Alerta de umidade baixa, também hoje, alcança parte do Norte de Minas, com temperaturas entre 15 e 32 graus. Veja o mapa
Terça 08/08/23 - 7h00
Os alertas são classificados em três cores: amarelo para "perigo potencial", laranja para "perigo" e vermelho para "grande perigo".
No total, oito estados estão sob alerta amarelo e nove sob alerta laranja.
Os estados em alerta amarelo incluem Amazonas, Paraná, Rio de Janeiro, Roraima, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e Paraíba.
Os estados em alerta laranja são Maranhão, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Pará, Mato Grosso do Sul, Piauí e Tocantins.
O Inmet aconselha as pessoas a se manterem hidratadas, evitarem atividades físicas em horários mais secos e evitar exposição ao sol durante os picos de calor.
Apesar do inverno ser tradicionalmente mais seco, a falta de chuvas é exacerbada pelas temperaturas elevadas, atribuídas ao fenômeno El Niño.
O El Niño provoca chuvas mais intensas no Sul e menos no Norte, além de temperaturas mais altas em grande parte do Brasil, principalmente no Centro-Sul.
Durante agosto, a previsão é de chuvas próximas ou ligeiramente abaixo da média em quase todo o Norte e Nordeste.
No Centro-Oeste e Sudeste, onde fica o Norte de Minas, a previsão é de tempo estável e sem chuvas na maior parte da região devido a uma massa de ar quente e seco.
No litoral do Sudeste, pode haver aumento da nebulosidade e chuvas leves devido a uma frente fria no oceano.
M. Claros, hoje, teve mínima ao amanhecer de 15 graus, com máxima prevista de 32.