Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - sábado, 27 de abril de 2024

Banco Central diz que não há mais impedimentos para compras com cartão de crédito, débito e pré-pago pelo WhatsApp. Veja o que muda

Sexta 03/03/23 - 7h09

Nesta quinta-feira (2), o Banco Central do Brasil anunciou a retirada das medidas que impediam a realização de transações de compra com cartões de crédito, débito e pré-pago pelo aplicativo WhatsApp.

Anteriormente, o WhatsApp só podia ser utilizado para transferências de recursos entre indivíduos.

Além disso, o BC determinou que as instituições financeiras devem comunicar a todos os participantes de seus arranjos de pagamento sobre o início das transações de pagamento por meio do aplicativo com pelo menos 30 dias de antecedência.

A liberação ocorreu após a suspensão das medidas coercitivas aplicadas à Mastercard e Visa que impediam essa modalidade de pagamento pelo aplicativo no país.

***

BC libera compra pelo WhatsApp com cartões Mastercard e Visa

Transferências bancárias estavam autorizadas desde 2021




Os portadores de cartões de crédito, débito e pré-pagos das bandeiras Visa e Mastercard poderão fazer compras por meio do WhatsApp. O Banco Central (BC) autorizou esse tipo de transação no Programa Facebook Pay, como é chamado o sistema de pagamentos por meio do aplicativo de mensagens.

Em março de 2021, as duas operadoras, Visa e Mastercard, tinham sido autorizadas a fazer transferências de recursos, depósitos e operações pré-pagas por meio do WhatsApp. Desde então, o BC estava analisando a liberação de compras pelo Facebook Pay.

“Dessa forma, não há mais impedimentos regulatórios para a realização de transações de compra com cartão de crédito, de débito e pré-pago por meio do WhatsApp (P2M). Essa nova funcionalidade se junta à realização de transferências de recursos entre usuários desse aplicativo, autorizada em março de 2021 (P2P)”, destacou o BC em nota.

Adesão
A autoridade monetária também esclareceu que a adesão de novas instituições (credenciadores ou emissores de pagamento) interessadas em participar do Facebook Pay continua aberta. Assim que aprovados, os novos participantes da ferramenta devem esperar um mês para começar a operar transações pelo WhatsApp. Segundo o BC, o prazo é necessário para preservar a concorrência no mercado de meios de pagamento.

“Em respeito aos princípios regulatórios relacionados aos aspectos concorrenciais e de não discriminação, o BC determinou que o início das transações de pagamento em produção por meio do aplicativo WhatsApp deve ser comunicado pelos instituidores a todos os participantes de seus arranjos de pagamento com antecedência mínima de 30 dias”, destacou o Banco Central em seu comunicado.Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais