Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

Mural

Jornalismo exercido pela própria população

Deixe sua notícia neste Mural, clique aqui para enviar
<< Próxima Página

Mensagem N°63769
De: [email protected] Data: Quarta 17/11/2010 17:47:46
Cidade: Montes Claros

Prezado Cmte Bottina, sobre a mensagem 63716, concordo em parte. Ontem a noite a aeronave da GOL abortou várias tentativas de pouso em MOC retornando a CONFINS, devido à condições meteorológicas. Ficamos "hospedados" da pior maneira possível no Aeroporto Internacional de Confins (que não tem se quer uma sala para receber crianças e idosos nestes casos de retorno). O que mais me intriga é que o comandante falou que o aeroporto de Montes Claros é desprovido de alguns equipamentos que auxiliam pilotos em pousos em condições adversas. Gostaria que me explicasse o porque disso. Vôo muito pelo Brasil e confesso que ontem fiquei apreensivo. Atc, Geraldo

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°63765
De: Correio Braziliense Data: Quarta 17/11/2010 16:25:13
Cidade: Brasília DF

Assassino dos Villela detalha crime e diz que matou por "desespero e medo" -Mara Puljiz,Renato Alves, Guilherme Goulart - A nova e terceira versão para o crime da 113 Sul, ocorrido há mais de um ano, estarreceu Brasília, provocou crises na Polícia Civil do Distrito Federal e já teve 10 outras pessoas presas e liberadas por falta de provas foi contada por Leonardo Campos Alves, 44 anos, ex-porteiro do prédio cenário da barbárie. Réu confesso, cercado por um batalhão de jornalistas, ele contou sua história no prédio da Direção da polícia brasiliense, ao lado do Parque da Cidade, no começo da tarde desta quarta-feira (17/11).
Leonardo deu detalhes de como entrou no apartamento dos Villela, rendeu e esfaqueou as vítimas na companhia de outro homem, Paulo Mota Cardoso, 23 anos, preso na cadeia de Montalvânia, Norte de Minas Gerais, por causa de outro latrocínio, cometido em agosto último.
Leonardo Alves também estava em Montalvânia, até ser preso na última segunda-feira (15/11). Ele fugiu para a cidade distante cerca de 640km de Brasília um dia após participar do triplo assassinato da 113 Sul, em 28 de agosto de 2009.
O ex-porteiro afirmou hoje (17/11) que somente ele e Paulo Cardoso entraram no apartamento e mataram com 73 facadas o ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) José Guilherme Villela, 73 anos; a mulher dele, Maria Carvalho Mendes Villela, 69, e a empregada Francisca Nascimento da Silva, 58. "A nossa ideia era só roubar, não matar", disse Leonardo Alves aos jornalistas.
Segundo o réu confesso, ele e o parceiro decidiram matar as vítimas por falta de prática e receio de serem reconhecidos por elas. "Matamos por desespero e medo. O plano era não matar ninguém", afirmou.
Na época já morando em Montalvânia, ele contou ter desembarcado na capital do país no dia do crime apenas para praticar o assalto. E deixou Brasília na mesma data. "Cheguei na sexta e saí na sexta", destacou.
Como já haviam constatado peritos da Polícia Civil, não houve arrombamento no apartamento dos Villela. "Não pegamos chave nem para entrar nem para sair do prédio", afirmou Leonardo. Ele e o comparsa entraram pela porta da cozinha, que, segundo o ex-porteiro, costumava ficar sempre aberta.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°63764
De: José Prates Data: Quarta 17/11/2010 16:12:21
Cidade: Rio de Janeiro - RJ

Pequizeiro e pequi, presentes do cerrado

José Prates

Petrônio Bras, na mensagem 63680 no “moc.com”, começa falando em umbuzeiro e depois conta a lenda do pequi. São duas frutas que marcaram a minha infância e juventude nos montes claros, então, perdidos no alto sertão mineiro. Há, porém, tanto tempo que não vejo essas frutas, principalmente o umbu, que nem me lembro mais o seu gosto. O pequi, nem tanto, porque ano passado, duas famílias amigas enviaram-me um pacote desses caroços. Agradou-me o presente, mas, de minha casa, apenas eu e a esposa o aproveitamos. Os outros, filhos e netos, nem chegavam perto. Um dos netos tentou comer, mas, desistiu ao sentir o espinho na língua.
Quando era criança, gostava do “tempo de pequi” e saia cerrado adentro, junto com outros meninos, para apanhá-los e aproveitava para apanhar pitomba e jatobá. O pequizeiro é do mesmo tipo do sertanejo, resistente e teimoso. Cresce e frutifica apesar da hostilidade da terra e dos homens. Enfrenta as intempéries e produz seus frutos que alimentam gente e animais que correm para os pés, atraídos pelo cheiro forte da fruta madura, caindo ao chão. O pequi, como o peixe dos rios, as aves do céu, os frutos silvestres, não tem dono: ninguém o plantou; ninguém o cultivou. É obra da natureza em socorro de quem não tem o que comer na pobreza do cerrado. Dono é quem foi lá e os catou no chão, à sombra do pequizeiro, enchendo o cesto e levando pra casa. Quando o pequi começa a soltar-se dos galhos, caindo em baixo das arvores, o cerrado entra em clima de festa com dezenas, até centenas, de mulheres, homens e crianças de cesto na mão, “catando pequi”. A noticia corre e o cerrado fervilha de gente que vem de toda parte como cardume correndo pra isca.
Um pequizeiro pode produzir até mil frutos que vão amadurecendo devagar e caindo para alegria do povo e dos animais. Quem chega mais cedo, tem mais vantagem, colhendo mais frutos de um só pequizeiro. Quando está chegando o fim da safra, muitos apanhadores chegam bem cedinho, antes dos outros para garantirem o abastecimento. Usam inclusive de artifício. Na minha infância, conheci um homem, que se chamava Manoel e era mais conhecido por Manézinho de Lola; morava nos arrabaldes da cidade, pro lado do Alto de São João, acho que chegando ao aeroporto velho, não me lembro bem; vendia pequi no mercado. Diziam que ele no final da safra, para amedrontar os catadores do fruto, imitava as pegadas de uma onça nas proximidades dos pequizeiros, afugentando quem cegasse. Uma vez eu lhe perguntei se era verdade que fazia isto. Ele negou dizendo que as pegadas eram verdadeiras, de sussuarana que vivia no cerrado e ficava ali, na espreita da sua caça que fosse comer o fruto.
Além da polpa amarela do pequi, com seu sabor e aroma marcantes que agora tem uso diversificado na culinária, principalmente no norte de Minas e sudeste da Bahia, tem, também a castanha com a coloração branca e um gosto exótico que não sei a que comparar. Seu valor nutricional, segundo informações que obtive através de estudos que fiz a respeito, foi pesquisado pela bióloga Fátima Oliveira Bozza da Universidade Católica de Goiás, que chegou à conclusão de que a castanha é rica em zinco e iodo alem de conter cálcio ferro e manganês. Pelo que eu li a respeito da pesquisa, a bióloga Fátima explicou que o aproveitamento da castanha do pequi é posterior ao da polpa, significando que um e outro não são concorrentes, mas complementares. "Pode-se usar o pequi das formas tradicionais, cozinhá-lo no meio do arroz ou do frango, e depois aproveitar sua castanha”. Precisamos é de criar esse novo hábito: em vez de jogar os caroços fora, reaproveitá-los. Eu me lembro que deixávamos o caroço secar ao sol para depois abri-lo e tirar a castanha. A crença era de que evitava a gripe o que é confirmado pela pesquisa da bióloga.
Na opinião da pesquisadora, e eu como muita gente concorda, é que o maior entrave ao aproveitamento da castanha do pequi é a desinformação. "Jogamos fora um alimento de alto valor nutricional e que tem grande potencial de comercialização", afirma. Segundo ela, na Bahia os pequenos agricultores e os extrativistas já estão comercializando a castanha do pequi mas somente mas somente em feiras e outros locais de comercio informal, faltando, portanto, um aproveitamento industrial. Devagar, chega-se lá.

(José Prates, 84 anos, é jornalista e Oficial da Marinha Mercante. Como tal percorreu os cinco continentes em 20 anos embarcado. Residiu em Montes Claros, de 1945 a 1958, quando foi removido para o Rio de Janeiro, onde reside com a familia. É funcionário ativo da Vale do Rio Doce, estando atualmente cedido ao Sindicato dos Oficiais da Marinha Mercante, onde é um dos diretores)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°63758
De: Luiz Marinho Data: Quarta 17/11/2010 11:38:00
Cidade: M.Claros (MG)

Vejo que muitos reclamam do barulho no famoso triangulo da impunidade, mas vale lembrar que estive presente este final de semana e ví a atuação da Policia do Meio Ambiente a todo momento, principalmente no Posto de Combustível. Coibindo e atuando os motoristas que transformam seus veículos em verdadeiros trios elétricos. Fiz questão de acompanhar meio de longe o trabalho dos Policiais e vêr que a presença deles deram resultado, eram dois veículos Fiat UNO com a logomarca MEIO AMBIENTE acompanhado de um veículo GOL da P.MILITAR . Espero que o resultado atraves das ações da Policia do Meio Ambiente sejam positivos, a título de sugestão porquê não atuarem também os veículos que teimam em circular com o som ligado na alturas. É o que mais tem nos finais de semana na avenida.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°63753
De: Correia Data: Quarta 17/11/2010 09:51:42
Cidade: M. Claros

Bem, o tempo brumoso, com alvas nuvens se apoiando sobre os montes claros, roçando-os de leve, trazem para nós umas vésperas de Natal, ainda em novembro - portanto, antes do Advento. A fina chuvinha veio conosco pela madrugada e, ainda agora, insiste em perto de nós ficar - e é bom que persista. Pela previsão, este extraordinário bom tempo - que as TVs (oh, as Tvs!) chamam de mau tempo - pode perdurar por mais alguns dias, em Montes Claros. O friozinho também, cortejando os 20 graus, comportando-se abaixo dos insolentes 30ºC costumeiros. Que seja assim. Os ventos estes ficam pouco acima dos 10km por hora, rodopiando sobre o burgo e sobre as almas. Se apurarem os ouvidos, verão, é possível já ouvir cantigas de Natal do outro lado da serra - da "serra de lá", como ao ouvido segreda JGR, que vocês bem sabem quem é.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°63752
De: Cmte Bottina Data: Quarta 17/11/2010 09:28:52
Cidade: Moc

Complementando a observação do Marcio na mensagem n.º 63741, de fato os vôos programados para ontem à noite também tiveram restrições para pouso e até decolagem. A vôo 0555 da Trip foi finalizado ontem mesmo, às 23:02, o mesmo não acontecendo com o da Gol 01070 que necessitou voltar à Belo Horizonte/Confins, pousando lá às 01:20 dessa madrugada, e assim deflagrando um grande atraso. Tudo isto porque as condições seguras de pouso não estavam garantidas e o aeroporto alternativo eleito fez o vôo retornar á Confins/BH. Por conseguinte, o vôo Gol 01071 não pode ser consumado hoje áS 5:50 para Confins/BH. Entretanto, a Gol escalou vôo alternativo de n.º 09032 que partiu de Confins/BH às 08:23 dessa manhã estando em “aprouch” nesse momento no aeroporto de Montes Claros, onde se encontram os passageiros do vôo Gol 01071 cancelado mas que partirão também no vôo alternativo da Gol 09033. Descrevo assim porque tenho o costume de visitar(e recomendo a todos) o sítio da Infraero(www.infraero.gov.br/voos) e lembro aos conterrâneos que a integridade dos passageiros, da tribulação e dos cidadãos é o que de mais importante se busca e o exemplo acima vem a confirmar isso. São as mazelas da aviação e que precisamos, a cada dia, ir se acostumando.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°63749
De: Antônio Eustáquio Freitas Tolentino Data: Quarta 17/11/2010 08:37:04
Cidade: Montes Claros-MG

Além do problema insolucionável do barulho, que causa inúmeros males à saúde da população, eis que surge (ou perdura) outro ainda mais grave: a loucura do trânsito na cidade e nas estradas. A enorme quantidade de acidentes e vítimas nas estradas, notadamente neste fim de semana, mostra a necessidade urgente de se adotar medidas duras para se fazer cumprir as leis do Código Nacional de Trânsito. A falta de fiscalização deixou a situação em clima de calamidade pública. Ninguém respeita a sinalização e as regras do trânsito. É só dar uma olhada nos motoristas na cidade: ninguém mais está usando o cinto de segurança. Está um caos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°63744
De: O tempo Data: Quarta 17/11/2010 07:29:01
Cidade: Montes Claros/MG

Acusado de matar ex-ministro do TSE é preso no Norte de Minas - Brasília. A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu ontem, em Montalvânia, no Norte de Minas Gerais, o ex-zelador do prédio onde foram mortos a facadas o casal José Guilherme Villela, 73, e Maria Carvalho, 69, e a empregada da casa, Francisca da Silva, 58. Os corpos foram achados em 31 de agosto de 2009 pela neta do casal no apartamento onde o casal morava, na 113 sul, área nobre de Brasília. Segundo os investigadores, Leonardo Campos Alves confessou ter matado os três para roubar joias e dinheiro. Villela foi ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e advogado de Fernando Collor, ex-presidente e hoje senador. Até hoje, a principal suspeita era a filha do casal, a arquiteta Adriana Villela, denunciada e, desde outubro, ré no processo do crime. Ela sempre negou participação no assassinato. Mas a Justiça via "conflitos de família por assuntos financeiros" como possível motivação dos assassinatos. A polícia do Distrito Federal ainda não descarta uma eventual participação da arquiteta, que chegou a ser presa durante as investigações. Segundo o diretor de polícia do DF, Pedro Cardoso, Alves deu detalhes dos assassinatos e do que fez com as joias. Ele foi demitido do emprego dois anos atrás e, logo depois, mudou-se para Minas. Paulo Santana, suspeito de comprar as joias, também foi detido ontem. Ainda foi presa a mulher de Alves, cujo nome não foi divulgado. O filho do ex-zelador é apontado como suspeito e já estava detido no Distrito Federal. A polícia chegou aos novos suspeitos depois que um detento do presídio da Papuda, filho de Alves, teria contado sobre a participação do pai no caso. Ex-porteiro durante 15 anos do prédio onde o casal Villela residia, Alves teria confirmado a informação. Ele teria dito ainda que os R$ 700 mil roubados do apartamento foram divididos em Brasília com outros envolvidos, enquanto Santana teria levado as joias para vendê-las no interior de Minas Gerais. As polícias do Distrito Federal e de Minas não souberam informar se Alves foi ouvido na presença de um advogado. A reportagem não localizou a defesa do suspeito. A prisão de Alves, que trabalhou por mais de uma década como zelador do prédio cenário do crime, indica uma nova linha de apuração. A investigação foi comandada por uma delegacia que não respondia pelo caso. O Ministério Público informou que a apuração "foi feita sem a fiscalização" do promotor responsável. A chefia da polícia afirma que os investigadores receberam uma dica e a "aprofundaram".
Laudo deve ser divulgado Brasília. Os agentes da Coordenação de Investigação de Crimes contra a Vida (Corvida) - encarregada oficialmente das investigações - insistem em que Adriana Villela é a mandante do triplo assassinato e anuncia para hoje ou amanhã a divulgação de um laudo da Universidade de Brasília (UnB) que comprovaria a participação dela no crime. Segundo eles, trata-se da comprovação de que a "idade" das digitais da arquiteta encontrada no apartamento coincide com a data dos triplo assassinato. Entenda o caso José Guilherme Villela 31 de agosto de 2009. Os corpos de José Guilherme Villela, 73, Maria Carvalho Villela, 69, e da empregada Francisca da Silva, 58, são encontrados pela neta do casal no apartamento em que moravam, em Brasília. Eles foram mortos com mais de 73 facadas. Setembro de 2009. A polícia suspeita de dois homens e de alteração da cena do crime. Abril de 2010. Uma chave do apartamento é achada com suspeitos do crime. Agosto de 2010. Cinco são presos por atrapalharem as investigações, inclusive a filha do casal, Adriana, e uma vidente. Setembro de 2010. O Ministério Público do DF denuncia Adriana por assassinato. Outubro de 2010. A Justiça acata denúncia. Adriana nega participação no crime.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°63741
De: Márcio Data: Terça 16/11/2010 23:31:32
Cidade: Montes Claros

Moro próximo ao aeroporto e foi possível perceber que tanto a aeronave da Gol quanto outra da Trip ficaram sobrevoando a cidade na última madrugada, aguardando o melhor momento para o pouso. Com certeza devem ter sido respeitadas as normas de segurança, mas em um dado momento até pareceu que voavam próximas em sentidos contrários. A aeronave da Trip pousou cerca de 10 minutos antes.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°63733
De: Folha Online Data: Terça 16/11/2010 19:08:04
Cidade: são paulo/sp

Polícia prende ex-porteiro suspeito de envolvimento em morte ex-ministro do TSE - Fernanda Odilla - Johanna Nublat - A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu em Minas Gerais mais um suspeito de ter assassinado o casal José Guilherme Villela --ex-ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral)-- e Maria Carvalho Villela. O casal e a empregada da família, Francisca da Silva, foram mortos a facadas em agosto de 2009, no apartamento em que moravam, em Brasília.
Segundo Pedro Cardoso, chefe da Polícia Civil do DF, Leonardo Campos Alves --ex-zelador do prédio onde o casal morava-- descreveu o crime e disse o que fez com as joias roubadas. Alves, que atualmente mora em Montalvânia (MG), foi levado nesta terça-feira à cidade vizinha Montes Claros, onde estaria parte das joias.
Ainda de acordo com o chefe da polícia, o ex-zelador teria agido em conjunto com Paulo Cardoso, tido por Alves como sobrinho, mas sem parentesco. Paulo Cardoso está atualmente preso por outro crime.
O relato do ex-zelador indica que os crimes foram cometidos com o objetivo de roubar as joias e o dinheiro que o casal guardava em casa, diz o chefe da polícia.
Essa não é a primeira vez que a polícia anuncia a prisão de um suspeito das mortes. No ano passado, dois homens foram presos e, depois, liberados. Desde então, o caso teve idas e vindas, incluindo o afastamento da delegada do caso por suspeita de provas plantadas e a prisão da filha do casal, Adriana Villela, sob a alegação de que ela estaria atrapalhando as investigações.
Depois disso, Adriana Villela foi denunciada pelo Ministério Público do Distrito Federal sob acusação de participação na morte dos pais, denúncia acatada pelo Tribunal do Júri de Brasília em outubro deste ano. Agora, após a última prisão, Pedro Cardoso afirma que é preciso esclarecer o eventual papel de Adriana no caso.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°63729
De: Estadão Data: Terça 16/11/2010 16:56:01
Cidade: são paulo/sp

Porteiros podem ter assassinado ex-ministro do TSE - Rosa Costa - Agência Estado - Reviravolta nas investigações do assassinato do ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) José Guilherme Villela, sua mulher Maria Villela, e a emprega Francisca do Nascimento. Os três foram assassinados no final de agosto de 2009 com 78 facadas, em Brasília, e a Coordenação de Crimes contra a Vida chegou a encaminhar denúncia contra a filha do casal, Adriana Villela. Mas, foram presas hoje três pessoas apontadas como executores dos crimes. Seriam eles ex-porteiros que trabalharam no edifício onde a família morava e que conheciam bem o casal.
O diretor-geral da Polícia Civil do Distrito Federal (DF), Pedro Cardoso, e a delegada da 8ª DP, Débora Menezes, se dirigiram hoje para Montalvânia, em Minas Gerais, onde estaria um dos envolvidos no crime. Segundo informações extraoficiais, a descoberta do crime foi feita por acaso, quando um jovem preso na Papuda, presídio de alta segurança de Brasília, ameaçou os colegas dizendo que o pai dele era perigoso e tinha sido um dos assassinos do ex-ministro. A denúncia foi ouvida por uma agente penitenciária que passou a informação à 8ª delegacia de polícia.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°63728
De: Charles Data: Terça 16/11/2010 16:47:19
Cidade: Montes Claros/MG

Chove agora em M.Claros. Uma chuva geral, que cobre os prédios, branda e copiosa. As luzes da cidade começaram a se acender.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°63725
De: Vinicius Data: Terça 16/11/2010 15:41:21
Cidade: moc

Em relação à mensagem de nº63721, é mais uma nota triste nesta família, que Deus os ilumine porque a barra está pesada para eles. Felizmente, agora, o único sobrevivente da Hilux já está em perfeito estado físico, mas ainda muito abatido com a tragédia. Desejo toda força à Fred(sobrevivente) e à família

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°63724
De: Correio Brasiliense Data: Terça 16/11/2010 15:37:15
Cidade: Distrito Federal

Suspeito de matar ex-ministro do TSE, em Brasília, é preso no Norte de Minas -Renato Alves - Um novo capítulo, agora em Minas Gerais, marca a investigação do triplo assassinato da 113 Sul, em Brasília. Policiais civis do Distrito Federal estiveram no Norte de Minas Gerais, onde uma equipe da 8ª DP (SIA) prendeu nesta segunda-feira um dos suspeitos de participar das mortes ocorridas no Plano Piloto em 28 de agosto de 2009. Na ocasião um triplo intrigou a polícia regional e chocou a sociedade brasiliense.
O homem, identificado com o Leonardo Campos Alves(foto), preso nesta segunda teria confessado a execução das três vítimas. Ele havia trabalhou por 15 anos como porteiro do Bloco C da 113 Sul, onde o ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) José Guilherme Villela, 73 anos, a mulher dele, Maria Carvalho Mendes Villela, 69, e a empregada Francisca Nascimento da Silva, 58, foram assassinados com 73 facadas.
Policiais civis brasilienses se dividem entre os municípios mineiros de Montes Claros e Montalvânia. No primeiro, estaria parte das joias dos Villela, levadas após os assassinatos. No segundo, morava o acusado.
Os investigadores da 8ª DP da Polícia Civil do DF teriam chegado a ele por meio de informações dos familiares do suspeito, moradores do Riacho Fundo. Um dos filhos do ex-porteiro é presidiário e teria confessado o crime do pai na cadeia. Ainda não há informações de outros envolvidos e presos.
Confissão e joias
Leonardo teria confessado a participação direta na execução das três vítimas. Haveria dito ainda que teve a ajuda da mulher. Mas ainda não está claro se o crime foi encomendado ou se trata de um latrocínio (roubo seguido de morte).
As primeiras informações de fontes da Polícia Civil do DF dão conta de que as joias levadas do apartamento dos Villela estariam em Montes Claros, por isso o acusado não foi levado para Brasília.
Delegada exonerada
A delegada Martha Vargas, chefe da 1ª DP acabou exonerada em 29 de abril. A decisão ocorreu depois de que um laudo do Instituto de Criminalística apontou que uma chave da casa de José Guilherme Villela e Maria Carvalho Mendes Villela, encontrada em uma casa de Vicentes Pires, era a mesma que estava no local do crime no dia em que os corpos dos advogados e da empregada, Francisca Nascimento da Silva, foram encontrados.
Martha Vargas estava à frente das investigações na época em que a chave foi apresentada como prova do crime (6 de novembro). O objeto foi usado para incriminar três suspeitos: Cláudio José de Azevedo Brandão, 38 anos, Alex Peterson Soares, 23, e Rami Jalau Kaloult, 28. Eles, no entanto, foram soltos por falta de provas.]
BIMOTOR
Diretor-geral da Polícia Civil do DF ouvirá acusado preso em Minas Gerais - Renato Alves - O diretor-geral da Polícia Civil do Distrito Federal, Pedro Cardoso, acaba de embarcar para Montes Claros, no Norte de Minas Gerais, na companhia de outro delegado e de dois agentes. Eles irão ao encontro do homem preso sob acusação de assassinar o ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) José Guilherme Villela, 73 anos, a mulher dele, Maria Carvalho Mendes Villela, 69, e a empregada Francisca Nascimento da Silva, 58, em 28 de agosto de 2009.
Os policiais que embarcaram há pouco no bimotor da corporação brasiliense querem saber detalhes do interrogatório tomado por colegas da 8ª Delegacia de Polícia (SIA), que prenderam o homem ontem, em Montalvânia (MG), distante 339km de Montes Claros, que fica a 559km de Brasília.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°63721
De: Lucilene Data: Terça 16/11/2010 13:13:38
Cidade: Montes Claros

Faleceu na madrugada de hoje, a quinta vítima do acidente envolvendo uma Hilux,uma carreta e um Honda Civic. Soraya, que estava tetraplégica, naõ resistiu aos ferimentos. O Corpo foi levado para Porteirinha, onde deverá ser sepultado. O acidente foi no dia 11 do mês passado, na BR 251 e matou na hora as três filhas de Soraya e o seu genro.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°63719
De: Juliano Amaral Data: Terça 16/11/2010 12:16:46
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Sobre as mensagens sobre o Voo GOL 1070, que pousou no aeroporto de Montes Claros hoje as 00:40, eu era um dos passageiros e o que ocorreu foi um fato normal na aviação, nada de mais, tudo ocorreu bem e com muita segurança, o comandante informou a todos sobre a baixa visibilidade aguardou a hora correta e pousou com total segurança sem um mínimo de risco a qualquer passageiro ou cidadão desta cidade.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°63718
De: Mariana Data: Terça 16/11/2010 11:21:27
Cidade: M.Claros

Na cidade de Formiga, centro-oeste de Minas, a Câmara vota projeto para proibir a circulação de trens, durante a noite. Quer proteger o sono da população. Em M. Claros, desesperados vizinhos de boates, onde tocam bandas sem proteção acústica, fazem apelos desesperados, que até aqui não foram ouvidos. De tempos em tempos, despejam promessas e fica tudo do mesmo tamanho. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°63717
De: César Data: Terça 16/11/2010 11:05:25
Cidade: M. Claros

Sofrimento na área médica de Minas: num acidente na Grande BH, ontem, a caminhoneta dirigida pelo médico José Teubner Ferreira, de 70 anos, bateu na lateral traseira de uma carreta. José morreu na hora e seu irmão, Aloísio, de 72 anos, ficou gravemente ferido. O irmão deles é o ex-secretário da Saúde de BH, Evilázio Teubner, todos muito ligados ao ex-prefeito Célio de Castro, já falecido. Todos foram processados pela ditadura militar, em Juiz de Fora, nos anos 70. Tempos de horror.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°63716
De: Cmte Bottina Data: Terça 16/11/2010 10:38:31
Cidade: Moc

Sobre a mensagem 63713 - Ralph, meu irmão, não chega a tanto essa luta para que a aeronave da Gol pousasse ontem à noite, ou melhor, no início dessa madrugada, exatamente as 00:39 minutos.A navegação aérea não é tão elementar assim, os vôos não monitorados por instrumentos de muita precisão, haja vista os grandes aviões atravessarem oceanos...tudo com tecnologia das viagens aeroespaciais...O que aconteceu ontem, a bem da verdade, foi restrição de pouso devido ao baixo teto e visibiliade curta, o que fez a aeronave dar inúmeras voltas(11, ao que me pareceu) até coincidir com uma janela com visibilidade segura e assim completando o pouso. O fato de estar a pouca altitude "passando baixo na praça Dr. Carlos"...(sic)nada mais foi do que o último procedimento antes do pouso que tem a rota no mesmo rumo da dita praça. O restante ficou pelo ronco das turbinas que são altos mesmos, aqbafados pelas nuvens e que nos dá mesmo a sensação de muito próximos, mas nada de se assustar...Fique tranquilo, as viagens são seguras e a cada decolagem que os aviões fazem, constam aeroportos alternativos nos seus planos de vôo para o caso da impossibilidade de pouso ou coisa parecida.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°63714
De: Maria Clara Data: Terça 16/11/2010 10:29:14
Cidade: Moc

(...) Voltamos de BH este feriado e corroboramos 100% da fala de vocês. Vimos carretas na nossa frente, na contramão, inúmeras vezes. Os caminhoneiros estão desregrados, soltos na estrada, colocando as próprias vidas em risco e as nossas também. O governo precisa assumir esse problema e promover campanhas, cursos e palestras para essa população. Ela está desamparada e produz suas próprias leis. Em meio a tantos projetos de lei estúpidos e inúteis, bem poderia haver um que cuidasse desse problema.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°63713
De: RALF Data: Terça 16/11/2010 09:42:03
Cidade: MOC  País: BRASIL

a aeronave da gol sobrevoou por muitos minutos para tentar pousar. do centro percebi quando estava passando pela dr. carlos a aeronave que estava muito baixa tentando fazer pouso, achei que a aeronave bater sobre o predio ao lado da praça dr. carlos pois passou baixissima. deve ter dado medo nao so as pessoas que viram mas aos tripulantes da aeronave.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°63712
De: Eduardo Pereira Veloso Data: Terça 16/11/2010 09:35:43
Cidade: Viçosa/MG

Caro Henrique (mensagem: 63705), Tenho observado esse aumento de tráfego, principalmente de carretas, e a impressão que tenho é a de que o número de carretas tenha quadruplicado nos dois sentidos. Em minhas viagens para BH já fui forçado a andar pelo acostamento para desviar de carretas na contramão da pista. Além dos riscos devido ao aumento de tráfego e falta de educação e respeito por parte dos motoristas, principalmente caminhoneiros, ainda há o risco de redução da vida útil da pista devido ao intenso tráfego e possível excesso de carga nesses caminhões que não tem compromisso algum com Montes Claros ou com MG, apenas utilizam a estrada, que faz parte do trecho de ligação entre SP e a região Nordeste, como um desvio para fugir das más condições e perigos de parte da BR 381 e 116. Sinceramente, às vezes sou a favor de cobrança de pedágio na BR 135 como forma de reduzir o tráfego e melhorar a nossa segurança.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°63711
De: Lau Data: Terça 16/11/2010 08:56:35
Cidade: Montes Claros /MG

O tempo segue nublado em M. Claros. Mais nuvens do que propriamente chuva, que não cai. Havia previsão de chuva, ontem, mas elea ficou apenas dependurada. A previsão é de 24 milímetros hoje, 32 amanhã e 20mm, quinta-feira. O tempo está frio, para os nossos padrões, mas a meteorologia diz que a temperatura máxima deve rondar os 30 graus. Com mínimas de 20ºC e ventos de 13km. A conferir, pois.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°63709
De: Flávio José. Data: Terça 16/11/2010 08:33:48
Cidade: MOc-mg

solicitei a ligação de água a copasa e fui informado que "não há previsão de ligação da água na cidade". a explicação que recebi foi que a copasa está em processo de licitação para escolha da empresa que fará esse serviço. (...) estou com uma obra a iniciar; pagui engenheiro, aprovei o projeto na prefeitura, já foi combinado o serviço com o pedreiro que está prestes ir trabalhar pra outra pessoa tudo porque não tem água.isso está acontecendo comigo, imagina quantas ligações de água estão paradas na cidade.gostaria que algum representante da copasa, se manifestasse sobre o assunto.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°63707
De: Elisio Campos Data: Terça 16/11/2010 00:39:18
Cidade: Montes Claros

São exatamente 00:30 hs do dia 16/nov/2010.Pouca chuva em Montes Claros, porém, o tempo "fechado", não permite que a aeronave da GOL aterrise no aeroporto local, e, a mesma sobrevoa a cidade a exatos trinta minutos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°63705
De: Henrique Data: Segunda 15/11/2010 22:57:35
Cidade: Montes Claros

Melhorou muito a estrada entre Belo Horizonte e Montes Claros. Muito, a estrada física, sinalização, etc. Contudo, o perigo dobrou, por causa do movimento, em especial, por causa do tráfego de carretas e caminhões. Praticamente sem policiamento, os caminhoneiros fazem o que querem - invadem a contra-mão, não respeitam as faixas, intimidam os carros menores, fazem o diabo!! Portanto, mesmo com a rodovia restaurada, todo cuidado ainda é pouco. Não há mais leis sendo cumpridas, também no tráfego, também nas rodovias. É um salve-se quem puder!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°63704
De: Farley Adriano Vasconcelos Data: Segunda 15/11/2010 17:35:18
Cidade: Cosmópolis / SP  País: Brasil

Adorei ver a mensagem 63678, cheguei até mostrar para meus colegas de trabalho esta mensagem. Nela eles puderam ver e confirmar o amor e a saudade que temos pela nossa montes claros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°63703
De: Haroldo Tourinho Filho Data: Segunda 15/11/2010 17:32:42
Cidade: Montes Claros/MG

Ainda Cândido Canela (1910-2010)

MUDANÇAS II

Isturdia, naquela homenage,
Fiquei mei qui mei da viage,
Dado as regra de cumpusição.
Fui pruibido de ir mais além,
Falá sobre tudo, mal ou bem,
Comentá nossa transformação.

Tenho tendença a falá mal,
Talvez isso num seja normal,
Mais num aturo coisa errada.
Daí ispiculá co`a verdade,
Do qui acuntece na cidade,
Desde sua troca de morada.

Cumpade, só veno pra crer,
Co`os ói qui a terra há de cumê,
Como anda a sem-vergunhice.
Da violença, nem se fala,
Mata-se e o povo se cala,
Minino num vê a vehice.

Fala-se qui a Lei do Silenço,
Vencerá enfim o baruio denso,
Das nossas noite indurmida.
Um basta nos carro de som,
Um chega nos buteco bafon,
Viva a qualidade de vida!

Foi-se todo aquele chêro,
As rua virou chiquêro,
Puvim mais mal-educado!
Nem as praça é respeitada,
É bicicreta nas calçada,
E lixo pra todo lado.

Fique onde istá, cumpade,
Nóis mora noutra cidade,
Não se avexe pra vortá.
Vai vê o qui num quiria,
Tudo aqui é agunia,
Aí é qui tem manjá.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°63699
De: Petrônio Braz Data: Segunda 15/11/2010 12:54:33
Cidade: Montes Claros/MG

Quem olha para o céu por ver. Diariamente, entre seis e sete horas (horário de verão) um casal de garças passa pela Praça da Matriz no sentido sul-norte. Não sei de onde vêm, nem para onde vão. Karla Celene é quem as vê primeiro, passando pela Praça dos Jatobás. Elas nos unem em pensamento.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°63693
De: Afonso Data: Domingo 14/11/2010 23:10:02
Cidade: Montes Claros

14, 32,23 milímetros. A previsão do tempo aumentou a chance de chuvas para M. Claros, nesta segunda, terça e quarta. São respectivamente os números acima. Choveu no começo da noite, na cidade.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°63689
De: Petrônio Braz Data: Domingo 14/11/2010 16:18:38
Cidade: Montes Claros/MG

A lenda do Pequizeiro

Machado de Assis nos ensinou que “dá certo gosto deitar ao papel coisas que querem sair da cabeça, por via da memória ou da reflexão”, mas o mesmo Machado afirmou que “se a pessoa pega a escrever, não há papel que baste”.
Seria o umbuzeiro “a árvore sagrada do sertão” no dizer insuspeito de Euclides da Cunha? Cuido que não. A árvore sagrado do sertão é o pequizeiro (Caryocar brasiliense).
Não há dúvidas de que o umbuzeiro (Spondias tuberosa), que vegeta em terrenos mais férteis, resiste bem às “secas duradouras, sustentando-se nas quadras miseráveis mercê da energia vital que economiza nas estações benéficas das reservas guardadas em grande cópia nas raízes” (leia-se em grande quantidade nas raízes), mas o pequizeiro integra com abundância o conjunto das árvores frutíferas do cerrado, com um grande leque de utilidades.
Quando ainda isolado era o sertão, a gordura de seus frutos era utilizada para fabricar sabão com decoada, coisas que vi na infância e na adolescência. Hoje, com o encurtamento das distâncias, ele, no período da safra (novembro a fevereiro), é alimento e produtor de riquezas, gerador de rendas. A preservação do pequizeiro já virou símbolo da luta contra a devastação do cerrado.
O silvícola brasileiro, na riqueza de sua cultura bárbara, na busca da origem das coisas que o cercam, criou a lenda do pequizeiro, que Marieta Teles Machado nos conta (Os Frutos Dourados do Pequizeiro, Editora UCG, 1986).
O guerreiro .Maluá encantou-se com a beleza da índia Tainá-racan e casou-se com ela, prometendo amá-la enquanto vida tivesse. O tempo passou e eles não perceberam “quantas vezes a lua viajou pela arcada azul do céu, quantas vezes o sol veio e se escondeu na sua casa do horizonte”, sem que tivessem um filho. Passados três anos, em uma noite ela perguntou ao guerreiro: “Onde está nosso filho que Cananxiué não quer mandar?” Maluá alisou com carinho o ventre da formosa esposa. "E o nosso filho não vem", murmurou. “Um vento forte perpassou pela floresta. Uma nuvem escura cobriu a lua, que não mais tornava de prata as águas mansas do rio. Trovões reboaram ao longe”. Maluá envolveu Tainá-racan nos braços e amou-a. "Nosso filho virá, sim. Cananxiué no-lo mandará".
Quando os ipês floriram nasceu Uadi, o Arco-Iris, um lindo garotinho. Mas Uadi era filho de Cananxiué e ele o veio buscar na forma de Andrerura, a arara vermelha, e o levou para os céus preso em suas garras.
”Tainá-racan encostou a fronte na terra, onde pouco antes pisavam os pezinhos encantados de Uadi. Chorou. Chorou. Chorou três dias e três noites. Então, Cananxiué se apiedou dela. Baixou à terra e disse: "Das tuas lágrimas nascerá uma planta que se transformará numa árvore copada. Ela dará flores cheirosas que os veados, as capivaras e os lobos virão comer nas noites de luar. Depois, nascerão frutos. Dentro da casca verde, os frutos serão dourados como os cabelos de Uadi. Mas a semente será cheia de espinhos, como os espinhos da dor de teu coração de mãe. Seu aroma será tão tentador e inesquecível que aquele que provar do fruto e gostar, amá-lo-á para jamais o esquecer. Como também amará a terra que o produziu. Todos os anos, encherei, generosamente, sua copa de frutos, que os galhos se curvarão com a fartura. Ele se espalhará pelos campos, irá para a mesa dos pobres e dos ricos Quem estiver longe e não puder comê-lo sentirá uma saudade doida de seu aroma. Nenhum sabor o substituirá. Ele há de dourar todos os alimentos com que se misturar e, na mesa em que estiver, seu odor predominará sobre todos. Ele há de dourar também os licores, para a alegria da alma".
Tainá-racan sorriu. E o pequizeiro começou a brotar.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°63688
De: Maurina Data: Domingo 14/11/2010 11:57:51
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Prezada Fátima, quanto a sua mensagem n.63680, solicito-lhe que juntamente com a sua amiga procurem a Defensoria Pública- na rua Dr. Veloso, 1356, centro, de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 hs, o mais rápido possível para que possamos analisar a situação dela . Há possibilidade dela receber um benefício assistencial da previdência social, mas temos que analisar os requisitos. Mas, a princípio, ela deve ter direito sim. Maurina F. Mota de Matos Defensora Pública

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°63687
De: Mary Data: Domingo 14/11/2010 10:08:42
Cidade: M. Claros

Na notícia do jornal Hoje em Dia, de ontem, está escrito:
"...o capitão Walter Soares Silva, sub-comandante da Companhia de Meio Ambiente da Polícia Militar, anunciou que já chegaram os onze decibelímetros que permitirão medir a intensidade sonora e notificar o infrator. As medições serão realizadas por volta de 22 horas". Quero destacar que, no caso da boate sem tratamento acústico nos fundos da Santa Casa a "banda fantasma", que lança o som principalmente para as residências localizadas em edifícios próximos (a propagação pelo ar é mais fácil), a banda fantasma começa a tocar sempre depois da meia-noite. Este fato continua se repetindo nesta semana, como se nada tivesse acontecido. Se a PM chegar lá às 22 horas, como anuncia no trecho acima, não vai encontrar barulho da banda. Mas, depois da meia-noite e até 5h da madrugada, o barulho infernal prossegue, contrariando todas as leis existentes. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°63686
De: Nayara Data: Domingo 14/11/2010 01:11:28
Cidade: Montes Claros  País: Minas Gerais

Resposta a Mensagem N° 63680 Fátima entra com pedido na defensoria publica, assim ela vai da continuidade no andamento do beneficio. E pede ela para procurar um CRAS mais perto da sua residencia para maiores esclarecimentos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°63682
De: Alves Data: Sábado 13/11/2010 21:33:58
Cidade: Montes claros

Mais uma vez graças a Lola Chaves, Montes Claros vai comemorar, día 20 de novembro, no Centro Hermes de Paula, o primeiro centenário da música Amo-te Muito, de seu pai - o grande poeta Joāo Chaves. A modinha é o cartāo de visitas de Montes Claros, em qualquer lugar em que se apresente. Estadistas, políticos, intelectuais, acadêmicos, místicos - todos se comovem diante da letra e música que tornaram Montes Claros conhecida em toda parte, e também no exterior. Joāo Chaves a compôs quando tinha 25 anos e era solteiro - só se casaría 5 anos depois. Músicas de gênio como Amo-te Muito pedem comemoraçāo permanente. Os que muito viajam sabem como ela abre de par em par as portas para Montes Claros e para tudo aquilo que pertence aos seus valores.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°63681
De: Fagundes Data: Sábado 13/11/2010 21:00:39
Cidade: Moc/MG  País: Brasil

BMG/Montes Claros ganhou mais uma, desta feita do time de Vôlei de Londrina por 3x0 no Ginásio Poliesportivo aqui em Montes Claros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°63680
De: FATIMA Data: Sábado 13/11/2010 19:56:36
Cidade: Montes Claros mg  País: Brasil

Prezados, minha amiga está com cancer nas duas mamas,não trabalha tem três filhos menores, entrou pedindo um beneficio no INSS, foi indeferido, se alguém puder nos infomar sobre seus direitos e o que fazer? Trata-se de uma pessoa carente que precisa muitp de um auxilio.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°63678
De: José Prates Data: Sábado 13/11/2010 17:04:40
Cidade: Rio de Janeiro - RJ

A condição de montesclarense

José Prates

O montesclarense natural ou adotado, não deixa essa condição onde quer que esteja. Seja no Brasil ou no exterior, vivendo disto ou daquilo, rico ou pobre. É um montesclarense e faz questão de que assim, seja conhecido e visto. Montes Claros está sempre presente na alma do montesclarense, vivendo no seu pensamento. Agora, então, com o montesclaros.com. esse jornal virtual que Paulo Narciso inventou e Raquel Chaves dirige, mantendo-o atuante para gloria da cidade, o montesclarense que vive distante por diversas razões, não tem Montes Claros, simplesmente, na alma nem está somente em sua lembrança. Ele vive a cidade no seu dia-a-dia, vibrando com seu progresso e, às vezes sofrendo com seus problemas. De montesclarenses assim, temos vários como, por exemplo, Marden Carvalho no distante Reino Unido da Grã-Bretanha, vivendo na gostosa cidade de Londres. É emocionante, no blog marden.tk ouvirmos a canção “montesclaros” como fundo musical no desfile de fotos da Montes Claros de ontem e de hoje. Lendo as suas crônicas publicadas nesse mesmo blog. nós sentimos o seu interesse e sua integração aos problemas locais, tanto quanto os que estão neles diretamente envolvidos no convívio urbano. Marden é, apenas, um exemplo. Todo montesclarense tem esse sentimento esteja onde estiver, seja qual for sua classe social ou econômica. De vez em quando recebo e-mail de conterrâneos residentes fora do pais, comentando uma crônica ou sugerindo um assunto. Isto é sinal evidente da integração do montesclarense, seja lá onde ele estiver, aos assuntos de sua terra e do seu povo.
O amor e o apego a Montes Claros que é manifesto no seu filho, não é fruto do sentimento puramente bairrista que procura desconhecer o lado ruim do lugar, enxergando, apenas, o que é bom ou que lhe faz bem. O filho de Montes Claros,ou melhor, o mineiro, ou quem foi ali criado apega-se ao lugar pelo amor que aprendeu a lhe dedicar, vindo dos próprios pais. Nunca procuram esconder o que está errado, mas, combatê-lo e saná-lo através de procedimento adequados e compatíveis com cada situação. Criticas à cidade ou à sua administração, existem, mas, geralmente, são feitas de maneira construtiva, oferecendo ou sugerindo meios para fazê-la. Isto é facilmente constatado no montesclaros.com através das mensagens que lhe são enviadas e por ele publicadas. É exatamente lendo esse jornal virtual que tomamos conhecimento do interesse do montesclarense por sua cidade. Nas mensagens que enviam de São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Dallas USA, Vancouver Canadá Tokio. Japão e alguns outros lugares distantes está escrito não apenas o interesse pelo que acontece no lugar, mas, também o desejo de participar de sua vida. Esse amor à terra não é, simplesmente um bairrismo, mas, um sentimento herdado dos seus ancestrais, que vem de muito longe. A Inconfidência Mineira com o sacrifício de Tiradentes, foi motivada pelo amor à terra em que nasceram, subjugada aos interesses de um povo estranho, alheio ao sofrimento dos seus filhos. O mineiro é patriota convicto e o Brasil agradece.


(José Prates, 84 anos, é jornalista e Oficial da Marinha Mercante. Como tal percorreu os cinco continentes em 20 anos embarcado. Residiu em Montes Claros, de 1945 a 1958, quando foi removido para o Rio de Janeiro, onde reside com a familia. É funcionário ativo da Vale do Rio Doce, estando atualmente cedido ao Sindicato dos Oficiais da Marinha Mercante, onde é um dos diretores)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°63675
De: Ruth Tupinambá Data: Sábado 13/11/2010 16:43:21
Cidade: Montes Claros/MG

Chico Pitomba e Mané Juca

A famosa rua 15, hoje Presidente Vargas, estava muito movimentada de curiosos e interessados no grande acontecimento.
A banda de música local, executava os dobrados costumeiros, ensaiados para as grandes festividades políticas e sociais.
As moças, numa alegria contagiante, desfilavam muito embonecadas naquela movimentada rua, espalhando charme e beleza, com olhares melosos e provocantes aos guaipos rapazes de prontidão nas esquinas.
Tudo era alegria naquela noite em que a grande atração do momento era a ZYD7, Rádio Sociedade do Norte de Minas.
A população minguada, da pequena cidade com menos de quinze mil habitantes, aproximadamente, aguardava cheia de entusiasmo (população urbana). Inaugurava-se naquela noite de 05 de março de 1945, os novos estúdios da ZYD7 (suas ondas com 250 wats de antena) localizados no edifício Maria Souto, na Rua 15, hoje Edifício Jabbur.
Jair Oliveira, o dinâmico jornalista, era o diretor proprietário da importante emissora montes-clarense, que até então funcionava precariamente na Rua Governador Valadores, 223, no antigo prédio do extinto Cine Renascença, onde é hoje o cine Montes Claros.
Após a bênção da emissora, por sua excelência reverendíssimo bispo de Montes Claros, Dom Aristides de Araújo Porto, foi iniciado o esperado programa de irradiação que abalou toda a cidade, e que durante muitos anos encantou aquela população simples e ávida de emoções.
Às dezoito horas, impreterivelmente, a luz chegava preguiçosamente, e os estalos estridentes de rádios mal sintonizados nos davam sinal de que o programa estava no ar.
Gente que era gente possuía o sue radinho e, com euforia, escutava a voz forte do radialista Marcos Alexandre, o locutor da emissora.
O programa era bem elaborado, e agradava em cheio a população.
Ainda me lembro bem de Melodias de Outrora (que nada ficava devendo ao grande programa Hora da Saudade da Rádio Inconfidência de Minas Gerais, Belo Horizonte, nos anos quarenta).
Ouvíamos as canções melodiosas, as modinhas sentimentais, na voz bonita de Ceci de Alencar, pseudônimo de Maria Inês Mariello, num bom bolado dueto com Antônio Rodrigues, grande violinista da época.
Neste mesmo programa, o Geraldo Prates era hábil apresentar, fazendo interessantes comentários, ouvíamos também as vozes bonitas das senhoras de fina flor da nossa sociedade: Neuza e Argentina Dias, Edith Leão, Sílvia dos Anjos, Marinha Prates, Zélia de Oliveira Miranda.
Eunice Fialho marcou época com sua voz maravilhosa, começando aqui a sua carreira artística, sendo mais tarde contratada pela Rádio Inconfidência de Minas Gerais, chegando a ser coroada Rainha do Rádio. As irmãs Lucrécio Também fizeram furtos nas vozes bonitas de Alda, Normanda e Fely Lucrecia, formando o trio sentimental de grande categoria. Abrilhantavam este programa, Nivaldo Maciel, Wilson Maldonado, Edgar Camargos, com vozes excelentes, acompanhados por Godofredo Guedes e o conjunto Oswalto Lagoeiro, Augusto de Freitas e Sabur.
A ZYD7, se esforçava para agradar o público e periodicamente contratava artistas de fora para shows, sendo que Nivaldo Maciel fazia a abertura do mesmo. E assim, tivemos oportunidade de ver e ouvir de perto: Luiz Gonzaga, Nelson Gonçalves, Emilinha Borba, Dalva de Oliveira, Gregório Barrios (argentino) que numa de suas vindas a Montes Claros encantou com a voz de Nivaldo Maciel, convidando-o para substituí-lo um mês no seu programa El Mundo na Argentina enquanto ele permanecesse no Brasil. Mas, Nivaldo não aceitou, o bairrismo era demais.
A criançada de Montes Claros também tinha a sua vez no programa Guris em Desfile com concursos, prêmios e tudo mais, dando oportunidade aos calouros infantis, bem sucedidos da nossa cidade, assim como João Leopaldo e Adélia Mianda, que fizeram sucesso. Foram a revelação daquele tempo, de criança, e ainda hoje os dois brilham na Seresta João Chaves.
Alma cabocla era o grande e excelente programa caipira com os dois maiores cômicos da época: Chico pitomba e Mane Juca.
Neste horário, ajuntava muita gente nas esquinas para ouvi-los e principalmente na Casa Lotérica de seu Donato Quintino (Rua 15 com Simeão Ribeiro) era o ponto fino dos curiosos ouvintes assíduos, pra comentários e críticas do programa, como os mais entendidos no assunto.
Os dois caipiras faziam misérias com suas anedotas e piadas picantes, versos e cantigas sertanejas, arrancando gargalhadas dos mais sizudos montes-clarenses.
Hoje, quando vejo programas sertanejos de grandes emissoras do nosso País, de cômicos de alto gabarito, fico a pensar em nossos jecas Chico Pitomba e Mane Juca... Como se esforçavam para o sucesso da tradicional e antiga emissora.
Como artistas, eles nada deviam aos grandes de hoje. Eram naturais, realmente sertanejos, sem sofisticação, com total vivência do meio ambiente do sertão! Eram devotados, trabalhavam por amor, sem nenhuma remuneração, desejando apenas o sucesso da ZYD7, recém-inaugurada.
O Mane Juca (Antônio Rodrigues) quem não o conheceu? Fora do palco era, também, alegre e folgazão e nas festas um tremendo pé de valsa. Seresteios de nascimento, cantador de modinhas nas noites enluaradas (quando solteiro) conquistava facilmente as donzelas com sua bonita voz (Célia que o diga), tendo sempre uma anedota ou uma piada nova, que tornava sua companhia muito agradável.
Era comerciante e dava um duro no balcão, mas quando chegava a tardinha ninguém o segurava (nem a Célia com toda sua diplomacia e os truques para prender marido em casa...) e, à noitinha o botão da ZYD7, lá estava o artista com suas interessantes piadas. Por vezes tínhamos a impressão de que, realmente estávamos diante dos próprio matuto, com sua voz pausada e palavras vindas do coração sertanejo puro, autêntico, deixando extravasar toda emoção contida no mais íntimo de sua alma, apaixonada e sentimental.
Aí vinha as lembranças, a saudade, nas canções cheias de amor e humor sertanjeo. Os anos passavam. A emissora crescia em tamanho e em qualidade, mas Chico Pitomba e Mane Juca se despediram da rádio e dos ouvintes, deixando um grande vazio no programa e na cidade.
Chico Pitomba, com sua saúde abalada, se retraiu para melhor concentrar-se no livro que pretendia escrever e que por sinal, realizou com grande sucesso.
Entretanto, não podemos esquecer de que, parte deste sucesso ele deve aos modestos e mais dedicados artistas dos anos 40, que com entusiasmo, amor e desprendimento pela cifra, foram um marco na trajetória brilhante deste importante e tradicional e emissora Rádio Sociedade do Norte de Minas ZYD2263.
O Chico Pitomba (Cândido Canela) o nosso grande e imortal sertanejo, inconfundível e inigualável, fora do palco era retraído, chegando mesmo a timidez. Mas no rádio era uma revelção com seu estilo humorístico, dando rédeas à sua veia, sucesso elogiados pelos maiores críticos.
Mane Juca mudou-se para Belo Horizonte, ciladas do destino. Foi viver mais intensamente para a mulher, filhos e netos (é o verdadeiro vovô coruja) mas continua o mesmo Antônio, alegre, comunicativo, contanto suas anedotas e piadas (na intimidade), jogando buraco.
Sob qualquer pretexto ele pega o violão e sonha!Sonha com o passado, transmitindo ao violão amigo as suas mágoas, suas alegrias e tristezas. É um grande saudosista. Sente saudades daquele tempo em que os compradores Chico Pitomba e Mane Juca fizeram sucesso e marcaram época em nossa cidade.
Era, sem dúvida, os maiores, sem rivais, e nos deram horas alegres, quando desconhecíamos ainda o Chico Anísio e O Gordo...
Mas eles eram diferentes, eram regionais, qual o pequi, eram nosso!
Deixo aqui um voto de louvor aos dois maiores cósmicos que conheci.
A ZYD7 dos anos 40 é hoje a Rádio Sociedade do Norte de Minas Ltda., ZYD2263, esta grande potência que, aí está aos nossos olhos, modernamente equipada, levando o progresso, civilização a alegria a grande distância, sob a atual direção do dinâmico Elias Siuf, que com sua grande inteligência, tino administrativo e capacidade de trabalho, tem conseguido o grande sucesso desta emissora.


(N. da Redação: Ruth Tupinambá Graça, de 94 anos, é atualmente a mais importante memorialista de M. Claros. Nasceu aqui, viveu aqui, e conta as histórias da cidade com uma leveza que a distingue de todos, ao mesmo tempo em que é reconhecida pelo rigor e pela qualidade da sua memória. Mantém-se extraordinariamente ativa, viajando por toda parte, cuidando de filhos, netos e bisnetos, sem descuidar dos escritos que invariavelmente contemplam a sua cidade de criança, um burgo de não mais que 3 mil habitantes, no início do século passado. É merecidamente reverenciada por muitos como a Cora Coralina de Montes Claros, pelo alto, limpo e espontâneo lirismo de suas narrativas).

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°63671
De: Mariana Data: Sábado 13/11/2010 14:02:06
Cidade: Montes Claros

Comerciantes de bebidas - felizmente apenas alguns, poucos - estão obstinados: acham que tem o direito de fazer barulho, e a população a obrigação de ouvir o barulho que fazem. Desconhecem o sentido mandatório das leis e julgam que tem privilégios em decorrência de ligações que desfrutam com o poder, como o fato de terem atuado em campanhas eleitorais. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°63667
De: Jornal Hoje em Dia Data: Sábado 13/11/2010 12:27:49
Cidade: Belo Horizonte / Mg

Acordo garante volta de shows ao vivo - Os shows ao vivo nos barzinhos de Montes voltam a ser realizados, desde que sejam encerrados à meia-noite e que a sonorização não exceda o nível de 60 decibéis, conforme acordo celebrado na última quinta-feira pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Aramis Mameluque Mota, com os músicos da cidade e os empresários Cristiano Coimbra e Trancredo Macedo Júnior, dos barzinhos Terraço e Mapa de Mina. O acordo evitou que fosse impetrado mandado de segurança na Justiça pelos empresários prejudicados.
Desde ontem, a Companhia Militar de Meio Ambiente passou a realizar blitzes para medir o som nos bares. Caso seja constado descumprimento da lei, os equipamentos serão desligados, e o infrator ainda poderá ser multado em até R$ 50 milhões.
O secretário Aramis Mameluque nega que tenha havido retrocesso na decisão da Prefeitura, explicando que o prefeito Luiz Tadeu leite determinou que a lei municipal seja cumprida, mas buscando sempre o bom senso para garantir o serviço dos músicos. Para ele, a operação realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente surtiu os efeitos desejados, mostrando que os abusos contra Lei do Silêncio não serão aceitos.
Constatado qualquer abuso, o fato será repassado ao Ministério Público, através da Curadoria do Meio Ambiente, que definirá as sanções a serem aplicadas. Na área administrativa, depois de o infrator ser notificado, receberá uma primeira multa, que oscila de R$ 1,5 mil a 5 mil. Se prersistir, ela sobre para R$ 5 mil a R$50 milhões.
Um selo e uma cartilha ambiental serão criados, em parceria com os barzinhos e músicos de Montes Claros, para orientar a população sobre a Lei do Silêncio e os limites permitidos. O produtor cultural, Sérgio Gomes, que coordenou o movimento dos músicos, ficará responsável pela elaboração do material a ser distribuído aos freqüentadores dos bares e restaurantes.
Na manhã de ontem, durante reunião na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o capitão Walter Soares Silva, sub-comandante da Companhia de Meio Ambiente da Polícia Militar, anunciou que já chegaram os onze decibelímetros que permitirão medir a intensidade sonora e notificar o infrator. As medições serão realizadas por volta de 22 horas. A polícia de Meio Ambiente vai fiscalizar e autuar também os proprietários de veículos estacionados nas calçadas com som em alto volume.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°63666
De: Carlos Data: Sábado 13/11/2010 11:14:18
Cidade: Montes Claros

A secretaria do 1/2 ambiente acaba de dar mais um vexame público, mais um, que compromete toda a imagem da administração a que serve. Anunciou - em atuação desastrada - a aplicação da excelente lei municipal 3.754, de 2007, e das demais leis na área do meio-ambiente, de nível estadual e federal, assim como os códigos legais, e recuou menos de 24 horas depois. Como se secretaria, secretário, ou outra autoridade qualquer, diante de atuação vexamosa, pudesse escolher entre cumprir e descumprir as leis. Preferiu descumprir, arbitrariamente, em mais um vexame público. Arrasta no desgate a imagem do administrador municipal, em momento mais que difícil. (...) Os eficientes promotores públicos de M. Claros acompanham tudo, com olhar de lupa. Dirão exatamente isto: se cabe a secretário municipal, por seu gosto e preferência, anular leis ou dispensar alguém do cumprimento das leis. Felizmente, ainda há promotores e juízes no Brasil. O vexame é total e o desgaste tende a aumentar. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°63665
De: liu Data: Sábado 13/11/2010 11:02:29
Cidade: montes claros  País: brasil

obrigada Rogerim....Sim, Marcelo era apenas um garoto e nao partiria assim. Por que morrer de dor se ate no esgoto nasce a flor... minha mensagem para a familia, mas ele se foi e nao se sabe exatamente o ocorrido, precisamos acreditar que ele nao tirou a ppropria vida..aos antigos amigos de 1986, Werneck, Boy, ailton, jorge,um beijo...

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°63664
De: eliane Data: Sábado 13/11/2010 10:57:18
Cidade: rio de janeiro  País: brasil

o falecimento de Marcelo ainda causa suspeitas e a familia inconsolavel quer justica.O nosso filho(rodrigo)23 anos se forma este ano e eles viriam para montes claros,havia muitos planos dele com a familia e seus outros dois filhos(rafael e gabriel). Havera investigacao para apurar os fatos. Marcelo morou em Montes Claros e serviu no 55 BI po 3 anos e aqui deixou amigos e era exemplar no trabalho. Ha muita tristeza e esperamos que Deus console os familiares e de a ele um descanso que nao teve na terra.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°63663
De: Marinho Data: Sábado 13/11/2010 10:37:14
Cidade: M. Claros

(...) No bairro São José,ficamos sem energia por cerca de 30 min,depois de vários sinais de instabilidade na luz.Explicação? Não tem. Eles não sabem dizer qual é o problema.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°63661
De: Fátima Data: Sábado 13/11/2010 01:18:33
Cidade: M. Claros

Pela segunda noite, piorou o barulho no triângulo da impunidade, depois que o prefeito se manifestou e o secretário de 1/2 ambiente ameaçou tomar providências drásticas, em entrevistas na tv e nos jornais. A ameaça do secretário deu o resultado contrário. Hoje, por volta da meia-noite, já passaram os carros usinas de som e a boate sem tratamento acústico começou a tocar, lançando barulho na redondeza, e deve seguir pela madrugada. (...) O aberto desafio significa que somos uma cidade sem lei, sem autoridades!!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°63656
De: Helena Data: Sexta 12/11/2010 15:58:02
Cidade: Montes Claros

As nuvens estão de um azul escuro em Montes Claros, prometendo chuva, mas não caiu um pingo. A meteorologia segue anunciando chuva hoje,de 8 milímetros. Pela previsão, deve chover, pouco, sábado e domingo. Mas, para a partir de segunda-feira, há melhores chances de chuva. Vamos a ver.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°63652
De: Raphael Reys Data: Sexta 12/11/2010 13:34:23
Cidade: Moc - Mg  País: Br

OS GUERREIROS DE AGAMENON

Nos nossos Montes Claros tem de tudo, no mínimo uma versão diferenciada dos fatos. Cidade pólo, com população constituída na sua maioria de gente oriunda de outras cidades do Norte de Minas, muitos vieram para construir o futuro, estudar em nossas escolas, faculdades.
Como o mudo é composto, também aqui chegaram alguns para fazer guerra. Falo de dois cidadãos que se apresentavam como ex-combatentes.
Um dele, movido pela alma da cachaça ingerida, pinta de artista da roça, topete de galã. O outro, por puro exercício de bazófia, medroso e sensível, construiu uma torre de marfim para nela se abrigar, defendendo-se dos males da vida.
O primeiro, no início dos anos 80 a pinga curraleira levou para os quintos; o segundo, mui digno profissional liberal, já aos 90 anos, balançando na sua rede de varanda no Bairro São José vive contando as suas notáveis façanhas na Segunda Grande Guerra Mundial.
O ex-combatente com pinta de artista, já saudoso, nos anos 70 era freqüentador do meu restaurante na Praça da Catedral. Quando chegava, a galera que bebia, fazia uma rodinha em volta, para sugar sua verve. Ele abria a caixa de ferramentas e tome bala, tome baionetada em traseiro de comedor de chucrute!...
Caía dentro da bocada das trincheiras e matava adoidado os Hans e os Fritz do Führer!
Como já havia adquirido habilidade na arte da narrativa, imitava teatralmente o som do matraquear das metralhadoras, o pipoco dos obuses e o ricochete das balas. Os aficionados faziam perguntas pertinentes para potencializar a ação. Dava gosto vê-lo narrando.
Um dia chegou um chato de galocha, invejoso com o sucesso do narrador e o ameaçou de processo por se apresentar, falsamente, como um heróico ex-combatente. Sumiu do mapa.
O outro, “from Pedra Azul”, ainda vivo e ainda zangado, relatava que, como ardoroso combatente, mudava rumos de batalhas. No curso da guerra, foi incorporado a um submarino da Marinha, como operador de periscópio e, posteriormente, artilheiro de torpedos. Os seus disparos foram tão certeiros que fez um enorme estrago na armada de Hitler. Segundo ele, a Gestapo, a terrível polícia alemã, seletivamente negociou através da Cruz Vermelha a libertação de duzentos prisioneiros aliados em troca dele, o porreta artilheiro montes-clarense, para que, simplesmente fosse mandado de volta à terra do pequi!
Complementada a negociação, equilibrou-se a ação da Marinha do Eixo e a dos Aliados no palco das operações marítimas, e só assim a guerra no mar ficou pau a pau...
Ele ainda está por aqui, tranquilamente lubrificando o seu fuzil de estimação, afiando a baioneta matadeira de alemão, contando os buracos de bala no seu capacete de aço e mostrando a lista de baixas produzidas graças a sua incrível pontaria, além dos nomes dos navios abatidos pelos torpedos por ele lançados. Por conta da sua competência incomum, sempre acerta na mosca e, até hoje, estando no quintal da sua casa, para manter a forma, vez por outra abate um gavião que ousa fazer um rasante nos céus...

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°63651
De: Waldyr Senna Data: Sexta 12/11/2010 13:28:18
Cidade: Montes Claros/MG

A invenção do milhão

Waldyr Senna Batista

Repercutiu menos do que o esperado a divulgação do resultado preliminar do recenseamento, que atribuiu a Montes Claros população de 355.401 pessoas, oito mil a menos do que o estimado pelo IBGE, que era de 363 mil. Esse número vinha sendo “arredondado” para 400 mil pelos apologistas da meta de 1 milhão de habitantes na cidade por volta de 2025. Ou seja, dentro de “alguns anos”. Essa “previsão” surgiu não se sabe de onde, produzida não se sabe por quem e nem com base em quê. De repente, passou a ser repetida até por pessoas tidas como de credibilidade, como se fosse acontecimento respaldado em bases concretas. E, o que é pior, festejada como meta a ser perseguida e comemorada, quando se sabe que, consideradas as condições precárias da cidade, se concretizada em prazo tão curto, alcançaria dimensões de catástrofe. Como abrigar tanta gente numa cidade que mal comporta a população atual, sem obras ou sequer planos para expansão nessas proporções ? O recenseamento, que se realiza a cada dez anos, entre outras finalidades, serve de base para a divisão de recursos federais para estados e municípios. No caso de Montes Claros, a diferença entre a estimativa e a contagem oficial não é significativa, podendo ser absorvida porque a cidade dispõe de outras receitas. Mas, em municípios de pequeno porte, que são a maioria e que têm o FPM ( Fundo de Participação dos Municípios) como única fonte de recursos, qualquer discrepância pode resultar em sério transtorno. Por essa razão, o IBGE acolherá contestações das prefeituras até o próximo dia 24. A divulgação do resultado definitivo será no dia 29. Os números do censo prestam-se também para orientar a expansão e o planejamento das cidades, levando em conta natalidade, mortalidade e migração de forma a possibilitar intervenções que as resguardem de problemas futuros. Contudo, prevalece o imediatismo dos prefeitos, que não se valem desse instrumento, preferindo priorizar ações que resultem em vantagens eleitoreiras. Explosão demográfica não deveria ser motivo para ufanismo e nem de acirramento da rivalidade muito comum entre cidades, porque só faz piorar as coisas. O censo do ano 2000 revelou Montes Claros como a quinta maior cidade do Estado em número de habitantes, situação provocada pelo incentivo à migração regional, que produziu o favelamento e o aumento do desemprego. Poucos anos depois ela perderia essa posição, passando ao sexto lugar, superada por Belo Horizonte, Uberlândia, Contagem, Juiz de Fora e Betim, mas continuou em prática o equívoco de se dizer que Montes Claros é a sexta melhor cidade do Estado. Não é, os dados se referem apenas à população. Em termos regionais, ela é a primeira, tendo cinco vezes mais habitantes do que Janaúba, segunda colocada (66.377 habitantes) e Januária, em terceiro lugar(65.255). Em dez anos, a população de Montes Claros saltou de 306.947 pessoas para 355.401, acréscimo de 48.454, ou o equivalente a uma Bocaiúva ( 46.183). Trata-se de dado preocupante, considerando-se que o poder público tem se mostrado impotente para absorver essa população adicional sem comprometimento da qualidade de vida da cidade. O trânsito já se tornou insuportável, os índices de violência recrudesceram e os equipamentos de infraestrutura deixam a desejar. No momento, não há um único empreendimento de vulto em execução na cidade, estando a Prefeitura em situação tão lastimável que não consegue sequer quitar pontualmente a folha de seus servidores. Em termos demográficos, os índices de crescimento têm sido declinantes nas últimas quatro décadas, seguindo a tendência nacional, o que é bom. Nos anos 70, a expansão anual média foi de 4,3%, caindo para 3,5% dez anos depois e chegando a 2,1% no período seguinte. Na década que está terminando, a média é de 1,9%. Essa tendência adiará em muitas décadas a previsão do milhão de habitantes. Uma coisa pelo menos é certa, e não é preciso ser profeta para constatá-la: nenhum dos atuais arautos do milhão de habitantes desfrutará da suprema glória de testemunhar o advento desse acontecimento...

(Waldyr Senna é o mais antigo e categorizado analista de política em Montes Claros. Durante décadas, assinou a "Coluna do Secretário", n "O Jornal de M. Claros", publicação antológica que editava na companhia de Oswaldo Antunes. É mestre reverenciado de uma geração de jornalistas mineiros, com vasto conhecimento de política e da história política contemporânea do Brasil)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°63650
De: Nonato Data: Sexta 12/11/2010 13:12:56
Cidade: Moc/mg

Sobre o apagão desta quinta-feira,parte do bairro Cidade Nova ficou as escuras porque um transformador estourou na av. São Judas próximo a ponte preta deixando parte da fiação no chão e que contou com a colaboração de algumas pessoas que passavam pelo local que desesperados desviavam o transito para outras vias temendo acontecer uma tragedia,inclusive causando a queima de um aparelho de dvd em minha residencia.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Página Anterior >>>

Abra aqui as mensagens anteriores: