Isenção de anuidade anima usuários do cartão de crédito, mas Pix torna-se cada dia mais popular
Quarta 19/07/23 - 6h59
Atualmente, no terceiro ano de existência, o Pix tornou-se um dos meios de pagamento mais populares no Brasil, até mesmo superando o uso do dinheiro físico.
Uma pesquisa mostrou que, no ano anterior à pesquisa, as transferências, que incluem o Pix e as transferências bancárias tradicionais, correspondiam a 14% de todas as transações financeiras dos consumidores.
Esse volume coloca as transferências em terceiro lugar em termos de utilização, atrás dos cartões de crédito (38%) e de débito (22%), que continuam sendo as opções preferidas pelos brasileiros.
As transações em dinheiro ocuparam a quarta posição, representando 10% do total de pagamentos.
Uma das principais conclusões do estudo foi que o Pix tem sido utilizado pelas pessoas como substituto para pagamentos que anteriormente eram realizados em dinheiro ou com cartões de débito.
De acordo com a pesquisa, 27% dos entrevistados passaram a usar o Pix em substituição ao dinheiro, enquanto 19% utilizam-no no lugar do cartão de débito.
As transferências propriamente ditas, feitas por meio de DOC e TED, foram substituídas pelo Pix por 18% dos entrevistados.
Além disso, outras formas de pagamento, como boleto bancário (15%) e cartão de crédito (13%), também foram mencionadas como serviços que estão sendo gradualmente substituídos pelo sistema de pagamento instantâneo do BC.
Outra mudança observada é que a isenção de anuidade se tornou o critério mais relevante para a escolha de um cartão de crédito pelos consumidores, com 43% dos entrevistados indicando isso como o principal motivo para a escolha do cartão.
Em comparação com a edição anterior da pesquisa, esse número aumentou significativamente, uma vez que em 2021 apenas 29% das pessoas consideravam esse critério importante. Outros fatores, como limite de crédito mais elevado (16%) e benefícios, como milhas e cashback (11%), foram citados como os principais motivos secundários para a escolha do cartão.
Além disso, os bancos digitais estão ganhando espaço no mercado de cartões de crédito. Embora a maioria dos entrevistados ainda possua sua conta principal em um banco tradicional (88%), 12% já adotaram bancos digitais como sua principal instituição financeira. Quando se trata do cartão de crédito, 37% das pessoas têm como principal cartão um oferecido por um banco digital, enquanto 63% ainda utilizam o cartão de um banco tradicional para esse fim.