Brasília agitada nesta manhã de sexta-feira: Polícia Federal está nas ruas com 7 mandados de prisão e 5 de busca e apreensão. Alvos são oficiais superiores da PM, inclusive comandante atual e ex-comandante geral
Sexta 18/08/23 - 7h33- Nesta sexta-feira, a Polícia Federal executa operação operação contra policiais militares do Distrito Federal acusados de envolvimento no 8 de janeiro, em Brasília.
Estariam sendo cumpridos sete mandados de prisão e cinco mandados de busca e apreensão.
Entre os alvos da ação estariam o ex-comandante da Polícia Militar do Distrito Federal, coronel Fábio Augusto.
Já ocorreu a prisão dele em fase anterior da mesma investigação.
(CONFIRMADO:
OS oficiais com mandado de prisão:
Coronel Klepter Rosa Gonçalves (atual comandante-geral da PM do DF;
Coronel Marcelo Casimiro Vasconcelos Rodrigues;
Coronel Paulo José Ferreira de Sousa Bezerra;
Coronel Jorge Eduardo Naime;
Major Flávio Silvestre de Alencar;
Tenente Rafael Pereira Martins;
Coronel Fábio Augusto Vieira.
São acusados pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, deterioração de patrimônio tombado e por infringir a Lei Orgânica e o Regimento Interno da PM.
Naime e Flávio Silvestre já estariam presos.
AJUDANTE
Brasília também repercute, nesta manhã:
- Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, teria também tomado a decisão de confessar que recebeu ordens para vender as joias presenteadas pelo governo da Arábia Saudita.
- A notícia foi inicialmente divulgada pela Revista Veja e posteriormente confirmada pela CNN, com o advogado de Cid, Cezar Bitencourt, afirmando:
"Eu só digo uma coisa: Mauro Cid é inocente".
- Noticiado ainda que "o ministro Alexandre de Moraes, do STF, autorizou a quebra do sigilo das contas bancárias no exterior pertencentes ao ex-presidente Jair Bolsonaro, ao tenente-coronel Mauro Cid e ao general da reserva Mauro César Lourena Cid, pai do ex-ajudante de ordens".
HACKER
O hacker Walter Delgatti Neto foi convocado para um novo depoimento perante a Polícia Federal (PF), agendado para esta sexta-feira (18) a partir das 9h.
A convocação surgiu após a sua participação na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) relativa aos eventos de 8 de janeiro, que ocorreu ontem quinta-feira (17).
PRENDEU
Antes das 8h, foi confirmado:
- A Polícia Federal "prendeu o atual Comandante da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), Klepter Rosa".
- "O ex-comandante da PMDF, coronel Fábio Augusto Vieira, também está entre os presos".