Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - sexta-feira, 19 de abril de 2024

Embarcações militares do Irã estão atracadas no Rio, o que desagrada, e provoca pressões, do governo dos Estados Unidos

Terça 28/02/23 - 7h06

Duas embarcações militares do Irã estão atualmente atracadas no Brasil, apesar da pressão contrária dos EUA.

A Autoridade Portuária do Rio de Janeiro confirmou a chegada do porta-helicópteros IRIS Makran e da fragata IRIS Dena no domingo, 26 de fevereiro, com permissão para permanecerem no Porto do Rio até 4 de março.

A parada dos navios de guerra dependeu da autorização da Marinha brasileira, que foi concedida em 24 de fevereiro, permitindo o "desembarque da tripulação e convívio social, observando normas sanitárias locais vigentes em conformidade com as condições epidemiológicas na ocasião da visita".

A embaixadora dos EUA no Brasil, Elizabeth Bagley, havia anteriormente destacado a preocupação do governo dos EUA com a visita, observando que os navios haviam sido sancionados pela ONU por facilitarem atividades terroristas e comércio ilícito.

O governo brasileiro chegou a adiar a decisão, coincidentemente durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao presidente dos EUA, Joe Biden, mas acabou concedendo a autorização.

***

Apesar da pressão contrária dos Estados Unidos, duas embarcações do exército iraniano estão atualmente atracadas no Brasil.

Segundo comunicado oficial, o porta-helicópteros IRIS Makran e a fragata IRIS Dena chegaram às águas brasileiras na manhã do domingo (26) e permanecerão no Porto do Rio até o dia 4 de março.

Houve uma demora por parte do governo brasileiro em autorizar a presença das embarcações, coincidentemente durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao presidente dos EUA, Joe Biden.

Entretanto, uma decisão foi tomada e as embarcações iranianas receberam permissão para permanecer no porto brasileiro.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais