Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - sexta-feira, 26 de abril de 2024

Mundo relembra que há exatamente 1 ano começava a invasão da Ucrânia pela Rússia, já agora com mais de 7 mil civis mortos e 8 milhões de refugiados

Sexta 24/02/23 - 7h45

Há exatamente um ano, a invasão russa da Ucrânia começou e deixou milhares de mortos, além de ter repercussões em todo o mundo.

Em 24 de fevereiro de 2022, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou uma "operação militar especial" para defender as "repúblicas" separatistas pró-russas de Lugansk (Luhansk, na grafia ucraniana) e Donetsk, no leste da Ucrânia, após ter reconhecido suas independências.

Putin alegou a necessidade de "desnazificar" o governo ucraniano e exigiu garantias de que o país não entraria na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

A invasão levou a União Europeia (UE) a enviar armas à Ucrânia, enquanto os países ocidentais aplicaram sanções econômicas cada vez mais severas contra a Rússia. Em 3 de março, as forças russas tomaram uma grande cidade, Kherson (sul).

As consequências do conflito são inúmeras, com mais de sete mil civis mortos, 11 mil feridos e quase oito milhões de pessoas se tornando refugiados.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais