Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - quarta-feira, 19 de junho de 2024

A partir de hoje, mudança no ICMS deverá aumentar o preço da gasolina em 23 estados. Em 3, recuo é esperado - veja quais

Quinta 01/06/23 - 7h06

A partir deste 1º de junho, a oneração única do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) deverá aumentar o preço da gasolina em 23 estados brasileiros e no Distrito Federal.

Consultoria aponta que a nova regra estabelece uma alíquota geral de R$ 1,22 em todo o país, resultando em um aumento de aproximadamente 5% nos preços em pelo menos nove estados.

Apenas três unidades da federação devem registrar uma queda no preço da gasolina.

Anteriormente, as alíquotas do ICMS eram proporcionais ao valor e definidas por cada estado, geralmente variando entre 17% e 18%.

Os dados foram calculados com base nos preços médios da gasolina divulgados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Os cálculos consideram fatores estáveis, e eventuais ações da Petrobras para absorver o aumento podem afetar os resultados.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que a Petrobras não utilizou todo o potencial de redução de preços de combustíveis em seus anúncios recentes, deixando uma margem para compensar as reonerações.

Não foi confirmado se o reajuste do ICMS está incluído nessa compensação.






Em Minas, especialista acreditam em aumento de   4,7%.

Alagoas, Amazonas e Piauí são os 3 estados com possível redução no preço final da gasolina

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais