Macaco morto, encontrado com a doença da raiva em bairro de M. Claros, força a vacinação em 6 bairros - veja quais
Quinta 13/07/23 - 7h09Cães e gatos dos bairros Jardim São Geraldo/São Geraldo, Canelas, Chiquinho Guimarães, Ciro dos Anjos, Vargem Grande e Maracanã devem ser imunizados contra raiva até o dia 19.
A raiva é uma doença infecciosa viral aguda grave que afeta mamíferos, incluindo humanos, e se caracteriza por uma encefalite progressiva e aguda com uma taxa de letalidade de aproximadamente 100%.
Contato devem ser evitados com morcegos, animais silvestres, cães e gatos que estejam prostrados, apresentem sinais de doença ou estejam em situações incomuns.
***
Jornal O Tempo, de BH:
Montes Claros adota ´bloqueio vacinal´, após caso de raiva em macaco
Município intensifica campanha de vacinação, com aplicações gratuitas em dois endereços nos próximos sete dias
Gabriel Rezende
Montes Claros está com alerta ligado, após registrar um caso de raiva em um macaco no bairro Jardim São Geraldo. A prefeitura intensifica a vacinação de cães e gatos, além de promover ações de investigação e de análise do cenário epidemiológico local.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, ao decorrer dos próximos sete dias, contados a partir desta quarta-feira (12 de julho), será realizado um “bloqueio vacinal”. O objetivo é vacinar todos os cães e gatos dos bairros Jardim São Geraldo/São Geraldo, Canelas, Chiquinho Guimarães, Ciro dos Anjos, Vargem Grande e Maracanã.
As vacinas serão aplicadas gratuitamente na Escola Municipal Mestra Fininha (Rua D, 350, Ciro dos Anjos) e na praça das Três Pilastras (Av. Coração de Jesus,Jardim São Geraldo).
“Alertamos a população que evite o contato com morcegos, animais silvestres, cães e gatos quando estiverem prostrados, com sinais de adoecimento ou em situações não habituais. Ao encontrar um animal suspeito entre em contato com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) através do: 2211-4361”, informou o município.
Raiva
A raiva é uma doença viral que afeta mamíferos, incluindo seres humanos. Ela é transmitida principalmente por meio da mordida de um animal infectado. É uma doença grave que afeta o sistema nervoso central e pode ser fatal.