Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - terça-feira, 12 de novembro de 2024

Mural

Jornalismo exercido pela própria população

Deixe sua notícia neste Mural, clique aqui para enviar
<< Próxima Página

Mensagem N°38352
De: Mirna Costa Data: Sexta 5/9/2008 20:16:54
Cidade: Montes Claros

Muito lovável a decisão do STF que proibe a prática do nepotismo no Judiciário legislativo e Executivo. Mas pelo visto, mesmo depois da súmula publica no no diário Oficial da União, ainda existe resistência por parte de alguns beneficiado em não exonerar seu parentes. Em Montes Claros,os vereadores ainda mantêm seus familiares em seus gabinetes, sendo justificado pela diretoria que não possui a relação dos parentes empregados nos gabinetes. Lembrando que são 15 vereadores e cada um tem uma verba de CR$7.000,00 apenas para pagar funcionários. É bom que a população fique atenta, pois na Assembleia Legislativa de Minas, parente de deputado0 da bancada do norte, foi exonerado de um local e nomeado em outro.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38351
De: Prefeitura Data: Sexta 5/9/2008 20:02:59
Cidade: M. Claros

O prefeito Athos Avelino foi comunicado na tarde desta sexta-feira,
5, pelo secretário de Estado de Governo, Danilo de Castro, do
asfaltamento de trecho da Estrada da Produção, entre Montes Claros e o
distrito de São Pedro das Garças. O anúncio das obras será feito na
próxima terça-feira, 9, às 11 horas, no Palácio da Liberdade.
Segundo o secretário, o asfaltamento faz parte de um pacote de obras
de infra-estrutura viária que contempla extensão que vai de São João
da Ponte ao distrito de Bom Jardim. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38349
De: JJ Santos Data: Sexta 5/9/2008 16:30:46
Cidade: Montes Claros

Por estes dias, fui à vizinha Grão Mogol, a cerca de 150 quilômetros de Montes Claros, rever esta que é cidade irmã da nossa, com o detalhe de ter carcterísticas muito especiais da antiga Vila Rica, do Tijuco e da amorável Serro Frio da Vila do Príncipe. Fui com amigos, em viagem de grande alegria. Queria conhecer os 50 quilômetros de asfalto, que depois do distrito do Barrocão ligam a BR 251 à formosa cidade alpestre, que nasceu sob o nome de Serra de Santo Antônio do Itacambiruçu. Faltam, a asfaltar, 5 kms no início, logo depois do entroncamento, e cerca de 12, na chegada de Grão Mogol. Será uma das opções de turismo de Montes Claros e de Minas, dentro de muito pouco tempo, desde que a cidade alcantilada se prepare para tal - com hotéis, pousadas e lugar de pasto.
Pus-me então a recordar que Grão Mogol, na segunda década do século passado, por ter um imenso território, já acumulou mais habitantes do que o próprio município de Diamantina, reconhecidamente nossa matriz cultural. Um próprio, a pé, chamado de correio era quem levava notícias de M. Claros para lá, e de lá para cá, gastando para isto apenas dois dias - bem menos do que levaria um homem numa montaria, numa besta.
Mas, este nariz de cera, além de louvar o meu hospedeiro, o atual e moderno barão de Grão Mogol, cujo nome não citarei, por modéstia comum, é para transcrever documento que tirei do livro chamado Grão Mogol. Seu autor é o ilustrado Manuel Esteves e o livro veio a lume em 1958, por ocasião do primeiro centenário daquele burgo. Gostei imensamente de uma página, em que o autor - homem honrado e culto, repito - fala de reminscências de nossa Montes Claros. Algo assim de como a vizinha cidade nos via em tempos antigos, nós os montesclarinos. É o que peço licença para transcrever. Leiam. É página bem escrita, de fatos perdidos no tempo, e que já pertencem as calendas.
À leitura, pois:

Montes Claros

Manuel Esteves

MONTES CLAROS fica a 24 léguas de distancia da cidade de Grão Mogol.
Nem sempre foram de boa paz as relações entre as duas cidades do sertão mineiro, porque nunca os interesses políticos da outra. Daí o estado de guerra em que, as vezes, viviam, principalmente, por ocasião das eleições. Disse um jornal de Montes Claros, em uma varoa, escrita com azedume, que em Grão Mogol, até água negava-se aos montesclarenses quando aí chegavam em função política. Um exagero, sem dúvida, mas, verdade é que a política as dividia.
Como já foi dito, a distância que separa as duas cidades é 24 léguas, coisa que o correio fazia em dois dias apenas.
Monteiro Lobato, no seu livro “Urupês”, fala-nos do correio a cavalo. Queremos falar aqui do correio que andava a pé. Sem que isso pareça contra-senso viajava mais depressa. A cavalo seriam precisos nada menos que 3 dias para vencer a distancia que separa uma cidade da outra. A pé bastariam somente dois dias. E a coisa se explica. É que o correio, que viaja escoteiro, come com o pé no caminho, não pára, do mesmo modo que aqueles soldados gregos, que, passando pelo rio, bebiam água na concha das mãos e iam andando sempre para a frente. Demais quem viaja a cavalo somente pousa em lugar que tenha pasto para o animal, isso é condição precípua. O correio a pé viaja pela noite a dentro e dorme em qualquer lugar, quando tem sono.
Pois bem, o correio que era portador da mala para Grão Mogol, fazia a viagem em dois dia e fazia também a crônica falada de Montes Claros, Depois de passar pela agencia que, ao tempo, ficava na rua Direita, iniciava ele a peregrinação pelas vendas e , muitas vezes, dava um pulo em alguma casa entregar encomendas. Começavam aí os mexericos, Naturalmente acrescentava alguma coisa a sua conta.
Em Montes Claros, diziam bebia-se muito, bebia-se demais. Só não bebia o sino da igreja e explicava: Porque vivia sempre com a boca para baixo.
Pela quinta ou sexta vez contava ele a historia do Tenente Maldonado, que viera para Montes Claros com poderes discricionários, como hoje em dia se diz.
Foi o caso que, em Belo Horizonte, onde já chegara a fama de Montes Claros, o Coronel Vieira Cristo dissera que só um oficial da policia, com a carta branca poderia dar jeito naquele “FarWest”. E escolheu, a dedo, aquele Tenente Maldonato (que lhe não esqueçam o nome).
Com a chegada do oficial da ´policia mineira, houve pânico nos arraiais do crime. A cidade, que ainda não tinha estrada de ferro que carrega tudo, até esse refugo social, estava infestada de gente suspeita que viera de longe.
Todo mundo que conhece o cinema americano sabe que muitas cidades da América do Norte, no começo, deram que fazer as autoridades policiais, porque nelas corria tanto ouro como corria sangue humano. Pois Montes Claros, no fundo do sertão mineiro, parecia uma daquelas cidades americanas.
E o Tenente, que era o seu tanto arbitrário e, ainda mais, com as ordens que trouxera para dar jeito naquela gente, fez tudo e muito mais.
Esbravejou, exorbitou o mais que poude e suas atribuições, espancou sem reserva, prendeu criminosos e os que não cometeram crime nenhum e os trancafiou a todos na cadeia, raspou a cabeça de alguns malandros e também das mulher da rua do Maribondo e adjacências. Pensam os senhores que depois de todas essas arbitrariedades, Montes Claros assinou termo de bom viver? Aconteceu o que ninguém esperava. O Tenente, muitas vezes ameaçado de morte, mesmo com grande destacamento, foi processado, depois transferido para outro lugar, e pior de tudo, saiu de Montes Claros com um apelido, porque trocaram-lhe uma letra do nome. Quando passava pelas ruas ouvia alguém que gritava: - “Sô Tenente Maldanado”. O Tenente olhava, não via ninguém.
E o correio, maldizente que era, contava mais: Que os bailes que se realizavam antes da hora, porque rapazes de boa sociedade, entrando violentamente pelo salão, com três tiros de revólver, liquidavam primeiramente o belga pendente do teto e tudo ficava às escuras e em polvorosa. Uma vez uma moça, apavorada com a cena selvagem, ia saltando de uma das janelas do sobrado, onde se realizava o baile.
Nesse tempo, Montes Claros era muito visitada pelos caixeiros-viajantes, mais conhecidos pelo nome de – cometas. -. O cometa chegava a ser um acontecimento social na cidade. Promoviam bailes em casas particulares; ao tempo, não existiam os clubes, sabiam contar, muito bem, uma anedota em primeira mão, abriam subscrições de caridade.
Quem quizer conhecer bem a história dessa gente alegre e boa que hoje desapareceu, leia o livrinho “A Milho e a Carvão”, de Mario D’Ilveira, pseudônimo do jornalista Ari de Oliveira.
Montes Claros seria o paraíso dos cometas, não fossem as brincadeiras malucas e de mau gosto do Coronel Sarmento que os expunham ao ridículo.
Por uma certa noite muito escura (não havia luz elétrica em Montes Claros), o autor destas notas passeiava, pacatamente, pelas ruas da cidade, em companhia do saudoso amigo Eliseu Laborne. Vale, que veio a ser depois clínico notável e político. Eleito deputado, teve ocasião de proferir discursos veementes que iam incomodar, no Palácio da liberdade, o senhor Benedito Valadares.
Como dizíamos, descuidados andavamos pelas ruas quando, a certa altura, dispararam alguns tiros. Imediatamente Eliseu caiu ao chão. Assustado, julgando que meu amigo estivesse ferido, ia pedir socorro quando, no escuro, ouvi sua voz que estava calma: - “Deita também se não quizer levar um tiro”.
Nessa noite fizemos a mesma coisa mais uma vez, porque naquela época, em Montes Claros, quem andasse pelas ruas,de nove horas em diante, ouviria sempre o pipocar dos tiros pela noite a dentro até o amanhecer, quando então fazia uma trégua.
O povo de Grão Mogol, bisbilhoteiro, perguntava muitas coisas e ouvia, com prazer, as histórias que o correio contava, ora na porta da farmácia, muitas vezes, nas vendas, entre risadas e dois dedos de cachaça.
Hoje, Montes Claros é uma grande cidade. Tudo isso que se contou, se outro propósito que o de lembrar velhas histórias e velhos tempos que temos saudade, tudo isso, repetimos, ficou para trás. Montes Claros agora é uma cidade ordeira e importante de Minas Gerais. Ora, como esses fatos são de todos os lugares que começam, principalmente quando corre muito dinheiro que atrai aventureiros, tudo foi arquivado e a folha corrida de Montes Claros é limpa. É o que se quer.
No ano passado, Montes Claros comemorou o seu centenário com uma festa tão brilhante que marcou época.
Pois aquela cidadezinha turbulenta, que conhecemos, muitos anos atrás, quando não tinha luz elétrica nem estrada de ferro, quase desapareceu inteiramente para dar lugar a uma outra, nova em folha, com ruas arejadas e bem calçadas, belas avenidas com edifícios de cimento armado, amplas praças ajardinadas, clubes e jornais e com um movimento de grande centro comercial de primeira ordem.
E assim, deixou de ser uma simples cidade do interior, como tantas outras do Estado, para ser a importante cidade de Montes Claros, também chamada pelos seus habitantes e pelos que a conhecem – Princesa do Sertão.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38339
De: Camilo Data: Sexta 5/9/2008 13:24:55
Cidade: Glaucilândia

Tragedia agora a pouco em Glaucilândia - Norte de Minas Gerais, um irmão matou o outro sendo o motivo uma cerca.Conforme apurado os irmãos Marcos e João (...) estava se desentendendo deste o falecimento do seu pai o Fazendeiro João Paruara, a briga seria por motivo de uma cerca de arame(colchete), e hoje por volta das 11:30H. Marcos desferiu um tiro certeiro em Júnior que morreu na hora. Um Fato Lastimável

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38332
De: Marcelo Arcanjo Data: Sexta 5/9/2008 11:28:27
Cidade: Montes Claros

Gostaria de saber dos responsaveis pela obra morosa da Av. Governador Magalhães Pinto se eles vão deixar a população do bairro Vera Cruz, preso, sem nenhuma retorno que dê acesso a saida e a entrada na rua Nilo peçanha??? A principal avenida do bairro!!! será que vamos ter que ir lá no trevo da cowan para voltar para o parque de exposições no sentido centro???Eu não quero e não posso acreditar numa loucura destas.Pelo amor de Deus se tiver alguem que possa fazer algo impedir isso por gentileza dê um socorro a população do Vera Cruz que ela agradece.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38331
De: Lysâneas Data: Sexta 5/9/2008 11:14:53
Cidade: BH

O desastre na política brasileira tem uma causa bastante conhecida. Em 1978, ou no ano anterior, o "constituinte da Granja do Riacho Fundo, em Brasília", ninguém menos que o presidente general Geisel, fechou o Congresso. Em seguida, refugiou-se lá, no riacho fundo, e de lá, solitariamente, investindo-se na qualidade de constituinte único do Brasil, editou uma mini-constituição, de emergência, claro que com poderes ditatoriais. Criou a figura do senador biônico (lembra-se, senador Badaró?) e, pior ainda, criou a remuneração dos vereadores, que até então trabalhavam sem nada receber, prestando relevante serviço público. De lá para cá, transformados em eternos aproveitadores, os vereadores, acumpliciados com deputados, senadores, etc., a chamada "classe política", foram elevando seus milionários salários. Todos sabem que a vereança é a porta de entrada da política. Atraídos pelo dinheiro da população, este verdadeiro assalto, uma malta preparou o bote e (...) aos cofres públicos. Deu no que deu. Os éticos, os corretos, os melhores enfim, como sempre acontece, afastaram-se da política, e ela virou isto que aí está, até o próximo baque que forçosamente virá, por imposição da corrupção que jorra por toda parte. (...) Quem conhece a história, sabe perfeitamente como este filme terminará, com tanto esgoto moral escorrendo a céu aberto, abertíssimo, por toda parte. Definitivamente, isto em nada se assemelha como democracia.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38330
De: Paulo d`Angelis Data: Sexta 5/9/2008 11:09:34
Cidade: Acreúna/GO

Sou natural de Mato Verde norte de Minas, mas me considero Montesclarense, pois residi ai desde os 7 anos de idade, e como tal, acompanho sempre atraves do montesclaros.com as noticias desta querida terra. Gostaria de sugerir as autoridades para que tomem uma atitude contra a poluição sonora das propagandas eleitorais assim como foi feito aqui em Acreuna - GO, onde moro atualmente, cidade de aproximadamente 20.000 habitantes a 140 KM ao sul de Goiânia, devido ao abuso dos famigerados carros de som inclusive em frente a hospitais, o promotor proibiu este tipo de propaganda, permitindo somente comicios em locais previamente estabelecidos e onde não perturbe a ordem pública, e nem as entidades que carecem do silencio. Concluindo, não sei o que é pior, a poluição sonora ou a visual que filizmente foi abolida.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38329
De: José de Abreu Data: Sexta 5/9/2008 11:02:15
Cidade: Nova Lima

Rafael,Perfeita sua correção. Peço desculpas ao Muralistas pelo equívoca. De qualquer forma, são 17 milhões gastos, cujo retorno em termo de benefício para nossa cidade é duvidoso. Algum muralista mais experiente poderia fazer a comparação entre os vereadores de Montes Claros quando não eram remunerados e os de hoje. Se não me engano, nomes com Wanderlino Arruda, Sidnei Chaves, Simeão Ribeiro e outros foram vereadores.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38326
De: Janete Data: Sexta 5/9/2008 10:45:29
Cidade: M. Claros

O único acontecimento digno de nota na atual campanha eleitoral é o massacre que a "classe política" está fazendo com os eleitores, em matéria de barulho e tumulto. Um desrespeito total. Não há idéias em debate, não há exemplos de conduta pessoal, não há história de vida digna, nada, absolutamente nada. É um péssimo de exemplo num tempo que deveria ser de valorização da democracia. Parece que todos, todos, desconhecem outros tempos, duríssimos, contra os quais foi preciso lutar asperamente, com risco de vida, para se chegar a isto - uma balbúrdia sem qualificação, onde a principal característica é o desrespeito total ao cidadão. Um enxame de oportunistas (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38324
De: Ivanice Braga Data: Sexta 5/9/2008 10:32:49
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Obrigado ao Montesclaros.com, ao Olavo e ao José de Abreu por mostrarem ao povo de Montes Claros a razão de tantas favelas e pessoas sem moradia na cidade. A miséria de Montes Claros se inscreve no orçamento da Câmara Municipal. Lamentável e decepcionante. Nenhum candidato até agora se propôs a lutar contra este "ralo".

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38322
De: RAFAEL N Data: Sexta 5/9/2008 10:20:41
Cidade: MONTES CLAROS

Só para corrigir as contas, são 12 meses no ano (12 x R$ 23.875,68= 286.508,16 x 15 (vereadores)= 429.7622,40 x 4 (anos)= R$ 17.190.489, 60.Vocês multiplicaram os meses duas vezes.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38321
De: ILACIR TELLES Data: Sexta 5/9/2008 09:37:56
Cidade: PORTEIRINHA-MG  País: BRASIL

Hoje, por volta de 08:00hs., provocando congestionamento quilométrico, um caminhão Mercedes bens, transitando entre as cidades de Janaúba para Porteirinha, mais precisamente na localidade de Bom Jesus, bateu, fortemente, na mureta de proteção da ponte, capotando em seguida. O motorista, provavelmente, dormiu ao volante. Interessante é que, antes do local do aludido acidente, existe placa de sinalização indicando a existência de radar, cuja velocidade máxima permitida é de 40 KM., tendo em vista tratar-se da existência de escola naquela localidade.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38317
De: Waldyr Senna Data: Sexta 5/9/2008 09:17:52
Cidade: Montes Claros

Coopagro enxugando gelo

Waldyr Senna Batista

Houve época em que a Sociedade rural, o Sindicato rural e a Cooperativa agropecuária (Coopagro) atuavam em bloco. As três entidades, cujo quadro social é formado praticamente pelas mesmas pessoas, costumavam até rodiziar seus dirigentes tal a afinidade que as unia.
Já não é mais assim. As três, atualmente, acham-se em rota de colisão. O sindicato, presidido por Júlio Gonçalves Pereira, quer mudanças na chamada lei da “mata seca”, com o que não concorda Alexandre Viana, presidente da associação; e a Coopagro, dirigida por Lúcio Amaral, está desgarrada pelo menos do sindicato no que se refere à metodologia aplicada para o rateio de suas dívidas. Os canais de comunicação entre as três estão obstruídos.
Na última assembléia dos cooperados foi aprovada proposta de cobrança parcelada de cada associado, ao longo de alguns anos, para saneamento da empresa, que já figurou entre as maiores da região e que se encontra, atualmente, em estágio pré-falimentar. Na divisão do passivo, cujo montante se aproximaria de R$ 30 milhões, caberia a cada um dos 3,4 mil sócios cerca de R$ 7 mil. Eles estão sendo notificados por correspondência e advertidos de que, se não quitarem o débito, serão acionados judicialmente.
A medida tem provocado celeuma na classe rural, onde parcela expressiva de cooperados não reconhece a dívida, alegando que não deram causa ao desastre que levou a empresa à insolvência. Esses associados entendem que a cobrança tem de ser endereçada aos ex-gestores, acusados de má gestão.
O Sindicato rural, entendendo que tem o dever de defender os interesses dos seus associados, fez publicar na imprensa aviso de que se dispõe a contestar na justiça a legalidade do rateio, mediante ação coletiva de inexistência de dívida. Consta que tem recebido adesão expressiva. A diretoria da Associação rural ainda não se manifestou de público, neste caso, e não se sabe se o fará.
Na ação em preparo será alegada, além da improcedência da cobrança, a forma usada para o pretendido rateio, que estaria em desacordo com os estatutos da entidade. A lei 5764, que regula o cooperativismo no Brasil, prevê dois critérios para os casos de liquidação das cooperativas: o rateio igual para todos, como está sendo proposto, e o de distribuição proporcional, cabendo parcela maior para quem mais utilizou os serviços da entidade, podendo deixar de fora os associados que adquiriram quota de capital e não fizeram uso dos serviços. A diretoria da Coopagro argumenta que está agindo dentro da lei, contudo, sem levar em conta que, nos estatutos, fez-se a opção pelo critério da proporcionalidade. Para agir agora de forma diferente, seria necessário, antes, modificar os estatutos.
O assunto está em franca ebulição nos meios ruralistas, tendendo até a superar o da seca que se vizinha. E certamente fará com que, no dia 22 próximo,seja numerosa a presença de cooperados na assembléia extraordinária que está sendo convocada. A pauta prevista não se refere especificamente à questão do rateio, mas é de se esperar que este tema acabará suplantando os dois itens do edital: pedido de autorização para alienação de bens imóveis para cobrir dívidas junto ao INSS e a instituições financeiras, e discussão de forma para exploração da usina de beneficiamento de leite.
A atual diretoria da Coopagro foi eleita com a finalidade de tentar soerguer a empresa, tendo adotado medidas saneadoras, como a cessão de parte se sua sede ao Estado para pagar dívidas de ICMS, e o aluguel do supermercado, do posto de gasolina e da usina de beneficiamento de algodão. Mas elas estão longe de ser a solução definitiva do problema, que seria a liquidação extrajudicial da entidade. Neste caso, todo o patrimônio seria vendido para liquidação das dívidas e, sendo insuficiente, então sim os associados seriam chamados a cobrir o que faltar. Fora disso, na opinião de especialistas no assunto, as medidas até agora adotadas seriam como enxugar gelo, com o risco de os juros e a correção sobre a monstruosa dívida consumir o patrimônio.
Para evitar isso, as três entidades deveriam deixar de lado as divergências que as separam e se ocuparem do que realmente interessa.

(Waldyr Senna é o mais antigo e categorizado analista de política em Montes Claros. Durante décadas, assinou a "Coluna do Secretário", n "O Jornal de M. Claros", publicação antológica que editava na companhia de Oswaldo Antunes. É mestre reverenciado de uma geração de jornalistas mineiros, com vasto conhecimento de política e da história política contemporânea do Brasil).

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38315
De: Elizabeth Data: Sexta 5/9/2008 09:05:58
Cidade: M. Claros

Os políticos estão pensando que por muito repetirem seus nomes, através de carros, bicicletas, carrocinhas e outros meios barulhentos, serão votados pela população. O tiro pode sair pela culatra. Quem trabalha, mora ou passa pelo centro da cidade não suporta mais o barulho. Às vezes, tem 3 "barulhos" do mesmo candidato, no mesmo quarteirão. Tudo indica que a população votará contra quem mais causa barulho. A dúvida é: não tem ninguém, capaz, orientando estes políticos, ou a intenção deles é mesmo massacrar o eleitor, antes mesmo da eleição? O detalhe é que nenhum, nenhum dos candidatos demonstra ter compaixão por quem vai votar. Nem agora, nem depois. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38314
De: ELEITOR Data: Sexta 5/9/2008 08:18:43
Cidade: MOC-MG

Ontem, na porta da Santa Casa consegui contar 06 carros de som que passaram na porta daquele logradouro (em apenas 20 minutos) com o som ao extremo fazendo propaganda política dos 03 nomes de expressão que concorrem a cadeira de prefeito.Lembrem-se, hospital e barulho não combinam, atenção meio ambiente!!!!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38312
De: José de Abreu Data: Sexta 5/9/2008 08:06:45
Cidade: Nova Lima

Complementando a Mensagem de Olavo Almeida, fiz as contas e cheguei aos seguintes números para cada vereador:
R$ 23.875,68 x 12 meses = R$ 286.508,16/ano x 48 meses = R$ 13.752.391,68. Isso mesmo. Quase 14 milhões por um mandato. Agora, se você multiplica esse valor por 15 vereadores, sabe quanto dá: exatos, R$206.285.875,20 ou o equivalente a 11.460 casas populares.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38305
De: Olavo Almeida Data: Quinta 4/9/2008 18:28:20
Cidade: Montes Claros  País: BRASIL

Informando ao muralista, cada vereador em Montes Claros tem um custo ao final de cada m~es de R$23.875,68. Isto inclui subsídios, verba de gabinete, telefone, correio e os demais serviços colocados à sua disposição. Se multipliado por 12 (MESES DO ANOS) e por 15 (NUMERO DE VEREADORES) e depois por 48 (NUMERO DE MESES DO MANDATO), pode-se perceber o quanto de dinheiro entra pelo ralo.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38304
De: Leonardo Duarte Data: Quinta 4/9/2008 17:58:57
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Olha pessoal. Realmente é uma tragédia perder pessoas desta forma. No local houve muita comoção. O que posso dizer é que o motorista antes do sinal abrir fez corretamente a sinalização com seta de conversão à direita. O que ocorre que a condutora da moto não prestou a devida atenção e acabou invadindo um espaço que não era seu naquele momento. Quanto a questão do tráfego em Montes Claros, quero responsabilizar um ultrapassado plano diretor feito em administrações passadas que não vislumbrou o crescimento da cidade. Percebo que estamos melhorando. Porém os condutores de veículos, pedestres, ciclistas, motociclistas também devem ajudar, pois estão muito mal educados e impacientes no trânsito.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38302
De: Jaderson B. de Oliveira Data: Quinta 4/9/2008 17:24:49
Cidade: MONTES CLAROS

Hoje as 11:45 da manha me deparei com uma cena inuzitada,subindo uma avenida que corta o bairro Edigar Pereira em direção ao Alto São João tem uma propaganda da parada gay e derrepente um estudante que passava pelo local começou a jogar pedra no aut-door,essa atitude me fez refletir o quanto vivemos um mundo de constante choques de valores,o movimento gay sabemos que só é permitido porque o publico gay é formado de pessoas com poder de compra e gera muito lucro para o comercio, por outro lado escandaliza.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38300
De: Maria das Graças Data: Quinta 4/9/2008 16:57:19
Cidade: Montes Claros

Cuidado Senhores candidatos pois, muito barulho pode ser sinal de pouca chuva!O mais inteligente, se quer realmente conquistar o eleitor, que vá com calma e classe, exponha suas metas e não fique pelas ruas da cidade, contribuindo com a poluição sonora já existente.Aí sim, vai chover votos p/ o "dito cujo"!Já sabemos quais são os candidatos, não é? Então , para que gritarem tanto?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38297
De: Meio Ambiente Data: Quinta 4/9/2008 16:12:01
Cidade: Montes Claros

A respeito da árvore cortada na Praça Dr. Carlos, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente informa que o corte foi necessário em virtude da árvore ter sua estrutura comprometida, com fungo em sua base e sem possibilidade de recuperação. (...) Foi realizado laudo técnico pela engenheira florestal da Secretaria de Meio Ambiente que atestou que a árvore estava morta. (...). O Flamboyant, de aproximadamente três metros de altura, ameaçava pedestres e taxistas que fazem ponto no local, tendo sido registrada queda de vários de seus galhos. (...)Será realizado o plantio de outra árvore da mesma espécie no local. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38291
De: Maria Heloiza Data: Quinta 4/9/2008 12:37:38
Cidade: Montes Claros - MG  País: Brasil

Montes Claros já era uma cidade extremamente barulhenta com as bicicletas de som, carrocinhas de som, carros de som, os caminhões de som e com a campanha politica os candidatos resolveram elevar este numero de barulho ao quadrado. Não há nervos e ouvidos que aguenta, os carros e bicicleta de som andam pelo centro em fila indiana, um atraz do outro em dispulta para ver quem consegue cobrir o barulho que o outro faz. Eu que trabalho no centro da cidade estou com os nervos a flor da pele, completamente estressada por causa do barulho infernal. Esta cidade tem uma secretaria do meio ambiente ou não?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38290
De: Carlúcio Data: Quinta 4/9/2008 11:46:30
Cidade: M.Claros

Passada a comoção dos primeiros minutos do acidente que matou Maria Augusta Durães Prudêncio, bem na frente do prédio da prefeitura, são conhecidos os detalhes. Viúva, de 48 anos, ela ia do centro em direção á avenida Cula Mangabeira, no cruzamento com avenida João Luiz de Almeida. O motorista de um caminhão de Pitangui, Éder Carlos de Farias, de 46 anos, assim que o sinal abriu, virou a direita, para entrar na avenida Sanitária. Augusta - que desejava tomar a avenida Cula Mnagabeira, foi atropelada, com sua Bizz. Era funcionária do primeiro Cartório de Notas, viúva, mãe de 3 filhos, residente na rua Azaléia, no bairro Sagrada Família.É trágica e feroz a convivência de motos e carros nas ruas de Montes Claros. O número de veículos cresce assustadoramente, mas os recursos logítiscos (ruas, sinais, ordenamento de trânsito, etc) são os mesmo de muitos e muitos anos atrás. A frota aumenta, mas as vias são as mesmas, e precárias. O resultado é esta batalha, em que todos se insultam. E morrem, desta maneira, brutal.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38289
De: Luiz Henrique - Eng. segurança de trânsito Data: Quinta 4/9/2008 11:40:09
Cidade: Belo Horizonte  País: Brasil

Por favor, publiquem esta mensagem, nós necessitamos de reflexão acerca do nosso trânsito. Talvez possamos evitar novos acidentes.
É terrível o acidente que ocorreu em frente à prefeitura, com a morte da moça. No entanto, as fatalidades podem nos servir de lição de como certas imprudências, aparentemente banais e corriqueiras podem gerar danos graves e muitas vezes fatais. As ações imprudentes geraram uma sucessão de fatos em cadeia e trágicos que infelizmente levaram ao acidente. Vejamos:
1- O caminhão que ia realizar uma conversão à direita, não deu seta.
2- Apesar do caminhão estar ocupando a faixa de pista da direita, a moto se colocou ao seu lado e partiu junto com esse.
- É muito comum em nossas cidades os motoristas não darem seta. A função da seta é avisar ao motorista que está atrás ou ao lado que vc irá mudar de direção. Ela deve ser dada sempre, quando for mudar de faixa de pista e/ou conversões não obrigatórias.
- O espaço destinado à moto é correspondente a de um carro de passeio. É muito comum vermos motos entrando em espaços diminutos entre os carros e principalmente entre o carro e o meio fio, principalmente a direita do carro. É importante lembrar que ultrapassar pela direita ou se colocar a direita, dentro da mesma faixa de pista, é muito perigoso, além de ser proibido. O motorista do carro tende a não ver o veículo que está a sua direita.
No trânsito a perícia é importante, mas a prudência é fundamental.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38288
De: Carlos Data: Quinta 4/9/2008 11:19:47
Cidade: Montes Claros

Os politicos não estão respeitando nenhuma lei no que diz respeito a poluição sonora. Hospitais Escolas e Igrejas são a todo momento incomodadas com este abuso que não parece ter fim. O centro da cidade parece um inferno de barulho. O ministerio bublico tem que tomar providencias.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38287
De: marcos silva Data: Quinta 4/9/2008 11:16:38
Cidade: montes claros

É lastimável ver o desrespeito a natureza em Montes Claros, parece que na cidade adotou o lema: "governar é cortar árvores", como se as centenárias árvores que nos emprestam suas sombras e frutos fossem dispensáveis em nome de um progresso que custa a chegar.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38285
De: Cristina Data: Quinta 4/9/2008 10:52:09
Cidade: Montes Claros  País: Br

A respeito de algumas mensagens postados sobre as árvores que são cortadas em Moc, quero também opinar sobre isto não há muitas árvores na cidade e o povo parece que não gosta. Só pra lembrar espero que o prefeito plante algumas no imenso canteiro que ficará na grandioso duplicação da Av. Magalhaes Pinto. Espero sim que naquele canteiro tenha arvores e um belo jardim. Isso seria o minimo para compensar o enorme gasto de água que está ocorrendo pois a obra levantando muita poeira. Em tempos de seca gastar imensa quantidade de água chega a ser pecado

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38284
De: Cristiano Data: Quinta 4/9/2008 10:12:54
Cidade: Moc  País: Brasil

Quanto ao acidente de ontem em frente a prefeitura, a moça da moto parou no semáforo ao lado do caminhão que segundo informações não sinalizou que ia fazer uma conversão a direita, no momento em que o sinal abriu os dois arrancaram e o motorista do caminhão não viu a mulher da moto que tráfegava sentido Santo Expedito.Também fui ao velório e realmente todos estão muito chocados com o acontecido.Os meus pesares a todos os familiares da vítima. Que Deus possa dar forças a vocês, meus sentimentos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38273
De: Genesco Data: Quinta 4/9/2008 01:37:38
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Sem tirar o mérito da iniciativa da reforma da igrejinha de São Marcos apoiada pelo treeiros, entre jipeiros, gaioleiros e motoqueiros, quero registrar aqui um fato grave que vem ocorrendo na zona rural, principalmente na região do Pacui, região visitada tradicionalmente pela galera do Off-road. O desrespeito aos proprietários, com a invasão de plantações, danos a cerca e cancelas e o fato mais grave, pois afeta a coletividade, que são as crateras, verdadeiras voçorocas em que estão transformando os barrancos dos rios, a beira de nascentes e os topos de morros. Alguma autoridade ambiental precisa ir no local e verificar a gravidade da situação. Tendo parentes na região, que tem até medo de esporem a situação, pois segundo informaram, foram intimidados e até ameaçados por alguns dos praticantes, ao serem advertidos sobre o problema. Ao que consta, muita gente "boa", ou seja, influente e endinheirado faz sua farra nos finais de semana e muitas vezes durante o fim de tarde e parte da noite, roncando seus motores, tirando a tranqüilidade do povo do campo, causando barulho e danos ao meio ambiente. Acredito que os bons exemplos e boas atitude tem que acontecer em todos os momentos e situações. Espero que São Marcos possa intervir e iluminar a mente de que vem provocando tantos problemas através de um esporte rotulado como "integrado" à natureza.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38272
De: mafem Data: Quinta 4/9/2008 01:22:59
Cidade: montes claros  País: brasil

A titulo de curiosidade, qual o salário [e benefícios] do prefeito e de cada vereador de montes claros. Se alguém puder me ajudar, desde já muito obrigado

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38271
De: Maurício Data: Quinta 4/9/2008 01:19:03
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

sobre duas mensagens recentes sobre corte de árvores na cidade. Quanto ao Flamboyant próximo ao ponto de táxi na Praça Dr. Carlos, o seu corte, infelizmente foi necessário. Desde a reforma da Praça há 4 anos vimos acompanhando o seu definhamento gradual. Não sabemos o motivo, se pela idade (plantada no início da década de 70), por alguma doença, ou por algum impacto provocado pela obra. Apesar da tristeza do fato, os taxistas e pedestres estavam correndo risco. O setor responsável da Prefeitura, ao ser acionado há cerca de dois meses, informou que antes do corte seria necessário avaliar se não havia chances de salvar a árvore. Entretanto, pelo estado de podridão dos galhos e do tronco principal, a sentença já estava decretada. Esperamos que a Prefeitura possa plantar uma nova árvore no local. Fora essa questão, o comentário vindo da companheira de Betim é pertinente. Aqui em Moc, apesar do sol escaldante e do ar seco, corta-se muito mais árvores do que se planta. A qualquer sinal de incômodo lá vem o machado, apagar de vez todos os benefícios que esse ser vivo tão importante, proporcionou a todos nós durante anos. Quando o sol vem na moleira, fica todo mundo correndo que nem barata tonta procurando uma sombrinha. Falta educação, falta sensibilidade e amor do homens para com as plantas, animais e seus pares.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38263
De: elson caldeira Data: Quarta 3/9/2008 17:24:01
Cidade: MONTES CLAROS  País: BRASIL

montes claros ontém ficou mais triste,ao perder seu ilustre filho,DR. NATAN FREITAS,natural de caratinga, mas morador a muinto tempo nesta cidade que ele e sua honrosa familia aprendeu a amar, aos 72 anos de vida, de falência multipla dos orgãos.perdemos uma òtima pessoa um grande empreendedor,uma pessoa super humana e amorosa,deixou esposa,filhos genros e netos,com um imenso vazio que jamais será preencido porem numca esquecido, deixo aqui um forte abraço a todos os seus familiares,e desejo lhe que DEUS, permanessa com eles e ajude a superar essa dor,bjos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38260
De: MA Data: Quarta 3/9/2008 15:07:55
Cidade: MONTES CLAROS  País: MINAS GERAIS

olá! passei em frente a prefeitura minutos após o acidente. parece-me que foi grave sim. tinha duas poças de sangue no chao. alguém sabe me informar quem etsav errado nesta história? o caminhoneiro ou a moça da moto?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38259
De: Amália SOares Data: Quarta 3/9/2008 15:00:22
Cidade: MOntes Claros

Estava em frente a prefeitura e posso afirmar que dificilmente a moça atropelada vai escapar com vida. O caminhão amassou o tórax dela, o que deve ter causado hemorragia, além de fraturas expostas e traumatismo craniano.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38258
De: Marcelo Data: Quarta 3/9/2008 14:32:10
Cidade: Montes Claros

Eu estava passando no local agora pouco no momento do acidente proximo a prefeitura. Infelizmente, a motociclista faleceu no local do acidente. Nao sei o nome dela, apenas tive a informação que ela trabalhava em um cartório.
Meus sentimentos à familiares e amigos. Força nessa hora dificil.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38256
De: Cleudes Jakson Data: Quarta 3/9/2008 14:01:17
Cidade: Moc  País: Brasil

(...) quanto ao acidente em frente a Prefeitura de Montes a vitima de nome Maria Augusta Durães Prudencio faleceu, momentos depois de dar entrada ao hospital.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38255
De: Patricia Data: Quarta 3/9/2008 12:47:52
Cidade: Betim

Eu gostaria de entender porque se ranca tantas árvores em Montes Claros, uma vez que deveria acontecer o contrário, devido ao calor forte da cidade. Quando eu era criança morava na rua Duque de Caxias no bairro S. Rita próximo a Rede Ferroviária, esta rua era cheia de árvores ( Castanheira ou Amendoeira ), por esta razão brincávamos o dia inteiro sem perceber o calor que fazia. Hoje, esta mesma rua, praticamente não tem mais árvores. E isso acontece por toda a cidade, bairros e centro o que é lamentável.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38254
De: Lucy Data: Quarta 3/9/2008 12:39:25
Cidade: Montes Claros

Os políticos estão massacrando a população com barulho. Senhores Juízes - pelo amor de Deus intervenham em nome da cidadania!! Nós e nossos filhos não aguentamos mais.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38253
De: Funcionária Data: Quarta 3/9/2008 12:19:19
Cidade: Montes Claros

Acabou de acontecer um aciedente em frente à Prefeitura de Montes Claros, envolvendo um caminhão e uma motocicleta. Parece que a moça que conduzia a moto foi atropelada pelo caminhão. Alguém tem alguma informação sobre o estado de saúde da envolvida? Os comentários nos leva a pensar em uma acidente de alta gravidade.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38249
De: nunes Data: Quarta 3/9/2008 10:34:10
Cidade: montes claros  País: brasil

Estou de acordo com a mensagem de nº 38235 e 38245, pois atravessar a av. perto do sesc é uma aventura, corremos risco de vida, atravesso ali todos os dias e fico apavorada, a transmontes deveria colocar um guarda de trânsito ali nos horários de pico quando as crianças saem das escolas, tem que tomar alguma providência antes que aconteça uma trajedia ali.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38245
De: Antônio Eustáquio Freitas Tolentino Data: Quarta 3/9/2008 09:27:31
Cidade: Montes Claros (MG)

Concordo totalmente com a mensagem postada pelo J. Carlos sobre a travessia da Avenida Sanitária, próximo ao SESC. Será preciso acontecer uma tragédia ali para que as autoridades tomem uma providência? Há uma enorme quantidade de pedestres que, diariamente, ali atravessam a avenida, inclusive muitas crianças da escola ali perto, correndo risco de morte. Esperamos uma atitude urgente por parte da transmontes.

Em tempo. Ao ler a crônica do Raphael Reis, sempre brilhante e detalhista, lembrei-me de um barbeiro de Espinosa que, caprichosamente, pintou na fachada da sua barbearia: "Bazebaria Bazil, cortação de cabelo e fazeção de barba".

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38244
De: Wanderlino Arruda Data: Quarta 3/9/2008 09:19:11
Cidade: M. Claros

BB MONTES CLAROS, QUASE SETENTA ANOS

Wanderlino Arruda

Há uns vinte anos um fazendeiro já idoso, magrinho, alegre, radiante de simpatia, sóbrio no vestir e elegante, entrou na Agência de Montes Claros, do Banco do Brasil, e fez uma oferta ao gerente, que deu muito o que pensar e, parece, mudou temporariamente os destinos de muitos funcionários. Rápido e preciso, muito prático, o homem chegou e foi logo ao assunto: fora um dos primeiros clientes da Agência, no início de 1940, quando precisou de um empréstimo, e recebera tratamento excelente e imediato, o que lhe resolvera um grave problema de família e de negócios.

- Nunca me esqueci da confiança que o Banco do Brasil teve em mim, naquela época em que eu era apenas remediado. Foi uma bênção! É por isso que eu venho oferecer-me para ajudar na festa de comemoração dos cinqüenta anos. Os senhores podem dispor do que precisar e estiver ao meu alcance!

A visita do antigo cliente, amigo agradecido de meio século foi o sinal de partida para a preparação do programa de aniversário Dos cinqüenta anos do BB de Montes Claros. Administração e funcionários ficaram conscientes de que a festa teria que ser um grande evento, uma marca inesquecível na história da cidade e da região. Afinal, sempre fora o Banco do Brasil, em todos esses anos, a grande locomotiva a puxar os carros do progresso nos trilhos deste sertão, ajudando e orientando na formação de milhares de propriedades e de negócios em todos os ramos da economia. Na verdade, ninguém poderia prever o que seria de Montes Claros e do Norte de Minas não fosse o Banco do Brasil, a maior instituição brasileira desde D. João VI, como temos costume de dizer, 200 anos de honestidade legítima, um das empresas mais respeitadas do mundo.

As primeiras providências para a grande festa foram agendadas pelo gerente Itaumary Teles de Oliveira. Antigos clientes e funcionários foram convocados para a tarefa de organização, coleta de documentos, levantamento da história e das estórias, relatos de alegria e gratidão de tudo que o Banco proporcionou e recebeu. Uma história rica de detalhes e muito dinheiro de lutas ingentes cronometradas pelo rigor das horas e dos minutos, numa contabilidade que nunca falhou. Podia até existir alguma instituição tão séria quanto o Banco do Brasil, mas mais responsável e correta nunca foi possível. O Banco tem sido o padrão, tem sido um modelo maior do que permanece de nobreza neste País.

Como era eu o detentor dos primeiros documentos da primeira semana de funcionamento da Agência de Montes Claros, salvos há uns trinta anos de um processo de incineração de arquivo, emprestei-os para uma exposição. São até hoje papéis preciosos também à história da cidade, com assinaturas de Sebastião Sobreira, Hélio Thompson (o primeiro gerente). Daniel da Fonseca Júnior (Danielzinho de Jequitaí, foi uma das principais personagens de Guimarães Rosa), Mário Versiane Veloso, Godofredo Guedes, Geraldo Lourenço de Oliveira (o primeiro recibo de salário), Levindo Dias, José Dayrel, Genésio Tolentino e Cândido Canela. São documentos de ordens de pagamento, cheques, tomadas de empréstimos, depósitos (eram selados), compra de cerveja para os operários da reforma do prédio (Rua Governador Valadares, ao tempo, ainda Coração de Jesus) e reconhecimento de firmas. Tinha eu também carta do amigo Necésio de Morais, uma memória privilegiada, que muito esclareceu pormenores do início de funcionamento da agência.

Em janeiro de 1990, quando foi realizada a grande comemoração do primeiro centenário do BB, das personagens do primeiro mês da agência só duas estavam ainda em circulação: José Pereira de Souza e Cândido Canela. Souza (tio do Samuel Figueira e cunhado de Efigênia Parrela), de cabelos mais que branquinhos, visita Montes Claros com grande alegria. Veio rever parentes e amigos.

Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38242
De: Aline mendes Data: Quarta 3/9/2008 09:12:48
Cidade: Rio Grande do Sul/Sao Jorge

Onde Acessa: rio grande do sul sao jorge
Ola tudo bem adoro essa radio sou mineira ai d emontes claros mas moro aki no rio grande do sul ouço sempre pela net

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38241
De: João Data: Quarta 3/9/2008 09:02:01
Cidade: Montes Claros

Nesse exato momento, estão cortando, sem piedade, uma centenária árvore da Praça Dr. Carlos. Frondosa, há 120 anos, segundo aqueles que por debaixo dela muito de sua sombra aproveitaram, está enraizada naquele local. Mesmo que plantem outras, é, no mínimo, insensível demais, a derrubada de uma árvore desse porte. Que pena!!!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38236
De: Raphael Reys Data: Quarta 3/9/2008 07:39:29
Cidade: Moc - Mg  País: Br

GALÃ CURRALEIRO
Dilo Barbeiro, mui digno e saudoso profissional da arte, no dizer do baiano: aparume de cabelo e feitume de barba, vindo das barrancas do rio São Francisco, exatamente da cidade de São Romão, durante longos e terríveis cinqüenta anos foi o profissionalmente mais requisitado pela sociedade montes-clarense.
Fazia a barba e aparava o cabelo dos mais distintos políticos, empresários e comerciantes e como atendia também em domicílio, tinha agenda cativa e sempre cheia.
Alto, boa pinta, moreno chocolate, cabelo na brilhantina Glostora, bigode à Clark Gable, um canastrão na força explícita da palavra. Sempre bem vestido, metido em uma calça de Tusô, ou mesmo um linho S120 branco, sapato esporte branco e de boa qualidade, camisa mangas compridas em seda ou mesmo voil. Um dândi tropical!
Sempre recendendo à perfume francês, cinto de couro alemão, um ar blasé de quem tem savoir faire e está de bem com a vida. Caminhar calmo, enxuto e ondulante. Sorriso matreiro na face, um mestre cabotino. Virou lenda nesses Montes Claros! Com sua verve tupiniquim tinha lábia afiada para os rabos de saia.
Don Juan por opção, balançava corações suburbanos das mal casadas e das solteiras mal amadas. Era um verdadeiro bicho do mato! Usando saias ele não perdoava nada, traçava na hora! Mulher sorriu para o lado dele, era peixe na rede! Fez história e se transformou em ícone. Uma lenda dos lençóis...
Ao partir para o andar de cima a chamado do Criador, que resolveu dar um basta na libertinagem luxurienta do barbeiro, deixou muita suburbana às lágrimas! Nos anos 60, enquanto a Dita Dura Militar endurecia com o povo, Dilo em Montes Claros endurecia pra outras bandas mais festivas e gozosas...
Numa tarde quente de agosto, uma sua vizinha se abriu toda para ele. Como o maridão estava viajando, ele soltou a lábia, pulou o muro e foi festejar a conjugal ausência nos lençóis. No bem bom, o marido e titular da perseguida, como já estava desconfiado da esposa voltou de repente e esmurrou a porta de entrada, surpreendendo Dilo e sua amada em plenos trabalhos. Dilo manjou pelo buraco da fechadura o homem de arma em punho, e babando de ódio.
Serelepe, pulou o muro de volta ao seu quintal e o chifrudo entrou pelo fundo berrando: se eu pegar o F de P meto bala! Dilo, o famoso Pé de Anjo, já sorrateiramente instalado do seu lado retrucou, aplicando assim um Agamenon no testa enfeitada: Se ele pular para cá, meto bala nele!
Diz a sabedoria popular que: a galinha é poedeira e o galo é teatral! Dilo tinha medo de almas e de assombrações. Por isso comprou um rádio rabo quente, daqueles que levavam quinze segundos para esquentar as bobinas e sintonizar a estação escolhida, para só então funcionar.
Como tinha o hábito de desligar a chave geral ao sair de casa no dia em que comprou o radio RCA VICTOR capa de baquelita quando escutava a novela O Direito de Nascer, foi chamado à porta. Um cliente solicitava a sua presença em domicílio e ele, como hábito, desligou a chave geral e foi atender ao chamado.
De volta, aberta a porta e já dentro da casa sem desligar o rádio o rádio voltou, naturalmente, a funcionar. Dilo, assustado, arrepiou até raiz dos cabelos e saiu em desabalada carreira. Chamou a polícia, supondo que as vozes fossem de meliantes no interior da sua residência. Veio o capitão Coelho e todo o efetivo policial da época: um cabo e cinco soldados!
Com a casa cercada os homens da lei a invadiram de mosquetão em riste e só se depararam no seu interior com a conversa que saía do RCA VICTOR, rabo quente que, sintonizado no programa O Sombra, que falava com voz cavernosa: Ninguém sabe o mal que se esconde nos corações humanos! O Sombra sabe! Rá,rá,rá...! Com a saída da autoridade policial e a bronca que levou do capitão, o Don Juan irritado pelo mico cometido, explodiu.
Apanhou uma marreta de cinco quilos e reduziu o inocente rádio que pagou o pato a fragmentos ínfimos! O homem não tinha medo de bala dos maridos por ele traídos mas se assombrava com de almas do outro mundo.
Cada qual com o seu problema...

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38235
De: J. Carlos Data: Terça 2/9/2008 19:37:40
Cidade: Montes Claros

É uma tortura a travessia de dez metros entre a antiga ponte do bairro Todos os Santos e o passeio do Sesc. Travessia dos pedestres, digo, pois os carros não dão trégua e o sinal, para eles, fica no cruzamento da Santa Maria. No local sequer há uma faixa de pedestre ou outra qualquer proteção para que o desventurado pedestre não morra no meio dos carros. É um caso grave, que até hoje não comoveu a transmultas, muito empenhada em multar (aliás, cessou com as multas neste período eleitoral e (...) Hoje, vi pessoas esperando até mais de quinze minutos para cruzar uma rua, ainda assim colocando a vida em risco.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38232
De: Emanuel Data: Terça 2/9/2008 16:33:07
Cidade: Moc

A umidade do ar desceu aos 17% hoje, às 15 horas, em Montes Claros. Os narizes acusaram. Uma hora depois, subiu para 20%. Menos mau, mas sempre péssimo para a saúde. O índice é próprio de regiões desérticas e deverá se repetir nos próximos dias.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38231
De: Tião Martins - jornal Hoje em Dia Data: Terça 2/9/2008 16:10:41
Cidade: BH

Além da Festa - I

Tião Martins

Montes Claros é surpreendente, pela paixão sem limites que mobiliza as pessoas nascidas naquela terra de elevadas temperaturas, tanto nas ruas quanto no coração do povo. Mas a surpresa não termina aí. Em que outro lugar de Minas surgiria iniciativa tão rica quanto a de promover uma festa para quem teve o privilégio de nascer, há 60 anos ou mais, na terra de Dona Tiburtina?
(Registre-se aqui, entre parênteses, que Minas precisa conhecer melhor a história de Dona Tiburtina. Mas chamá-la de «Joana DÁrc da Aliança Liberal» ou de «Anita Garibaldi do Vale do São Francisco» é injetar na História forte dose de exagero. Fechem os parênteses).
Saibam que Montes Claros surpreende até na forma de elaborar o convite, pois não se limita às informações habituais de que, no dia 15 de novembro, a cidade reunirá cantores, músicos, cineastas e jornalistas e promoverá shows, apresentações diversas e projeções de imagens e vídeos herdados dos anos 50 e 60, a era de ouro da turma.
(Outra parada, com parênteses. O comunicado omite, sabe-se lá por quê, a notícia de que Márcia Yellow, embora tenha nascido bem depois, morre de saudades daquele tempo e vai documentar cada segundo da festa, mesmo que a obriguem a entrar como penetra. E, se não a segurarem, cairá no bolero e no tango até o dia amanhecer).
E vem agora a maior das surpresas.
Como a coordenação do projeto foi entregue ao sociólogo Geraldo Maurício, que as pessoas conhecem como Nenzão (alguém sabe a razão do apelido?), esse profissional habituado a interpretar atitudes, expectativas e medos das pessoas e das sociedades escreveu brilhante ensaio (mini-ensaio, na verdade) sobre o significado mais profundo da festa. Ou do que vai além da festa.
Segundo ele, a certa altura da vida, homens e mulheres de mais idade se entregam às recordações da juventude e retornam a lugares conhecidos, buscando reviver situações do passado. Esse comportamento de fuga, mais freqüente após a perda dos pais ou parentes próximos, é manifestação típica de uma crise da idade adulta, em face da idéia da morte, intrusa que todos queremos expulsar da festa da vida.
Se o presente - desconhecido, imprevisível e solitário - tornou-se desagradável e corrompido por alto grau de perigo, «é natural que se busque nas lembranças de tempos anteriores um referencial para reprisar acontecimentos bons». Mas, adverte o mestre, nas viagens pelo tempo, «quando se descobre que o passado não mais existe ou as situações não são as mesmas», é grande a possibilidade de frustração.
Assim se explica o sentido mais profundo do encontro em Montes Claros. Trata-se de desafio a pessoas que hoje se sentem ou vivem como prisioneiras de passado que nem existiu.
Se, durante a viagem no tempo, descobrirem que nem tudo era como lembram, poderão assumir a consciência de que sua história atual é mais rica, real e aberta para o futuro. E terão a certeza de que podem comandar seu destino, em lugar de viver como turistas acidentais, que cumprem apenas um roteiro de lembranças.
Este é o desafio ou promessa que o autor resume em frase dramaticamente simples: «Deitar âncora no aqui e no agora é o único mecanismo de retomada da realidade». Dá vontade de ter nascido ou vivido em Montes Claros

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38230
De: soraya Data: Terça 2/9/2008 16:06:19
Cidade: Bocaiúva

A notícia sobre o menino assassinado é terrível. Porém, o circo de horror não deve ser fomentado. O coração não foi arrancado. Essa foi a primeira impressão da polícia diante do estrago que as facadas fizeram ao pobre menino. O fato não ameniza a culpa, mas ratifica a notícia.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38224
De: Maria Data: Terça 2/9/2008 14:24:48
Cidade: Montes Claros

Completando a informação da Mensagem N° 38176 De: MAURO A SILVA: As fanfarras continuam seus ensaios pelas ruas a todo vapor com o som estridente. Os internos do Hospital Universitário também sofrem. Viva as fanfarras e o espírito patriota. Abaixo aos excessos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Página Anterior >>>

Abra aqui as mensagens anteriores: