Apagão de ontem em todo o Brasil, exceto em Roraima: ministro não exclui possibilidade de ação humana no desencadeamento
Quarta 16/08/23 - 6h35
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e o Ministério de Minas e Energia (MME) informaram que uma falha aconteceu no Sistema Interligado Nacional às 08h31.
O ministro Alexandre Silveira explicou que a causa foi uma sobrecarga no Ceará e mencionou um "outro evento" não identificado.
O ministro afirmou que vai solicitar investigações à Polícia Federal e à Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para determinar se o apagão pode ter sido causado por ação humana.
O ONS identificou a ocorrência às 8h31, resultando em uma "separação elétrica" entre as regiões Norte/Nordeste e Sul/Sudeste do país.
Uma "ação controlada" foi realizada para evitar a propagação do problema, interrompendo pelo menos 16 mil MW de energia.
Roraima foi o único estado não afetado, pois não está conectado ao Sistema Interligado Nacional.
O restabelecimento completo do sistema nacional de energia ocorreu por volta das 14h49 da terça-feira, com todos os consumidores recuperando o serviço até o final da tarde.