Banco Central dos Estados Unidos eleva os juros para o maior nível em 22 anos
Quinta 27/07/23 - 6h55O Comitê de Política Monetária (FOMC) do Federal Reserve (Fed), o banco central dos Estados Unidos, decidiu aumentar os juros do país em 0,25 ponto percentual em uma reunião realizada nesta quarta-feira (24).
A elevação leva os juros de referência norte-americanos para a faixa dos 5,25% a 5,5%, alcançando o maior nível em 22 anos.
A alta ocorreu após o Fed optar por não alterar a taxa em sua última reunião, em junho, devido aos sinais mistos de uma possível desaceleração na economia dos EUA.
Antes disso, o Fed havia realizado 10 aumentos consecutivos ao longo de cerca de um ano e meio, em resposta à luta contra o avanço de uma inflação que, no ano anterior, chegou a ultrapassar 9%, marcando as maiores variações em 40 anos.
A inflação atual dos EUA está em torno de 3% em junho, e a meta de inflação de longo prazo do país é de 2%, juntamente com o objetivo de alcançar o máximo emprego.
O comunicado divulgado não descarta a possibilidade de uma nova alta, mencionando que o Comitê está preparado para ajustar o ritmo da política monetária se emergirem riscos que possam impedir que alcance seus objetivos.
A decisão de aumentar os juros estava amplamente esperada por economistas internos e externos aos EUA, e havia grande expectativa em relação aos sinais que o Comitê poderia dar sobre futuros aumentos nas próximas reuniões.