Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - sexta-feira, 19 de abril de 2024

Navios de guerra do Irã, atracados no Rio de Janeiro, provocam forte reação nos Estados Unidos. Senador pede retaliação

Quarta 01/03/23 - 10h55

O senador Ted Cruz, do Partido Republicano do Texas, expressou críticas à decisão do Brasil de permitir que dois navios de guerra do Irã atracassem no porto do Rio de Janeiro.

Ele afirmou que a administração Biden deve impor sanções e reavaliar a cooperação do Brasil com os esforços antiterroristas dos EUA, caso o governo brasileiro não tome medidas eficazes para combater o terrorismo em seus portos.

Cruz também enfatizou que a presença dos navios de guerra iranianos no Brasil representa uma ameaça direta à segurança dos americanos.

As declarações foram feitas após a chegada do porta-helicópteros IRIS Makran e da fragata IRIS Dena em águas brasileiras, que foram autorizadas pela Marinha do Brasil em 24 de fevereiro, apesar das preocupações dos EUA sobre a possibilidade de as embarcações facilitarem o comércio ilícito e atividades terroristas.

Por serem navios de guerra, a ancoragem precisava de autorização da Marinha do Brasil, o que aconteceu no dia 24.

Poucos dias antes, Elizabeth Bagley, embaixadora americana no Brasil, havia dito que os Estados Unidos acreditam que as embarcações não devem “atracar em qualquer lugar”.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais