Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 26 - domingo, 11 de maio de 2025

Piloto nota que estava sendo seguido pela FAB, pousa e coloca fogo no seu avião. Levava 10 quilos de cocaína

Quarta 05/07/23 - 6h59

Um piloto em ação suspeita incendiou a própria aeronave após perceber que estava sendo seguido por aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) no oeste do Paraná.

O avião suspeito entrou no espaço aéreo brasileiro sem autorização e plano de voo, o que levou a FAB a mobilizar pilotos de defesa para monitorá-lo.

Após pousar em Tuneiras do Oeste, o piloto incendiou a aeronave e fugiu antes da chegada dos policiais.

A ação fez parte da Operação Ágata Conjunta Sul, que combate crimes transfronteiriços na região sul do Brasil.

10 QUILOS

De acordo com informações divulgadas pelo 7º Batalhão de Polícia Militar (BPM), o avião encontrado incendiado em Tuneiras do Oeste, após ter sido interceptado pela Força Aérea Brasileira (FAB) na tarde de terça-feira (4), estava carregado com 10,9 quilos de cocaína.

Um suspeito que auxiliaria a receber a droga foi preso, mas o piloto continua foragido.

O comando da FAB acionou o 7º BPM, relatando que a aeronave, um modelo PA-28 de pequeno porte, estava em chamas depois de ter sido interceptado por dois aviões da Força Aérea, o A-29 Super Tucano e o avião radar E-99.

A aeronave foi acompanhada porque havia invadido o espaço aéreo brasileiro sem autorização ou plano de voo.

Após o piloto pousar em uma pista de aterrissagem em Tuneiras do Oeste, ele possivelmente ateou fogo na aeronave na tentativa de destruir as evidências.

Equipes da Polícia Militar de Tuneiras do Oeste foram ao local e, em um cerco montado com o apoio de vários grupamentos das Polícias Militar e Federal, os policiais encontraram um Hyundai Tucson que provavelmente estaria envolvido no transporte da droga do avião monomotor.

Um ocupante do veículo foi abordado nas proximidades e, durante a conversa com a equipe, confessou ser irmão do proprietário do veículo, que até o momento está foragido.

Ele foi preso e encaminhado para prestar esclarecimentos sobre o crime.

A ação contou com o apoio da Polícia Federal, da 4ª Cia do Batalhão de Operações de Fronteira (BPFron), da Polícia Ambiental, da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), da Patrulha Rural, da Rádiopatrulha Auto (RPA), da Rondas Táticas Metropolitanas (Rotam) do 7º BPM e dos policiais federais do Núcleo Especial de Polícia Marítima (Nepom).

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais