Forte terremoto, de 7,7 graus, atingiu país budista que faz fronteira com a China e a Tailândia. (Veja vídeo no @montesclaroscom, o Instagram da 98FM, no facebook Montesclaroscom Radiomoc e no whatsapp montesclaros.com)
Sexta 28/03/25 - 6h32
Mianmar, também conhecido como Myanmar, é um país do Sudeste Asiático com cerca de 55 milhões de habitantes.
Sua capital é Naipyidaw, mas Yangon é a maior cidade e centro econômico.
Faz fronteira com China, Índia, Bangladesh, Laos e Tailândia, e tem uma área de aproximadamente 676.578 km².
O idioma oficial é o birmanês, e a religião predominante é o budismo.
A economia depende da agricultura, extração de recursos naturais e indústria têxtil.
Desde 2021, o país é governado por uma junta militar após um golpe de Estado.
Mianmar enfrenta conflitos internos e crises humanitárias. O clima é tropical e marcado por monções.
MADRUGADA
O tremor, registrado à tarde no horário local (mas, madrugada no Brasil), provocou pânico e desabamentos, resultando em mortes e desaparecidos.
Na Tailândia, um arranha-céu em construção desabou em Bangkok, deixando pelo menos dois mortos e dezenas de desaparecidos nos escombros, segundo equipes de resgate.
43 pessoas ficaram presas em outro prédio na cidade.
Vídeos mostram o momento do tremor, com água caindo de edifícios e alarmes disparando.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos informou que o epicentro foi registrado em Mandalay, Mianmar, a 10 km de profundidade.
Em Yangon, moradores correram para as ruas em desespero.
Até o momento, não há informações sobre vítimas em Mianmar.