 teve início a Primeira Guerra Mundial. Santos-Dumont, desgostoso por ver o avião transformado em hedionda arma mortífera, se retirou definitivamente do campo de provas. Era o início de uma grave depressão que mudaria profundamente o caráter desse aviador excepcional e o assombraria pelo resto de sua existência.
Aos 53 chegou a afirmar: “Não vejo razão para que não se proíba os aeroplanos de jogarem explosivos, quando se proíbe de jogar veneno na água”. Já aos 59 se pergunta: “Por que inventei isso, que em vez de ajudar o amor se converte numa maldita arma de guerra?” E se enforca em um quarto de hotel, aproveitando-se da ausência de um sobrinho. De tão pequeno, não pesando quase nada, uma gravata foi suficiente para o triste fim.
Caro leitor, os seres humanos são capazes de criar coisas espetaculares. No entanto, ao mesmo tempo em que conseguimos nos superar e melhorar nosso padrão de vida, somos capazes de utilizar nossas descobertas e invenções para prejudicar a própria existência humana e a natureza. Há, nesse aspecto, um evidente e gritante paradoxo, razão maior dessa escrita.
É de se concluir, portanto, que as inovações científicas e tecnológicas não são boas ou más para os homens em razão de sua simples existência. O uso que fazemos delas é que pode ser útil ou prejudicial ao futuro da humanidade. De um modo geral, a tecnologia tem contribuído para a destruição da natureza. Lado outro, pode contribuir, muito mais, para reparar e prevenir os danos que diuturnamente temos ocasionado. É preciso consciência coletiva e menos estupidez. Afinal, como diria Albert Einstein, “só há duas coisas infinitas: o Universo e a estupidez humana, mas não estou muito seguro da primeira. Da segunda pode-se observar como nos destruímos só para demonstrar quem pode mais”.

(*) Delegado de Polícia Federal e Professor da Academia Nacional de Polícia

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81881
De: Portal Jurídico Migalhas Data: Sexta 7/10/2016 20:13:08
Cidade: S. Paulo

Ministro Marco Aurélio cassa mandado de prisão de prefeito foragido de Montes Claros/MG - Segundo o ministro, não há notícia de que Ruy Muniz tenha posto em risco a ordem pública ou econômica. - SEXTA-FEIRA, 7/10/2016 - O ministro Marco Aurélio deferiu liminar em HC para determinar o contramando da prisão do prefeito de Montes Claros/MG, Ruy Adriano Borger Muniz. Na última terça-feira, 4, após o término do salvo-conduto devido às eleições municipais, a PF tentou cumprir o mandado de prisão contra ele, mas não o encontrou.
Os mandados de prisão contra Muniz e seu filho Ruy Gabriel Muniz foram expedidos, em 15/9/16, na operação Tolerância Zero, que investiga um esquema de desvio de verbas da Empresa de Serviços, Obras e Urbanização (Esurb). A prisão foi determinada por desembargadora do TJ/MG diante de "fortes indícios" de que o prefeito seria líder da suposta organização. A magistrada também determinou o afastamento do cargo na prefeitura.
Contra essa decisão, a defesa interpôs agravo regimental, destacando que Muniz está afastado do cargo desde abril, por decisão do TRF da 1ª região, que converteu a preventiva em domiciliar e depois em medidas cautelares. Sustentou ainda a impropriedade da custódia, uma vez que os fatos que embasaram o pedido são de abril de 2014. Também foi impetrado HC no STJ.
No HC no STF, a defesa afirmou que o agravo não foi julgado, nem o HC analisado no STJ. Também argumentou que o prefeito e o filho não poderiam ser investigados sem autorização do Supremo, uma vez que a esposa de Muniz, a deputada Federal Raquel Muniz, aparece como avalista na compra do imóvel. Frisou ainda a excepcionalidade da situação, tendo em vista que o prefeito se candidatou à reeleição e, por expressiva votação, disputará o segundo turno.
No último dia 3, em análise da reclamação 25.279, o ministro Marco Aurélio deferiu parcialmente liminar para determinar à desembargadora mineira a imediata remessa da cópia integral do processo ao Supremo. Na ocasião, o ministro negou o pedido de liberdade por inadequação da via processual.
Em análise do HC, Marco Aurélio ponderou que "não afasta a adequação do habeas corpus o fato de este estar dirigido contra ato omissivo – ausência de exame, pelo Superior Tribunal de Justiça". O ministro considerou ainda que o caso é singular, devido à urgência, já que Muniz concorre as eleições.
Quanto ao mandado de prisão, observou que "levou-se em conta investigações e procedimentos em curso para justificar a custódia, sob o ângulo da garantia da ordem pública. Entendeu-se necessária a prisão para impedir a interferência em provas, documental e testemunhal, partindo da capacidade intuitiva, olvidando-se que a presunção seria de postura digna, presente o fato de estar submetido aos holofotes da Justiça".
O ministro ressaltou ainda que a prisão preventiva só deve ser determinada quando as medidas cautelares forem ineficazes ou suficientes. No caso, como foi determinado o afastamento do cargo na prefeitura, "surge desnecessária a constrição preventiva".
"Inexiste notícia de que o paciente tenha posto em risco a ordem pública ou econômica, a conveniência da instrução criminal, ou que pretenda frustrar a aplicação da lei penal."
Assim, o ministro determinou o contramando da prisão, ou caso já tenha sido cumprida, do alvará de soltura.
Homenagem
Em tempo, Ruy Muniz foi elogiado publicamente pela mulher, a deputada Raquel Muniz, durante a votação do processo de impeachment de Dilma Rousseff no Plenário da Câmara. A parlamentar disse que o "Brasil tinha jeito". Enalteceu, então, a gestão do marido no município de Montes Claros.
"Meu voto é pra dizer que o Brasil tem jeito, o prefeito de Montes Claros mostra isso para todos nós com sua gestão."
No dia seguinte, o prefeito foi preso por ordem do TRF da 1ª região. De acordo com o MPF, ele teria realizado favorecimento ilegítimo do Ambar Saúde (Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira), grupo hospitalar ligado à própria família.

Processo relacionado: HC 137.669

***

EBC - Agência Brasil - Prefeito foragido de Montes Claros tem habeas corpus concedido pelo STF - 07/10/2016 - 22h22 - O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu hoje habeas corpus em favor do prefeito afastado de Montes Claros (MG), Ruy Muniz. O político, que teve a candidatura à reeleição indeferida pela Justiça Eleitoral mineira, está foragido desde 15 de setembro. Para Marco Aurélio, o pedido de prisão preventiva não se justifica, visto que não há provas de que Muniz represente risco à ordem pública. Na avaliação do ministro do STF, o afastamento do cargo, bem como a realização de buscas e apreensões em endereços de empresas relacionadas à investigação, torna desnecessário o pedido de prisão preventiva. “Inexiste notícia de que tenha o paciente posto em risco a ordem pública ou econômica, a conveniência da instrução criminal, ou que pretenda frustrar a aplicação da lei penal. Está-se diante da insubsistência dos fundamentos lançados”, argumentou o ministro ao acatar o pedido de liberdade do prefeito afastado. Em seu despacho, Marco Aurélio Mello critica o uso abusivo de pedido de prisão preventiva. “A leitura do ato que implicou, ainda na fase de investigação, a ordem de prisão do paciente revela haver sido considerada a imputação. A generalidade da articulação não permite o endosso. Inexiste, no arcabouço normativo, a custódia automática observado o crime possivelmente cometido, levando à inversão da ordem natural do processo-crime – que direciona, presente o princípio da não culpabilidade, a apurar-se para, selada a culpa, prender-se, em verdadeira execução da pena”. Marco Aurélio acrescentou ainda que o habeas corpus é urgente porque não houve, por parte do STJ, análise do pedido feito pelos advogados do político mineiro. “A previsão constitucional conduz a indagação única, ou seja, a existência, ou não, de ato de constrangimento, pouco importante que haja resultado de atividade administrativa ou jurisdicional, compreendida nesta última definitivos ou precários, atos de colegiado ou individual. Configurada a coação, abre-se a efetividade de ação constitucional, no que voltada a preservar a liberdade”.
Pedido de prisão
O pedido de prisão preventiva ocorreu no âmbito da Operação Tolerância Zero, que investiga esquema de desvio de verbas públicas envolvendo a Empresa Municipal de Serviços, Obras e Urbanização (Esurb). A investigação constatou que o consumo de combustíveis pela frota da empresa passou de 15 mil litros em janeiro de 2013 para 25 mil no mês seguinte.O prefeito teve a prisão preventiva decretada no dia 15 de setembro. Mesmo foragido e afastado de suas funções públicas e com sua candidatura indeferida, o político não desistiu de sua reeleição e obteve hoje no dia 19 de setembro uma liminar que lhe permitiu manter sua campanha eleitoral enquanto o cancelamento de sua chapa não for julgado definitivamente. No primeiro turno das eleições, ele foi o segundo mais votado e disputaria o segundo turno caso a candidatura não estivesse jub judice.
Impeachment
Ruy Muniz havia sido preso no dia 18 de abril, acusado de sabotar o funcionamento de hospitais públicos e filantrópicos para beneficiar o Hospital das Clínicas Mario Ribeiro da Silveira, que pertence a sua família. A prisão ocorreu um dia após votação da Câmara dos Deputados que aprovou a admissibilidade do pedido de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Na ocasião, a esposa do prefeito, deputada Raquel Muniz (PSD-MG), votou favorável ao prosseguimento do processo e justificou seu voto elogiando o marido. “Meu voto é para dizer que o Brasil tem jeito e o prefeito de Montes Claros mostra isso para todos nós com sua gestão”, disse a parlamentar na ocasião. Ruy Muniz ficou quase um mês preso e atualmente cumpre medidas cautelares. Ele está afastado de suas funções e proibido de entrar no prédio da prefeitura. No dia 9 de setembro, a Polícia Federal deflagrou a Operação Véu Protetor, que novamente tinha Ruy Muniz como um dos alvos. Dessa vez, sua mulher também se tornou investigada. Eles são acusados de desvio de verbas públicas, fraudes tributárias e previdenciárias e estelionatos qualificados, gerando um prejuízo de R$300 milhões à Receita Federal.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81880
De: Polícia Militar Data: Sexta 7/10/2016 11:11:13
Cidade: Montes Claros

A Polícia Militar prendeu, na noite de ontem, 06Out, por volta das 19h05, 3 homens e 1 mulher por envolvimento em uma tentativa de sequestro ocorrido à rua Irmã Beata, no centro da cidade. Segundo relatos de testemunha, um homem de 32 anos, a vítima, um homem de 34 anos, transitava pelo local em um automóvel, na companhia de uma criança de 08 meses de idade e, ao adentrar em uma garagem do endereço, foi abordado por 03 homens e 1 mulher, os quais utilizando uma faca e uma réplica de pistola adentraram no carro e fizeram a vítima e a criança de reféns. De acordo com informações prestadas pela vítima, a todo momento os infratores a ameaçavam, bem como à criança, exigindo dinheiro, cartão e senha. Em dado instante, os infratores obrigaram a vítima a parar o veículo, tendo um deles assumido a direção e, os demais, cobriram o seu rosto, passando a agredi-la. O carro foi visualizado pelas câmeras do Sistema Olho Vivo, tendo sido iniciado intenso rastreamento, que culminou na localização do veículo, tendo sido presos, em seu interior, uma mulher, K. I. C., de 33 anos e os homens G. D. P. M., de 38 anos, A. J. P. S., de 35 anos e R. C. S., de 30 anos. Diante dos fatos, os infratores foram presos e entregues à delegacia, tendo confessado o seu envolvimento em ocorrência semelhante ocorrida anteriormente. A vítima e o bebê foram encaminhados ao hospital.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81879
De: Rede Record de Televisão - R7 Data: Quinta 6/10/2016 20:04:45
Cidade: Belo Horizonte

STF nega liberdade para prefeito foragido de Montes Claros (MG) - Ruy Muniz e o filho estão com mandado de prisão em aberto desde 15 de setembro - Do R7 - O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta quinta-feira (6), pedido de liberdade provisória para o prefeito afastado de Montes Claros, Ruy Muniz (PSB), e o filho dele, o empresário Ruy Gabriel Muniz. Na mesma decisão, o ministro requisitou cópia integral da operação “Tolerância Zero”, deflagrada em 15 de setembro pelo Ministério Público Estadual (MPE) para coibir um esquema de desvio de verbas da cidade por meio de fraudes na aquisição de combustíveis. Pai e filho são os alvos principais da investigação, que já prendeu dois funcionários de alto escalão da prefeitura. De acordo com o MPE, parte dos recursos desviados foi usado para comprar uma mansão onde mora a família, avaliada em R$ 3,5 milhões.
O envio do processo ao STF foi requisitado em função da discussão de quem é a competência para julgar o processo. Atualmente, o caso tramita no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). A alegação é a de que deputada federal Raquel Muniz (PSD), mulher de Ruy Muniz, também é investigada. Dessa forma, como ela possui foro privilegiado, somente o STF tem a prerrogativa de investigá-la. O ministro Marco Aurélio ainda não definiu de quem é a competência. Sobre o pedido de liberdade, o magistrado alegou não ser possível realizar essa análise através do recurso da reclamação.
“Relativamente ao pedido de liberdade provisória, notem a finalidade da reclamação. Pressupõe sempre a usurpação da competência do Supremo ou o desrespeito a decisões que haja proferido. A irresignação deve ser veiculada na via própria, em atenção à instrumentalidade do Direito processual. Descabe emprestar a esta medida excepcional os contornos de incidente de uniformização de jurisprudência ou de habeas corpus”, anotou o ministro.
Fontes do MPE de Minas garantem que a deputada Raquel Muniz não é investigada e que, na realidade, a intenção da defesa é remeter o processo o STF. Se isso acontecer, seriam anuladas todas medidas tomadas pelo TJMG, entre elas, os dois pedidos de prisão.
O prefeito afastado e o filho estão com mandado de prisão em aberto desde 15 de setembro. Os dois estão foragidos da Justiça. Amparado pela legislação eleitoral, que proíbe a prisão de candidatos a 20 dias das eleições, exceto em casos de flagrante, Ruy Muniz apareceu para fazer campanha durante o primeiro. Na última terça-feira, quando deixou de ser protegido pela lei eleitoral, ele sumiu novamente.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81878
De: Polícia Militar Data: Quinta 6/10/2016 09:09:06
Cidade: Montes Claros

A Polícia procura por dois homens que assaltaram no início da manhã de hoje, 6 de outubro, uma moto taxista, na Avenida Governador Magalhães Pinto, altura do bairro Guarujá, em Montes Claros. A mulher foi alvejada com um disparo de arma de fogo. A PM foi acionada e em contato com a vítima, uma mulher de 49 anos, que relatou aos militares que é moto taxista e teria pego no bairro Roxo Verde, um passageiro moreno, cabelo curto, na ocasião usava bermuda e uma blusa de frio de cor verde. Ao parar no local indicado pelo passageiro (ao lado da construção de um supermercado), um segundo homem o aguardava e de posse de arma de fogo, anunciou o assalto e levou da vítima sua moto Honda CG 150 Titan KS de cor preta, placa HDP-7370 e seu celular. A vítima, disse ainda aos militares que ficou assustada com o ocorrido e que teria saído correndo e gritando quando o homem efetuou um disparo atingindo-a na parte posterior da coxa direita. O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado e socorreu a mulher até o Hospital Santa Casa. A polícia está vendo imagens nas proximidades de onde o suspeito embarcou na moto para possível identificação.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81877
De: O Tempo Data: Quarta 5/10/2016 21:30:55
Cidade: BH

TRE nega recurso de Ruy Muniz, mas Montes Claros terá segundo turno - Chapa do candidato ainda pode ser indeferida por causa da renúncia do vice e a impossibilidade de substituição - 05/10/16 - 18h28 - O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) rejeitou, na tarde dessa quarta-feira, por cinco votos a zero, embargo de declaração apresentado pela defesa do prefeito afastado e candidato à reeleição em Montes Claros, Ruy Muniz. Com isso, é mantido o indeferimento à chapa devido à renúncia do candidato a vice. Apesar da decisão, como Muniz obteve votação suficiente para ir ao segundo turno, deverá ter segundo turno na cidade.
A decisão do TRE-MG baseou-se na impossibilidade de substituição do candidato a vice-prefeito. Pelas regras eleitorais, tal medida só é válida até 20 dias antes do pleito, exceto em caso de falecimento.
Apesar disso, o registro da candidatura ainda não foi totalmente indeferido. Nos casos em que são apresentados recursos, os votos do candidato são computados separadamente, mas o processo continua até que seja definida a situação do registro da chapa.
No primeiro turno, Humberto Souto teve 40,48% dos votos válidos, enquanto Ruy Muniz teve 25,8%, se considerados os votos que ele e a candidata Jéssica Vianna receberam, mas não foram computados pelo TRE-MG.
Em caso de vitória de Muniz no segundo turno e indeferimento em definitivo do recurso apresentado pelo candidato, é realizada nova eleição no município.
Além do caso de Ruy Muniz, em Montes Claros, há pendências no julgamento de processos de registro de candidaturas de prefeitos e vice com possibilidade de alteração do resultado em outras 26 cidades mineiras. Ou seja, não há definição do candidato eleito.
Os municípios com registro sub judice são: Alvorada de Minas, Antônio Dias, Araújos, Areado, Cabeceira Grande, Campo Azul, Conceição do Rio Verde, Cristiano Otoni, Divinópolis, Ervália, Frutal, Guapé, Guaraciama, Ibituruna, Itumirim, Leopoldina, Manga, Mercês, Pequeri, Periquito, Santana da Vargem, Santana do Manhuaçu, São Bento Abade, São José do Goiabal, Senhora dos Remédios e Vargem Grande do Rio Pardo.

***

Hoje em Dia - 06/10/2016 - 08h28 - Em Montes Claros, Ruy Muniz irá ao segundo turno, no dia 30, contra Humberto Souto - Maior cidade do Norte de Minas, Montes Claros terá segundo turno para decidir quem será o próximo prefeito. Disputarão os votos dos 262.496 eleitores os candidatos Ruy Muniz (PSB) e Humberto Souto (PPS). Com isso, mineiros voltarão às urnas no dia 30 em quatro cidades: além de Montes Claros, em Belo Horizonte, Contagem e Juiz de Fora.
No primeiro turno, Ruy Muniz teve 48.834 votos, contra os 75.595 obtidos por Humberto Souto (PPS). A terceira colocada, Leninha (PT), teve 36.030 votos.
A proclamação provisória do resultado das eleições nos quatro municípios mineiros foi divulgada ontem pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) e será publicada hoje no Diário da Justiça Eletrônico.
A candidatura de Ruy Muniz foi indeferida devido à renúncia do vice, Danilo Narciso. No entanto, como o caso está sub judice, tendo o candidato recorrido à Justiça Eleitoral, ele tem o direito de seguir no processo, e por isso o nome de Ruy Muniz consta na proclamação de Montes Claros.
Como a votação que Ruy Muniz recebeu no dia 2 assegura a ele o direito de ir ao segundo turno, as eleições continuam na cidade, informou a assessoria de comunicação do TRE-MG.
Ainda de acordo com o TRE, a candidatura só não prosseguiria caso o candidato não tivesse recorrido e o processo já estivesse transitado em julgado (finalizado).
Recurso
Ruy Muniz aguarda o resultado do recurso apresentado por ele ao Tribunal Superior Eleitoral. Dado o grande volume de processos que o TSE recebe, não é possível saber se o caso será analisado antes da realização do segundo turno das eleições, afirma a assessoria do TRE.
Caso Ruy Muniz vença o segundo turno e tenha o recurso deferido, ele poderá assumir a prefeitura. Caso saia vitorioso, mas tenha o recurso indeferido em definitivo, haverá nova eleição. Se Humberto Souto tiver a maioria dos votos, o resultado final da eleição não dependerá do julgamento que será feito pelo TSE em Brasília.
(...)


***

Estado de Minas - 5/10/2016 22:02 - Eleitores de quatro cidades de Minas Gerais terão de voltar às urnas para o segundo turno - Novos prefeitos de Belo Horizonte, Contagem, Juiz de Fora e Montes Claros só serão conhecidos no final do mês - O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) publica nesta quinta-feira os editais com a proclamação do resultado do primeiro turno das eleições nos municípios com mais de 200 mil eleitores. No estado, Belo Horizonte, Contagem, Juiz de Fora e Montes Claros terão segundo turno, totalizando 3.042.314 eleitores que voltarão às urnas no dia 30. Uberlândia, Uberaba, Betim e Governador Valadares elegeram seus prefeitos no primeiro turno.
A legislação eleitoral estabelece que 48 horas após a proclamação do resultado, é liberada a veiculação do horário eleitoral gratuito no rádio e na TV, o que deve, portanto, ocorrer no sábado nessas cidades. Em Montes Claros, um dos candidatos que obteve votação para ir para o segundo turno, Ruy Muniz (48.834 votos), está sub judice.
O indeferimento da chapa do atual prefeito afastado foi motivado pela renúncia do candidato a vice de Muniz, Danilo Narciso, ocorrida em 16 de setembro, quando já não era mais possível a sua substituição, com base nas mudanças ocorridas na Lei Eleitoral. Nesta quarfta-feira, o TRE rejeitou recurso do candidato e manteve decisão do dia 28 que já havia confirmado o indeferimento da chapa.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81876
De: Alberto Sena Data: Quarta 5/10/2016 16:19:31
Cidade: Grão Mogol

Grão Mogol

Em busca da cara de un "fake"

Alberto Sena

Logo cedo, aproveitando o bom tempo, essa chuva bendita, criadeira, fui à sede do Pelotão da Polícia Militar de Grão Mogol, a fim de fazer o BO – Boletim de Ocorrência – para dar início a abertura de inquérito policial a fim de apurar a procedência e autoria de um vídeo levado ao ar por um “fake”.
O vídeo mostrava – ainda mostra, porque tenho uma cópia que será entregue à delegada Maria Angélica – fotos de pessoas alegres, em congraçamento, aqui em Grão Mogol.
O “fake” capturou no Facebook uma foto minha com a minha esposa, foto sacada em um restaurante holandês, quatro anos atrás, quando nem ainda cogitávamos morar em Grão Mogol, e, isoladamente incluiu no vídeo. Pelo menos no nosso caso, ele mexeu com as pessoas erradas e deve pagar por isso.
O “fake”, a meu ver, praticou “crime cibernético”, por pelo menos duas infrações: usou a nossa imagem sem autorização para fins impróprios, e nos causou danos morais. Se em Grão Mogol há o costume de pessoas covardes praticarem esse tipo de crime, e ficar por isso mesmo, conosco é diferente. Não estamos aqui para passarmos por isso.
Nós – eu e ela – podíamos estar em qualquer lugar do mundo a essa altura da vida. Mas conhecemos Grão Mogol há quase três anos e escolhemos como o lugar ideal para vivermos, devido as suas belas paisagens, o ar puro, a vida sossegada, vida simples e simplificada.
Particularmente, como jornalista profissional, autônomo, presto serviço à Prefeitura de Grão Mogol e ao Presépio Natural Mãos de Deus. Além disso, por conta própria, no meu caso particular, simplesmente porque me apaixonei por Grão Mogol, me sinto na obrigação de divulgar a região, assim como divulgo Montes Claros, minha terra natal (poderíamos viver em Montes Claros, mas a ir para lá melhor seria permanecer em Beagá, onde vivi 43 anos e mantenho o apartamento como o deixei). De modo que divulgo Grão Mogol várias vezes por dia, desde quando aqui cheguei até hoje.
Isso ninguém fez por Grão Mogol em tempo algum. Nem fará, só por paixão. Isso talvez possa gerar ciúmes ou algum sentimento negativo por parte de gente desqualificada, assemelhada aos cães vadios em um monte de capim – eles não comem o capim nem deixam o boi comer.
Em outras palavras, quem produziu e divulgou o vídeo não faz o que faço por Grão Mogol, independentemente de gente do tipo covarde, que joga pedra e esconde a mão. Fico imaginando, se uma pessoa desta capaz de usar desse tipo de artimanha, alma sórdida, se acaso vier um dia a conseguir algum poder, é capaz de tomar as atitudes mais horríveis.
Temos nossas suspeitas quanto a procedência – de onde veio o vídeo – e quem o produziu. O próximo passo é entregar o material do “fake” fotografado e o pen drive com o vídeo à Polícia Civil para abrir o competente inquérito policial.
Tenho meio século de exercício profissional, em Montes Claros e na capital, com Prêmio Esso de Jornalismo e outros mais nas áreas de Agropecuária e Meio Ambiente.
Agora, vem um energúmeno desse tentar nos nivelar a ele. Inda mais causando constrangimento a mim e à minha esposa, companheira de todas as horas, belo-horizontina de nascimento. Ela não tem costume de vivenciar situação desta. Eu tenho.
Durante dez anos fiz cobertura do setor de polícia em Montes Claros, para O Jornal de Montes Claros, e para o jornal Estado de Minas. Como repórter, conheci o lado ruim da vida ao ponto de ser capaz de identificar um “fake” desse. Estarei, como repórter, acompanhando e reportando o passo a passo das providências.

VEJAM NO QUE DEU CASO DE “FAKE” EM MIRABELA

Um caso do perfil “fake” que gerou uma sentença do juiz eleitoral de Mirabela (MG), Francisco Lacerda de Figueiredo, não é igual ao caso do “fake” de Grão Mogol, mas serve para ilustrar o nosso caso. Em decisão liminar nos autos do processo número 248-65.2016.6.13.0185, ele determinou que o Facebook exclua o perfil “Pedro Fagundes Dias”, por se tratar de um perfil “fake” e por ter sido criado com a finalidade de denegrir a imagem do candidato a prefeito de Mirabela, Carlúcio Mendes Leite.
No nosso caso, o autor do “fake” retirou o vídeo do Facebook, logo que a notícia da nossa tomada de providências circulou. Só que ele fez isso depois de termos fotografado tudo e copiado o vídeo em pen drive. O BO já foi feito no Pelotão da Polícia Militar de Grão Mogol e agora vamos entregar tudo à delegado Maria Angélica para abertura de inquérito.
Mas, voltando ao caso de Mirabela, o juiz também determinou que o Facebook forneça, no prazo de 48 horas, os dados cadastrais de quem criou e mantém o citado perfil, repassando os números de IP`s utilizados, tanto no registro do perfil, quanto nas postagens realizadas.
O autor das postagens, após a sua identificação, o que ocorrerá nos próximos dias, está sujeito à multa de até R$ 30 mil, como prevê a Lei Eleitoral.
É importante esclarecer que quem compartilhou as postagens consideradas caluniosas, difamatórias e injuriosas, também está sujeito às penalidades da lei, caso o ofendido acione a justiça em relação a eles.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81875
De: Tereza Data: Quarta 5/10/2016 12:36:29
Cidade: Janaúba

Enigma dos nossos dias. Em Janaúba, um menino de 13 anos levantou-se da cama, dormindo de madrugada, foi à cozinha, apanhou uma faca e, supostamente ainda dormindo, matou o seu único irmão, estudante universitário, que dormia na cama ao lado. Oito facadas. A mãe acordou com os gritos e encontrou o filho com a faca na mão, mão ensanguentada. O menino - de boa criação - disse, ao ser despertado, que não se lembrava de nada. Perplexos, todos se se indagam. Não parece ser um caso policial. Ha mais mistérios entre o Céu e a Terra do que pode imaginar nossa vã filosofia - é preciso murmurar com o insuperável William Shakespeare. A triste notícia infelizmente vai avançar para as manchetes, algumas incapazes de avaliar os mistérios da mente humana. Tudo duplamente doloroso. Senhor, piedade de nós.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81874
De: Estado de Minas Data: Quarta 5/10/2016 11:50:09
Cidade: Belo Horizonte

04/10/2016 20:55 - Prefeito de Montes Claros escapa outra vez da PF e é considerado foragido - Agência Estado - Alvo de dois mandados de prisão neste ano e segundo mais votado no primeiro turno da eleição para a prefeitura de Montes Claros, no interior de Minas Gerais, o prefeito afastado do município Ruy Muniz (PSB) não foi encontrado pela Polícia Federal em sua residência nesta terça-feira, 4, e é considerado foragido da Justiça desde as 17h.
O mais recente mandado de prisão contra ele - que foi elogiado pela mulher e deputada Raquel Muniz em seu voto na sessão do impeachment de Dilma na Câmara - foi expedido em setembro. Como ele não foi encontrado pela PF na ocasião, acabou se valendo de uma generosidade do período eleitoral - nenhum candidato pode ser preso, exceto em flagrante delito, nos 15 dias que antecedem o pleito e nos dois dias posteriores.
Amparado nessa brecha da legislação, Muniz conseguiu disputar o primeiro turno das eleições em Montes Claros mesmo no centro de inúmeros processos e driblou até o indeferimento de sua candidatura pela Justiça Eleitoral.
O prazo da imunidade de Muniz terminou na tarde deste terça-feira, 4, mas quando a PF chegou em sua residência ele não foi encontrado. Na segunda-feira, ele deu uma entrevista coletiva explicando sua situação e citando todos os recursos que ainda pode utilizar na Justiça para conseguir ser eleito.
Muniz é suspeito de desviar recursos públicos da saúde para beneficiar o hospital de sua família, mas foi a renúncia de seu candidato a vice fora do prazo legal que resultou no indeferimento da candidatura à reeleição.
Mesmo assim, seu nome apareceu nas urnas e ele recebeu 48.515 votos, que não entraram no cômputo oficial.
O resultado levaria a disputa para o segundo turno, pois os 75.882 votos do primeiro colocado, Humberto Souto (PPS), não seriam suficientes para definir a eleição já no domingo.
No mês passado, a Justiça expediu novo mandado de prisão contra Muniz, numa operação do Ministério Público Estadual que investiga desvio de verbas na empresa municipal de serviços e obras.
A investigação constatou gasto excessivo de combustíveis e subcontratação de empresas, num esquema de fraudes que teria desviado R$ 7,5 milhões em aluguel de máquinas.
Como a legislação eleitoral proíbe a prisão de candidatos 15 dias antes das eleições, ele conseguiu uma liminar para seguir em campanha. A partir das 17 horas desta terça, o mandado de prisão pode ser cumprido, mas, segundo Muniz, seus advogados tentam revogar a medida.
Ele também entrou com recurso contra o indeferimento da candidatura e aguarda julgamento pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), que deve ocorrer na quarta, 5.
No site do TSE, consta que o resultado das eleições em Montes Claros está sujeito a alteração. Se for confirmada a impugnação do atual prefeito, Humberto Souto será considerado eleito, por ter obtido 54,8% dos votos válidos. A segunda colocada entre os candidatos em situação regular, Leninha Souza (PT), teve 25,8% dos votos.
À reportagem, Muniz disse ontem que é perseguido pela oposição e vai continuar em campanha para o segundo turno que, acredita, vai acontecer. "Se não fosse esse problema (da impugnação), eu teria levado a eleição no domingo."
Ele garantiu que não sairá da cidade para escapar de uma possível prisão. "Sou uma pessoa do bem, trabalho, tenho endereço fixo, não sei porque devo ser preso se as denúncias são falsas. Sou ficha limpa, não tenho nenhuma condenação."
Sobre o comentário feito pela esposa na sessão da Câmara dos Deputados, ele garante que ela falou a verdade. "Fui mesmo o prefeito mais bem avaliado do Brasil, e pode escrever aí: ainda vou ser governador de Minas Gerais."


***

Revista Istoé - 04.10.16 - 20h40 - Prefeito de Montes Claros escapa outra vez da PF e é considerado foragido - Estadão Conteúdo - Alvo de dois mandados de prisão neste ano e segundo mais votado no primeiro turno da eleição para a prefeitura de Montes Claros, no interior de Minas Gerais, o prefeito afastado do município Ruy Muniz (PSB) não foi encontrado pela Polícia Federal em sua residência nesta terça-feira, 4, e é considerado foragido da Justiça desde as 17h.
O mais recente mandado de prisão contra ele – que foi elogiado pela mulher e deputada Raquel Muniz em seu voto na sessão do impeachment de Dilma na Câmara – foi expedido em setembro. Como ele não foi encontrado pela PF na ocasião, acabou se valendo de uma generosidade do período eleitoral – nenhum candidato pode ser preso, exceto em flagrante delito, nos 15 dias que antecedem o pleito e nos dois dias posteriores.
Amparado nessa brecha da legislação, Muniz conseguiu disputar o primeiro turno das eleições em Montes Claros mesmo no centro de inúmeros processos e driblou até o indeferimento de sua candidatura pela Justiça Eleitoral.
O prazo da imunidade de Muniz terminou na tarde deste terça-feira, 4, mas quando a PF chegou em sua residência ele não foi encontrado. Na segunda-feira, ele deu uma entrevista coletiva explicando sua situação e citando todos os recursos que ainda pode utilizar na Justiça para conseguir ser eleito.
Muniz é suspeito de desviar recursos públicos da saúde para beneficiar o hospital de sua família, mas foi a renúncia de seu candidato a vice fora do prazo legal que resultou no indeferimento da candidatura à reeleição.
Mesmo assim, seu nome apareceu nas urnas e ele recebeu 48.515 votos, que não entraram no cômputo oficial.
O resultado levaria a disputa para o segundo turno, pois os 75.882 votos do primeiro colocado, Humberto Souto (PPS), não seriam suficientes para definir a eleição já no domingo.
No mês passado, a Justiça expediu novo mandado de prisão contra Muniz, numa operação do Ministério Público Estadual que investiga desvio de verbas na empresa municipal de serviços e obras.
A investigação constatou gasto excessivo de combustíveis e subcontratação de empresas, num esquema de fraudes que teria desviado R$ 7,5 milhões em aluguel de máquinas.
Como a legislação eleitoral proíbe a prisão de candidatos 15 dias antes das eleições, ele conseguiu uma liminar para seguir em campanha. A partir das 17 horas desta terça, o mandado de prisão pode ser cumprido, mas, segundo Muniz, seus advogados tentam revogar a medida.
Ele também entrou com recurso contra o indeferimento da candidatura e aguarda julgamento pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), que deve ocorrer na quarta, 5.
No site do TSE, consta que o resultado das eleições em Montes Claros está sujeito a alteração. Se for confirmada a impugnação do atual prefeito, Humberto Souto será considerado eleito, por ter obtido 54,8% dos votos válidos. A segunda colocada entre os candidatos em situação regular, Leninha Souza (PT), teve 25,8% dos votos.
À reportagem, Muniz disse ontem que é perseguido pela oposição e vai continuar em campanha para o segundo turno que, acredita, vai acontecer. “Se não fosse esse problema (da impugnação), eu teria levado a eleição no domingo.”
Ele garantiu que não sairá da cidade para escapar de uma possível prisão. “Sou uma pessoa do bem, trabalho, tenho endereço fixo, não sei porque devo ser preso se as denúncias são falsas. Sou ficha limpa, não tenho nenhuma condenação.”
Sobre o comentário feito pela esposa na sessão da Câmara dos Deputados, ele garante que ela falou a verdade. “Fui mesmo o prefeito mais bem avaliado do Brasil, e pode escrever aí: ainda vou ser governador de Minas Gerais.”

***

R7 - Rede Record de Televisão - Prefeito afastado de Montes Claros volta a ser foragido da polícia - Ruy Muniz teve o mandado suspenso por causa do período eleitoral, mas concorre à reeleição - Do R7, com Ezequiel Fagundes da Record Minas - Pela segunda vez em menos de um mês, o prefeito afastado de Montes Claros, Ruy Muniz, é considerado foragido da Justiça. Ele é acusado de desvios de verbas da cidade. Uma equipe da Polícia Federal esteve na mansão do político na tarde desta terça-feira (4), para prendê-lo, mas ele não foi encontrado.
Com o término do primeiro turno, o mandado de prisão expedido pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais contra Muniz passou a ter validade novamente. Mesmo afastado do cargo, ele concorre à reeleição amparado pela legislação eleitoral, que proíbe a prisão de candidatos a 15 dias da eleição, excluindo em casos de flagrante.
Novamente foragido, Muniz voltará a ser protegido pela lei eleitoral em 15 de outubro. A eleição em Montes Claros, cidade polo do norte de Minas, virou uma novela na Justiça. Nesta terça-feira, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais adiou o julgamento da campanha dele após o juiz pedir mais tempo para analisar um recurso do prefeito afastado.
Muniz quer concorrer à reeleição sem um candidato a vice, pois o seu ex-parceiro de chapa renunciou à candidatura após Muniz ter se tornado foragido a primeira vez. Como o prazo para troca do vice já havia passado, o TRE cancelou a candidatura em votação unânime. Mas graças a outro recurso, ele acabou participando do primeiro turno, mas não teve os votos contados justamente por causa da ausência de vice. Dessa forma, o candidato Humberto Souto (PPS), venceu a disputa com Muniz no primeiro turno.
O advogado eleitoral José Sad Júnior, representante de Muniz, disse ter protocolado hoje um mandado de segurança na primeira instância em Montes Claros a fim que seu cliente tenha os votos computados e possa participar do segundo turno. O mandado de prisão é derivado da operação "Tolerância Zero" do Ministério Público Estadual sob acusação de montar um esquema de desvios de verbas em cupons de abastecimentos de combustíveis custeados pela prefeitura. Segundo os investigadores, parte da verba desviada foi usada para comprar a mansão onde político mora em Montes Claros. Além do MPE, Muniz, sua mulher, a deputada federal Raquel Muniz, juntamente com dois filhos do casal, são alvos de duas operações da PF.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81873
De: Wanderlino Arruda Data: Quarta 5/10/2016 11:53:21
Cidade: Montes Claros

(...) Manoel Messias é tão consciente do vocabulário de sua meninice e juventude na beira rio, tão seguro tem sido no seu emprego em romances, que autores e diretores novela Velho Chico, da TV Globo, pediram-lhe autorização para usá-lo nas composições dos diálogos, fator de autenticidade, fruto de sucesso e tanta marca de sertão. Romancista nato, narrador competente, mestre nas descrições e nas análises do ser e do estar, meu confrade no Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros e na Academia Maçônica de Letras do Norte de Minas, chega a ser, ao mesmo tempo, fotógrafo e pintor, psicanalista do pensar e do agir, ainda afeito à sua arte de interrogar e receber confissões tão própria em sua antiga função de sargento da PMMG, e dos muitos anos de delegado na Polícia Civil. (Clique aqui para ler toda a mensagem na seção Colunistas)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81872
De: Manoel Hygino Data: Quarta 5/10/2016 10:08:24
Cidade: Belo Horizonte

Manoel Hygino - Hoje em Dia

Apressa-te, devagar

Os dias difíceis que a nação atravessa me incentivam a voltar ao tempo de Augusto, primeiro imperador de Roma, sobrinho de César, de quem recebeu um legado precioso, mas perigoso, tal a desagregação do Estado. Soube, contudo, enfrentar obstáculos e venceu.
Não sem razão, mereceu o texto da “Eneida” (VI. 701.794), transcrita pelo prof. J. Lourenço de Oliveira, em livro, de quem tenho um exemplar com dedicatória da esposa Alaíde Lisboa de Oliveira, irmã de Henriqueta e ex-integrante da Academia Mineira de Letras. Vai a repetição em latim: “Hic vir, hic est, tibi quem prometio saepitus audis, Augusto Caesar, Divi genus, aurea concet/Secula qui rursus Latio riegnata per arva/ Saturno quondam...”
Isto é: “Este varão que vês tão frequentemente prometido é César Augusto, de origem divina, que instaurará no Lácio, outra vez, os áureos séculos sobre as terras outrora governadas por Saturno...”
Virgílio adivinhou o futuro de Roma na pessoa de César Augusto, vaticínio de clarões imortais, no dizer do prof. Lourenço. De fato, o sobrinho de César não restabeleceu a idade de ouro, mas deu ao Império um largo período de tranquilidade e grandeza, como ora tanto necessitamos no Brasil.
O templo consagrado a Juno, em Roma, ficava aberto quando os soldados iam à guerra, para que o deus acompanhasse as legiões em seus combates. Durante duzentos anos não fora fechado, porque Roma estava sempre nos campos de batalha. Augusto voltou da campanha contra Cleópatra e o fechou: indicava que a paz voltara sobre o Império.
Leo Homo, referido por Veleio Patérculo, observa que, com Augusto, proporcionou-se ao povo romano e ao universo tudo aquilo que os homens podiam pedir aos deuses, tudo aquilo que os deuses podiam conceder aos homens, e que os desejos podem exprimir ou a felicidade realizar.
Não é o que os brasileiros esperam? E o que fez o prodigioso romano? Abafou discórdias civis que somavam vinte anos, restituiu a força da lei, a autoridade aos julgamentos, a majestade ao Senado, o respeito às magistraturas. Mais ainda: deu braços à agricultura, deu culto à religião, segurança aos cidadãos, garantia às propriedades.
E conformando Lourenço: “Tudo conseguiu com aquela vontade sábia e paciente, vontade jeitosa, que não entrava de golpe, mas progredia suavemente sobre o terreno que conquistasse. Seu estilo tinha ideias originais: a preocupação de garantir o tempo pela frente e o gosto de dar ao seu absolutismo as aparências legais, a fachada civil.
Graças a essas linhas mestras, viveu longamente ao lado do povo, enquanto o Senado lhe ia renovando os mandatos e mandados. Do seu amor ao tempo é a existência da máxima, que Suetônio afirmava de sua predileção: “Festina lente”, ou seja, apressa-te devagar.
Deste modo, Augusto revestiu com o manto da lei seu poder, que exerceu toda a vida, com direito a transmiti-lo a um herdeiro. E, assim, Augusto começou as reformas sociais.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81871
De: Estado de S. Paulo Data: Segunda 3/10/2016 14:35:55
Cidade: Belo Horizonte

03 Outubro 2016 | 18h36 - Prefeito com mandado de prisão é segundo mais votado em Montes Claros (MG) Ruy Muniz, do PSB, ganhou projeção nacional ao ser preso, em abril deste ano, pela Polícia Federal, um dia após sua esposa, a deputada Raquel Muniz (PSD-MG), ter elogiado o marido quando votava pelo impeachment de Dilma Roussef - José Maria Tomazela - Mesmo afastado do cargo, sob risco de prisão e com a candidatura à reeleição indeferida pela Justiça Eleitoral, o prefeito de Montes Claros (MG), Ruy Muniz, do PSB, recebeu votos suficientes para disputar o segundo turno na votação de domingo, 2. Muniz ganhou projeção nacional ao ser preso, em abril deste ano, pela Polícia Federal, um dia após sua esposa, a deputada Raquel Muniz (PSD-MG), ter elogiado o marido quando votava pelo impeachment de Dilma Roussef. "Meu voto é para dizer que o Brasil tem jeito, e o prefeito de Montes Claros mostra isso para todos nós com sua gestão", afirmou.
O prefeito afastado é suspeito de desviar recursos de hospitais públicos para beneficiar o hospital de sua família, mas foi a renúncia de seu candidato a vice fora do prazo legal que resultou no indeferimento da candidatura à reeleição. Mesmo assim, seu nome apareceu nas urnas e ele recebeu 48.515 votos, que não entraram no cômputo oficial. O resultado levaria a disputa para o segundo turno, pois os 75.882 votos do primeiro colocado, Humberto Souto (PPS), não seriam suficientes para definir a eleição já no domingo.Na semana passada, a Justiça expediu novo mandado de prisão contra Muniz, numa operação do Ministério Público Estadual que investiga desvio de verbas na empresa municipal de serviços e obras. A investigação constatou gasto excessivo de combustíveis e subcontratação de empresas, num esquema de fraudes que teria desviado R$ 7,5 milhões em aluguel de máquinas. Como a legislação eleitoral proíbe a prisão de candidatos 15 dias antes das eleições, ele conseguiu uma liminar para seguir em campanha. A partir das 17 horas desta terça-feira, 4, o mandado de prisão pode ser cumprido, mas, segundo Muniz, seus advogados tentam revogar a medida.
Ele também entrou com recurso contra o indeferimento da candidatura e aguarda julgamento pelo Tribunal Regional Eleitoral (TSE), que deve ocorrer na quarta (5). No site do TSE, consta que o resultado das eleições em Montes Claros está sujeito a alteração. Se for confirmada a impugnação do atual prefeito, Souto será considerado eleito, por ter obtido 54,8% dos votos válidos. A segunda colocada entre os candidatos em situação regular, Leninha Souza (PT), teve 25,8% dos votos.
Ao Estado, Muniz disse que é perseguido pela oposição e vai continuar em campanha para o segundo turno que, acredita, vai acontecer. "Se não fosse esse problema (da impugnação), eu teria levado a eleição no domingo." Ele garantiu que não sairá da cidade para escapar de uma possível prisão. "Sou uma pessoa do bem, trabalho, tenho endereço fixo, não sei porque devo ser preso se as denúncias são falsas. Sou ficha limpa, não tenho nenhuma condenação." Sobre o comentário feito pela esposa na sessão da Câmara dos Deputados, ele garante que ela falou a verdade. "Fui mesmo o prefeito mais bem avaliado do Brasil, e pode escrever aí: ainda vou ser governador de Minas Gerais."

***

Folha de São Paulo - 03/10/2016 - 12h03 - Prefeito que fugiu da polícia tenta disputar segundo turno em MG - José Marques - Belo Horizonte - Depois de fugir da polícia e ter a chapa cancelada pela Justiça Eleitoral, o prefeito afastado de Montes Claros (norte de Minas), Ruy Muniz (PSB), conseguiu votos suficientes para disputar o segundo turno no município.
Sua defesa recorre ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para que a chapa, que recebeu 48 mil votos, seja validada. "A gente apresentou recurso e deve ter uma resposta durante a semana", afirma a advogada de Muniz, Marilda Marlei.
O vencedor da eleição em Montes Claros foi o candidato do PPS, Humberto Souto, que teve 76 mil votos. Como os votos para Muniz não têm validade atualmente, Souto vence a eleição em primeiro turno, com 54% dos votos válidos.
Caso o TSE reverta a decisão contra o prefeito afastado, esse número cai para 40% contra 25% de Muniz.
Ruy Muniz foi considerado foragido pela Justiça no dia 15 de setembro, quando teve um mandado de prisão expedido pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Foi a segunda vez que ele teve a prisão decretada em cinco meses, por motivos diferentes.
Ele reapareceu dias depois, beneficiado por estar em campanha, já que a legislação eleitoral não permite candidatos sejam presos 15 dias antes do pleito, a não ser em flagrante delito.
VOTO DO IMPEACHMENT
Muniz ficou conhecido nacionalmente por ter sido preso um dia depois de sua mulher, a deputada federal Raquel Muniz (PSD), ter votado pela abertura de processo de impeachment contra a ex-presidente Dilma Rousseff, em abril.
Em seu voto, ela disse que tomava aquela decisão "para dizer que o Brasil tem jeito" e que "o prefeito de Montes Claros mostra isso para todos nós com sua gestão".
A PF suspeita que ele inviabilizou o funcionamento de hospitais públicos e filantrópicos para beneficiar um hospital de sua família. Muniz nega as acusações.
Ele foi solto em julho e registrou a chapa para se reeleger, mas a Polícia Civil deflagrou outra operação, chamada Tolerância Zero, que apura suposta fraude na compra de combustível pela prefeitura da cidade.
O nome da operação faz referência a uma das marcas da gestão Muniz em Montes Claros, cujo slogan era "Tolerância Zero Contra a Corrupção".
Sua chapa foi cancelada por um juiz eleitoral no último dia 16, após o candidato a vice-prefeito Danilo Narciso (PMDB) apresentar renúncia. Na ocasião, Narciso disse que agia "de acordo com princípios éticos e morais". A decisão foi mantida pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Estado.

***

Revista Istoé - 03.10.16 - 18h57 - Prefeito com mandado de prisão é segundo mais votado em Montes Claros (MG) - Estadão Conteúdo - Mesmo afastado do cargo, sob risco de prisão e com a candidatura à reeleição indeferida pela Justiça Eleitoral, o prefeito de Montes Claros (MG), Ruy Muniz, do PSB, recebeu votos suficientes para disputar o segundo turno na votação deste domingo, 2. Muniz ganhou projeção nacional ao ser preso, em abril deste ano, pela Polícia Federal, um dia após sua esposa, a deputada Raquel Muniz (PSD-MG), ter elogiado o marido quando votava pelo impeachment de Dilma Roussef. “Meu voto é para dizer que o Brasil tem jeito, e o prefeito de Montes Claros mostra isso para todos nós com sua gestão”, afirmou.
O prefeito afastado é suspeito de desviar recursos de hospitais públicos para beneficiar o hospital de sua família, mas foi a renúncia de seu candidato a vice fora do prazo legal que resultou no indeferimento da candidatura à reeleição. Mesmo assim, seu nome apareceu nas urnas e ele recebeu 48.515 votos, que não entraram no cômputo oficial. O resultado levaria a disputa para o segundo turno, pois os 75.882 votos do primeiro colocado, Humberto Souto (PPS), não seriam suficientes para definir a eleição já no domingo.
Na semana passada, a Justiça expediu novo mandado de prisão contra Muniz, numa operação do Ministério Público Estadual que investiga desvio de verbas na empresa municipal de serviços e obras. A investigação constatou gasto excessivo de combustíveis e subcontratação de empresas, num esquema de fraudes que teria desviado R$ 7,5 milhões em aluguel de máquinas. Como a legislação eleitoral proíbe a prisão de candidatos 15 dias antes das eleições, ele conseguiu uma liminar para seguir em campanha. A partir das 17 horas desta terça-feira, 4, o mandado de prisão pode ser cumprido, mas, segundo Muniz, seus advogados tentam revogar a medida.
Ele também entrou com recurso contra o indeferimento da candidatura e aguarda julgamento pelo Tribunal Regional Eleitoral (TSE), que deve ocorrer na quarta, 5. No site do TSE, consta que o resultado das eleições em Montes Claros está sujeito a alteração. Se for confirmada a impugnação do atual prefeito, Souto será considerado eleito, por ter obtido 54,8% dos votos válidos. A segunda colocada entre os candidatos em situação regular, Leninha Souza (PT), teve 25,8% dos votos.
À reportagem, Muniz disse que é perseguido pela oposição e vai continuar em campanha para o segundo turno que, acredita, vai acontecer. “Se não fosse esse problema (da impugnação), eu teria levado a eleição no domingo.” Ele garantiu que não sairá da cidade para escapar de uma possível prisão. “Sou uma pessoa do bem, trabalho, tenho endereço fixo, não sei porque devo ser preso se as denúncias são falsas. Sou ficha limpa, não tenho nenhuma condenação.” Sobre o comentário feito pela esposa na sessão da Câmara dos Deputados, ele garante que ela falou a verdade. “Fui mesmo o prefeito mais bem avaliado do Brasil, e pode escrever aí: ainda vou ser governador de Minas Gerais.”

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81870
De: O Tempo Data: Segunda 3/10/2016 10:55:08
Cidade: Belo Horizonte

Policial é morto em comemoração por vitória nas eleições em Cristália - Helicóptero Pegasus da Polícia Militar faz buscas pelo suspeito, na região; bala acertou o braço esquerdo e perfurou a lateral do tórax - Fernanda Viegas- Um policial civil, de 37 anos, foi assassinado durante a comemoração pela vitória nas urnas, nesse domingo (2), em Cristália, na região Norte de Minas. Segundo a Polícia Militar (PM), Fabrício Heron Oliveira estava festejando na avenida Boa Vista, no centro da cidade, em pé, ao lado de seu carro, quando foi surpreendido por dois tiros, sendo que um deles atingiu o braço esquerdo e perfurando a lateral do tórax dele. Ao perceber que foi ferido, Oliveira se jogou para dentro de seu carro e fechou a porta, o que evitou que ele fosse atingido por mais dois disparos, que vieram em seguida. Uma pessoa que estava no local socorreu a vítima, que já deu entrada na unidade de saúde sem vida. O helicóptero Pegasus da PM está realizando buscas na região. Até o momento, ninguém foi preso.

***

Hoje em Dia - Polícia procura por suspeitos de matarem policial civil no Norte de Minas - Gabriela Sales - Um investigador da Polícia Civil da região Norte de Minas Gerais foi morto nesse domingo (02) durante uma comemoração política na cidade de Cristália. O servidor público, que trabalha em uma delegacia em Montes Claros, na mesma região, foi executado por dois homens após um desentendimento político.
O investigador, de 37 anos, foi atingido por um tiro no braço esquerdo e outro no tórax. Ele chegou a ser socorrido por populares, mas não registiu aos ferimentos.
Policiais Militares e Civis realizam buscas na região na tentativa de localizar os suspeitos, que foram identificados, mas continuam foragidos. O helicóptero Pegasus da PM reforça os trabalhos na região.

***

Estado de Minas - Policial civil é morto em cidade do Norte de Minas - Segundo as primeiras informações da Polícia Militar (PM), o investigador comemorava a eleição de um familiar nas eleições em Cristália, quando foi assassinado - João Henrique do Vale - Uma grande operação foi montada na manhã desta segunda-feira entre as polícias Civil e Militar para tentar encontrar os assassinos de um investigador. O homem, que trabalhava na delegacia Regional de Montes Claros, na Região Norte de Minas Gerais, foi morto a tiros em Cristália, cidade vizinha, na madrugada.
De acordo com as primeiras informações da Polícia Militar (PM), Fabrício Herón de Oliveira, de 37 anos, comemorava a eleição de um familiar quando discutiu com os autores. Em seguida, foi atingido por vários tiros. Ele chegou a ser socorrido por populares, mas morreu ao dar entrada em um hospital. As buscas estão concentradas na zona rural de Cristália. Policiais de Montes Claros, Januária, Janaúba, Pirapora, Grão Mogol e Manga, fazem buscas por terra. Um helicóptero ajuda na operação. O caso está sendo investigado por equipes de Grão Mogol. De acordo com a Polícia Civil, os suspeitos do crime já foram identificados.
Publicidade
Fabrício era investigador nível II e trabalhava na Regional de Montes Claros.
Outra morte
Esse foi o segundo policial civil assassinado em nove dias no Norte de Minas. Em 23 de setembro, o investigador Cleomar Ataíde Vieira, de 47 anos, que foi assassinado dentro da delegacia de Pirapora. Segundo a Polícia Civil, um dos suspeitos do crime entrou na delegacia, pouco antes do assassinato, e ficou conversando com Cleomar. Enquanto distraía o investigador, outros dois suspeitos encapuzados pularam o muro lateral. A intenção, de acordo com as apurações, era de roubar armas e drogas armazenadas no local.
No momento em que foi surpreendido pela invasão, Cleomar, que estava armado, reagiu e lutou com os assaltantes. Durante a briga, foi baleado por um dos criminosos. Em seguida, o grupo fugiu em alta velocidade em um carro. O primeiro a ser preso foi o homem que entrou e ficou conversando com o policial. Em conversa com os agentes, revelou que o restante do grupo estaria em um sítio, em Ibiaí.
Uma grande operação, que contou com aproximadamente 100 policiais civis, foi montada para prender a quadrilha. Ao chegar no local indicado, que fica em meio a uma mata fechada de difícil acesso, os policiais encontraram cinco integrantes do grupo e um dos carros usados na fuga. Durante a abordagem, os policiais foram informados de que outros dois suspeitos estariam em um carro azul próximo ao terreno. O veículo foi localizado e o casal que o ocupava foi preso.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81869
De: Manoel Hygino Data: Segunda 3/10/2016 10:02:28
Cidade: Belo Horizonte

Conselhos sobre o Brasil

Manoel Hygino - Jornal Hoje em Dia


Thaís Abi- Samora, há dois anos, advertia que, se alguém viajar ao exterior ou encontrar quem queira saber algo sobre o Brasil, conte um pouco sobre as leis brasileiras. Eis o que é aconselhado:
1– No país abençoado por Deus, se for com sua família almoçar no domingo e tomar um ou dois chopes, ou dois copos de cerveja e for parado numa blitz, pagará multa de R$ 1.960 e terá a carteira cassada.
2 – Se comer bombons de licor, tomar xarope para tosse e alguns comprimidos e for parado num blitz, você paga uma multa de R$ 1.960 e terá a carteira cassada por um ano e o carro apreendido. Se tem dúvidas, tome conhecimento da lei que estabeleceu essas punições.
3 – Se você fumar maconha, fumar crack, cheirar cocaína, tomar comprimidos de ecstazy, tomar injeção de heroína ou ópio e for parado numa blitz, nada vai lhe acontecer.
4 – Se você roubar, assaltar, estuprar, atropelar e até matar alguém, com um bom advogado o máximo que acontece é esperar o julgamento em liberdade e, se condenado, como réu primário, ir para o regime semiaberto. Se tiver bom comportamento, só vai cumprir um terço da pena. Já se roubar milhões do povo ou dos cofres públicos, várias coisas podem ocorrer: vai eleger-se deputado ou senador, passará 15 dias num resort na Bahia em companhia da amante, será eleito presidente do Senado, nomeado ministro ou presidente de uma agência controladora.
5 – Um detalhe importante: se você tiver menos de 18 anos completos, aí você pode beber e dirigir como quiser, roubar, assaltar, estuprar e matar, sem problema algum. Você não pode ser preso porque é criança e pega no máximo três anos de cadeia.
6 – Agora, a melhor de todas: se você tem uma arma em casa, comprada regularmente depois de passar por todas as dificuldades da aquisição, com todos os atestados, testes e documentos apresentados e tiver a infelicidade de atirar em um bandido que entrou na sua casa para roubar ou matar, você será preso por tentativa de homicídio e pagará indenização ao bandido ou sua família por danos físicos e morais.
7 – Pior ainda, se o bandido for menor, aí você está lascado mesmo. Se por acaso ele estiver desarmado, aí é caso de tentativa de homicídio qualificado, sem possibilidade de defesa da vítima. Portanto cuidado: se um bandido entrar na sua casa, antes de atirar pergunte o que ele deseja, pergunte se ele está armado e se ele é menor. Agora, se ele matá-lo e for preso, vai receber de auxílio do governo R$ 922 por mês para cada filho que tiver.
Depois dessas explicações, veja a cara do seu amigo estrangeiro. Ele vai estar pensando que você é gozador, mentiroso ou ignorante mesmo.
Ele só vai chamá-lo de mentiroso, mesmo se você disser que precisa trabalhar cinco meses e oito dias de um ano para pagar ao governo os seus impostos!
Talvez comece a achar que você é louco e se seu país é um hospício, se disser que dois políticos condenados pela mais alta corte do país, e sem direito a recorrer, estão como deputado na Câmara Federal e presidindo o Senado e que ambos são membros da (CCJ) Comissão de Constituição e Justiça.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81868
De: Manoel Hygino Data: Sábado 1/10/2016 09:05:27
Cidade: Belo Horizonte

A consciência no sufrágio

Manoel Hygino - Hoje em Dia

O ano que evolui para o fim não tem sido dos mais benignos para os brasileiros. Nesta véspera de eleições, que aquecem opiniões até à explosão, lembrei muito, entre outros fatos, de que pesquisadores da Universidade de Gotemburgo, Suécia, concluíram que o dia mais triste da semana é o domingo. O resultado saiu de entrevistas com 12 mil pessoas na Europa, entre 1985 e 2007.
As eleições, entre nós, serão no primeiro domingo de outubro. Assim me sobrevieram outros pensamentos como de escolher nossos representantes para altos cargos da administração pública.
Fernando Guedes de Melo evocou, há dias, versos de William Blake: “Aquele que se deixa prender por uma Alegria, rasga as asas da vida. Aquele que beija a Alegria enquanto voa vive no amanhecer da eternidade”.
O princípio budista de impermanência de todas as coisas se casa com a Lei de Lavoisier, do século XVII, que nos faz retroagir ao ensino colegial: “No mundo, na natureza, nada se cria e nada se perde, tudo se transforma”.
Então, a vida termina com a morte? A pergunta está na cabeça de todos que pensam (penso, logo existo) e acompanha o raciocínio interrompido. Há a morte? O cientista norte-americano Robert Lanza, eleito três vezes o mais importante do mundo pelo “The New York Times”, diz que a consciência nunca acaba mesmo depois que o corpo para de funcionar. Consciência é, pois, caso muito sério.
Para Fernando Guedes, a consciência utiliza a física Quântica para tentar provar que “existe, sim, uma espécie de vida depois da morte” para o ser humano. A consciência cria o universo material e não o contrário.
Para Lanza, o ser humano carrega o espaço e o tempo consigo, como as tartarugas os seus cascos. Quando o casco se desfaz, tempo e espaço permanecem. A teoria sugere que a morte da consciência simplesmente não existe. Ela é capaz de estar em qualquer lugar, seja no corpo humano ou fora dele. Acredita que múltiplos universos podem existir simultaneamente. Em um deles, o corpo pode estar morto, mas continuar existindo em outro. Mas, como disse Einstein, “o materialismo acabará por falta de matéria”.

Consciência – basta consultar os dicionários – é a faculdade que tem a razão de julgar os próprios atos; a voz secreta da alma, que aprova ou desaprova nossas atitudes.
Como observa Fernando, tudo aponta para uma transcendência além da dualidade no mundo da matéria, em seu nível mais fundamental. Indica a presença de um tertius superior, acima das dualidades – o que seria a consciência – presidindo os fenômenos no mundo da matéria. A consciência funciona como se fora a própria anima mundi.
Com tais pensamentos, caminhamos para o sufrágio de outubro, um que não é apenas apertar do botão. Tudo pode mudar para melhor ou pior no aparentemente simples ato de votar. O futuro quatriênio, à seu término, no-lo dirá.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81867
De: Helena Data: Sexta 30/9/2016 15:35:15
Cidade: M. Claros

Aos poucos, a poluição sonora volta a invadir M. Claros, depois de uma trégua que nos encheu de esperança - a esperança de proteger a saúde de nossas famílias. Cito aqui o caso de um barzinho sem portas que retorna com música ao vivo no antigo e outrora mal afamado "triângulo da impunidade", nos fundos da Santa Casa. O estabelecimento não tem sistema de proteção acústica e voltou a perturbar, colocando-se acima das leis. A PM, 2 ou 3 anos atrás, agiu com eficiência e encurralou o barulho naquele trecho. Agora, o barulho volta a encurralar a população. (...) No tal barzinho, por volta da 1h da madrugada de hoje, a "cantora" de uma banda confessou bem alto, ao microfone, que havia extrapolado o horário em que julga estar autorizada a produzir... barulho. Ora, as leis não o permitem, e lei é para ser cumprida. (Ouvi a confissão, imagina, a 3 quadras de distância...). O certo é que o barzinho, sem portas e sem proteção acústica capaz de limitar o barulho exclusivamente para quem quer barulho, está chamando de volta a má fama que a área ja teve, prejudicando os demais comerciantes, que viram a clientela sadia desaparecer em troca de outro tipo de frequentador.(...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81866
De: Idoso Data: Sexta 30/9/2016 14:47:16
Cidade: Moc/MG

Às 0h15m de hoje, após o Debate entre os candidatos à Prefeitura de Montes Claros, que terminou às Oh4m, foram estourados muitos foguetes, no Alto dos Morrinhos, onde se localiza a Inter TV, o que é um grande absurdo, considerando o horário e a extensa área para a qual a poluição sonora irradiou. Se incomodou a mim, que moro no Cândida Câmara, quanto mais os moradores dos bairros mais próximos à TV e outros vizinhos da área atingida, podendo aí incluir, por exemplo, Morrinhos, Santa Rita, Vila Guilhermina, Vila Santa Maria, Santo Expedito, Funcionários, Sagrada Família, São Luiz, Cidade Nova. Aqueles que deveriam dar o exemplo de respeito aos moradores, principalmente idosos, enfermos e crianças, mas também aos animais, que são muito mais sensíveis do que os humanos a essas explosões, não agem desta forma e, pelo contrário, se julgam dignos de governar a cidade, ainda que incoerentes entre o que dizem em suas propagandas e suas atitudes concretas. Talvez se respeitassem mais os seres humanos e os animais, Montes Claros teria melhor qualidade de vida, o povo seria mais feliz e eles seriam reconhecidos como bons gestores municipais.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81865
De: José Ponciano Neto Data: Sexta 30/9/2016 11:50:54
Cidade: Montes Claros - MG  País: Brasil

O VERDADEIRO RIO SÃO FRANCISCO E SUA DISPONIBILIDADE

José Ponciano Neto

Atualmente, muito se fala do “Velho Chico”, da sua vazão, do desmatamento das matas ciliares, do assoreamento do seu leito e, por aí vai.
Será mesmo que a ÁGUA está acabando? Teoricamente, não. A quantidade é a mesma desde começo do mundo e, até o final da existência das esferas, não vai aumentar e nem diminuir. Uns falam em aquecimento global, outros da ação deletéria do “homo sapiens”.
Segundo os glaciologistas - que estudam o perfil do gelo polar - chegaram à conclusão através da perfilagem, que já houve vários aquecimentos há bilhões de anos. Portanto, o homem pode acelerar os processos. Porém, a estiagem e o aquecimento global não são recentes.
Já participei de muitas expedições ao longo do Rio São Francisco e de outros importantes rios; cheguei a conclusão por meio da teoria de Malthus - Progressão Aritmética (PA) dos alimentos X Progressão Geométrica (PG) da população - podemos entender porque o Rio São Francisco pode estar secando.
Enquanto o crescimento da população cresce de forma geométrica (2-4-8-16...) os alimentos crescem na forma aritmética (1;2;3;4;..). Esta diferença substancial demanda mais água para produzir mais alimentos - para não faltar em breve.
São vários grandes projetos de irrigação (agronegócio) e grandes indústrias instaladas ao longo dos 2830 quilômetros do “Velho Chico”. Todos exploram grande volume de água para manter a sustentabilidade e para isso funcionar demanda construir grandes hidrelétricas para gerar mais energia. Já temos algumas grandes no “velho Chico”, como: Três Marias, Sobradinho, Paulo Afonso, Xingó e outras pequenas. Todas elas, para gerar energia suficiente, têm que segurar (represar) mais água para atender a crescente população e a produção dos alimentos e, conseqüentemente, a redução da vazão do rio. - É um dilema. Uma verdadeira “faca de dois gumes”: ou ficamos com pouca água no rio ou teremos graves situações com a produção agropecuária; com o consumo direto; saneamento básico e a atividade Industrial.
É claro, em detrimento do lazer e do transporte fluvial.
Só para terem uma idéia da evolução do consumo de água, no Império Romano era necessário 20 litros de água por pessoa/dia; no século XIX; 60 litros/pessoa; agora, no século XXI são necessários 250 litros para cada pessoa/dia para preparo de alimentos, higiene e outros usos adicionais.
Ai, vem a pergunta: - Se o volume de água na Terra não tem crescimento geométrico e nem aritmético, como vamos nos dar com este alto crescimento de consumo? - Não temos gestão adequada da água, mesmo com o IGAM e a ANA, que, para muitos são órgãos virtuais.
Os estudos do comportamento hidrológico do Rio São Francisco e seus afluentes são executados de forma precária pelas empresas usuárias, somente com estações fluviométricas, pluviométricas e Climatológicas distribuídas estrategicamente na região hidrográfica, além das medições de vazões instantâneas. E isto não é suficiente. Os Comitês de Bacias NÃO são apoiados como deveriam, contando com poucos técnicos, que são desestimulados diante da inércia dos governos municipais, estaduais e federal.
Face aos estudos e pesquisas, a Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou que, embora a acessibilidade à água seja direito fundamental do ser humano, em 2025 cerca de 50 (cinqüenta) países não terão água suficiente para atender suas necessidades.
O Brasil ainda está numa condição confortável. Mesmo assim, muitas regiões serão afetadas, pois a pressão é constante, sendo o principal motivo o aumento da população, gerando necessidade crescente do consumo de água. Os maiores responsáveis são o crescimento industrial e a expansão da agropecuária intensiva.
Finalmente, existe um cenário otimista. Segundo Chistofidis, até 2030, portanto, daqui há 14 anos, 80% dos alimentos serão produzido em áreas irrigadas e, para tanto, a disponibilidade de água aumentará em 13%. É pouco. Mas, se avançarmos com a tecnologia da engenharia de irrigação, associada à gestão apropriada dos recursos hídricos, a disponibilidade de água na calha do Rio São Francisco será melhor.
Nas minhas participações em programas do Ministério do Meio Ambiente, entre eles, o Programa de Revitalização do Rio São Francisco e Programa Água Doce; confirmo que, muitas Estações de Tratamento de Esgoto – ETEs foram construídas para despoluir o rio, e, para a dessedentação humana, a dessalinização das águas subterrâneas em pequenas cidades e comunidades rurais da Bacia do Rio São Francisco estão sendo a solução (salvação).
Somados as expedições, que foram para mim uma reconexão com a natureza e as comunidades, pude conhecer a nascente do Rio São Francisco. Ao contrário do que estão dizendo, não foi a primeira vez que secou - em 2015 e no final de 1976 – em visita técnica - estivemos lá e tivemos a oportunidade de observar a nascente estava úmida, mas, não tinha sequer, um filete d’água.
Em outras ocasiões, também, como expedicionário pelo “Velho Chico”, conheci a Cachoeira de Casca D’anta, com 230 metros de queda; a Usina de Três Marias; a cidade Bom Jesus da Lapa; a Barragem de Sobradinho ( maior lago artificial do mundo); a Usina de Paulo Afonso, os Cânions do Xingó com 150 metros de profundidade e seus paredões com suas pinturas rupestres; a cidade de Juazeiro-BA e Petrolina-PE com seus 100.000 hectares de irrigação (uma mega produção de uva para exportação); Penedo; Piranhas; Ilha do Rodeador; a hidrelétrica de Xingó –Canindé -SE ; Gruta do Angico e, finalmente, Piaçabuçu-AL e a sua foz com o majestoso farol inclinado como a Torre de Pisa.
Voltando ao minguado Rio São Francisco, cabe ao Estado, por intermédio do IGAM, a União, ( ANA), usuários e outros órgão gestores, fazerem regulação do acesso a este BEM PÚBLICO, para garantir a sustentabilidades das atividades intervenientes.
São muitos diagnósticos; muitas reportagens; sensacionalismo e poucos estudos.

Assim, não temos certeza de que o Rio São Francisco está morrendo ou passando por um ciclo hidrológico severo. A sazonalidade da vazão ainda é incógnita diante destes 513 anos que Américo Vespúcio (primeiro navegante do “Velho Chico”) conheceu sua foz e subiu acima. - Faltam muitos estudos e ações.

(*) Técnico em Meio Ambiente e Recursos Hídricos; escritor; historiador e Conselheiro do Comitê das Bacias do Jequitaí, Pacuí e Trecho do Rio São Francisco.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81864
De: Luiz Ortiga Data: Sexta 30/9/2016 10:55:46
Cidade: BrasíliaDF

fiz rápida pesquisa sobre o número de órgãos públicos que estão direta ou indiretamente ligados ao rio são francisco e o que nos deixam estarrecidos pelo resultados de tanta gente e tão poucos resultados positivos. e o rio morrendo.
-codevasf
-ana
-ibama
-suvale
-aneel
-aneel
-chesf
vê-se o grande número de órgãos, verdadeiros escoadouros do dinheiro público.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81863
De: José Ponciano Neto Data: Sexta 30/9/2016 10:40:55
Cidade: Montes Claros-MG

DADOS DA BARRAGEM DA COPASA EM JURAMENTO - MG: - 30 / SETEMBRO / 2016

Cota: 633,27
Volume acumulado: 18.986.533 m3 (representa 42,06% do volume total) – mesmo período em 2015 – 28,64 %.

Volume Útil Operacional: 06,08%

Chuva do dia: 0,0 milímetros.

Total de chuva no mês de Setembro/16 = 42,80 mm : ( região de Juramento)
- O nível está 6,98 metros abaixo da cota de transbordo 640,25 –
Do dia 11/09 a 30/09 reduziu 0,43 cm do N.A.

Obs: Os mananciais Rio Canoas (secou); Rio Juramento mantém 12,23 Litros por segundo - o Rio Saracura com vazão 60,3 litros por segundo (vem reduzindo sistematicamente ).

Chuvas 2016 em milímetros: Janeiro 614,3 – Fevereiro 12,8 – Março 53,6 – Abril 17,6 – Maio 24,0 – Junho 0,0. – Julho 01,0 – Agosto 2,7 – Setembro 42,8 = Total: 745,5

Nota: Os rodízios continuarão até recomendações da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário – ARSAE.

Obs: volume e vazões com relação ao mesmo período do ano 2015: - A Barragem de Juramento com 13,42 % ACIMA DO NÍVEL 30/09/2015. - Os mananciais do Parque da Lapa Grande (Pai João); Rebentão dos Ferros e Pacuí-Porcos contam com suas vazões bem reduzidas.

CURIOSIDADE: - Há 78 anos 30/Setembro/ 1938 - A população da cidade de Montes Claros é surpreendida com a aterrissagem do primeiro avião, no Aeroporto local, ainda NÃO CONCLUÍDO. Era um avião Steaman, da base aérea de Belo Horizonte, pilotado pelos ttes. Junqueira Giovanni e José Vaz da Silva. A aterrissagem foi realizada sem a devida licença, estando o campo ainda em construção, sob a direção de Gemiano Christiano Velloso.

Dia da Secretária (30/09) - Uma figura humana tão especial, que cumpre com as suas obrigações com o máximo rigor e que, ainda assim, consegue ser gentil, educada e simpática em todos os momentos do dia.

REFLEXÃO: A Única política que defendo é de que a PIOR droga que existe é a ignorância. É preciso avançar no nível de informação.

(*) José Ponciano Neto Tec. Meio Ambiente e Recursos Hídricos e do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81862
De: Polícia Militar Data: Sexta 30/9/2016 10:47:33
Cidade: Montes Claros

Polícia Militar busca mais informações que possam levar à localização e prisão de autores deroubo/arrombamento à instituição financeira, em Gameleira/MG. Policiais Militares ontem, 29, por volta de 01 hora, compareceram na rua Dezessete de Outubro, bairro Centro, em Gameleiras/MG, onde, segundo informações, alguns indivíduos tentavam arrombar o caixa eletrônico da agência do Bradesco. Durante o deslocamento para o local, avistaram os indivíduos nas proximidades da agência, os quais, ao perceberem a presença policial, efetuaram vários disparos contra os policiais que se abrigaram e repeliram a injusta agressão, efetuando disparos em direção aos indivíduos, que continuaram atirando; ao perceberem que os indivíduos estavam em maior número e portavam de uso restrito solicitaram apoio aos policiais lotados em Monte Azul, Mato Verde, Espinosa e Catuti que deslocaram ao local; no local receberam informações que os indivíduos estavam encapuzados, em 02 (dois) veículos, um deles, cor preta e outro, cor prata, e de posse de explosivos, explodiram o caixa eletrônico da agência do Bradesco e da Agência dos Correios; nas imediações da agência localizaram 01 (uma) banana de dinamite e várias cápsulas deflagradas de munições de diversos calibres, as quais foram recolhidas e entregues na Depol. Segundo o gerente da agência do Bradesco o caixa foi danificado, contudo nada foi subtraído. Os indivíduos explodiram a porta de vidro da entrada principal e o compartimento da recepção dos Correios, e ainda uma porta de vidro de uma residência, localizada nas proximidades; da agência dos correios subtraíram, segundo o gerente, certa quantia em dinheiro, que não soube precisar. Perícia compareceu ao local e realizou os trabalhos de praxe. Durante ação ninguém foi ferido, contudo, 02(dois) veículos foram atingidos pelos disparos. Equipe do GATE foi acionada para detonar o explosivo deixado no local. Após o ocorrido os indivíduos evadiram e até o momento não foram localizados.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81861
De: Luiz Ortiga Data: Quinta 29/9/2016 20:33:41
Cidade: BRASÍLIA/DF

Dentre os vários leitores e participantes deste MURAL, há uns que se preocupam com o rio S.Francisco e seu nível atual. Aproveito e externo um pensamento óbvio que sempre tive. O grande azar do rio foram os vapores. Tocados a vapor, qual locomotivas, a lenha retirada das margens como elemento de queima para provocar o vapores que darão a força motriz, foi uma fonte de energia que jamais foi renovável (renovada). Não houve uma preocupação na reposição da fonte, acreditavam que seria infinita. Tão pouco houve preocupação política em trocar a fonte energética para, como exemplo, o diesel.
Agora só resta o replantio das margens que já deveriam ter se iniciado há tempo. Está mais que na hora o reflorestamento das margens do rio São Francisco para a sua recuperação.. Bela campanha a ser iniciada já.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81860
De: Fazenda da Esperança Data: Quinta 29/9/2016 17:23:41
Cidade: Guaratinguetá / S. Paulo

Fazendas da Esperança serão inauguradas no Norte de Minas - Dia 15 out em Berizal e Taiobeiras - A Fazenda da Esperança e a Arquidiocese de Montes Claros (MG) vão abrir duas comunidades para o acolhimento de dependentes químicos; uma masculina em Berizal e uma feminina, em Taiobeiras ambas, no Estado de Minas Gerais. Às 9h do próximo dia 15 de outubro será a acolhida dos participantes na unidade masculina, que fica no Km 37 da Estrada Berizal-Mirandópolis. Em seguida, o Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Montes Claros, Dom José Alberto Moura, vai presidir Missa e cerimônia de inauguração. Ainda na manhã do dia 15 será abençoada e inaugurada a comunidade feminina, no Povoado Umbuzeiro (Mirandópolis), em Taiobeiras.
Todos os interessados da região são convidados a participar dos dois eventos, que vão contar, também, com a presença dos fundadores da comunidade.
Missão
Neste período que antecede as aberturas, dois grupos percorreram escolas, paróquias, comunidades e instituições para divulgar a inauguração das duas Fazendas da Esperança nas cidades da região. Este período é chamado de “Missão” e ele é organizado – e feito, na maior parte dos casos – por jovens que passaram um ano como acolhidos em outras unidades e decidiram voluntariamente colaborar na inauguração de uma nova Fazenda.
Durante a Missão, os jovens escrevem relatórios a respeito das atividades. Um dos primeiros escritos, eles destacaram os primeiros trabalhos. “Comparecemos todos à Missa de envio, na Paróquia São Sebastião, Matriz de Taiobeiras, onde nos apresentamos à comunidade local, que nos acolheu de forma calorosa. Eles foram muito receptivos”.Além da divulgação, os(as) jovens se dedicam na preparação final das casas que vão receber os futuros acolhidos. Em alguns casos, precisam reformar as casas, pintá-las, preparar um jardim, entre outros pequenos reparos.
Fazenda da Esperança - Em 1983, um jovem de 17 anos, natural de Guaratinguetá (SP), Nelson Giovanelli, todos os dias, quando voltava da missa, ele passava por uma esquina onde outros tantos jovens se drogavam. Na Igreja ele ouvia Frei Hans pregar sobre a importância de amar os excluídos da sociedade. Motivado por aqueles ensinamentos, Nelson tomou coragem e se aproximou dos jovens.
Uma semana depois, Antônio – um daqueles jovens – pediu ajuda porque queria deixar de fumar maconha para não ver mais sua mãe sofrer. Logo vieram outros pedirem ajuda. Eles ganharam uma Fazenda no bairro Santa Edwiges e ali começou a experiência de recuperar dependentes químicos.Cinco anos depois, num apartamento do bairro do Pedregulho, também em Guaratinguetá, iniciou-se o acolhimento de mulheres, feito por Lucilene Rosendo e Iraci Leite, as primeiras voluntárias a se dedicarem nessa experiência.
Até 2007, existiam aproximadamente 45 Fazendas. Naquele ano o Papa Bento XVI veio ao Brasil, em Aparecida (SP), e Frei Hans o convidou pessoalmente para conhecer a Fazenda da Esperança no bairro Pedrinhas, em Guaratinguetá. Ele foi, falou aos jovens, ouviu-os e num gesto de carinho caminhou entre eles.
A projeção da visita do Papa fez com que aumentassem muito as doações de terra para abertura de novas Fazendas da Esperança. Atualmente existem 117 comunidades espalhadas por 17 países, tanto para homens, como para mulheres. Em todas as casas são acolhidos mais de 2.500 jovens.
Por trás das Fazendas existe um grupo chamado Família da Esperança, uma Associação Internacional de Leigos reconhecida pela Igreja. Dele fazem parte cerca de 700 pessoas, sejam casados ou solteiros, que se dedicam integralmente aos jovens.
A Fazenda nasceu em berço católico e seus membros vivem essa prática, mas acolhe pessoas aprisionadas nos vícios, independente da convicção religiosa.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81859
De: Manoel Hygino Data: Quinta 29/9/2016 09:30:03
Cidade: Belo Horizonte

O padecimento do Velho Chico

Manoel Hygino - Hoje em Dia

Com a morte entre pedras do protagonista de uma novela global, há alguns dias, o São Francisco voltou à primeira página dos jornais, extensa via fluvial que sempre esteve entre os conhecimentos elementares até das crianças brasileiras, que aprendiam sobre suas nascentes em São Roque de Minas, terra de queijo bom e de gente trabalhadora e hospitaleira.
No domingo que passou, dois diários belo-horizontinos – entre eles o que o leitor tem à mão – dedicaram-lhe amplas reportagens. Uma, advertindo para o estado de definhamento das pequenas correntes que afluem ao São Francisco e para as que já secaram; outra contendo a história da navegação que começa em Pirapora, com as águas ganhando força a caminho do Nordeste.
As viagens pelo São Francisco foram por muitas décadas o sonho de gerações brasileiras, desejosas de conhecer a rica paisagem e as amáveis e simplórias populações ribeirinhas, a pesca abundante, os frutos nativos. Navios, ali chamados vapores, como o Benjamim Guimarães, Engenheiro Halfeld, Antônio Nascimento e outros, transportaram muitos milhares de pessoas entre Minas e os estados do Nordeste, inclusive na romaria de agosto até Bom Jesus da Lapa, na Bahia.
Tudo tem seu tempo, porém. As águas escassearam, foram corrompidas pelas indústrias e pela falta de proteção e de cuidados indispensáveis, causando dor e indignação aos brasileiros. Mais recentemente se percebeu também que as águas do Atlântico invadiam o São Francisco, deixando a população ribeirinha desprovida de peixe e água doce.
A notícia aprofunda a tristeza: o rio está sendo invadido pelo mar. Por força da estiagem dos últimos anos, a vazão, após a barragem do Xingó, reduziu-se desde o início de 2013, cem anos após o Benjamim Guimarães sair do Mississipi para vir para o Brasil. Sem vigor, o rio é tomado pela água do oceano, num fenômeno conhecido como “cunha salina”, provocando alterações no ecossistema e afetando o cotidiano das comunidades das margens.
As transformações saltam aos olhos: Crustáceos marinhos aparecem em Penedo, Alagoas, a cerca de quarenta quilômetros da foz. A situação se tornou mais grave em Piababuçu, a duas léguas do mar. Todos os dias, a captação de água a população é interrompida durante a maré alta.
Não só isso causa preocupação pelo aumento do sal na água, o número de pessoas com hipertensão cresce. O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco diz que a atenção para o problema é prioritário. Mas o Brasil tem muitas prioridades.
E a transposição do rio santo? Como ficou ou está, depois de bilhões investidos na obra portentosa? Preferimos as da Copa, ainda inconclusas e exigindo cuidados e muito dinheiro. O velho Ben Gurion, primeiro-ministro de Israel, ensinava que governar é fixar prioridades. Não aprendemos. Continuamos encalhados no processo de desenvolvimento, como as velhas embarcações presas às areias acumuladas no leito do Chico, que não geme, nem chora, mas padece as populações ribeirinhas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Página Anterior >>>

Abra aqui as mensagens anteriores: