Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 26 - domingo, 11 de maio de 2025

Boa notícia: água liberada pelos reservatórios hidrelétricos do Brasil em 2023 já é 4 vezes a quantidade de 2022, graças às boas chuvas

Quarta 26/07/23 - 6h45

Revelado em Brasília:

Em 2023, as hidrelétricas brasileiras registraram um volume recorde de água liberada pelas barragens sem ser utilizada para a geração de energia.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) disse que, até 20 de junho, já foram vertidos o equivalente a 10.842 MWmed (megawatts-médios) pelas hidrelétricas de todo o país.

A quantidade seria suficiente para atender a cerca de 90% da demanda dos consumidores do Nordeste.

É o maior volume registrado desde o início da série histórica em 2000 e representa quatro vezes a quantidade de água vertida em todo o ano de 2022.

A razão para esse cenário é a chuva nos últimos meses, que elevou significativamente o nível dos reservatórios.

No final de junho, os reservatórios de hidrelétricas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, que possuem a maior capacidade de geração do país, estavam com um armazenamento médio de 86%, o melhor índice desde 2011.

As hidrelétricas vertem água quando seus reservatórios estão cheios, mesmo que não estejam operando na capacidade máxima de geração, devido à variação da demanda de energia ao longo do dia.

A quantidade de água vertida poderia ter sido ainda maior se não fosse a exportação de energia para Argentina e Uruguai.

De janeiro a maio, foram vendidos aos países vizinhos 4.924,9 MWmed, o que gerou uma receita de cerca de R$ 600 milhões.

Há melhoria significativa no setor elétrico brasileiro, apenas dois anos após a crise provocada pela escassez de chuvas, que trouxe o risco de um novo racionamento de energia no país.

Em julho de 2021, os reservatórios de hidrelétricas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste estavam com armazenamento médio de 26%, levando o governo a adotar medidas para poupar água e recorrer à geração de energia por termelétricas, o que aumentou os custos do setor.

Em 2023, a geração hidrelétrica alcançou um recorde histórico em março, com 58.886 MWmed, enquanto a geração térmica tem se mantido em patamares mais baixos, sendo de 3.639 MWmed em fevereiro, a menor desde fevereiro de 2012.

Tudo por causa das chuvas abundantes que elevaram o nível dos reservatórios e possibilitaram um maior aproveitamento da energia hidrelétrica.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais