Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - sexta-feira, 19 de abril de 2024

"Prévia do PIB" do Banco Central indica que o Brasil cresceu 2,9% em 2022

Quinta 16/02/23 - 09h54

O IBC-BR é um indicador importante para avaliar a tendência da atividade econômica no Brasil e considerado uma "prévia" do PIB, já que o resultado oficial do PIB só é divulgado pelo IBGE após a compilação de todas as informações necessárias. O IBC-BR é calculado com base em informações disponíveis antecipadamente, o que permite ter uma ideia preliminar do desempenho da economia.

De acordo com a informação divulgada pelo Banco Central, o IBC-BR registrou um crescimento de 2,9% em 2022 na comparação com o ano anterior, sem ajuste sazonal. No entanto, o ritmo de alta mostrou desaceleração em relação a 2021, quando houve uma expansão maior de 4,68%.

O resultado oficial do PIB é calculado de forma distinta do IBC-BR e pode apresentar variações em relação a este indicador preliminar. Além disso, é necessário avaliar outros indicadores e fatores econômicos para ter uma visão mais ampla do desempenho da economia brasileira.

***

Atividade econômica tem alta de 2,9% em 2022

Índice é considerado prévia do PIB, que será divulgado em março

A atividade econômica brasileira registrou alta de 2,9% em 2022, de acordo com dados divulgados hoje (16) pelo Banco Central (BC). O resultado aponta desaceleração da economia em relação à expansão de 4,6% do Produto Interno Bruto (PIB, a soma dos bens e serviços produzidos no país) em 2021.

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica do país e ajuda o órgão a tomar decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic, definida atualmente em 13,75% ao ano. O índice incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia – a indústria, o comércio e os serviços e agropecuária –, além do volume de impostos.

Entretanto, o indicador oficial da economia brasileira é o Produto Interno Bruto, calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O PIB de 2022 será divulgado em 2 de março.

Em 2021, o PIB do Brasil cresceu 4,6%, totalizando R$ 8,7 trilhões. Até o terceiro trimestre de 2022, o indicador avançou 3,2%.

Dados de dezembro
O IBC-Br de dezembro teve aumento de 0,29% em relação ao mês anterior, de acordo com os dados dessazonalizados (ajustados para o período). Na comparação com dezembro de 2021, houve crescimento de 1,42% (sem ajuste para o período, já que a comparação é entre meses iguais).

Em 2022, os resultados do IBC-Br mantiveram trajetória de alta, com pequenas oscilações até o mês de julho, quando passou a cair. Em dezembro, o índice fechou em 143,62 pontos. (Andreia Verdélio - Agência Brasil)

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais