Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - sexta-feira, 19 de abril de 2024

Ministro do STF passa por cirurgia de emergência e está em UTI de Brasília

Quinta 09/03/23 - 11h23

Divulgado, nesta manhã, em Brasília:

O ministro Luís Roberto Barroso, do STF, está em recuperação em UTI no hospital Sírio Libanês, em Brasília, depois de passar por uma cirurgia de emergência no aparelho digestivo.

A cirurgia foi para corrigir uma hérnia incisional que se desenvolveu como resultado de uma cirurgia anterior que Barroso passou há alguns anos.

Inicialmente, Barroso estava se recuperando bem e até participou de uma sessão do STF por vídeo no dia 1º de março.

No entanto, ele sofreu dois episódios de obstrução intestinal e precisou passar por novos procedimentos de emergência.

A equipe do STF confirmou que o ministro foi internado, mas afirmou que a recuperação está dentro do esperado.

O gabinete do ministro confirmou:

"O ministro Luís Roberto Barroso foi internado no fim de fevereiro para fechamento de uma hérnia incisional, fruto de uma cirurgia anterior. Chegou a participar por vídeo da sessão do STF de 1º de março. Infelizmente, na sequência, teve dois episódios de obstrução intestinal que exigiram dois novos procedimentos. Cuidam dele os médicos Cassio Gontijo, do Sírio Libanês de Brasília, e Fabio Ferreira, que veio especialmente de São Paulo para a terceira cirurgia. A recuperação do ministro segue dentro do esperado. Em breve, ele deve deixar a UTI, onde está para facilitar a observação médica."

***

Barroso é internado em UTI de Brasília após cirurgia intestinal

Problema decorre de operação anterior para fechamento de hérnia

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Sírio Libanês, em Brasília, em decorrência de uma obstrução intestinal.

Segundo nota divulgada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), Barroso passou por cirurgia para o fechamento de uma hérnia incisional, no fim de fevereiro. Depois do procedimento, chegou a participar de uma sessão plenária por videoconferência, em 1º de março, mas logo depois precisou ser operado mais duas vezes devido a três episódios de obstrução intestinal.

De acordo com o Supremo, “a recuperação do ministro segue dentro do esperado”. Ainda segundo o texto, “em breve, ele deve deixar a UTI, onde está para facilitar a observação médica”. (Felipe Pontes - Repórter da Agência Brasil)

Atualmente, Barroso é vice-presidente do STF, e deve ocupar a presidência da Corte a partir outubro deste ano, quando a atual presidente, ministra Rosa Weber, atinge a idade de aposentadoria compulsória.

Nascido no Rio de Janeiro e advogado de carreira, o ministro foi indicado para o Supremo pela presidente Dilma Rousseff, em 2013. Ele é também professor titular da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), mesma instituição pela qual se formou doutor em direito público.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais