Maduro embarca para a Rússia, que arma a Venezuela; Brasil envia 2 mil militares e 28 veículos blindados para a fronteira; ONU, nem a portas-fechadas, decidiu nada
Sábado 09/12/23 - 16h08Sai atrás de apoio, especialmente militar, em meio à crescente tensão com seu plano de anexar 70% do território da Guiana, rico em petróleo.
O Kremlin é o principal fornecedor de armamentos para a Venezuela.
Em Caracas, Maduro assinou decretos para acelerar o plano de anexação, incluindo a criação de um estado chamado "Guiana Essequiba" e a concessão de cidadania venezuelana aos habitantes da região.
O general Alexis Rodriguez Cabello foi nomeado como a autoridade única do território.
O ministro da Defesa informou o presidente Lula sobre medidas adotadas pelas Forças Armadas, incluindo o envio de dois mil militares e 28 blindados que devem chegar à fronteira em até 10 dias.
Acidente envolvendo um caminhão do Exército brasileiro, a caminho da fronteira com a Guiana, foi relatado, resultando na explosão do veículo e ferimentos em dois militares.
A crise foi levada ao Conselho de Segurança da ONU a pedido da Guiana, mas os países-membros não chegaram a um consenso durante a reunião realizada a portas fechadas nesta sexta-feira.
***
✅ Clique para seguir o canal da 98FM/montesclaros.com no WhatsApp👇🏻
Acesse aqui