Partido Popular vence as eleições na Espanha e conquista 136 das 350 cadeiras
Segunda 24/07/23 - 6h52O Partido Popular, de centro-direita, venceu as eleições gerais na Espanha com 33% dos votos, garantindo 136 cadeiras das 350 no Parlamento.
O Partido Socialista Operário Espanhol, liderado pelo atual presidente Pedro Sánchez, elegeu 122 deputados.
No sistema parlamentarista espanhol, os eleitores votam nos partidos, não em candidatos individuais.
Os partidos selecionam os deputados que ocuparão as cadeiras no legislativo, e a sigla com a maioria das cadeiras tem o direito de escolher o próximo primeiro-ministro, que desempenha funções semelhantes às do presidente em outros sistemas.
Embora o Partido Popular tenha sido o mais votado, os partidos de direita, incluindo o PP e o Vox , não conseguiram alcançar o número mínimo de cadeiras necessárias (176) para eleger um primeiro-ministro.
O Vox obteve 33 assentos, 19 a menos do que tinha antes, o que prejudicou a formação de uma maioria de direita.
Comparando com a última eleição, a esquerda perdeu 11 assentos, enquanto a direita ganhou 12. Isso demonstra como a minoria da Catalunha pode exercer influência decisiva no cenário político espanhol.
As próximas semanas serão cruciais para determinar se um governo de coalizão será formado entre os partidos, buscando uma maioria parlamentar.
Caso não seja possível formar uma coalizão estável, novas eleições podem ser convocadas para buscar uma resolução governamental mais efetiva.