Rússia acaba de anunciar a morte do líder mercenário Wagner, em queda de jato executivo, fabricado pela Embraer. Seu nome consta da lista de passageiros. (Há pouco tempo, ele dirigiu suas tropas contra Putin, amigo e aliado)
Quarta 23/08/23 - 14h25
A agência estatal de notícias russa TASS relatou há pouco que Yevgeny Prigozhin, o líder do grupo mercenário Wagner, está entre os passageiros de um avião que sofreu um acidente durante o trajeto entre Moscou e São Petersburgo.
De acordo com a TASS, todos os 10 ocupantes da aeronave perderam a vida devido à queda.
Até o momento, não existe confirmação oficial sobre a morte de Prigozhin.
A aeronave, da fabricante Embraer, transportava sete passageiros e três tripulantes, conforme informado pela TASS.
A Agência Federal de Transporte Aéreo da Rússia anunciou a abertura de uma investigação para determinar a causa do acidente.
O departamento declarou: "Uma investigação foi iniciada em relação à queda da aeronave Embraer na região de Tver nesta noite. O nome completo de Yevgeny Prigozhin consta na lista de passageiros".
Prigozhin - antigo amigo e aliado de Putin, era o líder do Grupo Wagner, um exército de mercenários que foi empregado em diversas guerras, inclusive na atual invasão do território ucraniano pela Rússia.
O grupo foi dissolvido depois de uma tentativa de um golpe na Rússia.
Atuando principalmente na península ucraniana da Crimeia desde sua fundação, o Grupo Wagner também apoiou forças separatistas na região, que foi anexada à Rússia.
Durante a invasão russa na Ucrânia em 2022, o grupo auxiliou as forças russas em confrontos contra o exército de Volodymyr Zelensky, participando de batalhas em cidades como Bakhmut e Soledar.
Acredita-se que o grupo mercenário fosse composto majoritariamente por ex-soldados de elite do exército russo, bem como por prisioneiros e civis.
Um vídeo divulgado em setembro de 2022 mostrou Yevgeny Prigozhin, líder do Grupo Wagner, em um pátio de prisão na Rússia.