Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - quinta-feira, 28 de março de 2024

General detalha, e EUA disparam ataque contra o Estado Islâmico no Afeganistão: 1 só homem-bomba, no portão do aeroporto, explodiu 13 dos seus militares, e 79 civis afegãos

Sábado 28/08/21 - 6h24


Pentágono diz que ataque em Cabul foi executado por um homem-bomba

Ataque ao aeroporto matou 13 militares norte-americanos e 79 afegãos

Um ataque mortífero realizado em Cabul, capital do Afeganistão, na quinta-feira (26) foi obra de um único homem-bomba em um portão do aeroporto e não houve uma segunda explosão em um hotel próximo, disse o Pentágono nesta sexta-feira (27).

O ataque ao aeroporto, que matou 13 militares norte-americanos e ao menos 79 afegãos, foi reivindicado por militantes do Estado Islâmico. O Estado Islâmico Khorosan, filiada afegã do Estado Islâmico, emerge como inimigo tanto do Ocidente quanto do talibã.

"Posso confirmar a vocês que não acreditamos que tenha havido uma segunda explosão perto do Hotel Baron, que foi um homem-bomba", disse o general do Exército William Taylor aos repórteres. Ele ainda disse que os soldados dos Estados Unidos feridos no ataque estão sendo tratados agora na Alemanha.

O porta-voz do Pentágono, John Kirby, disse aos repórteres que os Estados Unidos (EUA) creem que ainda há ameaças "específicas e críveis".

"Certamente estamos preparados, e esperaríamos tentativas futuras", disse Kirby, acrescentando: "Estamos monitorando estas ameaças, muito, muito especificamente, virtualmente em tempo real".

O ataque de quinta-feira ocorreu durante a retirada de dezenas de milhares de pessoas liderada pelos EUA. O Talibã assumiu o poder há quase duas semanas enquanto forças estrangeiras começavam a se retirar, encerrando uma guerra de 20 anos.(Agência Brasil)


***

ATAQUE

O Comando Central comunicou que os EUA fizeram ataque aéreo contra área do Estado Islâmico-K.:

“As forças militares dos Estados Unidos realizaram uma operação de contraterrorismo além do horizonte hoje contra um estrategista do Estado Islâmico-K. O ataque aéreo não tripulado ocorreu na província de Nangahar, no Afeganistão. As indicações iniciais são de que matamos o alvo. Não sabemos de nenhuma vítima civil”.⁣

O ataque veio um dia após o presidente Joe Biden afirmar que seu país irá “caçar” e fazer com que os autores do ataque terrorista nos arredores do aeroporto de Cabul na quinta-feira (26), “paguem pelo que fizeram”.⁣

Dois membros do Estado Islâmico-K foram mortos e um ficou ferido depois do ataque com drones.

Eles teriam planejado o ataque nos arredores do aeroporto de Cabul.

A ação aconteceu cerca de 48 horas depois da explosão suicida no aeroporto da capital.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais