Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 22 - domingo, 9 de maio de 2021

Dias difíceis pela frente, talvez por 2, 3 meses, projeta o novo Secretário da Saúde de Minas: "O cenário que estamos projetando para a pandemia é um cenário muito crítico"

Domingo 21/03/21 - 8h04

|Clique para ampliar
O médico Fábio Baccheretti é o novo secretário da Saúde em Minas, tendo assumido o posto no momento mais grave da pandemia em Minas.
Em entrevista, sábado, ele traçou o quadro realista e difícil dos próximos 2, 3 meses. Veja o que disse, de mais importante:
REGULAR
- O envio de doses da vacina pelo Ministério da Saúde tem ocorrido de forma mais regular nos últimos dias.
- A projeção é que em dois meses os resultados da vacinação sejam percebidos na melhora dos indicadores, principalmente nos que se refere às internações e à ocupação das unidades de terapia intensiva (UTI).
CRÍTICO
- Estamos vivendo neste momento, pela primeira vez desde todo o acometimento da doença, um cenário em que todas as regiões do Estado estão com níveis muito altos de ocupação de leitos e incidência da doença
- O cenário que estamos projetando para a pandemia é um cenário muito crítico.
SEMANAS
-Estamos vivendo neste momento, pela primeira vez desde todo o acometimento da doença, um cenário em que todas as regiões do Estado estão com níveis muito altos de ocupação de leitos e incidência da doença. Por isso, a gente teve que tomar a decisão da Onda Roxa e a gente espera que tenha sucesso na nova medida. Mas é um cenário muito crítico. Ainda teremos semanas com crescimentos de óbitos e, caso não haja uma redução no número de novos casos, esse momento pode se prolongar ainda mais.
PROLONGAR
- A Onda Roxa começou, na quarta-feira, obviamente, se a gente não tiver uma redução no número de infectados, e por consequência no número de ocupação, vamos prolongar esse momento mais difícil.
- Depende muito do que vai aparecer nos próximos dias em relação à pandemia. O que a gente pode dizer é que demora um pouco para a gente melhorar.
- Não é atoa que no Minas Consciente dura 15 dias que é o mínimo do tempo que a gente espera que haja redução na transmissão do vírus.
AO CERTO
- A gente não pode saber ao certo, quanto tempo vamos ainda melhorar esse cenário.
- A expectativa de melhora consistente, que depende muito da evolução da vacina, é de cerca de dois meses. - Daqui a dois meses, a gente acredita que não vamos ter tantos pacientes graves ocupando CTIs, tempo do grupo vacinado agora, acima de 70 anos, e logo acima de 65 anos esteja imune a ponto que não ocupe os leitos de terapia intensiva.
CERTA
- Algumas regiões do Estado, como Triângulo Norte e Noroeste, estão na Onda Roxa há mais tempo.
- Lá a gente percebe uma melhoria dos indicadores, mas ainda está crítica a ocupação de leitos desses locais, especialmente Patos de Minas e Uberlândia.
- A gente vê melhoria na incidência de novos casos, mas isso depende muito do comportamento da população.
- Então, é muito importante que todos percebam que é um momento de grande esforço. Se não, a melhoria desses indicadores prolonga muito, demora a chegar e não conseguimos progredir no Minas Consciente.
2 MESES
-A expectativa de melhora consistente, que depende muito da evolução da vacina, é de cerca de dois meses.
- Daqui a dois meses a gente acredita que não vamos ter tantos pacientes graves ocupando CTIs, tempo do grupo vacinado agora, acima de 70 anos, e logo acima de 65 anos esteja imune a ponto que não ocupe os leitos de terapia intensiva.´
FURA-FILAS
- Sobre pessoas vacinadas antes da hora, os chamados fura-filas- Então, eles foram vacinados pelo município e não pela secretaria. Temos que esperar a conclusão de todos os processos para a gente tomar alguma medida. Neste momento, não podemos julgar nenhum servidor que está na secretaria.
VACINA
- A velocidade da vacinação está diretamente relacionada ao fornecimento pelo Ministério da Saúde e este fornecimento depende, obviamente, da produção dos fabricantes.
- Destaco que o Brasil agora vem conseguindo lotes de forma mais periódica.
- Recebemos lotes há dois dias e receberemos outro hoje. Isto mostra certa regularidade no fornecimento da vacina.
LOGÍSTICA
- Toda a logística de distribuição da secretaria é rápida, dura de um a dois dias para fazer a distribuição completa dos lotes. Com esse aumento na velocidade de fornecimento a gente terá também crescimento constante e mais rápido no número de mineiros vacinados.
ESSENCIAL
- Respeito a opinião de todos, mas como médico e secretário de saúde não tenho outra recomendação que seja o distanciamento social, o uso de máscaras, higiene pessoal e faça apenas o que for essencial para que a gente consiga reduzir os indicadores, que os novos pacientes nos hospitais, caiam que a ocupação dos leitos caiam e o número de óbitos também caiam. Vamos lembrar que a vacinação está num crescente neste momento.
PERCEBE
- Então a gente terá entre dois e três meses, um cenário de redução clara de números pacientes internados em CTI por estarem imunizados.
- A gente já percebe isso naqueles acima de 85 e 90 anos. Então, a minha recomendação sempre será essa é o momento de cuidar de toda a população.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais